Acessibilidade / Reportar erro

Formação acadêmica do profissional de enfermagem e sua adequação às atividades de trabalho1 1 Artigo extraído da tese de doutorado “Adequacy of academic postgraduate training of the nurse job in Murcia”, apresentada à Facultad de Enfermería, Universidad de Murcia, Murcia, Espanha.

OBJETIVO:

identificar a formação dos profissionais de enfermagem e sua adequação ao trabalho que realizam, assim como, a demanda de formação continuada.

MÉTODOS:

estudo observacional, descritivo, mediante questionário "Formação e Adequação do Profissional de Enfermagem ao Posto de Trabalho". Disponível em: http://enfermeriadocente.es para profissionais de enfermagem.

RESULTADOS:

53,8% dos enfermeiros consideram que a formação recebida não atende às necessidades de sua atividade de trabalho. Do total, 94,2% referem que a formação acadêmica relacionada à atividade de trabalho repercute na qualidade da assistência prestada.

CONCLUSÕES:

os profissionais de enfermagem consideram necessário adequar a formação continuada à atividade de trabalho e trajetória profissional. A formação dos profissionais deve ser contínua, iniciando-se na formação básica e sendo constante ao longo da vida profissional.

Enfermeiras; Educação; Qualidade da Assistência à Saúde; Emprego


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br