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Oficinas de ciência e tecnologia como estratégia pedagógica para a educação científica de estudantes do ensino fundamental

Resumo

Este estudo visa analisar a eficiência de oficinas científicas e, consequentemente, da pedagogia investigativa na aprendizagem de estudantes do ensino fundamental. O desempenho de 20 participantes de oficinas de ciências foi avaliado durante o desenvolvimento de 24 projetos de ciências no segundo semestre de 2019. A pontuação de cada um deles foi submetida a análise estatística para verificar diferenças significativas entre os meses. Observou-se que o desempenho dos estudantes aumentou significativamente entre o primeiro e último mês da oficina. As oficinas geraram conhecimentos que, de forma espectral e capilar, são socializados com outros sujeitos por meio dos discursos dos participantes. Assim, constroem-se novas possibilidades de educar pela pesquisa, enquanto são desconstruídos representações e conceitos enviesados, como aqueles atualmente disseminados pela lógica negacionista que tem se instalado na sociedade.

Palavras-chave
Ensino fundamental; Educação científica; Educação pela pesquisa; Técnica de aprendizagem

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