epec
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)
Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte)
1983-2117
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
This paper presents the results of a research whose objective was to identify and analyze the elements considered determinants, by biologists and undergraduating students in Biological Sciences, in the choice of his course, pointing to the formal and mainly informal roots for that option. The data were collected by means of 20 micro interviews, that were analyzed in terms of the relationship with the knowledge, proposed by Charlot (2000). It was detect a predominance of informal roots, for example, the identification with the issues related to biology, the influence of family, friends and daily life of the interviewee. In turn, the identification with the disciplines of Science/Biology and with their teachers were important determinants for those who had a formal root for the choice of this course.
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ANTUNES, F.C.A. A relação com o saber e o Estágio Supervisionado em Matemática. 2007. 165f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
ANTUNES
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A relação com o saber e o Estágio Supervisionado em Matemática
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Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática)
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Uma reflexão sobre o gostar de Física segundo uma abordagem psicanalítica
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4
2003
Bauru
Universidade Estadual Paulista
Atas...
Bauru
2003
1
Neste trabalho, utilizamos a palavra identificação como empregada no senso comum e não no sentido psicanalítico, o que foi realizado em um outro trabalho (LOPES; MELLO; ARRUDA, 2005).
2
Guizelini (2005, p.109), aponta três formas em que a relação consigo mesmo se manifestou em seus dados: pela identificação com o conteúdo, pela facilidade em lidar com ele e pela perspectiva de ter sucesso no curso.
3
De acordo com a resolução n° 10, de 5 de julho de 2003, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, página 191, de 21/08/2003. Disponível em <http://www.cfbio.org.br/instituicao/legislacao/resolucao_10.html> Acesso em 29 jan. 2008
4
Matheus Fabricio Verona - Universidade Estadual de Londrina / Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática / matheusverona@ig.com.br. Com apoio da CAPES.
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Horácio Mori - horaciomori@hotmail. com
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Sergio de Mello Arruda - Universidade Estadual de Londrina / Departamento de Física / renop@uel.br. Com apoio do CNPq
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