Acessibilidade / Reportar erro

Eugen Hadamovsky e a teoria da propaganda totalitária na Alemanha nazista

Eugen Hadamovsky and the theory of totalitarian propaganda in Nazi Germany

Resumos

A propaganda nazista marcou era na história da comunicação política, mas não foi padrão o enquadramento conceitual que lhe deram seus próprios teóricos. O artigo estabelece essa premissa para analisar a corrente de entendimento representada por Eugen Hadamovsky. A primeira seção prepara a tarefa, procedendo a uma caracterização histórica da chamada propaganda totalitária. O bojo do artigo analisa a maneira como o autor citado, ainda pouco conhecido, elaborou sua vertente nazista. O argumento mostra que, contrariamente ao suposto por muitos teóricos, o principal, na propaganda totalitária, não é a persuasão, mas o emprego da coação e o trabalho de organização por parte do aparato partidário. A conclusão sumária à análise, defende a ideia que, subjacente a essa unidade, há uma metafísica da vontade de poder, de acordo com a qual o aspecto catártico da propaganda provém do fato de ela ser expressão do poder das massas, de sua predisposição em exercer o poder popular através da coerção organizacional do indivíduo, promovida pelo movimento.

propaganda nazista; história da comunicação política; Eugen Hadamovsky


Nazi propaganda was a milestone in the history of political communication. However, there is no consensus among its theoreticians about its conceptual framework. This premise is proposed to analyze the ideas of one of these theoreticians. The first section of this paper historically contextualizes the so-called totalitarian propaganda, while the main section examines the Nazi mindset, as presented in a tract authored by Eugen Hadamovsky. Based on this, we argue that, contrary to what many theorists suppose, the core of totalitarian propaganda is not persuasion, but the use of coercion and organizational work by the party apparatus. The conclusion summarizes this analysis, defending the idea that, underlying this unit, there is also a metaphysics of will to power, according to which the cathartic aspect of propaganda derives from the fact that it is an expression of the power of the masses, of their predisposition to exercise popular power through the organizational coercion of the individual promoted by the movement.

nazi propaganda; political communication history; Eugen Hadamovsky


  • ADORNO, T. La teoria freudiana y el modelo de la propaganda fascista. In: Escritos sociológicos I. Madri: Akal, [1951] 2004.
  • _______. Antisemitismo y propaganda fascista. In: Escritos sociológicos I. Madri: Akal, [1946] 2004.
  • ANDREUCCI, F. A difusão e a vulgarização do marxismo. In: HOBSBAWN, E. (org.): História do marxismo II. São Paulo: Paz & Terra 1982.
  • APPEL, F. Nietzsche contra democracy Ithaca: Cornell University Press, 1999.
  • ARENDT, H. Los orígenes del totalitarismo Madri: Taurus, [1951]1974.
  • ARIAS, J. Nietzsche y las nuevas utopias Madri: Valdemar, 2002.
  • BOYER, A. et al. Por que não somos nietzscheanos São Paulo: Ensaio, 1994.
  • BUSSEMER, T. Propaganda Wiesbaden: VS Verlag, 2005.
  • CUTRO, A. (org.) Biopolitica Nápoles: Ombre Corta, 2005
  • ELLUL, J. Propaganda Nova York: Knopf, 1965.
  • ______. A técnica e o desafio do século Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
  • ESPOSITO, R. Bíos: biopolítica y filosofia. Buenos Aires: Amorrortu, 2006.
  • GOEBBELS, J. Der Kongress zur Nürenberg Munique: Zentralverlag, [1931]1934. (Tradução para o ingles de Phil Taylor: Goebbels on propaganda - Phil Taylor's web site - internet, 2003).
  • ______. Erkenntnis und propaganda. In: Signalen der neuen zeit Munique: Zentralverlag, 1934. (Tradução para o inglês de Randall Bytwerk - German propaganda archive - internet, 2000).
  • GOLDENHAG, D. Os carrascos voluntários de Hitler São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
  • GÖTZ, A. Hitler's beneficiaries Nova York: Holt, 2006.
  • HADAMOVSKY, E. Propaganda und nationale macht Oldenburg: Gerahrd Stalling, 1933. (Tradução para o inglês de Randall Bytwerk. German propaganda archive. Disponível em <www.calvin.edu/academic/cas/gpa>. Acessado em 23 Nov. 2012. O texto está dividido em capítulo, sem numeração de páginas. Há edição da Arno Press - Nova York, 1954).
  • HERF, J. O modernismo reacionário São Paulo: Ensaio, 1993.
  • HITLER, A. Mein Kampf Londres: Hurst & Blackett, [1924]1939.
  • JÜNGER, E. El trabajador Barcelona: Tusquets, [1932]1993.
  • ______. La mobilization totale Paris: Gallimard, [1930]1990.
  • KRACAUER, S. Masse und propaganda. In: Studien zu massmedien und propaganada Berlin: Surhkamp, [1936] 2012.
  • LÊNIN, V. I. A Letter to Myasnikov. Collected Works, v. 32. Moscou: Progresso, [1921]1965.
  • ______. The character of our newspapers. Collected Works, v. 28, Moscou: Progresso, [1918]1974.
  • LOSURDO, D. Heidegger e l'ideologie della Guerra. Turim: Bollati Boringhieri, 1991.
  • PLENGE, J. Die Lehre von der Propaganda als praktische geselleschaftlehre Bremen: Angelsachsen, 1922.
  • REICH, W. A psicologia de massas do fascismo Porto: Escorpião, [1934]1974.
  • SPENGLER, O. La decadencia de Occidente Madri: Espasa, [1918/1922]1998.
  • SWETT, P.; ROSS, C.; D'ALMEIDA, F. (orgs.). Pleasure and power in nazi Germany Londres: Palgrave, 2011.
  • TAYLOR, R. Goebbels and the function of propaganda. In: WELCH, D. (org.). Nazi propaganda Beckenham: Crom Helm, 1983.
  • URICCHIO, W. Envisioning the audience. E-view, Amsterdam, n. 1, p. 1-15, 1999.
  • VERHET, S. Some lessons of the war: the discourse on propaganda and public opinion in Germany in the 1920s. In: HÜPPART, B. (org.). War, violence and modern condition Nova York: De Gruyter, 1997.
  • WELCH, D. The Third Reich - politics and propaganda 2a. ed. Londres: Routledge, 2002.
  • WIESEN, J. Creating the nazi marketplace. In: SWETT, P; WIESEN, J.; ZETLIN, J (orgs.). Selling modernity Durham: Duke University Press, 2007.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    Jan 2014
  • Aceito
    Mar 2014
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com