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A abordagem do Joanna Briggs Institute para revisões sistemáticas

Nas últimas décadas, estudos de revisão sistemática e integrativa têm ocupado importante espaço em revistas de alto impacto. Revisões, em teoria, oferecem a melhor evidência sobre determinados temas; são estudos originais e não requerem aprovação em Comitês de Ética de Pesquisa (CEP). A necessidade de apoiar as práticas, especialmente de natureza clínica e educacional, em contraste com a possibilidade de dispensa do registro no CEP e o conhecimento limitado dos Centros Internacionais Especializados em Revisões, tem favorecido a disseminação de trabalhos com qualidade questionável.

Em 2017, um artigo publicado reportou - com base em uma revisão integrativa usando o método de Joanna Briggs Institute (JBI) - os ganhos percebidos por estudantes e profissionais da saúde no uso da simulação clínica utilizando dramatização11 Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira GAJ, Almeida R, Pedersoli CE. Clinical simulation with dramatization: gains perceived by students and health professionals. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2017;25:e2916. doi: 10.1590/1518-8345.1807.2916.
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. Esses estudiosos usaram o termo “revisão integrativa”; no entanto, um exame atento dos seus trabalhos revela que estes começaram como uma “revisão global” (usando perguntas quantitativas e qualitativas) e acabaram como uma rudimentar “revisão de escopo”.

O termo “revisão integrativa” tem sido usado de maneira muito vaga, e certos autores consideram as revisões de qualquer tipo (incluindo aquelas de desenhos de estudo variante, como experimental, observacional e descritivo) como integrativas22 Hopia H, Latvala E, Liimatainen L. Reviewing the methodology of an integrative review. Scand J Caring Sci. 2016;30(4):662-9. doi: 10.1111/scs.12327.
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. No entanto, outros autores sugerem que a revisão integrativa requer uma síntese dos estudos teóricos, ou seja, algo mais do que mera evidência empírica22 Hopia H, Latvala E, Liimatainen L. Reviewing the methodology of an integrative review. Scand J Caring Sci. 2016;30(4):662-9. doi: 10.1111/scs.12327.
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. JBI fornece orientação formal para dez tipos de revisões, contudo nenhum deles se refere à maneira como uma revisão integrativa deve ser realizada33 Institute TJB. Joanna Briggs Institute Reviewers' Manual: 2014 Edition. [Internet]. Adelaide: Joanna Briggs Institute; 2014. [cited Ago 23 2018]. Available from: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-2014.pdf..

As revisões sistemáticas da JBI têm como base o modelo de saúde fundamentado em evidências, que não se preocupa exclusivamente com a eficacia, mas centra-se na prática baseando-se nas melhores informações disponíveis, sendo adaptável às diversas origens do problemas de saúde e utilizando uma variada gama de metodologias de pesquisa para gerar evidências relativas para o assunto33 Institute TJB. Joanna Briggs Institute Reviewers' Manual: 2014 Edition. [Internet]. Adelaide: Joanna Briggs Institute; 2014. [cited Ago 23 2018]. Available from: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-2014.pdf.. JBI considera que os profissionais de saúde precisam de provas para fundamentar uma ampla gama de atividades e intervenções, e durante a tomada de decisões clínicas, eles devem analisar se sua abordagem é viável, adequada, significativa e efetiva33 Institute TJB. Joanna Briggs Institute Reviewers' Manual: 2014 Edition. [Internet]. Adelaide: Joanna Briggs Institute; 2014. [cited Ago 23 2018]. Available from: http://joannabriggs.org/assets/docs/sumari/ReviewersManual-2014.pdf.-44 Pearson A, Wiechula R, Court A, Lockwood C. The JBI model of evidence-based healthcare. Int J Evid Based Healthc. 2005;3(8):207-15. doi: 10.1111/j.1479-6988.2005.00026.x.
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As revisões sistemáticas do JBI visam fornecer uma síntese abrangente e imparcial de um grande número de estudos relevantes dentro dos limites de um único documento usando métodos rigorosos e transparentes44 Pearson A, Wiechula R, Court A, Lockwood C. The JBI model of evidence-based healthcare. Int J Evid Based Healthc. 2005;3(8):207-15. doi: 10.1111/j.1479-6988.2005.00026.x.
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. Essa revisão sistemática procura sintetizar e resumir o conhecimento existente em vez de criar novo conhecimento55 Aromataris E, Pearson A. The systematic review: an overview. Am J Nurs. 2014;114(3):53-8. doi: 10.1097/01.NAJ.0000444496.24228.2c.
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. Isso produz a tomada de decisão que considera a viabilidade, adequação, pertinência e eficácia da prática de saúde44 Pearson A, Wiechula R, Court A, Lockwood C. The JBI model of evidence-based healthcare. Int J Evid Based Healthc. 2005;3(8):207-15. doi: 10.1111/j.1479-6988.2005.00026.x.
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-55 Aromataris E, Pearson A. The systematic review: an overview. Am J Nurs. 2014;114(3):53-8. doi: 10.1097/01.NAJ.0000444496.24228.2c.
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). A melhor evidência disponível, o contexto em que o cuidado é fornecido, o paciente individual e o conhecimento e julgamento profissional dos trabalhadores da saúde desempenham um papel nesse processo44 Pearson A, Wiechula R, Court A, Lockwood C. The JBI model of evidence-based healthcare. Int J Evid Based Healthc. 2005;3(8):207-15. doi: 10.1111/j.1479-6988.2005.00026.x.
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5 Aromataris E, Pearson A. The systematic review: an overview. Am J Nurs. 2014;114(3):53-8. doi: 10.1097/01.NAJ.0000444496.24228.2c.
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-66 Munn Z, Stern C, Aromatraris E, Lockwood, Jordan Z. What kind of systematic review should conduct? A proposed typology and guidance for systematic reviewers in the medical and health sciences. BMC Med Res Methodol. 2018:18(1):5. doi 10.1186/s12874-017-0468-4.
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Assim, recomendamos o uso da metodologia do JBI para conduzir revisões sistemáticas dos seguintes itens: eficácia, experiencial (qualitativo), avaliação do custo/econômico, prevalência ou incidência, exatidão do texto de diagnóstico, etiologia e/ou risco, opinião/política do especialista, psicométrica, prognóstico e metodologia66 Munn Z, Stern C, Aromatraris E, Lockwood, Jordan Z. What kind of systematic review should conduct? A proposed typology and guidance for systematic reviewers in the medical and health sciences. BMC Med Res Methodol. 2018:18(1):5. doi 10.1186/s12874-017-0468-4.
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A credibilidade do conhecimento produzido e a utilidade do produto gerado, com base em estudos de revisão, de acordo com as delimitações epidemiológicas, está estreitamente relacionada ao rigor da metodológica, um aspecto que pode ser qualificado através das orientações dos Centros de Avaliação.

Agradecimentos

Os autores gostariam de agradecer a ajuda do Professor Adjunto Edoardo Aromataris.

References

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    » https://doi.org/10.1186/s12874-017-0468-4

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2018

Histórico

  • Recebido
    23 Maio 2018
  • Aceito
    21 Ago 2018
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