Abstract in Portuguese:
Este texto constitui um ensaio de análise de duas categorias teóricas consideradas fundamentais para uma leitura compreensiva da obra de Vigotski : o social e o cultural. O texto toma como ponto de partida o Manuscrito de 1929, onde o autor esboça essas questões, objeto de uma elaboração posterior. A análise do significado que essas categorias têm para Vigotski é feita por meio do conceito de história proposto pelo autor, o qual revela a matriz que lhe serve de referência das suas análises: o materialismo histórico e dialético. Analisadas essas duas categorias, são discutidas duas questões decorrentes delas e que constituem o núcleo central da obra do autor: a natureza social-cultural das funções mentais superiores que, segundo o autor, são relações sociais internalizadas, e o mecanismo semiótico que explica a conversão dessas relações sociais em funções da pessoa.Abstract in English:
This text constitutes of an analysis of two theoretical categories considered fundamental for an understanding reading of Vigotski's work: the social and the cultural. The text begins with the 1929 Manuscript, where the author outlines these questions, object of a latter elaboration. The meaning analysis that these categories have for Vigotski is done through the History concept proposed by the author, which shows the matrix that is the reference from his analyses: the historical materialism and dialectics. Analysed these two categories, two questions are discussed after them and that constitutes the central nucleus of the author's work: the social-cultural nature of the high mental functions which according to the author, they are social relationships internalized, and the semiotic mechanism that explains these social relations conversion in functions of the person.Abstract in Portuguese:
Vigotski, em seu "Manuscrito de 1929" afirma que a relação filogênese-ontogênese no desenvolvimento orgânico é distinta da mesma relação no desenvolvimento cultural: enquanto que o embrião humano se desenvolve sem interagir com o organismo adulto, o desenvolvimento cultural da criança só ocorre por meio da interação com o adulto, isto é, com o ser mais desenvolvido. Partindo dessa afirmação, o artigo analisa as relações entre a dialética em Vigotski e em Marx, apoiando-se na reflexão metodológica e epistemológica desenvolvida por Marx no texto em que afirmou que "a anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco". O artigo conclui com a defesa da tese de que a psicologia vigotskiana fornece apoio a uma pedagogia que valorize a transmissão das formas mais desenvolvidas do saber objetivo produzido pela humanidade.Abstract in English:
Vygotsky, in his manuscript Concrete Human Psychology, asserts that the relationship ontogeny-philogeny in cultural development is different from the same relationship in organic development: the human fetus develops itself without an interection with a mature biotype, whereas in cultural development this interaction is the most important force for all development. Thus, this article analysis the relationship between the dialectics present in Vygotsky and in Marx, substantiated in methodological and epistemological reflexion done by Marx on the text whereby he asserts that "the human anatomy is the key for monkey anatomy". The conclusion of this article defends that Vygotsky's psychology supports a pedagogy which one appreciates the conduction of children to learn the highest objective knowledge produce by all mankind.Abstract in Portuguese:
Este trabalho examina o Manuscrito "Psicologia Humana Concreta", de Lev Vigotski, com o propósito de assinalar o vigor dos argumentos do autor sobre o papel fundante das relações sociais na formação do indivíduo. O foco é posto nas passagens do texto que são mais pertinentes à construção recíproca do "eu" e do "outro". Na abordagem desse tema, são exploradas algumas proposições de Pierre Janet, já que ele é uma das importantes referências que Vigotski inclui no Manuscrito. Em seguida, as contribuições desses teóricos são ilustradas através de análises de um estudo de elaborações sobre o eu e o outro, no jogo imaginário em crianças. Finalmente, são destacadas as perspectivas profícuas que o Manuscrito oferece para a investigação atual, bem como as complexas questões que ele deixa em aberto.Abstract in English:
This paper examines the Manuscript "Concrete Human Psychology", by Lev Vygotsky, with the purpose of highlighting the vigour of the author's arguments about the fundamental role of social relations in the individual formation. The focus lies on passages of the text which are more pertinent to the reciprocal construction of the "self" and the "other". In the approach to this theme, some propositions of Pierre Janet are explored, since he is one of the most important references (the) Vygotsky includes in the Manuscript. Next, the contributions of these self and the other, in the imaginary play of children. Finally, the proficuous perspectives for investigation offered by the Manuscript are remarked, as well as the complex issues that it leaves unclosed.Abstract in Portuguese:
O artigo analisa o lugar das emoções na constituição social do psíquico, destacando, sobretudo, a contribuição de Vigotski. O texto enfatiza, particularmente, duas das idéias que mais impacto exerceram na reconstrução da psicologia por Vigotski: o desenvolvimento das funções psíquicas na atividade e a mediação dos signos na constituição dessas funções. O conceito de "situação social do desenvolvimento" revela a preocupação de Vigotski em integrar a riqueza dos processos internos, constituídos na história anterior do sujeito, com as influências que caracterizam cada um dos momentos sociais do desenvolvimento. Destaca-se também a importância que a "vivência" e a categoria de "necessidade" têm no pensamento de Vigotski. Finalmente, é analisada a questão da "personalidade" como construção teórica que reconhece ontologicamente a subjetividade individual, entendida como um processo de um sujeito que existe socialmente.Abstract in English:
The article analyses the place of emotions in the psychic social constitution, highlighting, overall, the Vigotsky's contribution. The text focus on two of the main ideas which caused an impact in the psychology reconstructions by Vygotsky: the psychic functions in the activity and the signals mediation in the constitution of the functions. The concept of "social situation development" reveals Vygotsky's preocupation to integrate the richness of the internal processes, constituted in the former subject history, with the influences that give the characteristic to each of the social moments of the development. We also focus on the importance that the "experience" and the "necessity" category has in Vygotsky's thought. At last, it's analized the "personality" issue as a theoretical construction that recognizes ontologically the individual subjectivity, understood as a process of a subject that exists socially.Abstract in Portuguese:
A finalidade deste artigo é, a partir da teorização que se projeta na área da Lingüística, discutir alguns aspectos da reflexão vigotskiana sobre a linguagem. Especialmente, interessa-nos refletir acerca das propriedades semiológicas que Vigotski, em seus escritos, estabelece entre linguagem e cognição. Nesse sentido, o presente trabalho inter-relaciona Vigotski com alguns autores com os quais manteria um "ar de família", como Humboldt, Bakhtin e Benveniste, a fim de explorar sua perspectiva enunciativa da relação entre linguagem e cognição.Abstract in English:
The aim of this article is to discuss some aspects of vygotskian elaborations about language in the linguistic field. In this sense, we analyze the semiotic proprieties of the relation between language and cognition, proposed by Vygotsky in his works. From our point of view, as like as Humboldt, Bakhtin and Benveniste, Vygotsky conceives the relation between language and cognition in an enunciative perspective.Abstract in Portuguese:
Este texto tematiza a memória enquanto prática social, enfocando os muitos modos, historicamente constituídos, de pensar e de falar sobre memória. Procura compreender os modos de elaboração coletiva da memória, buscando indícios da constituição da memória no nível individual e indagando sobre a dimensão discursiva, sobre o estatuto da linguagem nessa constituição.Abstract in English:
This article brings to the fore the issue of memory as social practice. It focuses on the many historically constituted ways of thinking and speaking about memory. It looks for the understanding of the collective modes of elaboration of memory, searching for signs or marks of this constitution at the level of the individual and inquiring about the discursive dimension and the status of language in this constitution.Abstract in Portuguese:
O objetivo desse texto é registrar reflexões que permitam uma maior compreensão do conceito de simbolização para introduzir a questão da constituição do sujeito simbólico, comprometido pela deficiência mental. As reflexões passam por encontros com diferentes autores, de áreas diversas do conhecimento, com a intenção de marcar a escolha da perspectiva histórico-cultural como a que melhor responde às interrogações sobre o ser humano capaz de dar significado ao mundo, mesmo quando impedido por problemas orgânicos. São fundamentais as contribuições de Vigotski e Bakhtin que concebem o homem como ser que significa e se constitui nas relações concretas de vida.Abstract in English:
This text objective is to register reflections that permits a major understanding of the symbolization concept to introduce the issue of the symbolic subject constitution, implicated by mental deficiency. The reflections pass by meetings with different authors, from different areas of knowledge having the intention of making the choice of the historical-cultural perspectives with the one that best answers to the interrogations about the human being capable of giving meaning to the world, even being stopped by organic problems. The Vigotski and Bakhtin's contributions are fundamental. They conceive man as a being that signifies and constitutes himself in the concrete relations of life.Abstract in Portuguese:
Que professoras/professores estamos sendo, em tempos difíceis como os de hoje, quando a escola caminha para funcionar, cada vez mais como empresa, sendo a educação, esvaziada de seu significado humano, sua mercadoria? Nesse processo de formação e nas relações de trabalho vividas, quem estamos sendo? Quem estamos chegando a ser? Como nos re-conhecemos? Neste escrito, em interlocução com Vigotski, Bakhtin, Politzer e com o filme de Walter Salles - Central do Brasil - aproximo-me dessas questões, não para respondê-las, mas para encará-las nos dramas singulares vividos, por nós com nossos outros, em relações sociais de exclusão e de solidão, de desigualdade e violência, de modernizações impostas e preconceito.Abstract in English:
During difficult times such as these, when schools work more and more like firms, losing their human meaning, their merchandise, What type of teachers are we being? In this process of formation and in working relationships experienced, who are we being? Who are we trying to become? How do we find ourselves? In this paper, in dialogue with Vygotsky, Bakhtin, Politzer and with Walter Sales' film - Central Station - I approach these questions, not to answer them but to face them in the singular dramas experienced by ourselves with our other self, in social relationships of exclusion and solitude, of inequality and violence of imposed modernization and prejudice.Abstract in Portuguese:
Este artigo apresenta a análise das transformações das significações sociais da atividade foco deste estudo - a renda de bilro - e suas implicações no processo de constituição de um sujeito aprendiz. As reflexões aqui apresentadas pautam-se nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural. O resgate do contexto, isto é, da história do grupo em que este sujeito se insere, bem como da atividade em questão caracterizaram-se como importante aspecto do percurso traçado. Os dados analisados provêm de entrevistas realizadas com o sujeito. O desenvolvimento das análises possibilitou concluir que a constituição do sujeito é um processo complexo, multifacetado e ininterrupto onde a participação dos outros sujeitos tem relevância significativa mas não determinante nas suas escolhas, de maneira a singularizar algo que é socialmente partilhado.Abstract in English:
This article presents an analysis of the transformations of the social significations of a handicraft activity, the bobbin-lace, and its implications in the process of constitution of a learner subject. The reflexions here presented rely on the theoretical principles of the sociocultural psychology. The recovering of the context, that means, the history of the group in which the subject takes place, as well as the history of the activity itself were important aspects of the path followed. The analysed data come from enterviews held with the subject. The development of the analysis made it possible to conclude that the constitution of the subject is a complex, multisized and permanent process in which the participation of the others does have a significative relevance but does not play a determinant role over the subject's choices, what allows him/her to turn something socially shared into a singular feature.