Audiology - Communication Research, Volume: 18, Issue: 2, Published: 2013
  • Editorial

    Schochat, Eliane; Almeida, Kátia de
  • Nasopharyngeal dimensions and respiratory symptoms after pharyngeal flap surgery in children and adults Artigos Originais

    Fukushiro, Ana Paula; Zwicker, Carmen Vivian Domingues; Genaro, Katia Flores; Yamashita, Renata Paciello; Trindade, Inge Elly Kiemle

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Verificar a influência da idade sobre as dimensões nasofaríngeas e os sintomas respiratórios em pacientes submetidos à cirurgia para a correção da insuficiência velofaríngea pela técnica de retalho faríngeo. MÉTODOS: Amostra formada por 103 indivíduos distribuídos em três grupos: crianças (6 a 12 anos), adultos jovens (18 a 30 anos) e adultos de meia-idade (≥40 anos). Trata-se de estudo retrospectivo que analisou os valores da área nasofaríngea (técnica fluxo-pressão, valor de referência 0,570 cm²) e os sintomas de respiração oral, ronco e dificuldade respiratória durante sono, obtidos, em média, 12 meses após a cirurgia. A área nasofaríngea foi comparada entre os grupos por análise de variância e os sintomas respiratórios pelo teste Qui-quadrado (p<0,05). RESULTADOS: Os valores médios da área nasofaríngea após a cirurgia foram 0,527±0,215 cm², 0,599±0,213 cm² e 0,488±0,276 cm², respectivamente para crianças, adultos jovens e adultos de meia-idade, não havendo diferença entre os grupos. As proporções de respiração oral, ronco e dificuldade respiratória durante o sono foram, respectivamente, 66%, 69% e 9% nas crianças, 51%, 49% e 7% nos adultos jovens e 75%, 75% e 19% nos adultos de meia-idade, com maior frequência de ronco nos adultos de meia-idade. CONCLUSÃO: A idade não interferiu nas dimensões nasofaríngeas na presença de retalho faríngeo, mas foi um fator agravante de sintomas respiratórios, principalmente nos indivíduos mais velhos.

    Abstract in English:

    PURPOSE: To investigate the influence of age on nasopharyngeal dimensions and respiratory symptoms in patients undergoing surgery to correct velopharyngeal insufficiency using the pharyngeal flap technique. METHODS: A sample comprising 103 individuals divided into three groups: children (6-12 years old), young adults (18-30 years old) and middle-aged adults (≥ 40 years old). This was a retrospective study that analyzed the values for the nasopharyngeal area (pressure-flow technique, reference value: 0.570 cm²) and the symptoms of oral respiration, snoring and respiratory difficulties during sleep. The values were obtained, on average, 12 months after surgery. The nasopharyngeal area was compared between the groups using analysis of variance, and respiratory symptoms were compared using the chi-squared test (p<0.05). RESULTS: The mean nasopharyngeal area values after surgery were 0.527±0.215 cm², 0.599±0.213 cm² and 0.488±0.276 cm² for children, young adults and middle-aged adults, respectively, with no differences between groups. The proportions of oral respiration, snoring and breathing difficulty during sleep were, respectively, 66%, 69% and 9% in children; 51%, 49% and 7% in young adults; and 75%, 75% and 19% in middle-aged adults, with a higher frequency of snoring in middle-aged adults. CONCLUSION: Age did not affect nasopharyngeal dimensions in the presence of a pharyngeal flap, but it was an aggravating factor for respiratory symptoms, especially in older individuals.
  • Disfluencies and speech rate in spontaneous production and in oral reading in people who stutter and who do not stutter Artigos Originais

    Pinto, Joana Cecilia Baptista Ramalho; Schiefer, Ana Maria; Ávila, Clara Regina Brandão de

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Investigar e caracterizar a velocidade de fala e as rupturas da fala em situação espontânea e em leitura oral, em indivíduos gagos e não gagos e investigar a relação entre essas variáveis. MÉTODOS: Trinta participantes com idades entre 17 e 59 anos e, no mínimo, oito anos de escolaridade, constituíram o Grupo Estudo, com 15 indivíduos gagos, e o Grupo Controle, com 15 indivíduos não gagos. Os indivíduos do Grupo Controle e do Grupo Estudo foram pareados por idade, gênero e nível de escolaridade. Após anamnese, foram realizadas as seguintes avaliações: neuropsicológica breve, específica da gagueira e específicas da leitura. As disfluências foram analisadas e calculou-se a velocidade da fala espontânea e na leitura oral. RESULTADOS: Ocorreram mais disfluências na fala espontânea que na leitura oral de texto, em ambos os grupos. Em relação à velocidade, no Grupo Controle, a leitura de pseudopalavras e de texto correlacionaram-se positivamente e no Grupo Estudo, todas as variáveis correlacionaram-se positivamente. CONCLUSÃO: A análise da velocidade e das rupturas de fala caracterizou ambos os grupos, tanto em situação de fala espontânea, quanto na leitura que evidencia perfis de desempenho diferenciados pela velocidade de fala, frequência e tipologia das rupturas. A investigação demonstra que indivíduos gagos apresentaram valores mais baixos de velocidade, assim como maior ocorrência de disfluências, tanto na fala espontânea quanto na leitura oral, em comparação com indivíduos não gagos.

    Abstract in English:

    PURPOSE: To investigate and characterize temporal parameters of speech in spontaneous situation and in oral reading in people who stutter and who do not stutter, and investigate the relation among these variables. METHODS: Thirty participants aged between 17 and 59 years, with a minimum of 08 years of scholar education, constituted the Study Group, composed by 15 people who stutter and the Control Group with 15 people who did not stutter. Subjects on the Control and Study Group were matched by gender, age and education level. After anamnesis it was made: brief neuropsychological assessment, specific stuttering assessment and specific oral reading assessment. Disfluencies were analyzed and it was calculated speech rate on spontaneous production and oral reading. RESULTS: There were more disfluencies in spontaneous speech than in text oral reading in both groups. As to speech rate, in the Control Group, pseudoword and text reading were positively correlated, and in the Study Group, all variables were positively correlated. CONCLUSION: Speech rate and disfluencies analysis characterized both groups, either in spontaneous speech and reading situations which evidenced performance profiles differentiated by speech rate, frequency and disfluency typology. Investigation showed that people who stutter present lower values of speech rate, as well as higher occurrence of disfluencies, either on spontaneous speech and oral reading, in comparison to people who do not stutter.
  • Vocabulário expressivo e variáveis regionais em uma amostra de escolares de Maceió Artigos Originais

    Medeiros, Vanessa Porangaba de; Valença, Renata Kiara Lins; Guimarães, João Alfredo Tenório Lins; Costa, Ranilde Cristiane Cavalcante

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Caracterizar o vocabulário expressivo e analisar as variáveis regionais em uma amostra de escolares do primeiro ano do ensino fundamental de Maceió. MÉTODOS: Participaram 72 escolares de três escolas de Maceió. Para selecionar a amostra, os escolares foram submetidos às seguintes avaliações: avaliação da fala, por meio da prova de Fonologia do ABFW; avaliação do vocabulário expressivo, por meio da aplicação da Prova de Vocabulário do ABFW e avaliação do desenvolvimento infantil, por meio da Escala de Desenvolvimento Infantil Denver. Foram realizadas análises estatística descritiva e analítica (p<0,05). RESULTADOS: Não houve diferença de desempenho lexical entre os gêneros, nem entre as faixas etárias, mas foi verificada diferença entre as escolas. Os escolares apresentaram desempenho abaixo do esperado nos campos semânticos locais, vestuário, alimentos e formas e cores. Melhor desempenho foi observado para os campos semânticos animais, meios de transporte e móveis e utensílios. Os processos de substituição mais realizados foram: substituição por co-hipônimo, por valorização do estímulo visual, por vocábulos que designam seus atributos semânticos, por hiperônimos e parassinônimos. Foram observadas diferentes designações para os vocábulos balança, escorregador, privada e casinha. CONCLUSÃO: Os escolares de Maceió que compuseram a amostra apresentaram desempenho lexical semelhante, independente do gênero e da faixa etária, mas houve diferença para a variável escola.

    Abstract in English:

    PURPOSE: To characterize the expressive vocabulary and analyze the variables in a regional sample of students of first grade of elementary school in Maceió. METHODS: The sample was composed by 72 children from three Maceió public schools. To select the sample, the children underwent speech evaluation through the ABFW Test - Phonology; and expressive vocabulary through the ABFW - Vocabulary Test. Following, statistical analysis was conducted using Kruskal-Wallis, Mann-Whitney and Wilcoxon tests. Statistical significance was considered as p value smaller than 0.05. RESULTS: There was no difference between gender and among age ranges in lexical performance. Differences among schools were observed. When compared to data from the ABFW, the children from Maceió underachieved the expected scores in the semantic fields sites, clothing, food, and shapes and colors. The best performance was observed for the fields animal, vehicles, furniture and utensils. The most recurrent substitution processes were the co-hyponym, valorization of the visual stimulus, words that designate their semantic attributes, hypernym, parasynonym or equivalents. CONCLUSION: The children of Maceió present a similar lexical development, independent of gender or age group, with a difference only among the schools tested.
  • Phonological awareness in children from public schools and particularly during the process of literacy Artigos Originais

    Gonçalves, Thaís dos Santos; Neves, Thaíla Affonso Pimenta; Nicolielo, Ana Paola; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro; Lopes-Herrera, Simone Aparecida

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Verificar e comparar habilidades de consciência fonológica (CF) de crianças estudantes de escola pública e particular, em processo de alfabetização. MÉTODOS: Foi aplicado um teste de CF em 70 crianças da primeira série do Ensino Fundamental, sendo 35 estudantes de escola pública e 35 de escola particular, no início (pré-teste) e no final (pós-teste) do ano letivo. RESULTADOS: Todas as crianças obtiveram melhora no desempenho, quando comparados o pré e o pós-teste. No pré-teste, os melhores escores foram relativos às provas que envolviam o nível silábico e rimas. No entanto, comparando-se o pré-teste com o pós-teste, as provas de nível fonêmico foram as que resultaram em índices significativos de melhora em toda a amostra. As crianças da escola particular obtiveram maior pontuação na maioria das provas, assim como maior número total de pontos no pré-teste e no pós-teste, em relação às crianças da escola pública. Houve redução da diferença entre as escolas no desempenho da CF no final do ano letivo. CONCLUSÃO: Todas as crianças apresentaram melhora nas habilidades de CF com o processo de alfabetização. As crianças da escola particular demonstraram melhor desempenho, principalmente no pré-teste, indicando possível influência dos aspectos socioeconômicos no desenvolvimento dessas habilidades. As habilidades de rimas e as habilidades silábicas desenvolveram-se antes do processo de alfabetização e as habilidades de consciência fonêmica foram desenvolvidas concomitantemente com esse processo. Enfatiza-se, ainda, na amostra estudada, a importância do ensino da escola pública na diminuição da discrepância dessas habilidades entre as escolas, no final do ano letivo.

    Abstract in English:

    PURPOSE: To verify and compare phonological awareness (PA) abilities of public and private school children in the literacy process. METHODS: A test of phonological awareness (PA) was applied in 70 children in the first grade of elementary school (35 students from public school and 35 from private school) at the beginning (pretest) and end (posttest) of the school year. RESULTS: All children showed improvement in their performance when compared pre and posttest. In the pretest, the best scores were observed in the syllable level and in rhymes; however, comparing the pre with the posttests, the phonemic level showed the most significant improvement rates in the whole sample. The private school children had higher scores in most tests applied, as well as a higher total number of points compared to public school children in the pre and posttest. There was a decrease in the difference of the PA performance between schools at the end of the school year. CONCLUSION: All children showed improvement in PA skills with literacy process, although children from private schools had better performance, especially in the pretest, which can be a sign of the socioeconomic influence in the development of these skills. Syllabic and rhymes skills were developed before the literacy process and phonemic awareness skills were developed concurrently with this process. Also this study lays emphasis on the importance of the instruction in public schools in reducing the discrepancy between the abilities of these schools at the end of the school year, in this sample.
  • Educational workshops as a strategy to promote hearing heath of adolescents: an exploratory study Artigos Originais

    Lacerda, Adriana Bender Moreira de; Soares, Vânia Muniz Néquer; Goncalves, Cláudia Giglio de Oliveira; Lopes, Flávia Conceição; Testoni, Ricardo

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Desenvolver e avaliar oficinas educativas sobre saúde auditiva e exposição a ruídos de adolescentes escolares da rede pública de ensino médio. MÉTODOS: Estudo de intervenção, com a participação de 91 adolescentes. Foi realizada ação educativa, tendo como base a pedagogia problematizadora e, como recurso metodológico, o trabalho em grupo na forma de oficinas, nas quais os jovens foram convidados a refletir sobre a saúde auditiva e exposição a ruídos nas atividades culturais (lazer), escolares e ambientais. Foram utilizadas diferentes estratégias lúdicas e dialógicas, como teatro, música, roda de conversa, confecção de mural. Para avaliação das oficinas foram aplicados dois questionários: um questionário antes e outro depois das oficinas, visando identificar a mudança na compreensão dos jovens frente ao ruído, e outro sobre a dinâmica das oficinas. RESULTADOS: Após as oficinas, foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, que passaram a considerar o ruído como algo ruim e danoso à saúde. Diferença significativa foi observada com relação aos cuidados necessários com a audição nas atividades culturais. A percepção dos alunos relacionada à dinâmica utilizada nas oficinas foi muito boa ou boa em mais de 80% das avaliações. CONCLUSÃO: As oficinas educativas demonstraram-se apropriadas para educação em saúde auditiva de escolares. Foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, sobretudo quanto ao efeito do ruído nas atividades culturais. As estratégias lúdicas e dialógicas propostas nas oficinas foram aceitas e apreciadas pelos adolescentes.

    Abstract in English:

    PURPOSE: Develop and evaluate educational workshop on hearing health and noise exposure adolescents, students of public school. METHODS: Intervention study involving 91 adolescents. Educational activity was conduce based on the problem-posing education and as a methodological resource group work in the form of workshops in which young people were invited to reflect on the hearing health and noise exposure in cultural activities (leisure),and environmental education. Was used differents strategies playful and dialogical as: theater, music, conversation wheel, making mural. For evaluation of the workshop were applied two questionnaires, one questionnaire before and another after the workshop aimed at identifying and understandingc an change attitudes of young people against the noise, and the other on the development of the workshop. RESULTS: After the workshops, was observed changes in the understanding of young people, considering the noise as something bad and harmfulto health, however significant differences were observed, the necessary care with hearing related to cultural activities. The students' perceptions related to the dynamics used in the workshops was very good or goodby more than 80% of the evaluations. CONCLUSION: The educational workshops showed to be appropriate for health education of hearing students. Changes were observed in the understanding of teenagers, especially the effect of noise on cultural activities. The playful and dialogical strategies proposed in the workshop were accepted and appreciated by adolescents.
  • Assessment of the awareness of dyscalculia among educators Artigos Originais

    Dias, Michelle de Almeida Horsae; Pereira, Mônica Medeiros de Britto; Van Borsel, Jonh

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Obter dados locais na região metropolitana do Rio de Janeiro sobre o conhecimento ou a percepção do profissional de educação sobre os sinais indicativos de discalculia. MÉTODOS: Foi elaborado e aplicado a 63 professores do ensino fundamental das redes de ensino pública e particular, um questionário com 18 perguntas específicas sobre discalculia, sendo duas perguntas abertas e 16 fechadas. As perguntas abordavam a presença do tema na formação, experiência profissional, conhecimento específico e propostas de estratégias pedagógicas para a discalculia. RESULTADOS: Quarenta e cinco vírgula dois por cento dos professores informaram desconhecer o quadro de discalculia. Apenas 12,9% consideraram-se capazes de identificar um caso de suspeita de discalculia. CONCLUSÃO: De acordo com os resultados obtidos, os professores possuem pouco conhecimento específico sobre a discalculia e se mostram inseguros da sua capacidade de identificar um caso suspeito.

    Abstract in English:

    PURPOSE: To obtain local data in the metropolitan region of Rio de Janeiro on the knowledge and perception of educators of signs indicative of dyscalculia. METHODS: A questionnaire with 18 questions (two open questions and sixteen closed questions) was presented to primary school teachers of public and private schools. The questions were related to the occurrence of the topic of dyscalculia during their education as a teacher, their professional experience, specific knowledge about dyscalculia, and strategies to be used in the classroom. RESULTS: Forty five point two percent reported not to know what dyscalculia is. Only 12.9% believed they can identify signs of dyscalculia. CONCLUSION: The participants have little specific knowledge about dyscalculia and showed to be insecure with respect to their ability to identify possible cases of dyscalculia.
  • Auditory perception of teachers with voice disorders Artigos Originais

    Buosi, Mara Mércia Belúcio; Ferreira, Léslie Piccolotto; Momensohn-Santos, Teresa Maria

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Descrever os achados da avaliação de habilidades auditivas - traços de frequência, intensidade e duração - em um grupo de professores disfônicos (GD), comparando-os aos encontrados em professores não-disfônicos (GND). MÉTODOS: Foram avaliados 44 sujeitos do gênero feminino, na faixa etária de 18 a 40 anos, sendo 23 disfônicos (GD) e 21 não-disfônico (GND). Para definir esses grupos, as professoras foram submetidas à avaliação laringológica e perceptivo-auditiva da voz, bem como, à avaliação audiológica completa, a fim de que fossem excluídas aquelas que apresentassem perda auditiva. Após a seleção, procedeu-se a investigação do Limiar Diferencial de Intensidade e da aplicação dos Testes de Detecção de Padrão de Frequência e Duração. RESULTADOS: O GND apresentou melhor desempenho que o GD na avaliação do parâmetro de frequência. CONCLUSÃO: A análise relacionada à percepção auditiva mostra diferença apenas para o parâmetro da frequência entre professores disfônicos e não disfônicos. Estudos com maior número de sujeitos e com outros testes que avaliem o limiar diferencial de intensidade podem esclarecer melhor a relação entre problemas de voz e dificuldades na percepção de pequenas diferenças de intensidade.

    Abstract in English:

    PURPOSE: To describe the findings of the assessment of auditory skills - frequency, intensity and duration patterns - in a group of teachers with voice disorders (DG), and to compare the findings in a group of teachers without vocal disorders (NDG). METHODS: There were 44 females, between 18 and 40 years of age, 23 were placed in the voice disorder group (DG) and 21 in the group without voice disorders (NDG). In order to define these groups, the teachers were submitted to both vocal behavior and laryngeal assessments, as well as to a complete audiological evaluation in order to assure that those subjects with hearing loss were excluded from the study. Following subject selection, an investigation of the Differential Intensity Threshold was carried out, along with the administration of the tests for Frequency and Duration Pattern Detection. RESULTS: The NDG had better performance than the DG in all administered tests, with a significant difference in the evaluation of the frequency parameter. CONCLUSION: Analysis of the performance of the two groups of teachers showed statistically significant only for the frequency parameter. Studies with larger numbers of subjects and with other tests that evaluate the differential threshold of intensity may perhaps clarify better the relationship between voice problems and difficulties in the realization of small differences in intensity.
  • Noise in the hospital setting: impact on quality of life Artigos Originais

    Silva, Monique Cantelli da; Luz, Vivian Baptista da; Gil, Daniela

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Aferir os níveis de ruído em distintos ambientes de um hospital universitário e investigar o impacto dessa exposição na qualidade de vida dos profissionais que atuam nesses ambientes. MÉTODOS: O ruído foi aferido por meio de medidor de pressão sonora em três períodos do dia: manhã, tarde e noite, durante uma semana, em diferentes dependências de um hospital, a saber: UTI neonatal, nutrição, anfiteatros, gráfica, lavanderia, marcenaria e serralheria. Para cinco trabalhadores de cada setor, foi solicitado o preenchimento dos questionários de hábitos auditivos e de Qualidade de vida (WHOQOL-Bref), adaptado para o Português Brasileiro. Para cada questão do WHOQOL-Bref atribuiu-se de 0 a 5 pontos, sendo que, ao final, quanto maior a pontuação, melhor qualidade de vida o indivíduo considera ter. RESULTADOS: Houve diferença significativa entre os ambientes, para os valores mínimos e máximos de pressão sonora, independentemente do período do dia em que foi realizada a aferição. Todos os ambientes puderam ser considerados prejudiciais. Nos escores apresentados nas questões de qualidade de vida geral e nos domínios do WHOQOL-Bref (Qualidade de Vida, Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente), observou-se que não houve diferença entre os setores. CONCLUSÃO: Os níveis mínimos e máximos de ruído em todos os setores, com exceção da UTI neonatal, excedem os previstos para ambiente hospitalar; a variação dos níveis de ruído caracteriza ambientes com ruídos intermitentes que colocam em risco a saúde auditiva dos funcionários; os níveis de ruído aferidos evidenciam a necessidade de implementação de Programa de Conservação Auditiva, com medidas coletivas e individuais.

    Abstract in English:

    PURPOSE: To determine noise levels in different hospital settings and investigate the impact of noise exposure on the quality of life of the healthcare workers in these environments. METHODS: Noise was measured using a sound level meter in different sectors of the Sao Paulo university hospital (neonatal intensive care unit, nutrition, classrooms, print shop, laundry, carpentry shop and metalwork shop) in different periods of the day (morning, afternoon and night) over a one-week period. Five workers from each sector were asked to fill out questionnaires on hearing habits and quality of life (WHOQoL-Bref), adapted to Brazilian Portuguese. Each question on the WHOQoL-Bref was scored from 0 to 5 points, with higher overall scores denoting better quality of life. RESULTS: Statistically significant differences among environments were found regarding minimum and maximum sound levels, regardless of the time of the day. All sound levels were considered harmful. No statistically significant differences among sectors were found in the overall quality of life score or subscales of the WHOQoL-Bref (Quality of Life, Physical Aspects, Psychological Aspects, Social Relations and Environment). CONCLUSION: The minimum and maximum noise levels in all sectors, except the neonatal intensive care unit, exceeded those defined for hospital environments. The variation in noise levels characterizes environments with intermittent noise that places the auditory health of the employees at risk. The noise levels encountered demonstrate the need for a hearing conservation program involving both group and individual measures.
  • Auditory performance, during a period of time in cochlear implant users with post lingual hearing loss Artigos Originais

    Buarque, Laísa Flávia Soares Fernandes Peixoto; Brazorotto, Joseli Soares; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; Lima Júnior, Luiz Rodolpho Penna; Lima, Danielle do Vale Silva Penna; Ferreira, Maria Ângela Fernandes

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Avaliar o desempenho auditivo ao longo do tempo e investigar os fatores prognósticos relacionados. MÉTODOS: Estudo de coorte retrospectivo realizado por meio da análise dos prontuários de 57 indivíduos com perda auditiva pós-lingual e usuários de implante coclear há pelo menos 12 meses. Utilizou-se o estimador de Kaplan-Meier e o teste de Logrank para análise da percepção da fala ao longo do tempo e da possível interferência de fatores como gênero, escolaridade, tempo de privação auditiva, idade ao implante, marca do dispositivo e etiologia, sobre o desfecho estudado. RESULTADOS: Em apenas 12 meses após a ativação do implante, mais da metade da coorte já apresentava escores satisfatórios no teste de percepção da fala. O teste de Logrank não indicou diferença entre as covariáveis testadas. Houve diferença significativa entre os resultados auditivos pré e pós- implante coclear. CONCLUSÃO: O desempenho auditivo, após 12 meses de uso do IC, superou o critério de indicação na maioria dos indivíduos com perda auditiva pós-lingual, independentemente dos fatores prognósticos avaliados, porém não em todos os indivíduos pesquisados.

    Abstract in English:

    PURPOSE: Evaluating the hearing accomplishment over time and to investigate the prognostic factors related. METHODS: A retrospective cohort study carried out through analysis the medical records of 57 patients with post-lingual hearing loss and cochlear implant for at least 12 months. To sustain our method we applied the Kaplan-Meier method and the logrank test for analysis of speech perception over time and the possible influence of factors such as gender, education, duration of hearing loss, age at implantation, etiology and device's brand, on the outcome studied. RESULTS: In only 12 months after implant activation, more than half of the cohort already had satisfactory scores on the test of speech perception. The logrank test had not indicated difference among the covariates tested. There was a significant difference between the hearing results pre and post cochlear implant. CONCLUSION: The hearing performance after 12 months using the IC exceeds the criterion for the majority of individuals with post-lingual hearing loss, regardless of prognostic factors evaluated, but not all respondents.
  • Study of acoustic immittance measures with probe tone of 226 and 1000 Hz in neonates Artigos Originais

    Teixeira, Bruna Noronha; Sleifer, Pricila; Pauletti, Luciane Ferreira; Krimberg, Cristina Fernandes Diehl

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Estudar as medidas de volume, pressão do pico e complacência obtidas nas curvas timpanométricas de neonatos, na comparação entre gêneros e orelhas, utilizando tom sonda de 226 e 1000 Hz, e analisar as respostas obtidas na pesquisa dos reflexos acústicos com os dois tons de sonda testados. MÉTODOS: Foram avaliados 73 neonatos, com integridade de células ciliadas externas verificadas pelas emissões otoacústicas evocadas transientes. Foi realizada a avaliação das medidas de imitância acústica nas crianças, tendo como desfecho clínico a observação das respostas obtidas nas timpanometrias e na pesquisa dos reflexos acústicos com tom sonda de 226 e 1000 Hz. RESULTADOS: Observamos diferença entre as curvas de pico único e pico duplo, com maior ocorrência de pico único com tom sonda de 1000 Hz. Verificamos diferença entre os gêneros, na medida complacência em 226 Hz e entre as orelhas, nas medidas complacência e pressão do pico em 226 e 1000 Hz, respectivamente. Encontramos, também, diferença nas médias dos reflexos acústicos ipsilaterais e contralaterais com tom sonda de 1000 Hz, em relação a variável gênero, e entre os reflexos ipsilaterais e contralaterais nas frequências de 1000 e 2000 Hz com tom sonda de 226 e 1000 Hz. CONCLUSÃO: Houve diferença entre as variáveis analisadas com tom sonda de 226 e 1000 Hz. Os valores de compliância e de reflexos foram mais elevados no gênero feminino. Todos os neonatos apresentaram reflexos acústicos, sendo os contralaterais mais elevados que os ipsilaterais.

    Abstract in English:

    PURPOSE: Study the measures of volume, peak pressure and complacency in tympanometric curves of neonates with gender, ears and tone probe of 226 and 1000 Hz and analyze the responses obtained in the survey of the acoustic reflections with the two tone probe tested. METHODS: transversal study, observational and contemporary. We evaluated 73 neonatal with integrity of outer hair cells observed by transient evoked otoacoustic emissions. The children performed the evaluation of measures of acoustic immittance clinical outcome, observation of the answers obtained in tympanometries and research of acoustic reflexes with tone probe 226 and 1000 Hz. RESULTS: We observed statistically significant difference between the curves of single and double peak, with a higher occurrence of single peak with tone probe of 1000 Hz. There was statistically significant difference between the genders as complacency in 226 Hz and between the ears in compliance measures and peak pressure in 226 and 1000 Hz, respectively. In addition, we found statistically significant difference in the average of the ipsilateral and contralateral acoustic reflexes with tone probe of 1000 Hz against the variable gender and ipsilateral and contralateral reflexes between the frequencies of 1000 and 2000 Hz with tone probe of 226 and 1000 Hz. CONCLUSION: The results obtained in this study showed statistically significant difference between analyzed variables with tone probe of 226 and 1000 Hz tone. The compliance values and reflexes were higher in females. All neonates had acoustic reflexes, and reflexes contralateral higher than the ipsilateral.
  • Hearing aids use among elderly: SABE study - health, well-being and aging survey Artigos Originais

    Cruz, Mariana Sodário; Lima, Maria Cristina Pereira; Santos, Jair Lício Ferreira; Duarte, Yeda Aparecida de Oliveira; Lebrão, Maria Lucia; Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu

    Abstract in Portuguese:

    OBJETIVO: Descrever o uso do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) pela população idosa do município de São Paulo e fatores associados. MÉTODOS: Estudo transversal, descritivo e quantitativo, integrante do Estudo SABE (Saúde, Bem-estar e Envelhecimento), desenvolvido no ano de 2006. Foram entrevistados 1115 sujeitos com 65 anos ou mais. A amostra foi obtida de setores censitários em dois estágios, com reposição e probabilidade proporcional à população, complementando-se para acima de 75 anos. Utilizou-se questionário estruturado e instrumentos validados. Os dados foram ponderados e a análise foi realizada no software Stata 10®, através do teste de Rao-Scott para análise univariada e regressão logística tipo stepwise backward para análise multivariada. RESULTADOS: Trezentos e setenta e sete sujeitos (30,4%) apresentaram deficiência auditiva autorreferida e destes, 10,1% declararam utilizar o AASI. Dentre as formas de aquisição do dispositivo, 78,8% utilizaram recursos particulares e 16,9% adquiriram via Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre os não protetizados, 16,6% relataram indicação prévia. Entretanto, 8,6% não se acostumaram e 8,0% não adquiriram, por problemas financeiros. O uso do AASI associou-se à menor prevalência de provável demência. CONCLUSÃO: O baixo número de usuários de AASI indica dificuldades dos idosos em adquiri-lo e/ou dos serviços de saúde em adaptá-los de forma efetiva. Esse achado pode influenciar a qualidade de vida do idoso deficiente auditivo, visto a associação com a provável demência, revelada pelo presente estudo.

    Abstract in English:

    PURPOSE: Describe hearing aid use by the elderly population in the city of São Paulo and identify associated factors. METHODS: A cross-sectional, descriptive, quantitative study integrated with the SABE (health, well-being and aging) project developed in 2006. A total of 1.115 individuals aged 65 or over were interviewed. Sample selection occurred in two stages, with replacement and probabilities proportional to the population to complement those aged 75 or over. Structured questionnaires and validated instruments were used. The data were weighted, the Rao-Scott test was used for univariate analysis and backward stepwise logistic regression was used for multivariate analysis, performed on Stata 10® software. RESULTS: Three hundred and seventy-seven subjects (30.4%) were classified as hearing impaired and 10.1% of these reported using hearing aids. To acquire the devices, 78.8% used their own resources and 16.9% acquired them through the Brazilian public health system (SUS). Among non-users of hearing aids, 16.6% reported prior indication; however, 8.6% were unable to adapt to the device and 8.0% could not afford to acquire one. Hearing aid use was associated with lower prevalence of probable dementia. CONCLUSION: The low number of hearing aid users indicates the difficulties elderly people face in acquiring them and/or that the health services face in effectively helping them to adapt. These findings may influence the quality of life of elderly with hearing impairment, given the association with probable dementia revealed by this study.
  • Vestibular rehabilitation with virtual reality in spinocerebellar ataxia Relato De Caso

    Zeigelboim, Bianca Simone; Souza, Sandra Dias de; Mengelberg, Heidi; Teive, Hélio Afonso Ghizoni; Liberalesso, Paulo Breno Noronha

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo do estudo foi verificar os benefícios da reabilitação vestibular (RV) com realidade virtual, por meio de avaliação pré e pós-aplicação da Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), em quatro casos de ataxia espinocerebelar (AEC). Os casos foram submetidos aos seguintes procedimentos: anamnese, inspeção otológica, avaliação vestibular e aplicação da EEB pré e pós-RV, com a realidade virtual representada por meio da utilização de jogos do equipamento Wii Fit. Os casos retratam quatro pacientes com diagnóstico genético de AEC (dois tipo 2, um tipo 3 e um em investigação), sendo três do gênero feminino e um do gênero masculino, na faixa etária de 30 a 62 anos. Os pacientes referiram sintomas otoneurológicos e, no exame vestibular, observou-se a presença de nistagmo semiespontâneo com características centrais, ausência de nistagmo pós-rotatório, hiporreflexia e preponderância direcional do nistagmo assimétrica à prova calórica. Nos casos 1 e 2, os pacientes referiram melhora na coordenação dos movimentos e do equilíbrio corporal, independente do escore na EEB ter demonstrado médio risco para queda, antes e após a realização dos exercícios. No caso 3, o paciente apresentou melhora do escore na EEB, bem como do equilíbrio, apresentando baixo risco para queda. O caso 4 não evidenciou melhora na avaliação após a execução dos exercícios. Este estudo de caso demonstrou a possibilidade da aplicação dos exercícios de RV com estímulos virtuais na AEC, com melhora da coordenação motora e do equilíbrio postural.

    Abstract in English:

    The purpose of this study was to verify the benefits of the vestibular rehabilitation (VR) with virtual reality through the assessment before and after the application of the Berg Balance Scale (BBS) in four cases of spinocerebellar ataxia (SCA). The cases were underwent the following procedures: anamnesis, ear inspection, vestibular assessment and application of the BBS before and after VR with virtual reality using games from Wii Fit device. The cases describe four patients that were diagnosed with genetically inherited SCA (two type 2, one type 3 and one still under investigation), three of them were female and one was male, with ages ranging from 30 to 62 years. The patients presented otoneurological symptoms and the vestibular test showed the presence of semi-spontaneous nystagmus, absence of post-rotational nystagmus, hyporeflexia, and asymmetric directional preponderance of the nystagmus in the caloric test. Patients from cases 1 and 2 have showed an improvement in motor coordination and in body balance, even though the score presented by the BBS had demonstrated medium risk for falling before and after the exercises. In case 3, the patient's loss of balance and BBS score have improved, presenting low risk of falling; whereas the patient in case 4 did not show any improvement in the assessment after the exercises. This case study shows the applicability of VR exercises with virtual stimuli in SCA with improved motor coordination and postural balance.
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