Acessibilidade / Reportar erro

Intervalos de referência para o tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcial ativada no cão de acordo com a idade e o gênero utilizando o Start ® 4 (Stago)

RESUMO:

O tempo de protrombina (TP) e o tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa) são ferramentas úteis para o diagnóstico e monitorização das alterações da coagulação em Medicina Veterinária. Os objetivos deste estudo foram: estabelecer intervalos de referência (IR) para TP e TTPa para o cão utilizando o Start®4 (Stago), de modo a comparar os IR obtidos com a literatura; avaliar os efeitos do sexo e da idade no perfil da coagulação. Foram usadas amostras de plasma de 122 cães saudáveis (57 machos; 65 fêmeas) com idades entre quatro meses e 18 anos, divididos em três grupos (0-2 anos; 3-10 anos; > 10 anos) e agrupados em machos e fêmeas. Os IR foram calculados seguindo as diretrizes da ASVCP com o software Reference Value Advisor. Os IR obtidos foram: PT 6,7 ‘’ a 10,8 ‘’; TTPa 9,0 ‘’ a 14,8 ‘’. O TP foi significativamente maior nas fêmeas do que nos machos. Os cães com 10 anos ou mais apresentaram tempos médios de TTPa significativamente maiores do que cães mais jovens. A comparação de IR mostrou uma percentagem considerável de casos fora do IR de referência da literatura (TP - 79,3%; TTPa - 77,1%), confirmando a necessidade de cada laboratório calcular seu próprio IR. Os IR estabelecidos neste estudo são aplicáveis na avaliação do perfil hemostático em cães.

Palavras-chave:
TP; TTPa; intervalos de referência; cão; perfil hemostático; Start®4

Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br