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Letramentos digitais: a leitura como réplica ativa

Resumos

O artigo inicialmente resume rapidamente algumas das características mais freqüentemente apontadas do texto eletrônico e algumas das decorrências dessas características para as práticas de leitura e para os letramentos digitais. A seguir, busca contrastar duas propostas de leitura em esfera didática ou escolar, de divulgação da ciência, uma em ambiente digital e outra em mídia impressa, sobretudo para avaliar o lugar que é designado ao leitor-aluno em cada uma delas e os tipos de atuação lingüístico-discursiva que lhe são solicitados, de maneira a discutir as práticas de letramento (crítico) que se dão nesses contextos.

leitura; letramentos críticos; letramentos digitais


In this paper, we initially mention some of the aspects of electronic texts most frequently pointed out by authors, and some of the impacts of these aspects on reading practices and digital literacy. Following, we analyse two reading materials of scientific texts elaborated to teach reading of scientific texts: one on virtual ambience and the other printed. The goal is to evaluate, for each material, the discursive place assigned to the student-reader and the types of discursive acts demanded of him or her, aiming to discuss the (critical) literacy practices that the materials provide.

reading; critical literacy; digital literacy


ARTIGOS

Letramentos digitais - a leitura como réplica ativa

Roxane Rojo

UNICAMP

RESUMO

O artigo inicialmente resume rapidamente algumas das características mais freqüentemente apontadas do texto eletrônico e algumas das decorrências dessas características para as práticas de leitura e para os letramentos digitais. A seguir, busca contrastar duas propostas de leitura em esfera didática ou escolar, de divulgação da ciência, uma em ambiente digital e outra em mídia impressa, sobretudo para avaliar o lugar que é designado ao leitor-aluno em cada uma delas e os tipos de atuação lingüístico-discursiva que lhe são solicitados, de maneira a discutir as práticas de letramento (crítico) que se dão nesses contextos.

Palavras-chave: leitura; letramentos críticos; letramentos digitais.

ABSTRACT

In this paper, we initially mention some of the aspects of electronic texts most frequently pointed out by authors, and some of the impacts of these aspects on reading practices and digital literacy. Following, we analyse two reading materials of scientific texts elaborated to teach reading of scientific texts: one on virtual ambience and the other printed. The goal is to evaluate, for each material, the discursive place assigned to the student-reader and the types of discursive acts demanded of him or her, aiming to discuss the (critical) literacy practices that the materials provide.

Key-words: reading; critical literacy; digital literacy.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2007
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