Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de matemática na perspectiva da matemática como um discurso

Resumo:

A discussão tecida neste artigo parte do pressuposto teórico de Sfard em considerar a matemática como um discurso, que se caracteriza pelo uso de palavras, mediadores visuais, narrativas endossadas e rotinas. Narrativas endossadas são tomadas como uma categoria similar à discussão de Marcuschi no que concerne ao texto, considerado, grosso modo, como uma realização sociodiscursiva por meio de gêneros de texto. Assim, o objetivo deste texto é discutir o ensino do discurso matemático a luz dos pressupostos teóricos da linguística textual para o ensino de gêneros de texto. Tomando por base o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly, apresenta-se uma arquitetura geral como proposta de sequência didática para o ensino do discurso matemático escolar tendo como perspectiva o desenvolvimento de uma rotina de exploração, entendida como uma ação que leva à produção de um fato/teoria matemática.

Palavras-chave:
Discurso matemático; Gêneros textuais; Sequências didáticas; Discurso

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br