Acessibilidade / Reportar erro

A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”* * Este trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Multiletramentos na Escola, coordenado pelo Professor Petrilson Pinheiro, da Universidade Estadual de Campinas, e parte da pesquisa de dissertação de mestrado intitulada “Negociação de sentidos na Wikipédia: um olhar por meio das práticas colaborativas de escrita”, defendida por Rafaela Bolsarin, em 2017.

The practice of vandalism in the collaborative writing process of the Wikipedia entry “Simone de Beauvoir”

La práctica del vandalismo en el proceso de escrita colaborativa del artículo de Wikipedia “Simone de Beauvoir”

RESUMO:

O objetivo deste artigo é discutir resultados de uma investigação sobre os modos como a prática do vandalismo pode impactar no processo de produção de um verbete da Wikipédia via práticas colaborativas de escrita. Para isso, tomamos como base as noções de Web 2.0 e práticas colaborativas de escrita para analisar edições do verbete “Simone de Beauvoir” que, devido a uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que fez uso de uma frase da filósofa Simone de Beauvoir, passou a ser alvo constante de vandalismo. Como resultado deste trabalho, nota-se que o processo de produção do verbete “Simone de Beauvoir” constitui, na perspectiva dos novos letramentos, um conjunto amplo e difuso de pessoas, interesses, inteligências e técnicas que promovem o projeto coletivo de escrita da Wikipédia.

Palavras-chave:
Vandalismo; Wikipédia; Web 2.0; Novo ethos; Práticas colaborativas de escrita

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br