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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.11 no.1 Belo Horizonte jan./jun. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172009110102 

Artigo

DIRIGINDO O OLHAR PARA O EFEITO ESTUFA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO: É SIMPLES ENTENDER ESSE FENÔMENO?

A GLANCE AT THE GREENHOUSE EFFECT IN HIGH SCHOOL TEXTBOOKS: IS IT SIMPLE TO UNDERSTAND THIS PHENOMENON?

Anderson Cezar Lobato 1  

Cristina Neres da Silva 2  

Rochel Montero Lago 2  

Zenilda de Lourdes Cardeal 2  

Ana Luiza de Quadros 2  

1Centro de Apoio à Educação a Distância, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG.

2Departamento de Química, Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG.


RESUMO

Os livros didáticos, pela disponibilidade e acesso, são uma fonte importante de pesquisa para o professor de Ensino Médio, ao selecionar conteúdos e preparar suas aulas. Na tentativa de se adaptarem às novas tendências educacionais, esses livros vêm inserindo textos e assuntos que discutem os problemas vivenciados pela sociedade em geral. Nos livros de Química, um assunto que se faz presente é o Efeito Estufa. Analisou-se, neste trabalho, o tratamento e o aprofundamento dado a esse tema. Uma visão muito simplista do fenômeno foi percebida e, por isso, algumas sugestões foram incorporadas neste trabalho.

Palavras-Chave: Ensino de química; efeito estufa; livros didáticos

ABSTRACT

Widely available textbooks are an important source of research for high school teachers for both content selection and class preparation. As an attempt to adapt to new educational trends, these textbooks have introduced texts and subjects relevant for the discussion of current problems of the modern society. In the chemistry textbooks the Greenhouse Effect is one of these subjects. The aim of this work is to analyze the elements and discussion given in the textbooks on this topic. It was observed in general a simplistic treatment given to greenhouse effect and in order to improve the texts analyzed some suggestions are made.

Key words: Chemical education; greenhouse effect; textbooks

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Full text available only in PDF format.

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1Todos os destaques do item b e, posteriormente, do item d, em negrito, nas citações, são nossos.

2Anderson Cezar Lobato - Estudante do curso de especialização ENCI - Ensino por Investigação. CECIMIG/FaE/UFMG.

3Cristina Neres da Silva - Licenciada em Química. pelo Departamento de Química/ICEx/UFMG.

4Rochel Montero Lago - Professor de Química Inorgânica do Departamento de Química - ICEx - UFMG.

5Zenilda de Lourdes Cardeal - Professora de Química Analítica do Departamento de Química - ICEx - UFMG.

6Ana Luiza de Quadros - Professora de Ensino de Química do Departamento de Química - ICEx - UFMG.

Recebido: 25 de Fevereiro de 2008; Aceito: 17 de Abril de 2008

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