Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia em Estudo, Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2012
  • A necessária crítica a uma ciência mercantilizada: a quem servem o publicismo, o citacionismo e o lema "publicar ou perecer"? Editorial

    Tuleski, Silvana Calvo
  • Biotecnologias e a (r)evolução nos modos de subjetivação Artigos

    Guareschi, Neuza Maria de Fátima; Azambuja, Marcos Adegas de; Lara, Lutiane de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo discutir a temática da saúde no contexto da Reforma Sanitária e as demandas que esse processo coloca para as práticas psicológicas. Entendemos a partir da leitura de Michel Foucault que a saúde (saúde pública) é uma forma de investimento na vida, ou seja, a saúde é tomada pela biopolítica como estratégia de governo da população. Em um primeiro momento, fundamentamos a discussão da biopolítica e da saúde. Em um segundo momento, analisamos como a Psicologia entra no campo da saúde, entendendo que este saber se construiu na perspectiva do desenvolvimento como inerente à natureza humana. Em um terceiro momento, situamos as repercussões das produções biotecnológicas das sociedades contemporâneas a partir da noção de uma evolução artificial, presente hoje no "desenvolvimento" humano. Finalmente, apontamos como as práticas psicológicas em saúde devem também levar em conta as produções da biotecnologia na promoção da qualidade de vida.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo discutir el tema de la salud en el contexto de la reforma de la salud y las demandas que plantea este proceso a las prácticas psicológicas. Nosotros entendemos la salud como una estrategia biopolítica, según lo propuesto en la perspectiva teórica de Foucault, es decir, un investimiento en la vida de las personas. En un primer momento, la discusión se fundamenta en la biopolítica y la salud. En una segunda etapa, se analizó como la psicología entra en el campo de la salud, entendiendo que este conocimiento se construye desde la perspectiva del desarrollo como algo inherente en la naturaleza humana, así que, en una tercera vez, situamos el impacto de las producciones biotecnológicas de las sociedades contemporáneas con la noción de una evolución artificial, hoy presente en el "desarrollo" humano. Por último, se señalan las prácticas psicológicas en la salud que también deben tener en cuenta la producción de la biotecnología en un incremento de la calidad de vida.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at discussing about health in the context of the Health Reform and the demands that this process implies in terms of psychological practices. We understand health as a bio-political strategy, according to the Foucauldian theoretical perspective, i.e. as in investment in population life. Firstly, we discuss both bio-policy and health. Secondly, we analyze the way Psychology has entered the health field, understanding that this knowledge has been built on the perspective of development as inherent to human nature. Thirdly, we identify repercussions of biotechnological productions of contemporary societies from the notion of an artificial evolution, currently present in human 'development'. Finally, we point out that psychological practices in health should also take into consideration the biotechnology productions in promoting quality of life.
  • Interação educadora-criança em creches públicas: estilos linguísticos Artigos

    Ramos, Deborah Dornellas; Salomão, Nádia Maria Ribeiro

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve o objetivo de analisar a interação educadora-criança em creches públicas, considerando os estilos linguísticos das educadoras e a comunicação infantil. O estudo dos estilos linguísticos destaca-se nas análises das interações entre adultos e crianças, especialmente em se tratando daquelas da faixa etária em torno dos 24 meses, devido à emergência das primeiras pequenas frases. Participaram do estudo seis educadoras e doze crianças com idade entre 23 e 25 meses, que frequentavam creches públicas de João Pessoa, Paraíba. As interações entre educadora e criança foram observadas sistematicamente em contextos diádicos e poliádicos de leitura. Categorias interacionais foram elaboradas a posteriori, para a análise dos dados. As educadoras utilizaram mais estilos associados à promoção do desenvolvimento linguístico nos contextos diádicos, enquanto os estilos relacionados à direção e ao controle dos comportamentos predominaram nos contextos poliádicos. As análises consideraram a influência mútua entre os estilos comunicativos e o nível de desenvolvimento linguístico infantil, além dos aspectos contextuais.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio analizó la interacción educadora-niño en guarderías públicas, considerando los estilos lingüísticos de las educadoras y la comunicación infantil. El estudio de los estilos lingüísticos se destaca en el análisis de las interacciones adulto-niño, especialmente sobre los 24 meses, debido la emergencia de las primeras pequeñas frases. Participaron 6 educadoras y 12 niños, con edad entre 23 y 25 meses, en guarderías públicas de João Pessoa, Paraíba. Las interacciones se observaron sistemáticamente en contextos diádicos y poliádicos de lectura. Se elaboraron categorías interaccionales a posteriori para el análisis de los datos. Las educadoras utilizaron más estilos asociados a la promoción del desarrollo lingüístico en los contextos diádicos, mientras los estilos relacionados con la dirección y con el control de los comportamientos predominaron en los contextos poliádicos. Los análisis consideraron la influencia mutua entre los estilos comunicativos y el nivel de desarrollo linguístico infantil, además de los aspectos contextuales.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzed the child-educator interactions at public daycares, considering the educators' linguistic styles and the children's communication. The studies about the linguistic styles are relevant for adult-child interactions, especially around the age of 24 months, due to the emergency of the first short sentences. It included 6 educators and 12 children aged between 23 and 25 months, attending public daycares in João Pessoa, Paraíba. The child-educator interactions were systematically observed dyadic contexts and polyadic reading. Interactional categories were elaborated à posteriori, for data analysis. The educators used more styles associated with the promotion of language development in dyadic contexts, while the styles related to the direction and to the behavior control predominated in polyadic contexts. The analysis considered the mutual influence between communicative styles and children's level of language development, beyond the contextual aspects.
  • Produção de si na depressão Artigos

    Baroni, Daiana Paula Milani; Toneli, Maria Juracy Filgueiras

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a produção de uma experiência de subjetividade constituída a partir de saberes e práticas que sustentam o enunciado da depressão. Uma vez que práticas e discursos sobre a normalidade e o desvio implicam em modos de subjetivação, analisa-se aqui, sob a perspectiva foucaultiana e a partir de fragmentos de discursos presentes em fóruns e enquetes de comunidades virtuais do Orkut, o trabalho de produção de si em referência ao diagnóstico da depressão. Diante do imperativo de o indivíduo saber sobre a verdade de sua saúde, cercado pelas exigências de ideais normativos e imbuído da crença da necessidade de se proteger dos riscos à sua vida, adotam-se diagnósticos como identidades, medidas preventivas e tratamentos medicamentosos como práticas de si.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta algunas reflexiones sobre la producción de una experiencia de subjetividad constituida a partir de saberes y prácticas que sostienen el enunciado de la depresión. Una vez que prácticas y discursos sobre la normalidad y el desvío implican en modos de subjetivación se analiza aquí partiéndose para tal de una perspectiva foucaultiana y de fragmentos de discursos presentes en foros y encuestas virtuales del sitio web de relacionamientos Orkut este trabajo de producción de sí en referencia al diagnóstico de la depresión. Frente al imperativo de saber sobre la verdad de su salud, cercado por las exigencias de ideales normativos, imbuido de la creencia de la necesidad de protegerse de los riesgos a su vida, se adoptan diagnósticos como identidades, medidas preventivas y tratamientos medicamentosos como prácticas de sí.

    Resumo em Inglês:

    This article presents some reflections about the production of a subjectivity's experience established over knowledge and practices supported by the depression proposition. Since practices and discourses about normality and deviation incur into forms of subjectivity, this research analyzes in a Foucault's perspective and from fragments of discourses present in forums and surveys of virtual communities from ORKUT, the production of the self work in reference to depression diagnostic. Facing the imperative of knowing the truth of his health, surrounded by the demands of normative ideals , believing in the necessity of protecting himself from risks to his life, the subject adopts diagnostics as identities, prevent measures and medical treatments as self practices.
  • Reconhecimento no trabalho: perspectivas e questões contemporâneas Artigos

    Bendassolli, Pedro F.

    Resumo em Português:

    Nas duas últimas décadas o tema do reconhecimento tornou-se uma importante chave de leitura das ciências políticas para a compreensão de diversos fenômenos sociais contemporâneos. No campo da psicologia das organizações e do trabalho, particularmente a relevância do tema também se faz notar pelo crescente número de estudos dedicados a compreender suas relações com tópicos como identidade, sofrimento, saúde, motivação e percepção de justiça e reciprocidade nas relações intersubjetivas nas organizações. O objetivo deste artigo é promover uma apreciação em conjunto de perspectivas sobre reconhecimento no trabalho. Especificamente, são discutidas as perspectivas da teoria social, que ajudaram a estabelecer o status epistemológico do reconhecimento na cena filosófica e social da atualidade, da psicologia organizacional e duas perspectivas oriundas do campo das clínicas do trabalho, a saber, a psicodinâmica e a clínica da atividade. O artigo conclui com uma reflexão de conceitos desenvolvidos nestas perspectivas, propondo questões críticas para a investigação da relação reconhecimento-trabalho no campo brasileiro da Psicologia das organizações e do trabalho na atualidade.

    Resumo em Espanhol:

    El tema del reconocimiento se ha convertido, en las últimas dos décadas, en una importante clave de lectura de las ciencias políticas para la comprensión de diversos fenómenos sociales contemporáneos. En el campo de la psicología de las organizaciones y del trabajo, en particular, la relevancia del tema también se hace notar por el creciente número de estudios dedicados a comprender sus relaciones con tópicos como identidad, sufrimiento, salud, motivación y percepción de justicia y reciprocidad en las relaciones intersubjetivas en las organizaciones. El objetivo de este artículo es promover una apreciación en un conjunto de perspectivas sobre el reconocimiento en el trabajo. Específicamente, son discutidas las perspectivas de la teoría social, que ayudaran a establecer el estatus epistemológico del reconocimiento en la escena filosófica y social de la actualidad; de la psicología organizacional; y dos perspectivas oriundas del campo de las clínicas del trabajo, a saber, la psicodinámica y la clínica de la actividad. El artículo concluye con una reflexión de los conceptos desarrollados en estas perspectivas, proponiendo cuestiones críticas para la averiguación de la relación reconocimiento-trabajo en el campo de la psicología de las organizaciones y del trabajo brasileño en la actualidad..

    Resumo em Inglês:

    In the past two decades, the subject of recognition became an important political-sciences key for understanding several contemporary social phenomena. Particularly in the field of organizations and work psychology, the subject's relevance makes itself felt through the growing number of studies dedicated to understanding its relationships with topics such as identity, suffering, health, motivation, and the perception of justice and reciprocity in the inter-subject relationships within organizations. The purpose of this paper is to provide a joint evaluation of perspectives of recognition in the workplace. More specifically, the paper discusses the views of social theory, which helped establish the epistemological status of recognition in today's philosophical and social scene; of organizations psychology; and two perspectives from the work clinics field: psychodynamics and clinic of activity. The paper ends with a reflection on the concepts developed according to the various views, proposing critical questions for the investigation of the recognition-work relationship in today's organizations and work psychology field in Brazil.
  • Entre a escrita e a expressão: vias para a produção de conhecimento Artigos

    Fonseca, Tania Mara Galli; Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa; Hartmann, Sara

    Resumo em Português:

    A escrita é a forma majoritariamente utilizada para produção e divulgação de conhecimentos. O seu papel na comunicação já é um consenso. No que diz respeito à sua parte na criação, entretanto, a escrita abre um campo de possibilidades das quais a universidade faz um aproveitamento, no mínimo, exíguo. Este artigo pretende adentrar um espaço de diluição das figuras tradicionais da escrita - como o eu que escreve e os regimes imutáveis de significação - a fim de espreitar a expressão, com a crença na possibilidade de reunir as funções da ciência com os afectos da escritura. A contribuição à escrita acadêmica assemelha-se, então, a um sopro de inesperado quando tudo parece estar demasiado claro. É o aparecimento de inúmeras possibilidades de experiências com a palavra, através das quais o escrever acadêmico pode investigar suas zonas informes.

    Resumo em Espanhol:

    La escritura es la forma principal utilizada para la producción y difusión de conocimientos. Su papel en la comunicación es ya un consenso. Por su parte en la creación, sin embargo, la escritura se abre a un campo de posibilidades que la Universidad hace una recuperación al menos escasa. Este artículo pretende introducir un espacio de diluición de las figuras tradicionales de escritura - como el yo que escribe y los regímenes inmutables de significado - a fin de escuchar la expresión, con la creencia en la posibilidad de reunir las funciones de la ciencia con la calidez de la escritura. La contribución a la escritura académica es similar, pues, un golpe inesperado cuando todo parece ser demasiado claro. Es la aparición de numerosas posibilidades de experimentar con la palabra, a través del cual la escritura académica puede investigar sus zonas informes.

    Resumo em Inglês:

    Writing is the most commonly used form in production and dissemination of knowledge. Its role in communication is already a consensus. Regarding to its part in creation; however, writing unfolds to a vast range of possibilities, of which the university usage is, at least, meager. This article aims at entering a space of dilution of the traditional figures of writing - for instance, the "I" that writes and the immutable systems of meaning - in order to stalk the expression, with the belief in the possibility of merging functions of science and the affection of writing. The contribution to academic writing resembles, thus, to an unexpected blow, when everything seems too settled. It is the appearing of innumerous opportunities of experience with words, through which the academic writing can investigate its own shapeless areas.
  • O corpo que escreve: considerações conceituais sobre aquisição da escrita Artigos

    Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza; Silva, Daniele Nunes Henrique

    Resumo em Português:

    O presente artigo apoia-se na abordagem histórico-cultural para discutir o papel do corpo no processo de aquisição da língua escrita. Para tanto, parte das contribuições de Lev Seminovich Vigotski sobre a centralidade dos processos de simbolização correntes na idade pré-escolar (o desenho, o faz-de-conta, etc.), tidas como fundamentais para o desenvolvimento da escrita. Essa reflexão geral desdobra-se na direção de uma necessidade de revisão do debate educacional, em função de uma tendência tradicional e mecanicista no tratamento pedagógico da questão. Sem dúvida, o foco nas práticas de letramento traz novas possibilidades de compreensão sobre o processo de apropriação da escrita ao longo da educação infantil; no entanto, a discussão conceitual precisa avançar para garantir maior visibilidade à exploração dos diversos processos de simbolização infantil (sistematizados ou não sistematizados) e sua relação com a escrita, especialmente a participação do corpo (aqui) entendido em seu estatuto semiótico.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo se basea en el enfoque histórico-cultural para discutir el papel del cuerpo en la adquisición del lenguaje escrito. Con este fin, parte de las contribuciones de Lev Vigotski Seminovich en la centralidad de los procesos de simbolización en la edad pre-escolar fundamental para el desarrollo de la escritura. Esta reflexión se desarrolla generalmente en el sentido de la necesidad de revisar el debate educativo, de acuerdo con la tendencia tradicional para tratar la cuestión pedagógica y mecanicista. Sin dudas, el enfoque en las prácticas de alfabetización ofrece nuevas posibilidades para la comprensión del proceso de apropiación de la escritura, sobre la educación infantil. Así, la discusión conceptual tiene que avanzar hacia una mayor visibilidad para asegurar el funcionamiento de los distintos procesos de simbolización del niño y su relación con la escritura, especialmente la participación del cuerpo comprendido en el estado de semiótica.

    Resumo em Inglês:

    This article supports itself on the cultural-historical approach to discuss the body's role in the written language acquisition process. In order to accomplish this, some part of Lev Seminovich Vigotski's current contributions in preschool age (drawing, make believe, etc.) as being fundamental for the written development. This general reflection makes a big effort towards a necessity in reviewing the educational debate, regarding the traditional and mechanist tendency in the pedagogical treatment of this matter. Undoubtedly, the focus on the literacy practices brings about new possibilities of comprehension about the writing appropriation process along childhood education. However, the conceptual discussion needs to advance towards guaranteeing a greater visibility to the exploration of the diverse infantile symbolization processes (whether systemized or not) and their relationship with writing, especially, the body's participation (herein) understood in its semiotic statute.
  • Saturação teórica em pesquisas qualitativas: contribuições psicanalíticas Artigos

    Fontanella, Bruno José Barcellos; Magdaleno Júnior, Ronis

    Resumo em Português:

    A técnica de fechamento do número amostral por saturação teórica, comum nas pesquisas qualitativas, em particular na área clínica, dialoga com a teoria e a prática psicanalítica e delas pode se beneficiar. Embora certa imprecisão do número amostral final seja inevitável e inerente aos métodos qualitativos, ela não deveria levar a técnicas e a procedimentos que possam fragilizar ou comprometer a validade empírica e a credibilidade das análises e achados. Este ensaio aborda aspectos das dimensões cognitiva e afetiva, tanto do participante quanto do pesquisador, que se mostram presentes durante a coleta de dados por meio de entrevistas. Para isso são utilizados os conceitos freudianos de transferência e contratransferência e as noções de rêverie e de elementos beta, formuladas por Wilfred Bion. Postula-se que fenômenos dessas ordens ajudam a determinar quanto de dados advindos dos elementos amostrais é suficiente, necessário e possível para o adensamento teórico sobre o objeto estudado.

    Resumo em Espanhol:

    La técnica metodológica de saturación teórica, común en la investigación cualitativa, en particular en la clínica, se puede beneficiar de ambas la teoría y práctica del psicoanálisis. A pesar de cierta imprecisión en el tamaño de la muestra final sea inevitable e inherente a los métodos cualitativos, esto no debe dar lugar a técnicas y procedimientos que debiliten o pongan en peligro la validez y la credibilidad del análisis empírico y conclusiones. Este ensayo analiza aspectos de las dimensiones cognitiva y afectiva presentes durante la recolección de datos a través de entrevistas, del participante y del investigador. Para ello, utilizamos los conceptos freudianos de transferencia y contratransferencia y las nociones de rêverie y elementos beta, realizados por Wilfred Bion. Se postula que estos fenómenos ayuden a determinar si la cantidad de datos procedentes de los elementos de la muestra es suficiente, necesario y posible para ahondar sobre el objeto estudiado.

    Resumo em Inglês:

    The methodological technique of theoretical saturation, commonly used in qualitative researches, particularly about clinic activities, dialogues and can benefit from theory and practice of psychoanalysis. Although some imprecision in the final sample size is inevitable and inherent to qualitative methods, it should not lead to techniques and procedures that can weaken or jeopardize the validity and credibility of both empirical analysis and findings. This essay discusses aspects of cognitive and affective dimensions present during data collection through interviews, in both informants and researchers. For this, the Freudian concepts of transference and countertransference are used, and also the notions of rêverie and beta elements, formulated by Wilfred Bion. It is postulated that these kind of phenomena help determine how much data coming from the sample elements are sufficient, necessary and possible to enhance the theoretical depth of the studied object.
  • Teoria e clínica psicanalítica da psicose em Freud e Lacan Artigos

    Santos, Tania Coelho dos; Oliveira, Flávia Lana Garcia de

    Resumo em Português:

    Vamos demonstrar que o tema da psicose é tratado por Freud, tanto clínica quanto teoricamente, com base em sua prática com as neuroses - tendo como pilar conceitual o mecanismo do recalque (Verdrängung). A segunda tópica do funcionamento mental e os desdobramentos da teoria do narcisismo permitem um passo adiante na concepção freudiana da psicose. A diferença estrutural determinante entre as psicoses e as neuroses de transferência é formalizada por Freud em 1924. O paradigma do recalque e suas modalidades de defesa são finalmente abandonados como modelo elucidativo dos fenômenos psicóticos. Seu mecanismo específico será redefinido como rejeição (Verwerfung). Lacan nomeia esse mecanismo como foraclusão do Nome-do-Pai, cuja falta explica a ausência do sujeito da enunciação. Na ausência deste mediador simbólico, a diferença sexual não se ordena sob a rubrica da lógica fálica e do complexo de castração.

    Resumo em Espanhol:

    Vamos a demostrar que el tema de la psicosis es tratado por Freud tanto clínicamente cuanto teóricamente con base su práctica con las neurosis - teniendo como pilar conceptual el mecanismo de represión (Verdrängung). La segunda tópica del funcionamiento mental y los desarrollos de la teoría del narcisismo permiten un paso adelante en la concepción freudiana de la psicosis. La diferencia estructural determinante entre las psicosis y las neurosis de transferencia se formaliza por Freud en 1924. El paradigma de represión y sus modalidades de defensa son finalmente abandonados como modelo elucidario de los fenómenos psicóticos. Su mecanismo específico será redefinido como rechazo (Verwerfung). Lacan nombra ese mecanismo como forclusión del Nombre-del-Padre y su carencia explica la ausencia del sujeto de la enunciación. En la ausencia de este mediador simbólico, la diferencia sexual no se ordena bajo la rúbrica de la lógica fálica y del complejo de castración .

    Resumo em Inglês:

    We will demonstrate that psychosis is a theme approached by Freud, both in its clinical and in its theoretical aspect based on his treatments of neurosis - the basic concept is the mechanism of repression (Verdrängung). The second topic of the function of the mind and the developments of the narcissism theory allow a step forward to be made in the Freudian theory of psychosis. Freud enunciates the determinant structural difference between psychosis and transference neurosis in 1924. The paradigm of repression and its forms of defense is finally abandoned as the model of clarification of the psychotic phenomena. Its specific mechanism will be redefined as rejection (Verwerfung). Lacan names this mechanism as foreclosure of the Name-of-the-father and its lack explains the absence of the subject of enunciation. In the absence of this symbolic mediator, the sexual difference does not organize itself under the item of phallic logic and castration complex.
  • Depressão na adolescência: uma problemática dos vínculos Artigos

    Biazus, Camilla Baldicera; Ramires, Vera Regina Röhnelt

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a problemática da depressão na adolescência com base na vertente psicanalítica da Teoria do Apego. Primeiramente são estacadas as especificidades da adolescência e sua relação com o surgimento da depressão. A partir daí, são apresentados os conceitos de função reflexiva e de capacidade de mentalização, objetivando pensar o fenômeno depressivo na adolescência como uma problemática dos vínculos afetivos. Conclui-se que há uma associação importante entre o estabelecimento de um padrão de apego inseguro na infância e o desenvolvimento da depressão na adolescência. A utilização dos conceitos de função reflexiva e capacidade de mentalização permite reconhecer a importância da dimensão representacional para essa problemática, proporcionando uma nova perspectiva para a compreensão e abordagem terapêutica da depressão na adolescência.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo aborda el tema de la depresión en la adolescencia sobre la base de los aspectos psicoanalíticos de la teoría del apego. En primer lugar, discute detalles de la adolescencia y su relación con el inicio de la depresión. A partir de este análisis, se tienen los conceptos de la función reflexiva y la capacidad de mentalización, para pensar acerca de la depresión en la adolescencia como un problema de los vínculos afectivos. Llegamos a la conclusión de que existe una correlación significativa entre el establecimiento de un patrón de apego inseguro en la infancia y el desarrollo de la depresión en la adolescencia. El uso de los conceptos de la función reflexiva y la capacidad de mentalización para el reconocimiento de la importancia de la dimensión de representación a este problema, ofreciendo una nueva perspectiva para la comprensión y abordaje terapéutico de la depresión en la adolescencia.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the issue of depression in adolescence based on the psychoanalytic aspects of attachment theory. Firstly, we highlight specificities of adolescence and its relationship to the onset of depression. Then, we discuss the concepts of reflective function and mentalization capacity, aiming think the depression in adolescence as an issue of bonds. We conclude that there is a significant correlation between the establishment of a pattern of insecure attachment in infancy and the development of depression in adolescence. The use of the concepts of reflective function and mentalization capacity for recognizing the importance of the representational dimension to this problem, providing a new perspective for understanding and therapeutic approach to depression in adolescence.
  • Autopercepção do estresse em cuidadores de pessoa em sofrimento mental Artigos

    Santos, Ana Flávia de Oliveira; Cardoso, Carmen Lúcia

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou avaliar a autopercepção do estresse entre familiares cuidadores de pessoa em sofrimento mental. Participaram 54 familiares cuidadores de usuário em tratamento em serviço de saúde mental há pelo menos um ano que residiam juntos. Aplicou-se um roteiro elaborado para esta pesquisa com vista a identificar os dados sociodemográficos e da autopercepção do estresse dos participantes, identificando-se a percepção do cuidador quanto ao estresse e aos fatores desencadeantes. Os resultados foram tratados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo segundo frequência de respostas. Dos participantes, 81,5% se perceberam com algum grau de estresse e entre estes, alguns aspectos da convivência com a pessoa em sofrimento mental foram avaliados como os que mais frequentemente contribuíam para esta percepção. Conclui-se que a experiência de cuidador de usuário de serviço de saúde mental é significada como estressante, necessitando apoio, orientação e auxílio em relação ao convívio no ambiente doméstico.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo objetivó evaluar la autopercepción del estrés entre familiares cuidadores de personas con padecimiento mental. Participaron 54 familiares cuidadores de paciente en tratamiento en servicio de salud mental durante al menos un año y que residían juntos. Se aplicó cuestionario para identificar datos sociodemográficos de los participantes y autopercepción del estrés. Se trataron los resultados mediante estadística descriptiva y análisis de contenido según frecuencia de respuestas. El 81,5% de los participantes manifestó algún grado de estrés. Entre ellos, fueron apuntados como factores frecuentes para la percepción, aspectos de la convivencia con el paciente de salud mental. Se concluye que la experiencia del cuidador de paciente de servicio de salud mental es sindicada como estresante, necesitando apoyo, orientación y auxilio en relación a convivencia en ámbito doméstico. Los servicios substitutivos precisan avanzar en la propuesta de integralidad e intersectorialidad, apuntando a ampliar el soporte en el cuidado de salud mental.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to evaluate the self-perception of stress in family caregivers of people with mental suffering. Participants were 54 family caregivers of consumers following treatment for at least one year, and with whom they cohabited. A guide elaborated for this purpose was used to obtain the participants' socio-demographic data and their self-perception to stress, identifying the caregiver's perception to stress and the triggering factors. The results were submitted to descriptive statistics and content analysis according to the frequency of answers. Of all participants, 81.5% perceived themselves as under some level of stress. Among these subjects, we evaluated that the aspects of living with the person with mental suffering were the factors that most contributed to their perception. In conclusion, the experience of being a caregiver of a mental health consumer is considered stressful and requires support, guidance and help in terms of cohabiting with the patient.
  • A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais Artigos

    Fávero, Maria Helena

    Resumo em Português:

    Defendemos a pesquisa de intervenção na interdisciplinaridade relacionando a psicologia, o conhecimento e o desenvolvimento de competências conceituais, através de três aspectos teórico-conceituais: a filosofia, a história da ciência e a epistemologia como fundamentos de uma concepção psicológica que evidencie o processo sociocultural da construção do conhecimento e a mediação da atividade humana, supondo um sujeito humano ativo, que constrói paradigmas pessoais, estabelecendo teórica e metodologicamente uma relação entre dados psicológicos e sociológicos e admitindo, através da construção ativa, a possibilidade de reconstrução pessoal, institucional e sociocultural. Entendemos a pesquisa de intervenção como uma reconstrução polissêmica que considera a dinâmica sociocognitiva e seus efeitos reguladores. Articulamos o grupo focal os atos da fala e a tomada de consciência, adotando um modelo de análise que leva em conta o processo de desenvolvimento da tomada de consciência dos sujeitos sobre seus próprios paradigmas e seus processos de regulação cognitiva na sua transformação.

    Resumo em Espanhol:

    Defendemos la investigación de intervención en la interdisciplinaridad relacionando la psicología, el conocimiento y el desarrollo de competencias conceptuales, a través de tres aspectos teórico-conceptuales: considerando la filosofía, la historia de la ciencia y la epistemología para fundamentar una concepción psicológica que evidencie el proceso socio-cultural de la construcción del conocimiento y la mediación de la actividad humana, suponiendo un sujeto humano activo, que construye paradigmas personales; estableciendo teórica y metodológicamente, una relación entre datos psicológicos y sociológicos; admitiendo, a través de la construcción activa, la posibilidad de la reconstrucción personal, institucional y sociocultural. Entendemos la investigación de intervención como una reconstrucción polisémica, considerando ambos, la dinámica socio-cognitiva y sus efectos reguladores. Articulamos el grupo focal, los actos del habla y la toma de conciencia adoptando un modelo de análisis evidenciando ambos, el proceso de desarrollo de la toma de conciencia de los sujetos sobre sus propios paradigmas y sus procesos de regulación cognitiva en su transformación.

    Resumo em Inglês:

    We support the intervention research in the interdisciplinarity interrelating psychology, knowledge and the development of conceptual competences, through three theoretical conceptual aspects: considering the philosophy, the science history and epistemology in order to support a psychological conception which shows the socio-cultural process of knowledge construction and the mediation of human activity, assuming an active human subject, who builds personal paradigms; establishing theoretically and methodologically a relationship between psychological and sociological data; admitting, through active construction, the possibility of personal, institutional and socio-cultural reconstruction. We understand the intervention research as a polysemic reconstruction, considering both, the socio-cognitive dynamics and its regulatory effects. We articulate focus group, speech acts and the taking of consciousness adopting an analysis model which evidences both the process of development of the taking of consciousness of the subjects about their own paradigms and their processes of cognitive regulation in their transformation.
  • Prática do psicólogo em intervenção precoce na saúde materno-infantil Artigos

    Cunha, Ana Cristina Barros da; Benevides, Julita

    Resumo em Português:

    Tomando como referência a abordagem bioecológica do desenvolvimento proposto por U. Bronfenbrenner e os pressupostos da Política Nacional de Humanização do SUS, objetivou-se investigar as práticas de intervenção precoce em maternidades públicas de referência na cidade do Rio de Janeiro e a atuação de psicólogos nesse tipo de prática no campo da Saúde Materno-infantil. Foram entrevistados dez psicólogos de seis maternidades para gestação de alto risco e feita observação das maternidades usando um protocolo de observação e um roteiro de entrevista elaborados pelas autoras. Os dados revelaram que existem diferentes práticas de intervenção precoce nas instituições visitadas e que os psicólogos compreendiam intervenção precoce como um trabalho focado no vínculo mãe-bebê, reconhecendo-a como prática técnico-profissional que facilitaria a promoção da saúde materno-infantil.

    Resumo em Espanhol:

    Defendemos la investigación de intervención en la interdisciplinaridad relacionando la psicología, el conocimiento y el desarrollo de Tomando como referencia el enfoque bio-ecológica del desarrollo humano propuesto por U. Brofenbrenner y los supuestos de la Policía Nacional de Humanización del SUS, el objetivo fue investigar las prácticas de intervención precoz en los hospitales de maternidad de referencia en la ciudad de Rio de Janeiro y la práctica de los psicólogos en este tipo de práctica en el campo de la salud materno-infantil. Entrevistamos a 10 psicólogos de seis hospitales de embarazo de alto riesgo y observamos los hospitales utilizando un protocolo de observación y una guía de entrevista, desarrollados por los autores. Los datos revelaron que existen diferentes prácticas para la intervención precoz en las instituciones visitadas y los psicólogos entendían esa intervención como una práctica centrada en el vínculo madre-hijo, reconociendo como una práctica técnico-profesional que faciliten la promoción de la salud materno-infantil.

    Resumo em Inglês:

    With reference to the bio-ecological approach of humam development proposed by U. Bronfenbrenner and the assumptions of the National Humanization Policy of SUS, this article aimed to investigate the practices of early intervention in public hospitals in the Rio de Janeiro city and the role of psychologists in this type of the practice in the Maternal and Child Health area. We interviewed 10 psychologists in six high-risk pregnancy hospitals and we observed these hospitals using an observation protocol and an interview guide developed by the authors. The data revealed that there are different practices of early intervention in the institutions visited and the psychologists understood the early intervention as a work focused on maternal and child bonding, recognizing it is as a technical and professional practice that would facilitate the promotion of maternal and child health.
  • Contribuições de Sándor Ferenczi para a compreensão dos efeitos psíquicos da violência sexual Artigos

    Mendes, Anna Paula Njaime; França, Cassandra Pereira

    Resumo em Português:

    O presente trabalho consiste em um estudo teórico que apresenta os efeitos da violência sexual na infância sob a ótica de Sándor Ferenczi (1873-1933), psicanalista da primeira geração dos discípulos de Freud o qual conferiu grande importância ao trauma sexual e ao papel do adulto na constituição do psiquismo infantil. Serão analisadas suas contribuições - originadas da clínica com pacientes adultos que haviam sofrido abuso sexual na infância - privilegiando o artigo ferencziano, publicado em 1933, "Confusão de língua entre os adultos e a criança". A fim de compreender determinados movimentos psíquicos marcados pela ação da clivagem psíquica, pretendemos examinar a descrição de dois arranjos psíquicos: a identificação com o agressor e a progressão traumática ou prematuração, aportes teóricos ferenczianos que serão utilizados para uma reflexão clínica.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta los efectos de la violencia sexual en la infancia desde la perspectiva de Sandor Ferenczi (1873-1933), psicoanalista de la primera generación de discípulos de Freud, quien dio gran importancia al trauma sexual y el papel del adulto en la constitución del psiquismo de los niños. Surgidas de los problemas clínicos que se enfrentó, sus contribuciones permiten vislumbrar la riqueza de su escucha analítica, posibilidad que facilitó la percepción de la sutileza de los movimientos psíquicos, marcados, en estos casos por la acción de escisión. Por lo tanto, a favor de uno de los artículos más importantes de este autor, publicado en 1933, "Confusión de lenguas entre los adultos y los niños", vamos a seguir las elaboraciones teóricas que culminaron en la descripción de los dos destinos de la escisión psíquica: la identificación con el agresor y la progresión traumática o prematuridad.

    Resumo em Inglês:

    This article presents theoretical study that shows the effects of sexual violence during childhood according to Sándor Ferenczi ((1873-1933) - psychoanalyst of the Freud's first generation disciples - that gave a great importance to the sexual trauma and to the role of an adult in building the infantile psychism. Originated from the clinical impasses he had faced, his contributions allowed us to guess the richness of his analytical listening, which has made the psychic movement subtleties easier to be noticed, marked in these cases by splitting actions. This way, privileging one of the most important articles by this same author, published in 1933, "Confusion of Tongues between Adults and the Child", we will follow the theoretical elaborations that led to the description of two psychic splitting destinations: identification with the aggressor and the traumatic progression or precocious maturity, ferenczian theoretical contributions to be used for a clinical reflexion.
  • Psicanálise, antropologia e alteridade: apontamentos para um debate Artigos

    Souza, Mauricio Rodrigues

    Resumo em Português:

    Este trabalho trata da temática da alteridade, tomando-a como mote para um diálogo entre a psicanálise e a antropologia. Neste sentido, a partir de uma incursão pela noção de estrangeiro na obra de Freud, enfatiza a ideia de que a diferença imposta pelo inconsciente é dona de uma narrativa e de uma temporalidade particulares que se recusam a obedecer aos ditames do pensamento representacional. Em decorrência disto, a estranheza e a negatividade do encontro analítico aparecem como lugares do possível, ampliando o conceito de alteridade e as capacidades da interpretação, agora um meio-termo entre a produção de sentido e a experiência do vazio. Eis a lição da não lição proposta por este inquietante outro do inconsciente à antropologia e, em maior escala, às ciências sociais: admitir a possibilidade do sentido, mas não necessariamente o seu encerramento, fornecendo assim uma expressão menos comprometida a um estrangeiro agora irredutível a códigos preestabelecidos.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo privilegia la temática de la alteridad como fuente para un dialogo entre psicoanálisis y antropología. Por consiguiente, a partir de una incursión por la noción de extraño en la obra de Freud, enfatiza la idea de que la diferencia del inconsciente es dueña de una narrativa y de una temporalidad particulares que se recusan a obedecer a los ditames del pensamiento representacional. Así, la extrañeza y la negatividad del encuentro analítico aparecen como lugares del posible, ampliando el concepto de alteridad y las capacidades de la interpretación, ahora una intermediaria entre la producción de sentido y la experiencia del vacío. Esta es la lección de no-lección propuesta por esto inquietante otro de lo inconsciente a la antropología y, en escala mayor, a las ciencias sociales: admitir la posibilidad del sentido, pero no necesariamente su enceramiento, forneciendo una expresión menos comprometida a un extranjero ahora irreductible a códigos preestablecidos.

    Resumo em Inglês:

    This work privileges the subject of otherness, taking it as a theme for a dialogue between psychoanalysis and anthropology. Therefore, after some considerations about the notion of strangeness in the work of Freud, it emphasizes the idea that the difference imposed by the unconscious owns a narrative and an individual temporality that refuse to obey the principles of representational thought. Because of that the strangeness and the negativeness of the analytic encounter become places of possibility, amplifying the concept of otherness and the capacities of interpretation, now placed in a mid-point between the production of sense and the experience of emptiness. That's the lesson of non-lesson proposed by this uncanny other of the unconscious to anthropology and, in a larger scale, to the social sciences: to admit the possibility of sense, but not necessarily its ending, offering a less compromised expression to a stranger that is now irreducible to pre-established set codes.
  • Trabalho imaterial, medo, solidão: "amigos de aluguel" na sociedade líquido-moderna Artigos

    Grisci, Carmem Ligia Iochins; Bitencourt, Betina Magalhães; Fleck, Carolina Freddo

    Resumo em Português:

    O presente artigo resultou de uma pesquisa exploratório-qualitativa que objetivou colocar em pauta os temas medo e solidão a partir da perspectiva da sociedade líquido-moderna. Para tanto tomou como objeto o inusitado trabalho imaterial denominado Amigos de Aluguel, que teve visibilidade na mídia eletrônica a partir de 2009. As referências de análise emergiram de sites alusivos ao trabalho ofertado que anuncia atender indivíduos que sintam o peso do medo e da solidão na vida cotidiana. Autores como Zygmunt Bauman, Richard Sennett e Vincent de Gaulejac, em especial, mostraram-se importante suporte para a compreensão dos resultados, por indicarem o trabalho imaterial denominado Amigos de Aluguel como um modo de produção de estilos de vida ou de modos de existência e como um indicador do medo e da solidão na sociedade líquido-moderna justamente por sua eficácia, mesmo que momentânea, em mascarar a vivência de ambos.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo es el resultado de una investigación exploratoria cualitativa cuyo objetivo fue discutir las temáticas miedo y soledad desde la perspectiva de la sociedad moderna líquida. Utilizando como objeto el inusual trabajo inmaterial llamado "Amigos de Alquiler", que era visible en los medios electrónicos a partir de 2009. Las referencias de análisis surgieron de los centros de trabajo que representan las ofertas que cumplan los individuos y anunció que sienten el peso del miedo y la soledad en la vida cotidiana. Autores como Zygmunt Bauman, Richard Sennett y Vincent de Gaulejac en particular, son importantes para la comprensión de los resultados indicados por el trabajo denominado inmaterial "Amigos de Alquiler" como un modo de producción de estilos de vida o modos de existencia, y un indicador del miedo y la soledad en la sociedad moderna líquida, precisamente por su eficacia, aunque temporal, para enmascarar la experiencia de ambos.

    Resumo em Inglês:

    This article resulted from an exploratory study that aimed to put out under consideration themes like fear and loneliness in the liquid-modern society. In this regard it took as object the unusual immaterial work called "Friends for Rent" ("Amigos de Aluguel"), which was visible in the electronic media from 2009. The references of analysis emerged from sites allusive to the offered work which aims to meet individuals who feel the weight of fear and loneliness in everyday life. Authors such as Zygmunt Bauman, Richard Sennett and Vincent de Gaulejac, in particular, were important to support the understanding of the results since they indicate that the immaterial labor called "Friends for Rent" as a way of producing life-styles or modes of existence, and an indicator of fear and loneliness in modern liquid society just for its effectiveness, even if temporary, masking the experience of both.
  • Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural Relato De Experiência

    Maia, Ana Cláudia Bortolozzi; Eidt, Nadia Mara; Terra, Bruna Mares; Maia, Gabriela Lins

    Resumo em Português:

    Este artigo relata um projeto na área da Psicologia da Educação com referencial histórico-cultural. O projeto foi desenvolvido em uma escola de ensino fundamental que teve como objetivo oferecer educação sexual para adolescentes auxiliando-os para viverem com autonomia e responsabilidade sua sexualidade. A intervenção ocorreu em 15 encontros semanais, com o uso de diferentes estratégias metodológicas abrangendo os seguintes temas: 1) Identidade Grupal e levantamento de expectativas, 2) regras de convívio grupal, 3) Conceito de Sexualidade; 4) Conceito social de adolescência, 5) Fisiologia e saúde, 6) Saúde Sexual e reprodutiva, 7) Iniciação Sexual, 8) Gravidez na Adolescência, 9) Violência Sexual, 10) Padrões de Beleza e atitudes de discriminação e 11) Gênero e diversidade sexual. Alunos e professores avaliaram a proposta de intervenção como satisfatória e necessária na escola. Almeja-se a continuidade do projeto com outros alunos e oferecer formação aos professores.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo informa sobre un proyecto en el área de Psicología de la Educación con referencia histórica y cultural. El proyecto se desarrolló en una escuela primaria que tuvo como objetivo proporcionar educación sexual a los adolescentes para ayudarlos a vivir su sexualidad con autonomía y responsabilidad. La intervención se pasó en 15 encuentros semanales, con el uso de diferentes estrategias metodológicas en respecto a los siguientes temas: 1) La identidad grupal y el levantamiento de las expectativas, 2) Las reglas de la interacción del grupo, 3) El concepto de la sexualidad, 4) El concepto social de la adolescencia, 5) La fisiología y la salud, 6) Salud Sexual y Reproductiva, 7) Iniciación Sexual 8) Embarazo en Adolescentes, 9) La violencia sexual, 10) Estereotipos de belleza y las actitudes de discriminación y 11) Género y Diversidad sexual. Estudiantes y profesores evaluaron la propuesta de intervención como satisfactoria y necesaria en la escuela. Se espera la continuidad del proyecto con otros estudiantes y proporcionar formación a los docentes.

    Resumo em Inglês:

    This article reports one project in the area of Educational Psychology by the historical-cultural theory. It was developed in an elementary school and aimed to provide sex education for adolescents helping them to live their sexuality in an independent and responsible way. The intervention occurred in 15 weekly meetings, with the use of different methodological strategies covering the following themes: 1) Identity of the group and survey of expectations, 2) rules of group interaction; 3) Concept of Sexuality, 4) Concept of social adolescence, 5) Physiology and Health, 6) Sexual and Reproductive Health, 7) Sexual Initiation, 8) Teenage Pregnancy, 9) Sexual Violence, 10) Standards of Beauty and attitudes of discrimination and 11) Gender and sexual diversity. Students and teachers evaluated the proposed intervention as satisfactory and needed at school. We aim to continue the project with other students and offer training to the teachers.
  • Relatório da gestão 2011 Seção Especial

    Tuleski, Silvana Calvo; Borges, Marta Eliane Echeverria
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revpsi@uem.br