Educar em Revista, Issue: spe4, Published: 2014
  • Editorial Editorial

    Machado, Cláudio de Sá; Bencostta, Marcus Levy
  • Apresentação Dossiê – Educação a Distância

    Brito, Glaucia da Silva
  • A educação a distância em pesquisas acadêmicas: uma análise bibliométrica em teses do campo educacional1 Dossiê – Educação a Distância

    Mill, Daniel; Oliveira, Márcia Rozenfeld G.

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo apresenta uma análise das relações entre os temas "Pesquisa" e "Educação a Distância" (EaD), buscando identificar as articulações entre a agenda de pesquisa sobre EaD e a evolução da área. Esta modalidade educacional tornou-se um fértil terreno para investigações, especialmente depois da sua recente expansão, decorrente do desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. Assim, foi feita uma análise bibliométrica das produções científicas (teses de doutorado em Educação), catalogadas pelo Grupo Horizonte (UFSCar). Foram identificadas 83 teses sobre EaD, que foram analisadas detalhadamente. Os dados indicaram que a aproximação entre EaD e pesquisa ainda é tímida, mas foram encontrados indícios de que, também na EaD, a agenda de pesquisas caminha articulada com a evolução da própria área de estudo. Observou-se que a quantidade de estudos sobre EaD tem aumentado nos últimos anos, em consonância com a recente expansão da EaD, indicando a redefinição ou emergência de um campo investigativo mais maduro. Todavia, ainda carecemos de estudos mais densos sobre muitos aspectos da modalidade.

    Abstract in English:

    This article presents an analysis of the relationships between the topics "Research" and "Distance Education" (DE), aiming to identify the links between the research agenda on DE and the evolution of the area. Distance education has become a fertile ground for investigations, especially after its recent expansion, boosted by the development of digital information and communication technologies. Thus, a bibliometric analysis on scientific production (doctoral theses in Education), cataloged by the Grupo Horizonte (UFSCar) was performed. 83 theses on DE were identified and analyzed in detail. The data showed that the approach between DE and research is still shy, but there were indications that even concerning DE, the research agenda is articulated with the evolution of its own study area. It was observed that the amount of studies on distance education has increased in recent years, in line with the recent expansion of distance education, indicating the redefinition or emergence of a more mature investigative field. However, we still lack denser studies on many aspects of distance education.
  • A EaD no Brasil: sobre (des)caminhos em sua instauração Dossiê – Educação a Distância

    Alonso, Katia Morosov

    Abstract in Portuguese:

    O maior acesso ao ensino superior no Brasil foi alvo de expressivas políticas públicas; a educação a distância também é incluída neste contexto. No ano de 2005, foi publicado um decreto que regulamentava a oferta desta modalidade de ensino, prevendo as formas pelas quais se daria o credenciamento e a autorização de cursos. Desde então se assiste a algumas reformulações do que fora proposto, sem que seja observada uma avaliação mais aprofundada do instaurado até aqui. O presente artigo objetiva explicitar determinadas tendências e delineamentos presentes na oferta da educação a distância que indicam urgência na e para a avaliação desta política pública. Para tanto, analisa documentos emanados do Ministério da Educação, dados de Resumos Técnicos de Censos do Ensino Superior e publicações dedicadas ao tema. Daí torna-se possível evidenciar distorções e problemas no processo de instauração da educação a distância. Foram observados, sobretudo, na concentração de oferta em apenas dois cursos: evasão, idade de ingresso cada vez mais afastada do ingresso que se dá pelo ensino presencial, relações entre diferentes entes federados, financiamento indicativo de um modelo de oferta e a necessidade de profissionalização dos tutores. Diante disso, são levantados pontos a serem retomados/readequados na oferta da modalidade no sentido que, de fato, sejam cumpridos os objetivos propostos para seu desenvolvimento.

    Abstract in English:

    The greatest access to higher education in Brazil was the target of significant public policies. Distance education is also included in this context. In 2005 a decree was published regulating this form of teaching, foreseeing the ways in which courses would be authorized and accredited. Since then, what was proposed has suffered some reformulation without a deeper evaluation of what has been established up to this point. The objective of this article is to explicit certain tendencies and designs in the present scene of distance education offer which indicate the urgent need of and for the evaluation of this public policy. For such a task, we analyze documents published by the Ministry of Education, data from Technical Summaries from Censuses of Higher Level Teaching, and publications on the subject. From these it is possible to find evidence of distortions and problems in the process of introduction of distance learning. Dropout, age of admission which is more and more distant from that of the admission that happens in the classroom learning, relationships between different federated entities, funding indicative of a supply model and the necessity of professionalizing tutors can be observed mainly in the offer concentration in only two courses. In view of all this, aspects are shown that should be resumed/reconfigured in the offer of courses in this modality, if that, in fact, the proposed objectives for its development are achieved.
  • Educação a distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem Dossiê – Educação a Distância

    Scherer, Suely; Brito, Glaucia da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo é resultado de um estudo que teve por objetivo analisar possibilidades de aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem de disciplinas e cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). O estudo foi realizado a partir da análise de registros em fóruns virtuais de disciplinas e cursos, apresentados em uma tese de doutorado e duas dissertações de mestrado. A análise dos dados foi orientada pelas pesquisas sobre aprendizagem cooperativa de Jean Piaget. O que se concluiu é que a vivência da aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais depende de alguns fatores, dentre eles, a atitude de habitante do professor e do aluno. O habitante é aquele que aprende ao propor, questionar, se responsabilizando pelo ambiente, por sua aprendizagem e pela do grupo, ao realizar coordenações mentais externas e internas para a apreensão do objeto em estudo.

    Abstract in English:

    This article is the result of a study that aimed to analyze the possibilities for cooperative learning in virtual learning environments for subjects and trainings offered through the Distance Education (DE) method. The study was conducted by analyzing records in virtual forums of subjects and trainings, presented in a doctoral thesis and two dissertations. Data analysis was guided by research on Jean Piaget cooperative learning. What was found is that the experience of cooperative learning in virtual environments depends on several factors, among them, the teacher and student inhabitant attitude. The inhabitant is the one who learns by proposing, questioning, taking responsibility for the environment, for his learning and the group learning, by performing external and internal mental coordination for the object apprehension under study.
  • Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida Dossiê – Educação a Distância

    Valente, José Armando

    Abstract in Portuguese:

    As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) proporcionaram importantes mudanças na educação a distância, que até o início dos anos 1980 era baseada no material impresso produzido e enviado aos alunos. Com as tecnologias foram criadas diversas modalidades de ensino a distância, inclusive o blended learning, que combina atividades presenciais e atividades educacionais a distância, realizadas por meio das TDIC. Há diferentes maneiras de combinar as atividades presenciais e a distância, sendo a sala de aula invertida ou flipped classroom uma delas. Segundo essa abordagem, o conteúdo e as instruções sobre um determinado assunto curricular não são transmitidos pelo professor em sala de aula. O aluno estuda o material antes de ele frequentar a sala de aula, que passa a ser o lugar de aprender ativamente, realizando atividades de resolução de problemas ou projetos, discussões, laboratórios etc., com o apoio do professor e colaborativamente dos colegas. O objetivo do artigo é discutir as diferentes modalidades do blended learning e da sala de aula invertida, como as TDIC são usadas em diferentes modelos de implantação dessa abordagem pedagógica, como a sala de aula invertida pode ser implantada e os pontos positivos e negativos sobre a sala de aula invertida apresentados por diferentes autores.

    Abstract in English:

    Digital information and communication technologies (DICT) provided important changes in distance education which, until the beginning of the 1980s, was based on printed material produced and sent to students. With the use of technologies, different types of distance education were created, including blended learning that combines face-to-face classroom activities and educational activities developed online through DICT. There are various ways to combine online and classroom activities, and one of them is the flipped classroom. According to this approach the content and instructions on a particular curriculum subject are not transmitted by the teacher in the classroom. The student studies the material before attending the classroom. The flipped classroom is used for active learning, for solving problems or projects, discussions, practical activities in laboratories, etc., with support from the teacher and from peers collaboratively. The objective of this article is to discuss the different types of blended learning and the flipped classroom, how DICT are used in different models of this pedagogical approach, how the flipped classroom can be implemented, and the positive and negative aspects that have been presented by various authors.
  • Estado del Mobile Learning en España Dossiê – Educação a Distância

    Grund, Francisco Brazuelo; Gil, Domingo José Gallego

    Abstract in Portuguese:

    As tecnologias móveis tornaram-se dispositivos onipresentes na vida cotidiana das pessoas. Isto levou a um interesse especial na exploração e aproveitamento dos meios de comunicação como potenciais recursos de ensino, levando à aprendizagem móvel ou Mobile Learning. Esta, apesar de recente modalidade educacional, tem sido difundida em todo o mundo, especialmente em instituições de ensino e contextos de formação de organizações e empresas. Este artigo apresenta uma investigação sobre o estado do Mobile Learning ou aprendizagem móvel limitada à Espanha a partir de uma revisão de estudo descritivo da produção científica nacional, no período que vai do início de 2009 até o final de 2013, cujos resultados mostram um crescente interesse nacional, estabelecendo e testando bases teóricas para a integração de tecnologias móveis na educação.

    Abstract in Spanish:

    Las tecnologías móviles se han convertido en artefactos omnipresentes en la vida diaria de las personas. Este hecho ha propiciado un especial interés por explorar y explotar estos medios como potenciales recursos didácticos, dando lugar al Mobile Learning o Aprendizaje Móvil. Esta modalidad educativa, aunque reciente, se haya extendida en todo el mundo, especialmente en instituciones educativas y en contextos de formación de organizaciones y empresas. El presente artículo expone una investigación sobre el estado del Mobile Learning o Aprendizaje Móvil acotado a España a partir de un estudio de revisión descriptivo de la producción científica nacional en el período que abarca desde principios del 2009 hasta finales del 2013, y cuyos resultados muestran un creciente interés nacional por el establecimiento de bases teóricas y la experimentación para integración de las tecnologías móviles en educación.

    Abstract in English:

    Mobile technologies have become ubiquitous devices in daily life of people. This has led to a special interest in exploring and exploiting the media as potential teaching resources, leading to the Mobile Learning. Although Mobile Learning is a new educational system, it has been widespread throughout the world, especially in educational institutions and training contexts of organizations and companies. This paper presents an investigation into the status of Mobile Learning bounded in Spain from a descriptive study review of national scientific production in the period from early 2009 to late 2013. The results show an increasing national interest by establishing and testing theoretical basis for integration of mobile technologies in education.
  • Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line Dossiê – Educação a Distância

    Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de; Silva, Katia Alexandra de Godoi e

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo reside na articulação da teoria e prática nas intervenções, a partir do pressuposto de que esta articulação é uma categoria fundante na formação inicial e continuada, facilitada pelos ambientes on-line. Desta forma, no início do texto, trata-se da formação inicial de professores e da articulação entre teoria e prática nas modalidades presencial e a distância; para, em seguida, abordar a formação continuada de professores, numa perspectiva de articulação por meio de ambientes on-line. No tópico seguinte, aborda-se um design metodológico e design-based research, que orienta um estudo sobre a articulação teoria e prática em um contexto específico de formação continuada em um ambiente on-line. E, ao final, os resultados da análise partem das reflexões dos professores sobre a escolha e avaliação de materiais didáticos digitais no contexto da própria prática.

    Abstract in English:

    The aim of this paper lies in the theory and practice integration on interventions, from the assumption that this combination is a foundational category on initial and continuing training, facilitated by online environments. Thus, at the beginning of the text, we deal with teachers' initial training and the theory and practice integration in the face-to-face and distance modes. We then approach teachers' continuing training under the perspective of integration through online environments. In the next topic we deal with a methodological design and design-based research, which guides a study on the theory and practice integration in a specific context of continuing training in an online environment. And in the end, the analysis' results bring teachers' reflections on the choice and evaluation of digital learning materials in the context of their own practice.
  • Os desafios de formar-se professor formador e autor na Educação a Distância Dossiê – Educação a Distância

    Freitas, Maria Teresa Menezes; Franco, Aléxia Pádua

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo problematizar e discutir os desafios de formar professores autores e formadores para atuar em cursos na modalidade a distância, a partir de experiências e reflexões acumuladas pelas autoras em atividades de docência e gestão no Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia - CEaD/UFU. O artigo é organizado em torno de duas questões básicas: Existe a necessidade de formar docentes, atuantes em cursos presenciais, para atuar em EaD? Que práticas formativas podem contribuir para que o professor possa se apropriar de detalhes fundamentais para o sucesso do trabalho profissional no contexto da EaD? O estudo é resultado de uma sistematização reflexiva, em diálogo com experiências e pesquisas no contexto da formação docente, levando em conta as especificidades e os desafios da docência na EaD. Tomando para análise a produção de professores que participaram do Curso de Formação de Professores Autores para atuar na EaD oferecido pelo CEaD/UFU em 2013 e a interação entre eles e as tutoras formadoras, serão apresentados elementos que permitem identificar as concepções que fundamentam e orientam os fazeres docentes dos educadores e suas ressignificações, apropriações e/ou construção de conhecimentos decorrentes da experiência e das exigências demandadas pela EaD.

    Abstract in English:

    This article is an essay that aims to problematize and discuss the challenges of providing formation for professors to be authors and formative teachers in a context of Distance Education, based on experiences and accumulated reflections of the authors in teaching and management activities in the Center of Distance Education at the Universidade Federal de Uberlândia - CEaD/UFU. The essay is organized around two basic questions: Is it necessary to provide a formation on distance education to professors that deal with a non distance education environment? What formative practices can contribute to the teachers' appropriation of fundamental details to a well succeeded professional development in a Distance Education context? The study is a result of a reflexive systematization, dialoging with experiences and researches in the teacher training context, taking into account the challenges and particular aspects of distance education teaching. Analyzing the production of the participating professors who attended the Authors-Professors Training Course to perform in Distance Education, offered by CEaD/UFU in 2013, and the interaction between them and the training tutors, elements that make possible to identify the basic and guiding conceptions of teaching performance of the educators and their resignifications, appropriations, and/or constructions of knowledge originated from the experience and requirements of Distance Education will be presented.
  • Formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica na modalidade EaD: ensino de língua materna e a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação Dossiê – Educação a Distância

    Liz, Lucilene Lisboa de; Quarezemin, Sandra

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo tem como finalidade problematizar a percepção dos professores dos anos iniciais, alunos em formação por meio da educação a distância (EaD), no que diz respeito ao ensino de língua materna, em relação: (i) à influência exercida pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) durante o seu processo de aprendizagem da língua escrita; (ii) à forma como passaram pelo processo de aprendizagem da escrita e os reflexos dessa experiência em sua prática docente; (iii) à influência do uso das TIC na escrita dos seus alunos; e (iv) à concepção de língua adotada por esses professores. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que os sujeitos de pesquisa são alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na modalidade a distância. Quanto ao instrumento de coleta de dados, procedeu-se à aplicação de questionários em quatro polos de EaD.

    Abstract in English:

    This very article has the purpose of discussing the perception of teachers of the initial school years, graduating students through distance education (DE), about teaching the Brazilian language, in relation to: (i) the influence exercised by Information and Communication Technologies (ICT) during the learning process of the written language; (ii) the way they went through the learning process of written language and the reflections of those experiences upon their given lessons; (iii) the influence of ICT use in the writing skills of their students; and (iv) the language concept adopted by these teachers. From a methodological view, it handles about a qualitative study in which the researched subjects are pedagogy students from the Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), in the distance modality. To collect data, the procedure was to apply surveys in four DE centers.
  • As representações sociais do trabalho do tutor presencial: limites e possibilidades Dossiê – Educação a Distância

    Costa, Maria Luisa Furlan; Knuppel, Maria Aparecida Crissi

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo apresentamos uma discussão conceitual sobre o modelo de tutoria adotado pelas Instituições Públicas de Ensino Superior que integram o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Toma-se como ponto de partida as pesquisas e as ações desenvolvidas pelas autoras nos últimos dez anos, que estão diretamente relacionadas com a educação a distância no Brasil. O foco central são os tutores presenciais que se responsabilizam pelo atendimento aos alunos no polo de apoio presencial e que são selecionados por meio de editais publicados nas páginas virtuais das instituições que ofertam cursos superiores em uma modalidade distinta do ensino presencial. A análise dos editais foi realizada com o intuito de verificar a relação entre as questões teóricas que vêm sendo trabalhadas pelos especialistas no Brasil e os requisitos exigidos para o exercício da tutoria. Acredita-se que a tutoria presencial é essencial para a promoção de ações educativas que contribuam para potencializar o aprendizado dos alunos.

    Abstract in English:

    In this paper we discuss the tutoring model adopted by the Public Institutions of Higher Education that integrate the Open University of Brazil (Universidade Aberta do Brasil - UAB) program. The starting point is the research and the actions developed by the authors in the past decade that are directly related to distance education in Brazil. The focus is on the classroom tutors who are responsible for assisting students in the presential center where they have support and who are selected through published notes in the virtual notice board of the institutions that offer higher education courses in a distinct mode of classroom teaching. The publication analysis was performed in a way to verify the relationship between the theoretical issues that have been studied by specialists in Brazil and the requirements for the exercise of tutoring. It is believed that face-to-face tutoring is essential for the promotion of educational activities that contribute to improve student progress and learning.
  • Os benefícios da utilização das TIC no Ensino Superior: a perspetiva docente na E-Learning Dossiê – Educação a Distância

    Trindade, Rui

    Abstract in Portuguese:

    Este é um artigo através do qual se analisam os projetos que receberam o prémio Excelência E-Learning da Universidade do Porto (Portugal), atribuído entre 2004/2005 e 2010/2011, a partir dos benefícios que os docentes atribuíam à utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como suportes de iniciativas pedagógicas em contextos de formação relacionados com o Ensino Superior. Trata-se de um estudo onde se conclui que estamos perante um campo marcado por tensões, equívocos e contradições diversos, o que tem mais a ver com os pressupostos concetuais e epistemológicos das abordagens pedagógicas que, hoje, têm lugar no Ensino Superior do que propriamente com a reflexão específica sobre a utilização das TIC num tal contexto, a qual é afetada pelo modo como aquelas abordagens são construídas.

    Abstract in English:

    This is an article through which we analyze projects that received the E-Learning Excellence Award of Porto University (Portugal), between 2004/2005 and 2010/2011, in order to understand which are the benefits that teachers assigned to Information and Communication Technologies (ICTs) as devices of educational initiatives related to Higher Education. It is a study which concludes that this is a field affected by several kinds of tensions, misunderstandings and contradictions, which has more to do with conceptual and epistemological assumptions about pedagogical approaches in Higher Education today than properly with some specific reflection on the use of ICTs in that context, which is affected by how those approaches are built.
  • Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância Dossiê – Educação a Distância

    Carneiro, Mára Lúcia Fernandes; Silveira, Milene Selbach

    Abstract in Portuguese:

    A expansão da educação a distância e o avanço dos recursos tecnológicos traz consigo o desafio da estruturação de materiais didáticos adequados para apoiar as ações pedagógicas nesses cursos. Neste contexto encontra-se a proposta de materiais didáticos estruturados como "Objetos de Aprendizagem" (OAs). Considera-se, aqui, que, para além de um material digital, um OA precisa funcionar como um elemento facilitador do processo de ensino e de aprendizado; para que isso ocorra, ele deve explicitar seus objetivos pedagógicos e ser estruturado de tal forma que seja autocontido (no que se refere ao conteúdo abordado), permitindo ser reusado em outras atividades ou cursos, para além daquela para o qual foi projetado. Com foco na explicitação de seus objetivos pedagógicos, este artigo apresenta a análise de um conjunto de 65 objetos de aprendizagem produzidos no Núcleo de Apoio à Educação a Distância (NAPEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutindo os achados desta pesquisa e o ponto de vista de alguns dos diferentes atores envolvidos no processo de produção e uso desses OAs.

    Abstract in English:

    The evolution of distance education and the spread of technological resources bring about the challenge of structuring appropriate learning materials to support educational activities in these courses. In this context the proposal of instructional materials developed as "Learning Objects" (LOs) arises. In the research presented here a LO, in addition to its position of digital material, needs to work as an enhancer element of the teaching and learning process; for this to occur, it must explain its pedagogical objectives and be structured in such a self-contained way (with regard to the addressed content), allowing it to be reused in other activities or courses, beyond its original design. Focusing on explicit teaching objectives, this paper presents the analysis of a set of 65 learning objects produced in the Support Center for Distance Education (Núcleo de Apoio à Educação a Distância - NAPEAD) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). It discusses the research findings and the point of view of some of the different actors involved in the process of production and use of these LOs.
  • Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line Resenha

    Vermelho, Sônia Cristina
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
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