Política Editorial
Foco e escopo
A RBH, como um periódico acadêmico vinculado à Associação Nacional de História (ANPUH), foi fundada em 1981 e tem como missão divulgar os resultados mais expressivos da pesquisa histórica, servindo como referência para a evolução do debate historiográfico nacional e o fortalecimento de sua integração ao circuito internacional de produção de conhecimento na área de História.
Ela possui as seções de artigos avulsos, dossiês, artigos de debates, entrevistas e resenhas e publica apenas pesquisas e reflexões originais e inéditas. Aceita submissões em português, espanhol ou inglês.
Poderão submeter artigos para publicação na RBH doutoras e doutores em História ou áreas afins. A submissão de resenhas e entrevistas está igualmente aberta para submissão por mestres e doutorandas e doutorandos. |
Política de acesso aberto
A RBH oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. |
Política de taxas
A RBH não realiza cobranças de taxas de submissão ou de publicação. |
Periodicidade
A RBH publica seus números quadrimestralmente. |
Política de publicação prévia (preprints, teses e dissertações)
A RBH endossa os princípios da Ciência Aberta no que concerne à publicação de manuscritos que foram previamente depositados em um servidor não comercial de preprints (como SciELO Preprints, SocArXic e Zenodo), desde que não tenham sido submetidos simultaneamente à revisão por pares em outro periódico. O(a) autor(a) responsável deve informar se o manuscrito está depositado em um servidor de preprints e obrigatoriamente fornecer o DOI correspondente.
A RBH aceita textos derivados de teses e dissertações. No entanto, estes textos devem necessariamente ter o formato de um artigo científico e o texto da conclusão deve ser totalmente inédito. |
Recomendações Éticas
A RBH está comprometida com critérios éticos de publicação e zela por mecanismos que permitam a identificação de plágios, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos. Assim, recomendamos enfaticamente que os(as) autores(as) sigam as seguintes instruções nos textos submetidos à revista:
Todos os textos submetidos à RBH passam por um procedimento de verificação de similaridade dos manuscritos submetidos. Ele visa a garantir que eventuais apropriações de textos de terceiros estejam corretamente marcadas na versão a ser publicada, como se espera nos produtos acadêmicos. Caso mostre-se necessário, serão solicitadas explicações adicionais referentes aos resultados dos relatórios de similaridade aos(as) autores(as). Neste caso, caberá ao(a) editor(a)-chefe, em conjunto com os(as) demais editores(as) e com o Conselho Editorial, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito; garantindo, em todas as etapas, a ampla manifestação por parte dos autores(as) do texto.
No caso de publicação de textos que venham a ser acusados de alguma infração ética pela comunidade, a questão será analisada e discutida pelo Conselho Editorial, podendo-se decidir pelos seguintes procedimentos:
|
Política de multiautoria
Os manuscritos que possuírem mais de um autor deverão, no momento da submissão, incluir todos os seus nomes na “Lista de Coautores”.
Somente serão considerados autores os(as) pesquisadores(as) que participaram, mesmo que em proporções diferentes, das seguintes etapas:
Todos(as) os(as) autores(as) são responsáveis igualmente e concordam integralmente com o conteúdo submetido e/ou publicado.
A RBH considera que podem existir outras formas de participação na pesquisa que subsidia o trabalho, bem como na elaboração do texto. Baseia-se, para isso, nos critérios estabelecidos pelo Contributor Roles Taxonomy (CRediT) – ABRALIN. Os(as) participantes que se encontrarem em alguma dessas categorias, mas que não possuem estatuto de autor, deverão ser mencionados em uma nota de rodapé de agradecimento no início do texto, de acordo com suas contribuições. |
Política de conflito de interesses
A credibilidade pública do periódico depende também de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, a revisão por pares e a tomada de decisões pelos editores. Conflitos de interesses podem surgir quando autores(as), revisores(as) ou editores(as) possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou a avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Quando os(as) autores(as) submetem um manuscrito são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos/apoio financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os(as) autores(as) devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. As contribuições de pessoas que são mencionadas nos agradecimentos por sua assistência na pesquisa devem ser descritas e o seu consentimento para a publicação deve ser documentado.
Nesse sentido, é obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse no momento da submissão, que o parecerista faça o mesmo no momento de aceitação da avaliação do conteúdo do artigo, bem como os(as) Editores(as), perante o seu Conselho Editorial. |
Declaração de Direito Autoral e licença de distribuição de conteúdo
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos textos publicados e se responsabiliza(m) integralmente pelo seu conteúdo. Todos os conteúdos publicados na RBH são distribuídos em acesso aberto sob licença da Creative Commons (CC-BY) Atribuição 4.0 Internacional. |
Política de autoarquivamento
Autores(as) têm permissão e são encorajados a realizar o depósito dos trabalhos publicados (somente versão post-print) em repositórios institucionais, redes sociais acadêmicas (ResearchGate, Academia.edu) e locais semelhantes (sempre oferecendo uma indexação detalhada do item).
A RBH segue a Política de Proteção de Dados Pessoais do Governo Federal. Os dados fornecidos no momento da submissão serão usados apenas e exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e para fins acadêmicos, não sendo disponibilizados para terceiros. |
Processo de Peer Review
A forma padrão de revisão por pares adotada pela RBH é a duplo-cega (double blind peer review), em que as identidades dos revisores e dos(as) autores(as) são ocultadas uns dos outros ao longo do processo de avaliação.
No entanto, em conformidade com os princípios da Ciência Aberta, a RBH disponibiliza a possibilidade de que a avaliação seja:
Nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos(as) autores(as) e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta.
Todas as contribuições científicas são revisadas pelo editor e pelos membros do Conselho Editorial designados para essa tarefa, com os seguintes processos:
|
Critérios para submissão dos textos
Dos artigos
Consideramos artigos os textos inéditos que tanto podem ser frutos de pesquisa original, de revisão de literatura ou mesmo de opinião. A RBH publica artigos avulsos, artigos de dossiê e artigos de debate. Os artigos de fluxo contínuo e os que compõem os dossiês terão a extensão entre 7.000 e 8.500 palavras, incluindo notas (limitadas a 30) e referências bibliográficas. Nenhum artigo será avaliado sem cumprir esta regra. Os textos em português e espanhol aprovados para a publicação poderão ser publicados em versão original e traduzidos para o inglês, a critério do(a) editor(a). No caso dos trabalhos recebidos em inglês, serão publicadas as traduções para o português e/ou as versões originais (no caso de trabalhos inéditos), igualmente a critério do(a) editor(a). Os custos da tradução e da revisão das mesmas, quando não contemplados pela RBH, serão repassados aos(às) autores(as). Dos Dossiês A RBH abre anualmente uma chamada para seus dossiês, cujos temas tanto podem ser encaminhados pelas seções estaduais da ANPUH e/ou pela comunidade em geral. Cabe ao Conselho Editorial conjuntamente com os(as) editor(as) a decisão sobre as propostas. Após sua aprovação, seus(suas) coordenadores(as) acompanharão, sob a orientação da editoria, o processo de avaliação dos mesmos. Eles(as) são encarregados(as) da escrita do artigo de apresentação, no prazo acertado com a editoria, em que se espera uma avaliação circunstanciada da temática do dossiê. É vetada sua participação também no envio de artigos. Dos Debates A RBH: Debates é uma seção que possui de 2 a 3 artigos derivados de uma discussão promovida pela Revista a partir de temas previamente selecionados. Seu objetivo é manter um espaço de reflexão para problemas emergentes nos espaços públicos da contemporaneidade, que afetam, provocam e interpelam o exercício da profissão de História. Seus temas e convidados são definidos pelo Conselho Editorial em conjunto com o(a) editor(a). Das Resenhas A obra a ser resenhada pode ter sido escrita em qualquer idioma e publicada em qualquer país, desde que relacionada aos debates historiográficos e às suas relações com os demais campos do saber. Seus textos devem ter entre 2.000 a 4.000 palavras. As obras resenhadas podem ser livros, filmes, documentários ou congêneres inédito, publicados e/ou lançados originalmente há no máximo 4 (quatro) anos, tanto no que diz respeito às publicações e produções brasileiras quanto às obras estrangeiras. Toda resenha deve ter um título que indique ao leitor o objetivo analítico do resenhista, além de apresentar as referências bibliográficas. A RBH reservará a publicação de, no mínimo, 1/3 (um terço) das resenhas de obras relacionadas ao tema de cada dossiê. Em não havendo indicações pelos organizadores do dossiê, as resenhas publicadas serão aquelas recebidas em fluxo contínuo e aprovadas pelos pareceristas Das Entrevistas As entrevistas encaminhadas à RBH devem conter uma breve apresentação do entrevistado e possuir as mesmas dimensões de um artigo. Cabe ao Conselho Editorial a avaliação e a aprovação das mesmas. |
Declaração de Direito Autoral e licença de distribuição de conteúdo
Os artigos publicados pela Revista Brasileira de História são resumidos ou indexados em:
|
Patrocinador
A publicação da Revista Brasileira de História recebe apoio:
|
Editor responsável
|
Conselho Editorial (RBH)
|
Editoria associada internacional
|
Assistente Editorial (RBH)
|
Preparação dos manuscritos
A submissão de manuscritos deve ser feita exclusivamente pelo sistema eletrônico de editoração da RBH. Referências à autoria devem ser eliminadas do texto, das notas de rodapé e das propriedades do arquivo para que não haja qualquer informação que possa identificá-la. Eventualmente, as mesmas poderão ser colocadas no momento de edição do artigo. No caso de o(a) autor(a) estar de acordo em revelar sua identidade, essa ação é desnecessária. Os artigos submetidos em língua portuguesa deverão apresentar título, resumo e palavras-chave nas línguas portuguesa e inglesa. Os artigos submetidos em língua espanhola deverão apresentar título, resumo e palavras-chave nas línguas espanhola e inglesa. Os artigos submetidos em língua inglesa deverão apresentar título, resumo e palavras-chave nas línguas portuguesa e inglesa. Os textos que forem aprovados mediante reformulação deverão ser submetidos após a revisão com a marcação das modificações realizadas. A Revista Brasileira de História não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens. Os dados de todos os(as) autores(as) deverão, obrigatoriamente e de forma precisa, constar no formulário, no ato do cadastro no sistema eletrônico de editoração, incluindo o ORCID.
Normas de citação As referências bibliográficas completas devem ser listadas em ordem alfabética no final das contribuições, conforme o padrão a seguir. Quando citada no texto, a obra deve ser indicada de maneira simplificada, seja no corpo do artigo, seja em nota, no formato (Autor, ano, página). Ex.: (Holanda, 1936, p. 79). Apenas devem constar nas referências obras efetivamente citadas no texto.
Livro SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano. Exemplos: VAN DEN BERGHE, Pierre L. The Ethnic Phenomenon. New York: Elsevier, 1981. VIEIRA, David Gueiros. O Protestantismo, a Maçonaria e a Questão Religiosa no Brasil. Brasília: UNB, 1996.
Capítulo ou parte de livro SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano. pp. xxx-yyy. Exemplos: CARDIM, Pedro. A prática diplomática na Europa do Antigo Regime. In: RODRIGUES, Luís Nuno; MARTINS, Fernando (Orgs.). História e Relações Internacionais. Évora: Publicações do Cidehus, Edições Colibri, 2004. pp. 11-53. PLATA, Mercedes Gómez-García. Culture Populaire et Loisir Citadin: Les Cafes Cantantes De 1850 a 1900. In: SALAÜN, Serge; ÉTIENVRE, Françoise (Dirs.). Du loisir aux loisirs (XVIIIe – XXe siècles). Paris: Publication du CREC, 2006. pp. 110-126.
Artigo em periódico (incluindo os que são fontes de pesquisa) SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, Cidade (se houver): Editora (se houver), v. xx, n. xx, pp. xxx-yyy, ano. Exemplos: BAR MAJESTIC. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 8, 06 mai. 1915. Bueno, Elen de Paula; FREIRE, Marina; OLIVEIRA, Victor Arruda Pereira de. As origens históricas da diplomacia e a evolução do conceito de proteção diplomática dos nacionais. Anuario Mexicano de Derecho Internacional, v. 17, pp. 623-649, 2017. FROU-FROU, Rio de Janeiro, n. 3, ago., 1923. JOE (pseud. de Paulo Barreto/João do Rio). Cinematógrafo. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, p. 1, 9 mai. 1909.
Trabalho acadêmico SOBRENOME, Nome. Título do trabalho: subtítulo. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em...) – Unidade, Instituição. Cidade, ano. nnnp. Exemplos: MARQUES, Marlon Rodrigues. Nos Átrios do Golpismo: associações civis e religiosas na desestabilização do governo de João Goulart. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2020. 151 p. VÉRAS, Rogério de Carvalho. O arquiteto das orquídeas: trajetória e memória de George William Butler, médico e missionário protestante no Nordeste da aurora republicana (1883-1919). Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2018. 391 p.
Texto obtido na internet SOBRENOME, Nome. Título. Data (se houver). Disponível em: www... Acesso em: dd mmm. ano. Exemplos: CARDOSO, Rosa et al. Ativistas de Direitos Humanos criticam acordo com a Volkswagen sobre cumplicidade com a ditadura. 24 set. 2020. Disponível em: https://esquerdaonline.com.br/2020/09/24/ativistas-de-direitos-humanos-criticam-acordo-com-a-volkswagen-sobre-cumplicidade-com-a-ditadura/?fbclid=IwAR3dhxw8BiRD1S4vvzkYyB7spkhiQzTAoFE9VJFn_HhjYf-E955eMNUMUKA. Acesso em: 2 mar. 2021. SAAD-FILHO, Alfredo. Neoliberalismo e pandemia. 19 jan. 2022. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/neoliberalismo-e-pandemia/. Acesso em: 19 jan. 2022.
Trabalho apresentado em evento SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número (se houver), ano, Local do evento. Anais... Local: Editora (se houver), ano. pp. xxx-yyy. Exemplos: AZEVEDO, Francisca L. Nogueira de. Carlota Joaquina e a revolução de independência no Rio da Prata. In: ENCONTRO DA ANPHLAC, III, 1998, São Paulo. Anais Eletrônicos do III Encontro da ANPHLAC, São Paulo, 1998. pp. 1-21.
Documentos depositados em arquivos AUTOR (se houver). Título (se não houver, usar as três primeiras palavras do texto); Fundo (se houver); localização (se houver, bem como demais detalhamentos julgados pertinentes para o acesso à fonte), Cidade (Arquivo – sigla e por extenso). Data do documento (se houver). Exemplos: ENTROSAMENTO ENTRE A POLÍCIA do DEOPS e a Volkswagen; Fundo DEOPS, localização: 30-C-1 22488, São Paulo (APESP – Arquivo Público do Estado de São Paulo). 1972. OFÍCIO ENCAMINHANDO O ESPELHO completo dos dados cadastrais de requerentes da Comissão de Anistia, em atendimento ao Ofício 18/2013-CNV (com informações pessoais); Localização: BR RJANRIO CNV.0.RCE.00092000153201306, Rio de Janeiro (AR – Arquivo Nacional). 24 jan. 2013. |