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Escola Anna Nery, Volume: 24, Número: 1, Publicado: 2020
  • O Capital do Cliente na Gestão de Enfermagem em Hospitais Pesquisa

    Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira; Fernandes, Josicélia Dumêt; Mauricio, Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias; Silva, Rosana Maria de Oliveira; Barros, Cláudia Silva Marinho Antunes; Romano, Cátia Maria Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar como os componentes do capital do cliente são utilizados na gestão da enfermagem em hospitais. Método: Pesquisa qualitativa, realizada em quatro hospitais privados, cinco hospitais públicos e três hospitais filantrópicos, de outubro de 2014 a maio de 2015. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada com 12 gestoras de enfermagem e analisados segundo a análise de conteúdo. Resultados: Os componentes do Capital do Cliente foram utilizados pelas enfermeiras ao realizar a gestão do atendimento ao cliente para promover mudanças e aprimorar o serviço após realizar a avaliação da satisfação do atendimento de enfermagem através de busca ativa, sistemática, com instrumentos de avaliação próprios e informações da Ouvidoria e na interação com fornecedores de materiais, equipamentos e serviços. Conclusão e implicação para a prática: As gestoras utilizam ações gerenciais para o desenvolvimento do capital do cliente das organizações. Para aperfeiçoá-las, devem avaliar o atendimento de enfermagem em processo contínuo e estratégico para satisfazer os clientes, durante toda a sua trajetória na organização, uma vez que clientes são fontes permanentes de inovação que geram impacto no desenvolvimento e produtividade profissional e organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Analizar cómo se utilizan los componentes de capital del cliente en la gestión de enfermería hospitalaria. Método: Investigación cualitativa, realizada en cuatro hospitales privados, cinco hospitales públicos y tres hospitales filantrópicos, de octubre de 2014 a mayo de 2015. Los datos fueron recolectados a través de entrevista semiestructurada con 12 gestoras de enfermería y analizados según el análisis de contenido. Resultados: Los componentes del Capital del Cliente fueron utilizados por las enfermeras al realizar la gestión de la atención al cliente para promover cambios y mejorar el servicio después de realizar la evaluación de la satisfacción de la atención de enfermería a través de búsqueda activa, sistemática, con instrumentos de evaluación propios e informaciones de la Oidoría y en la interacción con proveedores de materiales, equipos y servicios. Conclusión e implicaciones para la práctica: Las gestoras utilizan acciones gerenciales para el desarrollo del capital del cliente de las organizaciones. Para perfeccionarlas, deben evaluar la atención de enfermería en proceso continuo y estratégico para satisfacer a los clientes durante toda su trayectoria en la organización, una vez que los clientes son fuentes permanentes de innovación que generan impacto en el desarrollo y productividad profesional y organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To analyze how the components of the client's capital are used in the management of nursing in hospitals. Method: A qualitative research carried out in five public hospitals, four private hospitals and three philanthropic hospitals in the period from October 2014 to May 2015. Data were collected through a semi-structured interview with twelve nursing managers and analyzed according to content analysis. Results: The components of the Client's Capital were used by the nurses when performing the management of the client service to promote changes and improve the service after evaluating the satisfaction of the nursing care through active systematic search, with its own evaluation tools and the ombudsman's information and in the interaction with suppliers of materials, equipment and services. Conclusion and implications for practice: The managers use managerial actions for the development of the client's capital of organizations. In order to improve them, they must evaluate the nursing care in a continuous and strategic process to satisfy the clients, throughout their trajectory in the organization, since clients are permanent sources of innovation that affect professional and organizational development and productivity.
  • Saúde e bem-estar: a arteterapia para profissionais de saúde atuantes em cenários de cuidado ambulatorial Pesquisa

    Depret, Oneide Regina; Maia, Edmara Bazoni Soares; Borba, Regina Issuzu Hirooka de; Ribeiro, Circéa Amália

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos: Possibilitar ao profissional de saúde, em cenário de cuidado ambulatorial, a experiência de processo grupal de arteterapia e compreender o significado atribuído por ele a esta vivência. Método: Estudo qualitativo, tendo o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Análise Qualitativa de Conteúdo Convencional, como metodológico. Oito profissionais de saúde atuantes no ambulatório de uma instituição filantrópica participaram do processo arteterapêutico e posterior entrevista semiestruturada. Resultados: Para os profissionais, a oficina arteterapêutica constituiu-se em vivência surpreendente e gratificante, espaço de interação que lhes possibilitou conhecer-se melhor, respeitar e aprender com os colegas, relaxar, aliviar o estresse e expressar suas emoções. Foi definida como uma experiência terapêutica, promotora de saúde e bem estar, o que fez emergir o desejo de sua continuação. Conclusões e implicações para a prática: O estudo contribui para a reflexão e discussão sobre a saúde do trabalhador e a necessidade de criação de recursos terapêuticos, como a arteterapia, como suporte à sua saúde mental e bem estar. Intervenções inovadoras e criativas devem ser incorporadas nos serviços de saúde para atender ao clamor mundial, que enfatiza a necessidade de promover a saúde mental, em especial, dos profissionais de saúde, o que demanda medidas urgentes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos: Posibilitar al profesional de salud, en escenario de atención ambulatoria, la experiencia de proceso grupal de arteterapia y comprender el significado atribuido por él/ella a esta vivencia. Método: Estudio cualitativo, teniendo el Interacionismo Simbólico como referencial teórico y el Análisis Cualitativo de Contenido Convencional, como metodológico. Ocho profesionales de salud actuantes en el ambulatorio de una institución filantrópica participaron del proceso arteterapéutico y posterior entrevista semiestructurada. Resultados: Para los profesionales, el taller arteterapéutico constituyó una vivencia sorprendente y gratificante, espacio de interacción que les permitió conocerse mejor, respetar y aprender con los colegas, relajar, aliviar el estrés y expresar sus emociones. Se definió como una experiencia terapéutica, promotora de salud y bienestar, lo que hizo emerger el deseo de su continuación. Conclusiones e Implicaciones para la práctica: El estudio contribuye a la reflexión y discusión sobre la salud del trabajador y la necesidad de crear recursos terapéuticos, como la arteterapia, como soporte a su salud mental y bienestar. Intervenciones innovadoras y creativas deben ser incorporadas en los servicios de salud para atender al clamor mundial, que enfatiza la necesidad de promover la salud mental, en especial, de los profesionales de salud, lo que demanda medidas urgentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: To enable health professionals, in an outpatient care setting, to experience the group process of art therapy and to understand the meaning given by him/her to this experience. Method: A qualitative study, using Symbolic Interactionism and Qualitative Conventional Content Analysis as theoretical and methodological frameworks, respectively. Eight health professionals working in the outpatient clinic of a philanthropic institution participated in the art therapy process and later in semi-structured interviews. Results: For the professionals, art therapeutic workshop was an amazing and rewarding experience, a space of interaction that allowed them to know each other better, to respect and learn from their colleagues, to relax, relieve stress and express their emotions. It was defined as a therapeutic experience, promoter of health and well-being, prompting professionals to want the workshops to continue. Conclusions and implications for practice: The study contributes to the reflection and discussion about workers' health and to the need to create therapeutic resources, such as art therapy, as a support tool for their mental health and well-being. Innovative and creative interventions must be incorporated into health services to address the global clamor, emphasizing the need to promote mental health, especially for health professionals, which calls for urgent measures.
  • Mães de anjos: (re)vivenciando a morte do filho como estratégia de enfrentamento Pesquisa

    Soares, Larissa Gramazio; Kuchla, Élida; Mazza, Verônica de Azevedo; Soares, Letícia Gramazio; Ferraz, Maria Isabel Raimondo; Mattei, Aline Padilha

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Descrever as experiências vivenciadas pelas mães frente à morte do filho. Método: Pesquisa descritiva exploratória qualitativa realizada em Guarapuava-PR, junto a seis participantes do grupo "Marias" que reúne mães que perderam seus filhos e compartilham suas vivências além de ajudar outras mulheres espontaneamente no processo de luto. A coleta de dados ocorreu de maio e agosto/2017, por meio de grupo focal. As falas foram organizadas pelo software Iramuteq® e analisada segundo Creswell. Resultados: Idade variou entre 28 a 40 anos, maioria casadas e católicas. As categorias expressam a necessidade fortalecer vínculos e criar meios em que possam se expressar; importância da rede social para acolher o luto; relevância do atendimento ético e humanizado e a identidade grupal como elemento promotor da resiliência. Conclusão e Implicações para a prática: Descrever as potencialidades e fragilidades no processo de perda e luto possibilita qualificar e humanizar o cuidado, com a superação de lacunas assistenciais estimulando a criação de espaços criativos e dialógicos no acolhimento materno. Estes resultados podem orientar a abordagem profissional ao considerar o contexto cultural, social e fatores de risco em que as mães vivenciam, ao apoiar o desenvolvimento de habilidades resilientes e possibilitando um cuidado humanizado e individualizado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Describir las experiencias vivenciadas por las madres frente a la muerte de sus hijos. Método: Investigación descriptiva, exploratoria y cualitativa realizada en Guarapuava-PR, con seis participantes del grupo "Marías" que reúne a madres que perdieron a sus hijos y comparten sus vivencias además de ayudar a otras mujeres espontáneamente en el proceso de duelo. Los datos se recolectaron entre mayo y agosto de 2017, por medio de un grupo focal. Las conversaciones se organizaron por medio del software Iramuteq® y se analizaron según Creswell. Resultados: La edad varió entre 28 y 40 años, y la mayoría de las participantes estaban casadas y eran católicas. Las categorías expresan la necesidad de fortalecer vínculos y de crear medios con los que las mujeres puedan expresarse; la importancia de la red social para sobrellevar el duelo; la relevancia de una atención ética y humanizada y la identidad grupal como elemento promotor de la resiliencia. Conclusión e Implicaciones para la práctica: Describir las potencialidades y debilidades en el proceso de pérdida y duelo permite calificar y humanizar el cuidado, superando las lagunas asistenciales y estimulando la creación de espacios creativos y de diálogo en el cuidado materno. Estos resultados pueden orientar el enfoque profesional al considerar el contexto sociocultural y los factores de riesgo que experimentan las madres, apoyando el desarrollo de habilidades resilientes y haciendo posible un cuidado humanizado e individualizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To describe the experiences lived by mothers facing the death of their children. Method: A qualitative, exploratory and descriptive research conducted in Guarapuava-PR, with six participants of the "Marias" group that brings together mothers who lost their children and share their experiences to spontaneously help other women in the process of mourning. Data collection took place from May to August 2017, through a focus group. The speeches were organized by the Iramuteq® software and analyzed according to Creswell. Results: Age ranged from 28 to 40 years old, and most participants were married and catholic. The categories express the need to strengthen bonds and to create ways in which women can express themselves; the importance of the social network to accommodate mourning; the relevance of ethical and humanized care; and group identity as an element to promote resilience. Conclusion and Implications for practice: Describing the potentialities and weaknesses in the process of loss and grief enables a qualifying and humanizing care, overcoming care gaps, stimulating the creation of creative and dialogical spaces in maternal care. These results may guide the professional approach by considering the sociocultural context and the risk factors experienced by the mothers, by supporting the development of resilient skills and enabling a humanized and individualized care.
  • Doença genética na família: trajetórias e experiências em serviços públicos de saúde Pesquisa

    Franciscatto, Laura Helena Gerber; Silva, Mara Regina Santos da; Santos, Alessandro Marques dos; Oliveira, Adriane Maria Netto de; Salvador, Keterlin

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Identificar trajetórias e experiências em serviços de saúde de famílias que possuem filhos com doenças genéticas. Método: Estudo de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas com 15 famílias representadas pelas mães cuidadoras que possuem filhos com Doença Genética, residentes na região norte do Rio Grande do Sul, de março a maio de 2018. A análise dos dados ocorreu através da análise temática. Resultados: O diagnóstico da doença genética acarretou mudanças nas famílias, pela procura de tratamento junto aos serviços de saúde para atender as necessidades do filho. Para ter acesso a serviços especializados, algumas famílias precisaram deslocar-se para centros de referência em cidades maiores. As famílias vivenciaram dificuldades como despreparo dos profissionais de saúde, falta de organização dos serviços, processos de judicialização dos recursos e necessidade de Redes de Atenção à Saúde estruturadas. Conclusão: O profissional enfermeiro assume papel fundamental para prover às famílias o acesso à informação, à tomada de decisão e à organização da gestão e do gerenciamento dos serviços de saúde e de enfermagem para atender às demandas que a doença genética condiciona ao indivíduo e à família.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Identificar trayectorias y experiencias en servicios de salud de familias que poseen hijos con enfermedades genéticas. Método: Estudio de abordaje cualitativo, cuyos datos fueron recolectados por medio de entrevistas con 15 familias representadas por las madres cuidadoras que poseen hijos con enfermedad genética, residentes en la región norte de Rio Grande do Sul, de marzo a mayo de 2018. El análisis de los datos ocurrió a través del análisis temático. Resultados: El diagnóstico de la enfermedad genética trajo cambios en las familias, por la demanda de tratamiento junto a los servicios de salud para atender a las necesidades del hijo. Para acceder a servicios especializados, algunas familias necesitaban desplazarse a centros de referencia en ciudades más grandes. Las familias experimentaron dificultades como la falta de preparo de los profesionales de salud, falta de organización de los servicios, procesos de judicialización de los recursos y necesidad de Redes de Atención a la salud estructuradas. Conclusión: El profesional enfermero asume un papel fundamental para proporcionar a las familias acceso a la información, a la toma de decisiones y a la organización de la gestión y gestión de los servicios de salud y enfermería para satisfacer a las demandas que las enfermedades genéticas condicionan al individuo y a la familia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To identify the trajectories and experiences of families of children with genetic diseases in health services. Method: A qualitative study, with data collected through interviews with 15 families and caregivers of children with Genetic Disease, living in the northern region of Rio Grande do Sul. Interviews were conducted from March to May 2018. Data analysis was based on thematic analysis. Results: A genetic disease diagnosis led to families' changes due to the demands of treatment, and also the needs of the child for being met by health services. To access specialized services, some families needed to travel to referral centers in larger cities. Families experienced difficulties such as unprepared health professionals, lack of organization of services, judicialization of resources, and need for structured Health Care Networks. Conclusion: The professional has the fundamental role of providing families with access to information and are responsible for decision making and for the organization and management of health and nursing services to meet the demands imposed on the individual and the family by the genetic disease.
  • Crenças relacionadas ao uso de antidiabético oral em pessoas com diabetes Pesquisa

    Gouveia, Bernadete de Lourdes André; Sousa, Mailson Marques de; Almeida, Taciana da Costa Farias; Sousa, Vinicius André Gouveia de; Pereira, Wilma Dias de Fontes; Oliveira, Simone Helena dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Identificar as crenças relacionadas ao uso de antidiabético oral em pessoas com diabetes mellitus tipo 2, com base na Theory of Planned Behavior. Método: Estudo descritivo com abordagem quantiqualitativa, realizado com 32 participantes em uso de antidiabético oral. Os dados foram coletados por meio de formulário com perguntas abertas e analisados pelo número de emissões e conteúdo. Resultados: Entre as crenças comportamentais, destacam-se: como vantagem, manter o diabetes controlado; e, como desvantagens, dor e desconforto gástrico, enjoo e diarreia. Nas crenças normativas, sobressaiu como referente social a família (filhos, mãe e irmãos). Quanto às crenças de controle, tomar os comprimidos com água e o tamanho dos comprimidos como as facilidades e dificuldades, respectivamente, em relação ao seguimento da terapêutica oral. Conclusão e implicações para prática: Foi possível identificar as crenças frente ao comportamento da tomada do antidiabético oral que contribuirão para fomentar estratégias educativas com poder de fortalecer as positivas e reverter as negativas, em benefício da adesão à terapêutica medicamentosa, ao controle glicêmico e à qualidade de vida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Identificar las creencias relacionadas con el uso de antidiabéticos orales en personas con diabetes mellitus tipo 2, con base en la Teoría de la Conducta Planificada. Método: Estudio descriptivo, con abordaje cuantitativo y cualitativo, realizado con 32 participantes en tratamiento con antidiabéticos orales. Los datos se recolectaron por medio de un formulario con preguntas abiertas y se los analizó por la cantidad de emisiones y el contenido. Resultados: Entre las creencias comportamentales se destacan las siguientes: (a) como ventaja, mantener controlada la diabetes; y (b) como desventajas, dolor y malestar gástrico, náusea y diarrea. En las creencias normativas sobresalió la familia como referente social (hijos, madre y hermanos). En cuanto a las creencias de control, tomar los comprimidos con agua y el tamaño de los comprimidos se destacaron como facilidades y dificultades, respectivamente, en relación con el seguimiento de la terapia oral. Conclusión e implicaciones para la práctica: Fue posible identificar las creencias con respecto a la conducta en el uso de antidiabéticos orales que ayudarán a fomentar estrategias educativas con el potencial de fortalecer las creencias positivas y revertir las negativas, en beneficio de la adhesión a la terapia medicamentosa, del control de la glicemia y de la calidad de vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To identify beliefs related to oral antidiabetic use among individuals with type 2 diabetes mellitus, based on the Theory of Planned Behavior. Method: This is a descriptive, quantitative and qualitative study conducted with 32 participants using oral antidiabetic drugs. Data was collected through an open question tool and analyzed by number of emissions and content. Results: Among the behavioral beliefs, the following stand out: (a) as an advantage, to keep diabetes controlled; and (b) as disadvantages, gastric pain and discomfort, nausea and diarrhea. In the normative beliefs, family stood out as a social referent (children, mother and siblings). As for the control beliefs, taking the tablets with water and the size of the tablets stood out as practicalities and difficulties, respectively, in relation to the oral therapy follow-up. Conclusion and implications for practice: It was possible to identify the beliefs regarding the behavior of taking oral antidiabetics that will contribute to foster educational strategies with the potential to strengthen the positive beliefs and to revert the negative ones, in favor of adherence to drug therapy, glycemic control and quality of life.
  • Fatores associados à capacidade funcional de pessoas idosas com hipertensão e/ou diabetes mellitus Pesquisa

    Mota, Thaciane Alves; Alves, Manuela Bastos; Silva, Valdenir Almeida da; Oliveira, Francieli Aparecida de; Brito, Priscilla Mécia Conceição de; Silva, Rudval Souza da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Identificar a associação de fatores sociodemográficos e clínicos à capacidade funcional de pessoas idosas com hipertensão e/ou diabetes mellitus. Método: Estudo transversal, de base ambulatorial e não probabilístico, realizado em duas Unidades de Saúde de um município do interior da Bahia, Brasil, com uma população de 100 idosos acompanhados no Programa HIPERDIA. Os dados foram coletados a partir de questionário contemplando dados sociodemográfico, o Index de Katz e o Mini Exame do Estado Mental. Resultados: 45% dos entrevistados apresentaram algum grau de dependência. Na análise multivariada observou-se que os idosos com 70 anos ou mais apresentam 1,9 vezes mais chances de desenvolver algum grau de dependência em relação aos menores de 70 anos. Considerado o mesmo recorte etário, aqueles que possuem comorbidades concomitantemente (hipertensão e diabetes) apresentam 1,7 vezes mais chances de desenvolverem alguma dependência em relação àqueles que possuem apenas hipertensão. Conclusão e implicações para a prática: Dos resultados foi possível concluir que a capacidade funcional como condição multifatorial, nesta população, foi determinada pela idade e presença de comorbidades (hipertensão e diabetes). Identificar esses fatores que condicionam a incapacidade possibilita um melhor planejamento da assistência de enfermagem pautada na promoção de um processo de envelhecimento saudável, independente e autônomo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Identificar la asociación de factores sociodemográficos y clínicos con la capacidad funcional de ancianos con hipertensión y/o diabetes mellitus. Método: Estudio transversal, no probabilístico y ambulatorio realizado en dos Unidades de Salud de un municipio del interior de Bahía, Brasil, con una población de 100 personas mayores monitoreadas a través del Programa HIPERDIA. Los datos se recolectaron utilizando una encuesta en la que se contemplaron datos sociodemográficos, el índice de Katz y el mini examen de Estado mental. Resultados: El análisis demostró que el 45% de los encuestados presentaron algún grado de dependencia. En el análisis multivariado, se observó que los ancianos de al menos 70 años de edad presentan 1,9 veces más probabilidades de desarrollar algún grado de dependencia en relación a los menores de 70 años. Considerada la misma franja etaria, se evidenció que aquellos que poseen comorbilidades concomitantes (hipertensión y diabetes) presentan 1,7 veces más probabilidades de desarrollar alguna dependencia en relación a aquellos que solo padecen hipertensión. Conclusión e implicaciones para la práctica: A partir de los resultados se pudo concluir que la capacidad funcional como condición multifactorial, en esta población, quedó determinada por factores como la edad y la presencia de comorbilidades (hipertensión y diabetes). Identificar estos factores que condicionan la incapacidad hace posible planificar mejor la asistencia de enfermería pautada en la promoción de un proceso de envejecimiento sano, independiente y autónomo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To identify the association of sociodemographic and clinical factors with the functional capacity of elderly individuals with hypertension and/or diabetes mellitus. Method: An outpatient, non-probabilistic cross-sectional study, performed in two Health Units in a city from the inland of Bahia, Brazil, with a population of 100 elderly individuals monitored through the HIPERDIA Program. Data was collected using a questionnaire covering socio-demographic data, the Katz index and the Mini Mental State Examination. Results: The analysis showed that 45% of the respondents had some degree of dependence. In the multivariate analysis it as observed that the elderly individuals aged 70 years old or more presented 1.9 times more chances to develop some degree of dependence in relation to those under 70 years old. Considered the same age group, it was shown that those with concomitant comorbidities (hypertension and diabetes) were 1.7 times more likely to develop some dependence compared to those who only had hypertension. Conclusion and implications for practice: It was possible to conclude that functional capacity as a multifactorial condition in this population was determined by age and by the presence of comorbidities (hypertension and diabetes). Identifying these disability-conditioning factors allows for a better planning of nursing care based on promoting a healthy, independent and autonomous aging process.
  • Capacitação em serviço: percepção dos trabalhadores de saúde na assistência em unidades prisionais federais Pesquisa

    Brito, Lana Jocasta de Souza; Henriques, Silvia Helena; Bragança, Cléria; Leal, Laura Andrian

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Caracterizar o processo de capacitação em serviço dos trabalhadores de saúde que atuam em unidades prisionais federais. Método: Trata-se de estudo descritivo-exploratório e qualitativo. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada junto a profissionais dos referidos serviços, entre os meses de junho e outubro de 2018. Resultados: A análise dos dados revelou que os profissionais de saúde desconheciam acerca do trabalho executado no interior de tais estabelecimentos, cuja preocupação pelo aprimoramento desses trabalhadores é recente e marcada por ações isoladas. Dos cursos oferecidos, poucos contemplam a realidade de saúde prisional, fazendo com que o servidor busque conhecimento por conta própria. Devido ao ambiente violento e confinador, a equipe de saúde carece de cursos, tais como defesa e armamento. Conclusões e implicações para a prática: O estudo revela falhas nas estratégias de capacitação oferecida pela organização e sensibilização gerencial incipiente acerca do preparo profissional e emocional desses trabalhadores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos: Caracterizar el proceso de capacitación en servicio de los trabajadores de la salud de las unidades penitenciarias federales. Método: Este es un estudio cualitativo descriptivo-exploratorio. La información se recopiló a través de entrevistas semiestructuradas con profesionales de los servicios referidos, de junio a octubre de 2018. Resultados: El análisis de datos reveló que los profesionales de la salud desconocían el trabajo realizado en estos establecimientos, cuya preocupación por la mejora de estos trabajadores por parte de estas instituciones es reciente y está marcada por acciones aisladas. De los cursos ofrecidos, pocos contemplan la realidad de la salud de la prisión, lo que hace que el servidor busque conocimiento por su cuenta. Debido al ambiente violento y confinado, el equipo de salud carece de cursos como defensa y armamento. Conclusiones e implicaciones para la práctica: El estudio revela fallas en las estrategias de capacitación ofrecidas por la organización y una incipiente concienciación gerencial sobre la preparación profesional y emocional de estos trabajadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: To characterize the in-service training process of health workers from federal prison units. Method: This is a qualitative descriptive-exploratory study. The information was collected through semi-structured interviews with professionals of the referred services, from June to October 2018. Results: Data analysis revealed that health professionals were unaware of the work performed within these establishments and that the concern of these institutions by the improvement of these workers is recent and marked by isolated actions. Of the courses offered, few contemplate the reality of prison health causing the server to seek knowledge on their own. Due to the violent and confining environment, the health team lacks courses such as defense and weaponry. Conclusions and implications for practice: The study reveals flaws in the training strategies offered by the organization and incipient managerial awareness about the professional and emotional preparation of these workers.
  • A amamentação sob a égide de redes de apoio: uma estratégia facilitadora Pesquisa

    Alves, Yamê Regina; Couto, Leila Leontina do; Barreto, Ana Claudia Mateus; Quitete, Jane Baptista

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos: Conhecer os aspectos relacionados à amamentação sob a ótica de mulheres de uma cidade do interior do Rio de Janeiro e discutir a rede de apoio familiar construída como estratégia facilitadora para a mulher amamentar a criança. Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Para a coleta de dados, foi elaborado um instrumento tipo roteiro de entrevista semiestruturado. Os grupos focais foram filmados e as falas transcritas na íntegra. Os dados foram fracionados e agrupados em categorias temáticas. Participaram, ao todo, dez mulheres voluntárias. O referencial utilizado foi a Política Nacional de Amamentação. Resultados: Emergiram, dos grupos focais, as categorias "Amamentação: facilidades e dificuldades enfrentadas"; "Particularidades do pré-natal" e "Identificação da rede de apoio durante a amamentação". Conclusão e implicações para a prática: A amamentação é uma ação fundamentada na subjetividade, na vivência das mulheres e entre os membros da rede social. Ressalta-se a necessidade da participação efetiva da(o) enfermeira(o) no pré-natal, promovendo o aleitamento materno e a inclusão do pai para melhor participação em todo o processo do aleitamento e dos familiares, onde ambos possuem papel fundamental na promoção e continuidade do aleitamento materno exclusivo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos: Conocer los aspectos relacionados con la lactancia materna desde la perspectiva de las mujeres de una ciudad del interior de Río de Janeiro y discutir la red de apoyo familiar creada como una estrategia facilitadora para que las mujeres amamanten a sus hijos. Métodos: Investigación cualitativa, descriptiva y exploratoria. Para la recopilación de datos se desarrolló un instrumento de guión de entrevista semiestructurado. Los grupos focales se filmaron y el discurso se transcribió en su totalidad. Los datos se fraccionaron y agruparon en categorías temáticas. Participaron un total de diez mujeres voluntarias. La referencia utilizada fue la Política Nacional de Lactancia Materna. Resultados: Las siguientes categorías surgieron de los grupos focales: Lactancia materna: instalaciones y dificultades enfrentadas; Las peculiaridades prenatales y la identificación de la red de apoyo durante la lactancia. Conclusión e implicaciones para la práctica: La lactancia materna es una acción basada en la subjetividad, la experiencia de las mujeres y entre los miembros de la red social. Los resultados muestran la necesidad de una participación efectiva de las enfermeras prenatales que promueven la lactancia materna y la inclusión del padre para una mejor participación en todo el proceso de lactancia materna y los miembros de la familia, donde ambos juegan un papel fundamental en la promoción y continuación de la lactancia materna exclusivo materno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: To know the aspects related to breastfeeding from the perspective of women in a city in the inland of Rio de Janeiro and to discuss the family support network created as a facilitation strategy for women to breastfeed their children. Methods: A qualitative, descriptive and exploratory research. For data collection, a semi-structured interview script instrument was developed. The focus groups were filmed, and the speeches transcribed in full. Data was divided and grouped into thematic categories. A total of ten volunteer women participated. The reference used was the National Breastfeeding Policy. Results: The following categories emerged from the focus groups: Breastfeeding: facilities and difficulties faced; Prenatal specificities and identification of the support network during breastfeeding. Conclusion and implications for practice: Breastfeeding is an action based on subjectivity, women's experience and among members of the social network. The results point to the need for effective participation of prenatal nurses who promote breastfeeding and the inclusion of the father for better participation in the entire breastfeeding process and family members, where both play a key role in promoting breastfeeding, and continued breastfeeding. Maternal exclusive.
  • Efeitos do Hatha-Yoga em cuidadores de crianças e adolescentes com câncer: um estudo randomizado e controlado Pesquisa

    Bernardi, Marina Lima Daleprane; Amorim, Maria Helena Costa; Salaroli, Luciane Bresciane; Zandonade, Eliana

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Avaliar os efeitos da intervenção Hatha-Yoga nos níveis de ansiedade, bem-estar subjetivo e atenção de cuidadores de crianças e adolescentes com câncer, internados em um hospital público na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil. Método: Realizou-se um ensaio clínico randomizado e controlado. Trinta e seis voluntários foram alocados em grupos clínico (participaram de 4 a 6 práticas de Hatha-Yoga) ou controle; e responderam aos questionários: Inventário de Ansiedade Traço-Estado, Escala de Bem-Estar Subjetivo, Escala de Atenção Plena e Consciência; antes e após o período correspondente à intervenção. Realizaram-se análises não paramétricas de Mann-Whitney e Wilcoxon para comparar os grupos entre si e em momentos diferentes. Resultados: O estado de média ansiedade dos indivíduos diminuiu nos grupos - clínico (p = 0,001) e controle (p=0,014) -, de modo que enquanto o controle permaneceu com média ansiedade, o clínico passou a apresentar baixa ansiedade. Os afetos positivos aumentaram e os negativos diminuíram no grupo clínico (p < 0,05). Não houve alterações relevantes nos níveis de satisfação com a vida e atenção nos 2 grupos (p > 0,05). Conclusão e implicações para prática: O Hatha-Yoga é uma ferramenta útil aos profissionais de saúde e aos cuidadores em curto período de assistência hospitalar, na redução da ansiedade e melhoria do bem-estar subjetivo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: evaluar los efectos de la intervención de Hatha-Yoga sobre los niveles de ansiedad, así como el bienestar subjetivo y la atención de los cuidadores de niños y adolescentes con cáncer, ingresados ​​en un hospital público en la ciudad de Vitória, Espírito Santo, Brasil. Métodos: se realizó un ensayo clínico randomizado y controlado. Treinta y seis voluntarios fueron asignados a grupo clínico (participaron en 4 a 6 prácticas de Hatha-Yoga) o de control; y respondieron a los cuestionarios: Inventario de Ansiedad Trazo-Estado, Escala de Bienestar Subjetivo, Escala de Atención Plena y Conciencia; antes y después del período de la intervención. Se realizaron análisis no paramétricos de Mann-Whitney y Wilcoxon para comparar los grupos entre sí y en distintos momentos. Resultados: el estado de ansiedad promedio de los individuos disminuyó en los grupos clínicos (p = 0,001) y de control (p = 0,014), de modo que mientras el control permaneció con ansiedad mediana, el clínico comenzó a presentar ansiedad baja. Los efectos positivos aumentaron y los efectos negativos disminuyeron en el grupo clínico (p <0,05). No hubo cambios relevantes en los niveles de satisfacción con la vida y de atención en ambos grupos (p> 0,05). Conclusión e implicaciones para la práctica: Hatha-Yoga es una herramienta útil para profesionales de la salud y cuidadores en la atención hospitalaria a corto plazo, para reducir la ansiedad y mejorar el bienestar subjetivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To assess the effects of a Hatha Yoga intervention on anxiety, subjective well-being, and attention levels of caregivers of children and adolescents with cancer, admitted to a public hospital in the city of Vitória, state of Espírito Santo, Brazil. Methods: A randomized controlled trial was performed. Thirty-six volunteers were allocated to clinical (participated in 4 to 6 Hatha Yoga practices) or control groups and answered the questionnaires State-Trait Anxiety Inventory, Subjective Well-Being Scale, and Mindfulness Attention Awareness Scale before and after the intervention period. Mann-Whitney and Wilcoxon nonparametric analyses were performed to compare the groups to each other and at different moments. Results: The individuals' moderate anxiety state decreased in the clinical (p = 0.001) and control (p = 0.014) groups so that while the control group continued to present moderate anxiety, the clinical group presented low anxiety after the intervention. Positive affects increased, and adverse effects decreased in the clinical group (p <0.05). There were no relevant changes in satisfaction with life and attention levels in the two groups (p> 0.05). Conclusion and implications for practice: Hatha Yoga is a useful tool for healthcare professionals and caregivers in short-term hospital care to reduce anxiety and improve subjective well-being.
  • Fatores contribuintes para consolidação da cultura de segurança do paciente no âmbito hospitalar Pesquisa

    Heidmann, Andréia; Trindade, Letícia Flores; Schmidt, Catiele Raquel; Loro, Marli Maria; Fontana, Rosane Teresinha; Kolankiewicz, Adriane Cristina Bernat

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Compreender os fatores contribuintes para a consolidação da cultura de segurança do paciente, na perspectiva de lideranças, em um hospital acreditado. Método: Estudo qualitativo, desenvolvido em uma instituição hospitalar de porte IV, acreditada pela Organização Nacional de Acreditação nível II, situado na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Constituíram-se em inclusão: atuar em cargo de liderança na instituição há mais de um ano e ter participado ativamente no processo de acreditação. Excluídas lideranças em período de férias ou licença saúde. A coleta foi realizada por meio de técnica de Grupo Focal, em agosto de 2018. Análise dos dados foi por análise temática. Resultados: O grupo relatou o trabalho em equipe, a valorização profissional, o apoio da gerência, a implantação de protocolos, a satisfação profissional e as condições de trabalho como fatores que contribuíram na consolidação da cultura segura. Conclusões e implicações para a prática: Os fatores identificados permitiram a mudança cultural na instituição, por meio de uma gestão participativa nos processos e resultados, que encorajam os trabalhadores ​​a assumir papéis significativos no avanço da segurança do paciente, assimilando e assumindo a responsabilidade pelas mudanças, que foram fundamentais para desenvolver uma assistência segura.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Comprender los factores que contribuyen a la consolidación de la cultura de seguridad del paciente, desde la perspectiva de los líderes, en un hospital acreditado. Método: Estudio cualitativo, desarrollado en una institución hospitalaria de tamaño IV, acreditado por la Organización Nacional de Acreditación de nivel II, ubicado en la región noroeste del estado de Rio Grande do Sul/Brasil. En la inclusión de la investigación se tuvo en cuenta: actuar en posición de liderazgo en la institución por más de un año y participar activamente en el proceso de acreditación. Se excluyeron los líderes en vacaciones o en licencia por enfermedad. La recolección de datos se realizó utilizando la técnica del grupo de enfoque en agosto de 2018. El análisis de datos se realizó mediante análisis temático. Resultados: El grupo informó que el trabajo en equipo, el reconocimiento profesional, el apoyo administrativo, la implementación del protocolo, la satisfacción laboral y las condiciones laborales son factores que contribuyeron a consolidar una cultura segura. Conclusiones e implicaciones para la práctica: Los factores identificados han permitido un cambio cultural en la institución, a través de la gestión participativa de los procesos y resultados, que alientan a los trabajadores a asumir roles significativos en el avance de la seguridad del paciente al asimilar y asumir la responsabilidad del cambio, que fueron fundamentales para desarrollar una atención segura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To understand the contributing factors for the consolidation of the patient safety culture, from a management perspective, in an accredited hospital. Method: A qualitative study developed in a hospital institution of size IV, accredited by the National Accreditation Organization as level II, located in the northwest region of the State of Rio Grande do Sul/Brazil. The inclusion criteria were the following: having been in the leadership position of the institution for over a year and actively participating in the accreditation process. Leaders on vacation or absent due to illness in August 2018 were excluded. The collection was performed using the Focus Group technique in August 2018. Data were explored by thematic analysis. Results: The group reported teamwork, professional appreciation, management support, implementation of protocols, professional satisfaction, and working conditions as factors that contributed to the consolidation of the safety culture. Conclusions and implications for practice: The identified factors allowed for a cultural change in the institution through participatory management in processes and results that encourage workers to assume significant roles in advancing patient safety by assimilating and taking responsibility for change, which plays a crucial role in developing safe care.
  • Formação profissional e violência sexual contra a mulher: desafios para a graduação em enfermagem Pesquisa

    Aguiar, Francisca Alanny Rocha; Silva, Raimunda Magalhães da; Bezerra, Indara Cavalcante; Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza; Cavalcanti, Ludmila Fontenele; Ferreira Júnior, Antonio Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivos: Compreender os sentidos da violência sexual contra a mulher na visão de alunos, professores e gestores universitários da graduação em Enfermagem; e entender de que modo os conteúdos sobre esta temática são abordados nos cursos de graduação em Enfermagem nas Instituições de Ensino Superior. Método: Estudo qualitativo, cuja coleta de dados ocorreu no período de março a novembro de 2018, por meio de entrevistas com dez discentes, dez docentes e sete gestores de duas Instituições privadas. Os dados foram tratados pela modalidade de conteúdo temática, com referencial teórico-analítico da 'violência de gênero' e 'cultura do estupro'. Resultados: O tema é abordado de forma fragmentada em diferentes contextos acadêmicos, o que leva à reflexão da temática na formação do enfermeiro, estendendo-se à sua atuação profissional. Conclusão e implicações para a prática: As possibilidades de incorporação do tema nos cenários de ensino-aprendizagem e nas práticas convergem para a abordagem do conteúdo sobre os diferentes tipos de violência nas disciplinas da graduação, com ações educativas junto à população potencializando a desconstrução da cultura de subordinação feminina. Ademais, o estudo alinha-se ao momento oportuno em que se discute a reorientação das diretrizes curriculares para os cursos da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivos: Comprender el significado de la violencia sexual contra las mujeres en opinión de estudiantes, profesores y directores universitarios de enfermería de pregrado; y comprender cómo se abordan los contenidos sobre este tema en los cursos de pregrado en Enfermería en instituciones de educación superior. Método: Estudio cualitativo, cuya recopilación de datos tuvo lugar de marzo a noviembre de 2018, a través de entrevistas con diez estudiantes, diez maestros y siete gerentes de dos instituciones privadas. Los datos se trataron con la modalidad de contenido temático, con una referencia teórico-analítica de "violencia de género" y "cultura de violación". Resultados: El tema se aborda de una manera gradual en diferentes contextos académicos, lo que lleva al tema de la reflexión en la educación de enfermería, que se extiende a sus actividades profesionales. Conclusión y implicaciones para la práctica: El tema de oportunidades de fusión en escenarios de enseñanza y aprendizaje y prácticas convergen sobre el contenido de la aproximación a los diferentes tipos de violencia en las disciplinas de grado con actividades educativas entre la población, el aumento de la deconstrucción de la subordinación femenina de la cultura. Además, el estudio está alineado con el momento oportuno en el que se discute la reorientación de las pautas curriculares para los cursos de salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objectives: To understand the meanings of sexual assault against women in the point of view of students, professors and university managers of undergraduate nursing; and to understand how the contents on this subject are approached in undergraduate courses in Nursing in Higher Education Institutions. Method: A qualitative study, with data collection from March to November 2018, through interviews with ten students, ten teachers and seven managers from two private institutions. Data was treated by the modality of thematic content, with a theoretical-analytical reference of 'gender violence' and 'rape culture'. Results: The topic is approached in a fragmented way in different academic contexts, which leads to the reflection of the topic in the training of nurses, extending to their professional performance. Conclusion and implications for practice: The possibilities of incorporating the subject in the teaching-learning scenarios and practices converge to approach the content about the different types of violence in the undergraduate subjects, with educational actions with the population, potentializing the deconstruction of the culture of female subordination. In addition, the study is aligned with the appropriate time in which the reorientation of the curricular guidelines for the health courses is discussed.
  • A incerteza na doença critica e o imprevisto: mediadores importantes no processo de comunicação enfermeiro-família Pesquisa

    Mendes, Anabela Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este trabalho teve como finalidade compreender, tendo por base a Teoria da Incerteza na doença de Mishel e a Teoria das Transições de Meleis, o modo como a incerteza na doença e o imprevisto mediam o processo de comunicação enfermeiro-família e se traduzem na experiência vivida da família. Método: Considerando a intencionalidade da pesquisa, enquadra-se num paradigma qualitativo e numa abordagem fenomenológica, de acordo com Van Manen. Os participantes foram referenciados em “bola de neve” e a recolha de dados foi realizada por entrevista com questões abertas. Resultados: Na análise dos dados, identificaram-se três temas essenciais: Os antecedentes da incerteza: condição inerente ao sujeito; O processo de apreciação da incerteza: capacidades e oportunidades; O modo de lidar com a incerteza: estratégias de coping. Conclusão e implicações para a prática: Constatou-se que a pessoa, membro da família que vive a incerteza, tem condições pessoais que influenciam o processo de apreciação e lidar com a incerteza. A comunicação que estabelece com os enfermeiros, nomeadamente na procura de informação, será mediada pela vivência da incerteza, num imprevisto constante. A adaptação que deseja e procura decorre das estratégias de coping desenvolvidas também com os enfermeiros, considerando a incerteza um perigo ou uma oportunidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Este trabajo tuvo como finalidad comprender, teniendo como base la Teoría de la Incertidumbre en la enfermedad de Mishel y la Teoría de las Transiciones de Meleis, el modo como la incertidumbre en la enfermedad y el imprevisto medían el proceso de comunicación enfermero-familia y se traducen en la experiencia vivida de la familia. Método: Considerando la intencionalidad de la investigación, se enmarca en un paradigma cualitativo y en un enfoque fenomenológico, de acuerdo con Van Manen. Los participantes fueron referenciados en “bola de nieve” y la recogida de datos fue realizada por entrevista con cuestiones abiertas. Resultados: En el análisis de los datos se identificaron tres temas esenciales: Los antecedentes de incertidumbre: condición inherente al sujeto; El proceso de apreciación de la incertidumbre: capacidades y oportunidades; El modo de lidiar con la incertidumbre: estrategias de coping. Conclusión e implicaciones para la práctica: Se constató que la persona, miembro de la familia que vive la incertidumbre tiene condiciones personales que influencian el proceso de apreciación y lidiar con la incertidumbre. La comunicación que establece con los enfermeros, en particular en la búsqueda de información, será mediada por la vivencia de la incertidumbre, en un imprevisto constante. La adaptación que desea y busca deriva, de las estrategias de coping desarrolladas, también con los enfermeiros, considerando la incertidumbre un peligro o una oportunidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The purpose of this study was to understand, based on the Mishel’s Theory of Uncertainty in Illness and the Theory of Transitions of Meleis, in which way uncertainty in illness and the unexpected mediated the process of nurse-family communication and are translated into lived experience of the family. Method: Considering the intentionality of the research, it fits into a qualitative paradigm and a phenomenological approach, according to Van Manen. Participants were referred to as “snowball” and the data collection was performed by interview with open questions. Results: In the analysis of the data, three essential themes were identified: The antecedents of uncertainty: condition inherent to the subject; The process of assessing uncertainty: capacities and opportunities; The way to deal with uncertainty: coping strategies. Conclusion and implications for practice: Family member who lives the uncertainty has personal conditions that influence the process of appreciation and deal with uncertainty. The communication that establishes with the nurses, in particular in the search for information, will be mediated by the experience of uncertainty, in a constant unforeseen. The adaptation that is desired and demanded arises from coping strategies developed, with the nurses too, considering uncertainty a danger or an opportunity.
  • A ocorrência da tuberculose e sua relação com as desigualdades sociais: Estudo de revisão Integrativa na Base PubMed Pesquisa

    Bertolozzi, Maria Rita; Takahashi, Renata Ferreira; França, Francisco Oscar de Siqueira; Hino, Paula

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Identificar como a literatura apresenta a relação entre a tuberculose e as desigualdades sociais. Método: Revisão integrativa em que a combinação dos descritores “tuberculosis” e “social inequity” orientaram a pesquisa de artigos disponíveis no PubMed. Foram identificados 274 artigos e, após a leitura do título e resumo, foram selecionados 13 estudos. O material empírico foi analisado segundo a hermenêutica, com destaque às variáveis relacionadas às desigualdades sociais, buscando-se apreender os principais temas que corporificam a associação entre a tuberculose e as desigualdades sociais. Resultados: De modo geral, a literatura apresenta as desigualdades sociais como fatores, que podem interferir na cura e/ou no controle da doença, com destaque para: idade, renda, desemprego, trabalho não qualificado, acesso aos serviços de saúde, entre outros. Não inclui, portanto, uma relação mais profunda entre a organização da sociedade e a produção da doença. Conclusão e Implicações para a prática: Requer-se compreensão totalizante do adoecimento por tuberculose, com a finalidade de ampliar intervenções que apoiem o controle e a eliminação da enfermidade e, sobretudo, a redução das desigualdades sociais. A compreensão da tuberculose como uma doença relacionada à determinação social possibilita ampliar as estratégias para o seu enfrentamento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: identificar cómo la literatura presenta la relación de la tuberculosis y desigualdades sociales. Método: revisión integrativa en que la combinación de los descriptores “tuberculosis” y “social iniquity” orientaron la investigación de artículos disponibles en el PubMed. Se identificaron 274 artículos, y después de la lectura del título y resumen, se seleccionaron 13 estudios. El material empírico fue analizado según la hermenéutica, con destaque a las variables relacionadas a las desigualdades sociales, buscando aprehender los principales temas que corporifican la asociación entre tuberculosis y desigualdades sociales. Resultados: En general, la literatura presenta las desigualdades sociales como factores que pueden interferir en la cura y/o control de la enfermedad, especialmente: edad, ingresos, desempleo, trabajo no calificado, acceso a servicios de salud, entre otros. No incluye, por lo tanto, una relación más profunda entre la organización de la sociedad y la producción de la enfermedad. Conclusión e implicación para la práctica: Se requiere comprensión totalizante de la enfermedad por tuberculosis, con la finalidad de ampliar intervenciones para que apoyen el control y la eliminación de la enfermedad y, sobre todo, la reducción de las desigualdades sociales. La comprensión de la tuberculosis como una enfermedad relacionada con la determinación social posibilita ampliar las estrategias para su enfrentamiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: to identify how the literature presents the relation between tuberculosis and social inequalities. Method: integrative review in which the combination of the descriptors “tuberculosis” and “social iniquity” guided the search for articles available in PubMed. A total of 274 articles were identified, and after reading the title and abstract, 13 studies were selected. The empirical material was analyzed according to the hermeneutics, highlighting the variables related to social inequalities, seeking to understand the main themes that embody the association between tuberculosis and social inequalities. Results: In general, the literature presents the social inequalities as factors that can interfere in the cure and/or control of the disease, such as age, income, unemployment, unskilled labor, access to health services, among others. Therefore, it does not include a deeper relationship between the organization of society and the production of the disease. Conclusion and implications for practice: A comprehensive understanding of tuberculosis disease is required, in order to expand interventions to support the control and elimination of the disease and, above all, the reduction of social inequalities. The understanding of tuberculosis as a disease enables expanding strategies to face it.
  • Validação da “Escala Interativa de Amamentação”: análise teórica e empírica Pesquisa

    Primo, Cândida Caniçali; Henrique, Lury Rodrigues; Bertazo, Quetellen da Silva; Resende, Fabiola Zanetti; Leite, Franciéle Marabotti Costa; Brandão, Marcos Antônio Gomes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Realizar análise teórica e empírica da Escala Interativa de Amamentação. Método: Estudo metodológico que seguiu o método proposto por Pasquali, e foi realizado em duas etapas: análise teórica com 40 juízes enfermeiros e teste piloto com 68 puérperas de uma maternidade de um Hospital Universitário da região sudeste do Brasil. Resultados: A avaliação com os juízes demonstrou que os itens da Escala possuem precisão no conceito teórico quanto à adequação semântica e pertinência, sendo que dos 58 itens da escala, 33 apresentaram Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 0,80. O teste piloto permitiu avaliar os itens no contexto social e cultural da população alvo. Ao final, a escala permaneceu com 30 itens. Conclusão e implicação para a prática: A validação com os juízes demonstrou que os itens da Escala Interativa de Amamentação possuem precisão com o conceito teórico quanto à semântica e pertinência, e se mostrou um instrumento confiável e válido para avaliar os fatores que interferem na interação mãe-filho durante a amamentação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: realizar análisis teóricos y empíricos de la Escala Interactiva de la Lactancia Materna. Método: estudio metodológico que siguió el método propuesto por Pasquali, realizado en dos etapas: análisis teórico con 40 jueces de enfermería y prueba piloto con 68 madres de la maternidad de un hospital universitario en el sureste de Brasil. Resultados: la evaluación a cargo de los jueces mostró que los ítems de la Escala son exactos en el concepto teórico sobre la adecuación semántica y la relevancia y, de los 58 ítems de la escala, 33 exhibieron un Índice de Validez de Contenido mayor o igual a 0,80. La prueba piloto permitió evaluar los ítems en el contexto social y cultural de la población objetivo. En última instancia, la escala se mantuvo con 30 ítems. Conclusión e implicación para la práctica: la validación a cargo de los jueces mostró que los ítems de la Escala Interactiva de la Lactancia Materna son exactos para el concepto teórico con respecto a la semántica y la relevancia, y demostraron ser un instrumento confiable y válido para evaluar los factores que interfieren con la interacción madre-hijo durante la lactancia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To conduct a theoretical and empirical analysis of the Interactive Breastfeeding Scale. Method: A methodological study that followed the measurement method by Pasquali and was carried out in two stages: theoretical analysis with 40 nurses as content's judges and a pilot survey with 68 mothers of a maternity hospital of a university hospital in southeastern Brazil. Results: The evaluation with judges showed that the items of the scale are accurate on the theoretical concept, semantic adequation, and pertinence. From 58 items on the scale, 33 had a Content Validity Index greater than or equal to 0.80. The pilot survey allowed us to evaluate the items in the social and cultural context of the target population. In the end, the scale remained with 30 items. Conclusion and implication for the practice: The validation with the judges showed that the items of the Interactive Breastfeeding Scale are accurate to the theoretical concept regarding semantics and relevance and proved to be a reliable and valid instrument to evaluate the factors that interfere in mother-child interaction during breastfeeding.
  • Núcleo de Apoio à Saúde da Família na perspectiva de médicos e enfermeiros Pesquisa

    Sales, Jaqueline Carvalho e Silva; Branco, Camilla de Oliveira Castelo; Reis, Jordana Fonseca; Mendes, Polyana Norberta; Silva Júnior, Fernando José Guedes da; Valle, Andreia Rodrigues Moura da Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar a percepção de médicos e enfermeiros sobre as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Método: Estudo qualitativo, realizado com 16 médicos e 23 enfermeiros. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e submetidos à análise temática. Resultados: Emergiram três categorias: Ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família são percebidas de forma positiva pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF); Ferramentas que favorecem a integralidade das ações do NASF com a ESF; Entraves percebidos pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família para o desenvolvimento das ações do Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Conclusões e implicações para prática: A percepção dos participantes é positiva. Percebem a potência do NASF em seu caráter multiprofissional efetivado pelo trabalho em equipe e pela comunicação efetiva. No entanto, apontam também como entraves a restrição de tempo e transporte para viabilização das ações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To analyze the physician’s and nurse’s perceptions about the actions developed by the Family Health Support Center (FHSC). Method: A qualitative study, conducted with 16 physicians and 23 nurses. Data was collected through interviews and submitted to thematic analysis. Results: Three categories emerged: The actions developed by the Family Health Support Center were positively perceived by Family Health Strategy (FHS) professionals; Tools that favor the integrality of the actions of the FHSC with the FHS; Obstacles perceived by the professionals of the Family Health Strategy for the development of the actions of the Family Health Support Center. Conclusions and implications for practice: The participant’s perceptions are positive. They perceive the strength of the FHSC in its multi-professional character effected by teamwork and effective communication. However, they also point out the restriction of time and transportation as obstacles for the viability of actions.
  • Ressignificando teoria dos vínculos profissionais no trabalho em enfermagem Pesquisa

    Carvalho, Lisa Antunes; Thofehrn, Maira Buss; Barlem, Edison Luiz Devos; Nunes, Nara Jací da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Construir novos significados para os conceitos da Teoria dos Vínculos Profissionais junto a equipe de enfermagem no micro espaço de trabalho. Método: Qualitativo, descritivo e exploratório, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Participaram do estudo oito enfermeiras assistenciais de cenários distintos do cuidado. A coleta dos dados se deu pela técnica de grupo focal e análise pela proposta operativa de Minayo. Resultados: No início da ressignificação surgiram algumas fragilidades para aplicação da teoria, entre elas: falta de tempo e espaço físico para reunirem-se com as equipes, inexperiência com abordagem e técnicas de dinâmica grupal. A espiritualidade e gestão de conflitos emergiram no discurso coletivo contribuindo para aperfeiçoamento da teoria. Conclusões e Implicações para a prática: A partir da aplicação da teoria, evidenciaram-se lacunas a serem superadas tanto no âmbito relacional, técnico e pessoal, permitindo que cada enfermeira visualizasse como se dá seu processo de trabalho. Possibilita um exercício reflexivo sobre o fazer e o alcance do trabalho em grupo e sobre a ação e discurso das enfermeiras na gestão das relações interpessoais. Por meio dos novos conceitos que se agregaram à teoria, pode constituir um modelo de gestão para o trabalho em enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: construir nuevos significados para conceptos de la Teoría de los Vínculos Profesionales con el equipo de enfermería en el micro espacio de trabajo. Método: cualitativo, descriptivo, exploratorio, fundamentado en la Teoría Histórico-Cultural de Vygotsky. Participaron ocho enfermeras asistenciales de escenarios distintos del cuidado. Datos colectados por la técnica de grupo focal y análisis por la propuesta operativa de Minayo. Resultados: al inicio de la resignificación surgieron algunas fragilidades para la aplicación de la teoría, entre ellas: falta de tiempo y espacio físico para reunirse con los equipos, inexperiencia con el abordaje y las técnicas de dinámica grupal. Espiritualidad y gestión de conflictos surgieron en el discurso colectivo contribuyendo para el perfeccionamiento de la teoría. Conclusiones e Implicaciones para la práctica: se evidenciaron lagunas para superar tanto en el ámbito relacional, técnico y personal, permitiendo que cada enfermera visualizara cómo se da su proceso de trabajo. Permite un ejercicio reflexivo sobre la realización y el alcance del trabajo grupal y la acción y el discurso de las enfermeras en el manejo de las relaciones interpersonales. Por medio de los nuevos conceptos que se agregaron a la teoría, se puede constituir un modelo de gestión para el trabajo en enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to construct new meanings for the concepts of the Theory of Professional Links with the nursing staff in the micro workspace. Method: qualitative, descriptive and exploratory, based on Vygotsky’s Historical-Cultural Theory. Eight care nurses from different care settings participated in the study. The data collection was conducted by the focus group technique and analysis by Minayo´ s operational proposal. Results: At the beginning of the resignification, some weaknesses have arisen for the application of the theory, among them: lack of time and physical space to meet with the teams, inexperience with approach and techniques of group dynamics. Spirituality and conflict management have emerged in the collective discourse contributing to the perfection of the theory. Conclusions and Implications for practice: from the theory application, there were gaps to be overcome both in the relational, technical and personal scope, allowing each nurse to visualize how their work process is given. Enables a reflective exercise on the doing and scope of group work and nurses’ action and discourse in the management of interpersonal relationships. Through the new concepts added to the theory it can constitute a management model for nursing work.
  • O cuidado para enfermeiras obstétricas: encontro entre o corpo de si e da mulher cuidada Pesquisa

    Rabelo, Ana Renata Moura; Duarte, Elysângela Dittz; França, Bruna Dias; Silva, Kênia Lara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar os discursos de enfermeiras obstétricas sobre o cuidado de si e as decisões sobre sua vida e seu corpo, bem como a relação com o cuidado destinado a outras mulheres. Metódo: Pesquisa qualitativa, de referencial pós-estruturalista. Dados obtidos de entrevistas em profundidade com 14 enfermeiras obstétricas e submetidos à analítica do discurso, tendo como base conceitual Foucault. Resultados: Os achados revelam que o cuidado para a enfermeira obstétrica é produzido no encontro entre o corpo de si e o corpo das mulheres sob cuidados. A profissão de enfermagem apresentou-se não apenas enquanto meio de trabalho e sustento, mas como importante dispositivo para formação das mulheres enquanto sujeitos. A narrativa coletiva é marcada pela atitude de compaixão, por processos de subjetivação incitados pela prática profissional, por indicativos de um cuidado crítico e político, e pela construção de uma rede de imbricamento entre as enfermeiras obstétricas. Conclusões e implicações para a prática: A atuação em enfermagem obstétrica resulta em efeitos produtores de cuidado de si e de (des)cuidado de outras mulheres. O estudo contribui para a análise e o conhecimento do cenário de vida e de trabalho das enfermeiras obstétricas e a reafirmação do potencial de cuidado presente nas práticas destas mulheres.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Analizar los discursos de enfermeras obstétricas sobre su propio cuidado y las decisiones sobre su vida y cuerpo, así como la relación con el cuidado de otras mujeres. Metodo: Investigación cualitativa, desde una perspectiva postestructuralista. Los datos se obtuvieron a partir de entrevistas en profundidad con 14 enfermeras obstétricas y se los sometió al análisis del discurso, basado en el concepto de Foucault. Resultados: Los hallazgos revelan que el cuidado para la enfermera obstétrica se produce en el encuentro entre su propio cuerpo y el de las mujeres a las que atiende. La profesión de enfermería se presentó no solo como un medio de trabajo y apoyo financiero, sino como un dispositivo para la formación de mujeres como sujetos. La narrativa colectiva está marcada por la actitud de compasión, por los procesos de subjetivación incitados por la práctica profesional, por indicativos de atención crítica y política, y por la construcción de una red de entrelazamiento entre enfermeras obstétricas. Conclusiones e implicaciones para la práctica: Desempeñarse como enfermera obstétrica deriva en efectos que producen el cuidado propio y el de otras mujeres. El estudio contribuye al análisis y conocimiento del escenario de vida y trabajo de las enfermeras obstétricas y a la reafirmación del potencial de cuidado presente en las prácticas de estas mujeres.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To analyze the obstetric nurses’ discourse on self-care and decisions make of their life and body, and their relation with care for other women. Method: A qualitative, post-structuralist research with 14 obstetric nurses. Data were obtained from in-depth interviews and submitted to discourse analysis, based on the concepts of Foucault. Results: The findings reveal that caring of obstetric nurses is produced in the encounter between their own body and the body of the women under their care. The nursing profession was presented not only as a means of work and support but as an essential device for the training of women as subjects. The collective narrative is marked by the attitude of compassion, by the processes of subjectivity incited by the professional practice, by indicators of critical and political care, and by the construction of an interlocking network among obstetrical nurses. Conclusions and implications for practice: Acting in obstetric nursing results in self-care and care(less) effects of other women. The study contributes to the analysis and knowledge of the life and work scenario of obstetrical nurses. It also reassures the potential of care as an art that is present in the women’s practices.
  • Satisfação e autoconfiança na aprendizagem de estudantes de enfermagem: Ensaio clínico randomizado Pesquisa

    Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Coutinho, Verónica Rita Dias; Mazzo, Alessandra; Araújo, Marília Souto de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Identificar e comparar a satisfação e autoconfiança na aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir do uso da simulação e do ensino tradicional, em cenários de imunização de adultos, no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: Ensaio clínico controlado e randomizado. Participaram do estudo 34 estudantes da graduação em enfermagem de uma universidade pública federal brasileira. Os estudantes foram alocados em dois grupos: exposição dialogada e treino de habilidades (controle), e exposição dialogada, treino de habilidades e simulação (experimental). Após receberem as intervenções, aplicou-se a escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Na análise da satisfação e autoconfiança na aprendizagem, utilizou-se o teste de Mann - Whitney, considerando-se o nível de significância de 5%. Resultados: As estratégias tradicionais de ensino e a simulação promovem a satisfação e autoconfiança na aprendizagem dos estudantes. O grupo experimental apresentou médias superiores, na maioria das variáveis, de ambas as subescalas. Porém, não houve significância estatística na subescala de satisfação na aprendizagem (p valor ≥ 0,05) e a autoconfiança na aprendizagem (p valor ≥ 0,05) entre os grupos experimental e controle. Conclusão e implicações para a prática: Por serem geradoras de satisfação e autoconfiança, a simulação e as estratégias tradicionais podem ser utilizadas mutuamente na formação em enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Identificar y comparar la satisfacción y la confianza propia en el aprendizaje de estudiantes de enfermería a partir del uso de la simulación y de la enseñanza tradicional en escenarios de inmunización de adultos en el contexto de la Atención Primaria a la Salud. Métodos: Ensayo clínico controlado y aleatorizado. Participaron del estudio 34 estudiantes graduados en Enfermería de una universidad pública federal brasileña. Los estudiantes se asignaron a dos grupos: exposición dialógica y entrenamiento de habilidades (control) y exposición dialógica, entrenamiento de habilidades y simulación (experimental). Después de recibir las intervenciones, se aplicó la escala de Satisfacción y confianza propia de los estudiantes en el aprendizaje. En el análisis de la satisfacción y autoconfianza en el aprendizaje, se utilizó la prueba de Mann-Whitney, para un nivel de significancia del 5%. Resultados: Las estrategias tradicionales de enseñanza y la simulación promueven la satisfacción y la confianza propia en el aprendizaje de los estudiantes. El grupo experimental presentó valores medios superiores en la mayoría de las variables de ambas subescalas. Sin embargo, no se registró significancia estadística en la subescala de satisfacción en el aprendizaje (valor p ≥ 0,05) y la confianza propia en el aprendizaje (valor p ≥ 0,05) entre los grupos experimental y control. Conclusión e implicaciones para la práctica: Por generar satisfacción y confianza propia, la simulación y las estrategias tradicionales pueden utilizarse mutuamente en la enseñanza de Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To identify and compare satisfaction and self-confidence in the learning of nursing students from the use of simulation and traditional teaching in adult immunization scenarios in the context of Primary Health Care Methods: A randomized controlled clinical trial. Thirty-four undergraduate nursing students from a Brazilian federal public university participated in the study. The students were allocated in two groups: dialogical exposition and training of skills (control) and dialogical exposition, training of skills and simulation (experimental). Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning scale was applied after receiving the interventions. In the analysis of satisfaction and self-confidence in learning, the Mann-Whitney test was used for a level of significance of 5%. Results: Traditional teaching strategies and simulation promote satisfaction and self-confidence in students’ learning. The experimental group presented higher mean values in most of the variables of both subscales. However, there was no statistical significance in the learning satisfaction subscale (p-value ≥ 0.05) and self-confidence in learning (p-value ≥ 0.05) between the experimental and control groups. Conclusion and implications for practice: Because they generate satisfaction and self-confidence, simulation and traditional strategies can be mutually used in nursing training.
  • Educação especial de estudantes com Síndrome de Down para o autocuidado Pesquisa

    Farias, Maria Eduarda Leão de; Lopes Neto, David; Llapa-Rodriguez, Eliana Ofélia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o cuidado ensinado por professores e pais e aprendido por estudantes com Síndrome de Down. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado em uma escola de educação especial, sediada na cidade de Manaus. Participaram do estudo 11 estudantes com Síndrome de Down, 11 pais dos estudantes e 11 professores da escola. Os dados foram coletados no período de novembro de 2017 a fevereiro de 2018, por meio de entrevista semiestruturada, e analisados pela técnica de análise de conteúdo. O embasamento teórico versou sobre a doença Síndrome de Down. Resultados: emergiram três categorias temáticas: o cuidado aprendido pelo aluno; o cuidado ensinado pelo professor e; o cuidado ensinado pelos pais. Conclusão e implicações para a prática: a família e os professores exercem um papel de facilitadores do aprendizado para o cuidado de si e no desenvolvimento sócio-cognitivo e afetivo da pessoa com Síndrome de Down. O cuidado aprendido pelo estudante envolveu comunicação dialógica para o cuidado por meio de aprendizagem de bons hábitos, autonomia, independência e alimentação saudável. O estudo evidencia que a enfermagem tem o papel de ensinar a família como ajudar no progresso do filho, o que resulta em mudanças significativas futuras.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: analizar la enseñanza del cuidado realizado por profesores y padres y el aprendizaje de estudiantes con Síndrome de Down. Método: Estudio descriptivo con enfoque cualitativo, realizado en una escuela de educación especial, con sede en la ciudad de Manaos. Once estudiantes con Síndrome de Down, 11 padres y 11 profesores de la escuela participaron del estudio. Los datos se recopilaron de noviembre de 2017 a febrero de 2018, a través de entrevista semiestructurada, y se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido. El marco teórico abordó el Síndrome de Down. Resultados: surgieron tres categorías temáticas: el cuidado aprendido por el estudiante; el cuidado enseñado por el profesor y; el cuidado enseñado por los padres. Conclusión e implicaciones para la práctica: familiares y profesores desempeñan un papel facilitador en el aprendizaje para el autocuidado y en el desarrollo sociocognitivo y afectivo de la persona con Síndrome de Down. El aprendizaje del estudiante involucró la comunicación dialógica para el cuidado a través del aprendizaje de buenos hábitos, autonomía, independencia y alimentación saludable. El estudio evidencia que la enfermería tiene el papel de enseñar la familia y ayudar el progreso del hijo, lo que resulta en cambios significativos futuros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the care taught by teachers and parents and learned by students with Down Syndrome. Method: descriptive study with qualitative approach carried out in a special education school, based in the city of Manaus. Eleven students with Down Syndrome, 11 parents of students and 11 teachers from the school participated in the study. Data were collected from November 2017 to February 2018, through a semi-structured interview, and analyzed by the content analysis technique. The theoretical framework regarded Down Syndrome. Results: three thematic categories emerged: the care learned by the student; the care taught by the teacher and; the care taught by the parents. Conclusion and implications for practice: family and teachers play a facilitating role in the learning to care for themselves and in the socio-cognitive and affective development of the person with Down Syndrome. The care learned by the student involved dialogic communication for care through learning of good habits, autonomy, independence and healthy eating. The study shows that nursing has the role of teaching the family how to help the child’s progress, which results in significant future changes.
  • Percepção de idosos relacionada ao risco de quedas e seus fatores associados Pesquisa

    Blaz, Bruna Soares Vasques; Azevedo, Rosemeiry Capriata de Souza; Agulhó, Daniela Luzia Zagoto; Reiners, Annelita Almeida Oliveira; Segri, Neuber José; Pinheiro, Tiago Antônio Borges

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar a associação da percepção de idosos sobre os fatores de risco de ocorrência de quedas. Método: Estudo transversal analítico com 190 idosos do Programa Longevidade Saudável, de uma universidade pública de Mato Grosso, no período de maio a agosto de 2016. A coleta ocorreu por entrevista estruturada e vinhetas. Realizaram-se análises descritiva e bivariada - teste de qui-quadrado de Pearson (x2) nível de significância de 5%. Também foram estimadas as razões de prevalências (RP) brutas e ajustadas, com intervalos de confiança (95%), seguidas pela regressão múltipla de Poisson. Resultados: Dentre os participantes, 64,2% apresentaram percepção satisfatória sobre os fatores de risco referentes a quedas. A prevalência de percepção de risco insatisfatória foi 105% maior naqueles com renda de 1 a 3 salários mínimos, 75% maior nos de baixo risco de quedas e 46% maior naqueles que não frequentam outro grupo social. Conclusão e Implicações para a prática: Parcela significativa de idosos possui percepção de risco insatisfatória para os fatores de risco de quedas associada a baixa renda, não frequentar outro grupo social e ao baixo risco de queda. O conhecimento sobre a percepção de risco de quedas dos idosos auxilia os enfermeiros no planejamento e implementação de programas de prevenção de quedas dessa população.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Analizar la asociación de la percepción de adultos mayores sobre los factores de riesgo para caídas. Métodos: Estudio analítico transversal con 190 participantes del Programa de Longevidad Saludable de una universidad pública en Mato Grosso, realizado entre mayo y agosto de 2016. Recolección realizada por entrevista estructurada y viñetas. Análisis descriptivo y bivariado - prueba chi-cuadrado de Pearson (x2) con nivel de significancia del 5%. También fueron estimadas razones de prevalencias (RP) brutas y ajustadas, con intervalos de confianza (95%), seguidas por la regresión múltiple de Poisson. Resultados: El 64,2% presentaron percepción satisfactoria sobre los factores de riesgo para caídas. La prevalencia de percepción de riesgo insatisfactoria fue un 105% mayor en aquellos con ingresos de 1 a 3 salarios mínimos, un 75% mayor en los de bajo riesgo y un 46% mayor en aquellos que no frecuentan otro grupo social. Conclusión e Implicaciones para la práctica: Proporción significativa de personas mayores tiene percepción insatisfactoria para los factores asociados a los bajos ingresos, no frecuentar otro grupo social y el bajo riesgo de caída. Tener conocimiento sobre la percepción de los mayores auxilia a los enfermeros en la planificación e implementación de programas de prevención de caídas de esa población.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To analyze the association of the perception of the elderly on the risk factors for falls. Methods: An Analytical cross-sectional study with 190 elderly from the Healthy Longevity Program of a public university in Mato Grosso, from May to August 2016. The collection wasdone through a structured interview and vignettes. Performed descriptive and bivariate analyzes - Pearson chi-square test (x2) significance level of 5%. The crude and adjusted prevalence ratios (PR), with confidence intervals (95%), were also estimated, followed by Poisson multiple regression. Results: Of the participants, 64.2% had a satisfactory perception about the risk factors for falls. The prevalence of unsatisfactory risk perception was 105% higher in those with income from 1 to 3 minimum wages, 75% higher in those with low risk of falls and 46% higher in those who did not attend another social group. Conclusion and implications for the practice: A significant proportion of the elderly have an unsatisfactory risk perception for the risk factors for falls associated with low income, not attending another social group and the low risk of falls. Knowledge about the risk perception of falls in the elderly helps nurses to plan and implement fall prevention programs for this population.
  • Vulnerabilidade de homens jovens e suas necessidades de saúde Pesquisa

    Martins, Elizabeth Rose Costa; Medeiros, Andressa da Silva; Oliveira, Karoline Lacerda de; Fassarella, Letícia Guimarães; Moraes, Paula Costa de; Spíndola, Thelma

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos Identificar as condutas de saúde dos homens jovens universitários; conhecer a percepção dos homens jovens universitários sobre o cuidar de sua saúde; e descrever as práticas adotadas para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Método Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido com 25 jovens universitários entre 18-29 anos numa universidade pública do Rio de Janeiro. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados Os homens jovens universitários percebem o cuidar como feminino, desconhecendo suas próprias particularidades, com a percepção de que não adoecem e, com isso, só procuram o serviço de saúde em situações de emergência. Conclusão e Implicações para a prática Existem desafios a serem vencidos na prática da assistência, como a visão de invulnerabilidade desses homens, a ausência na busca pelos serviços de saúde, o despreparo dos serviços de saúde para atender às necessidades desses jovens, com base em estratégias que contemplem, de forma singular e holística, essa população. As brechas identificadas no estudo permitem levantar futuras questões e provocar mudanças de atitudes voltadas a situações do contexto masculino, a fim de reverter vulnerabilidades ainda existentes e, também, as consequências dessas atitudes na saúde desses homens.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos Identificar las conductas de salud de hombres jóvenes universitarios; conocer la percepción de ellos sobre el cuidado de su salud; y describir las prácticas adoptadas para la prevención de las infecciones de transmisión sexual. Método Estudio descriptivo y exploratorio, de enfoque cualitativo, desarrollado con 25 universitarios entre 18-29 años en una universidad pública en Rio de Janeiro. Se utilizó la técnica de análisis de contenido. Resultados Los jóvenes perciben el cuidado como algo femenino, sin darse cuenta de sus propias peculiaridades, con la percepción de que no se enferman y, con esto, solo buscan el servicio de salud en situaciones de emergencia. Conclusión e Implicaciones para la práctica Hay desafíos que superar en la práctica de la atención, como la visión de la invulnerabilidad masculina, la ausencia en la búsqueda de servicios de salud, servicios de salud no preparados para satisfacer las necesidades de estos jóvenes a través de estrategias que contemplan de manera única y holística esa población. Las lagunas identificadas nos permiten plantear preguntas futuras y provocar cambios en las actitudes relacionadas con situaciones del contexto masculino, a fin de revertir las vulnerabilidades existentes y también las consecuencias de estas actitudes en la salud de estos hombres.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives To identify the health behaviors of university students, young men, to know the perception of them about caring for their health, and to describe practices adopted for the prevention of sexually transmitted infections. Method Descriptive and exploratory study, with a qualitative approach, developed with 25 students aged 18-29 at a public university in Rio de Janeiro. To the data analyzed, the content analysis technique was applied. Results Those university students perceived caring as a female practice. They were unaware of their health peculiarities, with the perception that they do not get sick. Because of that, they only seek health services in emergency health conditions. Conclusion and Implications for practice There are challenges to overcome in the practice of men's care. As the vision of the invulnerability of these men, there is an absence in the search for health services.Furthermore, a sort of unprepared health services does not meet the needs of these young people through strategies that contemplate them uniquely and holistically. The gaps identified allow us to raise inevitable questions and bring about changes in attitudes toward situations in the male context. It is necessary to reverse existing vulnerabilities and consequences on the men's health of these men.
  • Mulheres com cardiopatia no contexto do planejamento reprodutivo: contribuições da hermenêutica fenomenológica Pesquisa

    Amorim, Thaís Vasconselos; Souza, Ívis Emília de Oliveira; Salimena, Anna Maria de Oliveira; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Elias, Elayne Arantes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar o movimento existencial da mulher com cardiopatia no contexto do Planejamento Reprodutivo. Método: Qualitativo com abordagem fenomenológica Heideggeriana. Foram participantes 17 mulheres cardiopatas com experiência recente de gravidez em instituição referência para risco materno, por meio da entrevista fenomenológica. Resultados: Emergiram na análise hermenêutica duas unidades de significados: Ficarem mais atentas e preocupadas com o tratamento porque o problema continua o mesmo e; Expressarem não querer mais engravidar porque chegaram no limite e buscarem o planejamento para fazer laqueadura. Conclusão e implicações para a prática: O desvelamento do movimento existencial permitiu compreender que, embora as participantes se sentissem seguras com o acompanhamento institucional da gravidez de alto risco, este se mostrou insuficiente no tocante ao Planejamento Reprodutivo. Aponta-se a necessária consideração por parte de enfermeiras e demais profissionais de saúde de que esse planejamento é um importante conjunto de ações para identificar e modificar riscos em mulheres com cardiopatia na perspectiva de melhores resultados perinatais. Deve-se avançar na abrangência dos aspectos subjetivos da mulher e do casal por meio do diálogo, além do trabalho de educação permanente de toda a equipe.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Analizar el movimiento existencial de La mujer con cardiopatía en el contexto del Planeamiento Reproductivo. Método: Cualitativo con enfoque fenomenológico Heideggeriano. Fueron participantes 17 mujeres cardiópatas con experiencia reciente de embarazo en institución referencia para riesgo materno, a través de la entrevista fenomenológica. Resultados: emergieron las unidades de significados: Estar más atentas y preocupadas con el tratamiento porque el problema continúa el mismo; Expresar no querer más embarazarse porque llegaron al límite y buscar planeamiento para hacer ligadura. Conclusión e implicaciones para la práctica: El desvelamiento del movimiento existencial permitió comprender que, aunque las participantes se sintieran seguras con el acompañamiento institucional del embarazo de alto riesgo, éste se mostró insuficiente para el planeamiento reproductivo. Es necesaria la consideración por parte de enfermeras y demás profesionales de salud de que el planeamiento es un importante conjunto de acciones para identificar y modificar riesgos en mujeres con cardiopatía en la perspectiva de mejores resultados perinatales. Se debe avanzar en el alcance de los aspectos subjetivos de la mujer y de la pareja a través del diálogo, además del trabajo de educación permanente de todo el equipo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To analyze the existential movement of women with heart diseases in the context of Reproductive Planning. Method: Qualitative with Heideggerian phenomenological approach. Seventeen participants with heart disease and with recent experience of pregnancy at a reference institution for maternal risk participated in the study, through the phenomenological interview. Results: Two units of meanings emerged in the hermeneutical analysis: To be more attentive and concerned with the treatment because the problem remains the same; Expressing that they don´t want to get pregnant anymore because they´ve reached the limit and to seek planning in doing the tubal ligation. Conclusion and implications for practice: The unveiling of the existential movement made it possible to understand that, although the participants felt secure with the institutional follow-up of high-risk pregnancies, this proved to be insufficient with regard to Reproductive Planning. It stands out the necessary consideration by nurses and other health professionals that this planning is an important set of actions to identify and modify risks in women with heart diseases in the perspective of better perinatal outcomes. It is necessary to advance in the comprehension of the subjective aspects of the woman and the couple through the dialogue, besides the permanent education work of the whole team.
  • Interdisciplinaridade do cuidado a idosos com doença de Alzheimer: reflexão à luz das teorias de Leininger e de Heller Reflexão

    Barbosa, Maria Emilia Marcondes; Corso, Etiene Rabel; Scolari, Giovana Aparecida de Souza; Carreira, Lígia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: refletir sobre a integração das Teorias Transcultural de Leininger e a do Cotidiano de Heller, no suporte ao cuidado a idosos com Doença de Alzheimer. Método: estudo de reflexão, guiado a partir das percepções das pesquisadoras, ao compreenderem, no desenvolvimento de ações, a congruência entre as teorias. Como procedimentos, foram analisados estudos sobre o tema, nos campos da enfermagem e do serviço social. Resultados: texto organizado em duas partes: Cuidado Cultural a idosos com Doença de Alzheimer e Cotidianidade do Cuidado a idosos com Doença de Alzheimer. O respeito aos aspectos culturais e a imediata resolução dos problemas de idosos com Doença de Alzheimer são ações interdisciplinares integradas no contexto do cuidado, a partir dos pressupostos de Leininger e Heller, neste cenário, utilizadas como alicerce para melhorias da assistência a pacientes. Conclusões e Implicações para a prática: a interdisciplinaridade do cuidado em Heller e Leininger é explicada pela aproximação ao contexto social, com elementos comuns. Juntas, as teorias proporcionam melhor resposta à promoção do bem-estar de idosos com Doença de Alzheimer e respectivos entornos. A congruência das teorias implica cuidado integral, sólido, envolve ações concretas, baseadas em pressupostos diferentes, que se fortalecem quando se juntam, beneficiando pacientes e cuidadores, com cuidado individualizado e diferenciado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: reflexionar sobre la integración de las teorías Transcultural de Leininger y la del Cotidiano de Heller, en el soporte a la atención a ancianos con enfermedad de Alzheimer. Método: estudio de reflexión, guiado a partir de las percepciones de las investigadoras, al comprender, en el desarrollo de acciones, la convergencia entre las teorías. Como resultados, fueron analizados estudios sobre el tema, en las áreas de enfermería y del servicio social. Resultados: texto organizado en dos partes: Atención Cultural en la enfermedad de Alzheimer y " Cotidianidad de la atención en la Enfermedad de Alzheimer. El respeto a los aspectos culturales y la inmediata resolución de los problemas del anciano con Enfermedad de Alzheimer son acciones interdisciplinares, integradas en el contexto de la atención, a partir de los presupuestos de Leininger y Heller, en este escenario utilizados como base para mejoras en la atención a pacientes. Conclusiones e Implicaciones para la práctica: la interdisciplinariedad de la atención en Heller y Leininger es explicada por la aproximación al contexto social, con elementos comunes. En conjunto, esas teorías proporcionan mejor respuesta para la promoción del bienestar del anciano con Enfermedad de Alzheimer y su entorno. La congruencia de las teorías depende de atención integral, sólida, envuelve acciones concretas, basadas en diferentes presupuestos que se fortalecen cuando se juntan, beneficiando al paciente y cuidadores, con atención individualizada y diferenciada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to reflect on the integration of Leininger's Transcultural and Heller's daily life theories in the support of the care of the elderly with Alzheimer's disease. Method: reflection study guided by the researchers' perceptions, when understanding, in the development of actions, the convergence between the theories. As the procedures, studies about the theme in the fields of nursing and social work were analyzed. Results: text organized in two parts: "Cultural Care of the elderly with Alzheimer's Disease" and "The Daily Care of the elderly with Alzheimer's Disease". The respect for cultural aspects and immediate problems resolution of the elderly with Alzheimer's Disease are interdisciplinary actions integrated in the context of care, from the assumptions of Leininger and Heller, in this scenario used as a foundation for improving the care of patients. Conclusions and Implications for practice: the interdisciplinarity of care in Heller and Leininger is explained by the approximation to the social context, with common elements. Together, these theories provide the best response in promoting the well-being of the elderly with Alzheimer's Disease and its related surrounding. The theories congruence implies an integral and solid care, involves concrete action, based on different assumptions, which strengthen when they come together, benefiting patient and caregivers, with an individualized and differentiated care.
  • Segurança medicamentosa em idosos institucionalizados: potenciais interações Revisão

    Cavalcante, Maria Lígia Silva Nunes; Alcântara, Renata Kelly Lopes de; Oliveira, Isabelly Costa Lima de; Aires, Samia Freitas; Girão, Ana Lívia Araújo; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Identificar as potenciais interações medicamentosas em idosos institucionalizados. Método: Estudo documental, retrospectivo, com abordagem quantitativa, desenvolvida em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos, localizada no nordeste do Brasil. As potenciais interações medicamentosas, do tipo fármaco-fármaco, foram identificadas utilizando o software Drug-Reax® da base de dados Micromedex, e classificadas segundo a gravidade, ao tempo de início e a documentação. Resultados: Nas 286 prescrições, foram detectadas 136 interações medicamentosas nas duas instituições, sendo a maioria classificada como severidade grave. A média de medicamentos prescritos por idosos foi de 4,5. O número de interações medicamentosas apresentou correlação estatisticamente significativa com o tempo de institucionalização e com a quantidade de medicações administradas no dia. Conclusão e implicações para a prática: Foi evidenciado um alto consumo de fármacos e de potenciais interações medicamentosas graves com respostas clínicas significantes. O conhecimento dessas interações é essencial para o estabelecimento de medidas preventivas de segurança na farmacoterapia para essa população.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Identificar las posibles interacciones medicamentosas en ancianos institucionalizados. Metodo: Estudio documental, retrospectivo, con abordaje cuantitativo, desarrollado en dos Instituciones de Larga Permanencia para Ancianos, ubicada en el nordeste de Brasil. Las posibles interacciones medicamentosas, del tipo fármaco-fármaco, fueron identificadas utilizándose el software Drug-Reax® de la base de datos Micromedex, y clasificadas según la gravedad, el tiempo de inicio y la documentación. Resultados: En las 286 prescripciones, se detectaron 136 interacciones medicamentosas en las dos instituciones, siendo la mayoría clasificada como severidad grave. La media de medicamentos prescritos por los ancianos fue 4,5. El número de interacciones medicamentosas presentó correlación estadísticamente significativa con el tiempo de institucionalización y con la cantidad de medicamentos administrados en el día. Conclusión e implicaciones para la práctica: Se evidenció un alto consumo de fármacos y de potenciales interacciones medicamentosas graves con respuestas clínicas significativas. El conocimiento de estas interacciones es esencial para el establecimiento de medidas preventivas de seguridad en la farmacoterapia para esa población.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify the drug interactions among institutionalized elderly. Method: retrospective and documentary study with a quantitative approach developed in two Long Stay Institutions for Elderly, located in northeastern Brazil. Drug interactions were identified by using Drug-Reax® software from the Micromedex database, and they were classified by severity, start time, and documentation. Result: in the 286 analyzed prescriptions, 136 drug interactions were detected in both institutions, most of them classified as severe. The average number of drugs prescribed by the elderly was 4.5. In the analysis of Pearson's correlation, the number of drug interactions showed a statistically significant correlation with the time of institutionalization and with the amount of drugs administered on the day. Conclusion and implications for practice: the high consumption of drugs and serious drug interactions detected with significant clinical repercussions was evidenced in the study. Knowledge of these interactions is essential for the establishment of preventive safety measures in pharmacotherapy.
  • Avaliação de implantação das ações de saúde sexual e reprodutiva na Atenção Primária: revisão de escopo Revisão

    Paiva, Carla Cardi Nepomuceno de; Caetano, Rosângela

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Caracterizar pesquisas de avaliação de implantação com alvo em ações de saúde sexual e reprodutiva e descrever fatores que favorecem ou obstaculizaram a sua implantação na Atenção Primária à Saúde. Método: Revisão de escopo realizada a partir das bases de dados LILACS, MEDLINE, SCOPUS, Web of Science, CINAHL e POPLINE e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Dados coletados em janeiro de 2019 e analisados segundo a literatura de avaliação em saúde. Um revisor realizou a seleção e extração. Foram incluídos artigos e pesquisas acadêmicas desenvolvidas no cenário brasileiro e publicadas entre janeiro de 1994 e janeiro de 2019. Resultados: Das 14 publicações incluídas, mais da metade corresponderam aos cuidados pré-natais e ao planejamento reprodutivo. A avaliação identificou que questões do contexto e da estrutura física influenciaram na implantação. Conclusão e implicações para a prática: Esforços da gestão e dos profissionais são necessários para a implantação, manutenção, reformulação e avaliação dessas ações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo: Caracterizar investigaciones de evaluación de implantación con foco en acciones de salud sexual y reproductiva y describir factores que favorecen u obstaculizaron su implantación en la Atención Primaria a la Salud. Método: Revisión de escopo realizada a partir de las bases de datos LILACS, MEDLINE, SCOPUS, Web of Science, CINAHL y POPLINE y la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones. Datos recogidos en enero de 2019 y analizados según la literatura de evaluación en salud. Selección y extracción hecha por revisor. Se incluyeron artículos e investigaciones académicas desarrolladas en el escenario brasileño y publicadas entre enero 1994 y enero 2019. Resultados: De las 14 publicaciones incluidas, la mayoría correspondió a cuidados prenatales y planificación reproductiva. La evaluación identificó que cuestiones de contexto y estructura física influenciaron en la implantación. Conclusión e implicaciones para la práctica: Esfuerzos de la gestión y de los profesionales son necesarios para implantación, mantenimiento, reformulación y evaluación de esas acciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective: To characterize researches that evaluate actions implemented with a focus on sexual and reproductive health; to describe factors that favor or hinder its application in Primary Health Care. Method: Scope review performed from the databases LILACS, MEDLINE, SCOPUS, Web of Science, CINAHL and POPLINE, and in the Brazilian Electronic Theses and Dissertations Digital Library. Data collected in January 2019 and analyzed according to the health evaluation literature. One reviewer performed the selection and extraction. Articles and academic research developed in the Brazilian scenario and published between January 1994 and January 2019 were included. Results: Of the 14 publications included, more than half corresponded to prenatal care and reproductive planning. The evaluation identified issues of context, and physical infrastructure influenced the implementation. Conclusion and implications for practice: Management and professional efforts are necessary for the implantation, sustainability, reformulation, and evaluation of these actions.
  • Desafios para implantação da cadeia de custódia para as vítimas de estupro no Distrito Federal Revisão

    Arrais, Alessandra; Zerbini, Elen Carioca; Jota, Fernanda Schieber Saúde Vilas Boas de Oliveira; Almeida, Renata Rodrigues de Melo; Costa, Arlete Rodrigues Chagas da; Silva, Katiane Tavares da

    Resumo em Português:

    Resumo A Cadeia de Custódia implica no adequado processo de coleta, registro e armazenagem do vestígio da violência sexual, garantindo a confiabilidade do material que será encaminhado como prova pericial. Sua instalação no Sistema Único de Saúde tem enfrentado desafios. Objetivos: Conhecer o atendimento à vítima de violência sexual em maternidade pública do DF e avaliar o conhecimento da equipe acerca da legislação sobre cadeia de custódia. Método: Estudo transversal, quantitativo e descritivo, com 134 profissionais de medicina e enfermagem que atuam na emergência obstétrica, que responderam a um questionário, submetido à análise estatística descritiva e o Teste Qui-Quadrado. Resultados: Dentre os 78,95% dos profissionais que afirmaram atender vítimas de violência sexual, 25,71% as consultam em 10 minutos e 14.18% receberam capacitação específica. O diagnóstico situacional revela que o atendimento é superficial, centrado em questões médicas e a coleta de vestígios é inexistente. Conclusão e implicações para a prática de enfermagem: Uma mudança generalizada de postura é necessária para que seja possível implantar a cadeia de custódia na maternidade estudada. É fundamental desenvolver um o atendimento para além de questões médicas, e que inclua questões periciais. Sugere-se uma atuação colaborativa entre médicos e enfermeiros, tendo a enfermagem como epicentro desse processo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Cadena de Custodia implica el adecuado proceso de recolección, registro y almacenamiento del vestigio de la violencia sexual, garantizando confiabilidad al material encaminado como prueba pericial. Su instalación en el Sistema Unico de Salud ha enfrentado desafíos. Objetivos: Conocer la atención a la víctima de violencia sexual en maternidad pública del Distrito Federal y evaluar el conocimiento del equipo acerca de la legislación sobre cadena de custodia. Método: Estudio transversal, cuantitativo y descriptivo, con 134 profesionales de medicina y enfermería actuantes en la emergencia obstétrica, que respondieron un cuestionario, sometido al análisis estadístico descriptivo y al Test Qui-Cuadrado. Resultados: Entre el 78,95% de los profesionales que afirmaron atender a víctimas de violación, 25,71% las consultan en 10 minutos y 14.18% recibieron capacitación específica. El diagnóstico situacional revela que la atención es superficial, centrada en cuestiones médicas y la recolección de vestigios es inexistente. Conclusión e implicaciones para la práctica de enfermería: Un cambio generalizado de postura es necesario para posibilitar la implantación de la cadena de custodia en la maternidad estudiada. Es fundamental desarrollar una atención más allá de cuestiones médicas y que incluya cuestiones periciales. Se sugiere una actuación colaborativa entre médicos y enfermeros, teniendo la enfermería como epicentro de ese proceso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Chain of Custody implies adequate collection, recording, and storage of the vestige of sexual violence, guaranteeing the reliability of the material that will be forwarded as expert evidence. Its implementation in the Unified Health System has faced challenges. Objective: To know the attendance to victims of sexual violence in the public maternity of Federal District and evaluate the knowledge of the team about the legislation on a chain of custody. Method: Cross-sectional, quantitative, and descriptive study with 134 medical and nursing professionals working in the obstetric emergency, who answered a questionnaire, submitted to descriptive statistical analysis and the Qui-Square Test. Results: Of the 78.95% of professionals who reported attending to victims of sexual violence, 25.71% consulted in 10 minutes, and 14.18% received specific training. The situational diagnosis reveals that the care is superficial, centered on medical issues, and the collection of vestiges is non-existent. Conclusion and implications to nursing practice: A generalized change of posture is necessary so that it is possible to implant the chain of custody in the maternity studied. It is essential to develop care beyond medical issues, and which includes forensics. It is suggested a collaborative action between physicians and nurses, with nursing as the epicenter of this process.
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