Cadernos de Pesquisa, Volume: 35, Issue: 125, Published: 2005
  • EDITORIAL Editorial

  • Pesquisa e formatação docente Tema Em Destaque - Pesquisa E Formação Docente

    Lüdke, Menga
  • Diffusion of education research among teaching proffessionals and academic circles Tema Em Destaque - Pesquisa E Formação Docente

    Tardif, Maurice; Zourhlal, Ahmed

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa feita em Quebec sobre as necessidades, expectativas, representações e conhecimentos dos agentes do sistema educativo quanto às formas, modalidades e práticas que utilizam e que poderiam e deveriam utilizar no processo de transferência e divulgação de resultados de pesquisa sobre o ensino. Entrevistas semi-estruturadas feitas com os principais agentes do sistema educativo (pesquisadores, responsáveis por associações pedagógicas, sindicatos e Ministério da Educação) e um estudo realizado com os professores constituem o material no qual baseamos nossa metodologia. A síntese dos dados sugere pistas para a solução das dificuldades atualmente enfrentadas para a difusão das pesquisas universitárias junto aos professores.

    Abstract in English:

    This article presents the results of a research carried out in Quebec on the needs, expectancies, representations, and knowledge among education system agents concerning the forms, modalities, and practices that they use, and that they may and should use in the process of transferring and disclosing teaching research results. Semi-structured interviews with the main agents of the education system (researchers, people in charge of teaching associations, unions, and the Ministry of Education) and a study conducted with teachers are the material on which we have based our methodology. Data synthesis gives us clues for solving the difficulties presently faced in making university researches known to teachers.
  • Productive relationships between research and teacher: qualification elements for a program Tema Em Destaque - Pesquisa E Formação Docente

    Durand, Marc; Saury, Jacques; Veyrunes, Philippe

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo propõe, na primeira parte, uma reflexão baseada nas dificuldades encontradas no âmbito dos Institutos Universitários de Formação de Professores - IUFMs -, na França, para articular de maneira eficaz os resultados da pesquisa em educação e formação com as práticas de formação docente. Nossa hipótese é que essas dificuldades referem-se a uma oposição entre aquilo que denominamos uma "epistemologia dos saberes" e uma "epistemologia da ação", o que se concretiza na concepção, organização e administração dos IUFMs. Essas duas epistemologias são em seguida comparadas, a fim de ilustrar algumas das aporias que persistem no exercício profissional e na formação e nas suas relações com a pesquisa e com os resultados desta. Na segunda parte, voltada para a apresentação de uma abordagem denominada ergonomia/formação, o artigo mostra que as dificuldades simétricas observadas por essas duas epistemologias poderiam ser parcialmente reposicionadas a partir de uma análise do trabalho e sobretudo do desenvolvimento do trabalho nas questões de formação e de pesquisa. Na seqüência, apresenta-se esse programa de ergonomia/formação a partir de um complexo que articula opões de ordem ética, ontológica e epistemológica, acreditando-se que ele pode contribuir para reconciliar os componentes acadêmicos e profissionais das formações e satisfazer ao mesmo tempo as exigências que são pertinentes à prática e ao rigor científico.

    Abstract in English:

    On its first part, this article proposes a reflection based on the difficulties found within University Institutes for Teacher Qualification - IUFMs - ,in France, to efficiently articulate the results of education and qualification research with the practices of teacher qualification. Our assumption is that these difficulties refer to an opposition between what we call an "epistemology of knowledge" and "an epistemology of action", which is concretized in the conception, organization, and administration of IUFMs. These two epistemologies are then compared in order to illustrate some of the recurrent aporias of the professional exercise and in the qualification and its relationship with research and its results. On its second part, aimed at presenting an approach called ergonomics/qualification, this article demonstrates that the symmetric difficulties observed by these two epistemologies could be partially repositioned by means of an analysis of the work, and especially of the development of work on the issues of qualification and research. Following, this ergonomics/qualification program is presented from a complex that articulates options in the ethical, ontological, and epistemological spheres, and which is believed to contribute to reconcile the academic and professional components of education and satisfy the demands concerning both practice and scientific rigor.
  • Teacher research and teacher education for social transformation Tema Em Destaque - Pesquisa E Formação Docente

    Zeichner, Kenneth M.; Diniz-Pereira, Júlio Emílio

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo procura desafiar algo que se tornou comum nos últimos anos: a glorificação acrítica da pesquisa-ação. Defende-se a idéia de que essa forma de investigação seja desenvolvida de maneira bastante séria e que sejam reforçados os laços do movimento de pesquisa-ação com as lutas mais amplas por justiça social, econômica e política. Argumenta-se que o movimento pode contribuir para o processo de transformação social em termos da sua capacidade de melhorar a formação profissional; do potencial controle que esses profissionais passam a exercer sobre o conhecimento que norteia o seu trabalho; da influência da pesquisa-ação sobre mudanças institucionais nos lugares em que esses profissionais trabalham; e, finalmente, da contribuição da pesquisa-ação para que as sociedades tornem-se mais democráticas e mais decentes para todos.

    Abstract in English:

    This paper seeks to challenge the uncritical glorification of action research that has become common in recent years. It argues that we need to take action research much more seriously than is the case with its uncritical glorification. Thus, it defends the idea of linking the action research movement to the struggle for greater social, economic, and political justice. This paper discusses that the action research movement can contribute to the process of social transformation in terms of its ability to promote individual practitioner development; in terms of its potential effects on the control of the knowledge that informs the work of these practitioners; in terms of its influence on institutional change in the immediate settings in which these practitioners work; and finally, in terms of the impact of action research on the making of more democratic and decent societies.
  • Bridging the gap between university and elementary school institutions through research Tema Em Destaque - Pesquisa E Formação Docente

    Lüdke, Menga; Cruz, Giseli Barreto da

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre a pesquisa e o professor de educação básica a partir de dados de um programa integrado de investigação sobre o tema. A articulação entre ensino e pesquisa na formação e no trabalho do professor da educação básica é algo que há algum tempo tem sido abordado na literatura acadêmica, mas pouco se sabe sobre o seu alcance entre os professores desse nível de ensino. Neste texto apresentamos a proposta e alguns dos resultados de nosso estudo, considerando as três etapas que o constituem: 1. a visão de professores da educação básica sobre a pesquisa e sua preparação para exercê-la, bem como as condições e os estímulos para a sua realização; 2. a opinião de professores da universidade responsáveis pela formação desses professores sobre a importância, a necessidade e a viabilidade da pesquisa, tanto na formação quanto no trabalho do futuro professor, abordando, ainda, os dispositivos empregados pela sua universidade na formação dos licenciandos como futuros pesquisadores; 3. a proposta de investigar a posição dos que decidem sobre pesquisa, uma etapa do estudo em pleno andamento, buscando divisar os elementos levados em conta por essas pessoas. Como conclusão, são apresentadas algumas reflexões acerca da situação atual da pesquisa em educação e o desafio da formação de professores, evidenciando a importância de aproximar a pesquisa em educação das duas realidades que lhe dizem respeito: a da universidade e a da escola de educação básica.

    Abstract in English:

    The aim of this paper is to discuss the relationship between research and the elementary school teacher, based on data from an integrated research project on this theme. The articulation between teaching and research in elementary school teacher training and practice is something that has been widely discussed in the academic literature. However, very little is actually known about its effectiveness and power among teachers on this level. In this text we present the proposal and some of the results of our study, considering the three stages that constitute the project: 1. the view elementary school teachers have about research and the training they received to develop it, as well as the conditions and the stimulus for it to take place in their teaching practice; 2. the opinion of university teachers responsible for their training, focusing on the importance, the need and the viability of doing research not only in teacher training, but also in teaching practice including the means employed by their university in the training of undergraduates as future researchers; 3. the position adopted by those who decide about research itself, a stage of the study which is now in progress, attempting to detect the elements which are taken into consideration by these people. We conclude with some reflections on the present status of research in education and the challenge of training teachers, highlighting the importance of approaching research in education based on the two contexts that concern it: the university and elementary school institutions.
  • The mark of origin: a comparison between colleges in the United States and faculdades in Brazil Outros Temas

    Oliven, Arabela Campos

    Abstract in Portuguese:

    Colleges nos Estados Unidos e faculdades no Brasil existiam antes da criação de universidades. Instituições radicalmente diferentes, têm marcado profundamente o desenvolvimento da educação superior nos dois países. O college nasceu privado, mais ligado ao seu Board of Trustees (Conselho de Curadores) do que à Coroa Inglesa, e com profunda orientação religiosa. As primeiras faculdades no Brasil, criadas por Dom João VI, seguiam o modelo das Grandes Escolas Francesas: eram instituições seculares, de formação de profissionais. Seus professores costumavam ser médicos de renome que se dedicavam tangencialmente às atividades docentes. Nos Estados Unidos, os professores moravam nos colleges com os estudantes e assumiam a responsabilidade na formação do caráter de seus alunos, estando no lugar dos pais (in loco parentis). Este trabalho traça um paralelo entre a educação superior nos Estados Unidos e no Brasil, dando ênfase à influência do modelo de origem no desenvolvimento dos dois sistemas. Procura mostrar como o exemplo das instituições fundantes se constitui em marca indelével, presente nos períodos tanto de continuidade como nos de mudança dos sistemas.

    Abstract in English:

    Colleges in the United States and faculdades in Brazil were the first higher education institutions in those countries which existed before universities. These two old and traditional institutions, radically different from each other, have marked deeply the development of higher education in both countries. Most colleges were private from the beginning, they used to be more dependent on their Board of Trustees than on the English Crown, having also a profound religious orientation. The first faculdades in Brazil were founded by Dom João VI, Prince Regent, in the beginning of the XIX century, almost two hundred years latter than Harvard. They followed the French Great Schools model: were lay institutions, with a strong professional orientation. Their professors used to be well known medical doctors, usually not strongly committed to their academic activities. In the United States, professors lived in the college with the students and they assumed the responsibility of building their character, through their life examples and their in loco parentis function. This article draws a parallel on higher education in the United States and Brazil, placing greater emphasis on the influence of the origin of the two systems. It shows how the model of the first institutions in each country turned out to be a significant mark which can be felt until our days.
  • The meaning of school experience for middle class segments Outros Temas

    Lelis, Isabel

    Abstract in Portuguese:

    Este texto tem como objetivo revelar o sentido da experiência escolar para jovens de camadas médias, alunos de uma instituição privada confessional, da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Algumas questões serviram de ponto de partida para a pesquisa realizada de 2001 a 2003: como alunos com esse perfil socioeconômico e educacional constroem o seu ofício de estudante? Como articulam as relações com professores e colegas? Que relações estabelecem com as práticas de avaliação e os processos de ensinar e aprender? Relações instrumentais? Relações as quais permitem que os significados de seus grupos de referência aflorem? Que modelos de socialização são veiculados por essas escolas? O foco de análise apoiou-se em algumas das condições de produção e expressão do ofício do aluno como a caracterização socioeconômica das famílias, a trajetória escolar dos estudantes ao longo do ensino fundamental, o papel do estudo em suas vidas e práticas culturais e o lazer dos jovens.

    Abstract in English:

    The objective of this text is to disclose the meaning of school education for middle class youngsters who are students of a private confessional institution in the South zone of Rio de Janeiro city. Some questions have served as the starting point for the research carried out from 2001 to 2003: How do students with this social, economic, and educational profile frame their role as students? How do they articulate their relationships with teachers and colleagues? What relationships do they establish with evaluation practices and teaching and learning processes? Instrumental relationships? Relationships that allow the meanings of their reference groups to emerge? What socialization models are transmitted by these schools? The focus of the analysis was based on some of the conditions of production and expression of the role of the student as a social and economic characterization of his/her family, the learning path of students along primary school, the role of study in their lives, and the cultural practices and leisure activities of youngsters.
  • Searching for investigative methodologies with children and their cultures Outros Temas

    Delgado, Ana Cristina Coll; Müller, Fernanda

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta reflexões sobre metodologias investigativas com as crianças e suas culturas, a partir do referencial da Sociologia da Infância. Este campo teórico considera as crianças como atores sociais que acionam estratégias de luta por meio das suas culturas de pares. Na produção acadêmica brasileira sobre as crianças e suas culturas, ainda não possuímos uma tradição de estudos que tratem das vozes das crianças por elas próprias. A questão motivou a organização deste texto em três sessões. Na primeira, refletimos sobre a ausência das crianças como protagonistas das pesquisas brasileiras e as influências de uma ciência androcêntrica, que nasce com a modernidade. Na segunda, apresentamos a etnografia das infâncias como possibilidade de contato e aceitação dos adultos nos grupos infantis para a compreensão das suas culturas de pares. Na terceira, levantamos algumas idéias acerca dos traços das culturas infantis como base teórica para a construção de outros modos de fazer pesquisa que articulem ciência e estética, razão e emoção, fantasia e realidade.

    Abstract in English:

    This article features reflections on investigative methodologies with children and their cultures from the point of view of Sociology of Childhood. This theoretical field considers children as social actors that build fight strategies by means of their peer cultures. The Brazilian academic production on children and their cultures does not have yet a tradition of studies on the voices of children themselves. This issue has led to the organization of this text in three sections. In the first section we think of the absence of children in Brazilian researches and the influences of an androcentric science emerging with modernity. In the second section we present the ethnography of childhoods as a possibility of contact and acceptance of adults by groups of children in order to understand their peer cultures. In the third section we raise some ideas concerning the traits of children cultures as a theoretical basis for the construction of other manners of conducting research, which connect science and aesthetics, reason and emotion, fantasy and reality.
  • Grades in private schools, learning cycles in public schools: a study carried out in Belo Horizonte Outros Temas

    Negreiros, Paulo Roberto Vidal de

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste estudo é entender o fenômeno que tem ocorrido nas esferas de ensino público e privado no Brasil no que diz respeito à aplicação do art. 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB -, Lei n. 9.394/96, que trata da organização dos tempos escolares. Ao flexibilizar e delegar a autonomia aos estabelecimentos de ensino na escolha da organização dos tempos escolares esta lei acabou provocando uma situação diversificada. Os dados revelam que a rede pública movimenta-se mais rapidamente para uma organização em ciclos enquanto que a rede privada de ensino mostra-se mais propensa à continuidade da organização seriada. Dados estatísticos recentes, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep - comprovam isso. As razões pelas quais os estabelecimentos de ensino público adotam o sistema de ciclos têm sido objeto de muitas publicações. No entanto, quando a escola particular é o foco dessa questão, não se sabe ao certo quais as razões da não adesão à proposta dos ciclos e nem os motivos da continuidade do sistema seriado.

    Abstract in English:

    The objective of this study is to understand what has been occurring in the spheres of public and private education in Brazil, concerning the application of art. 23 of the Guidelines and Bases Act of Education - LDB -, Law n. 9.394/96, which deals with the organization of school times. This law has caused a diversified situation by allowing flexibility and delegating autonomy to teaching institutions to decide on school time's organization. The data indicate that the public schools are moving more quickly towards an organization based on cycles, whereas the private ones are more inclined to keep grades. Recent statistic data, supplied by the National Institute of Pedagogical Studies and Research Anísio Teixeira - Inep -, prove it. The reasons why public teaching institutions adopt the learning cycle have been discussed in many publications. However, when the private schools are focused, it is not known what the reasons for non-adhesion to learning cycle are, as well as the motives that make them to maintain the graded system.
  • Metacognition and successful learning: articulating theory and practice Outros Temas

    Davis, Claudia; Nunes, Marina M. R.; Nunes, Cesar A. A.

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo busca salientar a importância da metacognição para os processos de aprendizagem e para o sucesso escolar. Para tanto, discute a necessidade de se construir, nas salas de aula, uma cultura do pensar, que propicie aos alunos: a. uma forma de explicitar, desde cedo, modalidades de pensamento, tornando-as, assim, passíveis de ser compartilhadas; b. um estímulo ou motivação para pensar, de forma a alcançar decisões acertadas; c. a coragem para enfrentar situações novas; d. a transferência de estratégias e conhecimentos gerados em um dado contexto para outros. Um aspecto central na implementação de uma cultura do pensamento é desenvolver habilidades metacognitivas, pois é por meio delas que se torna possível a elaboração de conhecimentos e formas de pensar que assegurem maior possibilidade de sucesso e generalização, bem como a aquisição da autonomia na gestão da aprendizagem e na construção de uma auto-imagem de aprendiz competente. Exemplos de como implementar essa proposta são fornecidos, destacando como a organização do ensino torna os alunos sujeitos de sua própria aprendizagem.

    Abstract in English:

    This article aims to stress the importance of metacognition for learning processes and for reaching success in school. The discussion centres on the importance of building a "thinking culture" in all classrooms, making possible to the students to: a. explicit their modalities of thinking, allowing them to be shared; b. be motivate to think in order to reach adequate decisions; c. face new situations; d. transfer both strategies and knowledge acquired in one context to another. A central point in the implementation of such culture is to develop metacognitive abilities, since this seems to be an effective way of learning not only what to learn but also how to learn. This acquisition, in turn, furnishes a greater possibility of becoming an autonomous learner, what implies the construction of a positive self-image as student. Examples of how to do this in school are given, pointing out the manner through which teaching organization permits students to master their own learning process.
  • O institucional, a organização e acultura da escola Resenhas

    Saviani, Dermeval
  • Currículo, gênero e sexualidade Resenhas

    Gonzalez, Rodrigo
  • Uma história da infância: da idade média à época contemporânea no ocidente Resenhas

    Kuhlmann Jr., Moysés
Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000, Fax: +55 11 3721-1059 - São Paulo - SP - Brazil
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