O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética

The course of the concept of cooperation in genetic epistemology

Liseane Silveira Camargo Maria Luíza Rheingantz Becker Sobre os autores

Resumos

O artigo apresenta o percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética ao longo dos diferentes períodos da obra piagetiana. Inicialmente, o conceito é abordado como produto de um tipo de relação social e, posteriormente, é tratado como um método de trocas sociais. O conceito nem sempre foi referido diretamente e nem recebeu a mesma atenção do autor nos diferentes períodos da sua obra. Um dos principais referenciais utilizados, complementando o próprio Piaget, foram os autores Montangero e Maurice-Naville, que destacam o conceito como um dos principais da teoria piagetiana. O artigo traz contribuições para a história e compreensão do conceito, como também permite um novo ponto de vista sobre a teoria.

Cooperação; Epistemologia Genética; Lógica da Reciprocidade; Lógica das Relações


The article presents the course of the concept of cooperation according to Genetic Epistemology through the different phases of Piaget's work. Initially, the concept is approached as a product of a type of social relation, and later it is treated as a method for social exchanges. The concept was not always directly referred to, and the author did not give it the same amount of attention in the different phases of his work. One of the main references used - to complement Piaget himself - were authors Montangero and Maurice-Naville, who highlight the concept as one of the most important ones in Piaget's theory. The article brings contributions to the history and comprehension of the concept, and it also permits a new point of view on the theory.

Cooperation; Genetic Epistemology; Logic of Reciprocity; Logical Relations


  • FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. A Moral na Obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003.
  • MONTANGERO, Jaques; MAURICE-NAVILLE, Danielle. Piaget ou a Inteligência em Evolução Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • PIAGET, Jean. A Construção do Real na Criança Rio de Janeiro: Zahar Editores, [1937] 1970.
  • PIAGET, Jean. Ensaio sobre a Teoria dos Valores Qualitativos em Sociologia Estática ("Sincrônica"). In: PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos Rio de Janeiro: Comp. Ed. Forense, [1941] 1965. P. 115-163.
  • PIAGET, Jean. A Explicação em Sociologia. In: PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos Rio de Janeiro: Comp. Ed. Forense, [1951] 1965. P. 17-113.
  • PIAGET, Jean. As Operações Lógicas e a Vida Social. In: PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos Rio de Janeiro: Comp. Ed. Forense, [1945] 1965. P. 164-196.
  • PIAGET, Jean. As Relações Entre Moral e Direito. In: PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos Rio de Janeiro: Comp. Ed. Forense, [1944] 1965. P. 197-231.
  • PIAGET, Jean. Inteligencia e Afectividad Introducion e revision: Mario Carretero. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, [1954] 2005.
  • PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança Porto Alegre: Artes Médicas, [1932] 1994.
  • PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, [1966] 1987.
  • PIAGET, Jean. Sobre a Pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
  • PIAGET, Jean. O Espírito de Solidariedade na Criança e a Colaboração Internacional. In: PIAGET, Jean. Sobre a Pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, [1931a] 1998. P. 59-78.
  • PIAGET, Jean. A Evolução Social e a Pedagogia Nova. In: PIAGET, Jean. Sobre a Pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, [1933] 1998. P. 97-112.
  • PIAGET, Jean. É Possível uma Educação Para Paz?. In: PIAGET, Jean. Sobre a Pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, [1934b] 1998. P. 131-136.
  • PIAGET, Jean. Introdução Psicológica à Educação Internacional. In: PIAGET. Jean. Sobre a Pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, [1931b] 1998. P. 79-88.
  • PIAGET, Jean. Observações Psicológicas Sobre o Self Government In: PIAGET, Jean. Sobre a Pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, [1934a] 1998. P. 113-130.
  • PIAGET, Jean. Observações Psicológicas Sobre o Trabalho em Grupo. In: PIAGET, Jean. Sobre a Pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, [1935] 1998. P. 137-152.
  • PIAGET, Jean. Os Procedimentos da Educação Moral. In: PIAGET, Jean. Sobre a Pedagogia:textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, [1930] 1998. P. 25-58.
  • PIAGET, Jean. A Educação da Liberdade. In: PIAGET, Jean. Sobre a Pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, [1945] 1998. P. 153-160.
  • PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. Da Lógica da Criança a Lógica do Adolescente: ensaio sobre a construção das estruturas operatórias formais. São Paulo: Pioneira, [1955] 1976.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 2012

Histórico

  • Recebido
    Mar 2011
  • Aceito
    Dez 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br