Educar em Revista, Issue: 58, Published: 2015
  • Editorial Editorial

    Machado, Cláudio de Sá; Bencostta, Marcus Levy Albino
  • Apresentação Dossiê - Patrimônio, Educação E Museus: História, Memória E Sociedade

    Machado, Cláudio de Sá; Possamai, Zita Rosane
  • Mémoire et patrimoine: des récits et des affordances du patrimoine Dossiê - Patrimônio, Educação E Museus: História, Memória E Sociedade

    Candau, Joël; Ferreira, Maria Leticia Mazzucchi

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Na presente contribuição não buscamos responder à questão do conjunto de critérios contemporâneos que fundam a seleção ou a construção de um objeto patrimonial pois eles são múltiplos e variados. Nos propomos a evidenciar um critério de eligibilidade que, a nosso ver, não está documentado na literatura científica ou está apenas de maneira implícita. Propomos a noção de affordance patrimonial e defendemos a ideia supondo que tudo seja patrimonializável, da probabilidade que os diferentes candidatos que constituem esse tudo constituam esse processo dependendo da intensidade de sua affordance patrimonial. Parafraseando a célebre anedota, algo cínica, acerca de igualdade - todos os seres humanos são iguais mas alguns são mais do que os outros! - podemos dizer que todas as heranças do passado, seja próximo ou longínquo, são iguais face ao processo de patrimonialização, mas algumas são mais que outras em razão de seu grau de affordance.

    Abstract in French:

    Résumé Dans cet article, notre ambition est d'éclairer la notion d'éligibilité d'un objet patrimonial. Pour cela, nous proposons le concept d'affordance patrimoniale, l'éligibilité devenant d'autant plus probable que l'objet candidat à la patrimonialisation a cette qualité d'affordance. À partir de la distinction de deux types de savoirs et savoir-faire olfactifs observés dans divers milieux professionnels, nous tentons d'identifier une des conditions de la patrimonialisation de ce registre d'expertise dit "immatériel". Après avoir justifié notre typologie, nous montrons que le premier type de savoirs et savoir-faire olfactifs (type 1: cuisiniers, œnologues, parfumeurs, sommeliers) peut être facilement revendiqué comme un patrimoine parce que, de la part des professionnels, il offre une affordance narrative (il permet un récit de soi racontable et, de ce fait, recevable) alors que cela est impossible avec le second type d'expertise olfactive (type 2: employés de la morgue, fossoyeurs, infirmières, médecins légistes, sapeurs-pompiers, thanatopracteurs) qui n'offre pas une telle affordance.

    Abstract in English:

    Abstract This article does not aim to address the modern criteria involved in the decision to declare a cultural object as official cultural patrimony, because those criteria are multiple and varied. This article proposes to highlight the criteria of eligibility, which is not documented clearly in our point of view, or is merely held to be implicit, in the existing academic discourse on cultural patrimony. This article proposes the concept of affordance of cultural heritage and defends the stance that, supposing that all cultural expressions can be potentially declared as cultural patrimony, the probability that a cultural expression be considered as such depends on its element of affordance. Paraphrasing the famous quote, however cynical, regarding equality - all men are created equal, but some are more equal than others! - we can state that all expressions of cultural heritage from the past, recent or distant, are equal in this process of cultural heritage, but some are more than others because of their degree of affordance.
  • Inventários, espaço, memória e sensibilidades urbanas Dossiê - Patrimônio, Educação E Museus: História, Memória E Sociedade

    Nogueira, Antonio Gilberto Ramos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo busca traçar algumas reflexões em torno da relação entre inventários e sensibilidades urbanas, tomando como base os desdobramentos do projeto "Patrimônio e História Local: Inventário de Referências Culturais do bairro Benfica (CE)", desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM)/ Universidade Federal do Ceará (UFC)/ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao identificar e documentar práticas, usos, apropriações e sentidos atribuídos por distintos sujeitos que estão ligados direta ou indiretamente aos espaços do bairro Benfica, diferentes sensibilidades foram acionadas revelando a história, a memória e o patrimônio da cidade. A aplicabilidade do inventário levantou a necessidade de problematizar a experiência sensível da urbe - marcas de outras temporalidades -, manifestada em sua materialidade e subjetividade. Nesta perspectiva, os inventários constituem-se como um exercício privilegiado de aprendizado no qual o dever da história e o lugar da memória, consubstanciados ao ensino da história, contribuem para desnaturalizar os usos do passado e o patrimônio da cidade. Com isso, o artigo aborda as potencialidades do inventário como recurso metodológico para a produção de conhecimento histórico e educação dos sentidos.

    Abstract in English:

    Abstract This article aims to outline some reflections about the relations between inventories and urban sensitivities, on the basis of developments of the project "Heritage and Local History: Inventory of Cultural References of the Benfica neighbourhood (CE)", developed on the scope of the Group of Studies and Research on Heritage and Memory - (GEPPM)/ Federal University of Ceará (UFC)/ National Council of Scientific and Technological Development (CNPq). By identifying and documenting practices, uses, appropriations and senses attributed by different individuals linked direct or indirectly to the spaces of the Benfica neighbourhood, different sensitivities were triggered revealing the history, memory and heritage of the city. The applicability of the inventory put the need to problematize the sensible experiences of the city - traces of other temporalities -, expressed in its materiality and subjectivity. In this perspective, inventories are constituted as a privileged exercise of learning in which the duty of history and the place of memory, linked to the teaching of history, contribute to denaturalize the uses of the past and heritage of the city. Therefore, this paper deals with the potentials of inventories as a methodological resource used to produce historical knowledge and sensory education.
  • Patrimônio cultural e museus: por uma educação dos sentidos Dossiê - Patrimônio, Educação E Museus: História, Memória E Sociedade

    Pinheiro, Áurea da Paz

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Acreditamos que são ricas e complexas as relações entre patrimônio, educação e museus. Frente às crises políticas e econômicas, buscamos viver em um mundo atravessado por antagonismos os mais diversos, sobretudo, aqueles referentes às relações dos seres humanos com o ambiente, com o patrimônio cultural e natural, assim devemos considerar as interfaces entre cultura e economia, mas não perder de vista a importância da consciência social, sensível e cidadã.

    Abstract in English:

    Abstract We believe that the relations between heritage, education and museums are rich and complex. In face of the political and economic crises, we seek to live in a world crossed by the most diverse antagonisms, especially those pertaining to the human relations with the environment, the natural and cultural heritage; so we must consider the interfaces between culture and economy, but not lose sight of the importance of social awareness, which is sensitive and of citizens.
  • Il museo nel curricolo di storia: una questione di trasposizione didattica Dossiê - Patrimônio, Educação E Museus: História, Memória E Sociedade

    Mattozzi, Ivo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Objetivo deste texto é valorizar a didática museológica em função da formação histórica curricular, impedindo-a de ser um episódio ou um projeto. Os educadores do museu deveriam elaborar ofertas na ótica do currículo e os professores deveriam estar aptos a estabelecer a experiência de aprendizado mediante o museu, dentro do plano de aula anual também na escola secundária. Seguiremos o objetivo usando museus arqueológicos e históricos. Não apresentamos laboratórios referentes a museus de arte, mas os procedimentos e as atividades que proporemos podem ser transferidos facilmente a eles. O objetivo pode ser seguido pela condição de: a) pensar o currículo contínuo e vertical; b) pensar os museus em relação à aprendizagem da história; c) pensar a ligação entre eles; d) pensar a transposição didática-funcional aos processos de ensino e aprendizagem da história.

    Abstract in Italian:

    Riassunto Negli ultimi anni si sono diffusi i musei, ne sono stati creati molti, si è rinnovata la museografia, si è diffusa l'idea della didattica museale e sono usciti molti libri a tal proposito. I musei offrono dappertutto servizi didattici o educativi, molti alunni vengono condotti nei musei. Tutto bene, dunque, potremmo dire: una battaglia cominciata qualche decennio fa è ormai vinta. Il problema è che le offerte che partono dai servizi didattici museali in gran parte non si integrano nel curricolo di formazione storica, obbediscono a logiche e preferenze che nascono all'interno del museo da parte di educatori che non si pongono il problema del curricolo, gran parte dell'offerta consiste in visite guidate e giochi svolti con materiali poco efficaci dal punto di vista formativo. Da parte della scuola l'aumento della fruizione dei servizi museali c'è stato, ma non s'è generalizzata l'idea di usare didatticamente i musei a portata di uscita. Gli alunni che entrano in contatto con i musei sono una minoranza e sempre prevale la scuola primaria... Nella scuola secondaria l'interesse per i musei scema. In questo contesto il nostro scopo è valorizzare la didattica museale in funzione della formazione storica curricolare. Farla cessare di essere un episodio o un progetto. Vorremmo che gli educatori museali elaborassero offerte nell'ottica del curricolo e che gli insegnanti fossero in grado di incardinare l'esperienza di apprendimento mediante il museo entro il piano di lavoro annuale anche nella scuola secondaria di II grado. Perseguiremo lo scopo usando musei archeologici e storici. Non offriamo laboratori riguardanti musei d'arte. Ma le procedure e le attività che proporremo possono essere trasferite agevolmente ai musei d'arte. Lo scopo può essere perseguito a condizione di: a) pensare il curricolo continuativo e verticale; b) pensare i musei in rapporto all'apprendimento della storia; c) pensare il collegamento tra essi; d) pensare la trasposizione didattica funzionale ai processi di insegnamento e di apprendimento della storia.

    Abstract in English:

    Abstract The aim of this text is valuing museological didactics in face of history curricular teaching, which prevented it to be an episode or a project. The museum teachers should elaborate offers in the view of the curriculum and the teachers should be able to establish knowledge experience considering the museum, in the annual class plan also in secondary schools. We will follow our goal taking archaeological and historic museums. We did not present laboratories on art museums, but the procedures and activities that we will propose can be easily transferred to them. The aim can be taken by the conditions of: a) thinking about a continuous vertical curriculum; b) thinking about the museums related to history learning; c) thinking about the link among them; d) thinking about the didactic-functional transposition to the processes of history teaching and learning.
  • La historiografía del patrimonio educativo en España: un balance crítico1 Dossiê - Patrimônio, Educação E Museus: História, Memória E Sociedade

    Moreno Martínez, Pedro L.

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A historiografia do patrimônio educativo na Espanha tem experimentado, ao longo dos últimos quinze anos, avanços significativos. Neste estudo realiza-se uma aproximação das análises de algumas das linhas principais que têm contribuído para a renovação e difusão da historiografia do patrimônio educativo na Espanha. Em primeiro lugar aborda-se o papel desempenhado pelas exposições pedagógicas como instrumento a serviço da promoção da investigação e sua divulgação. Em segundo lugar, apresenta-se o desenvolvimento alcançado pela musealização pedagógica e as vinculações existentes entre certos tipos de museus, os grupos de pesquisa universitários existentes e os projetos de investigação desenvolvidos. Por último, analisa-se o papel desempenhado pelos encontros científicos no avanço do conhecimento, tomando como referência os apontamentos realizados nas jornadas científicas da Sociedade Espanhola para o Estudo do Patrimônio Histórico-Educativo (SEPHE).

    Abstract in Spanish:

    Resumen La historiografía del patrimonio educativo en España ha experimentado, a lo largo de los últimos quince años, avances significativos. En este estudio se efectúa una aproximación al análisis de algunas de las vías principales que más han contribuido a impulsar la renovación y la difusión de la historiografía del patrimonio educativo en nuestro país. En primer lugar se aborda el papel desempeñado por las exposiciones pedagógicas como instrumento al servicio de la promoción de la investigación y su divulgación. En segundo lugar, se presenta el despegue alcanzado por el museísmo pedagógico y las vinculaciones existentes entre ciertos tipos de museos, los grupos de investigación universitarios existentes y los proyectos de investigación desarrollados. Por último, se analiza el papel desempañado por las reuniones científicas en el avance del conocimiento tomando como referencia las aportaciones efectuadas a las jornadas científicas de la Sociedad Española para el Estudio del Patrimonio Histórico-Educativo (SEPHE).

    Abstract in English:

    Abstract Educational heritage historiography in Spain has experienced significant improvement in the last fifteen years. In this study an approximation of analyses on some of the main lines which have contributed to the renewal and dissemination of educational heritage historiography in Spain takes place. Firstly, the role played by pedagogical exhibitions was approached, as an instrument at the service of promoting their investigation and spreading. Secondly, the development reached by educational musealization and the existing bonds among some types of museums, the existing university research groups and the investigation projects developed are presented. Finally, the role played by the scientific meetings in knowledge improvement is studied, taking as reference the observations from the scientific journeys of the Spanish Society for the Historical-Educational Heritage Study (SEPHE).
  • Exposição, Coleção, Museu Escolar: ideias preliminares de um museu imaginado1 Dossiê - Patrimônio, Educação E Museus: História, Memória E Sociedade

    Possamai, Zita Rosane

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O artigo examina as permanências, apropriações e alterações relativas às práticas e às representações que antecederam a fundação do Museu Pedagógico da França, no século XIX. Parte da categoria de museus de educação para definir materiais didáticos, espaços e instituições, vinculadas estritamente à instrução, como uma tipologia museológica particular e insere a emergência desses museus em um movimento internacional em prol do progresso da educação. A abordagem dialoga com estudos sobre a história do patrimônio e dos museus, considerando a singularidade desses museus em relação aos processos de patrimonialização correntes de conservação dos bens culturais do passado. Exposição, coleção e museu escolar foram noções produzidas e postas em circulação pelos agentes envolvidos no processo, ficando em um segundo plano a perspectiva de valorização e conservação dos traços do passado.

    Abstract in English:

    Abstract This article examines remaining, appropriations and changes relating to the practices and representations that preceded the founding of the Pedagogical Museum of France in the nineteenth century. It uses the educational museum category to define didactic materials, spaces and institutions strictly linked to education as a particular museum typology and it inserts the emergence of these museums in an international movement for education progress. This approach dialogues with studies on the history of heritage and museums, considering the uniqueness of these museums in relation to current heritage processes of the past cultural heritage conservation. Exhibition, collection and school museum notions were produced and put into circulation by the agents involved in the process, so that the perspective of development and preservation of the past traces remainded in the background.
  • Qual a relação entre a cultura e o patrimônio? Uma parceria cultural no contexto museal com o meio escolar de aprendizagem de francês1 Dossiê - Patrimônio, Educação E Museus: História, Memória E Sociedade

    Meunier, Anik; Soulier, Virginie

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo apresenta a análise de um programa educativo museal concebido e realizado pelo Centre d'histoire de Montréal e pelo Musée de la Personne, direcionado a jovens e adolescentes imigrantes, oriundos de diferentes comunidades culturais e matriculados em classes de aprendizagem de francês. O processo de avaliação se inscreve numa lógica de compartilhamento, estabelecendo-se uma colaboração entre universidade, instituições museais e meio escolar. O trabalho se desenvolve no laboratório de história e patrimônio de Montreal, com vistas à troca de experiências e conhecimentos por parte de atores sociais, tanto do mundo universitário quanto por parceiros culturais. Especificamente, a análise focou na relação entre cultura e patrimônio perceptível no programa, assim como nas modalidades de recepção e apropriação destes conteúdos pelos alunos das escolas participantes.

    Abstract in French:

    Resumé Cet article présente une évaluation d'un programme éducatif muséal conçu et réalisé par le Centre d'histoire de Montréal et le Musée de la Personne à l'intention de jeunes adolescents de différentes communautés culturelles, issus de l'immigration et inscrits en classe de francisation. La démarche évaluative s'inscrit dans une logique de partenariat mettant à contribution une université, des institutions muséales et le milieu scolaire. Le tout prenant place au sein d'une structure: le laboratoire d'histoire et de patrimoine de Montréal qui vise à valoriser l'échange d'expertises et le transfert des connaissances en jumelant des acteurs du monde universitaire et des partenaires culturels. L'évaluation a spécifiquement porté sur le rapport à la culture et au patrimoine proposé par le programme et sur les modalités de réception et d'appropriation par les élèves des écoles secondaires participantes. Ces résultats sont présentés dans le cadre de cet article.

    Abstract in English:

    Abstract This article presents an evaluation of an educational museum programme designed and delivered by the Centre of History in Montreal and the Museum of the Individual. This programme aimed to deal with issues of youngsters and adolescents' immigration. They came from different cultural communities and they enrolled in classes in order to learn French. The approach to evaluation was based on a partnership involving contributions from a university, museums and schools. This work took place in the framework of the Montreal laboratory of history and heritage and it aimed to valorize the exchange of experiences and knowledge by social actors between the university and their cultural partners. The evaluation focused specifically on the relationship between culture and heritage on the one hand, and the ways the students of the participating secondary schools received and held the programme. The results are presented within the framework of this article.
  • Donner du sens aux savoirs: la didactique, quarante ans après1 Demanda Contínua

    Develay, Michel

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Em vários países a questão central se dá em torno dos saberes ensinados, interrogação que a didática deseja trazer sua contribuição. Este texto se interessa por essa disciplina através de três focos: a) a emergência do olhar didático na França há quarenta anos, suas causas e a maneira que a didática se distanciou da pedagogia; b) a evolução da reflexão didática criadora de conceitos, até seu estado atual relativamente amorfo; c) a didática hoje, enfrentando três interrogações no coração da escola: a questão do sentido, o enígma da relação com o saber e o lugar da Cultura.

    Abstract in French:

    Resume La question centrale posée dans de nombreux pays concerne le sens des savoirs enseignés, interrogation à laquelle la didactique souhaite apporter sa contribution. Le texte joint s'intéresse à cette discipline à travers trois focales: a) l'émergence du regard didactique en France, il y a une quarantaine d'années, ses causes et la manière dont la didactique a pris ses distances d'avec la pédagogie; b) l'évolution de la réflexion didactique créatrice de concepts, jusqu'à son état actuel relativement amorphe; c) la didactique aujourd'hui, affrontant trois interrogations au cœur de l'école: la question du sens, l'énigme du rapport au savoir et la place de la Culture.

    Abstract in English:

    Abstract In many countries the central subject is about the taught knowledge, a question that didactics aims to bring as its contribution. This text presents interest for that discipline through three points: a) the emergence of a didactic view in France for forty years, its causes and the way didactics became distant from pedagogy; b) the didactic reflection evolution which created concepts, until its current situation that is kind of amorphous; c) didactics today, facing three questions in the heart of schools: the subject of meaning, the puzzle of relating knowledge and the place of Culture.
  • Aulas de História: questões do/no tempo presente1 Demanda Contínua

    Monteiro, Ana Maria Ferreira da Costa

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa voltada para a busca da compreensão de como/quais sentidos são induzidos por docentes no tempo presente, em diferentes contextos curriculares, no entendimento do "ensinar" enquanto fazer conhecer pelos sinais, produzir significados, histórica, política, teórica e culturalmente situados. Operando com o sentido de currículo como "lugar de fronteira", no qual são realizadas mediações didático-culturais, incorporamos a necessária articulação de referenciais teóricos disciplinares do campo do currículo/educação com aqueles do campo da historiografia, de forma a possibilitar a análise epistemológica do conhecimento produzido. A metodologia utilizada possibilitou a identificação de "professores de História marcantes". Suas aulas, após observação, foram analisadas buscando-se compreender a mobilização de saberes e referências culturais para tornar compreensível aos alunos a História ensinada no fazer curricular do/no tempo presente - o "contemporâneo do não contemporâneo". A questão da temporalidade foi considerada na análise das explicações realizadas pelos professores, entendida como dimensão estruturante do raciocínio histórico induzido em um contexto curricular específico no/do tempo presente, bem como as possibilidades e limites das mediações didático-culturais.

    Abstract in English:

    Abstract This paper presents results of a research which aimed to understand which/ and how meanings are induced, at the present time, by teachers in different curricular contexts. We take for granted that teaching is an action which intends to make knowledge possible to be understood by other people, that is to produce historical, cultural, theoretical and politically situated meaning. Considering curriculum as a "frontier field" in which cultural didactic mediations take place, we articulate theoretical references from the curricular and educational fields with those from historiography to epistemologically analyze knowledge produced in History classes. The methodology relies on observation and registration of classes taught by "remarkable History teachers". In a second moment, narratives selected from these classes were the object of analyzes which aimed to understand the hybrid composition in which historical and cultural references are articulated so that History taught can be understood by the students. The specific aspects of the past brought about in the classes observed from/at the present - the "contemporary of the non-contemporary" dimension - were considered in the analysis based on theoretical references from the present time, as well as possibilities and limits of cultural didactic mediations.
  • O convívio concomitante e frugal das escolas elementares públicas e privadas paulistanas Demanda Contínua

    Prado, Eliane Mimesse

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este artigo analisa as escolas elementares existentes na cidade de São Paulo nos anos iniciais do século XX. Serão analisadas apenas as escolas públicas isoladas e as privadas elementares subsidiadas pelo governo italiano. O período escolhido justifica-se pelo alto número de escolas subsidiadas em funcionamento na cidade. Objetiva-se entender como os governos paulista e italiano geriram essas escolas na cidade. As fontes utilizadas para esta pesquisa foram o periódico Fanfulla; os relatórios de diretores e inspetores do ensino, existentes nos Annuarios do Ensino do Estado de São Paulo , alocados no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo; e o Annuario delle scuole italiane all'estero governative e sussidiate, que se encontra no acervo da Biblioteca Nazionale Centrale di Roma. A fundamentação baseou-se, entre outros autores, em Pereira (2010), que trouxe o contexto da cidade paulistana no período estudado; Souza (2009), por focar a escolarização primária; Salvetti (2014), que descreveu a constituição da associação "Dante Alighieri". Considera-se que as escolas subsistiram concomitantemente com objetivos similares, mas o governo paulistano conseguiu suprir, paulatinamente, em parte, a defasagem das vagas, solapando as escolas subsidiadas.

    Abstract in English:

    Abstract This article studies elementary schools from the city of São Paulo in the early 20th century. Only isolated public schools and elementary private ones that were subsidized by the Italian government will be studied. The choice for that period of time was motivated by the high number of active subsidized schools in the city. Our aim is to understand how the governments from the city of São Paulo and from Italy managed those schools in the city. The sources used for this research were the Fanfulla newspaper; the reports from principals and school inspectors existing in the Annuarios do Ensino do Estado de São Paulo, which are located in the collection of Public Archives from the State of São Paulo; and the Annuario delle scuole italiane all'estero governative e sussidiate which can be found in the collection of the Biblioteca Nazionale Centrale di Roma. The theoretical foundation was based on authors such as Pereira (2010) who brought the context of the city of São Paulo in the period studied; Souza (2009) for focusing on primary schooling; Salvetti (2014) who described the establishment of the "Dante Alighieri" association. Our conclusion shows that the schools existed concurrently with similar goals, but the government from the city of São Paulo was able to gradually make up the lack of school vacancies by undermining the subsidized schools.
  • Aporte del Departamento de Orientación al desarrollo del liderazgo pedagógico: un estudio desde la opinión de directores de Institutos de Enseñanza Secundaria en Andalucía1 Demanda Contínua

    Segovia, Jesús Domingo; Real, Maximiliano Ritacco

    Abstract in Portuguese:

    Resumo O estudo faz parte de um projeto de pesquisa sobre liderança com foco na aprendizagem na educação secundária. Responde à necessidade de apoiar o desenvolvimento da liderança pedagógica da gestão escolar na Andaluzia. Procura entender, a partir da teoria fundamentada desses profissionais e da análise de seu discurso, em que medida eles encontram apoio nos serviços de orientação, em que âmbitos e quais necessidades possuem. A pesquisa recolheu informações de 15 entrevistas feitas a diretores de escolas com uma trajetória de melhoria. Concluiu que o Departamento de Orientação juntamente com o líder de estudos são os principais suportes da liderança educacional, formando um grupo motor de melhoria. Mas isso depende dos profissionais, instituições e contextos. Ele é mais evidente em contextos vulneráveis e com "bons" orientadores e diretores que redirecionam suas funções para a de agentes de apoio para melhorar a educação e a orientação como colega crítico.

    Abstract in Spanish:

    Resumen El estudio forma parte de un proyecto de investigación sobre liderazgo centrado en el aprendizaje en Secundaria. Responde a la necesidad de apoyar el desarrollo del liderazgo pedagógico de la dirección escolar en Andalucía. Busca comprender, desde la teoría fundamentada de estos profesionales y el análisis de su discurso, en qué medida encuentran apoyo en los departamentos de orientación, en qué ámbitos y qué necesidades plantean al respecto. Recoge evidencias de 15 entrevistas en profundidad a directivos escolares con una trayectoria de mejora. Concluye que el Departamento de Orientación, junto a la jefatura de estudios, son los principales soportes al liderazgo educativo y distribuido, conformando su grupo motor de mejora. Pero depende de los profesionales, centros y contextos. Es más evidente en contextos vulnerables y con "buenos" orientadores y directores que han redireccionado sus funciones hacia agentes de apoyo para la mejora educativa y el asesoramiento como colega crítico.

    Abstract in English:

    Abstract This study is part of a research project about leadership focused on learning at high school. It responds to the need to support the development of educational leadership of the school management in Andalusia. We search to understand, from the grounded theory of these professionals and the analysis of their speech, to what extent they find support in the guidance department, in which fields, and what needs they consider in this respect. We collected evidence of 15 in-depth interviews to school principals with an improving career. The conclusion was that those guidance departments, along with the head of studies, are the main educational supports and their distributed leadership gathers a group that is shaping its power of improvement. But it is up to professionals, schools and contexts. It is more evident in vulnerable contexts and with "good" school counselors and school principals that have redirected their functions to be supporting agents for educational improvement and better advice as a critical colleague.
  • "Eu, professora" em face da implementação da Política Nacional de ampliação do Ensino Fundamental na rede municipal de Curitiba, PR Demanda Contínua

    Moro, Catarina

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Neste artigo se discute a visão de professoras acerca do vivido em decorrência da implementação do Ensino Fundamental de 9 anos. Trata-se de estudo qualitativo, na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural. Foram realizadas entrevistas individuais com seis professoras do 1º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos, da Rede Municipal de Curitiba. A análise das entrevistas teve como base a metodologia de Núcleos de Significação, proposta por Aguiar (2000, 2006) e Aguiar e Ozella (2006). A discussão focaliza o núcleo "Eu, professora" constituído para a interpretação da visão das professoras, articulado ao indicador "Sentimentos, dificuldades e soluções", que desvelam, a partir de singularidades próprias, o modo como as professoras sentem e enfrentam a realidade decorrente da implementação da Lei nº 11.274/06. Os relatos indicam um grande hiato entre a experiência vivenciada e as expectativas das professoras quanto às condições necessárias para a efetivação de práticas educativas adequadas. Nesse processo de implementação da política de ampliação do Ensino Fundamental, parece não se ter atentado para o fato de que as crenças e pensamentos dos professores trazem implicações para a implantação das políticas em geral (Mainardes, 2006; Santos & Vieira, 2006; Gomes, 2005; Sampaio & Marin, 2004; Barreto & Mitrulis, 1999), o que não é diferente para essa política, em específico.

    Abstract in English:

    Abstract In this article the view of teachers about living in result of the implementation of 9 school years in Elementary Education is discussed. This is a qualitative study, on the perspective of Historical-Cultural Psychology. Individual interviews were made with six teachers from the first year of the 9 years Elementary Education, from the municipal chain of Curitiba. The interviews analysis was based on the Cores of Meaning methodology proposed by Aguiar (2000, 2006) and by Aguiar and Ozella (2006). The debate focuses the core "I'm a school teacher" constituted in order to understand the teachers' views articulated to the issue "Feelings, problems and solving", which reveal through their own singularities the way those teachers feel and face the reality since the implementation of the 11.274/06 Law. The reports indicate a great distance between the experience they had and their hopes about the necessary conditions to effect appropriate educational practices. In that process of implementing the enlargement of school years in Elementary Education policies, the fact that the beliefs and thoughts of teachers bring consequences to introduce policies in general was not noticed (Mainardes, 2006; Santos & Vieira, 2006; Gomes, 2005; Sampaio & Marin, 2004; Barreto & Mitrulis, 1999), which is not different for that specific law.
  • Análise sobre variáveis explicativas da autoeficácia docente1 Demanda Contínua

    Casanova, Daniela Couto Guerreiro; Azzi, Roberta Gurgel

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar as possíveis relações explicativas entre variáveis pessoais, variáveis de atividade docente e variáveis contextuais e as crenças de autoeficácia docente de professores do ensino médio público paulista. Tal crença é entendida como o julgamento que o professor faz acerca de suas próprias capacidades para atingir resultados desejados de engajamento e aprendizagem dos alunos, mesmo entre aqueles que podem ser difíceis ou desmotivados, e tem sido associada à satisfação docente e ao sucesso escolar, dentre outras contribuições. Por meio de questionários obteve-se a participação de 201 educadores oriundos de 11 escolas do ABC Paulista, dos quais 180 eram professores do ensino médio e 21 eram gestores escolares. A análise de regressão linear multivariada constatou que as variáveis formação, crença de eficácia coletiva escolar e tempo de atuação na unidade escolar pesquisada mostraram-se significativamente explicativas da autoeficácia docente. A necessidade de se proporcionar formação docente que alie o desenvolvimento de habilidades e de autoeficácia, bem como condições para diminuir a rotatividade docente e fortalecer a crença de eficácia coletiva escolar são discutidas sob a ótica da teoria social cognitiva.

    Abstract in English:

    Abstract This research aims to analyze the possible explanatory relationships among personal variables, teaching activities variables, contextual variables and the São Paulo state public high school teachers' self-efficacy beliefs. This thought is defined as teachers' perceptions about their own capabilities to achieve desired results of engagement and student learning, even among those cases that may be difficult or unmotivated, and it has been associated to teachers' satisfaction and to the school success, besides other contributions. By using questionnaires, 201 educators from 11 ABC Paulista schools participated, from which 180 were high school teachers and 21 were school managers. The analyzis of multivariate linear regression verified that the variables graduation, school collective efficacy belief and time of work at the same school were significant in order to explain the teachers' self-efficacy. Under the social cognitive theory the necessity of teacher graduation that allies ability and self-efficacy development, as well as conditions to minimize teachers' rotation and make the school collective efficacy belief stronger are discussed.
  • Qualidade social e produção do conhecimento1 Demanda Contínua

    Magalhães, Solange Martins Oliveira; Souza, Ruth Catarina Cerqueiro Ribeiro de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este trabalho resulta de pesquisa desenvolvida sobre a produção acadêmica de sete instituições organizadas em Rede. Neste artigo apresentamos um recorte referente aos dados das pesquisas sobre professores que se filiaram à abordagem dialética, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período de 2008-2009. Trata-se de uma "pesquisa sobre pesquisas" realizada na perspectiva dialética. Desenvolveu-se uma meta-análise da produção, colocando em foco a questão da qualidade, a partir de sua perspectiva epistemológica e histórica. O grupo busca compreender se e como a produção manifesta a concepção de qualidade; se promove a qualidade mercadológica para a educação, sustentando o pensamento hegemônico e o consenso ativo, ou se promove qualidade social frente às políticas educacionais neoliberais, estruturando o pensamento contra-hegemônico. Articulam-se duas categorias na análise: método e ideário pedagógico. Concluímos que uma parcela dos trabalhos filiados ao materialismo histórico-dialético desenvolve adequadamente o método e o ideário pedagógico, postura que traduz a perspectiva da emancipação. São estudos propositivos, assumem a pesquisa acadêmica como práxis, situam-se contra o consenso ativo e a constituição da hegemonia. Outra parte do recorte analisado apresenta problemas epistemológicos, mesmo sendo os trabalhos filiados à base epistemológica crítica, por não desenvolverem adequadamente o método e construírem o ideário pedagógico na perspectiva neoliberal, o que sustenta a perspectiva hegemônica e o consenso ativo na produção do conhecimento.

    Abstract in English:

    Abstract This work is the result of a research conducted on the academic production of seven institutions organized in Network. This article presents a clipping with regard to data from research on teachers who joined the dialectic approach of the Post-Graduate Education, Faculty of Education, Goiás Federal University, in the period 2008-2009. It is a "research on research pieces" conducted from a dialectic perspective. We developed a meta-analysis of production, putting into focus the issue of quality, from its epistemological and historical perspective. The group seeks to understand whether and how production expresses the concept of quality; if it promotes the marketing quality for education, sustaining the hegemonic thinking and the active consensus, or if it promotes social quality in the face of neoliberal educational policies, structuring the thought against hegemonic concepts. Two categories are articulated in the analysis: method and teaching ideas. We conclude that a portion of the affiliates works to dialectical historical materialism, properly developing the method and the pedagogical ideas, that is a posture which reflects the perspective of emancipation. These are propositional studies that assume academic research as praxis, lying against active consensus and the establishment of hegemony. Another part of the analyzed crop has epistemological problems, even being affiliated with epistemological critical base, they did not adequately develop the method and they built the pedagogical ideas in the neoliberal perspective, which holds the hegemonic perspective and the active consensus in knowledge production.
  • O financiamento da educação especial no âmbito dos fundos da educação básica: Fundef e Fundeb Demanda Contínua

    França, Marileide Gonçalves

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Este trabalho objetiva analisar a educação especial no contexto do financiamento da educação por meio da análise dos efeitos do Fundef e do Fundeb para o atendimento das pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, no período de 2007 a 2013, no que tange ao número de matrículas no Estado do Espírito Santo e os valores mínimos por aluno da educação especial estabelecidos a nível nacional, e no Espírito Santo, para essa modalidade de ensino. Os resultados apontam que as políticas de financiamento e de educação especial, desenvolvidas pelo governo federal, têm repercutido na incorporação das matrículas dessa modalidade de ensino nos sistemas educacionais brasileiros, porém, isso não minimiza a ausência de condições mínimas de qualidade da rede pública de ensino para o atendimento a essa população que historicamente foi excluída do processo de escolarização. Desse modo, há a necessidade de discutir acerca dos recursos financeiros voltados a essa modalidade de ensino, a (re)definição dos critérios de ponderação, a contagem de matrículas da rede privada de ensino para recebimento de recursos públicos, a articulação dos entes federados e, principalmente, o aumento da participação da União, na busca pela universalização do atendimento ao público da educação especial.

    Abstract in English:

    Abstract This study aims at analyzing special education in the context of education funding. It assessed the effects of Fundef and Fundeb on services provided to people with disabilities, pervasive developmental disorder and high-potential/gift, between 2007 and 2013. The study took into account the number of enrollments in the State of Espírito Santo, Brazil, and the minimum amounts per special education student set at national and state levels for this modality of education. The results show that the special education funding policies developed by the federal government have resulted in the incorporation of special education enrollment into Brazilian education systems. However, this does not minimize the lack of minimal quality conditions in the public school network for serving this population, who was historically excluded from the schooling process. Thus, it is necessary to discuss the financial resources intended for this education modality; the (re)definition of the deliberation criteria; the number of enrollments in the private school network to receive public resources; the interaction between states and, especially, the participation of the Federal Government towards universalizing public service for special education.
  • Resenha Resenhas

    Machado, Cláudio de Sá
  • Resenha Resenhas

    Lui, Eduard Henry; Siqueira, Marcelo Silveira
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