Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 1, Número: spe, Publicado: 1993
  • EDITORIAL Editorial

    Marziale, Maria Helena Palucci; Santos, Branca Maria de Oliveira
  • Discurso do Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo, em exercício Sessão Solene De Abertura Das Comemorações Das Festividades Do 40º Aniversário Da Eerp-Usp

    Laurenti, Ruy
  • Discurso da Digníssima Diretora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Sessão Solene De Abertura Das Comemorações Das Festividades Do 40º Aniversário Da Eerp-Usp

    Vinha, Vera Heloisa Pileggi
  • Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: quatro décadas Artigos Originais

    Mendes, Isabel Amélia Costa

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo apresentar a História da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, a partir da administração de sua fundadora, dos seus ex-diretores e da atual diretora, destacando as principais conquistas de suas gestões.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo presentar la historia de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo, a partir de la administración de su fundadora, de sus ex directores y de la actual directora, destacando las principales conquistas de sus gestiones.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to present the history of the College of Nursing, University of São Paulo at Ribeirão Preto Campus, since the management of its founderess, ex-deans and the actual dean, emphasizing these administrations principal conquests.
  • O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: suas prospectivas Artigos Originais

    Freitas, Dulce Maria Vendrúscolo de; Fávero, Neide; Scatena, Maria Cecília Moraes

    Resumo em Português:

    As autoras focalizam o ensino de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, através de seu marco histórico e conceitual desde sua fundação na década de 50, revelando que, na década de 80, o estudo da reforma curricular decorreu de um amplo processo de discussão, o que culminou com a proposta de formação do enfermeiro generalista e a implantação do novo currículo em 1989. Na versão das autoras, as prospectivas para o ensino da graduação dependem de uma reflexão das escolas sobre o papel das universidades na reorientação dos serviços de saúde, da formação do aluno voltada para a competência técnica, científica, política para atuar em diferentes níveis de assistência a saúde da população. Um novo modelo educacional exigirá a reorientação dos currículos e a inserção das escolas nos serviços de saúde como elemento estratégico de integração do ensino com a prática profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Las autoras abordan la enseñanza de graduación de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto - USP, a través de su marco histórico y conceptual desde su fundación en la década del 50. En la década del 80, el estudio de la reforma curricular derivó de un amplio proceso de discusión, culminando con la propuesta de formación del enfermero generalista y la implantación del nuevo curriculum en 1989. En la versión de las autoras, las prospectivas para la enseñanza de la graduación dependem de una reflexión de las escuelas sobre el papel de las Universidades en la reorientación de los servicios de salud, de la formación del alumno orientada para la competencia técnica, científica, política para actuar en diferentes niveles de asistencia a la salud de la población. Un nuevo modelo educacional exigirá la reorientación de los curriculums y la inserción de las escuelas en los servicios de salud como elementos estratégico de integración de la enseñanza con la práctica profesional.

    Resumo em Inglês:

    Authors focused the undergraduate education at the College of Nursing, University of São Paulo at Ribeirão Preto Campus, through its historical and conceptual mark since its establishment in the 1950's. In the 1980's, a study of curriculum modification originated from a wide process of discussion, culminated in a proposal of formation of generalized nurses and the introduction of a new curriculum in 1989. According to authors' version, the prospectives to nursing education depend on the schools' reflection about the University's role in the reorientation of health services and formation of students aiming at political, scientific and technical competence to actuate at different levels of community health assistance. A new educational model will require a curriculum reorientation and the insertion of schools in the health services as a strategic component of the integration of education with professional practice.
  • O desempenho de papéis sociais numa relação de ensino-aprendizado Artigos Originais

    Chaves, Eliane Corrêa

    Resumo em Português:

    Com base no pressuposto de que o processo ensino-aprendizado fundamenta-se nas relações interpessoais entre docentes e discentes e que estas, por sua vez, derivam da maneira como os sujeitos envolvidos nesse processo aderem-se e desempenham seu papel social, esse trabalho teve o objetivo de analisar o desempenho dos papéis discentes e docentes no curso de graduação em Enfermagem da USP, assim como da análise que esses personagens fazem de seus papéis. A investigação de caráter qualitativo baseou-se no discurso livre de quatro docentes e quatro discentes e buscou apreender a expressão da livre associação de idéias e permitir a manifestação do conteúdo intra-psíquico e peculiar de cada sujeito entrevistado. Do conteúdo apreendido foi possível concluir que, embora ambos os grupos aspirem por mudanças significativas em relação ao papel que desempenham, seus comportamentos reiteram os antigos papéis sociais baseados no modelo pedagógico tradicional.

    Resumo em Espanhol:

    Con base en el presupuesto de que el proceso enseñanza-aprendizaje se fundamenta en las relaciones inter personales entre docentes y discentes y que estas, a su vez, se derivan de la manera como los sujetos involucrados en ese proceso, direccionen y desempeñen su papel social. Ese trabajo tuvo el objetivo de analisar el desempeño de los papeles discentes y docentes en el curso de graduación en enfermería de la USP, así como del analisis de los papeles que esos personages hacen. La investigación de carácter cualitativo se basó en el discurso libre de cuatro docentes y cuatro discentes y buscó aprehender la expresion de la libre asociación de idéas y permitir la manifestación de contenido intra-psíquico y peculiar de cada sejeto entrevistado. Del contenido aprehendido fue posible concluir que, aunque ambos grupos aspiram a lograr cambios significativos en relación al papel que desempeñan, sus comportamentos reiteran los antiguos papeles sociales basados en el modelo pedagógico tradicional.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims at analyzing the students and professors performance in the nursing undergraduate course of the University of São Paulo as well as learning of their own analysis about their roles. The study is based on the idea that the teaching-learning process is grounded in the interpersonal relationship between students and professors and this relationships linked to the way these individuals play their social role. The author made a qualitative analysis of four professors and four students free discourses looking at apprehending the expression of the free association of ideas as well as allowing the manifestation of the intra-psychical content of each one of them. Therefore, the author concluded that, in spite of these groups aspirations for significant changes in their roles, their behaviors reiterate former social roles based on the traditional pedagogical model.
  • O desenvolvimento da pesquisa no Brasil Artigos Originais

    Angerami, Emília Luigia Saporiti

    Resumo em Português:

    A autora apresenta desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem no Brasil, verificando as prioridades, a metodologia e a logística dos estudos. Os cinco estágios apresentados seguem o modelo proposto por Bergman. A análise revela, que no Brasil, a tendência, em relação ao tipo de estudos e metodologia, é semelhante ao que ocorre ao nível internacional.

    Resumo em Espanhol:

    La autora presenta el desarrollo de la investigación de Enfermeríaen Brasil, verificando las prioridades, la metodologia y la lógica de los estudos. Los cinco situaciones presentados siguem um modelo propuesto por Bergman. El análisis revela, que en Brasil, la tendencia, en relación al tipo de studío y metodologia, es semejante a la que ocurre en âmbito internacional.

    Resumo em Inglês:

    The author presents the development of nursing research in Brazil, verifying priorities, methodology and logistics of the studies. The presented five stages follow the model proposed by Bergman. The analysis reveals that, in Brazil, the tendency related to the type of studies and methodology, is similar to other countries.
  • Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde Artigos Originais

    Mendes, Isabel Amélia Costa; Gir, Elucir; Trevizan, Maria Auxiliadora

    Resumo em Português:

    Divulgar a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo enquanto Centro Colaborador da organização Mundial da Saúde e oferecer contribuição à sua história, registrando fatos atinentes à referida designação, constituem os objetivos deste artigo. Partindo de referencial teórico sobre influência do ambiente externo nas organizações de excelência, são identificados fatores que nortearam a designação da instituição em análise pela Organização Mundial da Saúde. Enunciado o conceito de Centro Colaborador, caracteriza-se este Centro através de seus termos de referência e de compromissos executados de 1988 a 1992, apontando-se tendências e perspectivas.

    Resumo em Espanhol:

    Divulgar la Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de la Universidade de São Paulo, como Centro Colaborador para el Desarrollo de la Enfermería, de la Organización Mundial de la Salud, y ofrecer contribución a su história, registrando hechos concernientes a la referida teórico sobre influencia del ambiente externo en las Organizaciones de Excelencia, son identificados elementos que orientaron la designación de la Institución en análisis por la Organización Mundial de la Salud. Enunciado el concepto de Centro Colaborador, caracterizase este Centro a través de sus Términos de referencia y de compromisos ejecutados de 1988 a 1992, observandose tendencias y perspectivas.

    Resumo em Inglês:

    The objectives of this article were to divulge the Nursing School of Ribeirão Preto - University of São Paulo as a World Health Organization Collaborating Center for Nursing Research Development and to contribute to is history, by registering the facts concerning this designation. Based on the theoretical framework about the influence of external environment in organizations of excellence, some factors that guide such designation by World health Organization are identified. Since the concept of Collaborating Center was expressed, this Center is characterized by its Reference Terms and compromises accomplished from 1988 through 1992, considering the tendencies and perspectives.
  • Uma amostra da produção científica da região sudeste do Brasil no período de 1987-1991 Artigos Originais

    Luis, Margarita Antonia Villar; Nogueira, Maria Suely; Diniz, Sebastiana; Oliveira, Eliene Reis de

    Resumo em Português:

    Realizou-se o presente estudo com o objetivo de investigar acerca da produção científica da região Sudeste no período de 1987 a 1991. Para tanto, foram enviados ofícios a 15 escolas de enfermagem das quais tínhamos o endereço ou contatos com pessoas das instituições. Para a inclusão do material no estudo estabeleceu-se alguns critérios considerados importantes para o julgamento e classificação quantitativa dos mesmos. Após este procedimento efetuou-se a classificação qualitativa dos ítens a partir dos seus títulos utilizando-se nove categorias temáticas. O volume total de publicações científicas encontrado no período foi de 2237 ítens, sendo: 1585 das Escolas de enfermagem do Estado de São Paulo; 222 dos Hospitais da cidade de São Paulo, 296 da Escola de Enfermagem da UFMG e 134 das Escolas de Enfermagem do Rio de Janeiro.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio se ha realizado con el objetivo de investigar la producción científica de la región sudeste en el período de 1987-1991. Para tanto, fueron enviados oficios a 15 escuelas de enfermería, quienes poseíamos seña para correspondencia o se tenía conocimiento de personas de esas instituciones. Para la inclusión del material en el estudio fueron establecidos criterios considerados necesarios para selecionar lo y para su clasificación cuantitativa. Después de ese procedimiento se efectuó la clasificación cualitativa de los ítens de investigación computados, a partir de sus títulos utilizandose nueve categorías temáticas. El total de publicaciones científicas encontradas, correspondió a 2237 ítens, siendo: 1585 de Escuelas de Enfermería del Estado de São Paulo; 222 de los hospitales de la ciudad de São Paulo; 296 de la Escuela de Enfermería de la Universidad del Estado de Minas Gerais y 134 de las Escuelas de Enfermería del Estado do Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    The study’s goal was to investigate the scientific production in Brazil’s southeast region during 1987 to 1991 period. To do that, letters were sent to 15 nursing schools that we had the address or through personal contact with someone from the institutions, asking a list of their scientific production during the period above stated. In order to be included in the study, the article had to meet some criteria that were established as import for a quantitative evaluation and classification. After that, qualitative evaluation and classification. After that, qualitative classification was done by the article’s tile using nine categories. The total of publications found were 2237 articles from which, 1585 were from nursing schools in the state of São Paulo, 222 from hospitals in the city of São Paulo, 296 from Federal University of Minas Gerais' School of Nursing and 134 from nursing schools in Rio de Janeiro.
  • Produção científica de enfermagem na região nordeste (1988-1992) Artigos Originais

    Assis, Marluce Maria Araújo; Nascimento, Maria Angela Alves do; Jorge, Maria Salete Bessa; Matos, Maria Socorro; Braga, Violante Augusta Batista; Moreira, Antonia Silva Paredes; Garcia, Telma Ribeiro

    Resumo em Português:

    Estudo exploratório descritivo realizado com o objetivo de identificar a produção científica das enfermeiras da Região Nordeste no período de 1988 a 1992, verificando o tipo de trabalho elaborado, as áreas temáticas predominantes e as formas de divulgação utilizadas. Observamos estar ocorrendo um aumento sensível nesta produção a partir de 1990. Os artigos científicos e a área temática assistencial predominaram, assim como a divulgação através de eventos nacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio exploratorio descriptivo realizado con el objetivo de identificar la producción científica de las enfermeras de la Región Nordeste en el período de 1988 a 1992. Verificando el tipo de trabajo elaborado las áreas temáticas predominantes y las formas de divulgación utilizadas. Observamos que está ocurriendo un aumento sensible en esta producción a partir de 1990. Los artículos científicos y el área temática asistencial, predominaron, así como la divulgación a través de eventos nacionales.

    Resumo em Inglês:

    Descriptive exploratory study accomplished with the purpose of identifying nurses’ scientific productions in the Northeast Region during the period of 1988-1992, checking the rind of papers presented, the predominating theme area and the divulgation used. We observe that there is a sensitive increase in these productions since 1990. Scientific articles and assistencial area themes predominated, as did the divulgation trough national events.
  • As perspectivas da cultura e extensão nas Escolas de Enfermagem no Brasil Artigos Originais

    Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani; Oliveira, Maria Helena Pessini de; Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz

    Resumo em Português:

    Enfocou-se o desenvolvimento das atividades ou propostas de cultura e extensão universitária em 14 Escolas de Enfermagem do Brasil, utilizando-se um instrumento com seis questões abertas, as quais foram analisadas de forma descritiva. Os dados mostraram que as Escolas de Enfermagem desenvolvem diversas atividades de cultura e extensão universitária, entretanto não são consideradas prioritárias em relação ao ensino e a pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Se enfocó el desarrollo de las actividades o propuestas de cultura y extensión universitaria en 14 escuelas de Enfermería en Brasil, utilizándose un instrumento con seis cuestiones abiertas, las cuales fueron analizadas en forma descriptiva. Los datos mostraron que las Escuelas de Enfermería desarrollaron diversas actividades de cultura y extensión universitaria, entre tanto, no son consideradas prioritarias con relación a la enseñanza y la investigación.

    Resumo em Inglês:

    The present study focused the development of activities or cultural proposals and university extension in 14 Brazilian Nursing Schools, utilizing an instrument with six open questions, that were analyzed in a descriptive way. Data showed that Nursing Schools develop several cultural and university extension activities. However, these activities are not considered priority in relation to teaching and research.
  • As perspectivas da cultura e extensão no curso de enfermagem da Universidade Federal da Bahia Artigos Originais

    Paiva, Miriam Santos; Novaes, Valda Lucia Rocha de

    Resumo em Português:

    Este trabalho destaca a importância da Universidade manter a indissociabilidade entre suas atividades fins pois, até o momento o que se observa é que esta indissociabilidade se apresenta de forma descompensada. Faz uma breve análise retrospectiva das atividades extensionistas, relata os projetos atuais e a perspectiva da extensão na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, chama atenção para o fato de que a extensão deve desenvolver-se através de um processo de articulação com o ensino e a pesquisa, entendendo que estas atividades são complementares e diferenciadas, porém nunca desiguais hierarquicamente.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo destaca la importancia de la Universidad manter la unidad entre sus actividades de objetivo oues, hasta el momento, lo que se observa es que esta unidad se presenta de forma descompensada. Hace un breve análisis retrospectiva de las actividades extensionista, relata los proyectos actuales y la perspectiva de la extensión en la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de la Bahia y, llama la atención para el hecho de que la extensión debe desarrollarse a través de un proceso de articulación con la enseñanza y la investigación, entendiendo que estas actividades son complementarias y diferenciadas, pero nunca desiguales jerárquicamente.

    Resumo em Inglês:

    The present article emphasizes the importance of the University to maintain the indisociability among its finality activities whereas, at the moment, this indisociability shows up in a non compensated form. It comprehends a brief retrospective analysis of the extension activities, reporting the actual projects and the extension perspective at the College of Nursing, Federal University of Bahia, directing the attention to the fact that extension ought to be developed through a process of articulation with teaching and research, as these activities are complementaries and different, but never unequal hierarchically.
  • Buscando incrementar o ensino de enfermagem: o vídeo educativo Resumos De Trabalhos Premiados: Pesquisa Em Enfermagem

    Cassiani, Silvia Helena de Bortoli; Munari, Denize Bouttelet; Fátima, Adriane Paravella de
  • Experiência do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará sobre a aplicação da análise prospectiva Resumos De Trabalhos Premiados: Pesquisa Em Enfermagem

    Silva, Maria Josefina da; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag
  • A temática administração de medicamentos nas pesquisas em enfermagem Resumos De Trabalhos Premiados: Pesquisa De Alunos De Graduação

    Fátima, Adriane Paravella de
  • Procedimentos técnicos e diálogos: perfil da assistência de enfermagem Resumos De Trabalhos Premiados: Pesquisa De Alunos De Graduação

    Bernardina, Lucienne Dalla
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br