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A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências

The school efficiency crisis beyond its walls: the social, cultural and economic capital's influence in science scholar achievement

Resumo:

Avaliamos de que modo os capitais social, cultural e econômico dos estudantes do ensino secundário afetam, em escala global, o seu desempenho em ciências e teorizamos de que maneira esses resultados se relacionam à crise educacional tal como predita o modelo neoliberal. Utilizamos os resultados de ciências das avaliações realizadas pelo Programme for International Student Assessment (PISA) no ano de 2009 por diversos países e os relacionamos com índices de capitais cultural, social e econômico criados a partir de dados internacionais. Analisamos, no programa Statistica, de que maneira cada um dos capitais se relaciona ao desempenho dos países em ciências. Construímos, para isso, figuras que relacionam os capitais ao seu desempenho em ciências. Os resultados mostram que o capital econômico é fundamental ao bom desempenho em ciências; apenas o atrelamento entre todos os capitais (econômicos, sociais e culturais) é que pode fornecer, entretanto, uma explicação mais completa para os resultados.

Palavras-chave:
Ensino médio; Ensino de ciências; Neoliberalismo; Desempenho escolar

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