Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia em Estudo, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2009
  • Editorial Editorial

    Tuleski, Silvana
  • Envelhecimento: um processo multifatorial Artigos

    Santos, Flávia Heloísa dos; Andrade, Vivian Maria; Bueno, Orlando Francisco Amodeo

    Resumo em Português:

    O envelhecimento é um processo do desenvolvimento normal, envolvendo alterações neurobiológicas estruturais, funcionais e químicas. Também incidem sobre o organismo fatores ambientais e socioculturais - como qualidade e estilo de vida, dieta, sedentarismo e exercício - intimamente ligados ao envelhecimento sadio ou patológico. Este estudo teórico tem como objetivo ressaltar tópicos relevantes para o envelhecimento sadio e o envelhecimento doentio, fundamentados em resultados recentes da pesquisa em neurociências. Conclui-se que o aumento da idade não significa necessariamente adoecer; com medidas preventivas pode-se manter o idoso em condições saudáveis nos domínios físico e cognitivo, mantendo a autonomia de vida por longo período. Contudo, na presença de disfunções, o diagnóstico e a intervenção precoces podem propiciar uma melhor qualidade de vida ao paciente e sua família.

    Resumo em Espanhol:

    El envejecimiento es un proceso del desarrollo normal envolviendo alteraciones neurobiológicas estructurales, funcionales y químicas. También inciden en el organismo factores ambientales y socioculturales, como calidad y estilo de la vida, la dieta, el sedentarismo, ejercicio, íntimamente relacionados al envejecimiento saludable o patológico. Este estudio teórico tiene como objetivo resaltar tópicos relevantes al envejecimiento con salud o molestia, fundamentado en resultados actuales de investigaciones en neurociencias. Si concluí que el aumento de la edad non significa necesariamente adolecer; con medidas preventivas si puede mantener la persona mayor en condiciones saludables, en los dominios físico y cognitivo, manteniendo la autonomía de vida por largo período. Sin embargo, en la presencia de disfunciones, el diagnóstico y la intervención precoz pueden propiciar una mejor calidad de vida para el paciente y su familia.

    Resumo em Inglês:

    Common sense designates the psychologist the most proficient professional to work with sexuality. Rarely, though, we are Ageing is a process of the normal development involving structural, functional and chemical neurobiological changes. The organism is affected also by environmental, cultural and social factors, as quality and style of life, diet, idleness, exercise, which are closely linked to healthy or pathological ageing. The objective of this theoretical paper is to stress some important issues about healthy and pathological ageing, based on recent research in neuroscience, which hallmarks the necessity of early diagnosis and intervention. In conclusion, growing older does not necessarily mean to get ill. Preventive measures can maintain the elder in healthy conditions for long, both in the physical and the cognitive domains and keeping his/her autonomy in life. However, in the presence of some dysfunction, early diagnosis and intervention can provide better quality of life for the patient and his/her family.
  • A drogadicção na adolescência contemporânea Artigos

    Savietto, Bianca Bergamo; Cardoso, Marta Rezende

    Resumo em Português:

    Este artigo, fundamentado na Psicanálise, visa analisar a questão da drogadicção na adolescência contemporânea, mostrando quanto a dimensão de desamparo, com toda a complexidade que comporta, tem sido determinante no incremento deste fenômeno. Aborda o tema do desamparo tendo como pano de fundo uma instituição que, como outras instituições tradicionais, encontra-se hoje absolutamente enfraquecida e fragilizada: a família. É neste campo que os sujeitos adolescentes emergem e vêm a se desenvolver. Seria a drogadicção uma das respostas defensivas possíveis a essa situação de desamparo? Esta e uma das questões que norteiam o nosso percurso, no qual será também realizado um estudo da noção de transmissão psíquica, noção que nos permite estabelecer significativas relações entre os diversos elementos envolvidos na questão que nos ocupa.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo, fundamentado en el Psicoanálisis, busca analizar la cuestión de la drogadicción en la adolescencia contemporánea, mostrando hasta qué punto la dimensión de desamparo, con toda la complejidad que comporta, ha sido determinante en el incremento de este fenómeno. Abordaremos el tema del desamparo teniendo como telón de fondo una de las instituciones que, junto a las demás instituciones tradicionales, hoy se encuentra absolutamente debilitada y fragilizada: la familia; es en este campo que los sujetos adolescentes emergen y se desenvuelven. ¿Podría ser la drogadicción una de las respuestas defensivas posibles a esa situación de desamparo? He una de las cuestiones que orientan nuestro precurso, en el cuál también será realizado un estudio de noción de transmisión psíquica, noción que nos permite establecer significativas relaciones entre los diversos elementos involucrados en la cuestión que nos ocupa.

    Resumo em Inglês:

    This paper, grounded on Psychoanalysis, aims at analyzing the issue of the addiction to drugs in contemporary adolescence, demonstrating how much the dimension of helplessness, with all its complexity, has been determinant in the current increase of this phenomenon. We’ll study the theme of helplessness on the background of the family, one of the institutions that, along with the other traditional institutions, is totally weakened and frail; the adolescent subjects emerge and develop in this field. Is the addiction to drugs one of the possible defensive responses in front of this situation of helplessness? These are some questions that guide our route, in which we’ll discuss the notion of psychical transmission, a notion that allows us establishing significant relations between the many elements involved in the issue we’re studying.
  • Grupo multifamiliar: espaço para a escuta das famílias em situação de abuso sexual Artigos

    Costa, Liana Fortunato; Almeida, Mara Campos de; Ribeiro, Maria Alexina; Penso, Maria Aparecida

    Resumo em Português:

    Apresentamos uma pesquisa de avaliação de como famílias que foram intimadas e encaminhadas pela Justiça participam nos Grupos Multifamiliares. As famílias integradas nesses grupos passaram pelo estudo psicossocial em função de terem uma criança ou adolescente em situação de abuso sexual. Vinte e oito famílias foram contatadas, mas somente conseguimos entrevistar oito. Nosso objetivo foi enfocar a relação desenvolvida entre as famílias, entre os membros internos de cada unidade familiar e entre as famílias e os profissionais presentes nas sessões dos Grupos Multifamiliares. Buscamos conhecer benefícios e limites desta intervenção psicossocial. As mudanças avaliadas se deram nos relacionamentos com maior contato físico com as crianças, em uma maior conversação entre os membros da família e na aceitação de orientações de profissionais. Os resultados apontaram ainda a necessidade de criar oportunidades de lazer com as crianças/adolescentes vítimas de abuso e de se ter disponibilidade e atenção para ouvi-las.

    Resumo em Espanhol:

    Presentamos una pesquisa de evaluación de la participación de familias que fueran intimadas y encaminadas por la Justicia en los Grupos Multifamiliares. Estas familias pasaron por el estudio psicosocial en función de haber tenido un niño o adolescente en situación de abuso sexual. Veintiocho familias fueran contactadas pero solamente conseguimos entrevistar a ocho. Nuestro objectivo fue enfocar la relación entre las familias, entre los miembros internos de cada unidad familiar y entre las familias y los profesionales presentes en las sesiones de los Grupos Multifamiliares. Buscamos conocer beneficios y límites de esta intervención psicosocial. Los cambios evaluados se dieron en los relacionamientos con mayor contacto físico con los niños, con mayor conversación entre los miembros de la familia y en la aceptación de orientaciones de profesionales. Los resultados indican aún que la necesidad de la creación de oportunidades de recreación con los niños/adolescentes abusados y de la disponibilidad y atención para oirlas.

    Resumo em Inglês:

    We present an evaluation research of the participation of families, who received a notification and were handed over by the Justice, in the Multifamiliar Groups. These families passed by the psychosocial study as a consequence of having one child or adolescent in a situation of sexual abuse. Twenty eight families were contacted but we could only interview eight. Our objective was to focus on the relation among the families, among the internal groups of each family unit and among the families and the professionals present in the Multifamiliar Group sessions. We sought to know the benefits and limits of the psychosocial intervention. The evaluated changes occurred in the relationships with a higher physical contact with the children, in a higher conversation among the family members and in the acceptance of orientation from professionals. The results also indicated the need for creating leisure opportunities with the children/adolescents who were abused and for having time available to listen to them.
  • A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil Artigos

    Pasqualini, Juliana Campregher

    Resumo em Português:

    O presente artigo se propõe uma análise dos estágios do desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural. Nele são apresentados os princípios ou fundamentos que devem sustentar a periodização do desenvolvimento na perspectiva de Vigotski, buscando-se evidenciar o caráter histórico e dialético das proposições do autor. São também apontadas, de forma breve, algumas das importantes contribuições de Leontiev e Elkonin a essa temática. Discute-se inicialmente a importância de uma abordagem histórica do desenvolvimento da criança, enfatizando-se a relação criança-sociedade e as condições históricas concretas como determinantes do processo de desenvolvimento infantil. Em seguida, são apresentados os fundamentos da periodização das idades na perspectiva vigotskiana, destacando-se a relação entre as proposições do autor e os princípios do método dialético. São então apresentados os estágios do desenvolvimento infantil provisoriamente identificados por Vigotski e, por fim, a análise de Leontiev e Elkonin sobre a periodização do desenvolvimento apoiada na categoria de atividade principal.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo propone un análisis del problema de los estadios del desarrollo psíquico en la infancia. Se presentan los fundamentos que deben sustentar la periodicidad del desarrollo en la perspectiva de Vigotski, buscándose evidenciar el carácter histórico y dialéctico de sus propuestas. Son también apuntadas algunas de las importantes contribuciones de Leontiev y Elkonin a esa temática. Se discute inicialmente la importancia de un enfoque histórico del desarrollo infantil, enfatizando la relación niño-sociedad y las condiciones históricas-concretas como determinantes del proceso del desarrollo infantil. En seguida, son presentados los fundamentos de la periodicidad de las edades en la perspectiva vigotskiana, marcando la relación entre las proposiciones del autor y los principios del método dialéctico. Se presentan los períodos del desarrollo infantil provisoriamente identificados por Vigotski y, por fin, el análisis de Leontiev y Elkonin sobre la periodicidad del desarrollo en la infancia apoyada en el concepto de actividad rectora.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents an analysis of the child development’s stages under the historic-cultural perspective. The principles and fundamentals which should support periodization of child development according to Vigotski are presented, seeking to highlight the historical and dialectical character of his propositions. The paper also briefly presents Leontiev and Elkonin important contributions to this issue. Initially, the importance of an historic approach to child development is discussed, emphasizing the relationship between child and society and the concrete historic conditions as determiners of the child development process. Then, the fundamentals of age periodization in child development proposed by Vigotski are introduced, pointing the relationship between his propositions and the principles of the dialectical method. Next, the periods of child development provisionally identified by Vigotski are presented, followed by Leontiev and Elkonin analysis of periodization in child development from the category of main activity.
  • Considerações a respeito do conceito de real em Lacan Artigos

    Chaves, Wilson Camilo

    Resumo em Português:

    O presente trabalho visa elucidar a noção de real em Lacan no período que vai dos primeiros escritos ao Seminário, livro III, “As psicoses”, de 1955/1956. A discussão gira em torno das relações entre o imaginário e o real e entre o simbólico, o imaginário e o real. Lacan, primeiramente, atrela o imaginário ao real permeado pelo termo imago, cunhado por Freud. Logo em seguida, privilegia o simbólico e define a experiência psicanalítica como pertencente a esta ordem. No momento anterior,o real da experiência psicanalítica será da ordem do imaginário e nesse segundo instante será da ordem do simbólico. Tem-se aí a famosa tríade simbólico, imaginário e real. Mais à frente, em seu pensamento, o real vai ser definido como o que escapa ao simbólico. Tratar-se-á do impossível da relação sexual.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo busca elucidar la noción de Real en Lacan en el período que se extiende de las primeras escrituras al Seminario, libro III," Las psicosis", de 1955/1956. La discusión rueda alrededor de las relaciones Imaginario y Real; Simbólico, Imaginario y Real. Lacan, primeramente, ata el Imaginario al Real penetrado por el término imago, proveniente de Freud. Por consiguiente, poco después, privilegia el Simbólico y define la experiencia psicoanalítica como siendo de este orden. En el momento anterior, el Real de la experiencia psicoanalítica será del orden del Imaginario. En un según momento, el Real de la experiencia analítica será del orden del Simbólico. Hay allí, la triada famosa, Simbólico, Imaginario y Real. Adelante, en su pensamiento, el Real se definirá como lo que escapa del Simbólico. Se tratará del imposible de la relación sexual.

    Resumo em Inglês:

    The present work seeks to elucidate the notion of Real in Lacan in the period that is going from the first writings to the Seminar, book III, " The psychoses ", of 1955/1956. The discussion rotates around the Imaginary and Real relationships; Symbolic, Imaginary and Real. Lacan, firstly, harnesses the Imaginary to the Real permeated by the term imago, happening of Freud. Therefore soon after, it privileges the Symbolic and it defines the experience analytic as being of this order. In the previous moment, the Real of the experience analytic will be of the order of the Imaginary. In that second instant, the Real of the analytic experience will be of the order of the Symbolic. Then we have, the famous triad, Symbolic, Imaginary and Real. More ahead, in your thought, the Real will be defined as what it escapes to the Symbolic. It will be treated of the impossible of the sexual relationship.
  • Reflexões sobre a anorexia

    Ferrero, Andrea

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre o processo de adoecimento da anorexia e algumas possíveis explicações sobre esse processo, bem como propor uma possível resposta a partir da perspectiva psicanalítica. Este estudo estabelece o sofrimento do sujeito como a manifestação da relação inconsciente entre as equações afetivas e a trama social da pessoa. Procura-se discutir a peculiar relação entre necessidade, demanda e desejo neste tipo de transtorno, e como a anorexia é uma estratégia patológica de defesa do desejo. Pôde-se observar a influência da pressão da cultura na manutenção da anorexia, justificada pelo ideal de magreza e de beleza, que também são associadas com a possibilidade de obter maior êxito e felicidade. Por último, considera-se o valor da análise da personalidade em relação aos aspectos sociais para apreciação do transtorno anoréxico, o qual deve ser entendido singularmente, além das suas manifestações e das possíveis limitações da estrutura da histeria.

    Resumo em Espanhol:

    El propósito de este artículo es presentar algunas reflexiones sobre el trastorno anoréxico, algunas posibles explicaciones sobre el mismo, y proponer una respuesta posible desde la perspectiva psicoanalítica. Este estudio plantea el sufrimiento del sujeto como la manifestación de una relación inconsciente entre las ecuaciones afectivas y el entramado social de la persona. Se discute la particular relación que se establece entre la necesidad, la demanda y el deseo en este tipo de trastornos, y cómo el síntoma anoréxico se plantea como estrategia enferma de defensa del deseo. Se puede considerar el impacto que la presión de la cultura tiene en la manutención del síntoma anoréxico, dada la importancia del ideal de delgadez y belleza, también asociados con la obtención de mayor éxito y felicidad. Finalmente, se plantea el valor del análisis de la personalidad en relación a aspectos sociales para la consideración del trastorno anoréxico, el cual debe ser comprendido singularmente, más allá de sus manifestaciones y de la posible limitación a la estructura de la histeria.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to present and some reflections on the process of anorexia disorder, some possible explanations to it, and to develop a possible answer from the psychoanalytic perspective. This study describes human suffering as the expression of an unconscious relation between some affect equations and particular social frame in which individual develops. It is discussed the particular relation that is established between necessity, demand and desire. It is also considered the impact that cultural pressure brings in maintaining anorexia symptoms, due to the importance of sliminess and beauty ideals, also related to obtain more success and happiness. Finally, it is considered the value of personality analysis related to social issues on considering anorexia disorder, which has to be taken singularly, beyond it signs and the possible limitation to hysteria structure.
  • O ambiente de trabalho no setor bancário e o bem-estar Artigos

    Paiva, Cynthia Suennia Damasceno Lucena de; Borges, Lívia de Oliveira

    Resumo em Português:

    O século XXI passa por transformações da estruturação produtiva, e o trabalho bancário foi um dos setores atingidos. Dada a importância de compreender como, neste contexto, encontram-se os bancários no tocante ao seu bem-estar, desenvolveu-se uma pesquisa que investiga o ambiente de trabalho no setor bancário e o bem-estar desses trabalhadores. Como norte teórico da pesquisa utilizou-se o modelo ecológico de saúde mental. Aplicou-se um questionário a 200 bancários, dos quais 58,1% são do sexo masculino, 60,9% são casados e 28,4%, solteiros. Como um dos resultados constatou-se que a quase-totalidade dos fatores ambientais repercutiram positivamente na saúde mental, com exceção das relações interpessoais. Parte da amostra apresentou indicativos de depressão e insatisfação com a vida. Conclui-se que o ambiente de trabalho pode exercer impacto sobre o bem-estar do trabalhador. Os resultados podem ser úteis para fundamentar intervenções profissionais.

    Resumo em Espanhol:

    El siglo XXI pasa por transformaciones de reestructuración productiva y el trabajo bancario fue uno de los sectores atingidos. Comprender como se encuentra el bienestar de los bancarios en este contexto es inquietante. Entonces, se desarrolló una investigación que focaliza el sector bancario y el bienestar de los trabajadores. Fue considerada como orientación teórica de la investigación, el modelo ecológico de salud mental. Cuestionarios fueran aplicados en 200 bancarios, siendo 41,9% de ellos del sexo femenino y 58,1% del masculino; 60,9% son casados y 28,4%, solteros. Entre los resultados, casi la totalidad de los factores ambientales en la repercusión para la salud mental fueron positivos, con excepción de las relaciones interpersonales. Parte de la muestra presentó indicativos de depresión e insatisfacción con la vida. Se concluye que el ambiente laboral puede tener impactos en el bienestar del trabajador. Los resultados pueden ser útiles para fundamentar intervenciones profesionales.

    Resumo em Inglês:

    The XXI Century passes by transformations on the productive restructuration and the banking work was one of the affected sectors. Understanding how to be the bank workers’ well-being in this context is a matter of great concern. Then, a research was developed to investigate the banking environment and the bank workers’ well-being. The ecological model of mental health was considered to be the guideline of research. 200 bank workers participated in this research study, 41, 9% were female and 58, 1% were male, 60, 9% were married and 28, 4% were single. Among the results, quite the environmental factors that have great influence to the mental health were satisfactory, except the interpersonal relationship. Part of the sample presented indicative signs of depression and life insatisfaction. It was concluded that the work environment provides impacts to the worker’s well-being. The results can offer theoretical support to professional interventions.
  • O envolvimento paterno e o desenvolvimento social de crianças iniciando as atividades escolares Artigos

    Cia, Fabiana; Barham, Elizabeth Joan

    Resumo em Português:

    Este estudo relacionou indicadores do envolvimento paterno com indicadores de desenvolvimento social dos filhos. Participaram 97 pares de pais e mães (com filhos na 1ª ou 2ª série) e 20 professoras. Para avaliar o envolvimento paterno, pais e mães responderam à Avaliação do bem-estar pessoal e familiar e do relacionamento pai-filho - Versão Paterna, e para avaliar o desenvolvimento social das crianças, os pais, as mães e as professoras preencheram o Social Skills Rating System-SSRS. Quanto maior a freqüência de comunicação entre pai e filho e de participação do pai nos cuidados e nas atividades escolares, culturais e de lazer do filho, menor o índice de hiperatividade e de problemas de comportamento e mais adequado o repertório de habilidades sociais das crianças. Os resultados indicam a provável importância do envolvimento positivo do pai para o desenvolvimento social dos filhos e os prováveis benefícios de programas para promover envolvimento paterno.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio se han relacionado indicadores de la participación paterna con los de desarrollo social de los hijos y participaron 97 padres y madres (con hijos en el primero o en el segundo grado) y 20 profesoras. Para evaluar la participación paterna, padres y madres respondieron a la Evaluación del bienestar personal y familiar y del reracionamiento padre-hijo - Versión Paterna y para evaluar el desarrollo social de los niños, padres, madres y profesoras completaron el Social Skills Rating System-SSRS. Cuanto mayor es la frecuencia de comunicación entre padre e hijo, de la participación del padre en los cuidados y en las actividades escolares, culturales y de ocio del hijo, menor es el índice de hiperactividad, problemas de comportamiento y mayor es el repertorio de destrezas sociales de los niños. Los resultados indican la probable importancia de la participación positiva del padre para el desarrollo social de los hijos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to examine the relationships between indicators of parental involvement and their children’s social and included 97 father-mother pairs (parents of children in the first or second grade), and 20 teachers. To evaluate father involvement, fathers and mothers completed an Evaluation of personal and family wellbeing and the parent-child relationship - Fathering Version, and to evaluate the children’s social development, the mothers, fathers and teachers completed the Social Skills Rating System-SSRS. The results indicate that more frequent: communication between father and child, paternal participation in child caregiving and in the child’s school, cultural and leisure activities are each associated with indicators of lower hyperactivity, fewer behavior problems and a wider repertoire of appropriate social skills. These results point to the importance of the constructive involvement of fathers for their children’s social development and the likely benefits of programs to promote father involvement.
  • Satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho entre docentes universitários Artigos

    Marqueze, Elaine Cristina; Moreno, Claudia Roberta de Castro

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste estudo foi verificar a correlação entre satisfação no trabalho e capacidade para o trabalho de docentes universitários. Este é um estudo transversal de abordagem quantitativa. Dele fizeram parte 154 docentes, dos quais 50,6% eram homens e 49,4% eram mulheres e cuja idade média era de 39,25 anos. A coleta de dados incluiu três questionários: 1. Dados sociodemográficos e funcionais, 2. Escala de satisfação no trabalho; 3. Índice de capacidade para o Trabalho - ICT. A satisfação no trabalho e o ICT mostraram correlação estatisticamente significativa (r=0,23, p<0,01). Conclui-se que o aumento da satisfação no trabalho pode melhorar a capacidade para o trabalho entre os docentes.

    Resumo em Espanhol:

    El principal objetivo del presente estudio fue comprobar si hay correlación entre satisfacción en el trabajo y la capacidad para el trabajo de docentes universitarios. Se refiere a un estudio transversal de abordaje cuantitativo. Tomaron parte del estudio 154 docentes. La compilación de datos envolvió tres cuestionarios: 1. Datos socio-demográficos y funcionales, 2. Escala de satisfacción en el trabajo; 3. Índice de Capacidad para el Trabajo - ICT. La satisfacción en el trabajo y el ICT revelaron correlación estadística significante (r=0,23, p<0,01). Se concluye que la satisfacción en el trabajo puede aumentar la capacidad para el trabajo entre los docentes.

    Resumo em Inglês:

    The main aim of this study was to verify the correlation between job satisfaction and work ability among college educators. A quantitative approach was carried out in a cross-sectional design. The study included 154 educators, among them 50.6% were male and 40.4% female, with mean age of 39.25 years. Data collection included three questionnaires: 1. Socio-demographic and functional data; 2. Job satisfaction scale; 3. Work Ability Index -WAI. Job satisfaction and WAI showed a significant statistically correlation (r=0.23, p<0.01). It can be conclude that the increase of job satisfaction can improve the educator’s work ability.
  • Álbum de família e esquizofrenia: convivência em retrato Artigos

    Silva, Gisele da; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    A incidência da esquizofrenia em um membro da família freqüentemente gera sofrimento psíquico intenso e persistente em seus cuidadores. Este estudo teve por objetivo investigar o funcionamento psicodinâmico de mães cuidadoras de indivíduos com mais de cinco anos de diagnóstico de esquizofrenia. Para tanto, utilizou-se um procedimento intitulado Álbum de Família, no qual fotografias do arquivo familiar serviram como estímulo de apercepção temática. Foram investigadas três mães e os dados obtidos foram coletados e analisados na perspectiva metodológica qualitativa. Os resultados obtidos apontaram para raras fotografias do período pós-diagnóstico, escasso número de fotografias que incluíam o pai e significativa preocupação em enfatizar as características saudáveis da infância do filho acometido. As narrativas sugeriram vivência de culpa, sobrecarga emocional, fixação no passado e repressão dos afetos. Concluiu-se que, mesmo após longo tempo de convivência com o transtorno esquizofrênico do filho, muitas feridas permanecem, ainda que significadas de maneira particular para cada mãe, indicando a necessidade de atenção psicológica a essa população.

    Resumo em Espanhol:

    La esquizofrenia de un miembro familiar genera un sufrimiento psíquico frecuentemente intenso y persistente en sus cuidadores. En este sentido, se pretendió investigar el funcionamiento psicodinámico de madres cuidadoras de individuos diagnosticados con esquizofrenia hace más de cinco años. Para tal fin, se utilizó un procedimiento intitulado Álbum de la Familia, en lo cual fotografías del archivo familiar sirvieron como estímulos de apercepción temática. Los datos referentes a las tres participantes fueron tratados bajo abordaje metodológica cualitativa. Los resultados obtenidos apuntaron para raras fotografías del período después del diagnosis, raro número de fotografías que incluían el padre y significativa preocupación en enfatizar las características saludables de la infancia del hijo acometido. Las narrativas sugirieron experiencia de culpa, sobrecarga emocional, fijación en el pasado y represión de los afectos. Se concluyó que, mismo después de largo tiempo de convivencia con el trastorno esquizofrénico, muchas heridas permanecen, a pesar de que de manera particular para cada madre, indicando la necesidad de atención psicológica junto a esa población.

    Resumo em Inglês:

    A schizophrenia diagnosis in the family frequently leaves to a severe and persistent psychological suffering. Considering this issue, the purpose of the study was to investigate the psychodynamic functioning in caring mothers of patients diagnosed with schizophrenia for at least five years. The instrument used was entitled Family Album, based on family pictures and the free associations about them. Three mothers were investigated by this proceeding and data were collected and treated by qualitative methodological approach. Results showed rare pictures of post-diagnosis moments, few pictures showing the father and a significant worry in emphasize healthy childhood of schizophrenic son. Data indicated guilty, emotional burden of care and difficulty to accept the new condition of their son. Concluding, even thus a lot of years living with the son’s condition, many difficulties remain, although in different ways for each mother. Therefore, psychological attention to this population is required.
  • Estudo do manejo do estresse em pacientes acometidos por alopecia areata Artigos

    Godinho, Simone Maria; Andreoli, Sérgio Baxter; Yazigi, Latife

    Resumo em Português:

    Alopecia Areata é uma dermatose caracterizada pela perda repentina de pêlos em uma única ou em várias áreas, na forma de círculo. Normalmente a perda se inicia no couro cabeludo, podendo também ocorrer em outras partes do corpo. Fatores emocionais traumáticos são referidos como desencadeantes. Um grupo de 12 pacientes acometidos de alopecia areata foi avaliado por meio de entrevista psicológica e do método de Rorschach (Sistema Compreensivo por Exner), com vista a identificar as condições de personalidade dos pacientes no que se refere ao manejo do estresse. Todos os pacientes relataram episódios traumáticos em suas vidas que poderiam ser considerados como desencadeantes da doença, e nove apresentaram nítidas dificuldades no controle e manejo do estresse.

    Resumo em Espanhol:

    Alopecia Areata es una dermatosis caracterizada por la pierda de pelos, de forma rápida y en áreas. La pierda ocurre normalmente en los cabellos, como también en partes del cuerpo. Factores emocionales traumáticos son referidos como desencadenantes. Un grupo de 12 pacientes acometidos de alopecia areata fue evaluado por medio de entrevista psicológica y método de Rorschach (Sistema Comprensivo por Exner), pretendiendo un estudio exploratorio de la dinámica emocional y de la influencia de los factores psicológicos en la etiología de la alopecia areata. Todos los pacientes relataron episodios traumáticos en sus vidas que podrían ser considerados como desencadenantes de la enfermedad, y nueve presentaron nítidas dificultades en el control y manejo del estrés.

    Resumo em Inglês:

    Alopecia areata is a common dermatological disorder characterized by the rapid loss of hair in single or multiple patches. Hair loss is often on the scalp, but can also occur in other areas of the body. Psychological traumas have often been cited as precipitating factors. An evaluation of a group of twelve patients diagnosed with alopecia areata was undertaken using psychological interviews and the Rorschach Test, Comprehensive System, with the aim being to identify the condition of the patients’ personalities while handling stress. All patients reported having experienced traumatic events which can be considered catalysts of alopecia areata symptoms, and nine demonstrated clear evidence of serious difficulty in stress management.
  • Estudo das habilidades sociais em adolescentes usuários de maconha Artigos

    Wagner, Marcia Fortes; Oliveira, Margareth da Silva

    Resumo em Português:

    Esse estudo objetivou avaliar as habilidades sociais de adolescentes usuários de maconha e comparar seu desempenho com o de não-usuários. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Habilidades Sociais - IHS; Screening Cognitivo do WISC-III e do WAIS-III, Inventários de Ansiedade e Depressão de Beck. A amostra constituiu-se de 98 adolescentes, com idades de 15 a 22 anos, dos quais 49 eram usuários de maconha e 49 não o eram. Os resultados mostraram maiores prejuízos no grupo de usuários de maconha no screening cognitivo e na presença de sintomas de ansiedade e depressão. Os achados evidenciaram diferenças estatísticas significativas no grupo de usuários de maconha, com um desempenho mais prejudicado no Fator 4 (auto-exposição a desconhecidos ou a situações novas) e no Fator 5 (autocontrole da agressividade em situações aversivas). Conclui-se que adolescentes usuários de maconha apresentam mais prejuízos nas habilidades do que adolescentes não usuários de substâncias.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tuvo como objetivo evaluar las habilidades sociales de adolescentes usuarios de marihuana y comparar su desempeño con adolescentes no usuarios de esta droga. Los instrumentos utilizados fueron: Inventario de Habilidades Sociales - IHS; Screening Cognitivo del WISC-III y del WAIS-III, Inventarios de Ansiedad y Depresión de Beck. La muestra se constituyó de 98 adolescentes, 49 usuarios de marihuana y 49 no usuarios, con edades entre 15 y 22 años. Los resultados mostraron mayores perjuicios en el grupo de usuarios de marihuana en el screening cognitivo y en la presencia de síntomas de ansiedad y depresión. Los hallazgos evidenciaron diferencias estadísticas significativas en el grupo de usuarios de marihuana, con un desempeño más perjudicado en el Factor 4, Autoexposición a desconocidos o a situaciones nuevas y en el Factor 5, Autocontrol de la agresividad a situaciones aversivas. Se concluyó que adolescentes usuarios de marihuana presentan más perjuicios en las habilidades sociales que adolescentes no usuarios de marihuana.

    Resumo em Inglês:

    The present study intends to evaluate the social skills of adolescent marijuana users comparing their performance with non users. The instruments were: Inventory of Social Skills - IHS; Cognitive Screening of the WISC-III and the WAIS-III and Inventories of Anxiety and Depression of Beck. The sample consisted of 98 adolescents, 49 marijuana users and 49 non users, aged between 15 and 22. The results showed higher impairments in the group of marijuana users at the cognitive screening and in the presence of symptoms of anxiety and depression. The findings indicate significant statistical differences in the group of users, with a more impaired performance in Factor 4, Self-exposition to strangers or to new situations and Factor 5, Self-control of aggressiveness in aversive situations. The study concluded that adolescent marijuana users present more impairment in the social skills than adolescent non marijuana users.
  • Violência intrafamiliar: crimes contra a mulher na área metropolitana do Recife Artigos

    Melo, Zélia Maria de; Silva, Diogivânia Maria da; Caldas, Marcus Túlio

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa pretende analisar a relação entre a organização familiar e a criminalidade contra a mulher, perpetrada por companheiro ou membro de sua família. Utilizamos a análise quantitativa descritiva para o exame dos documentos e a qualitativa (análise do discurso) para as entrevistas semidirigidas realizadas com as vítimas e seus familiares. Os documentos foram provenientes dos processos judiciais disponíveis nos Fóruns de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife no biênio 2004/2006. Os resultados revelaram aspectos relevantes à prática da violência, tais como: ingestão de bebidas alcoólicas, ciúmes, rompimento da relação matrimonial por iniciativa da esposa / companheira e rivalidade de gênero.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación aspira analizar la relación entre la organización familiar y la criminalidad contra perpretada por compañero o miembro de su familia. Hemos empleado la análises estadística describida. Para la análisis Documental y cualitativa. (análisis del discurso). Para las entrevistas semidirigidas realizadas con las victimas y suyos familiares. Los documentos fueron originados provenidos de los procesos judiciales disponibles en los foros de “ Jaboatao dos Guararapes, Olinda y Recife en el bienio 2004/2006. Los resultados hubieran relevado aspectos relevantes para la práctica de la violencia, tales como: Ingestión de bebidas alcohólicas, celos, rompimento de la relación conjugal por iniciativa de la mujer/compañera y rivalidad de género.

    Resumo em Inglês:

    This research intends to analyze the relation between the family organization and the criminal acts against women, perpetrated by the partner or other family member. We used a descriptive quantitative statistics for the documental analysis and a qualitative one (speech analysis) for the semi conducted interviews with victims and their relatives. The documents were from judicial processes available in Jaboatão dos Guararapes, Olinda and Recife Forums, in the biennium 2004/2006. The results revealed relevant aspects for violence acts, such as: alcohol beverage ingestion, jealousy, disruption of the marriage relationship by wife/partner invective, and gender rivalry.
  • Maus-tratos na infância de mulheres vítimas de violência Artigos

    Silva, Maria Arleide da; Falbo Neto, Gilliatt Hanois; Cabral Filho, José Eulálio

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve por objetivo identificar os comportamentos de risco de mulheres que presenciaram violência na família durante a sua infância e/ou adolescência e foram vítimas de violência na vida adulta, bem como determinar a prevalência desses casos e o perfil dessas mulheres. As mulheres investigadas eram assistidas no ambulatório de ginecologia do Centro de Atenção à Mulher do Instituto Materno-Infantil Professor Fernando Figueira, um centro de prestação de serviço terciário de saúde localizado no Nordeste do Brasil. O estudo foi um corte transversal e foram realizadas análises uni e bivariada em 619 questionários aplicados. Os resultados indicaram uma elevada prevalência (39,7%) de história de violência familiar na infância e/ou adolescência de mulheres vítimas de violência na vida adulta. Concluiu-se que é importante e necessário identificar e assistir as famílias de risco, com o propósito de prevenir a prática de violência, haja vista a relevância da sua transmissão transgeracional.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio tuvo por objetivo determinar la preponderancia, identificar el perfil y comportamientos de riesgo desarrollados por mujeres que han vivenciado violencia en la familia durante su niñez y/o juventud y han sido víctimas de violencia en la vida adulta. Las mujeres investigadas eran asistidas en el ambulatorio de ginecología de un servicio terciario de salud en Nordeste de Brasil. El estudio fue un corte transversal y se realizó un análisis uni y bivariada en 619 cuestionarios aplicados. Los resultados indicaron una alta preponderancia 39,7% de histórico de violencia familiar en la niñez y/o juventud de mujeres víctimas de violencia en la vida adulta. Se concluyó por la importancia y necesidad de identificación y asistencia a las familias de riesgo, con el propósito de prevenir la práctica de violencia dada la relevancia de la su transmisión transgeracional.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to determine the prevalence of women who had witnessed family violence in childhood and/or adolescence and were victims of violence in adult life, as well as identify the profile and risk behavior. The women investigated were being treated in a gynecology clinic at a tertiary healthcare service in northeastern Brazil. A cross-sectional cohort study was carried out, using univariate and bivariate analysis on 619 applied questionnaires. The results indicated a high prevalence of family violence in childhood and/or adolescence among female victims of violence in adult life (39.7%). Conclusions were drawn regarding the importance and need for identification and assistance to families at risk in order to prevent the practice of violence, which has been demonstrated to have cross-generational transmission.
  • O sujeito da educação superior: subjetividade e cultura Artigos

    Souza, Karina Silva Molon de

    Resumo em Português:

    Alguns questionamentos acerca do “Sujeito da Educação” nos foram lançados em nosso ciclo de estudos em Educação, destacando-se entre eles: "Quem é o sujeito da educação?" e "As formas de ensinar e aprender modificaram-se, com o tempo?". O presente artigo constituiu-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório, enquadrando-se como um levantamento bibliográfico. O estudo mostra que o aluno de hoje não aprende, nem convive ou se relaciona do mesmo modo que no passado. Ele traz os adultos como responsáveis pela organização e significação psicológica da vida dos alunos. Concluiu-se que o questionamento sobre "Quem é o sujeito da educação" parece indispensável para todo educador, e também constatou-se que a definição do espaço de cada um em sala de aula coloca o aluno no centro e o professor como um mediador.

    Resumo em Espanhol:

    Algunos cuestionamientos acerca del Sujeto de la Educación nos fueron lanzados en nuestro ciclo de estudio en Educación. Dentre ellos están: "¿Quién es el sujeto de la educación?"; "¿Las formas de enseñar y aprender cambiaron con el tiempo?". El presente artículo se constituye como una investigación cualitativa del tipo exploratoria, encuadrándose como un levantamiento bibliográfico. El estudio demuestra que el alumno de hoy no aprende, ni convive o se relaciona del mismo modo del que en el pasado. Él trae los adultos como responsables por la organización y significación psicológica de la vida de los alumnos. Como conclusión es posible afirmar que el cuestionamiento sobre "Quién es el sujeto de la educación" parece indispensable para todo educador y también que la definición de un espacio del salón de clase contempla el alumno como el centro y el profesor como un mediador.

    Resumo em Inglês:

    Some questionings about the subject of education in universitary education were launched in our studies cycle in education. Along them, we ask "Who's the subject of education? "; "The ways for teaching and learning have changed if compared to the time past". This paper is a qualitative explorer research, according to a bibliographical rising. My research shows that today's student doesn't learn nor coexist or is connect to others in the same way as he did in the past and it says that adults are responsible for organization and psychological signification of non-adults lives. Concluding, it's possible to say: the questioning about "who is the subject of education" is indispensable for all educator. Today's definition to a space in the classroom sees the student as the core and the teacher as a mediator.
  • Representações e práticas educativas de mães referentes a filhos atendidos pelo Conselho Tutelar Artigos

    Espíndula, Daniel Henrique Pereira; Trindade, Zeidi Araujo; Santos, Maria de Fátima de Souza

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou as representações das mães atendidas pelo Conselho Tutelar sobre “filhos que dão problema” e práticas educativas. Participaram do estudo 11 mães de adolescentes envolvidos com drogas, em situação de rua e/ou praticantes de pequenos delitos. Utilizou-se um roteiro de entrevista com questões de evocação e questões abertas. O material foi trabalhado a partir da análise temática de Bardin. A representação das mães apresenta elementos como incontrolável, influenciável, de mente fraca e rebelde. As causas do problema parecem ser, principalmente: as características pessoais e internas; as amizades e o meio de convívio; falta de controle; necessidade de obter bens e questões religiosas. Já as práticas estão embasadas no diálogo e conselho. Não obstante, na concepção das mães, a única prática capaz de resolver o problema dos filhos seria a internação. Como esta medida geralmente não compete ao Conselho Tutelar, há um descompasso entre o desejo das mães e as medidas aplicadas pelo Conselho para a resolução do problema.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio investigó las representaciones de las madres ayudadas por el Consejero de tutoría sobre "niños problema" y las prácticas educativas desarrolladas en el problema que enfrentan. Once madres participaron en el estudio, con niños que presentan algún tipo de problema, uso de drogas, siendo en la situación de calle y / o la práctica de transgresiones menores. Para la recolección de datos se utilizó un guión para la entrevista con cuestiones de evocación y preguntas abiertas. El material se trabajó desde el análisis temático de Bardin. Los resultados muestran que la representación de las madres presenta elementos como: incontrolable, la debilidad de la mente y el rebelde. Las causas parecen estar centrados en el personal interno y características; amistades y el entorno donde viven, la falta de control; necesidad de adquisición de bienes valorados socialmente, y las cuestiones religiosas. Las prácticas educativas se basan en el diálogo y el asesoramiento. Sin embargo, las madres que la única medida práctica para resolver el problema de los niños sería la admisión. Todavía, no es conpetencia del Consejo de Tutela la aplicación desta medida. Lo que pasa es un desequilibrio entre lo que es deseado por las madres y las medidas aplicadas por el Consejo con el fin de resolver el problema.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the representations of mothers helped by the Tutoring Counsel about “problem children”; the educational practices developed in facing the problem Eleven mothers of adolescents participated in the study, with children who presented some kind of problem - involvement with drugs, being at the street situation and/or practicing minor transgressions. We utilized an interview script with an evocation question, open questions. The material was analyzed using Bardin's thematic analysis. The results show that the representation of the mothers presents elements as: uncontrollable, weak mind and rebel. The causes seem to be centered in the personal and internal characteristics; friendships and the environment where they live; lack of control; need of acquirement of socially valued goods; and religious questions. The educational practices, though, are based on dialogue and advice. However, the mothers evaluate that the only practice capable of solving the problem of their children in internship. Nevertheless, what happens is that in most cases the application of this measure does not fall under the Tutoring Counsel capabilities, creating a gap between what is sought by the mothers and the measures applied by the Counsel in order to solve the problem.
  • Clínica, a interpretação psicanalítica e o campo de experimentação Artigos

    Almeida, Leonardo Pinto de; Atallah, Raul Marcel Filgueiras

    Resumo em Português:

    O presente trabalho se propõe a questionar se o método de interpretação na clínica psicanalítica pressupõe relações de poder que engessam a experiência clínica em valores universalizantes. Partindo das críticas de Deleuze, Guattari e Foucault à psicanálise, os autores concluíram que a prática da interpretação pode obliterar a experiência clínica, enquadrando-a em um ciclo de idéias universais e intimistas que apontam para a pressuposição de verdades instituídas pelos próprios conceitos psicanalíticos. Esta crítica indica que a clínica psicanalítica pode ser um campo de experimentação onde o sofrimento psíquico seria tratado sem priorizar a violência interpretativa.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo se propone a la pregunta si el método de interpretación en la clínica psicoanalítica presupone exp relaciones del poder que encarcelan la experiência clínica en valores universales. Pensando en la crítica de Deleuze, de Guattari y de Foucault a la psicoanálisis, los autores concluyeron que la práctica de la interpretación puede borrar la experiencia clínica en un ciclo de ideas universales e intimistas que apuntan a la presuposición de verdades experiência por los propios conceptos psicoanalíticos. Esta crítica indica que la clínica psicoanalítica puede ser un campo de la experimentación donde el sufrimiento psíquico sería tratado sin dar la prioridad a la experiencia interpretativa.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aims to question if the method of interpretation in the psychoanalytical clinic presuppose relations of power that can imprison the clinical experience in universals values. Leaving with the criticism of Deleuze, Guattari and Foucault to the psychoanalysis, the authors had concluded that the practical of the interpretation can obliterate the clinical experience fitting it in a cycle of universal and intimist ideas that points to presupposition of truths instituted by the proper psychoanalytical concepts. This criticism indicates that the psychoanalytical clinic can be an experimentation field where the psychic suffering would be treated without prioritizing the interpretative violence.
  • O papel da consciência morfológica para a alfabetização em leitura Artigos

    Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da

    Resumo em Português:

    Dentre as habilidades metalingüísticas três parecem ajudar o leitor aprendiz a aprender a ler e escrever: a consciência fonológica, a consciência sintática e a consciência morfológica. Das três habilidades, a menos estudada é a consciência morfológica. No entanto, este estado de coisas está mudando e está se formando um novo corpo de conhecimento sobre o papel das habilidades morfológicas e a alfabetização. À medida que esse campo de pesquisa avança novas questões teóricas e metodológicas vão sendo levantadas. Com base na literatura publicada recentemente na área, este artigo discute algumas destas questões.

    Resumo em Espanhol:

    Entre las habilidades metalingüísticas, tres parecen ayudar el lector aprendiz a aprender a leer y escribir: la conciencia fonológica, la consciencia sintática, y la conciencia morfológica. De las tres habilidades, la que es menos estudiada es la conciencia morfológica. Sin embargo, este estado de cosas están cambiando y un nuevo cuerpo de conocimiento se está formando sobre el papel de las habilidades morfológicas y la alfabetización. En la medida que ese campo de pesquisa avanza, nuevas cuestiones teóricas y metodológicas se van levantando. Con base en la literatura publicada recientemente en el área, este artículo debate algunas de estas cuestiones.

    Resumo em Inglês:

    Among the metalinguistic abilities three seem to help children to learn to read and to write: phonological awareness, syntactic awareness and morphological awareness. Of the three abilities, the least studied one is morphological awareness. However, this state of things is changing and a new body of knowledge has been formed about the role of morphological abilities in literacy. As this field of research advances, new theoretical and methodological questions are raised. Based on recent published literature in this field, this article discusses some of these questions.
  • Investigação sobre a formação do clero católico num seminário teológico Artigos

    Benelli, Sílvio José

    Resumo em Português:

    Neste artigo procuramos fazer uma análise psicossocial de um seminário teológico católico onde vivem 50 seminaristas em regime de internato, na etapa final de preparação para o sacerdócio, os quais, uma vez ordenados, passarão a ocupar posições de relevância, que consistem na coordenação de comunidades paroquiais amplas. Utilizando o instrumental teórico da análise institucional, procuramos mapear os operadores institucionais subjetivadores do dispositivo pedagógico seminário. Apresentamos dados relativos à observação participante realizada no campo de investigação. Detectamos que o seminário, além dos operadores presentes no discurso oficial institucional, implementa na prática cotidiana outros procedimentos, que podem ser designados como totalitários e disciplinares, produzindo um padre de perfil clericalizado.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo pretendemos hacer un analisis psicosocial de un seminário católico de teologia donde viven 50 seminaristas en régimen de internado, en la etapa final de su preparación para el sacerdocio, y que, una vez ordenados, pasarán a ocupar posiciones relevantes que consisten en la coordinación de amplias comunidades parroquiales. Utilizando el instrumental teórico del analisis institucional buscamos mapear los operadores institucionales subjetivadores del dispositivo pedagógico seminario. Presentamos datos relativos a la observación participante realizada en el campo de investigación. Detectamos que el seminário, más allá de los operadores presentes en el discurso institucional, implementa, en la práctica cotidiana, otros procedimientos que puedan ser designados como totalitários y disciplinares, produzindo un sacerdote de perfil clericalizado.

    Resumo em Inglês:

    We sought to execute a psychosocial analysis of a Theological Catholic Seminary where live 50 seminarians in boarding system, at the final stage of formation to priesthood; once ordained, they will be settled in relevant positions that comprise in the coordination of large parish communities. Applying a theoretical tool of institutional analysis, we mapped institutional subjectivityoperators from the pedagogical device in the Seminary. We show data related to participative observation obtained in research field. Besides the operators present in the official and institutional discourse, we found out that the Seminary contrives in daily practice other procedures, which may be designated as totalitarian and disciplinary, producing a priest with clerical profile.
  • Estilos parentais e consumo de drogas entre adolescentes: revisão sistemática Artigos

    Paiva, Fernando Santana de; Ronzani, Telmo Mota

    Resumo em Português:

    Na tentativa de compreender o consumo abusivo de álcool e outras drogas durante a adolescência, inúmeras pesquisas têm apontado a família como um importante fator de risco ou proteção. Diante disso, o presente artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática a respeito de trabalhos científicos sobre a associação entre os estilos e práticas parentais de socialização e o consumo de substâncias psicoativas entre adolescentes. Os artigos foram pesquisados em três bancos de dados - Medline, Adolec e Pubmed, sendo utilizados dois descritores de busca bibliográfica: parental styles e parental monitoring juntamente com substance use. A amostra final se constituiu de 30 artigos, provenientes de diferentes países. Através dos resultados deste trabalho, foi possível constatar uma significativa associação entre o consumo abusivo de álcool e outras drogas na adolescência e os estilos e práticas parentais. Estes achados apontam a importância de se conhecer essa relação no contexto brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    En el intento de comprenderse el consumo abusivo de alcohol y otras drogas durante la adolescencia, innúmeras investigaciones apuntan la familia como un importante factor de riesgo o protección. Así, el presente artículo tuvo como objetivo realizar una revisión sistemática sobre trabajos científicos relativos a la asociación entre los estilos y prácticas parentales de socialización y el consumo de sustancias psicoactivas entre adolescentes. Los artículos fueran investigados en tres bancos de datos - Medline, Adolec y Pubmed, siendo utilizados dos descriptores en la búsqueda bibliográfica: parental styles y parental monitoring juntamente con substance use. La muestra final fue constituida por 30 artículos provenientes de diferentes países. A través de los resultados de este trabajo, fue posible constatar una significativa asociación entre el consumo abusivo de alcohol y otras drogas en la adolescencia y los estilos y prácticas parentales. Estos hallazgos apuntan la importancia de conocer esta relación en el contexto brasileño.

    Resumo em Inglês:

    In order to understand alcohol and other drugs abusive consumption during adolescence, several researches have pointed out the family as an important risk or protection factor. This study aims to accomplish a systematic review of scientific papers regarding the association between parental styles and socialization practices and psychoactive substances consumption among adolescents. The articles were researched in three databases - Medline, Adolec and Pubmed -, using two terms in order to restrict the bibliographic search: parental styles and parental monitoring together with substance use. The final sample was constituted of 30 papers from different countries. We could verify a significant association between alcohol and other drugs abusive consumption in adolescence and parental styles and practices. Such findings demonstrate the importance of getting to know this relationship in the Brazilian context.
  • Crianças e a construção de limites: narrativas de mães e professoras Artigos

    Araujo, Greicy Boness de; Sperb, Tania Mara

    Resumo em Português:

    A questão dos limites na educação infantil tem se revelado uma dificuldade tanto para pais quanto para professores. Neste estudo foram investigadas as representações sociais de mães e professoras sobre limites no desenvolvimento infantil. O estudo contou com a participação de 14 mães e oito professoras de educação infantil de escolas particulares de Porto Alegre. A entrevista narrativa e a análise de conteúdo foram utilizadas como procedimentos de coleta de dados e análise. Os resultados indicaram que os limites são representados como fronteira a ser respeitada em prol da moralidade. A prática do diálogo é um recurso presente nas narrativas de mães e professoras, assim como a necessidade de tolerância. Ambas demonstram muitas dúvidas e culpas no tocante aos limites a serem impostos às crianças. As professoras atribuem a responsabilidade da falta de limites às famílias, já as mães não percebem a escola como uma aliada no processo de construção de limites.

    Resumo em Espanhol:

    El tema de los límites en la educación infantil se ha revelado como una dificultad para padres y maestros. En este estudio fueron investigadas las representaciones sociales de madres y maestras sobre límites en el desarrollo infantil. El estudio contó con la participación de catorce madres y ocho maestras de educación primaria de escuelas particulares de Porto Alegre. La entrevista narrativa y el análisis de los contenidos fueron utilizados como procedimientos de colecta de datos y análisis. Los resultados indicaron que los límites son representados como frontera a ser respetada en aras de la moralidad. El uso del diálogo es un recurso presente en los relatos de madres y maestras, así como la importancia y necesidad de tolerancia. Madres y maestras muestran dudas y culpas que repercuten en el desarrollo de límites en los niños. Las maestras atribuyen la responsabilidad por la falta de límites a las familias. Por otro lado, las familias no ven a la escuela como una aliada en el proceso de construcción de límites.

    Resumo em Inglês:

    The question of limits in preschool education has been considered difficult for both parents and teachers. In this study mothers and teachers’ social representations of limits in children’s development were investigated. Fourteen mothers and eight preschool teachers of private schools of Porto Alegre participated in the study. The narrative interview and content analysis were used as procedures of data collection and analysis. The results indicated the representation of limits as frontiers to be respected for the sake of morality. The use of dialogue as a resource was cited by mothers and teachers in their narratives, as well as the need for tolerance. However, both also expressed many doubts, guilt and insecurity which reflect in the development of children’s limits. While teachers attribute the responsibility of a lack of limits to the families mothers do not perceive the school as an ally in the process of limits construction.
  • Apoio social: aspectos da validade de constructo em estudantes universitários Artigos

    Zanini, Daniela Sacramento; Verolla-Moura, Adriana; Queiroz, Ivana Pinheiro de Abreu Rabelo

    Resumo em Português:

    Embora o conceito de apoio social venha recebendo atenção da comunidade científica, ainda não há uma medida válida para diferentes culturas e contextos. O objetivo deste artigo é reaplicar uma escala de apoio social em universitários de Goiânia. Os participantes foram 129 estudantes de quatro instituições de ensino superior. Como medida utilizou-se o Questionário de Suporte Social adaptado para a população brasileira. Os resultados apontaram boa adequação da escala, com alphas entre 0,95 e 0,76, e adequação da estrutura fatorial quando comparada com a do estudo original. Não foram identificadas diferenças significativas entre apoio social e a maioria de variáveis sociodemográficas. Não obstante, as mulheres relataram mais apoio material (p=0,01) e afetivo (p=0,01) do que os homens, e aqueles que relataram morar com alguém perceberam mais apoio emocional (p=0,00) e afetivo (p=0,03). Discute-se a necessidade de novos estudos para posteriores esclarecimentos do comportamento desta medida e construto em diferentes populações e culturas.

    Resumo em Espanhol:

    Aunque el concepto de apoyo social haya recibido atención por la comunidad científica todavía no hay una medida validada para distintas culturas y contextos. El objetivo de este artículo es replicar una escala de apoyo social en universitarios de Goiânia. Los participantes fueran 129 estudiantes, de cuatro instituciones de enseñanza superior. Como medida se utilizó el Cuestionario de Apoyo Social adaptado para población brasileña. Los resultados apuntan buena adecuación de la escala con alphas entre 0,95 y 0,76, y adecuación de la estructura factorial cuando comparado con el estudio original. No fueran identificadas diferencias significativas entre apoyo social y la mayoría de las variables socios demográficas. Sin embargo, las mujeres relatan más apoyo material (p=0,01) y afectivo (p=0,01) que los hombres y aquellos que relataron vivir con alguien perciben más apoyo emocional (p=0,00) y afectivo (p=0,03). Se discute la necesidad de nuevos estudios para posteriores esclarecimientos del comportamiento de esta medida y constructo en distintas poblaciones y culturas.

    Resumo em Inglês:

    Although the concept of social support has received attention of the scientific community, there is not a valid measure for different cultures and contexts. The aim of this article is to replicate a social support scale in undergraduate students from Goiânia. The participants were 129 university students accessed in four high education institutions in Goiânia. As measure, the Social Support Questionnaire adapted to the Brazilian population was used. The results point to a good adaptation of the scales with alphas between 0.95 e 0.76, and factorial structure suited when compared to the original study. Significant differences between social support and the majority of socio demographic variables were not found. However, women refer more to material support (p=0,01) and affective (p=0,01) than men, and the ones who refer living with someone appraise more emotional support (p=0,00) and affective (p=0,03). It is discussed the necessity of new studies for latter subsequent explanation of the behavior of the measure and construct in different populations and cultures.
  • A felicidade paradoxal: ensaios sobre a sociedade de hiperconsumo Resenha

    Scorsolini-Comin, Fabio
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br