Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 16, Número: 61, Publicado: 2008
  • Editorial Editorial

    Oliveira, Carlos Alberto Serpa de
  • Educação, conflito e convivência democrática

    Estêvão, Carlos Vilar

    Resumo em Português:

    Após uma caracterização sucinta da actual condição pós-moderna, serão desenvolvidas algumas questões que, pela sua relevância actual no campo da educação, merecem ser revisitadas de modo crítico, nomeadamente, e num primeiro momento, a escola, o conflito e a convivência. Num segundo momento, apontar-se-ão algumas características da escola que fazem dela uma organização com alguma perversidade, hipocrisia e irracionalidade. O último aspecto a ser tratado irá compreender a escola como organização comunicacional ou organização convivencial, onde os conceitos de disciplina, violência, conflito e convivência assumem um sentido mais profundamente democrático.

    Resumo em Espanhol:

    Enseguida a una caracterización sucinta de la actual condición pos-moderna, serán desarrolladas algunas cuestiones que, por su relevancia actual en el campo de la educación, merecen ser visitadas de modo crítico, nombradamente, y en primero momento, la escuela, el conflicto y la convivencia. En segundo momento, se apuntarán algunas características de la escuela que la hacen una organización con alguna perversidad, hipocresía e irracionalidad. El último aspecto a ser tratado irá comprender la escuela como organización de comunicación u organización de convivencia, donde los conceptos de disciplina, violencia, conflicto e convivencia asumen un sentido más profundamente democrático.

    Resumo em Inglês:

    After a succinct characterization of the current postmodern condition, some questions might be developed, because of its current relevance in the education field, they must to be reviewed in a critical way, namely, and firstly, the school, the conflict and the conviviality. Secondly, this article underlines some school's characteristics that turns it into an organization with a little perversity, hypocrisy and irrationality. The last aspect to be treated is the understanding of the school as a communicative or convivial organization, in which the concepts of discipline, violence, conflict and conviviality assume a more democratic orientation.
  • Plano Municipal de Educação e a afirmação de princípios para a educação local

    Werle, Flávia Obino Corrêa; Barcellos, Jorge Alberto Soares

    Resumo em Português:

    O texto discute um elemento de política pública, o Plano Municipal de Educação (PME) da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Analisa o Plano em suas diferentes partes e a tramitação no Legislativo e no Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre. Considera os atores envolvidos nos diferentes momentos do processo, os discursos afirmados e os negados, ideologias e visões de mundo. O conteúdo do texto é importante, pois sugere elementos para avaliar o PME como um documento de política educacional numa perspectiva reflexiva. Indica como são sustentados/articulados os discursos no PME, a forma ambígua com que os atores registram sua presença/escrita e responsabilizam-se pelo PME em suas diferentes fases. O Plano Nacional de Educação como um paradigma dilui e abafa uma possível abordagem cognitivo-interpretativa mais peculiar do mundo que o PME possa representar no âmbito do município.

    Resumo em Espanhol:

    El texto discute un elemento de política pública, el Plan Municipal de Educación (PME) de la ciudad de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Analiza el Plan en sus diferentes partes y la tramitación en el Legislativo y en el Consejo Municipal de Educación/POA. Considera los actores participantes en los diferentes momentos del proceso, los discursos afirmados y los negados, ideologías e visones de mundo. El contenido del texto es importante pues, sugiere elementos para evaluar el PME como un documento de política educacional en una perspectiva reflexiva. Indica como son sustentados/articulados los discursos en el PME, a forma ambigua con que los actores registran su presencia/escrita y se responsabilizan por el PME en sus diferentes fases, el Plan Nacional de Educación como un paradigma que diluye e sofoca un posible abordaje cognitivo-interpretativo más peculiar del mundo que lo PME pueda representar en el ámbito del municipio.

    Resumo em Inglês:

    The text discusses an element of public politics, the Municipal Education Plan (PME) of the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. It analyzes the Plan in its different stages and in its Legislative and Municipal Education Council process. It considers the actors involved in the different moments of the process, the affirmed and denied speeches, ideologies and world's point of views. The text's content is important because it suggests elements to evaluate the PME as an educational policy paper in a reflexive perspective. It indicates how the speeches in PME are maintained/articulated, the ambiguous way which the actors record their presence/writing and make themselves responsible for the PME in its different phases, the National Plan of Education as a paradigm that dilutes and stifles a possible cognitive-interpretative peculiar approach of the world that the PME may represent in the scope of the town.
  • A alfabetização de crianças com seis anos: uma contribuição para o debate sobre aquisição de habilidades de leitura escrita e matemática no primeiro ano do ensino fundamental

    Fontanive, Nilma; Klein, Ruben; Bier, Sônia Elizabeth

    Resumo em Português:

    O Projeto Piloto de alfabetização foi desenvolvido com alunos da rede pública municipal e estadual do Rio Grande do Sul que ingressaram com seis anos, no ano de 2007, no ensino fundamental de nove anos. Com o objetivo de avaliar os níveis de habilidades de leitura, escrita e matemática, alcançados pelos alunos, foi delineado um experimento separando esses alunos em quatro grupos, sendo que três deles participaram das atividades de aprendizagem conduzidas por três Instituições convidadas, e o outro grupo, de controle, realizou atividades promovidas pelas próprias escolas. Os resultados são apresentados em escalas de proficiências em Leitura, Escrita e Matemática que expressam os desempenhos obtidos pelos alunos ao final do primeiro ano de escolaridade obrigatória. O resultado principal foi que os 3 grupos de intervenção tiveram desempenho melhor em leitura e escrita do que o grupo de controle. Em matemática, não houve diferenças. Foi construída uma medida de nível socioeconômico das escolas dos diferentes grupos e constatou-se que não há diferenças nas distribuições dos níveis socioeconômicos dos 4 grupos.

    Resumo em Espanhol:

    El Proyecto Piloto de alfabetización se desenvolvió con alumnos de la rede pública municipal y estadual del Rio Grande do Sul que ingresaran con seis años en 2007, en la enseñanza fundamental de nueve años. Con el objetivo de evaluar los niveles de habilidades de lectura, escrita y matemática, alcanzados por los alumnos, fue delineado un experimento separando los alumnos en cuatro grupos, siendo que tres participaran de actividades de aprendizaje conducidas por tres Instituciones convidadas, y otro grupo, de controle, realizó actividades promovidas por las propias escuelas. Los resultados son presentados en escalas de proficiencias en Lectura, Escrita y Matemática que expresan los desempeños obtenidos por los alumnos al final del primero año de escolaridad obligatoria. El resultado principal fue que los 3 grupos de intervención tuvieran desempeño mejor en lectura y escrita que el grupo de controle. En matemática, no hube diferencias. Fue construida una medida de nivel socioeconómico de las escuelas de los diferentes grupos y se constató que no había diferencias en las distribuciones de los niveles socioeconómicos de los 4 grupos.

    Resumo em Inglês:

    This literacy project deals with 6-year-old students that have engaged in the first year of Public Elementary Schools in the state of Rio Grande do Sul in the south of Brazil. Aiming to evaluate the reading, writing and math skills achieved by the students, an experimental model was designed. This model divided the students into four groups, where three of them took part in learning activities conducted by three different institutions, and the fourth, called group of control, took part in activities conducted by the schools themselves. The results of the activities were presented on a reading, writing and math proficiency scale and it showed the development of the students' performance at the end of their first year of school. The main outcome showed that the results of the three groups of intervention were better than the results of the control group in reading and writing and there was no difference in mathematics. A measure of the socioeconomic level of the schools was built and no difference in distribution was found.
  • Liderança nas organizações educativas: a direcção por valores

    Trigo, João Ribeiro; Costa, Jorge Adelino

    Resumo em Português:

    A liderança constitui um dos temas mais comuns no estudo das organizações em geral, ainda que esta prevalência não tenha atingido o mesmo protagonismo no caso das organizações educativas, de modo particular em alguns contextos geográficos. Não obstante assumirmos neste artigo que as escolas manifestam especificidades relativamente a outras organizações, também reconhecemos que os estudos situados no domínio educacional não podem ficar imunes às contribuições de outras áreas. É neste sentido que invocamos aqui o modelo da Direcção por Valores enquanto proposta que, rompendo como as vertentes mais técnico-instrumentais das teorias tradicionais da gestão, poderá contribuir para uma reflexão compartilhada com a liderança das organizações educativas, de modo especial tendo em conta a conceptualização da liderança como diálogo sobre valores.

    Resumo em Espanhol:

    El liderazgo es uno de los temas más comunes en el estudio de las organizaciones en general, a pesar de esta prevalencia no ha alcanzado el mismo protagonismo en el caso de las organizaciones educativas, en particular en algunos contextos geográficos. Aunque asumamos en este artículo que las escuelas manifiestan especificidades en relación a otras organizaciones, también reconocemos que los estudios desarrollados en el ámbito educativo no pueden permanecer inmunes a las contribuciones de otras áreas. Es por esta razón que referimos aquí el modelo de la Dirección por Valores como propuesta que, rompiendo con las vertientes más técnico-instrumentales de las teorías tradicionales de la gestión, podrá contribuir para una reflexión compartida con el liderazgo de las organizaciones educativas, especialmente teniendo en cuenta la conceptualización de liderazgo como diálogo sobre valores.

    Resumo em Inglês:

    Leadership is one of the most common themes in the study of organisations in general, although this prevalence has not reached the same importance in educational organisations, particularly in some geographical contexts. Even though we assume in this article that schools have got some specificities in relation to other organizations, we also recognize that the studies in the education field cannot remain immune to the contributions of other areas. Due to this reason we refer here to the model of Management by Values as a proposal that by breaking away from the more technical-instrumental branches of traditional theories of management, could contribute to a shared reflection with the leadership of educational organisations, specially taking into account the conceptualisation of leadership as a dialogue on values.
  • Ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional: contexto e perspectivas

    Gomes, Karina Barra; Nogueira, Sonia Martins de Almeida

    Resumo em Português:

    Este artigo procura ampliar constatações e considerações que abrangem o ensino da Arte na escola pública e aspectos da política educacional. Nossa inquietação, quanto ao percurso do ensino artístico no país e a sua realidade nos dias atuais, levounos a contextualizá-lo a aspectos da política educacional, associando o ensino a questões que incitam a conscientização dos professores de Arte, sua atuação e o envolvimento com a prática pedagógica diante das condições educacionais que nos permite viver a política educacional marcada pela globalização e pela pós-modernidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo busca ampliar constataciones y consideraciones que abarcan la enseñanza del Arte en la escuela pública y aspectos de la política educacional. Nuestra inquietud con relación al curso de la enseñanza artística en el país y su realidad en los días actuales nos llevó a contextualizarla a aspectos de la política educacional, asociando la enseñanza a cuestiones que incitan la concientización de los profesores del Arte, su actuación y el envolvimiento con la práctica pedagógica frente a las condiciones educacionales que nos permite vivir la política educacional, marcada por la globalización y por la pos-modernidad.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to amplify the evidences and considerations that deal with the teaching of Art in public schools and also with some public politics aspects. Our worries about the teaching of Art path in this country and its reality nowadays has driven us to conceptualize it with some educational politics aspects, associating the teaching of Art to subjects that stir teachers' awareness, their performance and their involvement in pedagogic practices in the pedagogic conditions, that allowed us to live the pedagogic politics which are marked by globalization and postmodernism.
  • Uma proposta de modelagem de política pública para a redução da violência escolar e promoção da Cultura da Paz Página Aberta

    Chrispino, Alvaro; Dusi, Miriam Lucia Herrera Masotti

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta um modelo de políticas públicas para redução da violência escolar e promoção da Cultura da Paz, tendo como foco a prevenção e a mediação do conflito. Resulta de trabalho apresentado a uma Secretaria Municipal de Educação de cidade de grande porte do Brasil e, depois aprimorado com discussões envolvendo agentes públicos estadual e gestores do sistema público de educação. Parte da hipótese de que (1) a massificação da escola reuniu alunos distintos e diferentes, (2) que isso naturalmente provoca conflitos e (3) que os conflitos não trabalhados acarretam as situações de violência. Apresenta conceitos, tipologia e ações específicas para a implantação da política pública, bem como o questionário de orientação para discussões e coleta de dados.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta un modelo de políticas públicas visando la reducción de la violencia escolar y promoción de la Cultura de la Paz, teniendo como foco la prevención y la mediación del conflicto. Resulta de trabajo presentado a una Secretaria Municipal de Educación de ciudad de grande porte del Brasil y, después, perfeccionada con discusiones envolviendo agentes públicos estaduales y gestores del sistema público de educación. Parte de la hipótesis de que (1) la masificación de la escuela reunió alumnos distintos e diferentes, (2) que eso naturalmente provoca conflictos y (3) que los conflictos no trabajados provocan las situaciones de violencia. Conceptos, tipología y acciones específicas son presentados para la implantación de la política pública, bien como el cuestionario de orientación para discusiones y coleta de datos.

    Resumo em Inglês:

    This paper shows a model of public politics to reduce the scholar violence and to promote the peace culture, focusing on the prevention and mediation of conflicts. This is a result of a paper presented to the Department of Education of a big city in Brazil, which was improved by discussions involving state public agents and managers of the public system of education. It puts fowards the hypothesis that the schools have assembled thoroughly distinct students; such situation motivates the conflicts and those which are not solved turn into violence. This paper shows concepts, typology and specific actions to the implementation of public politics; as well as a questionnaire to drive discussions and data collecting.
  • Estudo longitudinal sobre qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005 Pesquisa Em Síntese 1

    Franco, Creso; Brooke, Nigel; Alves, Fátima

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta o relato do desenho metodológico do "Estudo longitudinal sobre qualidade e eficácia no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005". O GERES ainda está em desenvolvimento e sua principal característica é o acompanhamento de uma mesma amostra de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental ao longo de quatro anos. Cinco cidades participam do estudo, a saber: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Campinas (SP) e Campo Grande (MS). O estudo começou em 2005 e envolve a aplicação de testes cognitivos em Leitura e em Matemática, bem como questionários contextuais para alunos, professores e diretores das escolas participantes. A Teoria de Resposta ao Item Paramétrica tem sido utilizada com o propósito de equalização das escalas para os diferentes níveis de escolarização (anos ou seus equivalentes), de modo que seja possível obter uma curva de crescimento da proficiência ao longo do tempo para cada aluno observado. O GERES tem como objetivo central investigar quais práticas pedagógicas e condições escolares contribuem para a promoção da eficácia e da eqüidade escolar, tendo como principal abordagem analítica a utilização de modelos multiníveis.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta relato del diseño metodológico del "Estudio longitudinal sobre cualidad y eficacia en la enseñanza fundamental brasileña: GERES 2005". El GERES aún está en desenvolvimiento y su principal característica es el acompañamiento de una misma muestra de alumnos de los años iniciales de la enseñanza fundamental al longo de cuatro años. Cinco ciudades participan del estudio, a saber: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Campinas (SP) e Campo Grande (MS). El estudio comenzó en 2005 y envuelve la aplicación de testes cognitivos en Lectura y en Matemática, bien como cuestionarios contextuales para alumnos, profesores y directores de las escuelas participantes. La Teoría de Respuesta al Ítem Paramétrica tiene sido utilizada con el propósito de ecualización de las escalas para los diferentes niveles de escolarización (años o sus equivalentes), de modo que sea posible obtener una curva de crecimiento de la proficiencia al longo del tiempo para cada alumno observado. El GERES tiene como objetivo central investigar cuales prácticas pedagógicas y condiciones escolares contribuyen para la promoción de la eficacia y de la equidad escolar, teniendo como principal abordaje analítico la utilización de modelos multiniveles.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a description of the methodology of "A longitudinal study of quality and equity in brazilian Elementary Education: GERES 2005". The GERES study is still being developed and its principal characteristic is the monitoring of a group of pupils throughout their first four years of Elementary Education. Five cities are taking part in the study: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Campinas (SP) and Campo Grande (MS). The study started in 2005 and it involves the application of Reading and Math tests, as well as the application of context questionnaires to pupils, teachers and the principals of schools which take part in project. Item Response Theory has been used to equalize the scales for the different periods of schooling (years or their equivalent) in order to obtain a proficiency growth curve for each pupil for the period of the study. The GERES project aims to investigate those classroom activities and school conditions that contribute to the promotion of school efficiency and equity, having the use of multileveled models as analytical approach.
  • Transmissão intergeracional de desigualdade e qualidade educacional: avaliando o sistema educacional brasileiro a partir do SAEB 2003 Pesquisa Em Síntese 2

    Gonçalves, Flávio de Oliveira; França, Marco Túlio Aniceto

    Resumo em Português:

    Utilizamos dados do SAEB 2003 com modelos multiníveis para explicar o resultado do desempenho dos alunos de 4ª série do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Verificamos que as escolas de ensino básico brasileiras reproduzem desigualdades de condições tais como o nível socioeconômico das famílias e principalmente a (in) capacidade de financiamento do ensino privado. No ensino médio a complementaridade das famílias pode ser reduzida através de uma maior participação dos pais na administração das escolas e infra-estrutura, entretanto permanece a grande diferença de desempenho entre alunos matriculados nas redes pública e privada. Em um terceiro nível são analisados os impactos regionais sobre o sistema educacional, estados com baixa participação política têm menor capacidade de responsabilização pelas políticas educacionais e, portanto, menor rendimento. A reprodução da desigualdade é um círculo vicioso, estados com renda mas mal distribuída têm sistemas educacionais piores e mais desiguais.

    Resumo em Espanhol:

    Utilizamos datos del SAEB 2003 con modelos multiniveles para explicar el resultado del desempeño de los alumnos de cuarta serie de la enseñanza fundamental y tercer año de la enseñanza media. Verificamos que las escuelas de enseñanza básica brasileñas reproducen desigualdades de condiciones tales como el nivel socio-económico de las familias y principalmente la (in)capacidad de financiamiento de la enseñanza privada. En la enseñanza media la complementariedad de las familias puede ser reducida través de una mayor participación de los padres en la administración de las escuelas y infraestructura, entretanto permanece la grande diferencia de desempeño entre alumnos matriculados en la rede pública y privada. En otro nivel son analizados los impactos regionales sobre el sistema educacional, estados con baja participación política tienen menor capacidad para ser responsables por políticas educacionales y, por tanto, menor rendimiento. La reproducción de la desigualdad es un círculo vicioso, estados con renta peor distribuida tiene sistemas educacionales peores y más desiguales.

    Resumo em Inglês:

    We use SAEB dataset with multileveled estimators to explain the student's performance for 4th grade of elementary school and 3rd grade of high school. We show that Brazilian elementary schools are not socially fair as they reproduce condition inequalities such as social-economic levels and parental (in) ability to finance and provide private schools. At high schools the family's greatest engaging in the school management and infrastructures of school may minimize this inequality. However, there is still a big gap between the performance of students from private and public schools. We also analyze regional effects on the educational system, states with lower political empowerment are not able to do education accountability and have lower performance. Inequality reproduction is a vicious cycle, states where income is badly distributed have worse and unequal educational systems.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br