RESUMO
Este estudo explora a relação entre os influenciadores de redes sociais (IRS), o excesso de confiança (EC) e o comportamento agressivo dos investidores (CAI), com especial incidência nas diferenças de gênero, contribuindo para cobrir a lacuna de estudos sobre esse tema. Utilizando dados de 420 investidores na Indonésia, obtidos por meio de um questionário e analisados a partir de modelagem de equações estruturais, o estudo examina três objetivos principais: o efeito direto dos IRS e do EC no CAI, o papel mediador do EC e o efeito moderador dos IRS no que diz respeito a questão de gênero. Os resultados revelam que tanto os IRS como o EC influenciam significativamente o CAI, tanto para os homens como para as mulheres, com o EC servindo de mediador. Nomeadamente, o efeito dos IRS sobre o EC, que, por sua vez, conduz a um CAI, é mais forte nas mulheres do que nos homens. Esses resultados contribuem para o avanço da teoria do comportamento financeiro e da teoria da microestrutura do mercado, clarificando o papel dos IRS e do EC na formação do CAI. Para além da contribuição teórica, os resultados também destacam o potencial impacto social no Sul Global, em particular para as mulheres investidoras, que podem sofrer perdas financeiras e um aumento do estresse econômico no nível do agregado familiar, com um potencial mais amplo para aprofundar as desigualdades socioeconômicas existentes.
Palavras-chave:
investidor agressivo; excesso de confiança; influenciador de mídias sociais; teoria da microestrutura de mercado; finanças comportamentais.
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