Sentidos de qualidade na política de currículo (2003-2012)

Meanings of quality in the curriculum policy (2003-2012)

Resumos

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os sentidos de qualidade da educação vinculados ao currículo na política educacional no período entre 2003 e 2012. Operando com a teoria do discurso, defendemos que a articulação entre o discurso de qualidade que se pretende total e o discurso de qualidade social é favorecida pela equivalência estabelecida entre as demandas relativas ao conhecimento. Como superfícies de inscrição de sentidos da política, são analisados 57 documentos produzidos no âmbito do Ministério da Educação no referido período e textos de programa de governo divulgados pelo Partido dos Trabalhadores na ocasião das campanhas eleitorais de 2002, 2006 e 2010.

Conhecimento; Política de Currículo; Qualidade da Educação; Discurso; Educação Básica


This paper presents the results of a research into the meanings of quality of education associated with curriculum in the period 2003-2012. Dealing with theory of discourse, it is argued that the articulation between the discourse of quality aimed at being total and the discourse of social quality is favored by the equivalence between demands of knowledge. Like surfaces of inscription of political meanings, 57 documents from the Ministry of Education of this period are analyzed. The Workers Party political platforms of electoral campaign in 2002, 2006 and 2010 are also analyzed.

Knowledge; Curriculum Policy; Quality of Education; Discourse; K-12 Education


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    07 Jul 2013
  • Aceito
    30 Set 2013
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