Estudos Avançados, Volume: 36, Issue: 104, Published: 2022
  • Modernismo, 100 anos Editorial

    Adorno, Sergio
  • Apontamentos sobre o modernismo 100 Anos Da Semana De Arte Moderna De 1922

    Jardim, Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo aborda o modernismo sob quatro aspectos: (1) A divisão do movimento em dois tempos nos anos 1920, que correspondem a dois modos diferentes de conceber a modernização; (2) No segundo tempo, distingue duas vias de se apreender a identidade nacional - a análise e a intuição; (3) Considera o lugar de Graça Aranha no modernismo; (4) Examina os limites do programa modernista.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article considers four aspects of Modernism: (1) The division of the movement in two periods in the 1920s, corresponding to two ways of conceiving mo- dernization; (2) In the second period, this article distinguishes two different definitions of the national identity; (3) The place of writer Graça Aranha in Modernism is outlined; (4) The limits of Modernism is the theme discussed in the last part of the article.
  • A reinvenção da Semana e o mito da descoberta do Brasil 100 Anos Da Semana De Arte Moderna De 1922

    Cardoso, Rafael

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A consagração da Semana de Arte Moderna pela história cultural é fenômeno que data da década de 1940. O artigo analisa a reinvenção discursiva da Semana por meio dos escritos de Tristão de Athayde, Lourival Gomes Machado, Luís Martins, Ruben Navarra, Robert C. Smith e Nestor Victor, entre outros críticos. Aponta-se a correspondência epistemológica e metodológica entre dois mitos originários, gerados nessa época e ainda vigentes: a tese de que o movimento modernista redescobriu o Brasil profundo, resgatando a negritude do apagamento, e a noção de que o modernismo brasileiro seria uma retomada das raízes do período colonial.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The 1922 Modern Art Week in São Paulo was enshrined as the starting point of Brazilian Modernism only in the 1940s. The article unfolds discussions on this reinvention by examining the writings of Tristão de Athayde, Lourival Gomes Machado, Luís Martins, Ruben Navarra, Robert C. Smith and Nestor Victor, among other critics. It also considers a methodological and epistemological parallel between two widely accepted origin myths generated at the time: the idea that the Modernist movement rediscovered a so-called ‘deep Brazil’, reclaiming blackness from its previous expunction, and the notion that Modernism is a recovery of Brazil’s colonial roots.
  • O Brasil e os brasis de Mário de Andrade: o fim do turista aprendiz? 100 Anos Da Semana De Arte Moderna De 1922

    Duarte, Pedro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo descreve a ideia de Brasil do modernismo de Mário de Andrade e avalia qual é a sua atualidade passados 100 anos da Semana de 22, evento marcante do movimento de vanguarda. Tendo em vista a rapsódia Macunaíma e os diários de viagens de O turista aprendiz, expõe-se como Mário de Andrade pensou a unidade do Brasil colhendo a diversidade dos “brasis”. Esse projeto de país, formulado por meio da arte, confiava na mistura étnica e cultural, levando em conta elementos não-europeus da formação nacional. Isso marcou o século XX. Contemporaneamente, porém, tal projeto imaginado foi posto em questão por sua dificuldade de realizar-se concretamente, crescendo a exigência de determinação de diferenças étnicas e culturais não misturadas, que permitam o enfrentamento político direto de injustiças e desigualdades do país.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article describes the idea of Brazil in the Modernism of Mário de Andrade and assesses its relevance one hundred years after the Week of 22, a landmark event of the avant-garde movement. Analyzing the Macunaíma rhapsody and the travel diaries of O turista aprendiz, this article exposes how Mário de Andrade conceived the unity of Brazil by reaping a diversity of “Brazils”. This project, formulated through art, relied on ethnic and cultural admixture, and considered non-European elements of the national formation. This marked the 20th century. Today, however, this imagined project was called into question due to the difficulties of concretely carrying it out, given the growing demand for determining unmixed ethnic and cultural differences, which would allow for the direct political confrontation of the country’s injustices and inequalities.
  • A memória da poesia modernista 100 Anos Da Semana De Arte Moderna De 1922

    Coelho, Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Nos anos 1920, os modernismos brasileiros revelavam estratégias não apenas de ruptura com a tradição, mas também de continuidade, como apontam suas relações com a elite aristocrática do café (patrocinadora da Semana de Arte Moderna) e também com o romantismo (especialmente, o de José de Alencar). A construção da memória modernista sobre o Brasil é um dos índices mais reveladores desse movimento ambivalente de ruptura e de continuidade com a tradição, destacando-se, nesse processo, o registro do histórico de violência do Brasil colonial, bem como a incorporação da fala brasileira por meio da literatura.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In the 1920s, the Brazilian modernisms revealed strategies not only for the rupture with the tradition but also for continuity, as their relations both with the coffee-based aristocratic elite (which sponsored of the Modern Art Week) and with Romanticism (especially José de Alencar’s). The construction of a Modernist memory about Brazil is one of the most revealing indices of this ambivalent movement of rupture with and continuity of tradition, highlighting, in this process, the history of violence in colonial Brazil, as well as the incorporation of a Brazilian way of speaking through literature.
  • “Uma geração pode continuar a outra”: João Cabral de Melo Neto e o modernismo 100 Anos Da Semana De Arte Moderna De 1922

    Marques, Ivan Francisco

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Em artigo publicado em 1952, Sérgio Buarque de Holanda destacou o extremo intelectualismo da obra de João Cabral de Melo Neto. O crítico afirmou que sua “poesia mental” não cabia nos padrões modernistas e que nela, pela primeira vez no Brasil, o trabalho da inteligência ganhava posição privilegiada. A despeito da originalidade de sua poesia, a verdade é que, para João Cabral, o modernismo constituiu-se numa espécie de cordão umbilical. Em princípio, sua obra esteve bastante vinculada às poéticas de Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes. Depois, ele afirmou sua discordância com os valores da Geração de 45, que se opunha ao modernismo, dizendo que as possibilidades abertas pelo movimento estavam longe de ser esgotadas. Apesar de criticar Mário de Andrade, a sua concepção do “trabalho de arte” ecoava alguns ensaios do autor de Macunaíma. Este artigo pretende refletir sobre o legado modernista por meio da atualização proposta por João Cabral.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In an article published in 1952, Sérgio Buarque de Holanda highlighted the extreme intellectualism of João Cabral de Melo Neto’s work. The critic stated that João Cabral’s “mental poetry” did not fit into modernist standards and that in him, for the first time in Brazil, the work of intelligence gained a privileged position. Despite the originality of his poetry, the truth is that, for João Cabral, Modernism constituted a kind of umbilical cord. At first, his work was closely linked to the poetics of Carlos Drummond de Andrade and Murilo Mendes. Afterwards, he affirmed his disagreement with the values of the Generation of 45, who were opposed to Modernism, saying that the possibilities opened up by the movement were far from being exhausted. Des- pite criticizing Mário de Andrade, his conception of “work of art” echoed some essays by the author of Macunaíma. This article intends to reflect on the Modernist legacy through the update proposed by João Cabral.
  • Mário de Andrade: diálogos epistolares com paranaenses e cearenses 100 Anos Da Semana De Arte Moderna De 1922

    Moraes, Marcos AntÔnio de; Marques, Rodrigo de Albuquerque

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo pretende aprofundar reflexões críticas sobre a abrangência da epistolografia do polígrafo paulista Mário de Andrade (1893-1945), focalizando a correspondência que trocou com escritores e outras personalidades do campo cultural ligados ao Paraná e ao Ceará, no período de 1928 a 1944. O estudo dessas cartas visa ampliar o conhecimento das redes de sociabilidade intelectual no modernismo, iluminando aspectos de sua irradiação no território nacional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article intends to foster in-depth critical reflections on the wide-ranging epistolography of São Paulo-born polymath Mário de Andrade (1893-1945), focusing on his correspondence with writers and others cultural personalities from Paraná and Ceará, in the period from 1928 to 1944. The study of these letters aims to expand the knowledge of intellectual sociability networks in Modernism, highlighting aspects of their irradiation throughout Brazil.
  • Outras vias entre as vanguardas brasileiras e argentinas nos anos 1920 100 Anos Da Semana De Arte Moderna De 1922

    Andrade, Gênese

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O ensaio revela Menotti Del Picchia e Luís da Câmara Cascudo como pioneiros no diálogo entre vanguardistas brasileiros e argentinos. Del Picchia é autor do primeiro artigo sobre a revista Martín Fierro e sobre Oliveiro Girondo no Brasil, em 1925, proporciona a primeira menção à Semana de Arte Moderna na Argentina, no mesmo ano, e ainda escreve o primeiro texto sobre Luis Emilio Soto e Pedro Juan Vignale quando estes vêm ao Brasil em 1926. Câmara Cascudo é o responsável por apresentar os modernistas brasileiros aos argentinos, o que resulta no primeiro artigo sobre Mário de Andrade, publicado em Buenos Aires em 1925, e no começo dos diálogos deste com os argentinos. A intermediação para o início desses contatos foi feita por Monteiro Lobato.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This essay portrays Menotti Del Picchia and Luís da Câmara Cascudo as pioneers in the dialogue between the Brazilian and Argentine avant-gardes. Del Picchia is the author of the first articles in Brazil about the magazine Martín Fierro and about Oliveiro Girondo, in 1925. He is the first to mention the Modern Art Week in Argentina, in the same year, and wrote the first text on Luis Emilio Soto and Pedro Juan Vignale when they come to Brazil in 1926. Câmara Cascudo was who introduced Brazilian modernists to Argentines, resulting in the first article about Mário de Andrade published in Buenos Aires, in 1925, and in the beginning of his dialogues with the Argentines. These initial contacts were intermediated by Monteiro Lobato.
  • Natureza e modernismo: Mário de Andrade e Villa-Lobos antes da Semana 100 Anos Da Semana De Arte Moderna De 1922

    Toni, Flávia Camargo; Fresca, Camila

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO No início da década de 1920 a discussão em torno da música ainda não aproximara Mário de Andrade e Villa-Lobos, ambos “atores” que se tornarão protagonistas após suas participações na Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. O musicólogo paulista trava conhecimento com a obra do compositor carioca, curioso para conhecer novas possibilidades na esfera da criação musical, e o maestro, por sua vez, ambiciona firmar seu nome em novos palcos, provavelmente almejando apresentar-se em São Paulo. Ambos têm acesso eventual à imprensa, por ocasião da divulgação de concertos - caso do compositor - ou acompanhando a temporada de óperas e concertos - caso do crítico e musicólogo. Em textos pontuais pode-se constatar a busca de uma cristalização para a linguagem musical brasileira por caminhos que ainda os mantém muito próximos do nacionalismo romântico impregnado das imagens de pátria, natureza e origem ancestral da população.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In the early 1920s, the discussion on music had not yet brought Mário de Andrade and Villa-Lobos together, both “actors” who will become protagonists after participating in the Modern Art Week in February 1922. The musicologist from São Paulo became aware of the work of the composer from Rio de Janeiro, curious to discover new possibilities in the realm of musical creation; and the conductor, in turn, aimed to establish his name on new stages, probably wishing to perform in São Paulo. Both had occasional access to the press, whether to publicize concerts - in the case of the composer - or to accompany the season of operas and concerts - in the case of the critic and musicologist. One can see in specific texts their search to crystallize the Brazilian musical language through paths that still keep them very close to Romantic nationalism, impregnated with images of the homeland, nature and the ancestral origin of the country’s people.
  • O guarda-roupa modernista: a importância do vestuário para o modernismo brasileiro 100 Anos Da Semana De Arte Moderna De 1922

    Casarin, Carolina

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O guarda-roupa modernista é o conjunto dos mais variados tipos de registro da aparência de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, e o cruzamento das fontes associa e articula os documentos, circunscrevendo tramas de relações que resultam desse método de confronto. A análise do tema do vestuário no âmbito do modernismo brasileiro revela que a aparência, as roupas e a moda são peças fundamentais no jogo das representações sociais, no percurso artístico e literário de Tarsila e Oswald. Além disso, a relação do casal Tarsiwald com a alta-costura francesa, especialmente a maison Paul Poiret, indica os trânsitos entre tradição e modernidade, e as negociações, com os agentes das vanguardas artísticas, em torno do gosto conservador das elites brasileiras.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The Modernist wardrobe comprises various types of records of the appearance of Tarsila do Amaral and Oswald de Andrade, and the crossing of sources associates and articulates the documents, circumscribing the webs of relationships that result from this method of confrontation. The analysis of apparel in the context of Brazilian Modernism reveals that appearance, attire and fashion were fundamental pieces in the game of social representations, and in the artistic and literary path of both Tarsila and Oswald. Furthermore, the relationship between the Tarsiwald couple and French haute couture, especially the maison Paul Poiret, indicates the transitions between tradition and modernity, and the negotiations, with agents of the artistic avant-garde, on the conservative taste of the Brazilian elites.
  • Notas sobre etnografia em Mário de Andrade 100 Anos Da Semana De Arte Moderna De 1922

    Sandroni, Carlos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Abordamos o tema da etnografia na vida e na obra de Mário de Andrade, começando por seu apoio a atividades etnográficas quando diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, como ocorreu com as duas viagens de Claude e Dina Lévi-Strauss ao Mato Grosso e Amazônia (1936 e 1938), com a Missão de Pesquisas Folclóricas ao Nordeste (1938), e com a realização do primeiro Curso de Etnografia realizado no país (1936). Passamos em seguida à viagem realizada pelo escritor à Amazônia em 1927, e ao que chamamos de “etnografias imaginárias”, que o próprio escritor chamou de “sátiras às explorações científicas, à etnografia”. É quando ele descreve ficcionalmente duas “tribos de índios” localizadas nos arredores do rio Madeira, a dos Pacaás Novos (referência a um grupo que efetivamente existe, no que hoje é o estado de Rondônia, e que o escritor planejou sem sucesso visitar), e a dos “Dó-mi-sol”, uma “tribo” inventada, na qual a comunicação se faz através do canto, e não da fala.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article discusses ethnography in the life and works of Brazilian writer Mário de Andrade (1893-1945). It begins by presenting his support, as head of the Culture Department of the city of São Paulo, of ethnographical activities, including: trips to Mato Grosso and the Amazon by Claude and Dina Lévi-Strauss (1936 and 1938); the Folklore Research Mission to the Northeast (1938); and the first course on ethnography ever taught in Brazil (1936). In the second and third parts, the article deals with Mário de Andrade’s voyage to the Amazon region in 1927, and what I call his “imagined ethnographies”, which he himself described as “satires of scientific explorations and ethnography”. He wrote fictional accounts of two “Indian tribes” near the Madeira river, the Pacaás Novos (a group which indeed exists in what is today the state of Rondônia; Mário de Andrade planned to visit them, but never did); and the “Do-mi-sol”, an invented “tribe” in which communication was based on singing, not speech.
  • Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda? Universidade De Pesquisa

    Schwartzman, Simon

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo apresenta uma visão panorâmica do sistema brasileiro de pesquisa acadêmica e pós-graduação, baseado em dados provenientes de diversas fontes nacionais e internacionais. A primeira seção mostra as origens do sistema a partir sobretudo da década de 1970, como resultado das reformas do ensino superior e do sistema de ciência e tecnologia. As duas seções seguintes apresentam as dimensões do sistema de pesquisa e de pós-graduação, respectivamente. A quarta seção apresenta dados sobre a população de estudantes de pós-graduação no Brasil, em termos de renda familiar e ocupação. A quinta seção trata do financiamento, e a última, da qualidade. A análise indica que o sistema se expandiu sobretudo como resposta às demandas por titulação de professores da rede pública de educação superior, criando o maior sistema de pós-graduação e pesquisa acadêmica da América Latina, mas de qualidade média sofrível. A conclusão é que pós-graduação e pesquisa, ainda tenham alguma superposição, não podem ser tratadas como duas faces da mesma moeda. O atual sistema de pós-graduação regulada precisa ser revisto, tornando-o mais semelhante aos existentes em outras partes do mundo, com os cursos de mestrado mais próximos ao mercado de trabalho, e os investimentos públicos deveriam dar prioridade aos programas de doutorado e pesquisa de mais qualidade, em função de critérios mais estritos de qualidade e relevância.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article presents an overview of the Brazilian academic and graduate research system, based on data from different national and international sources. The first section shows the system’s origins from the 1970s onwards, as the result of reforms in the higher education and science and technology sectors. The next two sections present the dimensions of the research and postgraduate systems, respectively. The fourth section presents data on the population of graduate students in Brazil, in terms of family income and occupation. The fifth section deals with financing, and the last one, with quality. The analysis indicates that the system has expanded, above all, in response to the demand for degrees from teachers in the public higher education network, creating the largest postgraduate and academic research system in Latin America, but of poor average quality. The conclusion is that graduate studies and research, while overlapping to some extent, cannot be treated as two sides of the same coin. The current regulated postgraduate system needs to be revised, making it similar to those existing in other parts of the world, with master’s courses more in tune with the labor market, and public investments should give priority to doctoral and research programs of higher quality, based on stricter quality and relevance criteria.
  • O abandono do “espírito universitário” na construção da Cidade Universitária Armando de Sales Oliveira Universidade De Pesquisa

    Dantas, Caio

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo aborda a história da construção da Cidade Universitária Armando de Sales Oliveira, em especial o período compreendido entre a fundação da USP, em 1934, e a década de 1960. Nesse período, vários projetos foram elaborados, em princípio pautados pela integração entre as áreas do conhecimento, mas que resultaram num campus marcado pelo isolamento. O objetivo é compreender por que foi abandonado o que havia sido estabelecido no decreto de fundação da USP, em especial no que diz respeito à promoção do “espírito universitário” na construção do campus.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article discusses the construction of the University of São Paulo’s main campus, called “Armando de Salles Oliveira”, focusing on the period between the foundation of the University, in 1934, to the 1960s. During this period, several projects for the campus, initially guided by the idea of integrating different areas of knowledge, resulted in a campus marked by the segregation of those same areas. The purpose is to understand why there was such a significant deviation from USP’s founding decree, especially concerning the advancement of a “university spirit” that should have guided the construction of the campus.
  • A Universidade como fonte confiável para a formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas Universidade De Pesquisa

    Agopyan, Vahan; Arbix, Glauco

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A pandemia da Covid-19 impulsionou a cooperação científica com diferentes níveis de governo, principalmente para a criação e incorporação de critérios rigorosos nos processos de elaboração de Políticas Públicas (PP). A USP demonstrou sua capacidade de recomendar políticas públicas baseadas em evidências científicas a partir da atuação de suas unidades, centros, núcleos e grupos de pesquisa. Essa capacidade efetiva pode ser articulada para dar forma à criação de um novo Centro multidisciplinar, dedicado a contribuir com os poderes públicos na elaboração, acompanhamento e avaliação de Políticas Públicas. A USP, mais uma vez, tem condições de se apresentar como referência nacional para a qualificação avançada depolicy makersa partir do diálogo com instituições de governo voltadas para formulação de políticas públicas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The Covid-19 pandemic boosted scientific cooperation with various levels of government to develop strict criteria for the process of formulating public policies. USP has demonstrated its ability to recommend policies based on scientific evidence, driven by the diversified work of dozens of units, centers, and research groups. This effective capacity can be brought together and articulated to shape the creation of a new multidisciplinary Center that would collaborate with public authorities in preparing, monitoring and evaluating Public Policies. USP, once again, can establish itself as a national benchmark for the advanced qualification of Brazilian policy makers.
  • 60 anos de Fapesp: Uma política de Estado para o desenvolvimento Fapesp 60 Anos

    Zago, Marco A.; Felício, José R. Drugowich de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A Fapesp é hoje a mais sólida agência de apoio a pesquisa do país. Foi forjada ao longo de quase oito décadas, com forte inspiração do positivismo em suas origens. Seu modelo jurídico influenciou todas as demais fundações estaduais similares do país, associando a garantia constitucional de estabilidade orçamentária e a gestão autônoma que destina 95% de seus recursos orçamentários à pesquisa, em todas as áreas do conhecimento. Em 60 anos, a agência acumulou sucessos em programas como a formação de recursos humanos qualificados, pesquisa básica e aplicada competitiva em bioenergia, agricultura, medicina, biodiversidade, oceanografia, astronomia, física, matemática, computação, ciências sociais, além do apoio à inovação e à cooperação entre academia e empresas. A Fapesp foi o berço da internet, da genômica e da bioinformática no país, e recentemente teve papel proeminente na reação da sociedade paulista à pandemia de Covid-19.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Fapesp is today the most solid research agency in Brazil. Strongly inspired by Positivism in its origins, it was forged over nearly eight decades. Its legal model influenced all other similar State foundations in the country, associating the constitutional guarantee of budgetary stability with an autonomous management that allocates 95% of its budget to research, in all areas of knowledge. In 60 years, the agency has accumulated successes in programs such as capacity building, competitive basic and applied research in bioenergy, agriculture, medicine, biodiversity, oceanography, astronomy, physics, mathematics, computing, social sciences, in addition to supporting innovation and cooperation between academia and businesses. Fapesp was the cradle of the internet, genomics and bioinformatics in Brazil, and has recently played a prominent role in the response of São Paulo’s society to the Covid-19 pandemic.
  • 60 anos de apoio à ciência Fapesp 60 Anos

    Marcovitch, Jacques

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Com seis décadas de atividades, a Fapesp conquistou um amplo reconhecimento pelo seu apoio à ciência, à tecnologia e à inovação. Esse objetivo se cumpre em relação às universidades, aos institutos de pesquisa e contribui, simultaneamente, para abrir novos horizontes às empresas que buscam a inovação como trilha para alcançar a competitividade e a sustentabilidade. Para reverenciar os pioneiros que conceberam essa instituição, o texto destaca seus resultados e as parcerias celebradas. Na aurora da sua sétima década, encontram-se entre seus desafios a promoção da ciência aberta e o monitoramento dos impactos da pesquisa, pautado pelo rigor científico e alinhado ao interesse público.

    Abstract in English:

    ABSTRACT With six decades of activities, Fapesp has gained wide recognition for its support to science, technology, and innovation. This objective is fulfilled in relation to universities and research institutes. At the same time, it contributes to open new horizons for companies that seek innovation to achieve competitiveness and sustainability. To acknowledge the contribution of the pioneers who conceived this institution, this text highlights results and impacts, as well as selected partnerships. At the dawn of its seventh decade, Fapesp’s challenges include promoting open science and monitoring research impact, based on scientific rigor and aligned with the public interes.
  • Uma visão pessoal da Fapesp nos últimos cinquenta e poucos anos Fapesp 60 Anos

    Chaimovich, Hernán

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do ponto de vista de quem chegou ao Brasil com bolsa e auxílio da Fapesp. Durante quinze anos, em posições funcionais, passa a conhecer a Fapesp por dentro. Descrevem-se as bases constitucionais, federais e estaduais, bem como os elementos infraconstitucionais que permitem à Fapesp ser uma das Agências de apoio à pesquisa mais distinguidas do mundo. O artigo descreve a mecânica de avaliação de projetos e programas. Os resultados dos investimentos da Fapesp em pesquisa científica produzem impactos intelectuais, econômicos e sociais em benefício do contribuinte paulista. Contudo, o patrimônio e o orçamento da fundação têm sido ameaçados repetidamente. Finalizando, o texto afirma que a manutenção da identidade da Fapesp requer o apoio de toda a sociedade paulista, pois a promoção da ciência e tecnologia traz benefícios que em muito excedem os seus investimentos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The Research Foundation of the State of São Paulo (Fapesp) as seen by a scientist who arrived in Brazil with a grant and a fellowship from the institution. For fifteen years, in functional positions, he got to know it from the inside. The constitutional bases, both at the federal and state levels, are described, as well as the infra-constitutional elements that allow Fapesp to be one of the world’s most distinguished research support agencies. This article describes the mechanics of evaluating projects and programs, and the results of Fapesp’s investments in scientific research in terms of the intellectual, economic, and social impacts for the benefit of São Paulo’s taxpayers. Harrowingly, however, the foundation’s assets and budget have been repeatedly threatened. Finally, the text states that maintaining Fapesp’s identity requires the support of the entire São Paulo society and the awareness that promoting science and technology generate benefits that far exceed the investments.
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