Acessibilidade / Reportar erro

AULAS DE ARTE NO CAMPO DE TEREZÍN E A ATUAÇÃO DE FRIEDL DICKER-BRANDEIS

ART CLASSES IN THE TEREZÍN CAMP AND FRIEDL DICKER-BRANDEIS’ TEACHING PRACTICES

RESUMO

O presente texto apresenta um estudo documental sobre a atuação da austríaca Friedl Dicker-Brandeis, artista plástica e professora de arte encarcerada em Terezín, um campo de concentração montado pelo regime nazista perto de Praga. Contextualiza o campo como pano de fundo e discute o ensaio deixado pela professora sobre os seus objetivos e modos de pensar o ensino de arte para que possamos compreender como emergiu, em meio aos escombros de vida, um espaço de criação artística para crianças e adolescentes.

Palavras-chave
Ensino de arte; Criatividade; Metodologia do ensino de arte; Holocausto; Campo de concentração

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br