Accessibility / Report Error
Ciência & Educação (Bauru), Volume: 17, Issue: 1, Published: 2011
  • Science teacher preparation in Australia, Brazil, and Canada: an exploratory analysis

    Garcia, Paulo Sérgio; Fazio, Xavier; Panizzon, Debra

    Abstract in Portuguese:

    A principal justificativa para estudos comparativos em Educação é a promoção de um entendimento regional, local, por meio de análises e cooperação internacional. Na área do ensino de ciências, existem poucas investigações na formação de professores numa perspectiva internacional. Baseado nessa perspectiva, este artigo vem contribuir mostrando uma análise comparativa dos programas de formação de professores de ciências para o Ensino Fundamental em três diferentes contextos: Austrália, Brasil e Canadá. Apresenta-se uma análise qualitativa das similaridades e diferenças por meio da comparação da política de certificação de professores de ciências e das exigências das instituições formadoras numa específica jurisdição de cada país. Por meio dessa análise, identifica-se um número coerente de similaridades, destacando-se os mecanismos de funcionamento e as estruturas comuns que dão suporte aos programas de formação nas três realidades estudadas. Os resultados apresentados são importantes para futuros estudos comparativos na formação de professores de ciências.

    Abstract in English:

    The overarching rationale for comparative studies research in education is to promote local understanding through international analysis and cooperation. In the area of science teacher education, there is only one significant and recent publication that addresses science teacher education from an international perspective. This paper builds upon this seminal work and fills a void in science educational research by reporting on a comparative analysis of elementary science teacher preparation programs across three different contexts: Australia, Brazil, and Canada. Specifically, the research focus was to provide a qualitative analysis of the similarities and differences through a comparison of science teacher certification policy and general institutional program requirements of a specific jurisdiction within each nation. Emerging from these analyses were a number of coherent similarities, highlighting common structural and functional mechanisms underpinning teacher education preparation. The findings from this study bode well for future comparative studies research of science teacher education.
  • The shortage of physic's teachers in Brazil: origins of the decreasing search for a degree course in Physics from the students' testimony of the public secondary education in the Western inhabitant of Santa Catarina

    Lunkes, Mércio José; Rocha Filho, João Bernardes da

    Abstract in Portuguese:

    O artigo contextualiza a carência de professores de nível médio, especialmente de Física, e apresenta resultados de uma pesquisa com estudantes do Ensino Médio público do Oeste catarinense, sobre expectativas e críticas em relação à carreira do magistério em Física. Foram investigados, em 2007, 157 alunos de 1ª série, e, em 2009, 132 alunos remanescentes, então na 3ª série. Da análise dos dados colhidos, identificou-se que os estudantes entram no Ensino Médio sem expectativas elevadas, mas com gosto pelo ensino de ciências, e saem dele com baixo interesse pela carreira docente em Física, impressionados pela ênfase da formulação matemática, a pouca aplicação cotidiana dos conteúdos estudados e a baixa valorização social do magistério. Foram identificados eventos escolares típicos, que ocorreram durante o Ensino Médio dos estudantes investigados, parcial ou totalmente responsáveis pela modificação de atitude dos estudantes, culminando na rejeição pela carreira do magistério em Física.

    Abstract in English:

    The subject of this article is the high school level Physics teacher shortage, and research into students of public schools in Santa Catarina state, on the expectations and criticism of the professional choice of teaching in Physics. This research investigated, in 2007, 157 pupils of the 1st series, and, in 2009, 132 of the same pupils, then in the 3rd series. The analysis identified that students join secondary education without elevated expectations but appreciating Physics, and they conclude their courses with a low interest in teaching, negative impressions of the emphasis on mathematical formulation, poor daily life application of the contents studied and the low social value of the teaching. We identified a series of typical school events, which took place during the secondary education of the investigated students, which were responsible for the modification of attitude of the students, culminating on the rejection for a professional career in teaching in Physics.
  • Conceptions of teaching: contextualization from official curricular documents and from Science teachers

    Kato, Danilo Seithi; Kawasaki, Clarice Sumi

    Abstract in Portuguese:

    Apresentam-se diferentes concepções de contextualização do ensino encontradas em documentos curriculares oficiais e em professores de Ensino de Ciências e de Biologia, e discutem-se as implicações pedagógicas dessas concepções para as respectivas áreas, em especial para a organização do trabalho docente. Para identificar essas concepções, analisou-se o conteúdo desses documentos nos diferentes níveis jurisdicionais - federal, estadual (SP) e municipal (SP) -, bem como, da fala de professores de Ciências e de Biologia envolvidos em uma atividade de formação continuada. A análise do potencial pedagógico dessas concepções demonstrou que a diversidade de interpretações sobre este importante princípio curricular pode oferecer, ao professor, possibilidades múltiplas de mediações didáticas em sua difícil tarefa de planejar e organizar o ensino, desde que estas possam ser explicitadas e exploradas nos processos de transposição do ensino dos quais ele participa. Algumas destas possibilidades são aqui exploradas, finalizando o texto.

    Abstract in English:

    This paper presents different teaching "contextualization" conceptions found in official curricular documents and with teachers from Science Education and Biology areas. We discuss the pedagogical implications of these conceptions to respective areas, especially to the organization of teaching. To indentify these conceptions, this research analyzed the content of these documents in different jurisdictional levels - federal (BR), state (SP) and Hall (SP) - as well as the speech of science and biology teachers involved in an activity of continuous teacher training. The analysis of the pedagogical potential of these conceptions showed that the diversity of interpretations about an important curricular principle can offer numerous possibilities for the teacher, instructional mediations in their difficult tasks of planning and organizing teaching, since these can be explained and explored through the process of transposition education in which the teacher participates. Some of these possibilities are explored in the final text.
  • Perspectives of history and cultural context in the teaching of Science: arguments for teaching and learning

    Garay, Fredy Ramon Garay

    Abstract in Spanish:

    Este trabajo pretende socializar y retroalimentar determinadas reflexiones que surgen en torno de las relaciones existentes entre: Historia de las Ciencias, Contexto Cultural y Enseñanza de las Ciencias. Asumidas como perspectivas posibles, que poseen un alto potencial de transformación de los procesos de enseñanza y aprendizaje. Dichas reflexiones adquieren un carácter incluyente que no se limita a la formación de profesores sino que se extiende a la formación en ciencias en general. El trabajo se estructura en: 1. Historia de las ciencias; 2. Contexto cultural; 3. Enseñanza de las ciencias y 4. Relaciones existentes entre estas. No se asume que tales reflexiones sean la conclusión de dicho abordaje, muy por el contrario, se presenta este como una invitación al lector a pensar en torno de la enseñanza desde una perspectiva histórica y cultural y cómo este hace posible entender de una manera asertiva lo que puede significar educar en ciencias.

    Abstract in English:

    This paper attempts to socialize and provide feedback on certain thoughts that arise about the relationships between: the History of Science, and the Cultural Context of Science Teaching. Assumed as potential view points, which have a high potential for transforming teaching and learning. These reflections take on an inclusive character that is not limited to the training of teachers but extends to training in general in science. The work is divided into: 1. History of science, 2. Cultural context, 3. Science education and 4. Relationships between them. It does not assume that such reflections conclude such an approach, quite the contrary, it presents this as an invitation to the reader to think about teaching from a historical and cultural perspective and how this makes it possible to understand what this might mean for science education.
  • Engaged students - analysis of a learning group in investigation activity

    Julio, Josimeire; Vaz, Arnaldo; Fagundes, Alexandre

    Abstract in Portuguese:

    Investigamos facetas do engajamento cognitivo, emocional e comportamental de um grupo de alunos de Ensino Médio, particularmente hábeis e empolgados durante a realização de uma atividade de investigação escolar. Coletamos os dados em uma sequência de quatro aulas de Física, gravadas em vídeo e áudio. Identificamos os períodos de maior atividade em torno dos desafios colocados pelo professor e as discussões que interferiam na condução da investigação. Analisamos interações entre os alunos com base nos conceitos psicanalíticos de "grupo de trabalho" e "suposições básicas". Aspectos da configuração do grupo e a qualidade das interações trouxeram implicações para seu desenvolvimento em diferentes dimensões. Verificamos que a situação de aprendizagem mobilizou múltiplos aspectos do engajamento dos alunos no nível da atividade e no nível da tarefa de aprendizagem. Concluímos que, sem o auxílio do professor, mesmo alunos hábeis e engajados ficam sujeitos a fugas inconscientes de tarefas de aprendizagem que exigem engajamento cognitivo.

    Abstract in English:

    We investigated facets of the cognitive, emotional and behavioral engagement of a group of secondary education students who were particularly clever and fascinated with investigational activity. Audio and video recordings were used to categorize the kind of involvement showed during the activity. The categories are inspired within a psychoanalytical frame of reference based on the concepts of work group and basic assumptions. Aspects of the group configuration and the quality of interactions have implications for development. We checked that the learning situation mobilized multiple aspects of the engagement of the students at the level of the activity and at the level of the learning task quality of the interactions. There are implications for development in different dimensions. We conclude that without the help of the teacher clever and committed students are subject to unconscious escapes from the learning task that demands cognitive engagement.
  • Hybrid Speech in the memories of Licentiates in Sciences in a university institution

    Rosa, Maria Inês Petrucci; Pavan, Adriana Cristina

    Abstract in Portuguese:

    Esse trabalho investiga memórias de uma instituição universitária com tradição em formação docente no que se refere aos processos de reformulação curricular da última década. Para isso, foram entrevistados professores e professoras dos programas de licenciaturas em ciências, numa perspectiva metodológica afinada com a noção de rememoração e de narrativa em W. Benjamin. Os discursos produzidos durante a reconfiguração curricular das licenciaturas em questão evidenciaram hibridismos produzidos nos campos disciplinares em disputa no currículo em transformação.

    Abstract in English:

    This work investigates the memories of a university with a tradition in teacher education, about the curricular changes that have happened during the last decade. For this, professors of science teacher education programs were interviewed, in a methodological approach influenced by the notion of remembering and narrative by W. Benjamin. Their speech showed a hybridism of discourse produced in the disciplinary fields which were disputed space during curricular change.
  • Building up argumentation in classroom: cyclic argumentation, indicators of Scientific Literacy and Toulmin argument pattern

    Sasseron, Lúcia Helena; Carvalho, Anna Maria Pessoa de

    Abstract in Portuguese:

    O que subjaz à construção dos argumentos em sala de aula é o tema central deste trabalho. As orientações para a observação deste processo são os trabalhos sobre o papel da fala e dos diferentes discursos em sala de aula, bem como os elementos que estão em jogo quando se pretende alcançar a Alfabetização Científica. Analisamos discussões ocorridas em sala de aula e, a partir dos resultados obtidos, foi possível tecer relações entre estes dois temas de estudo da Didática das Ciências e encontrar indícios da existência de um ciclo por meio do qual as argumentações ganham coerência e completude.

    Abstract in English:

    The focus of this work is the grounds of the arguments' construction in the classroom. The guidelines for observation of this process are the work on the role of speech and the various discourses in the classroom and, also, the elements for understanding if Scientific Literacy is expected in Elementary School. We analyzed discussions in the classroom and from the results could make relations between these two subjects within the study of Science Education and find evidence of a cycle through which arguments gain consistency and completeness.
  • Reflections on the different views of students of Secondary Education on the origin of biological diversity

    Costa, Leandro de Oliveira; Melo, Paula Leite da Cunha e; Teixeira, Flávio Martins

    Abstract in Portuguese:

    Considerando a grande polêmica gerada sobre o tema "A origem da diversidade biológica" bem como sua importância e abrangência para as ciências da vida, buscamos avaliar e discutir a forma com que os alunos que estão no final do Ensino Médio, na cidade de Teresópolis-RJ, se relacionam com o referido assunto. Por intermédio de uma análise quantitativa, realizada por meio de um questionário estruturado baseado na escala de Likert, procuramos identificar as tendências de pensamento dos estudantes, sejam elas evolucionistas ou criacionistas, traçando um paralelo entre as concepções de alunos de escolas públicas e particulares (laicas e confessionais) a fim de identificar possíveis diferenças e semelhanças entre as distintas esferas sociais e culturais.

    Abstract in English:

    Considering the great controversy on the theme "the origin of biological diversity" as well as its importance and scope to the life sciences, we wanted to assess and discuss the form in which students, that are about to accomplish high school in the city of Teresópolis (Rio de Janeiro), relate to the subject. Through a quantitative analysis, conducted through a structured questionnaire based on Likert scale, we sought to identify trends in the student's ways of thinking, whether evolutionists or creationists, drawing a parallel between the conceptions of students from both public and particular schools (secular and religious) in order to identify possible distinctions and similiarities between those socially and culturally different spheres.
  • Science teaching and enviromental education in the Secondary School: an analysis of some didactical strategies

    Cavalcanti Neto, Ana Lucia Gomes; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do

    Abstract in Portuguese:

    Esse trabalho tem como objetivo analisar estratégias didáticas utilizadas por professoras de Ciências para o desenvolvimento de temas ambientais nas turmas de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental II, de três escolas públicas do Município da Escada (PE); e avaliar se e/ou como tais estratégias contribuem para a implantação de uma proposta de Educação Ambiental Crítica nesse nível de ensino. Para análise da dinâmica discursiva das salas de aula observadas, utilizamos aspectos da estrutura analítica para o discurso da sala de aula de ciências proposta por Mortimer e Scott (2002). Os dados apontam que estratégias didáticas podem constituir elementos fundamentais para o desenvolvimento da EA Crítica, quando contribuem para que o processo educativo não se resuma ao uso do livro; valorizam o diálogo entre saberes em uma dinâmica interativa, e, ainda, apontam para a necessidade da inclusão dos princípios norteadores da EA Crítica na formação continuada de professores.

    Abstract in English:

    This work aims to analyze teaching strategies adopted by science teachers in order to deal with environmental themes in three secondary public schools, involving students of years 5 and 6, in Escada (PE), Brazil; and to evaluate how specific strategies can contribute to the inclusion of Critical Environmental Education at that level of instruction. Data were analyzed taking into account an analytical framework for discursive dynamics in science classrooms proposed by Mortimer and Scott (2002). Results pointed out that some didactical strategies can be considered as fundamental to developing Critical Environmental Education in the classroom, since they contribute to changing instruction, which is normally supported just by the textbook. Beyond this they can launch dialogic. approaches to the content starting from an interactive process of discussion in the classroom. Analysis also pointed out a necessary redefinition of programs for science teacher's professional development focused on Critical Environmental Education principles.
  • Environmental education: considerations about the practice of a Chemistry teachers group

    Leite, Rosana Franzen; Rodrigues, Maria Aparecida

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, discutimos alguns aspectos da prática pedagógica de professores de química, com relação à Educação Ambiental no Ensino Médio. Participaram da pesquisa 13 professores de química do Ensino Médio de um município do estado do Paraná (Brasil), que responderam a uma entrevista semiestruturada. Dos discursos analisados, emergiram: as características da Educação Ambiental que esses professores procuram desenvolver em suas aulas; os objetivos de se abordarem as questões ambientais; experiências vivenciadas com a temática ambiental, e conteúdos que, na visão dos entrevistados, possibilitam relacionar conceitos químicos ao meio ambiente. Em boa parte das respostas, identifica-se uma concepção conservadora de Educação Ambiental, refletindo a maneira ainda tímida por meio da qual o professor trabalha essa temática.

    Abstract in English:

    This paper discusses some aspects of the pedagogical practice of Chemistry teachers, regarding the environment education theme in High School. Thirteen High School Chemistry teachers from a Paraná state's city in Brazil took part in this study, by answering to a semi structured interview. From the analyzed discourses, the aspects of Environmental Education that these teachers try to develop in their classes, the goals for approaching environmental issues, the experiences with the environmental theme, and the contents which make possible to establish relations between Chemistry concepts and environment for those interviewees came to light. In many answers, a conservative conception of Environmental Education is identified that reflects the way by which the teacher deals with this issue, even if in an incipient way.
  • The analogies in the popular science magazine Ciência hoje das crianças

    Silva, Leandro Londero da; Pimentel, Naida Lena; Terrazzan, Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    Investigamos a frequência de utilização de analogias nos artigos da revista de divulgação científica brasileira Ciência Hoje das Crianças. Nos 143 números publicados até fevereiro de 2004, encontramos 136 apresentações analógicas em 88 artigos, e as classificamos segundo três dos critérios sugeridos por Curtis e Reigeluth (1984): 44,7% são do tipo funcional; 86,5%, do verbal, e 51,1% têm análogo trabalhado durante o desenvolvimento do alvo. Constatamos que o número de analogias variou de maneira não uniforme, sendo que a maior frequência de utilização ocorreu em 1995, quando mapeamos trinta apresentações. Quanto ao grau de concordância com o modelo Teaching with Analogies, verificamos que o estabelecimento de correspondências entre alvo e análogo não é contemplado em 58,9% dos casos, e a identificação dos limites de validade do análogo não o é em 92,2%.

    Abstract in English:

    We investigated the frequency of use of analogies in the articles in the magazine Ciência Hoje das Crianças. In the 143 issues published until February 2004, we found 136 analogies in 88 articles, and we classified them according to three of the criteria suggested by Curtis e Reigeluth (1984): 44,7 % represent the functional type; 86,5%, the verbal type and 51,1% have an analog worked during the development of the target. We observed that the number of analogies varied in a non-uniform manner, and that the largest analogy use occurred in 1995 once we mapped 30 presentations in this year. With regard to the level of agreement with the Teaching with Analogies model, we verified that the establishment of correspondences between the target and analog is not considered in 58,9%, and the identification of the limits of validity of the analog does not occur in 92,2%.
  • Evaluation in Mathematics: a reading of conceptions and an analysis of what is lived in the classroom

    Paulo, Rosa Monteiro; Santos, Julio Cesar Augustus de Paula

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo traz uma reflexão acerca da avaliação em Matemática, destacando os modos pelos quais essa avaliação pode vir a ser compreendida e discutida em um curso de formação de professores da área. Explicita-se como, a partir das situações de sala de aula, o olhar para as possibilidades da avaliação pode contribuir para a formação desse professor no que diz respeito ao compreendido pelos alunos. São analisadas três situações-problema, propostas aos alunos do curso de graduação em Matemática, cujo foco é o modo de avaliar. O olhar avaliativo e o fazer Matemática são entendidos como uma forma de o aluno voltar-se para o conteúdo matemático, abrindo-se ao que, no seu lidar cotidiano, se mostra. Diz-se da importância de se considerarem os "dados relevantes" e o "a ser conhecido" nas situações de avaliação que permitem, ao professor, ler a aprendizagem do aluno em seu modo de se expressar.

    Abstract in English:

    This article allows some reflection on evaluation in Mathematics, highlighting the ways such evaluation may come to be understood and discussed in a Teacher Formation course. An attempt is made to unveil - in classroom situations - how looking at evaluation contributes to the formation of such teachers especially with regard to the analysis of what is understood by his/her students. Three problem situations have been analyzed, and discussed with Mathematics college degree students - whose focus is on the process of evaluation. The Evaluating look and taking up Mathematics are understood as ways for the student teacher to address the mathematical content, with him / her opening himself / herself to what his/her daily teaching shows. It shows the importance of considering the "relevant data" and that "to be known" in the evaluation situation allows the teacher to read the student's learning and ways of expression..
  • The knowledge of polygons and polyhedrons: an analysis of the students' performance from High School in examples and non-examples

    Proença, Marcelo Carlos de; Pirola, Nelson Antonio

    Abstract in Portuguese:

    O artigo pretende mostrar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar o desempenho de alunos do Ensino Médio na identificação de exemplos e não-exemplos de polígonos e poliedros, tendo em vista os atributos definidores e atributos irrelevantes. Participaram da pesquisa 253 alunos, distribuídos em três séries do Ensino Médio de uma escola pública, que responderam um teste de exemplos e não-exemplos. Posteriormente, foram selecionados seis alunos para serem entrevistados sobre seus conhecimentos a respeito dos exemplos e não-exemplos. Os resultados mostraram que os participantes obtiveram uma média baixa (M = 5,59) na tarefa que exigiu a identificação de exemplos e não-exemplos de polígonos e poliedros. A análise das entrevistas mostrou que a maioria dos alunos considerou que o atributo irrelevante dos polígonos analisados não interferiu na resposta. Contudo, evidencia-se, de modo geral, que esses alunos apresentaram um conhecimento conceitual longe do esperado para esse nível de ensino.

    Abstract in English:

    The article intends to show the results of research whose objective was to analyse the performance of students from High School in the identification of examples and non-examples of polygons and polyhedrons, intending to define the attributes and irrelevant attributes. In the research 253 students participated distributed into three series from High School in public school who answered a test of examples and non-examples. Later, six students were selected to be interviewed about their knowledge of examples and non-examples. The results showed that the participants had low average (M = 5,59) in the homework which demanded the identification of examples and non-examples of polygons and polyhedrons. The analysis of the interviews showed that the most students considered that the irrelevant attribute of polygons analyzed did not interfere in the response. However, it is evident, in general, that these students presented a conceptual knowledge far from the expected for level of education.
  • Anníbal Marques da Costa and the "Matemática em versos e prosas": histories of mathematics in Sao João del-Rei in the early twentieth century

    Souto, Romélia Mara Alves; Silva, Sandra Freire da

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo analítico-descritivo que realizamos da obra "Matemática em versos e prosas", de Anníbal Marques da Costa, encontrada no acervo do Clube Teatral Artur Azevedo, na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. A obra é um manuscrito, em dois volumes, produzida entre 1942 e 1954, que, com explícita intenção de divulgação da matemática, embora nunca tenha sido impressa, trata de conceitos e propriedades da matemática elementar. A investigação possibilitou-nos elaborar uma descrição seguida de uma análise histórica e crítica do texto, que foi enriquecida pelo acréscimo de algumas informações sobre o autor e a época em que ele viveu.

    Abstract in English:

    This paper presents the results of an analytical-descriptive study of the book "Matemática em versos e prosas" by Anníbal Marques da Costa, found in Clube Teatral Artur Azevedo, archives from the Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), in Minas Gerais. The book has never been published and is a manuscript in two volumes produced between 1942 and 1954 aiming to promote Mathematics. It deals with the concepts and properties of elementary mathematics. The research enabled the development of a description and a historical and critical analysis of the text, enriched by some information about the author and the time he lived.
  • Structural model of the game hermeneutics as philosophical foundations of Education

    Alves, Marcos Alexandre

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho é apresentar o modelo estrutural do jogo hermenêutico como fundamento da educação. Para tal, refletiremos sobre a dimensão metodológica da hermenêutica filosófica e sobre o modo e a forma de acontecer da educação à luz da experiência hermenêutica. Enquanto no método analítico, dialético sintético, a experiência é dissecada e, consequentemente, eliminada, no jogo hermenêutico a experiência é conservada e ampliada, constituindo-se como abertura sempre a novas possibilidades de pensar, conhecer, educar e agir. Neste sentido, procuraremos explicitar a seguinte questão: em que medida e como o jogo constitui elemento fundamental à educação sob a análise da hermenêutica filosófica? Especificamente, intencionamos esclarecer o papel do jogo para a hermenêutica filosófica de Gadamer e determinar a influência do caráter lúdico do jogo em sua contribuição à educação.

    Abstract in English:

    The aim of this paper is to present the structural model of the game as a hermeneutic foundation of education. To do this we will reflect on the methodological dimension of philosophical hermeneutics and the method and form of education which happen through the experience of hermeneutics. While the analytical method, dialectical, synthetic experience is dissected and, therefore, eliminated from the game, hermeneutic experience is preserved and expanded, establishing itself as always open to new possibilities of thinking, knowing, educating and acting. In this sense, we aim to clarify the following question: to what extent and how fundamental is the game to education in this analysis of philosophical hermeneutics? Specifically, we intend to clarify the role of the game for Gadamer's philosophical hermeneutics and the influence of the playful character of the game in his contribution to education.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br