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Noções gerais sobre abordagem sistémica à ação educativa do enfermeiro

Resumos

O trabalho discute o uso da abordagem sistêmica na educação e saúde, facilitando a reflexão do enfermeiro sobre sua ação educativa. Parte-se das noções básicas da Teoria de Sistemas: 1) sistema - unidade complexa, formada de várias partes diferentes, sujeitas a um plano comum, ou servindo a um objetivo comum; 2) componentes do sistema - entrada (inputs), processo, saída (outputs) e realimentação (feedback). Na Educação, utiliza-se o enfoque sistêmico como técnica de análise, coordenação e controle dos componentes e variáveis que constituem o complexo educacional; estabelece-se a necessidade do planejamento didático como meio de ordenar e seqüenciar ações para atingir os fins propostos. Na saúde, aplica-se a abordagem sistêmica ao estudo de situações complexas, visando permitir ao enfermeiro novas perspectivas e soluções.


The article discusses the use of system approach in Education and Health, which enables nurses reflection on their learning activities. If is based on the System Theory: 1) system - complex unit formed by several different parts, subjected to common planning or serving to a common object; 2) system components - input, process, output and feedback. System approach in Education is usually used as analysis, coordination and control technique of components and variables that make up the educational complex. Need of didatic planning is established as a mean of ordering and following activities to attain established goals. Therefore, system approach is applied in the study of complex situations in health fields, in order to offer the nurse new perspectives and solutions


ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO

Noções gerais sobre abordagem sistémica à ação educativa do enfermeiro

Marluce Miguel de SiqueiraI; Lisete Diniz Ribas CasagrandeII

IEnfermeira Professora do Curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - e aluna do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, Nível de Mestrado da EERP-USP

IIPedagoga e Professor Doutor do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

RESUMO

O trabalho discute o uso da abordagem sistêmica na educação e saúde, facilitando a reflexão do enfermeiro sobre sua ação educativa. Parte-se das noções básicas da Teoria de Sistemas: 1) sistema - unidade complexa, formada de várias partes diferentes, sujeitas a um plano comum, ou servindo a um objetivo comum; 2) componentes do sistema - entrada (inputs), processo, saída (outputs) e realimentação (feedback). Na Educação, utiliza-se o enfoque sistêmico como técnica de análise, coordenação e controle dos componentes e variáveis que constituem o complexo educacional; estabelece-se a necessidade do planejamento didático como meio de ordenar e seqüenciar ações para atingir os fins propostos. Na saúde, aplica-se a abordagem sistêmica ao estudo de situações complexas, visando permitir ao enfermeiro novas perspectivas e soluções.

ABSTRACT

The article discusses the use of system approach in Education and Health, which enables nurses reflection on their learning activities. If is based on the System Theory: 1) system - complex unit formed by several different parts, subjected to common planning or serving to a common object; 2) system components - input, process, output and feedback. System approach in Education is usually used as analysis, coordination and control technique of components and variables that make up the educational complex. Need of didatic planning is established as a mean of ordering and following activities to attain established goals. Therefore, system approach is applied in the study of complex situations in health fields, in order to offer the nurse new perspectives and solutions.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1985
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