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PERCURSOS HISTÓRICOS DE ENSINAR CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS1 1 Uma versão inicial deste trabalho foi apresentada no VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências em Florianópolis (UFSC) em 2009.

HISTORICAL TRAJECTORIES OF INQUIRY IN SCIENCE EDUCATION

Este trabalho discute momentos históricos em que a perspectiva do ensino por atividades investigativas foi debatida por estudiosos da Educação e da Educação em Ciências. Recorro aos trabalhos de John Dewey no início do século XX que propõem a investigação na escola a partir do método científico. Apresento as reformas curriculares em 19501960 no ensino de Ciências no Brasil em que materiais didáticos propunham a realização de investigações científicas. E por fim, discorro sobre a retomada da perspectiva investigativa no final do século XX com discussões sobre a natureza da Ciência e relações entre a Ciência e a sociedade no ensino de Ciências. Aponto que os fundamentos da perspectiva investigativa no ensino de Ciências estão intimamente relacionados às concepções de Ciência em discussão em cada momento histórico.

Ensino de Ciências; Atividades Investigativas; História do Ensino de Ciências


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