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CoDAS, Volume: 31, Número: 2, Publicado: 2019
  • Fonoaudiologia baseada em evidências: o papel das revisões sistemáticas Carta Ao Editor

    Miranda, Vanessa Souza Gigoski de; Marcolino, Miriam Allein Zago; Rech, Rafaela Soares; Barbosa, Lisiane de Rosa; Fischer, Gilberto Bueno
  • Parâmetros cardiorrespiratórios em bebês cardiopatas: variações durante a alimentação Artigo Original

    Miranda, Vanessa Souza Gigoski de; Souza, Paula Colvara de; Etges, Camila Lúcia; Barbosa, Lisiane de Rosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a variação dos parâmetros cardiorrespiratórios na alimentação de bebês cardiopatas. Método Estudo transversal controlado, realizado com bebês de 0 a 6 meses de idade, de ambos os gêneros, em um hospital de referência para cirurgia cardíaca pediátrica. Foram divididos em grupo de estudo os bebês com diagnóstico médico de cardiopatia congênita, pós-cirurgia cardíaca e em grupo controle, composto de bebês sem comorbidades pré-estabelecidas como fatores de risco para disfagia. Realizada monitorização de sinais vitais e oximetria de pulso antes, durante e após a avaliação clínica da deglutição nos dois grupos. Resultados Há diferença significativa da frequência cardíaca entre os dois grupos já anterior à avaliação, porém foi observado aumento acentuado do parâmetro no grupo estudo durante a oferta de via oral. A variação da frequência respiratória foi significativa durante a oferta de seio materno no grupo estudo, que também apresentou maior queda de saturação quando comparada a do grupo controle. Conclusão Há variação de parâmetros cardiorrespiratórios durante alimentação de bebês cardiopatas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the variation of cardiorespiratory parameters in the feeding of cardiopathy infants. Methods A cross-sectional, controlled study was performed on infants from 0 to 6 months of age, both genders, at a referral hospital for pediatric cardiac surgery. They were divided into a group study of infants with a medical diagnosis of congenital heart disease, post-cardiac surgery and in a control group composed of infants with no co-morbidities pre-established as risk factors for dysphagia. Vital signs monitoring and pulse oximetry were performed before, during and after clinical evaluation of swallowing in both groups. Results There was a significant difference in heart rate between the two groups prior to the evaluation, however, a marked increase was observed in the study group during the oral route. The respiratory rate variation was significant during the maternal breast offer in the study group, which also showed a greater decrease in saturation when compared to the control group. Conclusion There is variation of cardiorespiratory parameters during feeding of cardiopathy infants.
  • O uso da voz em artistas de rua Artigo Original

    Souza, Mayara Kerolyn de; Nascimento, Cynthia Maria Barboza do; Lucena, Jonia Alves; Lira, Zulina Souza de; Araújo, Ana Nery Barbosa de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar o uso da voz em artistas de rua, a partir da autorreferência de queixas vocais, desvantagem vocal associada à profissão, percepção do ambiente e condições de uso da voz na atividade, e representação da voz para a atividade profissional. Método Participaram 24 artistas de rua, que preencheram os protocolos ESV (Escala de sintomas vocais), IDV-10 (Índice de Desvantagem Vocal), além de dois questionários, um composto por questões objetivas relacionadas ao ambiente e condições de trabalho e um segundo com perguntas abertas sobre representação da voz. Para análise quantitativa, foi realizada uma estatística simples verificando a média do ESV e IDV-10 e para o questionário de perguntas fechadas, a frequência e a porcentagem dos resultados. Na análise qualitativa, foi utilizado o método de análise do conteúdo. Resultados A média do resultado da ESV foi acima do ponto de corte da normalidade e do IDV-10 dentro da normalidade. Surge como fator de risco vocal o não uso do microfone, o ambiente de trabalho com poeira e fumaça e o local de trabalho ser ruidoso incomodativo. Sobre a representação da voz, foram identificadas três categorias: importância da voz para os artistas de rua, cuidados com a voz e o impacto da voz sobre as pessoas. Conclusão Existem queixas vocais, porém não há impacto na qualidade de vida. O ambiente e condições de trabalho trazem riscos a distúrbios da voz. A representação da voz para o grupo se relaciona à sua atividade profissional, relação com público, satisfação pessoal e profissional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the voice use of street artists from their vocal complaints, vocal disadvantage related to their profession, the perception of the conditions and the environment in which they use their voice, in addition to the role of the voice in their profession. Methods Twenty-four street artists participated in this study. They all responded to two protocols: Vocal Symptoms Scale (VSS) and Vocal Disadvantage Index (VDI-10), and to two questionnaires: one with objective questions related to their working conditions and environment, and the other containing open questions regarding the meaning of the voice. Mean values of responses to both protocols were calculated. Frequency description and percentiles present the results of the questionnaire with closed questions. Analysis of the data from the questionnaire with open questions was done using the content analysis method. Results Mean values of the VSS were above normal limits, while the mean values of the VDI-10 were within normal limits. Some risk factors for vocal disorders were found, as the lack of use of the microphone and a dusty, smoky, and noisy working environment. Regarding the importance of the voice, two categories were identified: the need to care for their voice and the impact their voice has on people. Conclusion There are vocal complaints among street artists, but no vocal disadvantage was found. The working conditions and environment are a risk to the artists’ voice. The importance of the voice to the group is related to their professional activities, relation with the public, and professional and personal satisfaction.
  • Comparação da ocorrência de sinais e sintomas de alteração vocal e de desconforto no trato vocal em professores de diferentes níveis de ensino Artigo Original

    Limoeiro, Fernanda Muniz Haddad; Ferreira, Ana Elisa Moreira; Zambon, Fabiana; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar e comparar a ocorrência de sinais e sintomas de voz e de desconforto no trato vocal em docentes de diferentes níveis de ensino. Método Participaram da pesquisa 112 docentes, de ambos os gêneros, de diferentes níveis de ensino, sendo: 38 do Ensino Infantil, 28 do Ensino Fundamental I, 18 do Ensino Fundamental II e 28 do Ensino Médio. Os participantes autoavaliaram suas vozes e responderam um questionário de caracterização pessoal e do trabalho, a Lista de Sinais e Sintomas Vocais, a Escala do Desconforto do Trato Vocal (somente frequência da sensação). Os dados obtidos foram analisados estatisticamente em função dos níveis de ensino utilizando-se o Teste Krukal-Wallis e o Teste Qui-quadrado de Pearson (p<0,05). Resultados No ensino médio, a mediana de idade e a frequência de docentes do gênero masculino foi significativamente maior que nos demais níveis de ensino. Não houve diferença na autoavaliação vocal, na ocorrência de sinais e sintomas vocais e na frequência de desconforto no trato vocal, em função do nível de ensino dos docentes. Conclusão Conclui-se que não houve diferença na ocorrência de sinais e sintomas de voz e de desconforto no trato vocal em docentes de diferentes níveis de ensino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze and compare the occurrence of signs and symptoms of voice and vocal tract discomfort in teachers from different educational levels. Methods There were 112 teachers, of both sexes, of different grade levels, as follows: 38 of kindergarten, 28 of elementary I, 18 elementary school II and 28 high school. Participants self-rated their voices and answered a questionnaire of personal characteristics and work, Signs and Symptoms Vocal Check list, the Vocal Tract Discomfort Scale (frequency scale). The data were statistically analyzed according to the teaching levels using the Kruskal-Wallis test and Pearson’s Chi-Square test (p < 0.05). Results In high school, the median age and the frequency of male teachers was significantly higher than in other levels of education. There was no difference in the vocal self-assessment, the occurrence of vocal signs and symptoms and frequency of vocal tract discomfort, depending on the level of education of teachers. Conclusion It is concluded that there was no difference in the occurrence of signs and symptoms of voice and vocal tract discomfort in teachers from different educational levels.
  • Comparação dos aspectos funcionais da deglutição e indicadores clínicos em pacientes com traumatismo cranioencefálico em UTI Artigo Original

    Ferrucci, Juliana Lopes; Sassi, Fernanda Chiarion; Medeiros, Gisele Chagas de; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo caracterizar e comparar os aspectos funcionais da deglutição e indicadores clínicos na população com traumatismo cranioencefálico (TCE) em unidade de terapia intensiva. Método Participaram do estudo 113 adultos com diagnóstico de TCE. As etapas de coleta de dados envolveram: a avaliação fonoaudiológica clínica do risco de broncoaspiração, determinação do nível funcional da deglutição (American Speech-Language-Hearing Association National Outcome Measurement System – ASHA NOMS), determinação da gravidade clínica do indivíduo de acordo com a Sequential Organ Failure Assessment (SOFA). Resultados Após a aplicação dos critérios de inclusão, os pacientes selecionados foram agrupados de acordo com os níveis funcionais de deglutição: níveis 1 e 2 – ASHA1 (n=25); níveis 3, 4 e 5 – ASHA2 (n=37); níveis 6 e 7 – ASHA3 (n=51). As análises estatísticas indicaram os seguintes resultados significantes: o grupo ASHA3 apresentou menor gravidade do TCE no momento da avaliação fonoaudiológica, menor tempo de intubação orotraqueal (um terço a menos que o grupo mais grave), ficou menos tempo hospitalizado e necessitou de menos sessões de atendimento fonoaudiológico para o retorno seguro para via oral de alimentação. Os sinais clínicos preditores de broncoaspiração que mais diferenciaram os grupos foi a presença de ausculta cervical alterada e presença de tosse após a deglutição, sendo que o grupo ASHA3 apresentou esses sinais com menor frequência. Conclusão O escore SOFA e o tempo de intubação orotraqueal foram indicadores do prognóstico da funcionalidade da deglutição. A presença ausculta cervical alterada e tosse foram preditores clínicos de disfagia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize and compare the functional aspects of swallowing and clinical markers in intensive care patients with traumatic brain injury (TBI) in Intensive Care Unit (ICU). Methods Participants of this study were 113 adults diagnosed with TBI. Data collection stage involved: clinical assessment of the risk for bronchoaspiration performed by a speech-language therapist; assessment of the functional level of swallowing (American Speech-Language-Hearing Association National Outcome Measurement System – ASHA NOMS ); assessment of the patient’ health status (Sequential Organ Failure Assessment - SOFA). Results After the inclusion criteria were applied, patients were grouped according to their swallowing functional level: levels 1 and 2 – ASHA1 (n=25); levels 3, 4 and 5 – ASHA2 (n=37); levels 6 and 7 – ASHA3 (n=51). The statistical analyses indicated the following significant results: the ASHA3 group presented lower severity levels of TBI at the clinical assessment of bronchoaspiration, remained less time intubated (approximately um third less than the more severe group), remained fewer days in hospital and needed less therapy sessions to return to safe oral feeding. The clinical predictor signs for bronchoaspiration that best characterized the groups were the presence of altered auscultation and the presence of coughing after swallowing. Patients in the ASHA3 group presented these signs less frequently. Conclusion The score obtained on the SOFA and the time of orotracheal intubation were identified as the prognostic indicators of functional swallowing. The presence of altered cervical auscultation and coughing were clinical predictors of dysphagia.
  • Relação entre a etiologia da respiração oral e a pressão máxima da língua Artigo Original

    Pereira, Tiago Costa; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes; Motta, Andréa Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a existência de relação entre pressão máxima da língua e a etiologia da respiração oral em crianças respiradoras orais atendidas em um Ambulatório do Respirador Oral. Método Foi conduzido um estudo transversal observacional descritivo e analítico com 59 crianças respiradoras orais com idades entre três e 12 anos (média de 6,5 anos e DP=2,4). Para a coleta da pressão de língua, foi utilizado o Iowa Oral Performance Instrument – (IOPI) e dados sobre a etiologia da respiração oral e oclusão dentária foram coletados nos prontuários desses pacientes para análise. As associações entre a pressão máxima da língua e a etiologia da respiração oral, idade, gênero e oclusão dentária foram verificadas pelo teste T, ANOVA, coeficiente de Spearman e Teste de Tuckey, utilizando-se nível de significância de 5%. Resultados Houve correlação moderada e positiva entre idade e pressão máxima, verificou-se que houve diferença estatisticamente significativa entre a pressão máxima da língua e as variáveis hipertrofia da tonsila faríngea e hipertrofia das tonsilas palatinas. Não foram verificadas diferenças estatísticas entre as outras variáveis. Conclusão Conclui-se que as obstruções mecânicas, dentre elas a hipertrofia das tonsilas faríngea e palatinas alteram a pressão máxima de língua em crianças respiradoras orais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the relationship between maximum tongue pressure and the etiology of oral breathing in oral breathing children attended at the Oral Respiratory Outpatient Clinic. Methods A descriptive and analytical cross-sectional study was accomplished with 59 mouth breathing children aged 3 to 12 years (mean age 6.5 years and SD: standard deviation= 2.4). To collect tongue pressure, the Iowa Oral Performance Instrument (IOPI) was used and data regarding the etiology of oral breathing and dental occlusion were collected in the records of these patients for analysis. The associations between the maximum tongue pressure and the etiology of oral breathing, age, gender and dental occlusion were verified by the T test, ANOVA, Spearman's coefficient and Tuckey's test, using a significance level of 5%. Results There was a moderate and positive correlation between age and maximum pressure, it was verified that there was a statistically significant difference between the maximum tongue pressure and the variables pharyngeal tonsil hypertrophy and palatine tonsil hypertrophy. There were no statistical differences between the other variables. Conclusion It was concluded that mechanical obstructions, among them the pharyngeal and palatine tonsil hypertrophy alter the maximum tongue pressure in oral breathing children.
  • Relação da DTM dolorosa com a função de fala: Quais as possíveis características de movimentos mandibulares e os principais sintomas relatados? Artigo Original

    Melchior, Melissa de Oliveira; Mazzetto, Marcelo Oliveira; Magri, Laís Valencise

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar os movimentos mandibulares de pacientes com DTM dolorosa durante a função de fala, a fim de compreender possíveis alterações e quais subgrupos de pacientes podem apresentá-las. Além de identificar quais sinais e sintomas relacionados com a DTM dolorosa são percebidos no desempenho desta função. Método Trinta e dois sujeitos com idade entre 18 e 60 anos (35,1 ± 8,9), 23 com DTM ( DC/TMD; oito homens e 15 mulheres) e nove controles foram avaliados quanto à: autopercepção de sinais e sintomas de DTM durante a fala (ProDTMMulti); amplitude de movimentos mandibulares durante a leitura de lista de palavras (eletrognatografia, Jaw Motion Analyses). Foi calculada a porcentagem de utilização de movimento durante o desempenho da fala em função da amplitude máxima individual, e foram subdivididos grupos de pacientes com DTM dolorosa (DTM-D) e dolorosa/articular (DTM-D/A). Resultados O grupo DTM-D/A apresentou maior porcentagem de utilização de movimento na lateralidade durante a fala que os demais grupos. A dor, os ruídos articulares e a dificuldade para falar foram os sinais/sintomas mais relatados no desempenho da fala. A percepção de ruídos articulares e a presença de desvios laterais foram significativamente superiores no grupo DTM-D/A (p<0,05). Conclusão Os desvios laterais são a principal alteração de movimento mandibular durante o desempenho da fala na DTM dolorosa. Tais desvios são mais esperados nos quadros de DTM articular (deslocamentos de disco e doenças degenerativas). A percepção de dor e de ruídos articulares são as principais queixas relacionadas à função orofacial de fala em indivíduos com DTM dolorosa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective To analyze the mandibular movements of patients with painful TMD during the speech function in order to understand possible alterations and which subgroups of patients may present them. In addition to identifying which signs and symptoms related to painful TMD are perceived in the performance of this function. Methods Thirty-two subjects aged between 18-60 years old (35.1 ± 8.9), 23 with TMD ( DC/TMD; eight men and 15 women) and nine controls were evaluated regarding: self-perception of TMD signs and symptoms during speech (ProTMDMulti); range of mandibular movements during the reading of a word list (electrognatography, Jaw Motion Analyzes). The percentage of movement usage during the speech performance as a function of maximum individual amplitude was calculated, and groups of patients with painful TMD (TMD-D) and painful/joint (TMD-D/A) were subdivided. Results The TMD-D/A group presented a higher percentage of use of lateral movement during speech than the other groups. Pain, joint noise, and difficulty in speaking were the most commonly reported signs/symptoms of speech performance. The perception of joint noises and the presence of lateral deviations were significantly higher in the TMD-D/A group (p<0.05). Conclusion The lateral deviations are the main alteration of the mandibular movement during the speech performance in painful TMD. Such deviations are more expected in joint TMD (disc displacement and degenerative diseases). The perception of pain and joint noise are the main complaints related to the orofacial speech function in individuals with painful TMD.
  • Qualidade de vida e determinantes sociais em usuários de aparelho de amplificação sonora individual Artigo Original

    Ribeiro, Urssula Aparecida Santos Leal; Souza, Valquíria Conceição; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a associação entre qualidade de vida, aspectos socioambientais e estado geral de saúde de usuários de um Serviço de Atenção à Saúde Auditiva. Método Estudo observacional analítico do tipo transversal, com amostra aleatória simples. Realizou-se entrevista semiestruturada com 114 adultos e idosos, entre 19-92 anos, usuários de AASI atendidos em um serviço de saúde auditiva. Os participantes responderam questões referentes à caracterização, dados sociodemográficos e qualidade de vida. Para estudo dos aspectos assistenciais, realizou-se busca nos prontuários. Foram realizados os testes Mann Whitney, Quiquadrado e Exato de Fisher para associação. As análises foram realizadas no software STATA considerando 5% de significância. Para a análise multivariada, iniciou-se o modelo cheio com todas as variáveis significativas a 20%. Considerou-se modelo de regressão logística, sendo repetido até restarem as variáveis com p<5%. Resultados A maioria dos participantes era do gênero feminino, com idade superior a 60 anos e realizou a primeira consulta com o fonoaudiólogo. Quanto ao WHOQOL-bref, mais da metade da amostra relatou boa qualidade de vida e satisfação com a saúde. Em relação às queixas associadas, a maioria dos que não apresentavam tontura, plenitude auricular e depressão referiu boa qualidade de vida. Observou-se associação com significância estatística entre a satisfação com a saúde, maior média de idade e menor escolaridade. Na análise multivariada, o uso efetivo do AASI e não apresentar histórico de tontura associaram-se à boa qualidade de vida. Para a variável saúde, verificou-se que não apresentar tontura aumentou as chances de estar satisfeito com a saúde, enquanto que a cada ano a mais de escolaridade a chance de estar satisfeito reduziu. Conclusão O uso do AASI está relacionado a uma boa percepção da qualidade de vida e do estado de saúde de indivíduos que apresentam perda auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the association between quality of life, socioenvironmental aspects and general health status of users of an Auditory Health Care Service. Methods Cross-sectional observational study with simple random sample. A semi-structured interview was conducted with 114 adults and elderly, aged 19-92, Individual Hearing Aids (IHA) users in an auditory health service. Participants answered questions regarding characterization, sociodemographic data and quality of life. To study the aspects of care, a search was carried out in the medical records. Mann Whitney, Chi-square and Fisher Exact tests were performed for association. The analyses were performed in the STATA software considering a 5% significance level. For the multivariate analysis, the full model was started with all significant variables at 20%. A logistic regression model was used to repeat the variables with p <5%. Results The majority of the participants was female, aged over 60 years and had their first consultation with the speech-language therapist. As for WHOQOL-bref, more than half of the sample reported good quality of life and health satisfaction. Regarding the complaints associated with the majority of those who did not present dizziness, ear fullness and depression reported good quality of life. It was observed an association with statistical significance between health satisfaction, higher mean age and lower schooling. In the multivariate analysis, the effective use of hearing aids and no history of dizziness were associated with good quality of life. For the health variable it was found that not having dizziness increased the chances of being satisfied with health while each year the more schooling the chance to be satisfied reduced. Conclusion The use of IHA is related to a good perception of the quality of Life and health status of individuals with hearing loss.
  • Reabilitação pós-AVC: identificação de sinais e sintomas fonoaudiológicos por enfermeiros e médicos da Atenção Primária à Saúde Artigo Original

    Anderle, Paula; Rockenbach, Sheila Petry; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um agravo comum para a população e um problema para a saúde pública global em termos de mortalidade, deficiência e demanda de custos. O objetivo deste estudo é verificar quais grupos de comorbidades ligados aos distúrbios fonoaudiológicos são identificados por médicos e enfermeiros das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para encaminhamento à reabilitação fonoaudiológica e continuidade do cuidado de pacientes pós-AVC nas Atenções Primária e Secundária à Saúde (APS). Método Participaram 22 médicos e enfermeiros das equipes de ESF apoiadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, no sul do Brasil. Um questionário desenvolvido para este estudo foi respondido, explorando variáveis sociodemográficas, histórico de formação, atuação profissional e condutas ao paciente com AVC. Análise descritiva dos dados (frequências absoluta e relativa) foi realizada no Software SPSS 22. Resultados Dos entrevistados, 77,3% encaminham pacientes pós-AVC para fisioterapia e 54,5%, para reabilitação fonoaudiológica. Nenhum profissional realiza encaminhamento por sequelas cognitivas de compreensão; 90,0% encaminham por distúrbios de linguagem expressiva na fala. Para alterações do sistema estomatognático, 80,0% dos médicos não encaminham para fonoaudiólogo e 83,3% dos enfermeiros o fazem. Conclusão Os profissionais demonstraram dificuldade em identificar distúrbios fonoaudiológicos ligados à cognição e ao sistema estomatognático, não encaminhando para reabilitação fonoaudiológica nas Atenções Primária e Secundária à Saúde. Os resultados apontam para a necessidade de ações que auxiliem no processo de educação permanente e melhorem o conhecimento das equipes de APS, para que as sequelas fonoaudiológicas sejam devidamente identificadas e encaminhadas para reabilitação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Stroke is a common disease for people and a global public health concern in terms of mortality, disability, and cost demand. This study aims to assess which groups of comorbidities related to speech-language disorders are identified by physicians and nurses of the Family Health Strategy (FHS) as to be referred to post-stroke speech-language rehabilitation at Primary and Secondary Health Care. Methods Twenty-two physicians and nurses, from the FHS supported by the Family Health Support Center in southern Brazil, answered a questionnaire developed for this study, exploring socio-demographic variables, education background, professional performance and conduct to post-stroke patients. A descriptive data analysis (absolute and relative frequencies) was performed in SPSS Software 22. Results Among the participants, 77.3% refer post-stroke patients to physiotherapy and 54.5% to speech-language rehabilitation. None refer to patients to treatment due to cognitive comprehension sequelae; 90.0% refer for significant speech-language disorders. In case of changes in the stomatognathic system, 80.0% of physicians do not refer to speech-language pathologists, and 83.3% of nurses usually do. Conclusion The professionals showed difficulty in identifying speech-language pathological signs and symptoms related to cognition and the stomatognathic system, not referring to speech-language rehabilitation at primary or secondary health care. The results highlight the importance of continuing education and improvement of the knowledge of the primary health care teams, so that speech-language sequelae are properly identified and sent for rehabilitation.
  • Programa online de triagem do processamento auditivo central em escolares (audBility): investigação inicial Artigo Original

    Amaral, Maria Isabel Ramos do; Carvalho, Nádia Giulian de; Colella-Santos, Maria Francisca

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo estudar a versão inicial de um novo programa online de triagem do processamento auditivo em escolares: “audBility”. A partir da aplicação em crianças com bom desempenho escolar, a pesquisa teve como objetivo específico analisar o desempenho em cada tarefa, nível de dificuldade por faixa etária, tempo de aplicação, gerenciamento dos dados e propor ajustes e melhorias para a versão final, a qual posteriormente deverá ser validada em pesquisas futuras. Método participaram 43 escolares com idades entre 8 e 11 anos e bom desempenho escolar. O programa avalia as habilidades auditivas de localização sonora, escuta dicótica competitiva (dígitos e dissílabos), integração binaural, figura-fundo, fechamento auditivo, resolução e ordenação temporal, além de um questionário de autopercepção direcionado aos escolares, baseado no instrumento “Scale of Auditory Behaviors .” Resultados o escore médio obtido no questionário foi de 44,75 ± 6,3 pontos. A partir do desempenho em cada atividade, foram realizadas melhorias no teste de fechamento auditivo e temporais; redução e definição do protocolo de pesquisa para adequar o tempo de aplicação. Observou-se a necessidade de dois módulos, divididos para crianças na faixa etária de 6 a 8 anos e de 9 a 12 anos, e o acréscimo de duas versões do questionário, direcionados para os pais e professores. Conclusão o desenvolvimento do audBility é um avanço na área do processamento auditivo e triagem escolar. A validação do audBility está sendo realizada com o aumento da amostra e comparação com a bateria diagnóstica. Os resultados iniciais possibilitaram o desenvolvimento da versão final do protocolo a ser utilizado no estudo de validação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To study an initial version of a new computer-based program for auditory processing screening of school-age children: “audBility.” Specifically, the study aimed to analyze performance in individual tasks, level of difficulty per age group, administration time and data management and propose adjustments for a final version to be validated in future research, based on the administration of “audBility” on children with good school performance. Methods Forty-three school-age children with good school performance were selected. The program assesses hearing skills related to sound localization, competitive dichotic listening, binaural integration, auditory figure-ground, auditory closure, temporal resolution and temporal ordering, as well as a self-perception questionnaire answered by the children. Results The mean score obtained in the questionnaire was 44.75 ± 6.3. Based on the analysis of performance in the individual tasks, improvements were made in the auditory closure and temporal resolution tests and also the research protocol was reduced and defined to adjust to administration time. It was identified a necessity of two separate modules: one for the age groups of 6 to 8 and other for 9 to 12 years, beyond the inclusion of two new versions of the questionnaire that can be answered by teachers and/or parents. Conclusion The development of audBility is an advance in the area of central auditory processing screening in school-age children. New researches for the validation of audBility are underway, with an increased sample and comparison with the diagnostic battery. The initial results enabled the development of the final version of the protocol to be used in the validation study.
  • Uso de imagens de pacientes em redes sociais: como percebem e agem os fonoaudiólogos? Artigo Original

    Benedicto, Naiara Mobiglia; Martinez, Edson Zangiacomi; Jorge, Tatiane Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a percepção e a conduta autodeclarada de fonoaudiólogos sobre aspectos éticos e legais relacionados ao uso de imagens de pacientes em redes sociais, comparando tais achados com dados sociodemográficos. Método Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário online disponibilizado na plataforma do GoogleDrive, que continha 13 questões abrangendo dados sociodemográficos e questões voltadas para a percepção de fonoaudiólogos quanto ao assunto estudado. A amostra da pesquisa foi composta por 765 participantes. Resultados A maior parte dos respondentes concordou, em algum grau, que o Código de Ética da Fonoaudiologia esclarece sobre o uso de imagens em redes, assim como a publicação de fotos e/ou vídeos de pacientes em redes sociais sem autorização por escrito, constitui infração ética e o direito de imagem está garantido pela Constituição Brasileira. Apenas 18,6% dos fonoaudiólogos afirmaram nunca terem recorrido ao Código de Ética em Fonoaudiologia. Quanto à exibição de fotografias ou vídeos em redes sociais, 5,1% afirmaram ter publicado, em alguma frequência, sem autorização e 21,18% o fizeram apenas com autorização verbal. Praticamente todos os participantes mencionaram já ter visto fotografias ou vídeos de pacientes em redes sociais virtuais postados por fonoaudiólogos. Conclusão Foi possível notar a relevância do estudo para impulsionar debates sobre o assunto e a essencialidade de novos estudos no tema abordado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Investigating the perception and self-reported behavior of speech-language therapist about ethical and legal aspects related to the use of images of patients in social networks, comparing such findings with sociodemographic data. Methods An online questionnaire with 13 questions was the instrument used to collect data related to the demographic data of the participants and to the perception of speech-language therapists. The questionnaire was available on the Google Forms platform e was answered by 765 participants. Results Most participants agreed that the Code of Ethics of Speech-Language Pathology gives information about the use of images in social networks (67.98%), that the publication of photos and / or videos of patients in social networks without authorization by written is an ethical infraction (93.33%) and that the image´s rights is guaranteed by the Brazilian Constitution (89.94%). 18.56% of speech-language pathologists stated that they had never used the Code of Ethics in Speech-Language Pathology. Concerning the exhibition of images in social networks, 5.1% stated that they had shown on their social networks photographs and / or videos without authorization, and 21.18% did so with only verbal authorization. Almost all participants (95.16%) mentioned having seen photographs or videos of patients on virtual social networks posted by speech-language therapist. Conclusion It was possible to verify the relevance of the results obtained and the impact of the research to encourage reflection on the subject.
  • O efeito da tutela na narrativa de crianças em desenvolvimento típico Artigos Originais

    Silveira, Heloisa Gonçalves da; Brocchi, Beatriz Servilha; Perissinoto, Jacy; Puglisi, Marina Leite

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Os objetivos deste estudo foram: 1) avaliar o efeito da tutela no tipo de narrativa produzida por crianças em desenvolvimento típico, 2) compará-lo entre crianças de ensino público e privado, e 3) relacioná-lo com o vocabulário, faixa etária e desempenho escolar. Método A amostra foi constituída por 107 crianças de escolas pública e particular, de 4 a 9 anos, em desenvolvimento típico. As narrativas das crianças foram eliciadas a partir de sequências de figuras, e pontuadas de acordo com o tipo de discurso: descritivo, causal ou intencional. O desempenho narrativo foi comparado antes e após a tutela, intra e entre grupos (escola pública e particular). O tipo de narrativa foi correlacionado ao vocabulário, idade e desempenho escolar. Resultados Antes da tutela, a maioria das narrativas das crianças foi classificada como descritiva. Após a tutela, houve predominância de narrativas do tipo intencional. As crianças de escola pública e particular apresentaram desempenho semelhante quando comparado o tipo de narrativa utilizada sem e com tutela. Após a tutela, o tipo de narrativa apresentou correlação significante com o vocabulário e com o desempenho escolar das crianças. Conclusão A tutela é promotora da qualidade da narrativa produzida pelas crianças e este efeito apresentou correlação com o vocabulário.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The objectives of this study were 1) To evaluate the tutoring effect on the type of the narrative produced by typically developing children, 2) To compare this effect between children from state and private schools and 3) to relate it with vocabulary, age and school performance. Methods The sample was composed by 107 children from state and private schools, aged from 4 to 9 years, within typical development. Children’s narratives were prompted by sequences of pictures and scored according to the type of discourse: descriptive, causal or intentional. Children’s narrative performance was compared before and after tutoring, between (state and private school) and within groups. The type of narrative was correlated with vocabulary, age and school performance. Results Before tutoring, most narratives were classified as descriptive. After tutoring, there was a predominance of intentional narratives. Children from state and private schools showed a similar response pattern with and without tutoring. After tutoring, the type of narrative showed significant correlation with vocabulary and academic performance. Conclusion Tutoring improved the quality of children’s narratives and this effect correlated with the vocabulary.
  • Análise do reconhecimento populacional das figuras do sentence production program for aphasia Artigo Original

    Reis, Bianca Rodrigues Pinto dos; Silva, Rebeca Sandriny Santa da; Ortiz, Karin Zazo

    Resumo em Português:

    RESUMOObjetivo Analisar o reconhecimento das figuras e a familiaridade dos contextos do Sentence Production Program for Aphasia (SPPA), para obter dados sobre a possibilidade de uso para a língua portuguesa e/ou da necessidade de sua adaptação. Método Inicialmente, foi realizada a tradução dos estímulos por falantes do inglês e, em seguida, a retrotradução para ajustes sem a alteração das estruturas sintáticas das frases. O material foi então submetido para a análise de 39 indivíduos adultos de alta escolaridade. Na primeira fase do estudo, os adultos deveriam criar uma frase de acordo com cada figura apresentada. Na fase seguinte do estudo, os participantes foram expostos às frases originais associadas aos seus respectivos contextos. Os participantes receberam uma folha de registro das respostas com numeração segundo as figuras e julgaram a familiaridade dos contextos a partir de uma escala analógica de 0 a 10. Resultados Observou-se que a média geral de concordância dos estímulos com as respostas para as figuras do SPPA foi de 35,5%. Em relação à familiaridade dos contextos com as figuras, essa foi maior para as cenas relativas às frases com estrutura sintática mais usadas em português. Conclusão Pelo fato de os estímulos terem apresentado baixo grau de reconhecimento, adaptações serão necessárias para que o programa possa vir a ser utilizado na população brasileira. O estudo também permitiu identificar quais as figuras que necessitam de adaptação antes de serem usadas para a reabilitação de pacientes agramáticos no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the recognition of the pictures and contexts familiarity from the Sentence Production Program for Aphasia (SPPA) to acquire data determining its potential use in Portuguese and/or need for adaption. Methods The stimuli for English speakers were first translated, back-translated and adjusted without changing the syntactic structures of the phrases. The material was then tested in 39 highly literate individuals. In the first stage of the study, the adults had to produce a phrase corresponding to each picture. In the second stage, participants were exposed to the original phrases associated with their respective contexts. Participants were given an answer sheet containing numbered responses for each picture and rated the familiarity of the contexts on an analogic scale ranging from 0 to 10. Results Based on the sentences produced by the participants, the overall mean agreement of stimuli with responses for the pictures from the SPPA was 35.5%. Familiarity of the contexts with pictures was greater in scenes involving sentences with a syntactic structure similar to that of Portuguese. Conclusion Given most stimuli had a low level of recognition, adaptations are required for use of the program in the Brazilian population. The study allowed identification of those pictures which need adapting before use in the rehabilitation of agrammatic patients in Brazil.
  • Tradução do Inventário Parental “Language Use Inventory” para o Português Brasileiro Original Article

    Brocchi, Beatriz Servilha; Osborn, Ellen; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Traduzir e adaptar a ferramenta de avaliação “Language Use Inventory” do inglês para o português brasileiro. Método O estudo foi realizado em duas etapas. Após a autorização da editora, foi iniciado o processo de tradução e retrotradução do protocolo, adaptando-o aos aspectos socioculturais, como expressões, nomes e exemplos adequados em português brasileiro. Para investigar a confiabilidade interna do processo de tradução, foi utilizado o coeficiente alfa de Cronbach. A segunda etapa foi um estudo piloto, no qual o questionário foi aplicado a 43 pais de crianças de 24 a 47 meses de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Os resultados foram analisados segundo o escore total e as subescalas do questionário. As variáveis faixa etária e nível de escolaridade dos pais também foram analisadas. Resultados A análise pelo coeficiente alfa de Cronbach mostrou alta consistência interna (α> 0,98) em quase todas as subescalas, o que significa que o instrumento adaptado para o português brasileiro pode ser utilizado de forma confiável. No estudo piloto, um efeito de idade foi encontrado no escore total e nos escores da subescala LUI, ou seja, quanto mais velhas as crianças, menos gestos foram utilizados e mais palavras, construções sintáticas foram produzidas. Conclusão A versão brasileira do questionário LUI pareceu ser uma tradução fiel do instrumento original e confiável para avaliar a pragmática da linguagem de pré-escolares. Após futuras análises pormenorizadas, permitirá o diagnóstico precoce e a intervenção em crianças com distúrbios de linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To translate and adapt the assessment tool Language Use Inventory from English to Brazilian Portuguese. Methods The study was carried out in two stages. Once the publisher’s authorization was given, the process of translation and back-translation of the protocol was initiated, adapting it to sociocultural aspects, such as expressions, names, and adequate examples in Brazilian Portuguese. In order to investigate the internal reliability of the translation process, the Cronbach’s alpha coefficient was used. The second stage was a pilot study, in which the questionnaire was applied to 43 parents of children from 24 to 47 months old from a city in the State of São Paulo, Brazil. The results were analyzed according to the total score and to the subscales of the questionnaire. The variables age range and parental level of education were also analyzed. Results The analysis using the Cronbach’s alpha coefficient showed high internal consistency (α>0,98) in almost all the subscales which means that the instrument adapted to Brazilian Portuguese can be used. In the pilot study, an age effect was found in the total score and in the LUI subscale scores, i.e., the older the children, the fewer gestures they used, with more words and syntactic constructions. Conclusion The Brazilian-Portuguese version of the LUI questionnaire seems to be a reliable translation of the original and a reliable instrument to evaluate preschoolers’ language pragmatics. After future detailed analyses, it will allow early diagnosis and intervention in children with language disorders.
  • Percepção da voz em professoras: narrativas de vida entre os espaços do trabalho e do coro cênico Artigo Original

    Blanco, Eliane Selma do Valle; Imbrizi, Jaquelina Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a percepção do uso da voz como ferramenta de trabalho e instrumento de expressão de arte, num coro de professoras da Educação Infantil. Método Pesquisa qualitativa, método etnográfico, produção e análise de diário de campo e observação participante. Cinco narrativas de história de vida elaboradas com professoras participantes e a regente do coro, utilizadas como recurso metodológico na produção de dados e de aproximação entre sujeitos (pesquisadora e participantes). Tais narrativas e o diário de campo foram analisados sob a perspectiva da revisão bibliográfica sobre arte e temas referentes ao objeto da pesquisa previamente elencados: uso da voz na arte e na profissão; a influência da organização do trabalho no uso da voz dessas professoras e como elas cuidam da saúde vocal antes e depois da participação no coro cênico. Resultados A arte, a música e a participação em um coro cênico podem ser uma estratégia eficiente para a promoção da saúde vocal e também para a escolha de estilos de vida nos quais essas mulheres exercitam o cuidado de si. Conclusão Foi constatada pouca oferta de programas de prevenção e promoção de saúde vocal para as professoras, tanto no sistema de saúde quanto aqueles disponibilizados pelas instituições em que as docentes atuam.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the perception of voice use as a work tool and an instrument of artistic expression in a choir of early childhood education teachers. Methods A qualitative research carried out by means of an ethnographic method involving the production and analysis of a field journal and participant observation. Five life-story narratives were produced alongside the participating teachers and the choir conductor. They were used as a data production methodological resource and with the aim to develop rapport between the study’s subjects (researcher and participants). The narratives and field journal were analyzed from the perspective of the bibliographical review carried out on art and the previously established topics related to the object of study: Artistic and professional voice use; the influence of work organization on the teachers’ voice use; and the influence of their participation in the scenic choir on their vocal health care. Results Art, music, and participation in a scenic choir may be an effective strategy to promote vocal health in addition to choosing lifestyles that allow for these women’s exercise of self-care. Conclusion There is little evidence of vocal disorder prevention and vocal health promotion programs aimed at teachers, in both the health system and the employer institutions.
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