Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 13, Issue: 2, Published: 2005
  • Cultivating the art of service Editorial

    Mendes, Isabel Amélia Costa
  • Quality of life and depressive symptoms in nursing residents Artigos Originais

    Franco, Gianfábio Pimentel; Barros, Alba Lucia Botura Leite de; Nogueira-Martins, Luiz Antonio

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida e a prevalência de disforia/sintomas depressivos nos residentes de enfermagem de uma Escola Paulista de Medicina. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal com 68 residentes de enfermagem do primeiro e do segundo ano de residência de todas as áreas de especialidade, através da aplicação da versão brasileira do questionário de qualidade de vida SF-36 (Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form Health Survey) e da versão brasileira do Inventário de Depressão de Beck (IDB). Os aspectos relacionados à qualidade de vida mostraram-se comprometidos no componente mental do SF-36: aspectos emocionais, vitalidade e saúde mental. Houve prevalência de disforia/depressão em 27,9% dos residentes de enfermagem.

    Abstract in Spanish:

    El objetivo de este estudio fue evaluar la calidad de vida y la prevalencia de disforia/síntomas depresivos en los residentes de enfermería de una escuela de Medicina en São Paulo, Brasil. Este es un estudio exploratorio, descriptivo y transversal con 68 Residentes de Enfermería del primer y segundo año de residencia de todas las áreas de especialidad, por medio de la aplicación de la versión brasileña del instrumento de calidad de vida SF-36 (Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form Health Survey) y de la versión brasileña del Inventario de Depresión de Beck (IDB). Los aspectos relacionados a calidad de vida se mostraron comprometidos en el componente mental de la SF-36: aspectos emocionales, vitalidad y salud mental. Observamos prevalencia de disforia/depresión en el 27,9%.

    Abstract in English:

    This study aimed to evaluate quality of life and prevalence of dysphoria/depressive symptoms in nursing residents at a medical school in São Paulo, Brazil. An exploratory, descriptive and cross-sectional study was carried out, involving 68 nursing residents from the first and second year of residency from all specialty areas, by applying the Brazilian version of the quality of life questionnaire SF-36 (Medical Outcomes Study 36 - Item Short-Form Health Survey) and the Brazilian Version of the Beck Depression Inventory (BDI). Aspects related to quality of life were at risk in the mental component of SF-36: emotional aspects, vitality and mental health. Dysphoria/depression were found in 27.9% of the nursing residents.
  • Difficulties experienced by the patient care team at the intensive care unit Artigos Originais

    Leite, Maria Abadia; Vila, Vanessa da Silva Carvalho

    Abstract in Portuguese:

    Trata-se de um estudo de caso com uma abordagem interpretativa, cujo objetivo foi identificar as dificuldades vivenciadas pela equipe multiprofissional que atua na Unidade de Terapia Intensiva. Os dados foram coletados por meio de observações participantes e entrevistas semi-estruturadas com médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Por meio da análise de dados, foram identificadas as categorias: cuidar em terapia intensiva - "é difícil lidar com a morte e informar a família", e cuidar em terapia intensiva - "a falta de recursos materiais e o difícil trabalho em equipe". As dificuldades relatadas estão relacionadas ao contato com os familiares, com o lidar com a morte, com a falta de recursos materiais e, especialmente, com o relacionamento entre os membros da equipe. Os resultados evidenciaram a necessidade de que a equipe promova momentos para reflexão e discussão acerca dos aspectos técnicos, científicos e éticos referentes ao cuidado tanto dos pacientes críticos quanto de seus familiares, tendo em vista a melhoria da qualidade do atendimento e do relacionamento interpessoal.

    Abstract in Spanish:

    La finalidad de este estudio de caso interpretativo fue identificar las dificultades vividas por un equipo de profesionales que actúa en una Unidad de Tratamiento Intensivo. La compilación de datos fue realizada a través de observación participante y entrevistas semi-estructuradas llevadas a cabo con médicos, enfermeros y auxiliares de enfermería. El análisis reveló las siguientes categorías: cuidar en el tratamiento intensivo: "la ardua tarea de lidiar con la muerte y informar a la familia del paciente" y cuidar en el tratamiento intensivo: "la escasez de recursos materiales y la dificultad de trabajar en equipo". Las dificultades mencionadas se refieren al contacto con la familia, al afrontamiento de la muerte, a la falta de recursos materiales y especialmente a la relación entre los integrantes del equipo. Por consiguiente, el equipo debe promover discusiones y reflexionar sobre los aspectos técnico-científicos y éticos de la atención, tanto a los pacientes en estado crítico como de la familia de los pacientes, ante una mejor calidad de la atención y de las relaciones interpersonales.

    Abstract in English:

    This interpretative case study aimed to identify the difficulties experienced by the patient care team while working at the Intensive Care Unit. Data were collected through participant observation and semistructured interviews with doctors, nurses and nurse's aides. Two major categories emerged from the data analysis: Care delivery in intensive care - "it is difficult to deal with death and inform the patient's family" and care delivery in intensive care - "the lack of material resources and the difficulty to work in a team". The difficulties are related to the contact with family members, dealing with death and the lack of material resources, and particularly with the relation between team members. Therefore, teams need to promote opportunities and discussions to reflect on the technical, scientific and ethic aspects of care for critical patients as well as family members, with a view to better care quality and interpersonal relations.
  • Team mourning: revelations of nursing professionals on the care provided to children/adolescents in the process of death/dying Artigos Originais

    Costa, Juliana Cardeal da; Lima, Regina Aparecida Garcia de

    Abstract in Portuguese:

    Para os profissionais de enfermagem a morte é a maior vilã de seu trabalho, uma vez que, de maneira geral, são educados para cuidar somente da vida. O objetivo do presente estudo é investigar como os profissionais de enfermagem vivenciam o luto frente à morte de crianças/adolescentes hospitalizados, Através de pesquisa descritiva-exploratória com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas com profissionais de enfermagem que trabalham em clínicas com leitos pediátricos em um hospital-escola. Os dados empíricos evidenciaram que esses profissionais necessitam de suporte emocional para viverem o luto e prevenirem a Síndrome de Burnout. Recomenda-se que seja incluído nos currículos o tema da morte e que as instituições hospitalares busquem a educação permanente como estratégia para promover mudanças de atitudes e comportamentos dos profissionais junto ao paciente que está morrendo.

    Abstract in Spanish:

    Para los profesionales de enfermería, la muerte es la mayor villana de su trabajo, una vez que, de manera general, son educados para cuidar solamente de la vida. El objetivo de este estudio es investigar como los profesionales de enfermería vivencian el luto frente a la muerte de niños/adolescentes hospitalizados. Así, fue utilizada una investigación descriptiva exploratoria con abordaje cualitativo. La recolección de datos fue realizada a través de entrevistas con profesionales de enfermería que trabajan en clínicas con camas pediátricas en un hospital escuela. Los datos empíricos evidenciaron que esos profesionales necesitan de soporte emocional para experimentar el luto y prevenirse del Síndrome de Burnout. Recomendamos que el tema muerte sea incluido en los currículos y que las instituciones hospitalarias busquen la educación permanente como estrategia para promover cambios de actitudes y comportamientos de los profesionales ante el paciente que está muriendo.

    Abstract in English:

    For nursing professionals, death is the greatest villain of their work since, in general, they are educated to take care of life only. The purpose of this study is to investigate how nursing professionals experience mourning when facing the death of hospitalized children/adolescents. Therefore, authors used a qualitative descriptive-exploratory research. Data were collected through interviews with nursing professionals who work in clinics with pediatric beds at a university hospital. Empirical data showed that professionals need emotional support in order to experience mourning and prevent the Burnout Syndrome. Authors recommend the inclusion of the theme death in the curricula, and also that hospitals must turn to permanent education as a strategy to promote changes in attitudes and behaviors regarding patients who are dying.
  • Nursing: the meaning of this profession to nurses. A first approach Artigos Originais

    Luchesi, Luciana Barizon; Santos, Claudia Benedita dos

    Abstract in Portuguese:

    Procurando entender, contar e, por que não, participar um pouco da história da Enfermagem, propusemo-nos a estudar os pré-juízos e estereótipos negativos permeando a profissão através dos tempos. Trata-se de estudo experimental tipo antes-depois, realizado sobre uma população de adolescentes regularmente matriculados na terceira série do segundo grau de uma escola pública. A intervenção consistiu de palestra proferida aos alunos de uma Escola Pública de Enfermagem sobre a profissão e um questionário composto por perguntas fechadas/aplicado antes e após da palestra. As conclusões foram obtidas baseadas nos resultados dos testes estatísticos não-paramétricos Binomial e McNemar para significância de mudanças. Embora não tendo sido encontrada presença estatisticamente significativa de pré-juízos e estereótipos negativos, a intervenção apresentou resultado dentro do esperado, visto que as mudanças ou (tendências para mudanças) aconteceram justamente dentro dos subgrupos que apresentaram maior freqüência dos estereótipos.

    Abstract in Spanish:

    Con el objetivo de comprender, contar y también participar un poco de la historia de la Enfermería, nuestra propuesta fue estudiar los prejuicios y estereotipos permeando la profesión a través de los tiempos. Se trata de un estudio experimental del tipo antes-después, realizado en una población de adolescentes regularmente matriculados en la tercera serie del segundo grado de una escuela pública. La intervención ocurrió bajo la forma de una ponencia sobre la profesión, proferida a los alumnos de una escuela pública de Enfermería y un cuestionario compuesto por preguntas cerradas, aplicado antes y después de la ponencia. Las conclusiones fueron basadas en los resultados de los testes estadísticos no-paramétricos binomial y McNemar para significancia de cambios. A pesar de que no fue encontrada presencia estadísticamente significativa de prejuicios y estereotipos, la intervención presentó un resultado esperado, visto que los cambios o (tendencias para cambios) ocurrieron justamente dentro de los subgrupos que presentaron mayor frecuencia de los estereotipos.

    Abstract in English:

    In an attempt to understand, tell and, why not, participate a little in the history of Nursing, we proposed to study the prejudices and negative stereotypes that have permeated this profession over time. This is a before-after experimental type of study in a population of adolescents regularly enrolled in the eleventh grade of a Brazilian public school. The intervention took the form of a lecture about the profession and a questionnaire with closed questions which was applied before and after the lecture. Conclusions were based on the results of binomial and McNemar's non-parametric tests for the significance of changes. Although the statistically significant presence of prejudice and negatives stereotypes was not found, the results of the intervention were in line with expectations, since the changes(or tendency towards changes) took place exactly in those subgroups that showed a greater frequency of stereotypes.
  • Teaching of nursing in mental and psychiatric health: the point-of-view of teachers and students in a social phenomenology perspective Artigos Originais

    Campoy, Marcos Antonio; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa; Stefanelli, Maguida Costa

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo foi compreender o processo ensino-aprendizagem na perspectiva do professor e do aluno que vivenciaram a disciplina de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica. Analisaram-se os dados coletados por meio de entrevistas com alunos e professores que vivenciaram o fenômeno, segundo o referencial da fenomenologia social. Emergiram categorias concretas de significado do vivido pelos professores : valorizando a comunicação e a relação entre as pessoas; aprendendo a considerar o outro como pessoa; valorizando o cuidado integral, desmitificando medos e pré-conceitos e atribuindo significado ao autoconhecimento. Pelos alunos: percebendo a relevância do conhecimento sobre comunicação e da relação entre as pessoas; aprendendo a ver o outro como pessoa; aplicando conhecimento adquirido para o cuidado integral; sentindo-se motivado a mudar de atitude; reconhecendo o significado do autoconhecimento. A tipificação foi descrita ao final. O processo ensino-aprendizagem nessa disciplina, desperta interesse pela especialidade, desenvolvimento pessoal e valorização da sua utilização na enfermagem geral.

    Abstract in Spanish:

    El objetivo de este estudio fue comprender el proceso enseñanza-aprendizaje en la perspectiva del profesor y del alumno que vivenciaron la disciplina de enfermería en salud mental y psiquiátrica. Se analizaron los datos recopilados por medio de entrevistas, con alumnos y profesores que vivenciaron el fenómeno, según el referencial de la fenomenología social. Emergieron categorías concretas de significado de lo vivido por los profesores: valorizando la comunicación y la relación entre las personas; aprendiendo a considerar al otro como persona; valorizando el cuidado integral, desmitificando miedos y prejuicios y atribuyendo significado al autoconocimiento. Por los alumnos: percibiendo la relevancia del conocimiento sobre comunicación y de la relación entre las personas; aprendiendo a ver al otro como persona; aplicando conocimiento adquirido para el cuidado integral; sintiéndose motivado a cambiar de actitud; reconociendo el significado del autoconocimiento. La tipificación fue descrita al final. El proceso de enseñanza-aprendizaje en esa disciplina despierta interés por la especialidad, desarrollo personal y valorización de su utilización en la enfermería general.

    Abstract in English:

    This study aimed to understand the teaching-learning process from the point-of-view of teachers and students who experienced the nursing practice in mental and psychiatric health. Data were collected through interviews with students and teachers who had experienced the phenomenon and analyzed according to a social phenomenology perspective. The teachers' experiences gave rise to the following concrete meaning categories: valuing communication and the relation between persons, learning to appreciate others as human beings, appreciating integral care; demythifying fears and prejudices and attaching meaning to self-knowledge. The following categories emerging from students' interviews: acknowledging the relevance of knowledge in communication and interpersonal relations; learning to appreciate others as human beings; applying acquired knowledge to integral care; feeling motivated to change attitudes; acknowledging the meaning of self-knowledge. Finally, the social types were described. In this subject, the teaching-learning process arouses interest in the specialty, personal development and valuation of its application in general nursing.
  • Production of meanings about family members living with mentally-ill patients Artigos Originais

    Souza, Rozemere Cardoso de; Scatena, Maria Cecília Morais

    Abstract in Portuguese:

    A assistência às famílias é, hoje, um grande desafio da prática em Saúde Mental, exigindo dos profissionais estudos e aproximação desses atores sociais. Este estudo, norteado por abordagem construcionista social e qualitativa, objetivou conhecer os sentidos dados por profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) acerca da família que convive com o doente mental. Obtiveram-se os dados por meio de grupo focal, com membros de duas equipes do PSF, em Ilhéus/Bahia. Como resultados, descrevem-se a família e suas inscrições conceituais, assim como os sentidos de: cuidadora; motivadora e sofredora de preconceitos; impotente e carente de recursos; produtora de maus-tratos e desequilibrada. Desses sentidos produzidos, constatou-se que uns servem para reforçar a exclusão do doente mental e de sua família, na comunidade, e outros rompem com esse discurso, podendo favorecer a aproximação entre esses atores e os profissionais, a favor de uma nova prática que melhore as condições de suas vidas.

    Abstract in Spanish:

    La atención a las familias constituye hoy un gran desafío de la práctica en Salud Mental, exigiendo de los profesionales estudios y aproximación de eses actores sociales. La finalidad de este estudio, orientado por una aproximación construccionista social y cualitativa, fue la de conocer los sentidos dados por profesionales del Programa de Salud de la Familia (PSF) acerca de la familia que convive con el enfermo mental. Obtuvimos los datos mediante la técnica del grupo focal con miembros de dos equipos del PSF en Ilhéus/Bahia, Brasil. Como resultados, describimos a la familia y sus registros conceptuales, así como los sentidos de: cuidadora; motivadora y sufridora de prejuicios; impotente y falta de recursos; productora de maltratos y desequilibrada. De esos sentidos producidos, constatamos que algunos sirven para reforzar la exclusión del enfermo mental y su familia en la comunidad, y que otros rompen con este discurso, lo que puede favorecer la aproximación entre esos actores y los profesionales, a favor de una nueva práctica que mejore las condiciones de sus vidas.

    Abstract in English:

    Nowadays, family care is a great challenge for Mental Health practice, which requires professionals to study and take a closer look at these social actors. This study, which is guided by a social constructionist and qualitative approach, aimed to get to know the meanings Family Health Program (FHP) professionals attribute to family members living with mentally-ill patients. Data were collected by means of the focus group technique, involving members from two FHP teams in Ilhéus/Bahia, Brazil. As a result, we describe the family members and their conceptual registers, as well as the following meanings: caring, motivating and suffering prejudice; powerless and lacking resources; producing abuse and unbalanced. It was observed that some of these meanings reinforce the community's exclusion of mental patients and their family members, while others oppose this discourse and are thus able to favor a closer approximation between these actors and the professionals, in view of a new practice that improves their living conditions.
  • The role of visiting family member and companion of adult and elderly people according to nurse indications Artigos Originais

    Silva, Lucía; Bocchi, Sílvia Cristina Mangini

    Abstract in Portuguese:

    Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando-se, como referencial teórico, o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Grounded Theory, visando: compreender a experiência interacional de familiares visitantes e acompanhantes de adultos e idosos hospitalizados, há mais de sete dias, em um Hospital Universitário de grande porte do Estado de São Paulo, e desenvolver um modelo teórico representativo dessa experiência. As estratégias para obtenção dos dados foram a observação e a entrevista. Dos resultados, emergiram dois fenômenos: vivendo a expectativa pela internação no Hospital Universitário e assumindo o papel de familiar visitante ou de familiar acompanhante. A compreensão da experiência nos permitiu ampliar o conhecimento, referente ao movimento que eles empreenderam na vivência denominada como "movendo-se perante a sinalização do enfermeiro entre os papéis de familiar visitante e familiar acompanhante": compartilhando uma experiência de poucos prazeres em solidariedade ao adulto e ao idoso hospitalizados.

    Abstract in Spanish:

    Este estudio cualitativo tiene como referencial teórico el Interaccionismo Simbólico y como referencial metodológico la Teoría Fundamentada. Sus objetivos son: analizar y comprender la experiencia de la interacción de familiares tanto visitantes como acompañantes de adultos y ancianos hospitalizados y desarrollar un modelo teórico representativo de esa experiencia. Las estrategias para la obtención de datos se basan en la observación y la entrevista. Del análisis de los datos surgieron dos fenómenos: la vivencia de la expectativa por la internación en el hospital universitario y el hecho de asumir el papel de familiar visitante o familiar acompañante. El análisis de la experiencia nos permitió ampliar los conocimientos respecto a lo que podríamos llamar de "movimiento entre los roles de familiar visitante y acompañante ante las señalizaciones del enfermero": vivenciando una experiencia poco placentera de solidaridad con el adulto y anciano hospitalizados.

    Abstract in English:

    This qualitative study was based on Symbolic Interactionism and Grounded Theory and aimed to understand the interactive experience of visiting family members and companions of hospitalized adult and elderly people and to develop a theoretical model of this experience. Data were collected through observations and interviews. Two phenomena emerged from the data analysis: living the expectation of hospitalization and assuming the roles of a family visitor or companion. Understanding this experience increased our knowledge about the change that occurred, which was called "shifting between the role of visiting family member and companion in view of nurses' indications": sharing an experience of few pleasures in solidarity with hospitalized adult and elderly people.
  • Investment of time resource in prenatal care by family health staff Artículo Originales

    Maeda, Sayuri Tanaka; Ciosak, Suely Itsuko

    Abstract in Portuguese:

    Trata-se de um estudo com gestantes de baixo risco, atendidas na unidade de saúde da família. Teve como objetivos descrever o recurso-tempo investido pela equipe de saúde e analisar a sua configuração em equipe, no processo de monitoramento pré-natal. Os dados foram baseados nas histórias clínicas de 47 mulheres, na faixa etária de 20 a 29 anos, atendidas entre 2001 e 2003, na zona leste do município de São Paulo. As gestantes foram classificadas em três grupos: sem problemas de saúde, com tratamento odontológico e com intervenção pontual de especialistas. Evidenciou-se maior tempo investido por profissionais de nível universitário, seguido de agentes comunitários. A mediana do tempo global, por gestante, foi de 10h para o primeiro grupo, 12h para o segundo e o terceiro obteve média de 12h. O índice do tempo apurado para o atendimento direto variou de 59,40% a 80,51%.

    Abstract in Spanish:

    Se trata de un estudio sobre gestantes de bajo riesgo en la unidad de salud de la familia. Tuvo como objetivos describir el recurso tiempo invertido por los equipos y analizar su configuración en el proceso del control prenatal, en la población seleccionada. Se basó en datos de historias clínicas de 47 mujeres, con edades comprendidas entre 20 a 29 años, residentes en el Municipio de Sao Paulo, abarcando períodos del 2001 al 2003. Las gestantes fueron clasificadas según los cuidados de salud desarrollados durante la fase del embarazo: sin problemas de salud, con intervención temprana de especialistas y aquellas con tratamiento odontológico. En los tres grupos, se verificó la inversión de mayor tiempo en las consultas realizadas por los profesionales de nivel superior y en las visitas en los domicilios, por los agentes comunitarios. La mediana del tiempo global, por gestante, fue de 10h para el primer grupo, 12h para el segundo y el tercero obtuvo una media de 12h. El índice del tiempo invertido en la atención directa varió de 59,40% a 80,51%.

    Abstract in English:

    This study is about low-risk pregnant women attended by a family health unit. It aims to describe the time resource the health staff invested and to analyze its configuration in the prenatal monitoring process. Data were collected from 47 women between 20 and 29 years old, who were attended from 2001 to 2003, in the eastside of São Paulo City. The pregnant women were classified according to the health care they received: a first group without health problems, a second with early expert intervention and a third with patients needing dental treatment. In the three groups, more time was invested by health professionals with higher education, followed by community health agents during home visits. Average total time per pregnant woman was 10 hours for the first group and 12 hours for the second and the third group. The time invested in direct care ranged from 59.40% to 80.51%.
  • The contribution of a scientific journal to nursing integration and the foundation of professional actions Artigos Originais

    Silveira, Ida Mara Brunelli da; Balceiro, Raquel Borba; Mendes, Isabel Amélia Costa

    Abstract in Portuguese:

    Trata-se de um estudo descritivo sobre a contribuição da Revista Latino-Americana de Enfermagem para a integração de enfermeiros do Brasil e da América Latina e para a fundamentação de suas ações profissionais. A metodologia está alicerçada no modelo de gestão do conhecimento denominado "Capitais do Conhecimento", desenvolvido pelo CRIE, com foco voltado para o Capital de Relacionamento - assinantes. As informações foram obtidas no banco de assinantes da Revista e através de questionário eletrônico enviado aos 550 assinantes categorizados como "pessoa física" e portadores de endereço eletrônico obtendo-se resposta de 122. Verificou-se que a penetração da Revista é iniciante na América Latina e satisfatória no Brasil. A contribuição da Revista para a fundamentação das ações profissionais do enfermeiro foi confirmada pelos respondentes.

    Abstract in Spanish:

    Este estudio trata de la contribución de la Revista Latinoamericana de Enfermería a la integración de enfermeros de Brasil y América Latina y a la fundamentación de sus acciones profesionales. La metodología está basada en el modelo de gestión del conocimiento denominado "Capitales del Conocimiento", desarrollado por el CRIE (Centro de Referencia en Inteligencia Empresarial), con enfoque en el Capital de Relacionamiento - abonados. Las informaciones fueron obtenidas en el banco de abonados de la Revista y a través de un cuestionario electrónico enviado a los abonados categorizados como "persona física" y propietarios de dirección electrónica. Se concluye que la penetración de la Revista en América Latina es inexpresiva y, en Brasil, es sólo satisfactoria. Los respondientes confirmaron la contribución de la Revista a la fundamentación de las acciones profesionales del enfermero.

    Abstract in English:

    This study analyzes how the Latin American Journal of Nursing contributed to the integration of nurses in Brazil and Latin America and provided foundations for their professional actions. The research methodology is based on the knowledge management model called "Knowledge Capitals", developed by the CRIE (Business Intelligence Reference Center), which focuses on subscriber Relationship Capital. Data were collected from the Journal's subscriber database and by means of an electronic questionnaire sent to subscribesidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagers ranked as "private persons" and those with an electronic address. It was evidenced that the Journal's role is inexpressive in Latin America, with a merely satisfactory penetration in Brazil. The respondents confirmed the Journal's contribution to the foundation of professional nursing actions.
  • Post-hemorrhoidectomy pain descriptors Artigos Originais

    Priscilla, Hortense; Evangelista, Renata Alessandra; Sousa, Fátima Aparecida Emm Faleiros

    Abstract in Portuguese:

    Estudo conduzido com o objetivo de comparar as escalas derivadas de julgamentos de diferenças e verificar a estabilidade e a concordância das estimativas da atribuição dos descritores à dor pós-operatória julgadas por três diferentes amostras. Participaram do estudo 19 sujeitos submetidos a hemorroidectomia, os quais foram divididos aleatoriamente em três grupos (Grupo C, T e F), que receberam via endovenosa cetoprofeno 100 mg, tenoxicam 40 mg ou soro fisiológico 0,9%, antes do início da cirurgia. A tarefa de cada participante foi assinalar um escore, de 1 a 7, a cada descritor de dor sentida na primeira queixa após a cirurgia. Os descritores atribuídos à dor pós-operatória foram avaliados pelo método psicofísico de estimação de categorias. Os resultados obtidos foram: os descritores de maior atribuição para o Grupo C foram intensa, insuportável e terrível; para o Grupo T, foram intensa, tremenda e insuportável e para o Grupo F, foram insuportável, intensa e terrível.

    Abstract in Spanish:

    Los objetivos de este trabajo fueron comparar las escalas derivadas de juzgamientos de diferencias y verificar la estabilidad y la concordancia de las estimativas de la atribución de los descriptores de dolor post-operatorio juzgadas por tres diferentes muestras. Participaron del estudio 19 sujetos sometidos a hemorroidectomia, estos fueron divididos aleatoriamente en tres grupos (Grupo C, T e F), que recibieron vía endovenosa cetoprofeno 100 mg, tenoxicam 40 mg el suero fisiológico 0,9% antes del inicio de la cirugía. La tarea de cada participante fue aseñalar un "score", entre 1 y 7, a cada descriptor de dolor sentido en la primera queja después de la cirugía. Los descriptores atribuídos al dolor post-operatório fueron evaluados por el método psicofísico de estimación de categorías. Los resultados obtenidos fueron: los descriptores de mayor atribución para el Grupo C fueron intenso, insuportable y terrible; para el Grupo T fueron intenso, grande e insuportable y para el Grupo F fueron insuportable, intenso y terrible.

    Abstract in English:

    This study aimed at comparing scales of judgements on differences and verifying the stability and agreement of the estimation made by descriptors of post-operative pain as assessed by three different samples. Nineteen subjects who had been submitted to hemorrhoidectomy participated in the study. They were randomly divided into three groups (Group C, T and F), who received an intravenous administration of ketoprofen 100 mg, tenoxicam 40 mg or physiological serum 0.9% before the surgery. The task of each participant was to assign a score, from 1 to 7, to each descriptor of the pain felt in the first complaint after surgery. The descriptors attributed to post-operative pain were evaluated by the psychophysical method of category estimation. The obtained results were: the descriptors with higher scores for Group C were intense, unbearable and terrible; for Group T, intense, tremendous and unbearable and for Group F, unbearable, intense and terrible.
  • Nursing care in ambulatory surgery at a teaching hospital: patients, procedures and biological and psychosocial needs Artigos Originais

    Pinto, Tatiane Vegette; Araújo, Izilda Esmênia Muglia; Gallani, Maria Cecília Bueno Jayme

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo descritivo teve como objetivos caracterizar o perfil dos pacientes atendidos no Centro Cirúrgico Ambulatorial de um Hospital Universitário do interior do Estado de São Paulo; identificar os procedimentos a que foram submetidos e identificar as necessidades biológicas e psicossociais desses pacientes. Estudo descritivo realizado por meio de entrevista semi-estruturada e consulta documental ao prontuário médico. Participaram do estudo 167 pacientes. Os resultados evidenciaram que o perfil dos pacientes assistidos caracterizou-se pelo equilíbrio entre os sexos masculino e feminino, idade média de 51 anos, e baixo nível socioeconômico. Os procedimentos cirúrgicos e anestésicos mais freqüentes foram os da oftalmologia e de anestesia local, com ou sem sedação. Foram identificadas necessidades biológicas: alterações na pressão arterial, alterações eletrocardiográficas, uso de medicamentos, alergia a medicamentos, jejum prolongado, náuseas, vômito e dor; e psicossociais: preocupação, medo, ansiedade, desconforto com a espera pelo procedimento, e dúvidas ou desconhecimento sobre cuidados perioperatórios. A partir dos resultados obtidos, estratégias devem ser planejadas para melhoria da assistência prestada.

    Abstract in Spanish:

    Este estudio descriptivo tuvo como objetivos: caracterizar el perfil de las 167 personas que se sometieron a cirugía en quirófano ambulatorio de un Hospital Universitario en el estado de São Paulo, Brasil, así como los procedimientos realizados en dicho quirófano e identificar las necesidades biológicas y psicosociales de estos pacientes. Las informaciones recopiladas por medio de entrevista semi-estructurada y consulta a los archivos fueron sometidas al análisis descriptivo. El grupo se constituyó de número igual de hombres y mujeres, con edad promedia de 51 años y bajo nivel socioeconómico. Los procedimientos quirúrgicos y anestésicos más frecuentes fueron los de oftalmología y de anestesia local con o sin sedación. Como necesidades biológicas fueron identificadas: alteraciones en la tensión arterial, alteraciones electrocardiográficas, uso de medicamentos y alergias a los mismos, ayuno prolongado, náusea, vómito y dolor; como necesidades psicosociales: preocupación, miedo, ansiedad, incomodo por la espera para realizarse el procedimiento y dudas o desconocimiento respecto a los cuidados perioperatorios.

    Abstract in English:

    This descriptive study aimed to characterize the profile of 167 subjects who were treated at the Ambulatory Surgical Center of a University Hospital in São Paulo State and procedures realized at the Ambulatory Surgical Center, as well as to identify the biological and psychosocial needs of these patients. Data were obtained through a semistructured interview and patients' files and were subject to descriptive analysis. The group was characterized by an equal number of individuals from both genders; average age was 51 years and socioeconomic levels were poor. The most common surgical and anesthetic procedures were ophthalmologic procedures and use of local anesthesia with or without sedation. The biological needs were: altered arterial pressure, electrocardiographic alterations, use of medication, allergy to medication, prolonged fasting, nausea, vomits and pain. The psychosocial needs were: worry, fear, anxiety, discomfort caused by waiting for the realization of procedures and doubts or lack of information concerning perioperative care.
  • The sickening process of colostomy patients by cancer Artigos Originais

    Maruyama, Sônia Ayako Tao; Zago, Márcia Maria Fontão

    Abstract in Portuguese:

    Compreender como os portadores de colostomia por câncer e seus familiares percebem o processo do adoecer é o objetivo deste estudo. Os referenciais teóricos e metodológicos que fundamentaram o estudo foram a antropologia interpretativa, a antropologia médica e a etnografia. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, sob a forma de narrativas, e observações junto a doze portadores de colostomia e cinco familiares, no período de junho de 2002 a maio de 2003. Da análise dos dados identificamos a categoria: A vida antes da colostomia por câncer. Os dados permitiram compreender que a experiência de ter uma colostomia por câncer é uma construção sociocultural.

    Abstract in Spanish:

    La finalidad de este estudio fue comprender como los portadores de colostomía por cáncer y sus familiares perciben el proceso de la enfermedad. Los referenciales teóricos y metodológicos que fundamentaron el estudio fueron: la antropología interpretativa, la antropología médica y la etnografía. Los datos fueron obtenidos por medio de entrevistas, en forma de narrativas, y observaciones de doce pacientes de colostomía y cinco familiares, en el período de Junio del 2002 a Mayo del 2003. Del análisis de los datos identificamos la categoría: la vida antes de la colostomía por cáncer. Los datos permitieron comprender que la experiencia de tener una colostomía por cáncer es una construcción socio-cultural.

    Abstract in English:

    This study aimed to understand how patients with colostomy by cancer and their family members perceive the sickening process. The theoretical and methodological reference frameworks the study was based on were anthropology and ethnography. Data were collected through interviews, in a narrative form, and observations with twelve colostomy patients and five family members, in the period from June 2002 to May 2003. The analysis allowed us to understand that the experience of having a colostomy by cancer is a social-cultural construction.
  • Corticotrophin hormone serum levels of parturients submitted to nonpharmacologic anxiety and pain relief method during labor Artigos Originais

    Almeida, Nilza Alves Marques; Silveira, Nusa de Almeida; Bachion, Maria Márcia; Sousa, Joaquim Tomé de

    Abstract in Portuguese:

    Objetivo: analisar os níveis séricos do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) e a correlação entre esses níveis, a ansiedade e a dor na parturição. Dezessete parturientes (grupo controle - GC) receberam assistência de enfermagem de rotina, e dezenove (grupo experimental - GE) foram estimuladas e orientadas a realizar técnicas de respiração e relaxamento. Os níveis plasmáticos do ACTH, o traço e estado de ansiedade e a intensidade de dor foram avaliados. Os níveis de ACTH foram baixos no início do trabalho de parto, com pico no final e regressão no pós-parto imediato, sem diferença estatisticamente significativa entre os grupos. A redução do ACTH com alívio parcial do estresse do GE, sugere a interferência das técnicas de respiração e relaxamento. Os níveis do ACTH, não se correlacionaram à ansiedade e à dor, em ambos os grupos.

    Abstract in Spanish:

    La finalidad de este estudio fue analizar los niveles séricos de la hormona adrenocorticotrófica (ACTH), la correlación entre esos niveles, la ansiedad y el dolor en el parto. Diecisiete parturientas (grupo control - GC) recibieron atención de enfermería de rutina y diecinueve (grupo experimento - GE) fueron preparadas y orientadas a realizar técnicas de respiración y relajación. Los niveles de la ACTH, el trazo y estado de ansiedad y la intensidad del dolor fueron evaluados. Los niveles de la ACTH fueron bajos en el inicio del trabajo de parto, con elevación en el final y regresión en el postparto inmediato, sin diferencia estadísticamente significativa entre los grupos. La reducción de la ACTH con alivio parcial del stress del GE, sugiere la interferencia de las técnicas de respiración y relajación. Los niveles de la ACTH no se correlacionaron ni con la ansiedad ni con el dolor, en ambos grupos.

    Abstract in English:

    This study aimed to analyze the plasma ACTH levels and the correlation between the ACTH levels and pain and anxiety during the parturition. Seventeen parturients received routine nursing care (control group - CG) and nineteen (Experimental Group - EG) were stimulated and guided to perform respiration and relaxation techniques. ACTH levels, pain intensity and state-trait anxiety were evaluated. ACTH levels were lower at the beginning of labor, peaked at the end and decreased again in the immediate postpartum period. There was no significant statistical difference between the groups. Lower ACTH levels and partial stress relief in the EG suggest the interference of breathing and relaxation techniques; ACTH levels did not show any correlation with anxiety or pain in any of both groups.
  • Greater survival among patients with immunogenetic markers of rapid progression to AIDS: subsidies for nursing care Artigos Originais

    Fernandes, Ana Paula M.; Gonçalves, Maria Alice G.; Machado, Alcyone A.; Miyeko, Hayashida; Elucir, Gir; Donadi, Eduardo A.; Rodrigues, Maria de Lourdes V.

    Abstract in Portuguese:

    Com enfoque em subsídios para o aperfeiçoamento de programas de enfermagem, direcionados a pacientes com aids, o presente estudo foi realizado com o objetivo de verificar a influência do comportamento sexual na sobrevida de pacientes com aids, portadores de genes associados à rápida progressão da doença. Foram entrevistados 27 pacientes com aids, geneticamente predispostos à rápida progressão da doença. As tipificações dos genes foram realizadas pela reação em cadeia da polimerase. Os resultados sugerem que, apesar da presença de fatores imunogenéticos, associados à predisposição individual para rápida evolução da doença, as mudanças do comportamento sexual, com adoção de práticas de sexo seguro, junto ao uso da terapia anti-retroviral, podem estar relacionadas com maior sobrevida. O aconselhamento, a detecção de atitudes de risco e a educação para saúde, enfocando o comportamento positivo de saúde, são ferramentas que a enfermagem deve utilizar a portadores do HIV, visando à melhor qualidade de vida e maior sobrevida desses indivíduos, mesmo naqueles geneticamente predispostos à rápida progressão da doença.

    Abstract in Spanish:

    Los autores buscan apoyo para el perfeccionamiento de programas de enfermería, orientados a pacientes con SIDA. La finalidad de este estudio fue la de verificar la influencia del comportamiento sexual en la supervivencia de pacientes con SIDA, portadores de genes asociados a la rápida progresión de la enfermedad. Fueron estudiados 27 pacientes con SIDA. Las tipificaciones de genes fueron realizadas por la reacción en cadena de la polimerasa. No obstante la presencia de factores inmunogenéticos, asociados a la predisposición individual a la rápida evolución de la enfermedad, cambios en el comportamiento sexual, con prácticas sexuales seguras y el uso de terapia antiretroviral, pueden estar relacionados con mayor supervivencia. La orientación, la detección de actitudes de riesgo y la educación de salud con enfoque en el comportamiento positivo de salud son herramientas que la enfermería debe utilizar con portadores del VIH, buscando la mejor calidad de vida y mayor supervivencia de esos individuos, incluso en aquellos que tienen predisposición genética a la rápida progresión de la enfermedad.

    Abstract in English:

    This study sought subsidies for improving nursing care programs for AIDS patients and aimed to verify the influence of changes in sexual behavior, including the adoption of safe sex practices, associated with the survival of AIDS patients with immunogenetic markers of rapid disease progression. 27 AIDS patients were interviewed, with genetic predisposition to rapid progression to AIDS. Genes were typified through the polymerase chain reaction. In spite of the presence of immunogenetic factors, associated with individual predisposition to a rapid evolution of the disease, changes in sexual behavior, including safe sex practices and antiretroviral therapy, may be related to greater survival. This suggests that counseling, detection of risk attitudes and health education, focusing on positive health behavior, are tools nursing must use with HIV-positive patients, with a view to better quality of life and greater survival among these individuals, even among those with genetic predisposition to rapid disease progression.
  • Social representations associated with tube feeding among adult hospitalized patients Artigos Originais

    Barbosa, Jaqueline Almeida Guimarães; Freitas, Maria Imaculada de Fátima

    Abstract in Portuguese:

    Identificar e compreender as representações de pacientes sobre alimentação por sonda. Entrevista aberta com 16 pacientes em uso de sondas para alimentação. A análise das entrevistas foi fundamentada na análise de discurso. O referencial teórico adotado foi a Teoria das Representações Sociais. Identificou-se a existência de uma trajetória, na qual as representações vão sendo reorganizadas e reconstruídas pela experiência, para tornar tolerável esse tratamento, começando quando o paciente se depara com a necessidade do uso, passando pela experiência do uso e, finalmente, tendo que se decidir pela continuidade ou não do uso no ambiente domiciliar. Dentre as representações encontradas, existem algumas que contribuem para a adesão e outras para a rejeição a esse tratamento. Conhecendo as idéias e crenças positivas e negativas sobre esse tratamento, torna-se possível atuar de forma mais direcionada a fim de aumentar a adesão ao tratamento e satisfação com ele.

    Abstract in Spanish:

    La finalidad fue identificar y comprender las representaciones asociadas con la nutrición por sondas en pacientes hospitalizados. Fueron realizadas entrevistas con 16 pacientes en uso de sondas para nutrición enteral. El análisis de las entrevistas tuvo como base el análisis del discurso y la Teoría de Representación Social. Fue identificada una secuencia en que las representaciones son reorganizadas y reconstruidas por la experiencia, para hacer el tratamiento tolerable. Esta secuencia se inicia cuando el paciente tiene que enfrentar la necesidad del uso de la sonda, seguida por la experiencia de su uso y, finalmente, cuando tiene que decidir sobre la permanencia o no de la sonda cuando se va al hogar. Entre las representaciones encontradas existen algunas que contribuyen para la adhesión y otras para su rechazo. Con base en las representaciones identificadas, es posible actuar de manera mas dirigida para aumentar la adhesión y satisfacción con el tratamiento.

    Abstract in English:

    This study aimed to identify and understand adult patients' representations on tube feeding. Data were collected through interviews with sixteen patients who were using feeding tubes, which were analyzed through discourse analysis and Social Representation Theory. We identified a sequence in which representations are reorganized and redefined through experience, in order to turn this treatment tolerable. This sequence begins when patients face the need of a feeding tube, followed by the experience of its use and finally, when deciding about continuing its use or not, when going home. Some representations contribute to treatment adherence and others to its rejection. Getting to know positive and negative ideas about this treatment makes it possible to approach these patients in a more direct way, with a view to better adherence and satisfaction.
  • The contribution of belly dance to body education, physical and mental health of women who go to the gym or dance Artigos Originais

    Abrão, Ana Carla Peto; Pedrão, Luiz Jorge

    Abstract in Portuguese:

    O estudo teve por objetivo investigar os benefícios da dança do ventre para a saúde de mulheres que freqüentam uma academia de dança do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo. Os referenciais foram a experiência dos pesquisadores e outras literaturas da área de dança. A amostra foi constituída por 12 mulheres com faixa etária de 16 a 40 anos, que praticavam dança do ventre há mais de três meses, às quais foi aplicado um questionário com perguntas abertas. A análise foi feita por meio dos conteúdos das respostas, o que possibilitou a conclusão de que a dança do ventre é um método que traz benefícios para a educação integral e leva à valorização da vida, melhorando a saúde e a qualidade de vida dessas mulheres.

    Abstract in Spanish:

    La finalidad de este estudio fue investigar los beneficios de la danza del vientre para la salud de mujeres que van a una academia de danza en el interior de la provincia de São Paulo. Se trata de un estudio cualitativo. Los referenciales fueron la experiencia de los investigadores y otras literaturas del área de la danza. La muestra fue constituida por 12 mujeres con edad entre 16 y 40 años, que practicaban danza del vientre hace más de tres meses, a las cuales fue aplicado un cuestionario con preguntas abiertas. El análisis de las respuestas demostró que la danza del vientre trae beneficios para la educación integral, que resulta en la valoración de la vida, mejorando la salud y la calidad de vida de estas mujeres.

    Abstract in English:

    This qualitative study aimed to examine the benefits of belly dance for the health of women who go to a gym in the interior of São Paulo state, Brazil and was based on the researchers' experience and other literature on dancing. The references were the experience of the researcher and other literature on the dance area. The sample consisted of 12 women from 16 to 40 years of age who practiced belly dance for more than three months, who received a questionnaire with open questions. The analysis of their answers demonstrated that belly dance is beneficial for an integral education that values life, improving these women's health and quality of life.
  • The therapist in group psychotherapy Artigo De Revisão

    Bechelli, Luiz Paulo de C.; Santos, Manoel Antônio dos

    Abstract in Portuguese:

    Psicoterapia de grupo designa, atualmente, um amplo espectro de procedimentos fundamentados nos mais variados referenciais teóricos, aplicados em diferentes contextos. O objetivo do presente estudo é abordar o papel do terapeuta de grupo, delineando algumas estratégias e habilidades necessárias para o exercício da grupoterapia. Os autores enfatizam o nível técnico-científico em que o trabalho com grupos é desenvolvido e a influência da personalidade do terapeuta nos participantes. Concluem que, para que o terapeuta possa preservar seu papel, sem perder a especificidade de sua função por envolvimento com as múltiplas situações vividas com os pacientes, é fundamental a estabilidade de sua identidade profissional. Nesse sentido, o preparo do terapeuta, a partir de seu processo de formação continuada, é condição necessária para habilitá-lo a enfrentar as situações peculiares do contexto grupal, de modo a conferir à psicoterapia de grupo seu singular potencial terapêutico.

    Abstract in Spanish:

    Psicoterapia de grupo designa, actualmente, un amplio espectro de procedimientos basados en los más variados referenciales teóricos, aplicados en diferentes contextos. El objetivo de este estudio es comprender el papel del terapeuta de grupo, delineando algunas estrategias y habilidades necesarias para el ejercicio de la grupoterapia. Los autores enfatizaron el nivel técnico-científico en que el trabajo con grupos es desarrollado y la influencia de la personalidad del terapeuta en los participantes. Los autores concluyen que, para que el terapeuta mantenga su rol, sin perder la especificidad de su función por su involucramiento con las varias situaciones vividas con los pacientes, es fundamental la estabilidad de su identidad profesional. En ese sentido, la preparación del terapeuta, a partir de su proceso de formación continuada, es condición necesaria para el enfrentamiento de las situaciones peculiares del contexto grupal, de manera a conferir a la psicoterapia de grupo su singular potencial terapéutico.

    Abstract in English:

    Nowadays, group psychotherapy designates a broad range of procedures based on different theoretical frameworks, applied to several contexts. The purpose of this study is to understand the group therapist's role, delineating some strategies and necessary abilities for group psychotherapy practice. The authors emphasize the technical-scientific level in which the work with groups is developed and the influence of the therapist's personality on the participants. They conclude that, in order to preserve their role without loosing the specificity of his function due to his involvement in multiple patients' experiences, therapists must have a stable professional identity. Therefore, the therapists' preparation, based on a process of continuing formation, is a necessary condition to enable them to face peculiar situations that occur in the group context and also to assure the singular therapeutic potential of group psychotherapy.
  • Reflections on stress and Burnout and their relationship with nursing Artigo De Revisão

    Murofuse, Neide Tiemi; Abranches, Sueli Soldati; Napoleão, Anamaria Alves

    Abstract in Portuguese:

    Tendo como objetivos diferenciar Estresse e Burnout e estabelecer a relação desses com o trabalho da enfermagem, realizou-se estudo bibliográfico para subsidiar a compreensão sobre o sofrimento psíquico no trabalho. O estudo foi realizado como base na análise e interpretação de artigos, teses e dissertações produzidas entre 1990 a 2001. Embora haja consenso entre os estudiosos sobre a existência do Estresse e Burnout, diversas controvérsias estão envolvidas. São teorias que nascem no contexto da explosão da produção e consumo no capitalismo. Estresse refere-se a um esgotamento pessoal que interfere na vida do individuo, mas não necessariamente na relação com o trabalho. Burnout é uma síndrome que envolve atitudes e condutas negativas com os usuários, clientes, organização e trabalho. É um processo gradual, de experiência subjetiva, que resulta em problemas práticos e emocionais no trabalhador e na organização. O trabalho da enfermagem propicia tanto uma quanto outra situação e causa sofrimento e adoecimento.

    Abstract in Spanish:

    Con el objetivo de diferenciar Estrés y "Burnout" y establecer una relación con el trabajo de enfermería, fue realizado un estudio bibliográfico para fundar la comprensión del sufrimiento psíquico en el trabajo. El estudio fue realizado con base en el análisis e interpretación de artículos, tesis y disertaciones producidas entre 1990 y 2001. Aunque exista consenso entre los estudiosos sobre la existencia del Estrés y "Burnout", varias controversias están involucradas. Son teorías que nacen en el contexto de la explosión de la producción y el consumo en el capitalismo. El Estrés se refiere a un agotamiento personal que interfiere en la vida del individuo, pero no necesariamente en su relación con el trabajo. El "Burnout" es un síndrome que involucra actitudes y conductas negativas con los usuarios, clientes, la organización y trabajo. Es un proceso gradual de experiencia subjetiva que resulta en problemas prácticos y emocionales para el trabajador y la organización. El trabajo de la enfermería favorece tanto al Estrés como al "Burnout" y causa sufrimiento y enfermedades.

    Abstract in English:

    This bibliographic review aimed to differentiate between stress and Burnout and to establish their relationship with nursing work to support the understanding of psychical suffering at work. The study was based on the analysis and interpretation of articles, thesis and dissertations produced between 1990 and 2001. Although there is a consensus among the individuals on the existence of stress and burnout, there are several controversies surrounding these terms. These theories were created in the context of capitalist production increase. Stress refers to a personal tiring that interferes in the life of the person but not necessarily in his/her relationship with the work. Burnout is a syndrome involving negative attitudes and behaviors towards users, clients, organization and work. It is a gradual process of subjective experiences that result in practical and emotional problems to workers and organizations. Nursing work facilitates stress and burnout and causes suffering and illness among workers.
  • Team work in a family health care program: the team process concept and operational teams Artigo De Revisão

    Fortuna, Cinira Magali; Mishima, Silvana Martins; Matumoto, Silvia; Pereira, Maria José Bistafa

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo é uma revisão teórica sobre o trabalho de equipe no Programa de Saúde da Família. Definimos trabalho de equipe em saúde como uma rede de relações entre pessoas, relações de poderes, saberes, afetos, e desejos, onde é possível identificar os processos grupais. Abordamos conceitos da Escola Argentina de Grupos Operativos, os quais podem auxiliar os trabalhadores de saúde a se treinarem a operar como equipe. Nas equipes, temos tarefas visíveis (faladas) e invisíveis (não ditas), que se modificam e que precisam ser combinadas e conhecidas. A comunicação, a aprendizagem, o sentimento de pertencer, o "clima", a pertinência entre as ações realizadas e a finalidade da equipe, as relações de poder, podem ajudar a equipe a se conhecer, analisar-se e ir se construindo como equipe. Terminamos assinalando que a supervisão externa pode auxiliar a equipe a produzir-se em equipe operativa, na direção de seu projeto de cuidar da vida.

    Abstract in Spanish:

    El presente estudio es una revisión teórica sobre el trabajo de equipo en el Programa de Salud de la familia. Definimos trabajo de equipo como una red de relaciones entre personas, relaciones de poderes, saberes, afectos y deseos donde es posible identificar los procesos grupales. Abordamos conceptos de la escuela Argentina de Grupos Operativos que pueden auxiliar a los trabajadores de salud a entrenarse para operar como equipo. En los equipos tenemos tareas visibles (habladas) e invisibles (no dichas), que se cambian y que necesitan ser combinadas y conocidas. La comunicación, el aprendizaje, el sentimiento de pertenecer, el "clima", la pertinencia entre las acciones realizadas y la finalidad del equipo y las relaciones de poder pueden ayudar al equipo a conocerse, analizarse e ir construyéndose como equipo. Terminamos señalando que la supervisión externa puede auxiliar el equipo a producirse en equipo operativo en la dirección de su proyecto de cuidar de la vida.

    Abstract in English:

    This work is a theoretical revision of team work in a family Health Care Program. We define team work in the health care field as a relationship network among people, power, knowledge, affection, and wishes, when there is a possibility of identifying group processes. We deal with concepts of Operational Group from the Argentinean School, which might help health professionals to get training in team work. We have visible (spoken) and invisible (unspoken) tasks within teams, which are modified and need to be combined and known. Communication, learning, the feeling of belonging, the atmosphere, the actions' pertinence for the team's purpose and power relations may help the team to get to know and analyze each other and to build a team. External supervision may help the team to turn itself into an operational team, working towards a life care project.
  • Academic activity report as a strategy for learning research Artigo De Atualização

    Soubhia, Zeneide; Ruffino, Márcia Caron; Dessunti, Elma Mathias

    Abstract in Portuguese:

    O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar os relatórios de atividades acadêmicas quanto à estrutura e habilidades mentais desenvolvidas pelos graduandos de duas propostas curriculares do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Participaram do estudo 83 alunos; 39 do Currículo de Transição e 44 do Currículo Integrado. Os dados foram coletados por meio de uma ficha de registro que contempla os tópicos do relatório, em dezembro de 2002, dos alunos do Currículo de Transição, e em dezembro de 2003, dos alunos do Currículo Integrado. Os resultados, apresentados na forma de freqüência percentual, apontam que os alunos do Currículo Integrado elaboraram o relatório de atividade acadêmica com estrutura mais adequada que o dos alunos do Currículo de Transição. Esse grupo de graduandos também desenvolveu raciocínios mais complexos, especialmente no tópico "desenvolvimento". Conclui-se que as intervenções junto aos alunos do Currículo Integrado propiciaram melhor desenvolvimento nessa estratégia de ensino.

    Abstract in Spanish:

    La finalidad de este trabajo fue analizar los informes académicos respecto a la estructura y habilidades mentales desarrolladas por graduandos en dos propuestas curriculares del Curso de Enfermería de la Universidad Estadual de Londrina, Brasil. Participaron del estudio 83 alumnos: 39 del Currículo de Transición y 44 del Currículo Integrado. Los datos se obtuvieron a través de un formulario de registro que contempla los tópicos del informe, en Diciembre del 2002 para los alumnos del Currículo de Transición y en Diciembre del 2003 para los del Currículo Integrado. Los resultados, presentados en una lista de frecuencia porcentual, indican que los alumnos del Currículo Integrado elaboraran informes académicos con estructura más adecuada que los alumnos del Currículo de Transición. Este grupo de alumnos también desarrolló raciocinios más complexos, en especial en el tópico "desarrollo". Las intervenciones en el grupo del Currículo Integrado permitieron resultados superiores en esta estrategia de enseñanza.

    Abstract in English:

    This study aimed to analyze academic activity reports about the structure and mental abilities developed by graduate students of two nursing curriculums proposals at a Brazilian university. The study was based on 83 students: 39 from the Transition Curriculum (group I) and 44 from the Integrated Curriculum (group II). Data were collected through a registration card with topics from the December 2002 report by group I and the December 2003 report by group II. The results, presented as frequency percentages, showed that group II elaborated the academic activity report with a better structure than group I. This group also developed a more complex reasoning, especially in the "development" topic. Interventions with group II present a better development in this teaching strategy.
  • Situation of endemic pemphigus foliaceus in Mato Grosso do Sul, Brazil, 1990-1999 Comunicações Breves/relato De Casos

    Chagas, Aucely Corrêa Fernandes; Ivo, Maria Lúcia; Honer, Michael Robin; Correa Filho, Ruy

    Abstract in Portuguese:

    Com o objetivo de caracterizar epidemiologicamente o pênfigo foliáceo endêmico, investigaram-se 307 casos. A patologia predominou no trabalhador rural na faixa de 10 a 42 anos. Verificou-se maior incidência em dezembro, janeiro, fevereiro, março e maio (média de 30,7 casos anuais). Os achados evidenciaram um corredor coincidindo com o divisor de águas do estado.

    Abstract in Spanish:

    Este estudio identificó a 307 casos para caracterizar epidemiológicamente pénfigo foliáceo endémico. La enfermedad predominó en trabajadores rurales, con edad entre 10 y 42 años. Los niveles de incidencia fueron mayores en Diciembre, Enero, Febrero, Marzo y Mayo, con un promedio de 30,7 casos anuales. Los hallazgos mostraron un corredor, coincidiendo con el divisor de agua del Estado.

    Abstract in English:

    307 cases were examined to characterize epidemiological aspects of endemic pemphigus foliaceus. The disease was predominantly identified in rural workers between 10 and 42 years old. Incidence was higher in the December, January, February, March and May (average: 30.7 cases/year). Our findings identified a corridor, coinciding with the state watershed.
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br
Accessibility / Report Error