Acessibilidade / Reportar erro
ARS (São Paulo), Volume: 8, Número: 15, Publicado: 2010
  • Ensaio fotográfico

    Freitas, Iole de
  • Sem título (poema)

    Campos, Haroldo de
  • Arte-educação e meio ambiente: apontamentos conceituais a partir de uma experiência de arte-educação e educação ambiental

    Rizzi, Maria Christina de Souza Lima; Anjos, Ana Cristina Chagas dos

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta algumas reflexões desenvolvidas ao longo de um trabalho de arte-educação e meio ambiente realizado no âmbito das ações do IPEH - Instituto de Pesquisas em Ecologia Humana, uma organização social sediada no município de Caieiras, entre 2006 e 2008: (1) "I Seminário de formação de professores em arte-educação ambiental". Curso semipresencial para educadores "Arte-Educação ambiental" (2006); (2) Oficina de Arte-Educação, curso semipresencial de Percepção ambiental e DVD Arte-Educação ambiental: construindo uma experiência com arte-educação (2007); (3) a publicação paradidática O rio pelos trilhos: introdução à história de Perus e Cajamar (2008).

    Resumo em Inglês:

    The present article proposes reflections around some actions developed during a project on art education and environment put forward by IPEH (Human Ecology Research Institute), a social organization in the town of Caieiras (São Paulo, Brazil), from 2006 to 2008: (1) a teacher formation seminar on Environmental art-education and the semi-presential course for teachers "Environmental art-education" (2006); (2) an Art-Education workshop, a semipresential course on Environmental perception and the DVD Environmental art-education (2007); (3) the educational publication: O rio pelos trilhos: introdução à história de Perus e Cajamar (2008).
  • Copy/paste: algumas considerações sobre a colagem na produção artística contemporânea

    Iwasso, Vitor Rezkallah

    Resumo em Português:

    Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, "recortar", "copiar" e "colar", tornaram-se operações familiares, padrão determinante de um novo modo de se relacionar com a informação visual. Aprofundando a inter-relação entre colagem, inovação tecnológica e cultura de massa, este texto sugere algumas possibilidades de atualização da poética do fragmento na produção artística contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    Through the development of digital technologies, operations such as to "cut", "copy" and "paste" became colloquial; a pattern that establishes a new way to deal with visual information. Emphasizing the inter-relations between collage, technological innovation and mass culture, this article suggests some possibilities of bringing up to date the poetics of fragment in contemporary art production.
  • A relevância de Klein hoje

    Bois, Yve-Alain

    Resumo em Português:

    Para se aproximar do trabalho de Yves Klein, o autor reproduz alguns argumentos de Theodor Adorno sobre a música de Wagner, formulados em dois momentos - em 1937-1938, sob a experiência do fascismo, e em 1963, com 30 anos de "distância". No primeiro texto, Adorno mostrava, na obra de Wagner, os aspectos que traíam a gestação do fascismo. No segundo reconhecia que, com o novo momento histórico, outras camadas vinham à baila naquela obra; ela havia mudado, e a posição de Adorno em relação a ela tornava-se "ambivalente". Partindo do paralelismo com Wagner, Bois revisita o trabalho de Klein buscando revelar, em seus ardis e encenações, para além da simples adesão aos expedientes da indústria cultural, uma espetacularização do próprio espetáculo, que acaba por esvaziá-lo.

    Resumo em Inglês:

    In order to approach the work of Yves Klein, the author recalls the arguments of Theodor Adorno in regard to the music of Richard Wagner, presented in two different texts - the first written in 1937-1938, under the experience of fascism, and the other in 1963, with a "distance" of 30 years. In the first text, Adorno highlighted, in the work of Wagner, the aspects that betrayed the birth of fascism. In the second one he recognized that, along with the new historical moment, other layers emerged in Wagner's work; it had changed, and Adorno's position toward it became "ambivalent". Starting with a parallelism with Wagner, Bois reexamines the work of Yves Klein, trying to reveal, in his use of staging and artifice, beyond the mere acceptance of the expedients of the culture industry, a spectacularization of spectacle itself, that ends up by deflating it.
  • De musas a autoras: mulheres, arte e tecnologia no Brasil

    Osthoff, Simone

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda tanto realizações pioneiras quanto trabalhos midiáticos contemporâneos criados por artistas brasileiras trabalhando com meios como a música eletroacústica, o neon, a holografia, o cinema, "quase cinema", vídeo, fotografia, performance e instalação multimídia, mundos virtuais e o ativismo cultural on-line. Partindo de uma discussão sobre a questão controversa do gênero no Brasil, o artigo tece considerações sociais, estéticas e epistemológicas. Como regra geral, as artistas examinadas aqui não exploraram questões femininas como um projeto, nem estavam interessadas em teorias feministas per se. Não obstante, elas contribuíram para o avanço das artes midiáticas no Brasil. O recorte panorâmico deste artigo, apesar do grande número de artistas abordadas, não é de forma alguma uma análise completa, mas sim uma primeira avaliação que, esperamos, estimule a realização de futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    This article surveys both pioneer accomplishments and contemporary works by Brazilian women media artists ranging from electro-acoustic music to neon light, holography, cinema, experimental film, video, photography, kinetic and multimedia performances and installations, virtual worlds, and Web-based cultural activism. It begins with a discussion of the controversial issue of gender in Brazil, weaving social, aesthetic, and epistemological concerns. As a general rule, the artists examined here did not explore women's issues as a project nor were they interested in feminist issues per se. Nevertheless, they contributed to the advancement of media arts in Brazil with critical feminine perspectives. This overview, despite the large number or artists, is by no means a complete survey, but rather a first assessment, which will hopefully instigate further research.
  • Uma resenha, mesmo que tardia: Roberto Pontual e a sobrevida da questão da identidade nacional na arte brasileira dos anos 1980

    Chiarelli, Tadeu

    Resumo em Português:

    Partindo do panorama traçado pelo crítico carioca Roberto Pontual em Explode Geração!, livro publicado em 1985, pretende-se analisar em que medida a questão da identidade brasileira na arte realizada no país encontrou respaldo na cena dos anos 1980, momento em que a produção de uma jovem geração de artistas foi alinhada à tradição do barroco brasileiro, tradição esta que, segundo o crítico, perpassaria e alinhavaria alguns dos trabalhos do período, fornecendo-lhes uma espécie de chancela de uma brasilidade insuspeita, a despeito de todo contato que travavam com a arte internacional. Esta "resenha tardia" propõe-se tão somente indicar caminhos possíveis para futuros estudos mais detalhados acerca de tal questão.

    Resumo em Inglês:

    Departing from the broad outlook delineated by the Brazilian (born in Rio de Janeiro) art critic Robert Pontual in his book Explode Geração!, published in 1985, this article intends to assess to what extent has the issue of Brazilian identity within art production in the country found resonance amid the artistic scene of the 1980s, a moment in which the production of a younger generation of artists who had been aligned to the tradition of the Brazilian barroque, a tradition that, according to the critic, would cut through and bring together some of the artworks of that period, bestowing upon them a token of unsuspected Brazilianness, in spite of all the contacts and links established among them and the art produced in the international sphere. This "late review" is a mere attempt to pinpoint some pathways for future more detailed studies about the matter.
  • Artes visuais nas universidades: um espaço para fazer, experimentar, pensar e aprender a ver

    Weiss, Luise

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretende focalizar questões do ensino de Arte nas universidades; o papel dos professores/artistas e a formação abrangente do curso de Artes Visuais. Destaca-se a importância das experimentações e pesquisas desenvolvidas nos ateliês simultaneamente à presença de estudos de História da Arte, Estética e Filosofia da Arte.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to focus on issues of teaching Art in universities, the role of teachers/artists and comprehensive training course of Visual Arts. The study highlights the importance of trials and surveys conducted in the workshops while the presence of studies in Art History, Aesthetics and Philosophy of Art.
  • Performing life

    Kaprow, Allan

    Resumo em Português:

    Após uma introdução às preocupações que o levaram à criação dos Happenings e, mais tarde, das Activities, Kaprow se dedica a pensamentos sobre o ato de respirar. Essa "consciência sobre o que fazemos e sentimos a cada dia, sua relação com a experiência alheia e com a natureza à nossa volta" torna-se, justamente, a "performance da vida" a que alude o título do ensaio. No final, o autor apresenta um esboço para uma "possível peça com a respiração".

    Resumo em Inglês:

    After an introduction to the issues involved in the creation of the early Happenings and later Activities, Kaprow reflects on the act of breathing. "Such consciousness about what we do and feel each day, it's relation to other's experience and to nature around us" becomes the "performance of living" that the title suggests. Later, the author presents a sketch for a "possible breathing piece".
  • Dossiê Lupe Cotrim

  • A professora-poeta

    Xavier, Ismail
  • Ser poeta: Lupe Cotrim, 40 anos depois

    Gouvêa, Leila V.B.

    Resumo em Português:

    Este texto faz uma síntese dos eventos Ser poeta: Lupe Cotrim, 40 anos depois, promovidos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), em março de 2010. Além de um seminário sobre obra e vida da "professora-poeta", os eventos desdobraram-se em uma exposição com peças de seu acervo, recentemente incorporado pelo IEB, e num recital, com a primeira apresentação de canções compostas por Almeida Prado sobre poemas da autora.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a résumé of the events Being poet: Lupe Corim, 40 years afterwards, promoted by Instituto de Estudos Brasileiros of Universidade de São Paulo (IEB-USP) in March 2010. Beyond a seminar about the life and work of the teacher and poetess, the events had included an exposition of her private records' pieces, recently incorporated into the Archives of the IEB; and a recital that had presented the première of songs recently composed by Almeida Prado on some Lupe Cotrim's poems.
  • Lupe e paisagem

    Milanesi, Luís
  • Lupe Cotrim: um cristal puro

    Leal, César

    Resumo em Português:

    Este artigo revisita a poesia lírica de Lupe Cotrim Garaude, avaliando que essa produção, interrompida pela morte prematura da autora, merece destaque entre as dos poetas brasileiros surgidos após 1950.

    Resumo em Inglês:

    This article revisits Lupe Cotrim Garaude's lyric poetry, estimating that this production, breaked off with her premature death, merits a special place among those of Brazilian poets that had emerged after 1950.
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br