Editorial Ciência aberta e universidade pública CALDEIRA, Ana Paula Sampaio |
DOSSIÊ Apresentação: Monarquia, Império e Politica Popular na Era das Revoluções Atlânticas ECHEVERRI, Marcela |
DOSSIÊ Lo que invocar la figura del Rey y la justicia regia significaba (y lo que no): Monarquismo popular en Charcas tardocolonial SERULNIKOV, Sergio Resumo em Espanhol: Resumen El artículo explora las expresiones de monarquismo popular entre sectores indígenas y plebeyos urbanos en Charcas a fines del siglo XVIII. Analiza los fundamentos ideológicos de acciones colectivas, representaciones simbólicas y prácticas políticas que invocaban la imagen del rey. Se basa en eventos tales como las grandes rebeliones tupamaristas y kataristas, varias protestas en La Plata (hoy Sucre) en la década de 1780 y el levantamiento de la ciudad en 25 de Mayo de 1809. El argumento central es que en Hispanoamérica colonial el Rey era un significante vacío. En la medida que carecía de todos los atributos materiales asociados a magistrados y organismos de gobierno, podía ser evocado para transmitir aquiescencia al orden establecido tanto como para subvertir radicalmente las relaciones de poder en el que ese orden su fundaba. Por consiguiente, las implicancias profundas del legitimismo monárquico no debieran ser inferidas de los pronunciamientos formales y las declaraciones de principios sino del contexto político de las acciones colectivas y su inscripción en la esfera pública.Resumo em Inglês: Abstract The article addresses expressions of popular monarchism among Indians and urban groups in late colonial Charcas. It explores the ideological underpinnings of collective actions, symbolic representations, and political practices that invoked the King´s image. It draws from various historical events such as the Tupac Amaru and Katarista indigenous rebellions, popular protests in the city of La Plata (present-day Sucre) in the 1780s, and the Charcas uprising of May 25, 1809. The central argument is that in Spanish America the king was an empty signifier. As the King's image lacked all the material and symbolic attributes associated with government officials and bodies, it could be deployed to convey compliance to the existing political order as well as to subvert in radical ways the relations of power on which that order was predicted. Therefore, the profound implications of monarchical legitimacy cannot be inferred exclusively from formal statements, programs, and declarations of principles but from the political nature of the collective practices and their inscription into the public sphere. |
DOSSIÊ Condecorações monarquistas nas guerras de independência da América Espanhola: O cacique Núñez de Mamatoco e a Real Ordem Americana de Isabel a Católica SAETHER, Steinar Andreas Resumo em Português: Resumo Este artigo usa as diversas distinções monarquistas recebidas pelo cacique do pequeno povoado indígena de Mamatoco para explorar os significados e as funções das condecorações tanto da perspectiva dos funcionários da Coroa quanto daqueles que as recebiam. O texto explica o uso estratégico das condecorações em tempos de guerra, o novo caráter iluminista das distinções honoríficas na era napoleônica, e por que os historiadores devem ser cuidadosos em considerá-las como uma evidência do monarquismo popular.Resumo em Inglês: Abstract This article uses the multiple royal distinctions received by the cacique of the small Indian pueblo of Mamatoco to explore the meanings and functions of decorations both from the perspective of the Crown’s officials and the recipients. It explains the strategic use of decorations in time of war, the new enlightened character of honorific distinctions in the Napoleonic era, and why historians should be careful in viewing them as evidence of popular royalism. |
DOSSIÊ Las razones de Don Braulio, o el realismo popular venezolano como problema historiográfico STRAKA, Tomás Resumo em Espanhol: Resumen El presente artículo plantea algunos problemas históricos e historiográficos sobre el realismo popular venezolano. Basándose en la idea de que su importancia fue fundamental en el moldeamiento del Estado-nación, tanto por los desafíos que impuso a los republicanos, como por los fenómenos sociales que expresó, subraya la escasez de estudios sobre el tema y trata de ofrecer algunas alternativas para su investigación. Para ello toma las memorias de un soldado realista, Braulio Fernández, para a través de sus ideas y omisiones, identificar algunos tópicos que caracterizaron al realismo popular, que sirvan de guía para futuras investigaciones.Resumo em Inglês: Abstract This article presents some historical and historiographical problems posed by Venezuelan popular royalism. Based on the idea that this movement of critical importance in the Venezuelan nation-state’s construction, because of the challenges that it posed for republicans as well as the social phenomena that it involved, this paper highlights the lack of studies about this issue and offers some alternative approaches to it. The autobiography of a royalist soldier, Braulio Fernández, is analyzed to identify some features of popular royalism, that can guide further research. |
DOSSIÊ Reis negros, cabanos, e a Guarda Negra: Reflexões sobre o monarquismo popular no Brasil oitocentista KRAAY, Hendrik Resumo em Português: Resumo Analisando três casos de monarquismo popular no final da Colônia e no Império brasileiro, este artigo sustenta que o monarquismo popular constituía um elemento importante, embora nem sempre reconhecido, da política popular. O apoio popular à monarquia e os esforços dos integrantes das classes baixas para se associarem aos reis e aos imperadores eram, com frequência, vistos como ameaças radicais aos detentores do poder. Baseado nos trabalhos de estudiosos da cultura e da política popular brasileira, manuscritos, periódicos e observações de estrangeiros, este artigo focaliza no costume, do final da época colonial, das irmandades negras em eleger reis (e outros indícios de visões afro-brasileiras da monarquia), na Revolta dos Cabanos em Pernambuco (1832-1835), e na onda do apoio popular à monarquia que varreu o Brasil nos dezoito meses entre a Abolição da escravidão (13 de maio de 1888) e a proclamação da República (15 de novembro de 1889). Cada um desses episódios demonstra como a compreensão popular da monarquia com frequência estruturava demandas radicais.Resumo em Inglês: Abstract Examining three instances of popular royalism in late-colonial and imperial Brazil, this article argues that popular royalism constituted an important, if not always acknowledged, element of popular politics. Popular support for the monarchy and the efforts of members of the lower classes to associate with kings and emperors were frequently perceived as radical challenges to those who held power. Based on the work of scholars who have examined Brazilian popular culture and politics, archival sources, newspapers, and foreigners’ observations, this article focuses on the late-colonial custom of electing black kings in brotherhoods (and other indications of Afro-Brazilian understandings of monarchy), the 1832-1835 Cabanos Rebellion in Pernambuco, and the wave of popular support for the Brazilian monarchy that swept the country in the eighteen months between slavery’s abolition (13 May 1888) and the republic’s proclamation (15 November 1889). Each of these episodes demonstrates how popular understandings of monarchy frequently framed radical claims. |
DOSSIÊ Armando o povo contra a revolução: Milícias populares monarquistas na Europa da Restauração SARLIN, Simon Resumo em Português: Resumo Durante a era da Restauração, um certo número de milícias populares foi criado por regimes monárquicos na França, na Espanha, em Portugal e em vários Estados italianos. Essas diversas experiências não receberam dos historiadores a mesma atenção que as milícias cívicas implementadas pela Revolução e depois pelas monarquias liberais. Inspiradas por essas últimas, mas também por antecessores mais antigos, essas milícias populares monarquistas serviram para demonstrar a capacidade dos regimes conservadores em mobilizar a população e combater o liberalismo com suas próprias armas. Sua importância foi, assim, tanto simbólica, como demonstração da lealdade e do apoio das massas populares, quanto prática, assegurando forças mais amplas, mais baratas e algumas vezes mais confiáveis do que os exércitos regulares para garantir a ordem e controlar as oposições contestadoras. Seu recrutamento e seus efetivos fornecem, portanto, instrumentos para medir o apoio popular ativo às monarquias tradicionais.Resumo em Inglês: Abstract During the Restoration era, a number of popular militias were created by monarchical regimes, in France, Spain, Portugal and various Italian states. These various experiences have not received the same attention from historians as the civic militias implemented by the Revolution and then by the liberal monarchies. Inspired by the latter but also by older precedents, these royalist popular militias were to demonstrate the ability of conservative regimes to mobilize the people and fight liberalism with its own weapons. Their importance was therefore both symbolic, as a demonstration of the loyalty and support of the popular masses, and practical, providing more extensive, cheaper and sometimes more reliable forces than regular armies to guarantee order and control the contesting oppositions. Their recruitment and manpower thus provide instruments for measuring active popular support for traditional monarchies. |
DOSSIÊ Os Quilombolas Monarquistas da Jamaica no Mundo Atlântico Britânico, 1740-1800 CHOPRA, Ruma Resumo em Português: Resumo Este artigo investiga como uma comunidade de ex-escravos, os quilombolas de Trelawney Town, do norte da Jamaica, sobreviveu à escravidão e ao exílio, aliando-se aos interesses do Império Britânico. A Jamaica, como outras sociedades escravistas do Novo Mundo, produziu fugitivos, e quando esses escravos fugidos estabeleceram comunidades separadas e autônomas de longa duração foram chamados, em inglês, de Maroons e, em português, de quilombolas. O isolamento protegeu os quilombolas jamaicanos da escravidão, mas também os impediu de participar da prosperidade do Império Britânico em expansão. Em 1740, após anos de guerrilha contra a elite colonial, seis grupos quilombolas da ilha assinaram tratados nos quais aceitavam o regime da plantation, optando por usar sua experiência de guerrilha em benefício dos grandes proprietários, e não contra eles. Em troca de sua própria autonomia, tornaram-se caçadores de escravos e impediram outros escravos de estabelecer novas comunidades quilombolas. Porém, décadas de lealdade não evitaram que o maior grupo de quilombolas, o de Trelawney Town, fosse banido. Em 1796, após uma guerra violenta, o governo colonial deportou-os sumariamente para a Nova Escócia britânica. Depois de quatro anos ali, os 550 quilombolas de Trelawney Town foram transferidos para Serra Leoa. Apesar da deportação, eles continuaram a se ver como um grupo privilegiado na Nova Escócia e em Serra Leoa, e fizeram o possível para revitalizar sua lealdade ao rei, para se mostrarem como “amigos úteis” do Império. Suas ações revelam que o monarquismo popular do século XVIII era suficientemente elástico para funcionar sob condições drasticamente modificadas.Resumo em Inglês: Abstract This paper explores how one community of ex-slaves, the Trelawney Town Maroons of northern Jamaica, survived slavery and exile by siding with the interests of the British Empire. Jamaica, like other New World slave societies, produced runaways; when these runaway slaves established separate and autonomous long-lasting communities, they were called Maroons. Isolation protected Jamaica’s Maroons from slavery but also prevented them from partaking in the prosperity of the growing British Empire. In 1740, after years of guerilla warfare with the colonial elite, the island’s six Maroon groups signed treaties in which they accepted the planter regime. They chose to use their guerilla experience on behalf of the planter class, not against it. In exchange for their own autonomy, they became slavecatchers, and prevented other slaves from establishing new Maroon communities. But decades of loyalty did not safeguard the largest group of Maroons, the Trelawney Town Maroons, from banishment. In 1796, after a violent war, the colonial government summarily deported them to British Nova Scotia. After four years in Nova Scotia, the 550 Trelawney Town Maroons relocated to Sierra Leone. Despite their deportation, the Maroons continued to view themselves as a privileged group in Nova Scotia and in Sierra Leone, and they did everything possible to revitalize their loyalty to the king, to show themselves as “useful friends” of empire. Their actions show that eighteenth-century popular royalism was sufficiently elastic to function under drastically changed conditions. |
DOSSIÊ O apoio popular à monarquia no contexto das revoluções liberais: Brasil e Portugal (1820 e 1834) GONÇALVES, Andréa Lisly Resumo em Português: Resumo Neste artigo, apresento algumas considerações sobre o emprego da categoria popular royalism para o entendimento do apoio popular aos reis, no Brasil e em Portugal, no contexto de crise dos impérios modernos, entre as décadas de 1820 e 1830. O objetivo é analisar o alinhamento à monarquia por parte de indígenas, mestiços e escravos, no Novo Mundo, assim como de camponeses pobres, bandoleiros e pessoas desenraizadas, na ex-metrópole. Longe de confirmar a interpretação, corrente na historiografia, de que se tratava de uma adesão ingênua, pré-política ou fanatizada aos reis, esse alinhamento representou a possibilidade de ampliação de conquistas por parte dos grupos subalternos. A peculiaridade do caso luso-brasileiro reside no fato de que, tanto a contrarrevolução, representada por D. Miguel, quanto o liberalismo, com D. Pedro, contaram com extenso apoio popular. No Brasil, a figura do Primeiro Imperador, associada ao Antigo Regime por grupos políticos a ele rivais, foi apropriada pelo que se designava à época como classes ínfimas, na luta pela liberdade. Não faltaram, ainda, registros de apoio ao Infante e, depois, ao rei, D. Miguel, em algumas províncias brasileiras. Em Portugal, ainda que o extenso apoio popular ao miguelismo se explique pela natureza repressiva do regime, os setores populares conseguiram explorar, em seu benefício, as contradições de um monarca que carecia de legitimidade interna e internacionalmente.Resumo em Inglês: Abstract The aim of this article is to discuss the use of popular royalism as a category to study popular support for kings, both in Brazil and Portugal, in the context of the crisis of modern empires in the 1820s and 1830s. The purpose is to show how the support of Indians, mixed race people, and slaves for monarchies in the New World, as well as the support of poor peasants and uprooted people in the former metropolis, do not seem to correspond to the current historiographical interpretation of them as naive, pre-political or fanatic adherents to monarchs. On the contrary, the popular support for kings might represent the possibility of enlarging the gains of the subaltern groups. The Luso-Brazilian case is peculiar because both the counterrevolution, represented by D. Miguel, and liberalism, represented by D. Pedro, had broad popular support. In Brazil, the figure of the first emperor, which had been associated with the Old Regime by his political enemies, was appropriated by the underclass in their struggle for freedom. Likewise, there were also indications of support for Prince, later King D. Miguel, in some Brazilian provinces. In Portugal, although broad popular support for Miguelism can be partly attributed to the repressive nature of the regime, the lower classes were able to take advantage of the contradictions of a monarch who lacked internal and external legitimacy in order to achieve their interests. |
ARTIGOS Um sistema comercial-cultural de importação de porcelanas de mesa francesas no Brasil do século XIX BARBUY, Heloisa Resumo em Português: Resumo O presente artigo propõe uma incursão pelos meandros do comércio de porcelanas de mesa francesas no Brasil do século XIX. Trabalhando na perspectiva da cultura material, busca compreender as características e valores que presidem a produção de porcelanas na França e apreender os mecanismos que se estabelecem, por meio do comércio de exportação-importação, no processo de introdução de um padrão francês nos usos e gostos da elite brasileira, que o adota como parte de seu modo de vida e de sua imagem de classe. Explora documentação relacionada ao comércio de porcelanas entre a França e o Brasil, em especial correspondência consular e arquivos manufatureiros franceses, e toma como eixo documental a coleção de porcelanas do Museu Paulista da USP como fonte material. Ao final, aborda o caso de uma casa comercial no Rio de Janeiro relacionada a um importante serviço de mesa.Resumo em Inglês: Abstract This article proposes to enter the meanderings of the French porcelain tableware trade in nineteenth century Brazil, taking the collection of the Museu Paulista of USP as a documentary axis. Working from the perspective of material culture, it seeks to understand the characteristics and values that governed the production of porcelain in France and to understand the mechanisms that were established through the export-import trade, in the process of introducing a French standard of uses and tastes to the Brazilian elite, who adopted it as part of their way of life and their class image. Documentation related to the porcelain trade between France and Brazil is looked at, in particular consular correspondence and French manufacturing archives. The tableware collection of the Museu Paulista of USP is taken as a documentary axis, as material sources. Finally, the case of a commercial establishment in Rio de Janeiro related to an important tableware service is looked at. |
ARTIGOS Los rufianes de Buenos Aires: Prácticas de proxenetismo global en la Argentina, 1924-1936 SIMONETTO, Patricio Resumo em Espanhol: Resumen El objetivo de este artículo es estudiar las prácticas, sentidos y trayectorias de varones consignados por el Estado como proxenetas entre 1924 y 1936. El texto estudia estos vínculos como una variable especifico dentro de las heterogéneas configuraciones de venta de sexo. Describe a sujetos que compartían un repertorio de prácticas que incluían la obtención de dinero de dos o más mujeres que vendían sexo, circulación de saberes y capital social a escalas locales, regionales y transnacionales de mediano o corto alcance, articuladas todas ellas con solidaridades recíprocas entre camaradas en la construcción de circuitos sexo comerciales. Para cumplir con este objetivo utiliza un corpus documental que incluye expedientes de expulsión de extranjeros, informes de la Liga de Naciones, el informe del investigador privado Paul Kinsie, entre otros.Resumo em Inglês: Abstract The aim of this article is to study the practices, meanings, and trajectories of men regarded by the State as pimps between 1924 and 1936. The text studies these relations as a specific variable of the heterogenous configurations of the sale of sex. It describes subjects who shared a repertoire of practices which included obtaining money from two or more women who sold sex, the circulation of knowledge and social capital at the local, regional, and transnational scale in the medium or short term, all connected through reciprocal solidarities between colleagues in the construction of commercial circuits of sex. To achieve this a documentary corpus is used including files on the expulsion of foreigners, documents from the League of Nations, and the report of the private researcher Paul Kinsie, amongst others. |
ARTIGOS Jovens trabalhadores em 3x4: Fotografia e história do trabalho no Rio Grande do Sul, 1933-1943 LOPES, Aristeu Elisandro Machado Resumo em Português: Resumo A proposta deste artigo é analisar um conjunto de informações sobre jovens trabalhadores do Rio Grande do Sul que solicitaram carteira profissional entre os anos de 1933 e 1943. O objetivo será desenvolvido a partir das fichas de qualificação profissional que estão salvaguardadas no Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas. Pretende-se averiguar alguns dados registrados nelas, como a profissão, e as fotografias 3x4 desses trabalhadores. Os dados serão comparados com o decreto que criou a carteira profissional, em 1932, e com aquele que regulamentou o trabalho dos menores com idade entre 14 e 18 anos, publicado no mesmo ano. Em relação às fotografias 3x4, elas constituem suportes importantes para compreender a participação de meninos e meninas trabalhadores nos mundos do trabalho no momento em que as relações entre o estado, governado por Getúlio Vargas, e os trabalhadores estavam se intensificando a partir da criação de leis trabalhistas. A análise das fotografias 3x4 permitiu compreender nuances sobre o trabalho infanto-juvenil nas décadas de 1930 e 1940 e, igualmente, as condições de trabalho que nem sempre respeitavam as normas vigentes.Resumo em Inglês: Abstract This article aims to analyze information about young workers in Rio Grande do Sul state who applied for a carteira profissional (official work documents) from 1933 to 1943. Used for this will be the professional qualification records kept by Historical Documentation Group of the Federal University of Pelotas. It is intended to discover some data kept in these, such as profession and the 3x4 photographs of these workers. The data will be compared with the government decree that created the carteira profissional in 1932 and also with the one that regulated the work of minors, aged between14 and 18, published the same year. In relation to the 3x4 photographs, they constitute important supports for understanding the participation of boys and girls in the world of work at a time when the relations between the state governed by Getulio Vargas and workers were intensifying due to the creation of labor laws. The analysis of 3x4 photographs has made it possible to understand the work of children and youth in the 1930s and 1940s and also that working conditions that did not always comply with the regulations in force at the time. |
RESENHA Outro olhar sobre Marx BRITO, Leonardo Octavio Belinelli de |
RESENHA A Península e a Ilha: Ibéricos e ingleses no Atlântico dos séculos XVI ao XIX KALIL, Luis Guilherme |