Logomarca do periódico: REM - International Engineering Journal

Open-access REM - International Engineering Journal

Publicação de: Fundação Gorceix
Área: Engenharias
Versão on-line ISSN: 2448-167X
Título anterior: Rem: Revista Escola de Minas
Creative Common - by 4.0

SOBRE O PERIÓDICO

 

Breve Histórico

 

A REM - International Engineering Journal (antiga REM - Revista Escola de Minas) é a primeira revista técnica da América do Sul. Foi fundada em janeiro de 1936 pelos estudantes da Escola de Minas de Ouro Preto e, desde então, vem se especializando em publicar artigos nas áreas da Engenharia Civil, Geologia, Metalurgia & Materiais e Mineração e Mecânica & Energia.

Com a mudança da capital de Ouro Preto para Belo Horizonte, algumas escolas se foram, mas houve resistência de muitos ex-alunos, contra transferir a Escola de Minas para Barbacena ou para a nova capital.

A Escola de Minas ficara isolada, o que fez nascer, entre seus estudantes, a ideia de se criar uma revista técnico-científica, como forma de sair do isolamento a que Vila Rica fora colocada. Duas tentativas fracassaram: Auri-verde e Nossa revista. Mas, em 1936, a REM se tornou em uma realidade, e como escreveram o primeiro editor dela: esperamos transformar a atual tentativa em duradoura realização.

Seu objetivo é de servir como meio de publicação para trabalhos originais e técnico-científicos dos pesquisadores nacionais e estrangeiros naquelas áreas. Contribuições originais (artigos e cartas) são aceitas. Artigos de revisão dependem de convite e/ou análise dos Editores.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Desde 2001, a REM faz parte da Coleção SciELO Brasil, passando a fazer parte das publicações de Ciência Aberta. O movimento Ciência Aberta propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública, permitindo acesso gratuito a todos artigos publicados, em todos os domínios do conhecimento da revista.

Em conformidade com as diretrizes de Ciência Aberta, a REM adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores, revisores e autores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados.

A REM, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais disponibilizados em repositórios online abertos de confiança caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito, em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos. A REM requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria.

A REM incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

Este periódico segue o modelo Gold Open Access.

Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta

 

 

Ética na Publicação

 

A REM dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta ética e moral condizente com a editoração cientifica da revista, seguimos as Diretrizes do  COPE (Committee on Publication Ethics). A prevenção da negligência é uma das responsabilidades do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceita na REM. Além disso, a REM tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista e os revisores. Nós não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Por ser a REM uma publicação multidisplinar, compete ao Editor Associado, a total responsabilidade por decisões relativas aos manuscritos, e, eventualmente, poderá desconsiderar as recomendações dos examinadores.

O Editor Associado e os autores não poderão ser oriundos de uma mesma entidade, ou ter algum conflito de interesse.

É obrigatório a indicação pelo(s) autores de potenciais revisores para o manuscrito submetido (ver instruções abaixo: Indicação Obrigatória De Revisores). Os autores poderão, também, indicar revisores não-preferenciais. Cabe ao Editor Associado aceitar, ou não, as indicações.

Os avaliadores indicados devem ter conhecimento do tema do artigo submetido, eles devem ser doutores, ou considerados “notório saber” pela comunidade científica. Eles também não podem pertencer a instituição dos autores, e, não podem ser oriundos de uma mesma entidade.

A REM adota medidas para lidar com as questões éticas e/ou que possam prejudicar a reputação do periódico.

 

 

 

Foco e Escopo

 

O objetivo da REM é de servir como meio de publicação para trabalhos originais e técnico-científicos dos pesquisadores nacionais e estrangeiros naquelas áreas. Contribuições originais (artigos e cartas) são aceitas, e artigos de revisão.

Obs: artigos de revisão dependem de convite e/ou análise dos Editores.

A REM aceitará artigos das seguintes áreas do conhecimento da Engenharia:

  • Civil
  • Geociências
  • Petróleo e Energia
  • Metalurgia, Materiais e Mecânicas
  • Mineração
 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: REM - International Engineering Journal.
  • ISNN: 2448-167X
  • Título abreviado: REM, Int. Eng. J.
  • Publicação de: Fundação Gorceix
  • Periodicidade: Trimestral
  • Modalidade de publicação: Publicação contínua
  • Ano de criação do periódico: 1936
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Processo de Avaliação por Pares

 

Avaliação Cega por Pares

A REM adota a avaliação a cegas por pares. Embora seja permitido aos autores a indicação de possíveis avaliadores para o artigo, algumas medidas foram tomadas para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, (ver instruções abaixo: Indicação Obrigatória De Revisores).

Para completar as precauções é proibido que o Editor Associado e autor tenha a mesma origem.

Em consonância com a Ciência Aberta a SciELO considera três opções de avanço da abertura de peer-review, a REM oferece aos autores/revisores de comum acordo, a critério do Editor Associado, aceitarem as referidas opções de avaliação por pares:

  1. Avaliação por pares duplo-cega: nessa modalidade autores e pareceristas não conhecem a identidade um do outro.
  2. Avaliação por pares simples-cega: nessa modalidade os autores revelam a sua identidade, mas os pareceristas permanecem anônimos.
  3. Avaliação por pares aberta: nessa modalidade autores e pareceristas conhecem a identidade um do outro.

A forma padrão de avaliação adotada pelo periódico é a duplo-cega. Contudo, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta.

 

 

Preprints

 

A REM de forma gradativa vem se alinhando com o atendimento de aceitar manuscritos previamente depositados em repositório de preprints. Um preprint é definido como um manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico.

Essa prática se junta à da publicação contínua como mecanismos para acelerar a comunicação das pesquisas. Os preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação dos artigos e inibem o uso do procedimento duplo cego na avaliação dos manuscritos. O uso dos preprints é uma opção e escolha dos autores e cabe aos periódicos adaptarem suas políticas para aceitar a submissão de manuscritos previamente depositados em um servidor de preprint reconhecido pelo periódico.

Diante da necessidade de um processo de comunicação transparente entre autores e leitores, a REM - International Engineering Journal especifica a sua política de publicação prévia:

  • Todo material previamente publicado, na íntegra ou parcialmente, em periódico, livro ou site da internet pelos autores é considerado publicação prévia e, por isso, não poderá ser submetido para avaliação na REM - International Engineering Journal;
  • Todo conteúdo previamente disponível em revista não científica, anais de evento, tese, dissertação, monografia e trabalho apresentado como requisito para conclusão de disciplina pelos autores não é considerado publicação prévia. Contudo, os autores precisam declarar a origem do artigo no momento da submissão em Contexto da Pesquisa; 
  • A REM - International Engineering Journal aceita artigos previamente depositado nos servidores preprint SciELO PreprintsSocArXic e Zenodo. Outros servidores serão analisados caso a caso pelo Editor-chefe. O texto previamente publicado no preprint precisa ser corretamente citado no momento da submissão em Preprint.
  • Recomendamos que os autores verifiquem se efetivamente detêm os direitos autorais do texto nos casos descritos acima.
 

 

 

Dados Abertos

 

A REM recomenda que todos os dados de pesquisa estejam públicos em repositórios no momento da submissão ou que se tornem públicos quando da publicação do artigo. Caso os autores optem por manter os dados de pesquisa fechados, será necessário apresentar justificativa no momento da submissão do manuscrito, que será analisada pelo Editor-chefe. A História da Historiografia recomenda que sejam preferencialmente utilizados repositórios de dados das instituições nas quais um dos autores esteja vinculado ou outros repositórios de dados confiáveis.

 

 

Cobrança de Taxas

 

Taxa de Submissão:

  • Todo artigo submetido, de acordo com as Normas da REM, deverá pagar uma taxa de submissão, em real, no valor equivalente a U$ 20.00 (vinte dólares). 
  • O valor da taxa de submissão não será reembolsado, caso as Normas da REM não sejam seguidas, ou os artigos rejeitados.

Taxa de Publicação (taxa de processamento de artigo)
Todo artigo aceito para publicação deverá pagar a taxa de publicação. O pagamento dessa taxa pode ser feito de duas maneiras:

1. Doação voluntária
A REM adota um valor de doação voluntária de U$ 100 (cem dólares) por página diagramada. Muitas instituições, grupos de pesquisa, agências governamentais, companhias e indivíduos incluem capitais para custos de publicação nos orçamentos científicos (EX: FAPESP, FAPEMIG, etc).
Os autores deverão buscar esses recursos, ou outros, para cobrir a doação voluntária da publicação.

2. Pagamento pelo autor
Para autores, que não conseguirem a doação voluntária, a REM adotará uma taxa de publicação para artigos aprovados de US$ 200,00 (duzentos e cinquenta dólares).

Observação:
A REM manterá o valor da taxa de conversão do dólar/Real inalterada por três meses.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Autores:
Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesses. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

Caso não exista nenhum tipo de conflitos os autores podem inserir no final do artigo: “Os autores declaram não haver conflito de interesses relacionado a este estudo”.

Editores e revisores:
O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sobre à análise do manuscrito, e deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Os revisores devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito.

Assim como os revisores os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento, colaboradores de pesquisa ou parentes.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

O sistema ScholarOne/SciELO verificar a similaridade (Duplicate Submission Check), e compete ao Editor Associado, depois de analisar os fatos, aceitar, ou não, o percentual mostrado pelo software.

A REM adota também o Plagiarism Check, que passa pela análise do Editor Chefe e do Editor Associado

 

 

Adoção de Softwares Uso de Recursos de Inteligência Artificial

 

A REM está se preparando para adotar o uso de Inteligência artificial.  

Para mais informações veja o: Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da REM, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a REM observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Quando aplicável em casos especiais, os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. E concedem a REM o direito de primeira publicação. 

Autores de artigos publicados pela REM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Responsabilidade do site/aplicativo:
Os termos de direitos autorais aplicados ao conteúdo publicado devem ser claramente declarados e separados dos termos de direitos autorais aplicados ao site.

Responsabilidade do autor:
Autores de artigos publicados pela REM mantém os direitos autorais de seus trabalhos. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

A REM, atualmente, é financiada Fundação Gorceix

 

CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

   

 

Editores associados

 

1. Engenharia Civil

 

2. Geociência

 

3. Mecânica e Energia

 

4. Metalurgia e Materiais

5. Mineração

6. Ciência de Petróleo

 

 

Equipe Técnica

 

Revisão

  • Harriett Konkel - Autonoma - (revisão de Inglês) - Ouro Preto - Minas Gerais - MG - Brasil - E-mail: hkreis2000@gmail.com
  • Marilene Vasconcelos de Melo (revisora- bibliográfica) - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Ouro Preto - MG - Brasil - E-mail: marilene@ufop.edu.br

Secretaria - Composição  Arte Final

  • Lucas Antônio Camilo Fundação Gorceix - Ouro Preto - Minas Gerais - MG - Brasil - E-mail: secretaria@rem.com.br  

Produção em XML

Produção para Aplicativo (app)

 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

Informações gerais:

  • O envio de artigos para publicação implica que o trabalho não foi publicado anteriormente, que não está sendo apresentado para publicação em outra revista.
  • O Editor Chefe (EC), ou o Editor Associado (EA), fará uma pré-análise dos artigos enviados, antes de recomendar as revisões ou aceitá-los para análise.
  • O Editor associado, assume total responsabilidade por decisões relativas aos manuscritos, e, eventualmente, poderá desconsiderar as recomendações dos examinadores.
  • O Editor Chefe comunicará aos autores a aceitação, ou a rejeição, do trabalho.
  • O autor que submete o artigo, deve ser o responsável pelos contatos perante a REM, bem como, deve obter o acordo da participação de todos os coautores.
  • Durante a preparação dos manuscritos, os autores devem ler e seguir, atentamente, as orientações apresentadas abaixo.
  • Perguntas e dúvidas devem ser dirigidas ao Editor Chefe: editor.rem@gorceix.org.br 
  • É obrigatório a indicação pelo(s) autores de potenciais revisores para o manuscrito submetido (ver instruções abaixo: Indicação Obrigatória De Revisores). Os autores poderão, também, indicar revisores não-preferenciais. Cabe ao Editor Associado aceitar, ou não, as indicações.
  • Artigos publicados na REM podem ser reproduzidos em outras publicações, desde que haja autorização, por escrito, do Editor chefe da REM e dos Autores.
  • Se ilustrações já foram publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução (copyright).
  • Todo artigo submetido, de acordo com as Normas da REM, deverá pagar uma taxa de submissão, em real, no valor equivalente a U$ 20.00 (vinte dólares). Essa taxa será adotada a partir de janeiro de 2024.
  • O valor da taxa de submissão não será reembolsado, caso as Normas da REM não sejam seguidas, ou os artigos rejeitados
  • Artigos fora das Normas da REM serão, automaticamente, rejeitados
  • A Revista adota o sistema CrossCheck para identificação de plagiarismo.

Indicação Obrigatória de Revisores:

  • Os avaliadores indicados devem ter conhecimento do tema do artigo submetido.
  • Os avaliadores indicados devem ser doutores, ou considerados “notório saber” pela comunidade científica
  • Os avaliadores indicados não podem pertencer a instituição dos autores. Os indicados não podem, também, ser oriundos de uma mesma entidade.

OBRIGATÓRIO para todos os autores e co-autores:
O nome dos autores não deve ser inserido no artigo. Eles devem vir em um arquivo separado:

  • Recomenda-se utilizar a ordem de participação no trabalho dos trabalhos.
  • Como é do seu conhecimento, a indexação na SciElO exige a identificação precisa da afiliação dos autores, que é essencial para a obtenção de diferentes indicadores bibliométricos.
  • A identificação da afiliação de cada autor deve restringir-se a nomes de entidades institucionais, Cidade, Estado, País, endereço eletrônico e Registro ORCID obrigatório.
 

 

Tipos de Documentos Aceitos

 

A REM publica os seguintes artigos:

  • Artigo Original
  • Artigo de Revisão (convite ou não)
  • Artigos de eventos apoiados pela revista
  • Comunicação Científicas
  • Discussão 
  • Preprints

Obs: todos os artigos deverão passar pela revisão por pares

 

 

Contribuição dos Autores

 

Os autores/co-autores deverão explicitar suas contribuições no artigo. A contribuição deve contar com utilização de dois critérios mínimos de autoria:

a. Participar ativamente da discussão dos resultados; e
b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho. Recomendamos a Taxonomia CRediT.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Texto

  • Só serão aceitos artigos em inglês
  • Microsoft Word é o software recomendado para o corpo do texto.
  • O tamanho da página usada é A4 (210 mm por 297 mm), com margens de 2cm, espaçamento simples (dado um espaço entre cada parágrafo ou item).
  • O texto não deve apresentado em colunas.
  • Os artigos deverão ser concisos, não ultrapassando 12 ± 2 páginas (A4) di­gitadas em fonte Times New Roman e tamanho da fonte 12, incluindo resumos, ilustrações, tabelas, referências bibliográ­ficas, etc.

Nota: Após a primeira revisão por pares, e se informações adicionais forem solicitadas, 2 ou 3 páginas poderão ser adicionadas ao texto original.
Atenção:As ilustrações (fotografias, mapas, tabelas etc.) devem ser inseridas no texto e DEVEM ser enviadas separadamente, quando da submissão, e com as respectivas extensões (ex: jpg ou tif ou extensões de excel, etc).

 

 

Envio dos Artigos

 

Submissão do Manuscrito

Artigo Original, focados em novos dados, podem discutir qualquer aspecto das áreas abrangidas pela REM.  Artigo de Revisão dependerá de uma análise do tema, ou de convite. Todo artigo, independente do tipo, deverão ser analisados por pares.

Estrutura de tópicos do artigo deve manter o seguinte formato padrão para publicação:

  • Título (Evitar títulos longos e palavras desnecessárias: “Estudo sobre…”, “Contribuição ao …”).
  • Resumo em inglês (Cada artigo deve ser precedido por um resumo, apresentando os fatos contidos no artigo, palavras-chave, fatos importantes fatos e conclusões. Esse resumo deve ter, cerca de, 150 a 250 palavras, e não deve conter referências, figuras ou tabelas.)
  • Introdução
  • Materiais e métodos
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusões
  • Referências
 

 

Ativos Digitais

 

Desenhos de linhas

  • Definição: gráfico em preto e branco, sem sombreamento.
  • Não use linhas fracas e/ou letras e verifique se todas as linhas e as letras estão legíveis no tamanho final apresentado.
  • Todas as linhas devem ter, pelo menos, de 0,1 mm (0,3 pt) de largura.
  • Digitalizados desenhos e desenhos em formato bitmap deve ter um mínimo resolução de 200 dpi.
  • Gráficos de vetor contendo fontes devem ter as fontes incorporadas nos arquivos.
    Tons de cinza em desenhos devem ter, no mínimo 20% de preto, para poder ser distinguido com facilidade na impressão.

Tabelas

  • Todas as tabelas devem ser numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos. Usar o Word ou Excel — com formato que permita editar o estilo.
  • Tabelas devem, sempre, ser citadas no texto em ordem numérica consecutiva.
  • Notas de rodapé das tabelas devem ser indicadas por letras minúsculas sobrescritas (ou asteriscos para valores de significância e outros dados estatísticos) e incluídas no corpo da tabela.
  • Legendas de tabela devem ser breves e autossuficiente, nas explicações sobre as ilustrações. 
  • As legendas devem ser colocadas na parte superior da tabela.

Fotos

Fotos devem ser digitalizadas com no mínimo 200 dpi.

  • Vários gráficos ou partes de gráficos devem ser agrupados em uma placa em uma página.
  • As legendas das figuras devem ser explicações breves e autônomas sobre as ilustrações. As legendas devem ser colocadas na parte inferior das figuras ou fotos.

Montagem de fotos ou figuras
Várias fotos ou figuras, com a mesma numeração (ex: 1a; 1b, etc.) podem ser agrupá-las numa peça única em uma página.

Legendas de Figuras ou fotos
Devem ser breves, com explicações, autossuficientes, das ilustrações. As legendas devem ser colocadas na parte inferior da figura ou foto.

Discussão 
Todos os artigos publicados na REM podem ser debatidos por nossos leitores. 
As cartas deverão ser concisas, não ultrapassando cinco folhas, incluindo resumos, ilustrações, tabelas, referências bibliográficas, etc. Somente em casos muito especiais, dada a extrema importância do assunto ventilado, serão aceitas cartas com número superior de páginas. 
Os trabalhos devem ser digitados seguindo as normas de publicação de um artigo da REM.
Após a análise editorial, as cartas e suas respostas serão incluídas no índice do volume em que foram publicadas.

Comunicação científica
Informações de descobertas recentes ou informações sobre o desenvolvimento nas áreas abrangidas pelas REM poderão ser publicadas. As cartas deverão ser concisas, não ultrapassando duas folhas, incluindo resumos, ilustrações, tabelas, referências bibliográficas, etc. Os trabalhos devem ser digitados seguindo as normas de publicação de um artigo da REM.

 

 

Citações e Referências

 

A REM - International Engineering Journal utiliza as seguintes instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520/2002);
  • Referências - Elaboração (NBR-6023/2018).

As referências bibliográficas, no final do artigo e suas respectivas citações no texto, seguem as seguintes normas:

  • Ordem alfabética;
  • Não devem ser numeradas;
  • As citações dentro do texto devem seguir as regras mostradas abaixo

Observação: Em caso de dúvidas consulte uma bibliotecária.

Citações no texto
Quando citar a literatura no texto, os autores devem usar as seguintes formas:

  • um autor (Schwarz, 1984), dois autores (Linhares e Costa, 1984), três ou mais autores (Spier et al., 2007).
  • se dois ou mais autores são citados entre parênteses, eles são listados em ordem cronológica do mais antigo ao mais recente: (Skinner, 1979; Schwarz, 1984; Spier et al., 2007).
  • se a citação não estiver entre parênteses (como acima), refere-se a Skinner (1979), Linhares e Costa, (1984) e a Spier et al., (2007).

Referências bibliográficas
As referências bibliográficas não devem ser numeradas, mas listadas ao final do texto, em ordem alfabética de sobrenome do primeiro autor, de acordo com a Norma NBR-6023 (atualizada em 2018) sobre documentação.

Artigos de periódicos
SCHWARZ, D. Inclusões em esmeraldas (Emerald inclusion). REM - Revista Escola de Minas, v. 37,n. 4, p. 12-21, 1984.
SPIER, C. A., OLIVEIRA, S. M. B, SIAL, A. N., RIOS, F. J. Geochemistry and genesis of the banded iron formations of the Cauê Formation, Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, Brazil. Precambrian Research, v. 152, n. 3-4, p. 170-206, 2007.

Artigos de publicações seriadas
BARBOSA, O. et alli. Geologia da região do Triângulo Mineiro. Rio de Janeiro: DNPM/DFPM, 1970. 140 p. (Boletim 136).
VICALVI, M. A. & KOTZIAN, S. C. B. Ocorrência de microfauna estuarina no quaternário da plataforma continental de São Paulo. In: Projeto REMAC - Evolução sedimentar holocênica da plataforma continental e do talude do sul do Brasil. Rio de Janeiro: PETROBRAS, CENPES/DINTEP, 1977. p. 77-96. (Série Projeto-REMAC2).

Artigos de publicações relativas a eventos
LINHARES, P. S. & COSTA, A. C. Aplicação de recipientes fechados na dissolução de rochas minerais (Closed container application for mineral rock dissolution). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 33, 1984. Rio de Janeiro. Anais[...] (Annals...). Rio de Janeiro: SBG, 1984. V. 2, p. 4806-13.

Livros
VERAVIJT, A. et alli. Penetration testing. Rotterdam: A. A. Baldema, 1982. 922p.

Capítulos de Livros
GY, P. M. Definition of basic terms and notation. In: _____. Sampling of particulate materials. Amsterdam: Elsevier, 1982. 431p. cap. 1, p. 11-21. (Developments in Geomathematics, 4).

SKINNER, B. J. The many origins of hydrothermal mineral deposits. In: BARNES, H. L. ed. Geochemistry of hydrothermal ore deposits. 2 ed. New York: John Wiley & Sons, 1979. 798 p., cap. 1, p. 1-21.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

 

 

Contato

 

Editor Chefe:
Jório Coelho
Rua Carlos Walter Marinho Campos, 56,
Cep: 35400-326, Ouro Preto - MG - Brasil
Tel: (+55 31) 3551-4730
E-mail: editor.rem@gorceix.org.br  

Secretaria:
Lucas Camilo
Rua Carlos Walter Marinho Campos, 56,
Cep: 35400-326, Ouro Preto - MG - Brasil
Tel: (+55 31) 3559-7408
Email: secretaria@rem.com.br

 

 

location_on
Fundação Gorceix Rua Carlos Walter Marinho Campos, 56, Cep: 35400-000, Tel: (31) 3551-4730 - Ouro Preto - MG - Brazil
E-mail: editor@rem.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro