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CoDAS, Volume: 34, Número: 2, Publicado: 2022
  • Revisões sistemáticas em Fonoaudiologia Carta Ao Editor

    Ribeiro, Vanessa Veis; César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro; Guedes-Granzotti, Raphaela Barroso; Oliveira, Priscila de; Silva, Kelly da
  • Protocolo de rastreio multiprofissional de disfagia em pacientes com infecção HIV: elaboração e validação de conteúdo Artigo Original

    Soutinho, Luise Alexandre Rocha; Machado, Daniel Aragão; Marques, Charles Henrique Dias

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Elaborar e validar um protocolo multiprofissional para identificação do risco de disfagia em pessoas com HIV no momento da internação hospitalar. Método Após revisão bibliográfica, o protocolo de rastreio de disfagia criado foi submetido a análise de juízes especialistas em HIV/Aids e público-alvo na aplicação deste instrumento para realização da validação de face/conteúdo. Esses avaliadores poderiam sugerir mudanças no protocolo, julgando os quesitos como clareza, pertinência e abrangência. Para avaliar o grau de concordância do instrumento, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) mínimo de 0,78. Resultados O protocolo foi elaborado com 16 itens, incluindo aspectos relacionados à fase oral e faríngea da deglutição, e a pontuação final foi calculada baseada nos diferentes riscos para complicações clínicas. O instrumento apresentou IVC acima de 0,78 para todos os itens nas duas fases da validação, bem como IVC total de 0,92. Conclusão A partir dos dados obtidos, foi possível a construção e validação do protocolo de rastreio do ponto de vista de aparência e conteúdo, uma vez que apresentou IVC total acima do valor mínimo estipulado na validação dos juízes especialistas e do público-alvo, constatando-se assim IVC adequado para o protocolo como um todo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To elaborate and validate a multiprofessional protocol to identify the risk of dysphagia in people with HIV at the time of hospitalization. Methods After bibliographic review, the dysphagia screening protocol created was submitted to the analysis of HIV/ Aids expert judges and target audience in the application of this instrument to perform content validity. These evaluators could suggest changes to the protocol, judging clarity, pertinence, and comprehensiveness. The CVI 0.78 was used to confirm the validity of the results. Results The protocol was created including aspects related to oral and pharyngeal swallowing, and the final score was calculated based on the risks for clinical complications. The instrument presented CVI above 0.78 for all items in the two validation phases, as well as total CVI of 0.92. Conclusion Based on the obtained data, it was possible to create and validate the screening protocol from the point of view of appearance and content, once it presented total CVI above the minimum value stipulated in the validation of the expert judges and the target public, obtaining an adequate result for the protocol. Therefore, we can consider the resolution instrument, with the capacity to fulfill what was proposed.
  • Ensaio clínico de tratamento – em três modalidades – para crianças com distúrbios da fluência e gagueira Artigo Original

    Ávila, Nathalia dos Santos Fernandes de; Juste, Fabiola; Costa, Julia Biancalana; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Delinear um ensaio clínico de tratamento – em três modalidades – que verificasse se os tramentos testados para a gagueira crônica do desenvolvimento (GCD) apresentam indicadores que permitam reunir informações para a continuidade da sua aplicação, estabelecendo uma relação benefício-risco eficaz e segura. Método Para a realização do estudo foram analisadas 252 crianças, com idades entre 2 e 12 anos, que realizaram avaliação e tratamento para a GCD. Dentre as crianças atendidas, 93 cumpriram todos os critérios de elegibilidade. Após a obtenção dos escores de risco para GCD (Protocolo de Risco para a Gagueira do Desenvolvimento) todas as crianças foram avaliadas segundo seu perfil da fluência e grau de gravidade da gagueira. Foram aplicados os tratamentos para GCD: Programa Verde; Programa Amarelo e Programa Vermelho. A determinação do tratamento mais indicado para cada criança foi baseada na análise do grau de risco para a GCD. Resultados Todos os programas terapeuticos apresentaram resultados de melhora pós-tratamento consistentes nos segmentos analisados com exceção de: repetição de palavras; prolongamentos no final das palavras e intrusão de sons/segmentos. Conclusão Os programas terapêuticos testados – verde, amarelo e vermelho – foram eficientes para a ampla maioria dos participantes. A intervenção direta, aplicada no Programa Vermelho, foi altamente eficiente para a promoção da fala fluente, indicando que para os casos com maior índice de cronicidade a aplicação de técnicas específicas é indicada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To present a treatment clinical trial, involving three types of treatment for chronic developmental stuttering (CDS), to verify whether they present indicators and sufficient information to establish an effective and safe benefit-risk relationship. Methods The study included 252 children between 2 and 12 years old, who underwent assessment and treatment for CDS. Among the selected children, 93 met the established inclusion criteria. After obtaining the scores for the risk of CDS (Protocol for the Risk of Developmental Stuttering), all children were assessed according to their fluency profile and the severity level of stuttering. The children underwent treatment for CDS Green, Yellow and Red Programs. The treatment chosen for each child was based on the analysis of the risk for CDS. Results All therapeutic programs presented positive results in the post-treatment assessment considering the analyzed parameters, with the exception of word repetition, sound prolongation at the end of words, and intrusion of sounds/word segments. Conclusion The tested therapeutic programs – green, yellow, and red – were efficient for most of the participants. The direct intervention used in the Red Program was highly efficient in promoting fluent speech. This result suggests that for most of the patients with a higher risk of developing the chronic form of stuttering, the use of specific fluency promotion techniques is indicated.
  • Efeitos imediatos da fotobiomodulação com laser de baixa intensidade e comprimentos de onda vermelho (660 nm) e infravermelho (808 nm) na fadiga eletromiográfica do músculo orbicular da boca: estudo clínico randomizado Artigo Original

    Batista, Mariana Rodrigues; Estrela, Ludmila Andrade; Alves, Vanessa Mouffron Novaes; Motta, Andréa Rodrigues; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo comparar os efeitos imediatos da fotobiomodulação com laser nos comprimentos de onda 660 nm e 808 nm na fadiga do músculo orbicular da boca. Métodos trata-se de um estudo experimental randomizado, com 60 mulheres, com idade entre 19 e 43 anos. As participantes foram divididas em quatro grupos. O grupo GV recebeu irradiação com laser de comprimento de onda de 660 nm em quatro pontos do orbicular da boca; o grupo GIV recebeu irradiação com laser de comprimento de onda de 808 nm nos mesmos pontos; o grupo controle não recebeu irradiação e o grupo placebo passou pelos mesmos procedimentos dos grupos GV e GIV, porém o equipamento não foi acionado. A irradiação foi realizada com laser de 100 mW de potência, 4 J de energia por ponto e 133,3 J/cm2 de fluência. Avaliação eletromiográfica foi realizada antes e após a irradiação, concomitantemente ao exercício de protrusão labial sustentada até a sensação de fadiga. O índice de fadiga eletromiográfica foi calculado a partir da frequência mediana. A amplitude do sinal foi avaliada, examinando o RMS, e os valores normalizados pelo pico. A diferença na amplitude entre lábios superiores e inferiores também foi analisada. Todas as variáveis foram comparadas antes e após a irradiação. Resultados não foram encontradas diferenças significativas nas medidas antes e após a irradiação. Conclusão a fotobiomodulação, com os parâmetros investigados neste estudo, não resultou em efeitos imediatos sobre a fadiga do músculo orbicular da boca.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare the immediate effects of laser photobiomodulation at wavelengths of 660 nm and 808 nm on fatigue of the orbicularis oris. Methods This is a randomized study with 60 women aged between 19 and 43 years. The participants were divided into four groups. Group RG received photobiomodulation with a laser wavelength of 660 nm at four points of the orbicularis oris; group IRG received photobiomodulation with a laser wavelength of 808 nm at the same points; the control group did not receive light treatment; and the placebo group underwent the same procedures as RG and IRG but with the equipment switched off. The irradiation was performed with a laser of 100 mW of power, 4 J of energy per point and 133.3 J/cm2 of fluency. An electromyography evaluation was performed before and after the irradiation, concomitantly with the exercise of lip protrusion maintained until the sensation of fatigue. Fatigue was evaluated by a median frequency using the electromyographic fatigue index. The amplitude of the signal was evaluated, examining the root mean square, and the values were normalized by the peak. The difference in amplitude between the upper and lower lips was also analyzed. All variables were compared before and after irradiation. Results No significant difference was found between the measures taken before and after irradiation. Conclusion Photobiomodulation with the parameters investigated in this study had no immediate effect on orbicular oris fatigue.
  • Relação do processamento sensorial e sistema estomatognático de crianças respiradoras orais Artigo Original

    Lima, Ana Carollyne Dantas de; Albuquerque, Raquel Costa; Cunha, Daniele Andrade da; Lima, Camilla Albertina Dantas de; Lima, Sandro Júnior Henrique; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a relação entre o processamento sensorial e as alterações das funções do Sistema Estomatognático de crianças respiradoras orais, caracterizando o processamento sensorial destas e comparando-o com o de respiradoras nasais. Método Foram selecionadas 50 crianças (5 a 12 anos) que apresentaram diagnóstico de respiração oral e 50 sem sinais e sintomas de respiração oral ou rinite alérgica para fazer parte do grupo controle, pareadas por idade e sexo. As crianças respiradoras orais e nasais passaram por avaliação do processamento sensorial, através da Sensory Processing Measure – Home form, e as respiradoras orais por avaliação da motricidade orofacial através da Avaliação Miofuncional Orofacial com Escore. Os resultados foram apresentados em forma de tabela e com suas respectivas frequências absoluta e relativa. Resultados A maioria das crianças avaliadas foi do sexo masculino, estando com idade média de 8 anos. A maioria dos respiradores orais apresentou alteração no processamento de todos os sentidos, com relação estatisticamente significativa quando comparados com os respiradores nasais. Houve relação, nos respiradores orais, entre o processamento sensorial proprioceptivo e o movimento das bochechas, processamento sensorial visual e movimentação da cabeça durante a deglutição e entre o tipo de mastigação e o processamento sensorial tátil. Conclusão Após análise dos dados foi possível perceber que o processamento sensorial de todos os sistemas se apresenta com alteração nos respiradores orais e que esse mau processamento se relaciona a mobilidade orofacial, bem como com funções do Sistema Estomatognático, além do tipo de mastigação dessa população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the relationship between sensory processing and changes in the functions of the stomatognathic system in mouth breathing children, characterizing their sensory processing and comparing it with that of nasal breathing children. Methods 50 children (5 to 12 years) who were diagnosed with mouth breathing and 50 without signs and symptoms of mouth breathing or allergic rhinitis were selected to be part of the control group, matched for age and sex. Oral and nasal breathing children underwent sensory processing evaluation, through the Sensory Processing Measure – home form, and mouth breathers, through the evaluation of orofacial motricity through the Orofacial Myofunctional Evaluation with score. The results were presented in table form and with their respective absolute and relative frequencies. Results Most of the children evaluated were male, with an average age of eight years. Most mouth breathers presented alteration in the processing of all senses, with a statistically significant relationship when compared to nasal breathers. There was a relationship, in mouth breathers, between proprioceptive sensory processing and the movement of the cheeks, visual sensory processing and head movement during swallowing, and between the type of chewing and tactile sensory processing. Conclusion After analyzing the data, it was possible to see that the sensory processing of all systems presents with changes in mouth breathers and that this poor processing is related to orofacial mobility, as well as functions of the stomatognathic system, in addition to the type of chewing of this population.
  • Clustering e switching na fluência verbal: comparação entre controles e indivíduos com prejuízo cerebral Original Article

    Pagliarin, Karina Carlesso; Fernandes, Eduarda Giovelli; Muller, Maryndia Diehl; Portalete, Caroline Rodrigues; Fonseca, Rochele Paz; Altmann, Raira Fernanda

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo analisar e comparar o desempenho e as estratégias utilizadas por indivíduos controle e pacientes com lesão cerebral unilateral em tarefas de Fluência Verbal fonêmica e semântica. Método A amostra foi composta por 104 participantes, divididos em quatro grupos (26 com lesão no hemisfério esquerdo e afasia - LHEa, 28 com lesão no hemisfério esquerdo e sem afasia - LHEna, 25 com lesão no hemisfério direito - LHD e 25 controles neurologicamente saudáveis). Todos os participantes realizaram tarefas de fluência verbal fonêmica – FVF (com letra “M”) e semântica- FVS (animais) da Bateria Montreal-Toulouse de Avaliação da Linguagem (MTL-BR). Resultados Pacientes do grupo LHEa apresentaram pior desempenho (menos palavras produzidas, menos clusters e switching) nos dois tipos de tarefas de fluência. O grupo LHD mostrou menos produções de switching quando comparado aos controles. O grupo LHEna teve menos produções de palavras que os controles no primeiro bloco de 30 segundos. Conclusão Nossos achados concluem que o grupo LHEa obteve escores mais baixos na maioria das medidas de FVS e FVF quando comparado aos demais grupos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The aim of this study is to analyze and compare the performance and strategies used by control subjects and patients with unilateral brain damage on phonemic and semantic Verbal Fluency tasks. Methods The sample consisted of 104 participants divided into four groups (26 with left hemisphere damage and aphasia- LHDa, 28 with left hemisphere damage and no aphasia- LHDna, 25 with right hemisphere damage- RHD and 25 neurologically healthy control subjects). All participants were administered the phonemic (“M” letter-based) and semantic (animals) verbal fluency tasks from the Montreal-Toulouse Language Assessment Battery (MTL-BR). Results Patients in the LHDa group showed the worst performance (fewer words produced, fewer clusters and switches) in both types of fluency task. RHD group showed fewer switching productions when compared with controls and LHDna had fewer words productions than controls in the first 30 seconds block. Conclusion Our findings suggest that the LHDa group obtained lower scores in most measures of SVF and PVF when compared to the other groups.
  • Prevalência de maloclusões na primeira infância e fatores associados em um serviço de atenção primária no Brasil Original Article

    Pegoraro, Natalia de Abreu; Santos, Camila Mello dos; Colvara, Beatriz Carriconde; Rech, Rafaela Soares; Faustino-Silva, Daniel Demétrio; Hugo, Fernando Neves; Hilgert, Juliana Balbinot

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo avaliar a prevalência de maloclusões e seus fatores associados em crianças atendidas em um Serviço de APS de Porto Alegre, Brasil. Método estudo transversal aninhado a uma coorte, realizado em 12 Unidades de Saúde. Das 414 crianças da coorte examinadas, 268 foram examinadas para maloclusão. A presença de mordida aberta anterior, mordida cruzada posterior e anterior foi avaliada pelos critérios de Foster e Hamilton. Variáveis socioeconômicas, hábitos de amamentação e informações sobre o uso de chupeta foram coletados por meio de questionário padronizado. A análise dos dados foi realizada por meio de uma abordagem hierárquica por Regressão de Poisson com variância robusta. Resultados do total de 268 avaliados, 135 (50,4%) eram meninos e a média de idade foi de 28,6 (± 11,9) meses. Dos 143 (53,4%) casos de maloclusão, 113 eram mordida aberta anterior, 16 eram mordida cruzada anterior, 27 eram mordida cruzada posterior e 38 tinham overjet acentuado. Na análise final, observou-se que houve maior prevalência de maloclusões em crianças que nunca foram amamentadas (RP = 1,44; IC95% 1,00-2,08) e que sempre usaram chupeta para dormir (RP = 1,81; IC95% 1,14 -2,86). Conclusão a prevalência de maloclusões nesta população foi elevada e esteve associada a hábitos comportamentais, como o uso de chupeta e a não amamentação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to evaluate the prevalence of malocclusion and its associated factors of children cared for by a PHC Service in Porto Alegre, Brazil. Methods a cross-sectional study nested in a cohort, carried out in 12 Health Care Practices. Of the 414 children in the cohort examined, 268 were assessed for malocclusion. The presence of anterior open bite, posterior and anterior crossbite was evaluated by the criteria of Foster and Hamilton. Socioeconomic variables, breastfeeding habits and pacifier use information were collected through a standardized questionnaire. Data analysis was performed using a hierarchical approach by Poisson Regression with robust variance. Results out of the total 268 evaluated, 135 (50.4%) were boys, and the average age was 28.6 (± 11.9) months. Out of the 143 (53.4%) cases of malocclusion, 113 were anterior open bite, 16 were anterior crossbite, 27 were posterior crossbite, and 38 had increased overjet. In the final analysis, it was observed that there was a higher prevalence of malocclusion in children who never breastfed (PR = 1.44; 95%CI 1.00-2.08) and who always used a pacifier to sleep (PR = 1.81; 95%CI 1.14-2.86). Conclusion the prevalence of malocclusion in this population was high and was associated with behavioral habits, such as the use of pacifier and not breastfeeding.
  • Comunicação social e habilidades pragmáticas em crianças com transtornos do espectro do autismo e distúrbio do desenvolvimento da linguagem Original Article

    Hage, Simone Vasconcelos Rocha; Sawasaki, Lidiane Yumi; Hyter, Yvette; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo investigar as habilidades pragmáticas e de comunicação social de crianças com Desenvolvimento Típico de Linguagem (DTL), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Distúrbio do Desenvolvimento da Linguagem (DDL). Método Participaram 40 pais e 29 professores de 40 crianças com idades entre 3 e 6 anos. Dez crianças tinham DDL, 10 tinham TEA e 20 tinham DTL. Todos os participantes responderam ao questionário “Assessment of Pragmatic Language and Social Communication”(APLSC – Avaliação de linguagem pragmática e comunicação social) – relatórios de pais e profissionais – versão beta. Os dados foram submetidos a análise estatística. Resultados O instrumento de avaliação foi útil na identificação das diferenças no desempenho de crianças com diferentes perfis de comunicação social. Conclusão Crianças com TEA apresentaram dificuldades pragmáticas e sociais mais significativos do que as crianças com DDL. Entretanto, tanto as crianças com DDL quanto as com TEA apresentaram mais dificuldades comunicativas e sociais do que as crianças com DTL.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to assess the pragmatic and social communicative abilities of children with Typical Language Development (TLD), Autism Spectrum disorder (ASD) and Developmental Language Disorder (DLD). Methods Participants were 40 parents and 29 teachers of 40 children ages between 3 and 6 years. Ten children had DLD, ten had ASD and 20 had typical development. All participants answered to the questionnaire of the “Assessment of Pragmatic Language and Social Communication – APLSC – parent and professional reports – beta research version. Data were submitted to statistical analysis. Results The assessment tool was useful in identifying the difference in performance of children with different social communicative profiles. Conclusion Children with ASD presented social and pragmatic impairments that were more significant than those presented by children with DLD. However, both children with ASD and with DLD presented more social pragmatic difficulties than children with TLD.
  • Processos fonológicos produtivos em escolares nascidos a termo e pequenos para a idade gestacional: estudo caso-controle Artigo Original

    Rios, Noemi Vieira de Freitas; Fernandes, Luciene da Cruz; Andrade, Caio Leônidas Oliveira de; Santiago, Ana Cecília; Alves, Crésio de Aragão Dantas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar o uso de processos fonológicos produtivos no grupo de crianças nascidas a termo e pequenas para a idade gestacional e compará-lo com crianças adequadas para a idade gestacional. Método Estudo observacional, analítico, do tipo caso-controle, não pareado, aninhado a uma coorte com o desfecho alteração fonológica. Foram avaliadas 36 crianças de acordo com o cálculo amostral pré-estabelecido, sendo 24(66,7%) sem alterações fonológicas e 12(33,3) com alteração fonológica. Dessas, 24(66,7%) crianças foram classificadas como pequeno para a idade gestacional (PIG) e 12(33%), como adequada para a idade gestacional (AIG). Os aspectos fonológicos da linguagem oral foram avaliados pelo teste de linguagem infantil ABFW (2004). Os resultados foram submetidos à análise descritiva e a fim de avaliar a existência de associação entre as variáveis categóricas, foi utilizado o teste exato de Fisher de associação. Resultados O grupo PIG apresentou significativamente maior número de processos fonológicos que alteram a estrutura da sílaba quando comparado ao grupo AIG. Observou-se que os processos fonológicos presentes e não esperados para idade na população PIG foram: plosivação de fricativa, simplificação de líquidas, posteriorização e frontalização de palatal, ensurdecimento de plosivas e fricativas, além da simplificação do encontro consonantal e simplificação de consoante final, que foram os de maior ocorrência em ambos os grupos. Conclusão Embora não tenha sido encontrada associação entre alterações fonológicas e crianças PIG, observou-se maior uso de processos fonológicos produtivos neste grupo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize the use of phonological productive processes in a group of full-term children and small for gestational age and compare it with children appropriate for gestational age. Methods Observational, analytical, case-control and non-paired study, nested in a cohort with the outcome of phonological disorder. We assessed 36 children according to the predetermined sample calculation, 24 (66.7%) without phonological disorders and 12 (33.3%) with phonological disorders. Of these, 24 (66.7%) children were classified as small for gestational age (SGA) and 12 (33%) as appropriate for gestational age (AGA). Phonological aspects of oral language were assessed by the ABFW children’s language test (2004). The results were subjected to descriptive analysis and, in order to assess the existence of an association among categorical variables, we used Fisher’s exact test for association. Results The SGA group revealed a significantly higher number of phonological processes that change the syllable structure when compared to the AGA group. We noted that the phonological processes present and unexpected for age in the SGA population were: fricative plosivation, liquid simplification, palatal posteriorization and frontalization, plosive and fricative deafening, in addition to simplifying the consonant cluster and simplifying the final consonant, which were the most frequent in both groups. Conclusion Although no association was found between phonological disorders and SGA children, we have noted a greater use of productive phonological processes in this group.
  • Validação de conteúdo e de construto de sinais enunciativos de aquisição da linguagem no segundo ano de vida Artigo Original

    Fattore, Isabela de Moraes; Moraes, Anaelena Bragança de; Crestani, Anelise Henrich; Souza, Adriano Mendonça; Souza, Ana Paula Ramos de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a validade de conteúdo e de construto de sinais enunciativos de aquisição da linguagem para crianças de 13 a 24 meses. Método Os sinais criados foram submetidos à avaliação de clareza e pertinência por seis juízes experts em aquisição da linguagem na perspectiva enunciativa. A partir do seu julgamento foi produzida uma versão experimental que foi aplicada na análise de vídeos de interações mãe-bebê/examinador, com duração de 15 minutos, de 77 díades mãe-bebê na faixa etária de 13 a 18 meses e 89 díades na faixa etária de 19 a 24 meses. A validação de fidedignidade e consistência interna foi realizada pela análise de 10% da mostra por dois juízes fonoaudiólogos. A validação do construto foi realiza pela análise fatorial efetivada sobre a amostra total. Os dados foram analisados no Statistica 9.1 e PASW 17.0. Resultados Todos os sinais foram considerados claros e pertinentes pelos juízes experts. A análise de fidedignidade apontou a concordância quase perfeita (0,8 ≤ Kappa ≥ 1,0) para a maior parte dos sinais. A consistência interna para a Fase 3 apresentou alpha=0,771 considerada alta e Fase 4 apresentou alpha=0,917 limítrofe a muita alta. A análise fatorial da fase 3 revelou 2 fatores, explicando 59,1% da variância total e a fase 4 revelou 1 fator, explicando 75,7%. Conclusão Observou-se validade de conteúdo e de construto para cinco dos doze sinais na Fase 3 e para todos sinais na fase 4.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the content and construct validity of enunciative signs of language acquisition for children aged 13 to 24 months. Methods The signs created were subjected to an assessment of clarity and relevance by six expert judges in language acquisition from an enunciative perspective. Based on their judgment, an experimental version was produced that was applied to the analysis of videos of mother-baby / examiner interactions, lasting 15 minutes, of 77 mother-baby dyads aged 13 to 18 months and 89 dyads in the age range aged between 19 and 24 months. The validity of reliability and internal consistency was performed by analyzing 10% of the sample by two speech therapists. The construct validation was carried out by the factorial analysis carried out on the total sample. The data were analyzed in Statistica 9.1 and PASW 17.0. Results All signs were considered clear and relevant by the expert judges. The reliability analysis showed an almost perfect agreement (0.8 ≤ Kappa ≥ 1.0) for most signs. The internal consistency for Phase 3 showed alpha = 0.771 considered high and Phase 4 presented alpha = 0.917 bordering on very high. The factor analysis of phase 3 revealed 2 factors, explaining 59.1% of the total variance and phase 4 revealed 1 factor, explaining 75.7%. Conclusion Content and construct validity were observed for five of the twelve signs in Phase 3 and for all signs in Phase 4.
  • Perfil de linguagem de pré-escolares de uma comunidade quilombola Artigo Original

    Domingos, Talita Trigueiro; Carvalho, Antonélia Barros de; Cáceres-Assenço, Ana Manhani

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo identificar o desempenho linguístico (vocabulário expressivo, fonologia e discurso) e cognitivo (memória de curto prazo verbal) de pré-escolares residentes de uma comunidade quilombola. Método Vinte e quatro pré-escolares quilombolas de 4 e 5 anos sem queixas no desenvolvimento da linguagem participaram do estudo. A maioria das famílias era da classe D-E e a escolaridade materna e paterna era inferior ao Ensino Médio. Seus responsáveis responderam a um questionário sobre seu desenvolvimento prévio, práticas familiares e aspectos socioeconômicos, enquanto a avaliação incluiu testes de vocabulário expressivo, fonologia, discurso e memória de curto prazo verbal. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística descritiva para caracterizar as práticas familiares, os aspectos socioeconômicos e o desempenho linguístico e cognitivo. A análise inferencial utilizou o teste exato de Fisher para comparar o desempenho entre os sujeitos de 4 e 5 anos, além de comparar o desempenho de acordo com as práticas familiares. Resultados Maior parte dos pré-escolares apresentou desempenho adequado no vocabulário (78,3%) e na fonologia (79,2%); e 63,6% tiveram o discurso classificado como descritivo. 82,6% apresentaram desempenho em tarefa de memória de curto prazo verbal abaixo do esperado para idade. Conclusão Ainda que os pré-escolares deste estudo apresentem comunicação funcional, seu perfil de desenvolvimento da linguagem e de habilidades cognitivas demonstrou ser mais vulnerável, o que poderá repercutir em sua trajetória escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to identify linguistic performance (expressive vocabulary, phonology and narrative) and cognitive performance (Verbal Short-Term Memory (VSTM)) of preschoolers living in a quilombola community. Methods Twenty-four quilombola preschoolers aged four (4) and five (5) years with no complaints in language development participated in the study. Most families were in the D-E class and maternal and paternal education was lower than high school. Their guardians answered a questionnaire about their previous development, family practices and socioeconomic aspects, while the assessment included tests of expressive vocabulary, phonology, narrative and verbal short-term memory. The data collected were subjected to descriptive statistical analysis to characterize family practices, socioeconomic aspects and linguistic and cognitive performance, inferential analysis used Fisher's exact test to compare performance between subjects aged 4 and 5 years and also to compare performance according to family practices. Results 78.3% of preschoolers performed adequately in vocabulary and 79.2% in phonology; and 63.6% had the narrative classified as descriptive. 82.6% had a VSTM task performance below the expected for age. Conclusion Although the preschoolers in this study had functional communication, their profile of language development and cognitive skills was more vulnerable and may have an impact on their school trajectory.
  • Recursos do ambiente familiar e desempenho escolar: análise de fatores associados em adolescentes do ensino fundamental Artigo Original

    Silva, Rebeca Mota Cabral e; Fernandes, Graziela Nunes Alfenas; Escarce, Andrezza Gonzalez; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Verificar a associação entre recursos do ambiente familiar, aspectos sociodemográficos e desempenho escolar de estudantes do Ensino Fundamental. Método Estudo observacional analítico transversal, com amostra probabilística estratificada por sexo, idade e ano escolar. Participaram 124 adolescentes, de ambos os sexos, entre 11 e 14 anos, matriculados no Ensino Fundamental II de uma instituição particular. Os responsáveis receberam um formulário online contendo: Inventário dos Recursos do Ambiente Familiar (RAF), Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) e questões sociodemográficas. O desempenho escolar foi fornecido pela instituição. Realizou-se distribuição de frequência das variáveis categóricas e medidas de tendência central e de dispersão para as contínuas. Utilizou-se os testes Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e coeficiente de correlação de Spearman, sendo considerados significantes os que apresentaram valor de p≤0,05. Resultados A maioria da amostra possuía 11 anos, do sexo feminino, cursava o 6º ano do Ensino Fundamental, obteve desempenho escolar muito bom, apresentava classificação A e declarou que a/o chefe de família possuía Ensino Superior completo. Houve associação entre idade e ano escolar com a interação com os pais, ligação família-escola e RAF total. Os processos proximais demonstraram correlação positiva de magnitude moderada com passeios e brinquedos. Houve correlação positiva moderada entre total do RAF e atividades previsíveis que sinalizam estabilidade. Os processos proximais se correlacionaram de maneira positiva forte com a ligação família-escola. Ter livros em casa revelou correlação positiva fraca com o desempenho escolar. Conclusão Os recursos do ambiente familiar apresentaram relação com o desempenho escolar dos adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the association between family resources, sociodemographic aspects, and school performance in middle school students. Methods Observational, analytical, cross-sectional study with a probabilistic sample stratified by sex, age, and grade in school. A total of 124 adolescents of both sexes, aged 11 to 14 years, enrolled in a private middle school participated in the study. We sent to their parents/guardians an online form with the Home Environment Resources Scale (HER), Brazilian Economic Classification Criteria (CCEB), and sociodemographic questions. The school performance was furnished by the institution. We used frequency distribution analysis of categorical variables and measures of central tendency and dispersion of the continuous ones. We used the Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, and Spearman correlation coefficient tests and set the significance level at p ≤ 0.05. Results Most of the sample was 11 years old, females, sixth graders, with very good school performance, belonging to social class A, and whose householder had a bachelor’s degree. Age and grade in school were associated with interaction with the parents, “family-school connection”, and total HER score. The “proximal processes” had a moderate positive correlation with outings and toys. There was a moderate positive correlation between total HER score and “predictable activities that indicate stability”. The “proximal processes” had a strong positive correlation with “family-school connection”. There was a weak positive correlation between books available at home and school performance. Conclusion The family resources were related to the adolescents’ school performance.
  • Efeitos imediatos da fotobiomodulação sobre a pressão máxima dos lábios Artigo Original

    Mouffron, Vanessa; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes; Motta, Andréa Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar os efeitos imediatos da fotobiomodulação sobre a pressão máxima dos lábios para diferentes doses. Método Estudo experimental, randomizado e triplo cego. A amostra foi composta por 23 mulheres e 17 homens com idade entre 18 e 33 anos (média 23,18 anos, DP=2,1), divididos em quatro grupos: GC (grupo controle), G1, G4 e G7. A pressão máxima foi avaliada com o Iowa Oral Performance Instrument (IOPI). O bulbo foi posicionado entre os lábios e os participantes foram orientados a pressioná-lo com a maior força possível. Aplicou-se o LASER infravermelho (808 nm) da marca DMC, modelo Therapy EC, 100 mW de potência. As doses testadas foram 1 J (G1), 4 J (G4) e 7 J (G7) aplicadas em seis pontos do músculo orbicular da boca. No GC não houve intervenção. Após a aplicação do LASER, foram repetidos os procedimentos de avaliação. Os resultados foram analisados com nível de significância de 95%. Resultados A pressão máxima de lábios aumentou significativamente apenas no grupo irradiado com 7 joules. Conclusão O LASER de baixa intensidade na dose de 7 J promoveu mudanças no desempenho do músculo orbicular da boca em tarefa de pressão máxima.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the immediate effects of different doses of photobiomodulation on maximum lip pressure. Methods Experimental, randomized and triple-blind study. The sample consisted of 23 women and 17 men, age between 18 and 33 years old (average 23.18 years old, SD=2.1), distributed in four groups: CG (control group), G1, G4 and G7. The maximum pressure was assessed with the Iowa Oral Performance Instrument (IOPI). The bulb was placed between the lips and the participants were instructed to press it as strong as possible. Infrared LASER (808 nm), manufactured by DMC, Therapy EC model, 100 mW of power output, was applied. The doses tested were 1 J (G1), 4 J (G4) and 7 J (G7), applied at six points of the orbicularis oris muscle. In the CG there was no intervention. The evaluation procedures were repeated after the LASER application. The results were analyzed with a significance level of 95%. Results The maximum lip pressure increased significantly only in the group irradiated with 7 J. Conclusion Low level LASER therapy with 7 J dose promoted changes in the performance of the orbicularis oris muscle in the maximum pressure task.
  • Triagem Auditiva Neonatal: protocolos, obstáculos e perspectivas de fonoaudiólogos no Brasil - 10 anos da Lei Federal Brasileira 12.303/2010 Artigo Original

    Vernier, Luíza Silva; Cazella, Sílvio César; Levandowski, Daniela Centenaro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Este estudo visa conhecer o cenário atual da atuação fonoaudiológica em serviços de TAN no Brasil, identificando seus obstáculos e perspectivas, bem como verificar a adequação dos Programas de TAN nacionais aos indicadores de qualidade pré-estabelecidos. Método Estudo observacional analítico, realizado com fonoaudiólogos no exercício da TAN no Brasil, entre agosto de 2018 e agosto de 2019, por meio de um questionário online estruturado. Foram realizadas análises descritivas e correlacionais dos dados no programa SPSS versão 22.0. Resultados A prática efetiva da TAN entre os profissionais não foi condizente, na sua totalidade, com os protocolos oficiais. 48,5% dos fonoaudiólogos afirmaram interrupção da TAN em algum momento nos locais de trabalho, principalmente pela necessidade de reparo do equipamento (64,7%). Quanto aos registros do fluxo e dados de atendimento, que contemplam os indicadores de qualidade, houve maior controle do número total de neonatos que realizaram a TAN (87,9%) e menor controle quanto aos resultados falsos positivos (21,2%). 81,8% dos fonoaudiólogos afirmaram ter disponibilidade para utilizar um sistema para registro e controle de dados da TAN. Conclusão Apesar de as práticas dos profissionais estarem em geral condizentes com protocolos oficiais, a não linearidade do processo e a falta de controle dos dados constituem obstáculos importantes para a qualidade dos serviços de TAN. A maioria dos programas de TAN nacionais apresentados não cumprem os indicadores de qualidade pré-estabelecidos. Considera-se que a informatização dos registros poderá beneficiar os profissionais e potencializar a implementação da TAN como prevista na legislação e políticas públicas nacionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aims to know the current scenario of speech audiology therapy activities at NHS in Brazil, identifying its obstacles and perspectives, as well as verifying the adequacy of national NHS Programs to the pre-established quality indicators. Methods Analytical observational study, carried out with speech therapists in the exercise of NHS in Brazil, between August 2018 and August 2019, through a structured online questionnaire. Descriptive and correlational analyzes of the data were performed using the SPSS version 22.0 program. Results The effective practice of NHS was not entirely consistent with official protocols. 48.5% of speech therapists stated that NHS interruption at some point in the workplace, especially due to the need to repair the equipment (64.7%). As for the flow records and care-related data, which include quality indicators there was greater control over the total number of neonates who underwent NHS (87.9%) and less control over false-positive results (21.2%). 81.8% of speech-language-hearing therapists said they were available to use a system for recording and controlling NHS data. Conclusion Although professionals’ practices are generally consistent with official protocols, the non-linearity of the process and the lack of data control are important obstacles to the quality of NHS services. Most of the national NHS programs presented do not meet the pre-established quality indicators. It is considered that the computerization of records can benefit professionals and enhance the implementation of NHS provided for in Brazilian laws and public policies.
  • Hesitações e proeminência relativa em constituintes prosódicos na fala infantil Artigo Original

    Villega, Cristyane de Camargo Sampaio; Chacon, Lourenço

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo verificar se as hesitações ocorreriam, preferencialmente, em posições fortes ou fracas de quatro dos constituintes prosódicos: enunciado fonológico, frase entonacional, frase fonológica e grupo clítico. Método os dados foram extraídos de um banco composto por 147 situações de entrevistas realizadas com crianças de 5-6 anos de idade. Para análise dos constituintes prosódicos, foi utilizado o princípio da proeminência relativa. A partir desse princípio, foram consideradas como em posição forte as ocorrências hesitativas identificadas em elementos proeminentes na organização de cada um dos constituintes prosódicos e, como em posição fraca, as ocorrências hesitativas identificadas em partes de constituintes que circundam as posições proeminentes. Foram detectadas, pelos juízes, 2.399 ocorrências hesitativas. Resultados foram identificadas, respectivamente, em posições fortes e fracas os seguintes totais de hesitações: (1) no enunciado fonológico = 305 (28,37%) e 770 (71,63%); (2) na frase entonacional = 285 (20,67%) e 1094 (79,33%); (3) na frase fonológica = 129 (16,49%) e 653 (83,51%); e (4) no grupo clítico = 154 (15,21%) e 859 (84,79%). Conclusão embora as ocorrências hesitativas tenham sido identificadas em posições fortes em todos os constituintes prosódicos analisados, houve prevalência pela posição fraca. Esse resultado corrobora estudos que afirmam que as hesitações ocorreriam em porções prosodicamente não nucleares. Além dessa confirmação, os resultados reforçam a eficácia do modelo da fonologia prosódica em relação ao princípio da proeminência relativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to verify if hesitations would occur, preferably, in strong or weak positions of four of the prosodic constituents: phonological utterance, intonational phrase, phonological phrase and clitic group. Methods the data were extracted from a bank composed of 147 interview situations recorded with children aged 5-6 years. Was used the principle of relative prominence for the analysis of prosodic constituents. From this principle, the hesitant occurrences identified in prominent elements in the organization of each of the prosodic constituents was considered as for strong position and, as in a weak position, the hesitant occurrences identified in parts of constituents that surround the prominent positions. The judges detected 2.399 hesitant occurrences. Results the following total hesitations were identified in strong and weak positions, respectively: (1) in the phonological utterance = 305 (28.37%) and 770 (71.63%); (2) in the intonational phrase = 285 (20.67%) and 1094 (79.33%); (3) in the phonological phrase = 129 (16.49%) and 653 (83.51%); and (4) in the clitic group = 154 (15.21%) and 859 (84.79%). Conclusion although hesitant occurrences have been identified in strong positions in all prosodic constituents analyzed, there was prevalence due to the weak position. This result corroborates studies that claim that hesitations would occur in non-nuclear prosodic portions. Furthermore to this confirmation, the results reinforce the effectiveness of the prosodic phonology model in relation to the principle of relative prominence.
  • Protocolo MMBGR – Lactentes e Pré-escolares: Instrutivo e História Clínica Miofuncional Orofacial Artigo Original

    Medeiros, Andréa Monteiro Correia; Marchesan, Irene Queiroz; Genaro, Katia Flores; Barreto, Íkaro Daniel de Carvalho; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Apresentar Instrutivo e Protocolo de História Clínica Miofuncional Orofacial pertencentes ao Protocolo MMBGR - Lactentes e Pré-escolares, incluindo adaptação e validação do conteúdo e aparência destes. Método Estudo tipo validação, descritivo e transversal. Adaptação a partir do Protocolo MBGR, fundamentada em estudos teóricos e experiência dos autores. Considerados lactentes entre 6 e 23 meses de vida e pré-escolares entre 24 e 71 meses. Obtido consentimento e consenso da versão adaptada pelos autores (originais e atuais). Analisados aparência e conteúdo do novo instrumento por 10 fonoaudiólogos especialistas em Motricidade Orofacial. Realizadas duas rodadas de análise: Primeira com formulário eletrônico contendo questões dicóticas (sim/não), com espaço para justificar as respostas negativas; calculado Índice de Validade de Conteúdo e Teste Binomial Exato; e Segunda com escala Likert 5 posições. Resultados Produzido instrutivo inédito e adaptado o Protocolo de História Clínica, com manutenção de 23 itens pertinentes à faixa etária em questão. Excluídas informações em 7 itens e acrescidas em 8 itens. Inicialmente obteve-se concordâncias de 70% do instrutivo, por pelo menos 70% dos especialistas; e 64% dos itens da História Clínica, por ao menos 90% dos especialistas. Obteve-se na segunda rodada 100% de respostas “Concordo totalmente” dos especialistas. Conclusão “Instrutivo” e “História Clínica Miofuncional Orofacial” tiveram validade de conteúdo e aparência concluída, e junto ao “Exame Clínico” integram o “Protocolo MMBGR - Lactentes e Pré-escolares”, com potencial contribuição para atuação clínica e na pesquisa em Motricidade Orofacial na faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses de idade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To present Myofunctional Orofacial Clinical History Instructive and Protocol belonging to the MMBGR Protocol - Infants and Preschoolers, including the adaptation and validation of content and appearance. Methods Validation, descriptive and cross-sectional study. Adaptation based on the MBGR Protocol, based on theoretical studies and the authors' experience. Infants between 6 and 23 months of age and preschoolers between 24 and 71 months were considered. Consent and consensus of the version adapted by the authors (original and current) was obtained. The appearance and content of the new instrument were analyzed by 10 speech therapists specialized in Orofacial Motricity. We performed two analysis rounds. First: an electronic form containing dichotic questions (yes / no), with justification for negative answers; Content Validity Index and Exact Binomial Test; Second: 5 points-Likert scale. Results We produced an unprecedented instructional and adapted Clinical History protocol maintaining 23 age group related items. We excluded information from 7 items and included information in 8. Initially, we achieved agreement in 70% instructional specialist items by at least 70% of the specialists; and 64% of Clinical History items, by at least 90% of specialists. In the second round, there were 100% of “I totally agree” responses from the experts. Conclusion “Instructive” and “Myofunctional Clinical History, Orofacial” had validity of content and appearance concluded, and together with the “Clinical Examination” they integrate the “Protocol MMBGR - Infants and Preschoolers”, being able to contribute to clinical practice and research in Motricity Orofacial area in the age group between 6 months and 5 years and 11 months of age.
  • Associação entre avaliação clínica e autopercepção da deglutição com a escala de incapacidade motora em pacientes com esclerose múltipla Artigo Original

    Piloti, Dandara Tailuma Weiler; Ruiz, Vânia Carolina Devitte; Ribeiro, Marlise de Castro; Almeida, Sheila Tamanini de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a associação entre a avaliação clínica e autopercepção da deglutição com a escala de incapacidade motora em pacientes com Esclerose Múltipla. Método Estudo transversal, prospectivo realizado com indivíduos com Esclerose Múltipla atendidos pelo ambulatório de Neuroimunologia de um hospital do sul do Brasil. Realizamos a revisão dos prontuários eletrônicos dos pacientes para extração do escore da última Expanded Disability Status Scale. Após a análise dos critérios de inclusão, e em consulta clínica, foram aplicados dois protocolos, o de autopercepção para o risco de disfagia, através do instrumento de equivalência brasileira do Eating Assessment Tool e a avaliação clínica da deglutição, com alimentos, através da escala Gugging Swallowing Screen. Os dados foram analisados através de tabelas, estatísticas descritivas e pelos testes: Teste de Associação Exato de Fisher e Teste Qui-quadrado para avaliar a associação entre os resultados das escalas aplicadas. Consideramos um nível de significância máximo de 5% (p<0,05). Resultados Foi possível observar que houve associação significativa entre os escores das escalas Gugging Swallowing Screen com a Expanded Disability Status Scale dos pacientes. Além disso, também se observou relação entre os resultados de ambos protocolos com a Expanded Disability Status Scale. Conclusão Os pacientes com Esclerose Múltipla deste estudo apresentaram disfagia orofaríngea. Houve associação entre os achados da avaliação clínica, do instrumento de autopercepção da deglutição e da escala de incapacidade motora em pacientes com esclerose múltipla.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the association between the clinical evaluation and self-perception of deglutition with the motor disability scale in patients with Multiple Sclerosis. Methods It is a cross-sectional, prospective study that was conducted with individuals with Multiple Sclerosis treated by the Neuroimmunology outpatient clinic of a hospital in southern Brazil. We reviewed the electronic medical records of patients to extract the score from the last Expanded Disability Status Scale. After the analysis of the inclusion criteria, and in clinical consultation, two protocols were applied: one of self-perception for the risk of dysphagia, through the Brazilian equivalence instrument of the Eating Assessment Tool; and the clinical evaluation of swallowing, with food, through the scale Gugging Swallowing Screen. The data were analyzed through tables, descriptive statistics and the tests: Fisher's Exact Association Test and Chi-square Test to assess the association between the results of the applied scales. We considered a maximum significance level of 5% (p <0.05). Results It was possible to observe that there was a significant association between the scores of the Gugging Swallowing Screen scales with the Expanded Disability Status Scale of the patients. In addition, there was also a relation between the results of both protocols with the Expanded Disability Status Scale. Conclusion The patients with Multiple Sclerosis in this study presented oropharyngeal dysphagia, what was confirmed by the association between the clinical evaluation of swallowing and the results of the instrument of self-perception of swallowing and the motor disability scale.
  • Disfagia por osteofitose cervical anterior: relato de caso Relato De Caso

    Aires, Mateus Morais; Fukumoto, Gabriela Marie; Ribeiro, Sarah Lima; Haddad, Leonardo; Alvarenga, Eliézia Helena de Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Osteofitose cervical anterior é uma condição não inflamatória caracterizada por calcificação ou ossificação dos ligamentos paravertebrais anterolaterais da coluna cervical. Acomete 20 a 30% dos idosos, sendo responsável por 1,6% das etiologias identificáveis da disfagia na população senil. Em estados avançados, a disfagia por osteofitose cervical pode levar a complicações como desnutrição, perda de peso e pneumonia aspirativa. Este estudo visa alertar para a suspeição desse diagnóstico à equipe multidisciplinar que cuida do idoso disfágico, possibilitando tratamento oportuno e precoce da condição. É relatado o caso de um paciente masculino de 66 anos com disfagia tipo engasgo para sólidos e refluxo nasal de alimentos há 1 ano. Videoendoscopia da deglutição evidenciou abaulamento da parede posterior da faringe e, à oferta de alimento sólido, restrição à retroflexão da epiglote, refluxo nasal do alimento e grande quantidade de resíduo alimentar sobre a lesão. Tomografia computadorizada de coluna cervical identificou a presença de osteófitos cervicais anteriores entre as vértebras C3 e C6, o maior com comprimento anteroposterior de 12 milímetros, estreitando a coluna aérea ao nível da oro- e hipofaringe. O paciente foi adequadamente tratado com fonoterapia da deglutição. A estratégia inicial de tratamento para a osteofitose sintomática deve ser conservadora, geralmente com boa resposta à fonoterapia da deglutição. Apesar de raramente estarem implicados na etiologia da disfagia, considerando sua alta prevalência, é importante que otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos estejam atentos a esse diagnóstico, permitindo tratamento precoce e efetivo para o paciente assistido, melhor prognóstico e menos complicações da disfagia orofaríngea no idoso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Anterior cervical osteophytosis is a noninflammatory condition characterized by calcification or ossification of the anterolateral paravertebral ligaments of the cervical spine. It affects 20 to 30% of the elderly, being responsible for 1.6% of the identifiable etiologies of dysphagia in the senile population. In advanced states, dysphagia due to cervical osteophytosis can lead to complications such as malnutrition, weight loss and aspiration pneumonia. This study aims to alert to this diagnosis, enabling early treatment of the condition. The case of a 66-year-old male patient with choking dysphagia for solids and nasal food reflux for 1 year is reported. Fiberoptic Endoscopic Evaluation of Swallowing showed bulging of the posterior pharyngeal wall and, with solid food supply, restriction to the retroflexion of the epiglottis, nasal reflux of the food and a large amount of food residue on the lesion. Cervical spine Computed Tomography identified the presence of anterior cervical osteophytes between the C3 and C6 vertebrae, the largest with anteroposterior length of 12 millimeters, narrowing the air column at the level of the oro- and hypopharynx. The patient was adequately treated with swallowing therapy by speech-language pathologist. The initial treatment strategy for symptomatic osteophytosis should be conservative, usually with a good response to swallowing therapy. Although they are rarely implicated in the etiology of dysphagia, considering its high prevalence, it is important that otolaryngologists and speech-language pathologists are attentive to this diagnosis, allowing early and effective treatment for the assisted patient, better prognosis and fewer complications of oropharyngeal dysphagia in the elderly.
  • Desempenho na tarefa de precisão em crianças com Apraxia de Fala na Infância após intervenção integrada de alfabetização e habilidades motoras Case Report

    Pagliarin, Karina Carlesso; Gubiani, Marileda Barichello; Rosa, Rafaela Rossini; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Dificuldade nas habilidades de alfabetização são frequentemente observadas em crianças com Apraxia da Fala na Infância (AFI). Isso ocorre porque a linguagem oral tem relação direta com a aprendizagem da leitura e da escrita. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho na tarefa de acurácia de uma intervenção integrada de consciência fonoarticulatória, habilidades motoras e letramento de três crianças com AFI. Três meninos com idade entre 5:3 e 5:8 anos, com AFI, receberam 2 horas semanais de sessões de terapia baseadas na alfabetização e habilidades motoras. As crianças foram avaliadas antes e após a terapia e em uma avaliação de manutenção 1 mês após o término do tratamento. As crianças melhoraram na tarefa de precisão, considerando o nível de seus déficits. A melhora foi mantida na avaliação de manutenção. A terapia baseada na alfabetização, considerando a consciência fonológica e as habilidades motoras, pode ajudar as crianças com AFI, mas a gravidade dos problemas de comunicação das crianças deve ser levada em consideração.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Difficult in literacy skills are often seen in children with Childhood Apraxia of Speech (CAS). This occurs because oral language has direct relationship with reading and writing learning. The purpose of this study was to evaluate the performance in the accuracy task of an integrated phonoarticulatory awareness, motor skills and literacy intervention of three children with CAS. Three boys between 5;3 and 5;8 years of age, with CAS, were offered 2 hours per week of therapy sessions based on literacy and motor skills. The children were assessed before and after therapy and at a maintenance assessment 1 month after the treatment ceased. The children improved on the accuracy task considering their deficits level. Improvement was maintained at the maintenance assessment. Therapy based on literacy considering phonoarticulatory awareness and motor skills can help children with CAS, but the severity of the children’s communication problems must be taken into consideration.
  • A utilização dos questionários do Washington Group on Disability Statistics para identificação da incapacidade auditiva: uma revisão sistemática Revisão Sistemática

    Moreno, Jennifer Dantas; Bennett, Larissa Hellen Viégas; Ferrite, Silvia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a aplicação dos instrumentos do Washington Group on Disability Statistics (WG) para obtenção de dados sobre incapacidade auditiva (IA). Estratégia de pesquisa Foram conduzidas buscas nas bases de dados PubMed, Scopus, Science Direct, Web of Science e Lilacs, e na literatura cinzenta. Os softwares State of the Art through Systematic Review e Mendeley foram utilizados como ferramentas para organização, seleção e armazenamento dos documentos. Critérios de seleção Seguiram-se orientações propostas pela Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. De acordo com critérios de inclusão, foram selecionados estudos publicados em inglês ou português, entre 2001 e 2017, que aplicaram a pergunta sobre IA do WG. Análise dos dados Foram definidas como variáveis de análise: módulo WG utilizado, país e ano da coleta de dados, tamanho e composição da amostra, objetivo do estudo, periódico de publicação, estimativa da prevalência de IA e medidas de acurácia. Resultados Foram 65 os estudos incluídos, conduzidos com dados de 30 países. O módulo curto do WG foi mais comumente utilizado. As estimativas de prevalência da IA variaram de 0,2 a 2,3%, e apenas três estudos estimaram a acurácia do instrumento para sua identificação. Conclusão: O emprego do instrumento do WG, módulo de incapacidade auditiva, tem ocorrido em nível mundial, principalmente em países em desenvolvimento. A pequena variação entre as medidas de prevalência estimadas pelos estudos parece ser favorável ao objetivo do WG em gerar estimativas que permitam comparação internacional. No entanto, a escassez de estudos de validade indica a necessidade de mais investigações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the use of instruments from the Washington Group on Disability Statistics (WG) to obtain data on hearing disability (HD). Research strategies We conducted searches in the PubMed, Scopus, Science Direct, Web of Science, Lilacs databases and the grey literature. The software “The State of the Art through Systematic Review” and “Mendeley” were used to assist in the bibliographic reference organization, selection, and storage. Selection criteria we followed the guidelines proposed by the “Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis” and we selected studies that met the following inclusion criteria: written in English or Portuguese, within the period of 2001 to 2017 and have used the WG hearing disability question. Data analysis The variables analyzed into the studies were: WG module, country and year of data collection, sample size and composition, objective of the study, publication journal, HD estimate of prevalence and accuracy measures. Results Sixty-five studies are included in the review, conducted with data from 30 countries. The WG Short Set of question was the most often used. Hearing disability prevalence ranged from 0.2 to 2.3% and only three studies estimated the accuracy of the instrument to identify HD. Conclusion The hearing disability question of WG has been used worldwide and mainly in developing countries. The short variation in the estimated prevalence measurements within studies seems favorable to the WG's goal of generate estimates that allow international comparison. However, the shortage of validity studies indicates the need for further investigations with this purpose.
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