Resumo
Objetivo construir e validar o conteúdo de um instrumento para a identificação de comportamentos de risco para o bullying na adolescência.
Método estudo metodológico, de abordagem quantitativa, fundamentado na psicometria segundo as diretrizes clássicas de Pasquali e DeVellis, e orientado pelas recomendações do GRRAS para estudos de validade e confiabilidade. Foram realizadas revisão da literatura, elaboração dos itens, aplicação piloto, validação de conteúdo com 10 especialistas das áreas de saúde e educação, validação aparente com adolescentes e análise da fidedignidade por meio da consistência interna (Alfa de Cronbach) e da estabilidade temporal (teste-reteste) com 102 adolescentes do Ensino Médio.
Resultados o instrumento, composto por 12 itens distribuídos em quatro dimensões (percepção sobre o bullying, comportamentos agressivos, influência do ambiente familiar e apoio social), obteve índice médio de validade de conteúdo de 90,9% para adequação e 91,8% para clareza, além de estabilidade de 92,4%. A consistência interna foi satisfatória (α=0,73) e a estabilidade temporal, excelente (94,1%).
Conclusão e implicações para a prática o instrumento apresentou evidências de validade de conteúdo e fidedignidade, configurando-se como uma ferramenta útil para profissionais de saúde e Enfermagem no rastreio e monitoramento de comportamentos de risco relacionados ao bullying em ambientes escolares.
Palavras-chave:
Adolescência; Bullying; Estudo de Validação; Psicometria; Saúde Escolar
Thumbnail
