Accessibility / Report Error

EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D DURANTE A GESTAÇÃO NO RECÉM-NASCIDO E LACTENTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo:

Identificar os efeitos da suplementação de vitamina D durante a gestação no recém-nascido e lactente.

Fontes de dados:

Revisão integrativa da literatura baseada em ensaios clínicos publicados em revistas indexadas nas bases de dados PubMed e Web of Science. Foi realizada uma busca em cada base de dados, que partiu da associação (and) dos descritores de saúde vitamin D e pregnancy. Na busca pelas informações, foram estabelecidos critérios de seleção e não houve limitação de idioma nem de ano de publicação.

Síntese de dados:

A seleção final resultou em 44 ensaios clínicos - a maioria randomizada e duplo-cego -, que foram realizados em ambulatórios, hospitais de referência e universidades sobretudo da Europa. As amostras estudadas foram predominantemente de recém-nascidos. Nesses 44 ensaios, foram testadas 23 formas de suplementação de vitamina D na gestação, com diferentes doses, regimes e tempos de uso, e estudaram-se 14 desfechos diferentes nos recém-nascidos e lactentes. Dos 44 estudos, 35 demonstraram efeitos benéficos da suplementação de vitamina D durante a gestação nos recém-nascidos e lactentes de forma estatisticamente significante, quando comparados aos do grupo controle.

Conclusões:

A suplementação de vitamina D na gestação, por no mínimo três meses antes do parto, potencialmente influencia de forma positiva o metabolismo do cálcio, o crescimento físico e o desenvolvimento do sistema imunológico dos recém-nascidos e lactentes, entretanto não há conhecimento suficiente para a definição da dose ideal nem para garantir a inexistência de possíveis efeitos adversos em longo prazo.

Palavras-chave:
Vitamina D; Gestação; Recém-nascido; Lactente; Suplementos naturais

Sociedade de Pediatria de São Paulo R. Maria Figueiredo, 595 - 10o andar, 04002-003 São Paulo - SP - Brasil, Tel./Fax: (11 55) 3284-0308; 3289-9809; 3284-0051 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rpp@spsp.org.br