Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia Escolar e Educacional, Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2018
  • Editorial 22.2 - As publicações científicas e a formação para atuação no campo educativo Editorial

    Silva, Silvia Maria Cintra da; Facci, Marilda Gonçalves Dias; Souza, Marilene Proença Rebello de
  • Errata Errata

  • Avaliação Qualitativa de um Sistema de Monitoração da Convivência Escolar Artigo

    Aguilar, Claudia Carrasco; López, Verónica; Ascorra, Paula; Bilbao, M. Angeles; Olmos, Simoné

    Resumo em Português:

    Resumo No marco de um projeto para a concepção, desenvolvimento e validação de um sistema de monitoração da convivência escolar, o presente estudo avalia tal sistema a partir dos significados construídos por seus usuários, com o fim de melhorar ações futuras. Foram realizadas 17 entrevistas grupais em15 escolas, mais uma entrevista em profundidade à Coordenadora Comunal de Convivência Escolar. Resultados: As escolas participantes relatam que o sistema de monitoração destaca pela entrega de informação válida, pois permite a tomada de decisões baseadas em evidência logrando problematizar a olhada que as escolas têm de si mesmas. Discussões: As escolas colocam no centro da melhora escolar a própria escola e destacam que a efetividade só é possível se a priorização de necessidades surge do próprio colégio.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el marco de un proyecto para el diseño, desarrollo y validación de un sistema de monitoreo de la convivencia escolar, el presente estudio evalúa dicho sistema a partir de los significados construidos por sus usuarios, con el fin de mejorar acciones futuras. Se realizaron 17 entrevistas grupales en15 escuelas, más una entrevista en profundidad a la Coordinadora Comunal de Convivencia Escolar. Resultados: Las escuelas participantes señalan que el sistema de monitoreo destaca por la entrega de información válida, pues permite la toma de decisiones basadas en evidencia logrando complejizar la mirada que las escuelas tienen de sí mismas. Discusiones: Las escuelas colocan en el centro de la mejora escolar a la propia escuela, y destacanque la efectividad sólo es posible si la priorización de necesidades surge del propio colegio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract As part of a project in which we designed, developed, and validated a monitoring system of school climate, the present study evaluates the system based on the meanings constructed by its users, in order to improve future actions. 17 group interviews in 15 schools, plus an in-depth interview to the Community Coordinator School Coexistence were performed. Results: Participating schools indicate that the highlight of the monitoring system is the delivery of valid information that allow evidence-based decision making processes. This in turn allows schools to construe a more complex view of themselves. Discussions: Schools place, in the center of school improvement, the school itself, and emphasize that effectiveness is only possible if the prioritization of needs arises from the school itself.
  • O psicólogo e as demandas escolares - considerações sobre a formação continuada Artigo

    Lopes, Janaína Aparecida Silva; Silva, Silvia Maria Cintra da

    Resumo em Português:

    Resumo A formação continuada do psicólogo que trabalha com demandas escolares ainda é um tema pouco explorado na literatura; contudo, de acentuada relevância. Este artigo relata uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo compreender as concepções sobre formação continuada de psicólogos que trabalham com demandas escolares a partir de sua formação inicial, prática e experiências de formação continuada, na região do Triângulo Mineiro. Foram entrevistados quatro psicólogos que atuam em espaços educacionais diversos. Constatamos que existe certo distanciamento entre a concepção de formação continuada e os modos como desenvolvem essa formação. Três mencionaram um referencial teórico pouco consolidado ou inexistente, o que se reflete tanto nos desafios apontados quanto nos relatos em relação à própria formação continuada. As concepções sobre formação continuada distanciam-se do compromisso social, mas também destacamos as condições desfavoráveis para a busca desta formação, como a falta de oferta de cursos e condições precárias de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La formación continuada del psicólogo que trabaja con demandas escolares aun ha sido un tema poco explorado en la literatura; sin embargo, de acentuada significación. En este artículo se relata una investigación de cuño cualitativo que tuvo como objetivo comprender las concepciones sobre formación continuada de psicólogos que trabajan con demandas escolares a partir de su formación inicial, práctica y experiencias de formación continuada, en la región del Triángulo Minero. Se entrevistaron a cuatro psicólogos que actúan en espacios educacionales diversos. Constatamos que existe cierto distanciamiento entre la concepción de formación continuada y los modos como desarrollan esa formación. Tres mencionaron un referencial teórico poco consolidado o inexistente, lo que se reflete tanto en los desafíos apuntados cuanto en los relatos en relación a la propia formación continuada. Las concepciones sobre formación continuada se distancian del compromiso social, pero también destacamos las condiciones desfavorables para la búsqueda de esta formación, como la falta de oferta de cursos y condiciones precarias de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The continuing formation of the psychologist who works with school demands is still an unexplored topic in the literature; however, of great relevance. This article reports a qualitative research whose objective was to understand the conceptions about the continuous formation of psychologists who work with school demands from their initial formation, practice, and experiences of continuous formation, in the Triângulo Mineiro region. Four psychologists were interviewed who work in diverse educational spaces. We find that there is a certain distance between the conception of continuing education and the ways in which it is developed. Three mentioned a theoretical framework that was not consolidated or nonexistent, which is reflected both in the challenges pointed out and in the reports regarding the continuous formation itself. Conceptions about continuing education are distanced from social commitment, but we also highlight the unfavorable conditions for the pursuit of this training, such as the lack of courses and precarious working conditions.
  • Prevenção de Fatores de Risco em Adolescentes: Intervenção para Pais e Mães Artigo

    Rodríguez, Silvia Guadalupe Argaez; Echeverría, Rebelín Echeverría; Alamilla, Nancy Marine Evia; Trujillo, Carlos David Carrillo

    Resumo em Português:

    Resumo Os adolescentes experimentam diversas mudanças, as quais, em ocasiões, podem colocá-los em risco. O objetivo foi conhecer os fatores de risco aos que estão expostos - adolescentes do ensino médio em Mérida, Yucatán, para posteriormente analisá-los e propor ações de prevenção em uma intervenção dirigida a seus pais e mães. A metodologia se baseou na investigação ação participativa, em três fases. Na primeira, o diagnóstico social, participaram 191 alunos do ensino médio e duas professoras. Na segunda e na terceira, intervenção e avaliação, participaram 30 mães e seis pais. As técnicas foram questionário, entrevista, grupo de discussão e técnicas participativas. Os principais fatores de risco identificados são o bullying, a violência familiar e o alcoolismo. Os pais e mães manifestaram um genuíno interesse por informar-se e tomar medidas preventivas. Discute-se a importância do contexto social e familiar para favorecer a prevenção dos ditos fatores na adolescência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los adolescentes experimentan diversos cambios, los cuales, en ocasiones, pueden ponerlos en riesgo. El objetivo fue conocer los factores de riesgo a los que están expuestos adolescentes de secundaria en Mérida, Yucatán, para posteriormente analizarlos y proponer acciones de prevención en una intervención dirigida a sus padres y madres. La metodología se basó en la investigación acción participativa, en tres fases. En la primera, el diagnóstico social, participaron 191 alumnos de segundo grado y 2 profesoras. En la segunda y la tercera, intervención y evaluación, participaron 30 madres y 6 padres. Las técnicas fueron encuesta, entrevista, grupo de discusión y técnicas participativas. Los principales factores de riesgo identificados son el bullying, la violencia familiar y el alcoholismo. Los padres y madres manifiestan un genuino interés por formarse y tomar medidas preventivas. Se discute la importancia del contexto social y familiar para favorecer la prevención de dichos factores en la adolescencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Adolescents experience various changes, which can sometimes put them at risk. The objective was to know the risk factors to which high school adolescents are exposed in Mérida, Yucatán, to later analyze those risks and propose prevention actions in an intervention addressed to their parents. The methodology was based on participatory action research, in three phases. In the first, the social diagnosis, 191 second grade students and 2 female teachers participated. In the second and third, intervention and evaluation, 30 mothers and 6 fathers participated. The techniques were survey, interview, discussion group and participatory techniques. The main risk factors identified are bullying, family violence and alcoholism. Parents express a genuine interest in informing themselves and taking preventive measures. The importance of the social and family context to favor or limit these risk factors in adolescence is discussed.
  • A avaliação psicológica da atividade voluntária a partir da Psicologia Histórico-Cultural: os instrumentos desenvolvidos no México Artigo

    Vieira, Ana Paula Alves; Leal, Záira Fátima de Rezende Gonzalez; Solovieva, Yulia

    Resumo em Português:

    Resumo Uma das queixas que chegam ao psicólogo escolar/educacional é referente à falta de controle de comportamento expressa pela criança. Diante disso, cobra-se do profissional a realização de avaliação psicológica para diagnóstico das dificuldades, porém muitas dessas avaliações realizam um diagnóstico de forma que rotula a criança sem, contudo, contribuir para seu desenvolvimento. Considerando que o aparato teórico-metodológico da psicologia histórico-cultural permite a compreensão do desenvolvimento humano como de ordem social, buscamos discutir como o psicólogo poderia avaliar as crianças de uma forma condizente com essa teoria. Dessa forma, este artigo, que é parte de uma dissertação de mestrado, apresenta um instrumento de avaliação psicológica no que se refere à atividade voluntária, desenvolvido pela Maestría en Diagnóstico y Rehabilitación Neuropsicológica (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - Puebla, México) à luz da neuropsicologia e psicologia histórico-cultural. Espera-se instrumentalizar psicólogos escolares/educacionais a enfrentar os crescentes diagnósticos estigmatizantes, bem como auxiliar futuras pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Uno de los problemas, a los que se enfrenta psicólogo escolar/educativo, se refiere a la falta de control del comportamiento expresada en el niño. Así pues, el profesional debe realizar una evaluación psicológica para diagnosticar las dificultades, sin embargo, muchas de esas evaluaciones son realizadas de forma que rotula el niño y no contribuye para su desarrollo. La Psicología Histórico-Cultural permite la comprensión del desarrollo humano de forma social, por eso buscamos discutir como el psicólogo puede realizar evaluaciones desde esa teoría. El presente artículo representa una parte de la tesina de Maestría y tiene como objetivo presentar el protocolo de evaluación psicológica de la actividad voluntaria desarrollado desde la Neuropsicología y Psicología Histórico-Cultural por la Maestría en Diagnóstico y Rehabilitación Neuropsicológica (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - Puebla, México). Se espera compartir las herramientas con psicólogos escolares/educativos, para hacer frente al aumento de los diagnósticos estigmatizados, así como ayudar a futuras investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract One of the complaints that comes to the school and educational psychologist is about children with issues on controlling their own behavior. For this reason, the professional is charged with performing a psychological assessment to diagnose difficulties, but many of these evaluations carry out a diagnostic in a way that labels the child without, therefore, contributing to its development. Considering that the theoretical-methodological apparatus of historical-cultural psychology allows the understanding of human development as a social order, we discuss how to evaluate children based on this theory. Thus, this article, which is part of a Master thesis, it presents a voluntary activity evaluation instrument developed by the Maestría en Diagnóstico y Rehabilitación Neuropsicológica (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - Puebla, México) from the neuropsychology and historical-cultural psychology. It is expected that the research will contribute to instrumentalize school and educational psychologists to face the increasing diagnostic labels and to support future researches.
  • Professor readaptado: a precarização do trabalho docente e o adoecimento Artigo

    Facci, Marilda Gonçalves Dias; Urt, Sonia da Cunha; Barros, Ana Teresa Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo Hoje nos deparamos com vários professores que estão adoecendo e por isso sendo readaptados. Com essa perspectiva, objetivamos neste artigo discutir a relação estabelecida entre a precarização do trabalho e o adoecimento do professor readaptado tendo como fundamento os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Para a discussão da temática, discorreremos sobre as relações do trabalho e, na sequência, trataremos sobre a formação da personalidade e adoecimento, com respaldo nos estudos de A. N. Leontiev. Ilustraremos o artigo com dados de entrevistas efetivadas com 20 professores readaptados, da educação básica. Como resultados, observamos que as exigências que são postas ao trabalhador na atualidade, entre eles o professor, têm provocado estranhamento em relação à atividade docente, uma ruptura entre sentido e significado na prática profissional e, como consequência, o adoecimento. Concluindo, entendemos ser necessário trabalhar em prol da emancipação do professor, a fim de possibilitar o desenvolvimento máximo de suas potencialidades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Hoy día nos deparamos con múltiples profesores que se están enfermando y por eso siendo readaptados. Con esta perspectiva, nuestro objetivo en este artículo fue discutir sobre la relación establecida entre la precarización de la labor y el enfermarse del profesor readaptado, se tuvo como fundamento los presupuestos dela Psicología Histórico-Cultural. Para la discusión de la temática, descorreremos sobre las relaciones de la labor y, en la secuencia, trataremos sobre la formación de la personalidad y el enfermarse, con respaldo en los estudios de A. N. Leontiev. Ilustraremos el artículo con datos de entrevistas realizadas con 20 profesores readaptados, de la educación básica. Como resultados, observamos que las exigencias que son puestas al trabajador en la actualidad, entre ellos el profesor, ha provocado extrañamiento en relación a la actividad docente, una ruptura entre sentido y significado en la práctica profesional y, como consecuencia, el enfermarse. Concluyendo, entendemos ser necesario trabajar en beneficio de la emancipación del profesor, a fin de posibilitar el desarrollo máximo de sus potencialidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Today we are faced with several teachers who are falling ill and therefore being readapted. With this perspective, we aim in this article to discuss the established relationship between the precariousness of work and the illness of the readapted teacher, based on the assumptions of Historical-Cultural Psychology. For the discussion of the subject, we will discuss the labor relations and, afterwards, we will deal with the formation of personality and illness, with support in the studies of A. Leontiev. We will illustrate the article with data from interviews conducted with 20 readapted teachers of basic education. As a result, we observe that the demands that are placed on the worker at the present time, among them the teacher, have caused estrangement in relation to the teaching activity, a rupture between meaning and meaning in professional practice and, as a consequence, illness. In conclusion, we believe that it is necessary to work towards the emancipation of the teacher, in order to enable the maximum development of his potentialities.
  • ‘Excluir’, ‘Xingar’, ‘Bater’: sentidos de violência na escola segundo estudantes da Paraíba Artigo

    Cruz, Fatima Maria Leite; Maciel, Milena Ataíde

    Resumo em Português:

    Resumo Apresentamos resultados da pesquisa ‘Representações Sociais de violência na escola’ que analisou as repercussões do fenômeno nas interações da realidade escolar. A escola foi lócus do estudo porque é um espaço de diversidade, pluralidade e pela cotidianidade torna-se, também, local de expressões de conflitos/encontros. Participaram 203 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais da Paraíba. A abordagem plurimetodológica ocorreu em duas etapas sucessivas e interligadas: a compreensão estrutural das representações com a Técnica de Associação Livre de palavras (TAL) e a devolutiva das primeiras análises e aprofundamento da compreensão dos resultados em grupos focais. Na análise do TAL, usamos o Software EVOC, e nas falas, análise temática de conteúdo. Os estudantes objetivaram a violência em aspectos físicos como bater, xingar, e ancoraram os sentidos simbólicos em aspectos sociais e afetivos, expressivos de preconceitos e discriminação em relação às diferenças.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Presentamos resultados de la investigación ‘Representaciones Sociales de violencia en la escuela’ que analizó las repercusiones del fenómeno en las interacciones de la realidad escolar. La escuela fue locus del estudio porque es un espacio de diversidad, pluralidad y por la cotidianidad volverse, también, sitio de expresiones de conflictos/encuentros. Participaron 203 estudiantes del 6º al 9º curso de la enseñanza primaria de escuelas públicas municipales de Paraíba. El abordaje multi-metodológico sucedió en dos etapas sucesivas y entrelazadas: la comprensión estructural de las representaciones con la Técnica de Asociación Libre de palabras (TAL); y la devolutiva de los primeros análisis y profundización de la comprensión de los resultados en grupos focales. En el análisis del TAL, usamos el Software EVOC, y en las hablas, análisis temático de contenido. Los estudiantes objetivaron la violencia en aspectos físicos como golpear, insultar, y anclaron los sentidos simbólicos en aspectos sociales y afectivos, expresivos de prejuicios y discriminación en relación a las diferencias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We present results of the research 'Social representations of violence in the school' that analyzed the repercussions of the phenomenon in the interactions of the school reality. The school was the locus of the study because it is a space of diversity, plurality and dailylife, it also becomes a place of expressions of conflicts and encounters. The participants were 203 students from the 6th to 9th grade of elementary education in municipal public schools in Paraíba. The plural-methodological approach occurred in two successive and interrelated stages: the structural comprehension of representations with the Free Association of Words (TAL) technique; and there turn of the first analyzes and deepening the understanding of the results in focus groups. In the TAL analysis, we use the EVOC Software, and in the speeches, content thematic analysis. The students objected to violence in physical aspects such as beating, cursing and anchoring the symbolic senses in social and affective aspects, expressive of prejudices and discrimination in relation to differences.
  • Relações entre a Compreensão de Leitura e as Habilidades Metalinguísticas Artigo

    Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Ferraz, Adriana Satico; Rueda, Fabián Javier Marín

    Resumo em Português:

    Resumo Por ser a compreensão de leitura uma habilidade fundamental no contexto escolar, este estudo se propôs ao exame das relações entre ela e as habilidades metalinguísticas - consciência morfológica e consciência metatextual. Secundariamente, pretendeu-se explorar possíveis diferenças dos construtos nas variáveis sexo e ano escolar. Participaram do estudo 71 alunos do ensino fundamental I (2° ao 5° ano) de uma escola municipal situada no interior de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram dois textos de Cloze, as Tarefas de Consciência Morfológica e o Questionário de Avaliação da Consciência Metatextual. Os resultados apontaram para a identificação de correlações positivas, de magnitude moderada a forte entre os construtos e a apresentação de maiores médias nas habilidades avaliadas mediante o avanço dos anos escolares. Sugere-se a continuidade dos estudos que objetivem a investigação da compreensão de leitura e das habilidades metalinguísticas, estendendo para as consciências semântica e sintática.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Por ser la comprensión de lectura una habilidad fundamental en el contexto escolar, en este estudio se propone al examen de las relaciones entre ella y las habilidades metalingüísticas - consciencia morfológica y consciencia meta textual. Secundariamente, se pretendió explotar posibles diferencias de los constructos en las variables sexo y año escolar. Participaron del estudio 71 alumnos de la enseñanza primaria I (2° al 5° curso) de una escuela municipal ubicada en el interior de São Paulo. Los instrumentos se utilizó dos textos de Cloze, las Tareas de Consciencia Morfológica y el Cuestionario de Evaluación de la Consciencia Meta textual. Los resultados apuntaron para la identificación de correlaciones positivas, de magnitud moderada la fuerte entre los constructos y la presentación de mayores medias en las habilidades evaluadas mediante el avance de los años escolares. Se sugiere la continuidad de los estudios que tengan por objetivo la investigación de la comprensión de lectura y de las habilidades metalingüísticas, extendiendo para las consciencias semántica y sintáctica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We consider that reading comprehension is a fundamental skill in the school context, this study aims to examine the relations between it and the metallinguistic abilities - morphological awareness and metatextual awareness. Secondly, it was intended to explore possible differences of the constructs in the variables gender and school year. A total of 71 students from elementary school I (2nd to 5th grade) from a municipal school located in the interior of São Paulo participated in the study. The instruments used were two texts by Cloze, the Morphological Consciousness Tasks and the Metatextual Consciousness Assessment Questionnaire. The results pointed to the identification of positive correlations, of moderate to strong magnitude between the constructs and the presentation of higher averages in the abilities evaluated through the advancement of the school years. We suggest the continuity of studies aimed at the investigation of reading comprehension and metalinguistic skills, extending to the semantic and syntactic consciousness.
  • Habilidades metatextuais: uma intervenção na produção escrita de textos narrativos Artigo

    Nobile, Gislaine Gasparin; Barrera, Sylvia Domingos

    Resumo em Português:

    Resumo As habilidades metatextuais constituem um aspecto da metacognição, referindo-se ao conhecimento e controle sobre a organizaçãoestrutural dos diferentes tipos textuais. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia de sessões de intervenção visando ao desenvolvimento das habilidades metatextuais, sobre a produção escrita de histórias eo conhecimento explícito da estrutura narrativa, de alunos do ensino fundamental. Participaram do estudo 97 alunos do 4º e 5º ano de uma escola pública, os quais foram divididos em grupo experimental e controle. Os instrumentos utilizados foram produções de texto com tema livre e questionário sobre o conhecimento da estrutura narrativa, aplicados antes e após a intervenção. Os resultados indicaram efeito significativo favorável à intervenção referente ao conhecimento da estrutura narrativa, porém essa melhora se refletiu apenas parcialmente nas produções escritas.Discute-se a diferença entre os processos de conhecimento e controle envolvidos no conceito de metacognição.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las habilidades metatextuales son un aspecto de la metacognición, relativo al conocimiento y control sobre la organización estrutural dedistintos tipos de texto. El objetivo de este estudio fue evaluar la eficacia de una intervención, destinada a desarrollar las habilidades metatextuales,sobre la producción escrita de historias y lo conocimiento de la estructura narrativa de 97 estudiantes de 4º y 5º cursos de una escuela pública, los cuales fueron divididos en grupo experimental y control. Como instrumentos se utilizaran la producción de texto con tema libre y cuestionario sobre el conocimiento de la estructura narrativa, aplicados antes y después de la intervención. Los resultados indicaron un efecto significativo favorable a la intervención relacionado con el conocimiento de la estructura narrativa, pero esta mejora se reflejó sólo en parte en las historias escritas. Se discute la diferencia entre los procesos de conocimiento y de control envueltos en el concepto de metacognición.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The metatextual skills are an aspect of metacognition, referring to knowledge and control over the structural organization of different textual types. The objective of this study was to verify the effectiveness of intervention sessions aiming at the development of metatextual abilities, on the written production of stories and the explicit knowledge of the narrative structure of students of elementary school. The participants were 97 students from the 4th and 5th grade of a public school, which were divided into experimental and control groups. The instruments that have used were the production of texts about free theme and a questionnaire on the knowledge of narrative structure, applied before and after the intervention. The results indicated a significant favorable effect on the intervention concerning the knowledge of the narrative structure, but this improvement was reflected only partially in the written productions. The difference between the knowledge and control processes involved in the concept of metacognition is discussed.
  • Estresse, ansiedade e qualidade de vida em professores: efeitos do relaxamento progressivo Artigo

    Freitas, Geisa Rodrigues de; Calais, Sandra Leal; Cardoso, Hugo Ferrari

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos indicam presença de sintomas de estresse, ansiedade e baixa qualidade de vida ligada à docência no ensino público; entretanto, poucos são de caráter interventivo. O objetivo desta pesquisa foi investigar os efeitos do Relaxamento Progressivo de Jacobson adaptado por Sandor nas medidas de estresse, ansiedade e qualidade de vida (QV) de professores de escolas públicas. Constituíram a amostra 105 professores de escolas públicas estaduais, divididos em três grupos: intervenção, palestra e passagem de tempo. Utilizou-se comparação pré e pós-teste com os instrumentos ISSL, EVENT, WHOQOL, BAI. No grupo experimental, identificou-se redução significativa (p=0,004) no pós-teste para estresse,e alterações na percepção do estresse no trabalho, ansiedade e QV, sem significância estatística, entretanto, indicando tendência de melhora nos sintomas. Verificou-se que esse relaxamento foi favorável aos professores. Sugerem-se outras investigações de caráter interventivo com docentes, possibilitando-se a ampliação do repertório comportamental de respostas saudáveis frente a estímulos ambientais aversivos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Estudios indican presencia de síntomas de estrés, ansiedad y baja calidad de vida relacionada a la docencia en la enseñanza pública; sin embargo, pocos son de carácter de intervención. El objetivo de esta investigación fue averiguar los efectos del Relajamiento Progresivo de Jacobson adaptado por Sandor en las medidas de estrés, ansiedad y calidad de vida (QV) de profesores de escuelas públicas. Constituyeron la muestra 105 profesores de escuelas públicas estaduales, divididos en tres grupos: intervención, ponencia y pasaje de tiempo. Se utilizó comparación antes y tras test con los instrumentos ISSL, EVENT, WHOQOL, BAI. En el grupo experimental, se identificó reducción significativa (p=0,004) en el post-test para estrés, y alteraciones en la percepción del estrés en el trabajo, ansiedad y QV, sin significancia estadística, sin embargo, indicando tendencia de mejora en los síntomas. Se verificó que este relajamiento fue favorable a los profesores. Se sugiere otras investigaciones de carácter de intervención con docentes, posibilitándose la ampliación del repertorio comportamental de respuestas saludables frente a estímulos ambientales aversivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies indicate the presence of symptoms of stress, anxiety and low quality of life linked to teaching in public education; however, few are of an interventional nature. The objective of this research was to investigate the effects of Jacobson's Progressive Relaxation on the stress, anxiety, and quality of life (QOL) measures of public school teachers. The sample consisted of 105 teachers from state public schools, divided into three groups: intervention, lecture, and passage of time. Pre- and post-test comparison has used with ISSL, EVENT, WHOQOL, BAI instruments. In the experimental group, a significant reduction (p = 0.004) has observed in the post-test for stress, and changes in the perception of work stress, anxiety and QoL, without statistical significance, however, indicating a tendency to improve symptoms. It was found that this relaxation was favorable to teachers. Other investigations of an interventional nature with teachers has suggested, making possible the amplification of the behavioral repertoire of healthy responses to aversive environmental stimuli.
  • O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica Artigo

    Martins, Lígia Márcia; Carvalho, Bruna; Dangió, Meire Cristina Santos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo focaliza a alfabetização à luz da Psicologia Histórico-Cultural, estabelecendo relações entre a mesma e o desenvolvimento cultural do psiquismo destacando os vínculos existentes entre fala e escrita. Objetiva apresentar elementos que corroborem a compreensão dos processos psíquicos que medeiam a aprendizagem da escrita explorando o trânsito cultural que avança das expressões gráficas primevas, denominadas por Alexander Romanovich Luria como “pré-história da escrita”, à escrita simbólica. Haja vista que o legado por este autor confere centralidade aos primórdios do desenvolvimento da escrita, identificamos na literatura histórico-cultural a existência de um hiato no tratamento dispensado, especificamente, à transição entre a pré-história e a escrita simbólica, dado que nos conduz à busca de aclaramentos sobre esta.Fundamentando-se no método materialista histórico-dialético, adotaram-se como procedimentos de pesquisa: análise conceitual do referencial bibliográfico adotado e contraposição da referida análise a dados empíricos advindos de registros de campo de duas professoras alfabetizadoras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se focaliza la alfabetización a la luz de la Psicología Histórico-Cultural, estableciendo relaciones entre esta y el desarrollo cultural del psiquismo destacando los vínculos existentes entre el habla y la escritura. Se tiene por objetivo presentar elementos que corroboren a la comprensión de los procesos psíquicos que arbitran el aprendizaje de la escritura explotando el tránsito cultural que avanza de las expresiones gráficas primevas, denominadas por Alexander Romanovich Luria como “pre-historia de la escritura”, a la escritura simbólica. Haya vista que el legado por este autor confiere centralidad a los principios del desarrollo de la escritura, identificamos en la literatura histórico-cultural la existencia de un hiato en el tratamiento dispensado, específicamente, a la transición entre la pre-historia y la escritura simbólica, dato que nos conduce a la búsqueda de aclaramientos sobre esta. Fundamentándose en el método materialista histórico-dialéctico, se adoptó como procedimientos de investigación: análisis conceptual del referencial bibliográfico adoptado y contraposición del referido análisis a datos empíricos advenidos de registros de campo de profesoras alfabetizadoras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article focuses on literacy in the light of Historical-Cultural Psychology, establishing relationships between it and the cultural development of the psyche, highlighting the links between speech and writing. It aims to present elements that corroborate the understanding of the psychic processes that mediate the learning of the writing exploring the cultural traffic that advances from the primeval graphic expressions, denominated by Alexander Romanovich Luria like "prehistory of the writing", to the symbolic writing. Since the legacy of this author confers centrality to the early development of writing, we have identified in the historical-cultural literature the existence of a hiatus in the treatment, specifically, of the transition between prehistory and symbolic writing, since it leads us the search for clarifications about it. Based on the historical-dialectical materialist method, we adopted as research procedures: the conceptual analysis of the bibliographic references adopted and the analysis of empirical data derived from the field records of two literacy teachers.
  • Atenção plena no contexto escolar: benefícios e possibilidades de inserção Artigo

    Rahal, Gustavo Matheus

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é investigar a prática da atenção plena em contexto escolar através da análise de trabalhos publicados sobre o tema. O desenvolvimento de habilidades em atenção plena vem ao encontro das iniciativas que visam trabalhar na escola as capacidades sócioemocionais. A prática da atenção plena já foi correlacionada à sensação de felicidade assim como a divagação mental, seu oposto, correlacionada a maiores níveis de insatisfação pessoal. A metodologia adotada para este artigo foi a pesquisa exploratória com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica e deste levantamento foram identificados cinco programas distintos de intervenção e os mesmos foram descritos e analisados neste trabalho. Conclui-se destacando que as intervenções pesquisadas são bastante diversas em sua estrutura e temática dos encontros, porém, todas demonstram alguma eficácia. A comparação das intervenções entre si a fim de identificar as mais efetivas tornou-se difícil porque mensuram diferentes constructos usando variados instrumentos de medição.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio es investigar la práctica de la atención plena en contexto escolar por intermédio del análisis de estudios publicados sobre el tema. El desarrollo de habilidades em atención plena viene al encuentro a iniciativas que visan trabajar em la escuela las capacidades socio-emocionales. La práctica de la atención plena ya fue correlacionada la sensación de felicidad, así como la divagación mental, su opuesto, correlacionada a mayores niveles de insatisfacción personal. La metodología adoptada para este artículo fue la investigación exploratória com recolecta de datos por intermedio de investigación bibliográfica y de este levantamiento fueron identificados cinco programas distintos de intervención y estos fueron descritos y analizados en este estudio. Se concluye destacando que las intervenciones investigados son bastante diversas em su estructura y temáticas de los encuentros, sin embargo, todas demuestran alguna eficacia. La comparación de las intervenciones entre sí a fin de identificar las más efectivas se volvió difícil porque mensurar diferentes constructos usando variados instrumentos de medición.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study is to investigate the practice of mindfulness in a school context through the analysis of published works on the subject. The development of abilities in mindfulness meets the initiatives that aim to work in the school the socio-emotional capacities. The practice of mindfulness hás already been correlated with the feeling of happiness as well as the mental ramification, its opposite, correlated to higher levels of personal dissatisfaction. The methodology adopted for this article was the exploratory research with data collection through bibliographical research and from this survey Five distinct intervention programs were identified and the same were described and analyzed in this work. It concluded that the interventions studied are quite diverse in their structure and thematic of the meetings, but all show some effectiveness. Comparing the interventions with each other to identify the most effective ones has become difficult because they measure different constructs using various measuring instruments.
  • Revisão de literatura sobre psicologia escolar na educação profissional, científica e tecnológica Artigo

    Titon, Andreia Piana; Zanella, Andrea Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo Considerando as dificuldades que o psicólogo escolar vem, historicamente, enfrentando para legitimar seu espaço de trabalho como membro das equipes técnicas de escolas públicas e o aumento significativo de psicólogos/as na rede de educação profissional e tecnológica nos últimos anos, esta pesquisa objetiva problematizar o que tem sido produzido sobre a psicologia escolar nesse contexto. Foi realizado levantamento em bases de dados no primeiro semestre de 2017 e selecionadas 34 publicações. Identificamos que todas as publicações são recentes, publicadas a partir de 2009 e possuem concentração geográfica maior nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul. Predominam discussões sobre questões específicas da vida escolar dos discentes e sobre a identidade do psicólogo escolar. Constatamos a influência das críticas aos modelos tradicionais de intervenção da psicologia escolar nos trabalhos. Por outro lado, existe a necessidade de maior ênfase na problematização dos contextos institucionais, assim como das condições que produzem e perpetuam as demandas escolares.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Considerando las dificultades que el psicólogo escolar viene históricamente enfrentando para legitimar su espacio de trabajo como miembro de los equipos técnicos de escuelas públicas y el aumento significativo de psicólogos/as en la red de educación profesional y tecnológica en los últimos años, en esta investigación se tiene por objetivo problematizar lo que ha sido producido sobre la psicología escolar en ese contexto. Se realizó recogida en bases de datos en el primer semestre de 2017 y seleccionadas 34 publicaciones. Identificamos que todas las publicaciones son recientes, publicadas a partir de 2009 y poseen concentración geográfica mayor en las regiones Centro-Oeste, Nordeste y Sur. Predominan discusiones sobre cuestiones específicas de la vida escolar de los discentes y sobre la identidad del psicólogo escolar. Constatamos la influencia de las críticas a los modelos tradicionales de intervención de la psicología escolar en los estudios. Por otro lado, existe la necesidad de más énfasis en la problematización de los contextos institucionales, así como de las condiciones que producen y perpetúan las demandas escolares.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Considering the difficulties that the school psychologist has historically faced in order to legitimize his workspace as a member of the technical teams of public schools and the significant increase of psychologists in the network of professional and technological education in the last years, this research aims to problematize the which has been produced on school psychology in this context. A survey was carried out in databases in the first half of 2017 and 34 publications were selected. We have identified that all publications are recent, published since 2009 and have a greater geographic concentration in the Midwest, Northeast and South regions. Discussions about specific issues of students' school life and about the identity of the school psychologist predominate. We note the influence of criticism on the traditional models of school psychology intervention in the works. On the other hand, there is a need for greater emphasis on the problematization of institutional contexts, as well as on the conditions that produce and perpetuate school demands.
  • Atividade docente, vivências e mediações no primeiro ano do ensino fundamental do município de Natal/RN Artigo

    Andrade, Letícia Raboud M. de; Falcão¹, Jorge Tarcísio Da Rocha

    Resumo em Português:

    Resumo A democratização da educação apresenta interesses contraditórios, envolvendo mecanismos de reprodução das desigualdades e forças voltadas à transformação social. Neste cenário, a precarização do trabalho docente pode produzir situações de alienação que repercutem nas vivências laborais. Busca-se analisar a atividade docente, vivências, mediações, impedimentos e potenciais pelo referencial teórico da clínica da atividade através da técnica de Instrução ao Sósia que permite o diálogo reflexivo do trabalhador com sua prática. Duas professoras do primeiro ano do município de Natal/RN participaram da pesquisa. Os resultados revelaram diferentes modos de relação com a atividade: uma lógica de produção e controle da turma, trazendo impedimentos da ação, e a compreensão de centralidade do aluno no processo de aprendizagem, demonstrando dinamismo e acesso a recursos de enriquecimento da ação. A inserção em um coletivo de trabalho revela-se fundamental para o desenvolvimento dos trabalhadores e sua atividade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La democratización de la educación presenta intereses contradictorios, abarcando mecanismos de reproducción de las desigualdades y fuerzas volcadas a la transformación social. En este escenario, la precarización de la labor docente puede producir situaciones de alienación que repercuten en las vivencias laborales. Se busca analizar la actividad docente, vivencias, mediaciones, impedimentos y potenciales, por el referencial teórico de la clínica de la actividad por intermedio de la técnica de Instrucción al Sosia que permite eldiálogo reflexivo del trabajador con su práctica. Dos profesoras del primero curso del municipio de Natal/RN participaron de la investigación. Los resultados revelaron distintos modos de relación conla actividad: una lógica de producción y control del grupo, trayendo impedimentos de la acción; Y la comprensión de centralidad do alumno en el proceso de aprendizaje, demostrando dinamismo y acceso a recursos de enriquecimiento de la acción. A inserción en un colectivo de trabajo se revela fundamental para el desarrollo de los trabajadores y su actividad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The democratization of education presents contradictory interests, involving mechanisms of reproduction of inequalities and forces geared to social transformation. In this scenario, the precariousness of teaching work can produce alienation situations that have repercussions on work experiences. It seeks to analyze the teaching activity, experiences, mediations, impediments, and potentials, by the theoretical reference of the clinic of the activity through the technique of instruction to the look-alike that allows the reflective dialogue of the worker with his practice. Two teachers from the first year of natal / rn participated in the research. The results revealed different modes of relation with the activity: a logic of production and control of the class, bringing impediments to the action and the understanding of student centrality in the learning process, demonstrating dynamism and access to enrichment resources of the action. The insertion in a collective of work proves to be fundamental for the development of the workers and their activity.
  • Fatores que interferem no processo de inclusão de bebês com deficiência física no berçário Artigo

    Bossi, Tatiele Jacques; Junges, Ana Paula Pedroso; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve por objetivo investigar os fatores que interferem no processo de inclusão de bebês com deficiência física no berçário, na perspectiva das educadoras. Participaram 11 educadoras de duas creches públicas que tinham bebês com deficiência física incluídos no berçário. A análise qualitativa dos relatos das educadoras apontou diversos fatores que interferem na inclusão, atribuídos às educadoras, ao bebê com deficiência e seus colegas, à creche, ao município e a outros profissionais. Nenhum aspecto foi ressaltado com relação à família dos bebês com deficiência, o que remete à dificuldade das educadoras em perceber as famílias como agentes da inclusão. Salienta-se que mesmo transcorridos mais de 20 anos das principais declarações e leis que representam as políticas de educação na perspectiva inclusiva, a inclusão ainda ocorre de forma incipiente, sem que se dedique prioridade de investimentos na educação. Isso remete à necessidade de pesquisas e intervenções na área.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este estudio se tuvo por objetivo investigar los factores que interfieren en el proceso de inclusión de bebés con discapacidad física en la guardería, en la perspectiva de las educadoras. Participaron 11 educadoras de dos guarderías públicas que tenían bebés con discapacidad física incluidos en la guardería. El análisis cualitativo de los relatos de las educadoras apuntó diversos factores que interfieren en la inclusión, atribuidos a las educadoras; al bebé con discapacidad y sus compañeros; y, a la guardería, al municipio y a otros profesionales. Ningún aspecto fue resaltado con relación a la familia de los bebés con discapacidad, lo que remete a la dificultad de las educadoras en percibir las familias como agentes de la inclusión. Se subraya que, aunque transcurridos más de 20 años de las principales declaraciones y leyes que representan las políticas de educación en la perspectiva inclusiva, la inclusión aún ocurre de forma incipiente, sin que se dedique prioridad de inversiones en la educación. Eso remite la necesidad de investigaciones e intervenciones en el área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate the factors that interfere in the process of inclusion of infants with physical disabilities in the nursery, from the educators' perspective. Eleven educators from two public daycare centers that had children with physical disabilities included in the nursery participated. The qualitative analysis of the educators' reports pointed to several factors that interfere in the inclusion, attributed to the educators, the disabled baby, and his colleagues, the daycare center, the municipality and other professionals. No aspect was pointed out regarding the family of infants with disabilities, which refers to the difficulty of educators in perceiving families as agents of inclusion. It should be noted that even after more than 20 years of the main declarations and laws that represent education policies in an inclusive perspective, inclusion still occurs in an incipient way, without prioritizing investments in education. This points to the need for research and interventions in the area.
  • A dimensão subjetiva da queixa de dificuldades de aprendizagem escolar Artigo

    Lopes, Telma Silva Santana; Rossato, Maristela

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva contribuir para a compreensão da complexidade dos processos de ensino e aprendizagem no que se refere à queixa de dificuldades de aprendizagem escolar, entendo-a em sua dimensão subjetiva. A pesquisa foi orientada pela Epistemologia Qualitativa e pela Teoria da Subjetividade de González Rey, ambas apoiadas na abordagem histórico-cultural. As atividades de produção das informações foram realizadas em uma escola pública do Distrito Federal, com duas professoras. Destacamos como contribuição da pesquisa que as configurações subjetivas perpassam processos de produções de sentidos que podem fundamentar concepções de ensino, desenvolvimento e aprendizagem, como também orientam ações e relações pedagógicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se tiene por objetivo contribuir a la comprensión de la complejidad de los procesos de enseñanza y aprendizaje en lo que se refiere a la queja de dificultades de aprendizaje escolar, la entiendo en su dimensión subjetiva. La investigación fue orientada por la Epistemología Cualitativa y por la Teoría de la Subjetividad de González Rey, ambas apoyadas en el abordaje histórico-cultural. Las actividades de producción de las informaciones fueron realizadas en una escuela pública del Distrito Federal, con dos profesoras. Destacamos, como contribución de la investigación que las configuraciones subjetivas atraviesen procesos de producciones de sentidos que pueden fundamentar concepciones de enseñanza, desarrollo y aprendizaje, como también orientan acciones y relaciones pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to contribute to the comprehension of the complexity of teaching and learning processes in relation to the complaint of learning difficulties in school, understood in its subjective dimension. The research was guided by the Qualitative Epistemology and the Subjectivity Theory of González Rey, both supported in the historical-cultural approach. The information production activities were carried out in a public school in the Distrito Federal, with two teachers. We emphasize, as a contribution of the research, that the subjective configurations permeate processes of sense production that can base conceptions of teaching, development, and learning, as well as guide actions and pedagogical relationships.
  • A atividade criadora do psicólogo escolar na educação superior Artigo

    Libâneo, Lígia Carvalho; Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão teórica sobre a ação profissional do psicólogo escolar como atividade criadora, contextualizando essas reflexões para a prática desse profissional na educação superior. Partimos das produções vygotskyanas sobre atividade criadora e o suplício da criação, o que nos orientou na busca de referências contemporâneas na perspectiva histórico-cultural sobre a temática proposta por Vygotsky. Refletimos sobre o ato criador do psicólogo escolar que atua na educação superior como necessidade ontológica e como compromisso político de transformação das condições sociais de injustiça e de desigualdade. Questionamos as práticas psicológicas de adaptação e de normatização das pessoas ao processo educativo. Propomos a perspectiva histórica, relacional e dialética como possibilidade de transmutação da leitura e da vivência institucionais em intervenção subjetivo-institucional concreta no transcorrer da própria experiência. Por fim, assumimos a potência coletiva da comunidade acadêmica em planejar, projetar e construir suas próprias condições de existência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se tuvo por objetivo presentar una reflexión teórica sobre la acción profesional del psicólogo escolar como actividad creadora, contextualizando esas reflexiones a la práctica de ese profesional en la educación universitaria. Partimos de las producciones vygotskyanas sobre actividad creadora y tormento de la creación, lo que nos orientó en la búsqueda de referencias contemporáneas en la perspectiva histórico-cultural sobre la temática propuesta por Vygotsky. Reflexionamos sobre el acto creador del psicólogo escolar que actúa en la educación universitaria como necesidad ontológica y como compromiso político de transformación de las condiciones sociales de injusticia y de desigualdad. Cuestionamos las prácticas psicológicas de adaptación y de normalización de las personas al proceso educativo. Proponemos la perspectiva histórica, relacional y dialéctica como posibilidad de transmutación de la lectura y de las vivencias institucionales en intervención subjetivo-institucional concreta en el transcurso de la propia experiencia. Por fin, asumimos la potencia colectiva de la comunidad académica en planear, proyectar y construir sus propias condiciones de existencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to present a theoretical reflection on the professional activities of the school psychologist as a creative activity, contextualizing these reflections for the practice of this professional in higher education. We start from the Vygotskian productions about creative activity and the punishment of creation, which guided us in the search for contemporary references in the historical-cultural perspective on the theme proposed by Vygotsky. We reflect on the creative act of the school psychologist who acts in higher education as an ontological necessity and as a political commitment to transform the social conditions of injustice and inequality. We question the psychological practices of adaptation and normalization of people to the educational process. We propose the historical, relational and dialectical perspective as a possibility of transmutation of institutional reading and experience into concrete subjective-institutional intervention in the course of our own experience. Finally, we assume the collective power of the academic community to plan, design, and build their own conditions of existence.
  • A promoção da atividade de estudo: repercussões para a organização do ensino Artigo

    Lima, Cárita Portilho de; Sekkel, Marie Claire

    Resumo em Português:

    Resumo Com o intuito de contribuir para os debates relacionados à organização do ensino no contexto do ensino fundamental, este artigo apresenta uma análise teórica a respeito da atividade de estudo com vistas a nortear tanto a atividade de ensino como a intervenção do psicólogo escolar neste nível de ensino. A pertinência dessa discussão está vinculada à tese que a Educação deve assumir como um de seus princípios orientadores a promoção da atividade principal de cada período de vida dos estudantes. Esta tese baseia-se na concepção de que a atividade principal é aquela que possibilita as mudanças psicológicas essenciais na personalidade do sujeito em determinado período de sua vida e que, portanto, deve ser entendida como um critério para a organização de um ensino escolar que se aproxime de uma perspectiva humanizadora e emancipatória, pois passa a considerar as especificidades e necessidades de cada período do desenvolvimento humano como um dos fios condutores de suas ações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con el objetivo de contribuir para los debates relacionados a la organización de la enseñanza en el contexto de la enseñanza primaria, en este artículo se presenta un análisis teórico a respeto de la actividad de estudio con objetivode nortear tanto la actividad de enseñanza como la intervención del psicólogo escolar en ese nivel de enseñanza. La pertinencia de esa discusión está vinculada a la tesis que la Educación debe asumir como uno de sus principios orientadores de la promoción de la actividad principal de cada período de vida de los estudiantes. Esta tesis se basa en la concepción de que la actividad principal es aquella que posibilita los cambios psicológicos esenciales en la personalidad del sujeto en determinado período de su vida y que, por lo tanto, debe ser entendida como un criterio para la organización de una enseñanza escolar que se acerque de una perspectiva de humanización y libertadora, pues pasa a considerar las especificidades y necesidades de cada período del desarrollo humano como uno de los hilos conductores de sus acciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In order to contribute to the debates related to the organization of teaching in the context of primary education, this article presents a theoretical analysis regarding the activity of study with a view to orienting both the teaching activity and the intervention of the school psychologist in this level of teaching. The pertinence of this discussion is linked to thesis that Education must assume as one of its guiding principles, the promotion of the main activity of each period of students life. This thesis is based on’t the conception that the main activity is that which enables the essential psychological changes in the personality of the subject in a certain period of his life and that, therefore, should be understood as a criterion for the organization of a school teaching that is approached from a humanizing and emancipatory perspective, since it begins to consider the specificities and needs of each period of human development as one of the guiding threads of its actions.
  • Impacto da Moradia Estudantil no Desempenho Acadêmico e na Permanência na Universidade Artigo

    Lacerda, Izabella Pirro; Valentini, Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto da moradia estudantil sobre a vida acadêmica de universitários e analisar a permanência na universidade. O delineamento da pesquisa foi quase-experimental, com dois grupos: residentes e não-residentes. Participaram 408 estudantes com idades entre 16 e 57 anos (M = 33,5 e DP = 24,75), sendo 262 residentes na moradia estudantil (59,58% mulheres) e 146 não residentes (59,54% mulheres). Os dados foram analisados em quatro situações: residentes pré e pós-processo seletivo e não residentes pré e pós-processo seletivo. Os resultados indicaram que o crescimento do rendimento acadêmico é maior entre os residentes (p ≤ 0,001, r = 0,16). Além disso, os residentes passaram a trancar menos disciplinas, após o ingresso na moradia, se comparados aos não residentes (p ≤ 0,01, r = 0,22). Tais resultados confirmam o impacto positivo da moradia estudantil sobre o rendimento acadêmico e permanência do estudante na universidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En esta investigación se tuvo por objetivo evaluar el impacto de la vivienda para estudiantil sobre la vida académica de universitarios, y analizar la permanencia en la universidad. El delineamiento de la investigación fue casi-experimental, con dos grupos: residentes y no-residentes. Participaron408 estudiantes con edades entre 16 y 57 años (m = 33,5 ydp = 24,75), 262 eran residentes en la vivienda estudiantil (el 59,58% mujeres) y 146 no residentes (el 59,54% mujeres). Se analizaron los datos en cuatro situaciones: residentes antes y tras proceso selectivo; no residentes antes y tras proceso selectivo. Los resultados indicaron que el crecimiento del rendimiento académico es mayor entre los residentes (p ≤ 0,001, r = 0,16). Además de eso, los residentes pasaron a bloquear menos asignaturas, tras el ingreso en la vivienda, si comparados a los no residentes (p ≤ 0,01, r = 0,22).Estos resultados confirman el impacto positivo de la vivienda estudiantil sobre el rendimiento académico y permanencia del estudiante en la universidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to evaluate the impact of student housing on the academic life of university students and to analyze the permanence in university. The research design was quasi-experimental, with two groups: residents and non-residents. A total of 408 students aged 16 to 57 years (M = 33.5 and SD = 24.75), 262 of whom were residents of the student residence (59.58% female) and 146 non-residents (59.54% female). The data were analyzed in four situations: residents before and after the selection process and non - residents before and after the selection process. The results indicated that academic performance growth is higher among residents (p ≤0.001, r = 0.16). In addition, residents began to lock fewer subjects after entry into the household compared to non-residents (p ≤ 0.01, r = 0.22). These results confirm the positive impact of the student residence on the student's academic performance and permanence in the university.
  • Considerações em torno de uma dedicatória História

    Nunes, Rosa Soares

    Resumo em Português:

    Resumo Este é um texto em que se tecem considerações em torno de uma dedicatória que se desdobra em pré-figuração que se harmoniza entre a pregnância e a clausura, no fundo em que o drama é a humanidade. Em Pedagogia do Oprimido, forma e conteúdo se casam na celebração de uma “praxis” que, num mergulho estético, se transcende em consciência do mundo. No “ato de vir a conhecer”, se prolonga em ato de amor na linguagem poética e política de Paulo Freire. Como poderia ser de outro modo se essa linguagem tem os condimentos que lhe dão a dimensão revolucionária?

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este es un texto en que se hacen consideraciones alrededor de una dedicatoria que se despliega en pre-figuración que se armoniza entre la pregnancia y la clausura, en el hundo en que el drama es la humanidad. En Pedagogía del Oprimido, forma y contenido se casan en la celebración de una “praxis” que, en una inmersión estética, se transciende en consciencia del mundo. En el “acto de venir a conocer”, se prolonga en acto de amor en el lenguaje poético y político de Paulo Freire. ¿Cómo podría ser de otro modo si ese lenguaje tiene los condimentos que le dan la dimensión revolucionaria?

    Resumo em Inglês:

    Abstract This is a text in which considerations are made around a dedication that unfolds in pre-figuration that harmonizes between pregnance and closure, in the background in which the drama is humanity. In Pedagogy of the Oppressed, form and content marry in the celebrationof a "praxis" that, in an aesthetic dive, transcends in the consciousness of the world. In the "act of coming to know", it is prolonged in an act of love in the poetic and political language of Paulo Freire. How could it be otherwise if this language has the condiments that give it the revolutionary dimension?
  • Psicologia Escolar na Universidade: relato de um projeto de extensão Relato De Práticas Profissionais

    Lima, Vanessa Aparecida Alves de

    Resumo em Português:

    Resumo A psicologia escolar crítica propõe o resgate das dimensões escolar, social e histórica na compreensão do fracasso escolar, numa abordagem interdisciplinar e grupal. Nesta perspectiva, este é um relato de grupos de universitários de cursos de engenharia, em uma instituição federal. Foram realizados grupos de aconselhamento psicológico, orientação vocacional e técnicas de estudo. O grupo de técnicas de estudo foi o único que permaneceu completo até o final dos encontros previstos, quando se pode discutir a complexidade do cotidiano educacional, o sentimento de fracasso escolar e os papeis introjetados de culpabilização.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La psicología escolar crítica propone el rescate de las dimensiones escolar, social e histórica en la comprensión del fracaso escolar, en un abordaje interdisciplinar y grupal. En esta perspectiva, este es un relato de grupos de universitarios de cursos de engeñaría, en una institución federal. Se realizaron grupos de asesoramiento psicológico, orientación vocacional y técnicas de estudio. El grupo de técnicas de estudio fue el único que permaneció completo hasta el final de los encuentros previstos, cuando se puede discutir la complexidad del cotidiano educacional, el sentimiento de fracaso escolar y los papeles introyectados de culpabilidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Critical school psychology proposes the rescue of the school, social and historical dimensions in the understanding of school failure, in an interdisciplinary and group approach. In this perspective, this is an account of university groups of engineering courses, in a federal institution. Psychological counseling groups, vocational guidance, and study techniques have carried out. The group of study techniques was the only one that remained complete until the end of the planned meetings when one can discuss the complexity of daily education, the feeling of school failure and the introjected roles of the blame.
  • A formação inicial do pedagogo e o enfrentamento da medicalização na educação Relato De Práticas Profissionais

    Calado, Vânia Aparecida; Campos, Herculano Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo Estudantes com dificuldades na escolarização têm sido medicalizados, embora a principal causa dessas dificuldades seja deficiências do sistema educacional. Eles são duplamente punidos, com graves reflexos para sua vida escolar e social.Os professores, pela importância na escola,devem receber formação que aborde criticamente a medicalização, desde a formação inicial. Nessa perspectiva, realizou-se atividade pedagógica em disciplina de uma turma de graduação em Pedagogia de universidade de Natal/RN, visando transformar sua compreensão sobre a temática e pensara adoção do brincar como estratégia de enfrentamento do fenômeno. O diagnóstico inicial da compreensão dos estudantes revelou pouca ou nenhuma informação sobre medicalização e restrita compreensão do brincar, limitada à contribuição para a aprendizagem das crianças. A avaliação realizada depois de compartilhar diferentes brincadeiras, leitura de textos, poemas e estudos de casos sobre medicalização na educação revelou que essa mediação pedagógica contribuiu para qualificar a compreensão dos estudantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los estudiantes con dificultades en la escolarización han sido medicalizados, aunque la principal causa de esas dificultades es deficiencias del sistema educativo. Ellos son doblemente castigados, con graves reflejos para su vida escolar y social. Los profesores, por la importancia en la escuela, deben recibir formación que aborde críticamente la medicalización, desde la formación inicial. En esta perspectiva, se realizó una propuesta pedagógica con clase de graduación en Pedagogía de universidad de Natal / RN, en el contexto de disciplina teórica, buscando transformar su comprensión sobre la temática y pensar la adopción del juego como estrategia de enfrentamiento del fenómeno. El diagnóstico inicial de la comprensión de los estudiantes reveló poca o ninguna información sobre medicalización y restringida comprensión del juego, limitada a la contribución al aprendizaje de los niños. La evaluación realizada después de compartir diferentes bromas, lectura de textos, poemas y estudios de casos sobre medicalización en la educación reveló que esa mediación pedagógica contribuyó a calificar la comprensión de los estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Students with difficulties in schooling have been medicalized, although the main cause of these difficulties is deficiencies of the educational system. They are doubly punished, with serious reflexes for their school and social life. Teachers, for their importance in school, should receive training that critically addresses medicalization, from initial training. From this perspective, a pedagogical proposal was developed with undergraduate students in Pedagogy at the University of Natal / RN, in the context of theoretical discipline, aiming at transforming their understanding of the theme and thinking about the adoption of play as a coping strategy of the phenomenon. The initial diagnosis of student understanding revealed little or no information about medicalization and restricted understanding of play, limited to the contribution to children's learning. The evaluation after sharing different jokes, reading texts, poems and case studies on medicalization in education revealed that this pedagogical mediation contributed to qualify students' understanding.
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br