Acessibilidade / Reportar erro

POVOAMENTOS E RESISTÊNCIAS ENTRE DOCÊNCIA E CRIAÇÃO NO ENSINO DAS ARTES

SETTLEMENTS AND RESISTANCE BETWEEN TEACHING AND CREATION IN ART EDUCATION

ASENTAMIENTOS Y RESISTENCIAS ENTRE DOCENCIA Y CREACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS ARTES

RESUMO:

O artigo surge como parte dos resultados, do aporte teórico e das ações desenvolvidas pela pesquisa intitulada Docência e criação em educação das artes visuais: povoamentos entre visualidades, leituras e escritas, coordenada pelo autor. Apresenta, assim, um arranjo elaborado com as noções presentes em seu título - especialmente criação, resistência/re-existência, povoamento e arte - para convidar o leitor a pensar concepções que envolvam uma possível perspectiva de formação de docências, a fim de atuar na educação das artes na contemporaneidade. Desse modo, o texto apresenta um modo de se relacionar com conceitos e imagens, tanto no que tange à própria investigação, quanto ao que se refere àquilo que acaba respingando no ambiente formativo de professores de artes visuais. No fim, apresenta e discute brevemente a proposta artístico-educacional Postais para o Futuro, idealizada e conduzida também pelo autor, como modo de evidenciar formas de ler e escrever com imagens em um horizonte que concebe palavras e visualidades como dispositivos de invenção, para além de anteparos de significação.

Palavras-chave:
Criação; Formação; Docência; Educação; Arte

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br