Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 29, Número: 1, Publicado: 2023
  • Paulina são várias: os poderes da representação nas imagens de uma santa católica Artigo

    Giumbelli, Emerson

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto enfoca um conjunto de imagens de Madre Paulina, mulher canonizada pela Igreja Católica em 2002 e que tem seu santuário no sul do Brasil. Esculturas com distintas características participam dos esforços de difusão da devoção à santa. A análise da produção dessas imagens - e suas reproduções em suportes variados - é realizada tendo como referência discussões antropológicas sobre representação e presentificação. Argumenta-se que não é necessário opor estas duas ideias, e a análise demonstra que a multiplicação de representações da santa, com a sua produção de variações, combina-se com o projeto de atrair pessoas para sua devoção. Para a constituição dos dados da pesquisa, foram utilizadas observações nos locais onde as imagens estão, bem como entrevistas com religiosas da congregação que administra o santuário e com os manufaturadores das esculturas da santa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto se centra en un conjunto de imágenes de Madre Paulina, mujer canonizada por la Iglesia Católica en 2002 y que tiene su santuario en el sur de Brasil. Esculturas de diferentes características participan en la labor de difusión de la devoción a la santa. El análisis de la producción de estas imágenes -y sus reproducciones en diversos medios- se realiza en diálogo con las discusiones antropológicas sobre representación y presentificación. Se argumenta que no es necesario oponer estas dos ideas, y el análisis demuestra que la multiplicación de representaciones de la santa, con su producción de variaciones, se vincula con el proyecto de atraer a la gente a su devoción. Para la configuración de los datos de la investigación se utilizaron observaciones en los lugares donde se encuentran las imágenes, así como entrevistas con religiosos de la congregación que administra el santuario y con los fabricantes de las esculturas de la santa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present text focuses on a set of images of Madre Paulina, a woman canonized by the Catholic Church in 2002, whose sanctuary is in southern Brazil. Sculptures containing different characteristics are part of the efforts to spread devotion to the saint. An analysis of the production of these images - and their reproductions in various media - is carried out with reference to anthropological discussions rergarding representation and presentification. It is argued that it is not necessary to oppose these two ideas, as analysis demonstrates that the multiplication of representations of the saint, with its subsequent production of variations, is combined with a project of attracting devotees. Observations at places where the images are located, as well as interviews with leaders of the congregation that administers the sanctuary and with the manufacturers of the sculptures of the saint, form the basis of these observations and analyses.
  • O que falar em esperanto quer dizer: Revisitando políticas prefigurativas, movimentos sociais e as novas esquerdas Artigo

    Fians, Guilherme

    Resumo em Português:

    Resumo Desde a primeira metade do século XX, um coletivo de esquerda de Paris organiza encontros semanais para debater política a partir de perspectivas progressistas diversas. Curiosamente, esses debates são realizados em esperanto, uma língua construída para combater rivalidades nacionalistas e estimular a comunicação internacional. A partir de uma etnografia desse grupo de debates, este artigo nos convida a repensar a forma como a antropologia tem usado o termo prefiguração como uma categoria classificatória para distinguir as práticas políticas da new left daquelas das velhas esquerdas. Examinando como o esperanto foi historicamente rotulado como um projeto universalista, mostro como a perspectiva da prefiguração nos permite salientar o uso cotidiano desta língua na criação de espaços horizontais de coprodução de conhecimento político entre ativistas. A partir disso, argumento que o uso de prefiguração como um atalho para distinguir e tipificar movimentos sociais não só é etnograficamente contraprodutivo, como também nos leva a negligenciar as convergências que novas e velhas esquerdas muitas vezes buscam construir para enriquecer seus diálogos e suas lutas coletivas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Desde la primera mitad del siglo XX, un colectivo de izquierda en París organiza encuentros semanales para debatir sobre política desde diferentes perspectivas progresistas. Curiosamente, estos debates se llevan a cabo en esperanto, un idioma construido para combatir las rivalidades nacionalistas y estimular la comunicación internacional. A partir de una etnografía de este grupo de debates, este artículo nos invita a repensar cómo la antropología ha utilizado el término prefiguración como categoría clasificatoria para distinguir las prácticas políticas de la new left de las de la vieja izquierda. Examinando cómo históricamente el esperanto ha sido etiquetado como un proyecto universalista, muestro cómo la perspectiva de la prefiguración nos permite resaltar el uso cotidiano de esa lengua en la creación de espacios horizontales para la coproducción de conocimiento político entre activistas. A partir de esto, sostengo que el uso de la prefiguración como atajo para distinguir y tipificar movimientos sociales no solo es etnográficamente contraproducente, sino que también implica descuidar las convergencias que las nuevas y viejas izquierdas muchas veces buscan construir para enriquecer sus diálogos y luchas colectivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since the first half of the twentieth century, a left-wing collective in Paris has organized weekly meetings to debate politics from different progressive perspectives. Interestingly, these debates are held in Esperanto, a language created specifically to fight nationalist rivalries and stimulate international communication. Based on an ethnography of this debate group, this article invites us to rethink how anthropology has used the term prefiguration as a classificatory category to distinguish the political practices of the new left from those of the old left. Examining how Esperanto has historically been labeled as a universalist project, I show how the perspective of prefiguration enables us to highlight the ordinary use of this language in the creation of horizontal spaces for the co-production of political knowledge among activists. From this, I argue that the use of prefiguration as a shortcut to distinguish and typify social movements not only is ethnographically counterproductive, but also entails neglecting the convergences that the new and the old left often seek to build in order to enrich their dialogues and collective struggles.
  • PEREGRINAÇÃO, DEVOÇÃO E INDIVIDUALISMO: O CONTEXTO DO YOGA E VEDANTA NO RIO DE JANEIRO Artigo

    Bastos, Cecilia dos Guimarães

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo investiga o sentido que estudantes de Vedanta e praticantes de yoga do Rio de Janeiro, que realizaram duas viagens de peregrinação à Índia, atribuem ao que entendem por devoção e conversão a um grupo “neo-hindu”. As questões principais são entender os significados que assumem essas viagens e o sentido de devoção por parte de alguns integrantes do grupo. Observo que a devoção foi frequentemente mobilizada ao se depararem com templos e símbolos da cultura hindu - uma vivência propícia para a manifestação e renegociação de suas crenças e do significado de “ser hindu” naquele contexto. Faço, a partir disso, uma reflexão crítica do individualismo inerente ao entendimento da espiritualidade como oposta à religião, mostrando como os interlocutores aderem à autoridade e à tradição e se adaptam às normas sociais no processo da construção de um olhar que é socialmente organizado e sistematizado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo indaga sobre el significado que los estudiantes de Vedanta y practicantes de yoga de Río de Janeiro, que hicieron dos viajes de peregrinaje a la India, atribuyen a lo que entienden por devoción y conversión a un grupo “neo-hindú”. Las cuestiones principales son comprender los significados que asumen estos viajes y el sentido de devoción por parte de algunos miembros del grupo. Observo que la devoción se desencadenaba a menudo cuando se encuentran frente a templos y símbolos de la cultura hindú -una experiencia propicia para la manifestación y renegociación de sus creencias y el significado de “ser hindú” en ese contexto. A partir de allí, realizo una reflexión crítica del individualismo inherente a la comprensión de la espiritualidad frente a la religión, mostrando cómo los interlocutores se adhieren a la autoridad y la tradición y se adaptan a las normas sociales en el marco de un proceso de construcción de una mirada socialmente organizada y sistematizada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article analyzes the meanings attributed by Vedanta students and yoga practitioners from Rio de Janeiro who have made two pilgrimages to India to what they understand as devotion and conversion to a “Neo-Hindu” group. My main concerns are to understand the meanings these journeys represent and in which sense devotion is felt by certain members of the group. I observe that devotion was frequently triggered when coming across Hindu temples and symbols; therefore, despite seeing themselves as “Hindus” in Brazil, India itself has been revealed as a place conducive to the manifestation and renegotiation of the creeds and meanings of “being Hindu” in the Brazilian context. From this, I critically reflect upon the individualism inherent in these actors’ understandings of spirituality, as opposed to religion, showing how my interlocutors adhere to authority and tradition and how they adapt to social norms in the process of building a worldview that is socially organized and systematized.
  • De coisas sagradas, tabus e ortoraxe. o conceito de lulik em Timor Leste. Artículo

    Fidalgo-Castro, Alberto; Alonso-Población, Enrique

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo examina os usos e os significados do conceito de lulik no Timor-Leste contemporâneo a partir das análises feitas por autores da linguística e, em especial, da antropologia. No que diz respeito especificamente à antropologia, levamos em consideração as definições que foram feitas do conceito a partir das abordagens teóricas de raiz durkheimiana e da virada ontológica. À luz da revisão da literatura sobre o assunto, bem como dos dados apresentados por meio de um estudo de caso etnográfico, avaliamos a relevância dessas definições e propomos uma interpretação alternativa. Em face das contribuições de outros autores, propomos que o lulik, para os timorenses, remeta a uma tipificação da forma correta como devem ser conduzidas as relações em que as pessoas podem estar envolvidas no decorrer da sua vida social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se examinan los usos y significados del concepto de lulik en el Timor-Leste contemporáneo a partir de los análisis que del mismo han realizado autores de la lingüística y, especialmente, la antropología. En lo tocante específicamente a la antropología, tenemos en cuanta las definiciones que se han hecho del concepto a partir de aproximaciones teóricas de raíz durkheimianas y del giro ontológico. A la luz de la revisión de la literatura sobre el asunto, así como de los datos presentados mediante un estudio de caso etnográfico, evaluamos la pertinencia de estas definiciones y proponemos una interpretación alternativa. Frente a los aportes realizados por otros autores, proponemos que lo lulik, para los timorenses, remite a una tipificación del modo correcto en que deben ser conducidas las relaciones en que las personas pueden verse envueltas en el discurrir de su vida social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article examines the uses and meanings of the concept of lulik in contemporary East Timor, based on the analysis of the concept by linguists and, especially, anthropologists. Along the anthropological axis of analysis, we take into account the concept’s definitions based on theoretical approaches rooted in Durkheimian theory and the ontological turn. In the light of a review of the literature regarding the subject, as well as the data gathered through an ethnographic case study, we evaluate the relevance of these definitions and propose an alternative interpretation. Compared to the contributions made by other authors, we propose that the Timorese understand lulik as a typification of the correct way in which relationships that involve people in the course of their social life should be conducted.
  • Por uma antropologia da paisagem da revolta ruinação, iconoclastia e antropofagia na praça dignidade Artículo

    Márquez, Francisca; Roca, Andrea; Bustamante, Javiera

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo explora desde um olhar antropológico os processos de construção da paisagem dos protestos através de três dispositivos conceituais: a ruinação, a iconoclastia e a antropofagia. Com base em um trabalho de campo etnográfico e arqueológico desenvolvido no centro histórico de Santiago do Chile entre outubro de 2019 e março de 2020, se exploram e caracterizam esses processos focando nas transformações materiais acontecidas na praça pública, na igreja e no monumento. Nosso argumento é que no exercício de construção de uma paisagem dos protestos como espaço de resistência e desejo se expressam memórias, raivas e heterotopias que permitem exorcizar os espectros de um passado recente de violência política, além de possibilitar a construção de uma comunidade emocional para iniciar o processo de transformação política e cultural que hoje se expressa na escritura de uma nova Constituição para o Chile.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo, por medio de una mirada antropológica, explora los procesos de construcción del paisaje de la protesta a través de tres dispositivos conceptuales: la ruinación, la iconoclasia y la antropofagia. En base al trabajo de campo etnográfico y arqueológico hecho en el centro histórico de Santiago de Chile entre octubre de 2019 y marzo de 2020, se exploran y caracterizan estos procesos focalizando en las transformaciones materiales ocurridas en la plaza, la iglesia y el monumento. Se argumenta que en este ejercicio de construcción de un paisaje de la protesta como espacio de resistencia y deseo se expresan memorias, furias e heterotopias que permiten exorcizar los espectros de un pasado reciente de violencia política pero por, sobre todo, construir una comunidad emocional para iniciar un proceso de transformación política y cultural que actualmente se plasma en la escritura de una nueva Constitución.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Via an anthropological gaze, the present article explores the construction of a landscape of protest through three conceptual devices: ruination, iconoclasm, and anthropophagy. Based on ethnographic and archaeological fieldwork undertaken in the historic center of Santiago de Chile between October 2019 and March 2020, these processes are explored through focusing on the material transformations that took place during demonstrations in and around the public square, the church, and the monument. We argue that the exercise of building a landscape of protest as a space of resistance, desire, memories, anger, and heterotopias is expressed by making possible the exorcism of the specters of recent past political violence. Additionally, material transformations enable the construction of an emotional community that is begins to make possible a process of political and cultural transformation, necessary for the ongoing writing of a new Chilean constitution.
  • “A gente medica de acordo com a família”: a geriatria cuidando das demências Artigo

    Engel, Cíntia

    Resumo em Português:

    Resumo A família e as relações familiares são um objeto de intervenção da geriatria quando a especialidade diagnostica e cuida das demências. Por meio de uma etnografia das práticas médicas, observo como as categorias “insuficiência familiar” e “sobrecarga da cuidadora” são diagnosticadas como parte do “conjunto” no qual se irá intervir. Tais diagnósticos orientam e movimentam as decisões terapêuticas de modo bastante amplo, modificando as escolhas sobre quais medicamentos utilizar e em qual quantidade. Famílias com tais diagnósticos podem experimentar maiores dosagens, o que as afasta do ideal de cuidado pretendido. Observo, ainda, o histórico do manejo dessa categoria por uma área que se pretende “biopsicossocial”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La familia y las relaciones familiares son objeto de intervención de la geriatría cuando la especialidad diagnostica y atiende las demencias. A través de una etnografía de las prácticas médicas, observo cómo las categorías “insuficiencia familiar” y “sobrecarga del cuidador” son diagnosticadas como parte del “conjunto” en el que se intervendrá. Dichos diagnósticos orientan e influyen en las decisiones terapéuticas de manera muy amplia, modificando las elecciones sobre qué fármacos utilizar y en qué cantidad. Las familias con tales diagnósticos pueden experimentar dosis más altas, lo que los aleja del ideal de atención previsto. También observo la historia del manejo de esta categoría por un área que pretende ser “biopsicosocial”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The family and its relationships are objects of intervention for geriatrics when this medical specialty diagnoses and proceeds to care of dementia. Through an ethnography of medical practices, I observe how the categories of "family insufficiency" and "caregiver burden" are diagnosed as part of the "set" in which geriatrics seeks to intervene. Such diagnoses guide therapeutic decisions in a broad way, changing choices about which drugs to prescribe and in what quantity. Families subject to these diagnoses can receive higher dosages, an experience which may prevent those families from receiving what is understood to be ideal care. I also observe the history of handling this category by a scientific area that is intended to be “biopsychosocial”.
  • A catástrofe da sobrenatureza: a relação entre morte e terra no Complexo do Marico Artigo

    Soares-Pinto, Nicole

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo focaliza eventos mortuários atravessados por atos de colonização e, a partir de sua complexidade, explora uma noção etnográfica de catástrofe. Entre os povos indígenas do “Complexo do Marico” (Maldi 1991), a continuidade ontológica entre corpos e lugares revelada pela morte precisa ser modulada por ritos funerários. Esse controle não está imune ao deslocamento forçado, fechamento e depredação territorial impostos pelos não indígenas. Procedo analisando a codificação mitológica entre distância e guerra, o problema da morte e do luto em espaços perturbados, e o efeito dessa perturbação sobre entes sobrenaturais. A conexão entre esses temas revela a inventividade indígena na continuidade da vida, que é interpretada por meio da noção de “catástrofe da sobrenatureza”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo se centra en acontecimientos mortuorios atravesados por actos de colonización y, desde su complejidad, explora una noción etnográfica de catástrofe. Entre los pueblos indígenas del "Complexo do Marico" (Maldi 1991), la continuidad ontológica entre cuerpos y lugares revelada por la muerte necesita ser modulada por ritos funerarios. Este control no es inmune a los desplazamientos forzados, al cierre y a la depredación territorial impuestos por los no indígenas. Procedo analizando la codificación mitológica entre distancia y guerra, el problema de la muerte y el duelo en espacios perturbados, y el efecto de esta perturbación sobre los seres sobrenaturales. La conexión entre estos temas revela la inventiva indígena en la continuidad de la vida, que se interpreta a través de la noción de "catástrofe de la sobrenaturaleza".

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present article focuses on mortuary events cross cut by acts of colonization. Based on the complexity created by these intersections, we explore an ethnographic notion of catastrophe. Among the indigenous peoples of the "Complexo do Marico" (Maldi 1991), ontological continuity between bodies and places as revealed by death needs to be modulated by funerary rites. This control is not immune to forced displacements, enclosure, and the territorial depredations imposed by non-indigenous peoples. Here, I analyze the mythological codification of distance and war, the problem of death and mourning in disturbed spaces, and the effect of this disturbance on supernatural beings. The connection between these themes reveals indigenous inventiveness in the continuity of life, which is interpreted through the notion of "supernatural catastrophe".
  • Na linha: os Nambiquara e as linhas telegráficas Artigos

    Miller, Joana

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretende retomar o evento histórico da passagem das linhas telegráficas pelo território ocupado pelos povos Nambiquara, a partir do que eu proponho chamar de uma teoria das linhas formulada pelos grupos Nambiquara no contexto ritual. Minha intenção não é especular se o ritual de algum modo reproduz a imagem das linhas telegráficas ou das estradas que atravessaram o território nambiquara, originando-se de uma experiência histórica. Pretendo argumentar que, para os Nambiquara, a estrada, os fios telegráficos e as linhas usadas durante o ritual podem ser considerados condutores ontológicos a partir dos quais podemos refletir sobre a noção de transformação nesse contexto etnográfico. Minha hipótese é a de que essa teoria nambiquara das linhas deixa à mostra uma concepção de território na qual a mesma topografia constitui pessoas e lugares e tem sua expressão material nas linhas que atravessam o espaço e os corpos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo pretende retomar el acontecimiento histórico del paso de las líneas telegráficas por el território ocupado por los pueblos Nambikwara, a partir de lo que propogno llamar una teoría de las líneas formulada por los grupos Nambikwara en el contexto ritual. Mi intención no es especular si el ritual reproduce de alguna manera la imagen de las líneas telegráficas o de los caminos que atravesaban el território Nambikwara, originados en una experiencia histórica. Mi inténción es argumentar que, para los Nambikwara, la carretera, los cables del telégrafo y las líneas utilizadas durante el ritual pueden considerase conductores ontológicos a partir de los cuales podemos reflexionar sobre la noción de transformación en este contexto etnográfico. Mi hipótesis es que esta teoría Nambikwara de las líneas muestra una concepción del territorio en la que la misma topografía constituye personas y lugares y tiene su expresión material en las líneas que atraviesan el espacio y los cuerpos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this article is to explore the history of the passage of telegraph lines through the territory occupied by the Nambikwara peoples, based on what I propose to call a theory of lines, formulated by the Nambikwara groups in ritual contexts. My intention is not to speculate whether the ritual somehow reproduces the image of the telegraph lines and roads that crossed Nambikwara territory, originating in a historical experience. Rather, I intend to argue that, for the Nambikwara, roads, telegraph wires, and the lines used during rituals are ontological conductors through which we can reflect on the notion of transformation in this ethnographic context. My hypothesis is that the Nambikwara theory of lines shows a conception of territory in which topography constitutes people and places and has its material expression in the lines that cross spaces and bodies.
  • Da transversalidade sociopolítica: Por uma antropologia dos interstícios na América do Sul indígena Artigos

    Rodgers, Ana Paula Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos sobre a estatalidade ou contraestatalidade na América do Sul indígena são ainda incipientes. Apesar de o tema ter conhecido uma recente atenção maior desde que a tese de A Sociedade Contra o Estado, de Pierre Clastres, foi publicada em 1974, pouco tem sido feito no sentido de suprir uma lacuna crucial: aquela que conecta as sociedades andinas às sociedades das terras baixas. O presente artigo busca fornecer sinteticamente, e tendo como pano de fundo a etnografia de um povo aruaque (Enawene Nawe), certos contornos teórico-filosóficos no sentido de preencher essa lacuna. A partir de uma recensão interessada de preceitos importantes da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, por um lado, e um engajamento com estudos de música indígena, por outro, o artigo passa por questões ecologicamente imprescindíveis, como uma chamada ao cotejamento sistemático de estudos de Arqueologia nas sínteses etnológicas, mas também uma apreciação geral do regime de “pequenos intervalos” que vigora nas musicalidades do continente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los estudios sobre la estadidad o contraestadidad en la América del Sur indígena son aún incipientes. Si bien el tema ha recibido mayor atención desde la publicación deLa Sociedad contra el Estadode Pierre Clastres en 1974, poco se ha hecho para llenar un vacío crucial: la conexión entre las sociedades andinas y las de las tierras bajas. Este artículo busca proporcionar sintéticamente, y en el contexto de la etnografía de un pueblo arahuaco (Enawene Nawe), ciertos trazos teórico-filosóficos para llenar esta laguna. Combinando una revisión parcial de algunos preceptos de la filosofía de Gille Deleuze y Félix Guattari con un compromiso con los estudios de la música indígena, el artículo toca temas ecológicamente indispensables, como un llamado a la comparación sistemática de estudios arqueológicos en síntesis etnológicas, pero también una apreciación más general del régimen de “pequeñas rupturas” que impera en las musicalidades del continente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies of statehood or counter-statehood in indigenous South America remain incipient. Although some attention has been given to the topic since the publication of Pierre Clastres’Society Against the Statein 1974, little has been done to fill one crucial gap: the connection between Andean societies and those of the lowlands. Taking as a background the ethnography of an Arawakan people, the Enawene Nawe, this article seeks to fill this lacuna synthetically by tracing out various theoretical-philosophical pathways. Combining a partial review of some key precepts from the philosophy of Gille Deleuze and Félix Guattari with an engagement with studies of indigenous music, the article touches on ecologically indispensable issues, including a call for the systematic collation of archaeological studies in ethnological syntheses, but also for a more general appreciation of the regime of ‘small intervals’ prevailing in the continent’s musicalities.
  • BERLINER, David. 2022. Devenir autre. Hétérogénéité et plasticité du soi. Paris: Éditions la Découverte. 176 pp. Resenha

    Silva Corrêa, Diogo
  • Resenha: FERDINAND, Malcom. 2022. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: Ubu Editora, 2022. 320 p. Resenha

    Salgado, Lucas Rocha
  • FASSIN, Didier & FOURCADE, Marion (eds). 2021. Pandemic Exposures: Economy and Society in the Time of Coronavirus, The University of Chicago Press/ Hau Books, 475 pp. Resenha

    Pedrete, Leonardo do Amaral
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com