Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 28, Número: 2, Publicado: 2022
  • Introdução ao “Especial” sobre a obra de Peter Rivière Especial

    Costa, Luiz
  • A área cultural das terras baixas da América do Sul: por uma definição estrutural Especial

    Rivière, Peter

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, originalmente escrito em 1973 e publicado aqui pela primeira vez, propõe que, a despeito de sua evidente variedade cultural, as sociedades indígenas das terras baixas da América do Sul compartilham uma característica estrutural invariante que as define como “área cultural”. Esta característica é a sua terminologia de relacionamento em duas linhas articulada pela troca direta. Uma análise de terminologias de uma ampla gama de sociedades da região revela tal característica invariante apesar das diferenças terminológicas. O artigo é precedido por uma curta nota introdutória escrita especificamente para a publicação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo, escrito originalmente en 1973 y publicado aquí por primera vez, propone que, a pesar de su evidente variedad cultural, las sociedades indígenas de las tierras bajas de América del Sur comparten una característica cultural invariante que las definen como un “área cultural” específica. Esta característica es su terminología de relacionamiento que se articula en dos secciones a partir del intercambio directo. Un análisis de las terminologías propias de una amplia gama de las sociedades de la región revela tal característica invariante a pesar de las diferencias terminológicas. Precede al artículo una breve nota introductoria escrita especialmente para esta publicación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article, originally written in 1973 and published here for the first time, argues that, despite their evident cultural variety, the Indigenous societies of lowland South America share an invariant structural characteristic that define them as a ‘culture area’. This characteristic is a two-line relationship terminology articulated by a principle of direct exchange. An analysis of a wide range of societies from the region reveals this invariant characteristic within their terminological differences. The article is preceded by a short introductory note written specifically for this publication.
  • Narrativas do Cuidar: mulheres indígenas e a política feminista do compor com plantas Especial

    Maizza, Fabiana; Oliveira, Joana Cabral de

    Resumo em Português:

    Resumo: Tendo como mote “Of women, men and manioc”, de Peter Rivière, este artigo se inspira na crítica feminista e na emergência de uma antropologia para além do humano para revisitar o argumento do autor tomando como material etnográfico as relações que dois grupos ameríndios, os Jarawara e os Wajãpi, estabelecem com plantas cultivadas, em especial a mandioca e o tabaco. Aqui o conceito de cuidar toma a cena numa tentativa de iluminar aspectos do pensamento e da vida das mulheres indígenas com as quais convivemos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: A partir del artículo “Of women, men and manioc”de Peter Rivière, este artículo se inspirada en la crítica feminista y en el surgimiento de una antropología más allá de lo humano, para revisitar el argumento del autor utilizando como material etnográfico las relaciones que dos grupos amerindios, los jarawara y los wajãpi, establecen con plantas cultivadas en en esecial la mandioca y el tabaco. Aquí el concepto de cuidado toma la escena en un intento de iluminar aspectos del pensamiento y la vida de las mujeres indígenas con quienes convivimos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on ethnographic research among two Amerindian groups, the Jarawara and Wajãpi, and their relations with cultivated plants, particularly manioc and tobacco; and inspired by feminist critique and the emergency of a more-than-human anthropology, this article aims to revisit some of the arguments in Peter Rivière’s “Of women, men and manioc”. Our main argument is woven with the concept of care, in an effort to illuminate essential aspects of the life and thoughts of the Indigenous women we work with.
  • Entre a distração e o esquecimento: a colonização da fronteira Brasil-Guiana segundo leituras históricas e míticas Especial

    Amaral, Virgínia

    Resumo em Português:

    Resumo: No livro Absent-minded Imperialism, o antropólogo Peter Rivière reconstitui o litígio do Pirara, que definiu a fronteira entre o Brasil e a Guiana Britânica de então. Em contraste com as percepções de colonizadores ingleses, manifestas nas fontes privilegiadas pelo autor, este artigo examina leituras dos povos Kapon e Pemon de aspectos da colonização da Guiana, os quais também se revelaram em episódios específicos do litígio. Essas leituras são inerentes a narrativas míticas de origem da religião Areruya - uma cristalização de antigos movimentos proféticos kapon e pemon. Muitos deles foram liderados por pajés, que conviveram periodicamente com missionários cristãos. Hoje, os adeptos da religião indígena negam que ela tenha influência missionária. Para refletir sobre essa percepção, considero tanto o que as próprias narrativas míticas relativas obliteram quanto o que elas preservam da história do contato dos profetas pioneiros com missionários. Por fim, sugiro que a versão mais claramente mitificada condiz melhor com o lugar na colonização no sistema conceitual de Areruya.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En el libro Absent-minded Imperialism, el antropólogo Peter Rivière, reconstituye el litigio de Pirara, que definió la frontera entre Brasil y la Guayana británica. En contraste con las percepciones de los colonos ingleses, identificadas en fuentes primarias privilegiadas por el autor, este artículo examina las lecturas de los pueblos Kapon y Pemon sobre aspectos de la colonización de Guyana, que también se revelaron en episodios específicos de la disputa. Estas lecturas son inherentes a las narrativas míticas de la religión Areruya -una cristalización de antiguos movimientos proféticos kapon y pemon. Muchos de ellos fueron dirigidos por chamanes, que convivieron periódicamente con misioneros cristianos. Hoy, los adeptos de la religión indígena niegan que esta tenga alguna influencia misionera. Para reflexionar sobre esta percepción, considero tanto lo que las relativas narrativas míticas suprimen, como lo que preservan de la historia del contacto entre los profetas pioneros y los misioneros. Finalmente, sugiero que la narrativa más mitificada tiene mayor coherencia con el sistema conceptual de Areruya y el lugar que reserva a la colonización.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In Absent-minded Imperialism, the anthropologist Peter Rivière retraces the Pirara litigation that defined the border between Brazil and former British Guiana. In contrast to the English colonizers’ perceptions in the primary sources privileged by the author, this article examines Kapon and Pemon understandings of aspects of the colonization which also informed specific episodes in the litigation process. These Indigenous readings are inherent to mythic narratives about the origin of the Areruya religion, itself a crystallization of ancient Kapon and Pemon prophetic movements. Many of these were led by shamans who had intermittent contact with Christian missionaries. However, contemporary Areruya followers do not acknowledge missionary influence over their religion. My reflection on this perception takes into account that which related mythic narratives both preserve and discard from the history of contact between pioneering prophets and missionaries. Finally, I suggest that the more mythified narrative has greater consistency with Areruya’s current conceptual system and the place of colonization in it.
  • As vespas que caçam com seus dentes: Artefatos multiespécies, ritual e relações entre humanos e não humanos entre os Karitiana (Rondônia) Artigo

    Velden, Felipe Vander

    Resumo em Português:

    Resumo Na interseção da etnologia indígena, a antropologia das relações humano-animais e os estudos sobre artefatos, este artigo analisa um ritual masculino entre os Karitiana, povo indígena Tupi-Arikém no sudoeste da Amazônia brasileira. O Osiipo consistia, sobretudo, no emprego de picaduras de uma variedade de vespas para a fabricação de caçadores. Os dados de que dispomos sugerem que os principais agentes dessa constituição da pessoa masculina eram os insetos, replicando nos homens suas qualidades de ferozes predadores e guerreiros. Nesse processo, destacava-se a presença de cintos de dentes de macaco, signos dos grandes caçadores, e que também são portados pelas vespas. A análise deste objeto específico - as fileiras de dentes de macaco - torna possível compreender como agências outras-que-humanas diversas se interpenetram no ritual que fabricava bons caçadores, cuja versão integral não é mais realizada. Tais artefatos multiespécies tornam-se, assim, expressões materiais privilegiadas para a investigação das interações dos Karitiana com muitos outros seres não humanos com os quais partilham o mundo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la intersección entre la etnología indígena, la antropología de las relaciones humano-animal y los estudios de artefactos, este artículo analiza un ritual masculino entre los Karitiana, pueblo indígena Tupi-Arikém, en el suroeste de la Amazonía brasileña. Osiipo consistió principalmente en usar picaduras de una variedad de avispas para hacer cazadores y guerreros. Los datos de los que disponemos sugieren que los principales agentes de esta constitución de los hombres fueron los insectos, que replican en los jóvenes sus cualidades de feroces depredadores. En este proceso se destacó la presencia de cinturones de dientes de mono, signo de los grandes cazadores, y que también son portados por las mismas avispas. El análisis de este objeto específico, las hileras de dientes de mono, permite comprender cómo diferentes agencias distintas a las humanas se interpenetran en el ritual que hace buenos cazadores, cuya versión completa ya no se realiza. Tales artefactos multiespecies se convierten así en expresiones materiales privilegiadas para investigar las interacciones de los Karitiana con muchos otros seres no-humanos con los que comparten el mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract At the intersection of Amazonian ethnology, the anthropology of human-animal relations and studies of artifacts, this article analyzes a male ritual among the Karitiana, a Tupi-Arikém-speaking people in the southwestern Brazilian Amazon. Osiipo consisted, above all, in the use of stings from a variety of wasps for the production of hunters. The available information suggests that the main agents of this constitution of the male person were these insects, replicating in men their own qualities as ferocious predators and warriors. In this process, the presence of monkey teeth belts, emblems of great hunters, and which are also carried by wasps, stood out. The analysis of this specific object - the rows of monkey teeth - makes it possible to understand how different other-than-human agencies interpenetrate in this ritual which was intended to make good hunters, the full version of which is no longer performed. Such multi-species artifacts thus become privileged material expressions for investigating the interactions of the Karitiana with many other non-human beings with which they share the world.
  • Caminhos de Bisiw: uma abordagem tensiva da mobilidade ritual no Jurupari dos Hupd’äh Artigo

    Ramos, Danilo Paiva

    Resumo em Português:

    Resumo Na região do Alto Rio Negro-Uaupés, os rituais de Jurupari dos Hupd’äh reúnem os mais velhos e os rapazes ao longo dos caminhos florestais amazônicos. Sopros xamânicos são proferidos e flautas sagradas são tocadas durante expedições de caça e coleta alguns dias antes e outros depois da cerimônia comunitária. A relação entre uma abordagem perspectivista e tensiva permite, neste trabalho, evidenciar as dimensões do movimento xamânico e etnopoético do ritual do Hupd’äh Jurupari. Este estudo tem como objetivo mostrar como os campos relacionais de caminhos florestais situam as dimensões da mobilidade sociocósmica, da comunicação humano-não humano e da arte musical-verbal ao longo da paisagem ritual extensiva do Jurupari.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la región del Alto Río Negro-Vaupés, los rituales Jurupari de los Hupd’äh reúnen a los ancianos y a los niños a lo largo de los caminos de la selva amazónica. Se pronuncian soples chamánicos y se tocan flautas sagradas durante las expediciones de caza y recolección unos días antes y después de la ceremonia comunal. La relación entre un enfoque perspectivista y uno tensivo permite, en este trabajo, resaltar las dimensiones del movimiento chamánico y etnopoético del ritual Hupd’äh Jurupari. Este estudio tiene como objetivo mostrar cómo los campos relacionales de los caminos del bosque sitúan las dimensiones de la movilidad sociocósmica, la comunicación humano- no humano y el arte musical-verbal a lo largo del extensivo paisaje ritual del Jurupari.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the region of the Upper Rio Negro-Vaupés, Hupd’äh Jurupari rituals join elders and young boys along Amazonian forest paths. Shamanic spells are uttered and sacred flutes are played during hunting and gathering expeditions a few days before and after the communal ceremony. The relation between perspectivist anthropology and tensive semiotics enables this study to highlight the shamanic and ethnopoetic motile dimensions of the Hupd’äh Jurupari ritual movement. It shows how relational forest path fields situate the dimensions of sociocosmic mobility, human-non human communication and musical-verbal art along the Jurupari extensive ritual landscape.
  • Cartografias dos deslocamentos Guarani: Séculos XVI e XVII Artigo

    Mendes Júnior, Rafael Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo No decorrer do século XX a etnologia guarani produziu uma série de trabalhos cuja gênese se assentava nas migrações registradas por Nimuendaju e publicadas em sua obra de 1914. No litoral atlântico, diversos cronistas haviam registrado desde o início da Conquista fenômenos semelhantes entre diversos grupos indígenas que foram denominados genericamente como Tupi-Guarani. Desde então, muitos antropólogos se propuseram a estabelecer um fio condutor entre as migrações tupi-guarani e as dos Guarani, muitas vezes atribuindo a ambas os mesmos motivos e objetivos: escapar à destruição do mundo e adentrar em vida a terra dos imortais. Entretanto, um exame detalhado da bibliografia, bem como de algumas fontes documentais coloca em xeque este fio condutor. Este artigo é um estudo sobre as múltiplas formas de deslocamentos observadas entre os Guarani ao longo dos séculos XVI e XVII e posteriormente durante os séculos XIX e XX. O seu objetivo é analisar e distinguir essas formas de deslocamentos: de um lado, as migrações para a terra sem mal nos séculos XIX e XX, de outro, as expedições de guerra, pilhagens e captura de escravos, as fugas em face dos colonizadores espanhóis e bandeirantes portugueses e as atrações para as missões jesuíticas nos séculos XVI e XVII.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el transcurso del siglo XX la etnología guaraní produjo trabajos cuya génesis se asentaba en las migraciones registradas por Nimuendaju y publicadas en su obra, en 1914. En el litoral atlántico, diversos cronistas registraron desde el inicio de la Conquista fenómenos semejantes entre diversos grupos indígenas denominados genéricamente Tupi-Guaraní. Desde entonces, muchos antropólogos se propusieron establecer un hilo conductor entre las migraciones tupi-guaraní y la de los Guaraní, atribuyendo a ambas los mismos motivos y objetivos: escapar de la destrucción del mundo y adentrar, en vida, en la tierra de los inmortales. Sin embargo, un examen detallado de la bibliografía, así como de algunas fuentes documentales, pone en jaque ese hilo conductor. Este artículo es un estudio sobre las múltiples formas de desplazamiento observadas entre los Guaraní a lo largo de los siglos XVI y XVII y posteriormente durante los siglos XIX y XX. El objetivo es analizarlas y distinguirlas: de un lado, las migraciones hacia la tierra sin mal en los siglos XIX y XX; del otro, las expediciones de guerra, saqueos y captura de esclavos, las fugas de los colonizadores españoles y de los bandeirantes portugueses y el desplazamiento hacia las misiones jesuíticas en los siglos XVI y XVII.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Over the course of the twentieth century, Guarani ethnology produced a series of works whose genesis can be traced back to the migrations registered by Curt Nimuendajú and published in his work of 1914. On the Atlantic coast, various chroniclers had registered similar phenomena, since the beginning of the European Conquest, among diverse indigenous groups that were generically denominated Tupi-Guarani. Since then, many anthropologists have proposed to establish a common thread between the Tupi-Guarani migrations and those of the Guarani, frequently attributing the same motives and objectives to both: to escape the destruction of the world and enter the land of the immortals while still alive. However, a detailed examination of the bibliography, as well as various documentary sources, calls any such connection into question. This article is a study of the multiple forms of translocation observed among the Guarani during the sixteenth and seventeenth centuries and subsequently during the nineteenth and twentieth. Its objective is to analyse and distinguish these forms of translocation: on one hand, the migrations toward the land without evil in the nineteenth and twentieth centuries; on the other, the war expeditions, raids, slave captures, flights from the Spanish colonisers and Portuguese bandeirantes, and attractions to the Jesuit missions in the sixteenth and seventeenth centuries.
  • Como fazer um povo existir: ritual, política e parentesco entre os Karo-Arara de Rondônia Artigo

    Santos, Júlia Otero dos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo interpela uma questão premente na etnologia amazônica, a saber, a insuficiência ou os limites de categorias como povo, cultura, etnia ou sociedade para narrar as experiências de nossos interlocutores e interlocutoras de pesquisa. Em diálogo com a noção de objetificação de Marilyn Strathern, com as ideias de Tânia Stolze Lima sobre grupos-sujeitos e totalização contra-hierárquica, e com a teoria do ritual de Roy Wagner, procura-se mostrar como, entre os Karo-Arara de Rondônia, um povo é a instanciação de um coletivo estendido de parentes que somente pode vir a existir sob uma forma específica e convencional, em contextos rituais, e capitaneado por sujeitos concretos. O exercício analítico parte da etnografia de uma festa, o Wayo ‘at Kanã, que é entendida pelos meus interlocutores como, entre outras coisas, uma apresentação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo aborda un tema acuciante en la etnología amazónica, a saber, la insuficiencia o los límites de categorías como pueblo, cultura, etnia o sociedad para narrar las vivencias de nuestros interlocutores. En diálogo con la noción de objetivación de Marilyn Strathern, con las ideas de Tânia Stolze Lima sobre los grupos de sujetos y la totalización contrajerárquica y con la teoría ritual de Roy Wagner, busca mostrar cómo, entre los Karo-Arara de Rondônia, un pueblo es un colectivo extenso de parientes que sólo puede existir en una forma específica y convencional, en contextos rituales, y dirigidos por sujetos concretos. El ejercicio analítico parte de la etnografía de una fiesta, el Wayo ‘at Kanã, que mis interlocutores entienden, entre otras cosas, como una presentación cultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article raises an important issue in Amazonian ethnology, to wit, the insufficiency or limits of categories such as ‘people’, ‘culture’, ‘ethnic group’ or ‘society’ to narrate the experiences of our research interlocutors. In dialogue with Strathern’s notion of objectification, with Tânia Stolze Lima’s ideas about subject-groups and counter-hierarchical totalization, and with the ritual theory of Roy Wagner, I show how, among the Karo-Arara of Rondônia, a ‘people’ is the instantiation of an extended collective of relatives which can only come to exist in a specific and conventional form in ritual contexts, led by concrete subjects. The analytical exercise takes the ethnography of a festival, the Wayo ‘at Kanã, which is my interlocutors understand as, among other things, a cultural presentation.
  • O racismo contra os povos indígenas: panorama dos casos nas cidades brasileiras entre 2003 e 2019 Artigo

    Ribeiro, Rodrigo Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo Há muitas análises sobre o racismo na sociedade brasileira, embora poucas se consagrem aos efeitos desse fenômeno nos povos indígenas. Tendo isto em vista, o presente artigo apresenta um panorama dos episódios de racismo descritos nos Relatórios sobre a violência contra os povos indígenas, os quais compilam casos no Brasil inteiro desde 2003. Após a leitura e a sistematização dos quase trezentos episódios reportados, foi possível constatar como este fenômeno se espraia por todo o país, com casos ocorrendo em quase todos os estados e no Distrito Federal. A análise evidenciou a existência de diferentes padrões de manifestação do racismo, conforme revelam o perfil sociodemográfico das localidades com casos de racismo e o detalhamento de alguns episódios. No entanto, a despeito dos diferentes contextos, o racismo resulta na exclusão da presença indígena nas cidades brasileiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Existen muchos análisis sobre el racismo en la sociedad brasileña, aunque pocos se dedican a los efectos de este fenómeno en los pueblos indígenas. Teniendo esto en cuenta, este artículo presenta un panorama de los episodios de racismo publicados en los Informes de violencia contra los pueblos indígenas, una serie que compila casos en todo Brasil desde 2003. Después de leer y sistematizar los casi trescientos episodios publicados, se pudo constatar cómo este fenómeno se extiende por todo el país, con casos que ocurren en casi todos los estados y en el Distrito Federal. El análisis mostró la existencia de diferentes modalidades de manifestación del racismo, como lo muestra el perfil sociodemográfico de las localidades con casos de racismo y los detalles de algunos episodios. Sin embargo, a pesar de los diferentes contextos, el racismo resulta en la exclusión de la presencia indígena en las ciudades brasileñas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There are several analyses of racism in Brazilian society, only a few of which show how it affects the Indigenous peoples. This article provides an overview of the episodes described in theReports on violence against Indigenous peoples, which compiles cases in all of Brazil since 2003. After reading and systematizing almost three hundred reported events, it was possible to confirm that this phenomenon is widespread throughout the country, with cases in nearly every one of the States and the Federal District. Racism against indigenous peoples manifests in different patterns, as revealed by the sociodemographic profile of cities with cases of racism and the explanation for some episodes. Regardless of the different contexts, racism excludes the Indigenous presence in Brazilian cities.
  • A invenção do progresso: Bye Bye Brasil e o espaço-tempo colonial Artigo

    Macedo, Eric Silva

    Resumo em Português:

    Resumo No presente texto, a narrativa do filme Bye Bye Brasil (Carlos Diegues 1979) nos serve de guia para discutir uma noção de progresso que se propaga por contextos diversos, e que se torna particularmente saliente em certos momentos históricos. No que diz respeito ao processo de colonização da Amazônia, e da região de Altamira em particular, encaramos dois momentos-chave em que o conceito é mobilizado: a abertura da rodovia Transamazônica e, cerca de quarenta anos mais tarde, a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Partindo do papel particular que a noção assume na colonização de Altamira, minha intenção é encarar a noção de progresso em um duplo aspecto: como uma forma de compreender e expressar a passagem do tempo em uma espécie de filosofia da história condensada e difusa e, por outro lado, como uma metáfora potente que associa o domínio do tempo ao da ação humana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente texto, la narrativa de la película Bye Bye Brazil (Carlos Diegues, 1979) nos sirve de guía para discutir una noción de progreso que se extiende por diversos contextos, y que se vuelve particularmente relevante en determinados momentos históricos. En relación al proceso de colonización de la Amazonia, y de la región de Altamira en particular, nos centramos en dos momentos clave en los que se moviliza el concepto: la apertura de la carretera Transamazónica y, unos cuarenta años después, la construcción de la central hidroeléctrica de Belo Monte. Partiendo del papel particular que la noción asume en la colonización de Altamira, mi intención es indagar en la noción de progreso en una doble vertiente: como una forma de entender y expresar el paso del tiempo en una especie de filosofía de la historia condensada y difusa; y, por otro lado, como una potente metáfora que asocia el dominio del tiempo con el de la acción humana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article the narrative of the film Bye Bye Brazil (Carlos Diegues, 1979) acts as a guide to discuss a notion of progress that is widespread across diverse contexts, and that becomes particularly salient during certain historical moments. With regard to the process of the colonization of the Amazon, and in particular of the municipality of Altamira, we look at two key moments in which the concept is mobilized: the opening up of the Transamazonian highway, and, some forty years later, the construction of the Belo Monte hydroelectric dam. Starting with the specific role that the notion assumes in the colonization of Altamira, I intend to view the notion of progress as a double aspect: a way of understanding and expressing the passage of time through a sort of condensed and diffuse philosophy of history; and, on the other hand, a potent metaphor that associates the domain of time with that of human action.
  • Uma etnografia do Instituto Pensar Agropecuária Artigo

    Pompeia, Caio

    Resumo em Português:

    Resumo Com retrocessos se acumulando no Brasil em relação às questões climáticas e indígenas, especialistas em temas socioambientais têm procurado identificar fatores e agentes que operam para dar sustentação a esse quadro. Um dos principais atores apontados na literatura científica é a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), um bloco multipartidário com poder em ascensão no Congresso Nacional. Este artigo apresenta uma etnografia do núcleo estratégico no qual se negociam e se definem os posicionamentos oficiais da FPA: o Instituto Pensar Agropecuária (IPA). O primeiro objetivo é analisar os três conjuntos de atores que operam no âmbito do IPA: organizações empresariais, agentes técnicos e parlamentares da mesa diretora da FPA. O segundo é examinar como essa engrenagem tripartite é operacionalizada. O trabalho está baseado em observação participante no IPA e no Congresso Nacional, em entrevistas com agentes privados, técnicos e políticos que integram o instituto e em documentos corporativos e estatais. Os resultados indicam que a consolidação do IPA inflexionou de maneira expressiva a representação de interesses das elites dos sistemas alimentares que operam no país.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con los retrocesos acumulados en Brasil en relación a las cuestiones climáticas e indígenas, especialistas en temas socioambientales han buscado identificar factores y agentes que operan para dar sustento a este cuadro. Uno de los principales actores mencionados en la literatura científica es el Frente Parlamentar de la Agropecuaria (FPA), un bloque multipartidista con poder ascendente en el Congreso Nacional de Brasil. Este artículo presenta una etnografía del núcleo estratégico en el que se negocian y definen las posiciones oficiales de la FPA: el Instituto Pensar Agropecuaria (IPA). El primer objetivo es analizar los tres conjuntos de actores que operan en el ámbito del IPA: organizaciones empresariales, agentes técnicos y parlamentarios de la junta directiva de la FPA. El segundo objetivo es examinar cómo se operativiza este dispositivo político tripartito. El trabajo se basa en la observación participante en el IPA y en el Congreso Nacional, en entrevistas con agentes empresariales, técnicos y políticos que forman parte del instituto y en documentos corporativos y estatales. Los resultados indican que la consolidación de la IPA influyó significativamente en la representación de intereses de las élites de los sistemas alimentarios que operan en el país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract With growing setbacks in climate and indigenous issues in Brazil, specialists on socio-environmental themes have sought to identify the factors and agents that give support to this situation. One of the main actors mentioned in the scientific literature is the agribusiness caucus (FPA), a multiparty bloc with rising power in the Brazilian National Congress. This article is an ethnography of the strategic nucleus in which the official positions of the FPA are negotiated and defined: the Instituto Pensar Agropecuária (IPA). Its initial aim is to analyze the three sets of actors that operate in the IPA: business organizations, technical agents and parliamentarians of the FPA’s board of directors. The second aim is to examine how this tripartite political dispositif is put to work. The article is based on participant observation at the IPA and the National Congress, on interviews with private, technical and political agents who are part of the institute and on corporate and state documents. The results indicate that the consolidation of the IPA significantly altered the representation of interests of the elites of the food systems that operate in the country.
  • Buscando a vida na economia e na etnografia Ensaios

    Neiburg, Federico

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio propõe uma pragmática das relações entre vida e economia, explorando regiões de contato entre ambos os conceitos. O foco são as chamadas “emergências econômicas”, nas quais se coloca em jogo o acesso aos “essenciais para a vida”, quando não a própria vida biológica de seres humanos. Nas emergências, as relações entre vida e economia passam a ser objeto de controvérsia pública, aparecem nos posicionamentos dos especialistas e, também, no dia a dia das pessoas que fazem as suas vidas mobilizando disposições incorporadas no tempo longo de outras crises. O texto tematiza formas monetárias de calcular o valor da vida que sustentam o conceito de custo de vida e modos de articular a materialidade da vida com a moralidade da pessoa na busca pela vida e por uma vida que merece ser vivida em situações de extrema pobreza e precariedade. O fundamento etnográfico do ensaio e do programa de pesquisas que ele propõe está em pesquisas realizadas sobre as hiperinflações brasileira e argentina de fim do século passado, sobre as dinâmicas econômicas em paisagens de extrema pobreza, como as dos bairros populares de Port-au-Prince, capital do Haiti, especialmente no período posterior ao terremoto de 12 de janeiro de 2010, e sobre alguns traços das atmosferas da emergência que envolvem a crise suscitada pela pandemia de covid-19.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo propone una pragmática de las relaciones entre vida y economía explorando regiones de contacto entre ambos conceptos. La atención se centra en las llamadas “emergencias económicas”, en las que está en juego el acceso a lo “esencial para la vida”, o incluso la propia vida biológica de los seres humanos. En las emergencias, las relaciones entre vida y economía se convierten en objeto de controversia pública, surgen en la toma de posición de los expertos y, también, en el día a día de las personas que hacen sus vidas movilizando disposiciones incorporadas durante otras crisis. El texto tematiza las formas monetarias de calcular el valor de la vida que sustentan el concepto de costo de vida y formas de articular la materialidad de la vida con la moralidad de la persona en la búsqueda por la vida y por una vida que merezca ser vivida, en situaciones de extrema pobreza y precariedad. El fundamento etnográfico del ensayo y el programa de investigación que se propone aquí se fundamenta en investigaciones sobre las hiperinflaciones brasileña y argentina de finales del siglo pasado, sobre las dinámicas económicas en escenarios de extrema pobreza, como los de los barrios populares de Port-au-Prince, capital de Haití, especialmente en el periodo posterior al terremoto del 12 de enero de 2010, y sobre algunos rastros de las atmósferas de emergencia que rodearon la crisis suscitada por la pandemia del covid-19.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article argues for a pragmatics of the relations between life and economy, exploring regions of contact between both concepts. Its focus is on the so-called “economic emergencies” where access to the “essentials of life”, if not the biological life of human beings themselves, are at stake. In emergencies, the relationship between life and economy becomes an object of public controversy, appears in the elaborations of experts, and in the daily lives of people who make a living by mobilizing dispositions incorporated in the long time of other crises. The text thematizes the monetary ways of calculating the value of life that underpin the concept of cost of living and ways of articulating the materiality of life with the morality of the person in the search for life and for a life worth living in situations of extreme poverty and precariousness. The ethnographic basis of the article and the research program it proposes rests in research conducted on the Brazilian and Argentine hyperinflations of the end of the last century, on economic dynamics in landscapes of extreme poverty, such as those of the poor neighborhoods of Port-au-Prince, capital of Haiti, especially following the earthquake of January 12, 2010, and on some traces of the atmospheres of emergency surrounding the crisis of the covid-19 pandemic.
  • A gente sente farta, mas depois esquece Outras Escrit(Ur)as

    Godoy, Gustavo

    Resumo em Português:

    Resumo A finada Eufrásia Ferreira /d͡ʒaɾiguka/ foi a última falante mulher da língua guató, que falou desde criança. Aqui está um relato de alguns momentos que passamos com ela entre a cidade de Corumbá e o Pantanal, para deixar marcada a memória de seu valor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La finada Eufrásia Ferreira /d͡ʒaɾiguka/ fue la última mujer hablante de la lengua guató, que aprendió cuando era niña. Aquí está un relato de algunos momentos que pasamos junto a ella entre la ciudad de Corumbá y el Pantanal, para dejar marcada la memoria de su valor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The late Eufrásia Ferreira /d͡ʒaɾiguka/ was the last woman to speak the Guató language, which she learnt as a child. This is a record of some of the moments we spent with her, between the city of Corumbá and the Pantanal, as memoire to her worth.
  • MARTIN, Nastassja 2021. Escute as feras. São Paulo: Editora 34. 106 pp. Resenha

    Cáceres, Luz Stella Rodríguez
  • ERRATA Errata

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com