Resumo
Os estilos intelectuais compreendem a preferência das pessoas para usar suas habilidades cognitivas a fim de resolver problemas. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar a relação entre os estilos intelectuais, a inteligência verbal e as estratégias de aprendizagem no ensino fundamental. Participaram da pesquisa 470 alunos do segundo ao nono ano do ensino fundamental de uma cidade do Paraná. Foram utilizados o Inventário de Estilos Intelectuais – Revisado II, a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem e a Escala Wechsler de Inteligência Abreviada. A aplicação foi realizada de forma individual para a Escala Wechsler, em uma amostra restrita a 45 alunos. Foram obtidas relações positivas entre o escore do inventário de estilos intelectuais e as estratégias de aprendizagem. Os dados apontaram a necessidade de mais estudos nacionais a fim de avaliar e confirmar essas correlações, haja vista que os trabalhos com a população brasileira são incipientes.
Palavras-chave
Ensino fundamental; Psicologia cognitiva; Inteligência; Aprendizagem