Galáxia (São Paulo), Volume: 14, Issue: 27, Published: 2014
  • Editorial Editorial

    Prado, José Luiz Aidar
  • Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido Artigos

    Landowski, Eric

    Abstract in Portuguese:

    Fora do texto, a semiótica continua! De fato, além e aquém da análise da significação investida nos textos e nos discursos, a semiótica (especialmente a de origem greimasiana) pretende hoje dar conta de como o sentido emerge também das práticas mais diversas, de nossas relações vividas com os objetos que nos circundam ou dos quais fazemos uso, numa palavra, da vida cotidiana nas suas múltiplas dimensões, inclusive a do sensível. Para isso, a disciplina teve que se desenvolver como uma teoria geral da geração do sentido na interação. O artigo seguinte apresenta sucintamente os princípios dessa abordagem renovada sob o nome de « sociossemiótica ».

    Abstract in English:

    Today, besides the analysis of meaning invested in texts and discourses, semiotics (and especially its version originating in Greimas' works) claims to account for the way how sense emerges from daily life and lived experience with its many dimensions, from our sensitive relations with the world around and with the objects we use, in a word, from all kinds of human practices. During the last two decades, in order to reach this scope,the discipline developped as a general theory of sense production through interaction. The following article presents the basic principles of this renewed « sociosemiotic » approach.
  • A contribuição da semiótica estrutural para o design de um hipermercado Artigos

    Floch, Jean-Marie

    Abstract in Portuguese:

    Durante a fase de planejamento da construção de um novo modelo de hipermercado, um estudo semiótico foi conduzido a partir do discurso dos consumidores consultados nas suas imediações, a fim de obter informações úteis à realização de um arranjo espacial estratégico de suas seções. Este artigo demonstra como a identificação de diferentes tipos de valores, atribuídos pelos consumidores a esse ponto comercial, foi usada para ajudar a estabelecer zonas e definir a sua arquitetura interior. O estudo semiótico empregou a abordagem da teoria da significação desenvolvida por Greimas junto ao Grupo de Pesquisas Semio-Linguísticas.

    Abstract in English:

    During the planning phase for the construction of a new hypermarket, a semiotic survey was conducted based on the discourse of consumers in the surroundings of the hypermarket, in order to obtain useful information for the strategic spatial arrangement of its sections. This article shows how the identification of different types of values attributed by consumers to this commercial site served to help establish its zones and define its internal architecture. The semiotic study employed the signification theory approach developed by A. J. Greimas with the Semiolinguistic Research Group.
  • Eugen Hadamovsky e a teoria da propaganda totalitária na Alemanha nazista Artigos

    Rüdiger, Francisco

    Abstract in Portuguese:

    A propaganda nazista marcou era na história da comunicação política, mas não foi padrão o enquadramento conceitual que lhe deram seus próprios teóricos. O artigo estabelece essa premissa para analisar a corrente de entendimento representada por Eugen Hadamovsky. A primeira seção prepara a tarefa, procedendo a uma caracterização histórica da chamada propaganda totalitária. O bojo do artigo analisa a maneira como o autor citado, ainda pouco conhecido, elaborou sua vertente nazista. O argumento mostra que, contrariamente ao suposto por muitos teóricos, o principal, na propaganda totalitária, não é a persuasão, mas o emprego da coação e o trabalho de organização por parte do aparato partidário. A conclusão sumária à análise, defende a ideia que, subjacente a essa unidade, há uma metafísica da vontade de poder, de acordo com a qual o aspecto catártico da propaganda provém do fato de ela ser expressão do poder das massas, de sua predisposição em exercer o poder popular através da coerção organizacional do indivíduo, promovida pelo movimento.

    Abstract in English:

    Nazi propaganda was a milestone in the history of political communication. However, there is no consensus among its theoreticians about its conceptual framework. This premise is proposed to analyze the ideas of one of these theoreticians. The first section of this paper historically contextualizes the so-called totalitarian propaganda, while the main section examines the Nazi mindset, as presented in a tract authored by Eugen Hadamovsky. Based on this, we argue that, contrary to what many theorists suppose, the core of totalitarian propaganda is not persuasion, but the use of coercion and organizational work by the party apparatus. The conclusion summarizes this analysis, defending the idea that, underlying this unit, there is also a metaphysics of will to power, according to which the cathartic aspect of propaganda derives from the fact that it is an expression of the power of the masses, of their predisposition to exercise popular power through the organizational coercion of the individual promoted by the movement.
  • Estatuto paradoxal da pele e cultura contemporânea: da porosidade à pele-teflon Artigos

    Ferraz, Maria Cristina Franco

    Abstract in Portuguese:

    A exploração do estatuto paradoxal da pele - interface dentro/fora - permite ultrapassar a dicotomia metafísica superfície/profundidade, problematizando a tendência atual, também expressa na teoria, a um elogio das superfícies e a um horror por oposições dicotômicas. Possibilita avaliar as implicações do fechamento da porosidade da pele em formas de sociabilidade estimuladas na cultura da imagem, da exibição, do espetáculo, bem expressas pelo material inorgânico teflon. Sendo Poros, na visão grega, pai de Eros, a investigação acerca do estatuto paradoxal da pele convida a uma retomada do tema do erotismo. Partindo de perspectivas oferecidas por Agamben acerca da pornografia, ligada ao valor de exibição nas sociedades de espetáculo e de consumo, e relacionando-as a diversas reflexões de José Gil acerca do corpo e da pele, discute-se e convoca-se a abertura da porosidade da pele.

    Abstract in English:

    A theoretical approach to the paradoxical status of skin is a useful means to go beyond the metaphysical dichotomy of superficiality/depth, and to discuss the contemporary tendency to praise surfaces while rejecting any kind of dichotomousness. Establishing the conceptual notion of the paradoxical porosity of skin serves as a starting point from which it is possible to evaluate ways and forms of sociability fostered by today's culture of image, exhibition and spectacularity. The closing of the skin's pores emulates the characteristics of an inorganic material known commercially as Teflon. In Greek mythology, Poros is the father of Eros; hence, the investigation of the skin's porosity evokes the theme of eroticism. Exploring Agamben's approach to pornography and José Gil's reflections about the body, dance and skin, this article discusses some implications of the opening of the pores and the production of what we call Teflon skin.
  • O amor virtual como instância de empreendedorismo e de reificação Artigos

    Castro, Julio Cesar Lemes de

    Abstract in Portuguese:

    Na sociedade contemporânea, observa-se em várias frentes uma valorização do empreendedorismo, no sentido de um aparente fortalecimento da agência subjetiva. A contrapartida disso é um movimento de reificação, que conta com o engajamento do próprio sujeito. Essas tendências, também presentes na cibercultura de modo geral, são ilustradas pelo fenômeno do amor virtual: a multiplicação de opções amorosas e o declínio de modelos externos padronizados dão, em tese, a cada um a possibilidade de maior iniciativa, contrabalançada pela propensão a objetivar-se e objetivar o outro.

    Abstract in English:

    Several fronts in contemporary society show an appreciation of entrepreneurship, in the sense of an apparent strengthening of the subjective agency. The counterpart of this is a movement of reification, which relies on the engagement of the subject himself. These trends, which are also present in cyberculture in general, are illustrated by the phenomenon of virtual love: the multiplication of dating options and, in theory, the decline of standardized external models gives the individual more possibilities for taking the initiative, counterbalanced by the propensity for objectification of himself and the other.
  • Linguagem e comunicação em Heidegger Artigos

    Castro, Fábio Fonseca de

    Abstract in Portuguese:

    O artigo discute a dimensão ontológica presente na categoria heideggeriana do "falar", procurando, a partir dela, construir uma interpretação da comunicação enquanto fenômeno fundamentalmente intersubjetivo. Para fazê-lo, utiliza-se o Heidegger de Ser e Tempo. Inicia-se explicitando a compreensão de Heidegger sobre a linguagem, presente nessa obra, para, em seguida, por meio dela, se alcançar a compreensão do filósofo sobre a comunicação. Procura-se demonstrar que o falar é equivalente a um dar sentido comum a algo: não o encontro, o revelar, do sentido próprio de algo, na sua pretensa dimensão ôntica, mas o sentido presente na intersubjetividade, no mundo compartilhado, nos recursos de compreensão que a pessoa lança mão na sua interação com outros. Assim, procura-se demonstrar que a reflexão filosófica sobre a linguagem e sobre a comunicação precisa se enraizar na ontologia do ser-com-outros para transpor os limites da metafísica do sujeito e da subjetividade e para alcançar uma compreensão profunda do fenômeno da intersubjetividade.

    Abstract in English:

    This article discusses the ontological dimension in the Heideggerian category of "talking," based on which we seek to make an interpretation of communication as a fundamentally intersubjective phenomenon. To this end, we use Heidegger's Being and Time. We begin by explaining Heidegger's concept of language, which he discusses in the above cited book, to gain an understanding of this philosopher's concept of communication. We seek to demonstrate that talking is equivalent to giving ordinary meaning to something: not the encounter, the revelation, of the meaning itself of something, in its so-called ontical dimension, but the meaning present in intersubjectivity, in the shared world, and in the resources of understanding that the individual uses in his interactions with others. Based on this rationale, we seek to demonstrate that philosophical reflections about language and communication should be rooted in the ontology of being-with-others in order to go beyond the bounds of the individual's metaphysics and of subjectivity in order to gain a deeper understanding of the phenomenon of intersubjectivity.
  • Ritornelos da expressão audiovisual nas redes midiáticas: métodos ecléticos do videomashup Artigos

    Rodrigues, Rodrigo Fonseca e

    Abstract in Portuguese:

    Às experimentações concretistas do século XX sucederam-se, nas últimas décadas, outras expressões que passaram a explorar os próprios repertórios culturais midiáticos e respectivos regimes de experiência como materiais de invenção, viabilizadas pelos dispositivos informáticos de audiovisual e pelas redes digitais. Este artigo aborda, a título de corpus empírico, os videomashups do projeto Eclectic Method como pastiches de um cariz concretista e que se valem de sonoridades, imagens e discursos recorrentes na cultura das mídias e na internet. Os conceitos filosóficos do "ritornelo" e de "corte" desenvolvidos por Deleuze e Guattari (1997a) serão revisitados para se problematizarem o groove e o cut'n'paste como métodos a partir dos quais os "vjays de mixtape" capturam e reagenciam materiais "audio-logo-visuais" das redes midiáticas. Ao injetarem paradoxos na experiência saturada, estes "artistas-curadores" provocam experimentações sobre a escuta, a visualidade e a imaginação.

    Abstract in English:

    Concretist experimentation in the 20th century has been followed, in recent decades, with new expressions that explore the media's own cultural repertoires and the respective regimes of experience as materials of invention, enabled by audiovisual computing devices and by digital networks. As an empirical corpus, this article discusses the video mash-ups of the Eclectic Method, portraying them as pastiches of a concretist outlook that use sounds, images and discourses that are recurrent in the media culture and on the Internet. The philosophical concepts of "refrain" and "cutting" developed by G. Deleuze and F. Guattari (1997) will be revisited to discuss groove and cut'n'paste as methods used by "Vj mixtapes" to pick up and recompose "audio-logo-visual" materials from media networks. By injecting paradoxes in saturated experience, these "curator artists" promote experimentations in listening, visuality and imagination.
  • Quadrinhos nacionais no ciberespaço: uma análise de Combo Ranger nos âmbitos digital e impresso Artigos

    Santos, Roberto Elísio dos; Corrêa, Victor Wanderley

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo trata das estratégias adotadas para a criação das histórias em quadrinhos para a internet, e tem como objeto de estudo Combo Rangers. As semelhanças e diferenças entre sua versão impressa e a virtual são analisadas neste texto. A escolha dessa história se deve por Combo Rangers ter sido a história em quadrinhos brasileira pioneira a ser realizada em ambas as maneiras, impressa, e vendida em bancas e livrarias, e disponibilizada no ambiente virtual, com acesso gratuito.

    Abstract in English:

    This article discusses the strategies adopted for the creation of comic books for the Internet, and the object of study is the comic series Combo Rangers. The similarities and differences between its printed and virtual versions are analyzed in this text. Combo Rangers was chosen because it was the first Brazilian comics produced in both formats, printed and sold at newsstands and bookstores, and freely available in the virtual environment.
  • Crítica ensaística e resistência política em Jean-Claude Bernardet: o caso Lição de Amor Artigos

    Adamatti, Margarida Maria

    Abstract in Portuguese:

    Nos anos 1970, Jean-Claude Bernardet escrevia no jornal Opinião (1972-1977), periódico ligado à resistência ao regime militar. Compondo artigos referenciais sobre o cinema brasileiro, ele dava continuidade ao seu trabalho de crítica participativa, intervindo politicamente no campo do cinema. Analisamos alguns traços do pensamento cinematográfico de Jean-Claude Bernardet na imprensa alternativa, tomando como exemplo a crítica publicada sobre Lição de amor (1975) de Eduardo Escorel.

    Abstract in English:

    In the 1970s, Jean-Claude Bernardet wrote for the newspaper Opinion (1972-1977), which was linked to the resistance to the military regime. Writing referential articles about Brazilian cinema, he continued his work of participatory critique, intervening politically in the field of cinema. We examine some of the traits of Jean-Claude Bernardet's cinematographic thinking in the underground press, taking as example the critique published about the Lesson of Love (1975) by Eduardo Escorel.
  • Câncer: filme menor que inventa um povo Artigos

    Furtado, Sylvia Beatriz Bezerra; Lima, Érico Oliveira de Araújo

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, procuramos trabalhar com duas articulações centrais: o problema do menor e a invenção de um povo. Colocamo-nos com as imagens da obra em questão, Câncer (1968-1972), de Glauber Rocha, matéria plástica e sonora que guia o percurso aqui traçado. A análise é movimentada, sobretudo, pelas potências das imagens, pensadas como um composto sensível capaz de produzir fissuras nas ordenações dos modos de ver, dizer e sentir. Falamos em maneiras de fazer tensão com os consensos e instaurar outros pensamentos em torno dos possíveis do espaço e do tempo. Como hipótese lançada, a noção de que Câncer seria um filme menor que traria problematizações com formas maiores de cinema e com os fatos majoritários, procedimento entendido em dimensões políticas. O devir-menor é percorrido como possibilidade de desencadear outras formas de vida, outras maneiras de estar junto e de pensar o comum, para inventar um povo.

    Abstract in English:

    This article discusses two main points: the problem of minor films and the invention of a people. Our analysis involves a film called Câncer (1968-1972), by filmmaker Glauber Rocha. This analysis is driven by the power of images, seen as sensitive elements capable of producing cracks in the ways of seeing, speaking and feeling. We talk about ways to produce tension with consensuses and establish other thoughts about the possibilities of space and time. Our hypothesis is the notion that Câncer is a minor film that can bring about tensions with major forms of cinema and with major facts, a procedure understood in political dimensions. The notion of becoming minor is examined as a possibility for trigger other life forms, other ways of togetherness, and of envisioning the common, to invent a people.
  • Mulheres negras, religiosidades e protagonismos no cinema brasileiro Artigos

    Montoro, Tania; Ferreira, Ceiça

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo busca identificar ressonâncias entre o papel central do feminino nas religiões afro-brasileiras e as construções imaginárias sobre "mães de santo" no cinema brasileiro, por meio dos filmes Pureza Proibida (Alfredo Sternheim, 1974) e Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009). A partir dos estudos culturais, da crítica feminista e da teoria do cinema, propõe-se discutir o cruzamento das identidades de gênero e raça e observar formas de visibilidade e múltiplas configurações do feminino negro nessas narrativas audiovisuais.

    Abstract in English:

    This study seeks to identify similarities between the central role of the feminine in Afro-Brazilian religions and in the imaginary constructs about "saint mothers" (mães de santo) in Brazilian cinema based on producer Alfredo Sternheim's 1974 film "Pureza Proibida" (Forbidden Purity), and producer João Daniel Tikhomiroff's 2009 movie "Besouro" (Beetle). Based on cultural studies, feminist criticism, and film theory, this paper discusses the intersection of race and gender identities and observes forms of visibility and multiple configurations of the black woman in these audiovisual narratives.
  • O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em Sem Sol, de Chris Marker Artigos

    Fagioli, Julia Gonçalves Declie

    Abstract in Portuguese:

    O que propomos, no presente artigo, é pensar a montagem - e, mais especificamente, a montagem de imagens de arquivo - como processo de mediação entre elas e o espectador. Para isso, recorremos às ideias de Georges Didi-Huberman, para refletir sobre as imagens do sonho e as imagens de arquivo. Ambas, cada uma à sua maneira, carregam vestígios da memória e possuem caráter lacunar. Apenas quando são articuladas no sonho, ou na montagem - no caso do cinema documentário - que se configura um novo sentido. Analisaremos Sem sol, de Chris Marker, em que as imagens de arquivo são montadas de forma a proporcionar uma reflexão sobre a memória e a história. O filme é construído com imagens de arquivo e leituras de cartas de um cinegrafista viajante, o que confere à narrativa um caráter imaginativo, característica essencial da lembrança e da memória.

    Abstract in English:

    In this article, we propose to reflect upon montage - and, more specifically, on the montage of archival footage - as a process of mediation between images and the viewer. To this end, we use Georges Didi-Huberman's ideas to reflect upon dream images and archival footage, both of which - in their own way - contain vestiges of memory and have a lacunary character. However, only when they are articulated in dreams or in montages - in the case of documentary cinema - do they convey a new meaning. An analysis is made of Chris Marker's film, which is composed of archival footage and readings of letters from a traveling cameraman, giving the narrative an imaginative character, an essential characteristic of recollections and memories.
  • Os projetos culturais e seu significado social Artigos

    Sovik, Liv

    Abstract in Portuguese:

    Projetos culturais, de arte-educação ou socioeducativos, cujos públicos-alvo são a juventude pobre e negra, vêm ocupando cada vez mais espaço na mídia e no imaginário social. Objetos de entusiasmo na mídia, por pregarem a paz social, são criticados em círculos menores, considerados mais politizados. Apresenta-se primeiro, neste trabalho, uma análise que procura driblar essa polarização e, mesmo assim, descreve-los de maneira crítica. Por considerar essa análise ainda bastante superficial, voltamos-nos para o trabalho de Stuart Hall, autor de obras importantes sobre questões parecidas de juventude, imaginário e violência na cultura britânica, em busca de um método "mais científico" de investigação. São apresentadas então considerações sobre o método de Hall, conceituado a partir da leitura de um texto de Marx, e, por meio desse método são levantadas questões analíticas mais incisivas sobre o significado social dos projetos no atual momento.

    Abstract in English:

    Cultural, art education or socio-educational projects, whose target audiences are poor black youth, have attracted increasing attention in Brazil's media and social imaginary. The media is enthusiastic about them because they preach social peace, but they are criticized in smaller, more politicized circles. This article presents an analytical description of these projects as a social phenomenon, seeking to avoid this polarization while maintaining a critical eye. Because this initial analysis is still fairly superficial, we turn to the work of Stuart Hall, who wrote on similar issues of youth, imaginaries and violence in British culture, in search of a "more scientific" method of investigation. The article then presents considerations about Stuart Hall's investigative method, which he adapts from Marx, and uses it to raise more incisive questions about the social significance of such projects at this time.
  • Obras de arte, pontos de encontro, rastros de redes Artigos

    Gonring, Gabriel Menotti

    Abstract in Portuguese:

    Evocando conceitos de Bourriaud (2006, 2007), Salles (2006, 2010) e Latour (2005, 2008), este artigo busca promover um enfoque relacional sobre o trabalho artístico. De acordo com essa abordagem, a obra não estaria contida em um objeto ou processo singular, nem dependeria unicamente do gesto criador do artista, mas existiria sempre em desenvolvimento, distribuída por uma rede-de-atores que inclui outras pessoas, objetos e processos. Procurarei destacar esse modo de existência chamando atenção para a maneira como a Fonte (1917), de Marcel Duchamp, estabelece um projeto expositivo. Presumindo as várias negociações (criativas e institucionais) por trás dessa obra, interessa-me demonstrar como as práticas curatoriais podem desempenhar uma função preponderante na topografia das redes de criação, uma vez que criam as condições de publicidade que tornam o trabalho artístico apreensível.

    Abstract in English:

    Drawing from the work of Nicolas Bourriaud (2006, 2007), Cecília Salles (2006, 2010) and Bruno Latour (2005, 2008), this paper seeks to promote a relational approach about artistic work. According to this approach, a work is not embodied in a single object or process, nor does it depend solely on the artist's creative gesture, but instead develops continuously within a network of actors that includes other people, objects and processes. In this paper, I attempt to highlight this mode of existence by outlining how Marcel Duchamp's sculpture Fountain (1917) establishes its own exposition agenda. By assuming the manifold negotiations (creative and institutional) behind this author's work of art, I seek to demonstrate how curatorial practices can play a predominant role in the topography of creative networks, since they establish the conditions of publicity that render works of art apprehensible.
  • Alire; um histórico Artigos

    Bootz, Philippe

    Abstract in Portuguese:

    Neste texto, Philippe Bootz apresenta uma síntese da história e filiações da poesia eletrônica na França, enfatizando as tendências e o significativo papel da "poesia animada". O autor se concentra na vanguarda do grupo L.A.I.R.E. e da revista Alire, ambos fundados por ele e Tibor Papp em 1988 e 1989, respectivamente. Ainda para esse poeta e pesquisador, a literatura eletrônica também tem uma história própria. Essa história é um objeto de debate e posicionamento dentro de um campo de conhecimento, particularmente francês.

    Abstract in English:

    In this paper, Philippe Bootz retraces the history and affiliations of electronic poetry in France, emphasizing its tendencies and significant role in the diffusion of "animated poetry." The author focuses on the vanguard of the L.A.I.R.E. group and the magazine Alire, which he and Tibor Papp founded in 1988 and 1989, respectively. This poet and researcher considers that electronic literature also has its own story. This story is an object of debate and positioning within a field of knowledge, particularly French.
  • A função emotiva em perspectiva intercultural Artigos

    Kempinska, Olga Donata Guerizoli

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo propõe uma discussão sobre a relação entre a função emotiva e o multilinguismo. Ao problematizar as duas principais abordagens teóricas dessa relação, a visão da língua materna como o único verdadeiro veículo das emoções, por um lado, e, por outro, a visão da segunda língua como possibilidade de recombinação criativa dos scripts emocionais, o artigo insiste no interculturalismo como uma perspectiva válida para a pesquisa das emoções na linguagem humana. Confrontando as reflexões teóricas de Wierzbicka e de Pavlenko, ambas influenciadas pela emigração, com a situação cada vez mais desterritorializada da linguagem poética, o texto visa a enfatizar a ambivalência da articulação discursiva das emoções.

    Abstract in English:

    This paper discusses the relationship between the emotive function and multilingualism. By discussing the two main theoretical approaches of this relationship - on the one hand, the vision of the mother tongue as the only true medium of emotions, and on the other, the vision of the second language as a possibility for the creative recombination of emotional scripts - , this article insists on interculturalism as a valid perspective for research about emotions in human language. Comparing the theoretical reflections of Anna Wierzbicka and Aneta Pavlenko, both of whom were influenced by emigration, with the increasingly deterritorialized status of poetic language, this text aims to emphasize the ambivalence of the discursive articulation of emotions.
  • A chave azul: ação do leitor em textos fantásticos Artigos

    Manna, Nuno

    Abstract in Portuguese:

    Diante do inacabamento oferecido por narrativas fantásticas, buscamos, por chaves que nos auxiliem na produção de sentidos, a complexidade da relação que aí se instaura, desafiando categorias tradicionais da compreensão do lugar do leitor. Com alguns exemplos do cinema e da literatura, desenvolvemos aqui uma reflexão que toma o processo de significação dos textos fantásticos como terreno fértil para uma percepção do leitor como ator que torna um texto em obra. Nesse sentido, investigamos o inacabamento dos textos fantásticos em dois sentidos: o inacabamento fundamental de todo texto, e aquele que abre margem a leituras simbólicas, metafóricas e alegorizantes.

    Abstract in English:

    When faced with the incompleteness of fantasy narratives, we look for keys to help us infer meaning. The complexity of the relationship thus established defies the traditional categories of understanding the role of the reader. Using examples from cinema and literature, this article reflects on the process of making sense of fantasy narratives as fertile ground to perceive the reader as an actor who transforms a text into a work. In this context, we investigate the incompleteness of fantasy narratives from two standpoints: the fundamental incompleteness of every narrative, and the narrative that enables symbolic, metaphorical and allegorical readings.
  • Elementos sonoros da linguagem radiofônica: a sugestão de sentido ao ouvinte-modelo Artigos

    Vianna, Graziela Valadares Gomes de Mello

    Abstract in Portuguese:

    Nosso objetivo com este trabalho foi refletir sobre o potencial expressivo dos elementos sonoros da linguagem radiofônica, que pode sugerir imagens multisensoriais ao ouvinte-modelo por meio da associação da performance da voz, dos efeitos sonoros, da trilha musical, do silêncio e do tratamento técnico (gravação, mixagem e efeitos de pós-produção como reverberação, equalização, etc.) com o repertório desse ouvinte. Buscamos conceituar tais elementos, a fim de sistematizar ferramentas teóricas adequadas para futuras análises da linguagem radiofônica e da articulação de sentido por meio do som. Para tanto, utilizamos autores de áreas diversas do conhecimento, tais como a semiótica, a sociologia, a musicologia e elegemos a publicidade e a propaganda radiofônicas como nosso objeto de pesquisa.

    Abstract in English:

    The purpose of this thesis is to ponder about the suggestive potential of the sound elements of radio language. To this end, we analyze the performance of voices, music, sound effects, silence and sound techniques (recording, mixing and post-recording effects such as reverberation, equalization) to understand how such suggestions are constructed through elements associated with the listener's cultural background, which create multisensory images. The analysis of radio advertising also allows us to identify the "listener model" of commercials. We believe that this work may contribute to further researches about radio language and to gain a better understanding of its potential. This work is based on a multidisciplinary approach (semiotics, sociology and musicology, for example), and the object of our analysis is radio advertising.
  • Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade Artigos

    Silva, Marcel Vieira Barreto

    Abstract in Portuguese:

    Nos últimos anos aumentou o interesse acadêmico em torno das séries de televisão, especialmente - mas não somente -, as de origem norte-americana. Há toda uma literatura recente que avalia a presença das séries de TV em diversas matrizes nacionais (EUA, Itália, França, Reino Unido, etc.), analisando a produção, circulação e recepção dos programas. Neste artigo, vamos propor a existência de uma cultura das séries, a partir de três condições centrais: a sofisticação das formas narrativas, o contexto tecnológico que permite uma ampla circulação digital (online ou não) e os novos modos de consumo, participação e crítica textual. Com isso, as séries fomentam interesses que não se restringem ao envolvimento de comunidades de fãs com obras específicas, mas também indicam a formação de um repertório histórico em torno desses programas, de uma telefilia transnacional, de uma cultura das séries.

    Abstract in English:

    In recent years, the academic community has shown increasing interest in television series, particularly - albeit not exclusively - in American TV series. There is a recent body of works that evaluate the presence of TV series in different national backgrounds (USA, Italy, France, UK, etc.), analyzing the production, circulation and reception of these programs. In this paper, we suggest the existence of a TV series culture, based on three conditions: the sophistication of the narrative formats, the technological context that allows for widespread digital circulation (on or offline), and the new modes of consumption, participation and textual criticism. As such, TV series stimulate interest that goes beyond fandom engagement with specific programs to encompass the development of a historical repertoire of these shows, a transnational telephilia, a TV series culture.
  • Crítica social e participação política na internet Resenhas

    Prates, Heloisa

    Abstract in Portuguese:

    Pesquisadores brasileiros, argentinos e espanhóis investigam as novas formas de participação política desencadeadas pelas plataformas digitais de comunicação. O debate pré-eleições em blogs, a utilização do Facebook por governantes, os coletivos e observatórios sociais e as revoluções creditadas às redes sociais são alguns dos temas discutidos na obra. Articulados em torno do conceito de midiatização, os textos propõem uma abordagem contextual da tecnologia e de suas apropriações.

    Abstract in English:

    Brazilian, Argentine and Spanish researches examine the new modes of political participation brought about by digital communications platforms. The pre-election debate in blogs, the use of Facebook by people in government, the social collectives and observatories and the revolutions credited to social network sites are some of the topics discussed in the book. Coordinated around the concept of mediatization, all the texts propose a contextual approach to technology and its appropriations.
  • Humberto Mauro e o cinema como construção da memória Resenhas

    Penney, Paola Prestes

    Abstract in Portuguese:

    Em Humberto Mauro, Cinema, História, dois filmes de Humberto Mauro são analisados e articulados com o contexto histórico em que foram realizados. Dessa forma, é exposta a relação entre arte, cultura e poder no Brasil e, mais especificamente, de que maneira se dá a monumentalização do passado por meio de uma iconografia que tem por fim se tornar a própria memória nacional.

    Abstract in English:

    The book "Humberto Mauro, Cinema, History" analyzes two films by Humberto Mauro and links them with the historical context in which they were produced. Thus, it reveals the relationship between art, culture and power in Brazil, and more specifically, how the past is monumentalized through an iconography aimed at becoming the very memory of a nation.
  • Ambição domesticada Resenhas

    Aveiro, Giovanna Lícia Rocha Triñanes

    Abstract in Portuguese:

    O livro de Veneza Ronsini apresenta os resultados de uma pesquisa comparativa de recepção de telenovelas do horário nobre, com jovens das classes popular, média e alta. A questão investigada trata das relações entre o consumo da mídia e as apropriações diferenciadas dos sentidos da desigualdade social, da pobreza e da ideologia meritocrática para a reprodução e a legitimação da hierarquia social. A pesquisa se fundamenta no modelo das mediações de Jesús Martín-Barbero e no modelo teórico de Stuart Hall de codificação/decodificação, aplicados à análise tanto das narrativas das telenovelas quanto da recepção. Por fim, o livro argumenta pela retomada do conceito de classe social no campo dos estudos culturais.

    Abstract in English:

    Veneza Ronsini's book presents the results of a comparative survey of primetime soap operas reception, among youngsters of popular, middle and upper classes. The matter investigated is the relationship between media consumption and the differentiated appropriations of social inequality sense, poverty and meritocratic ideology for reproduction and legitimation of social hierarchy ideology. The research is based on the mediation's model of Jesús Martín-Barbero and Stuart Hall's theoretical model of encoding/decoding applied to the analysis of both the soap operas narratives and their reception. Finally, the book argues for the resumption of the concept of social class in the Cultural Studies.
  • Etnotrilhas metropoéticas Resenhas

    Araújo, Eduardo Fernandes

    Abstract in Portuguese:

    Essa pesquisa etnográfica desenvolvida no sistema metroviário do Rio de Janeiro parte da hipótese de que o metrô é uma heterotopia, um lugar que contrasta com o fundo caótico dos centros urbanos por lhes oferecer alguma noção de ordenamento e previsibilidade. o entanto, as políticas públicas de concessão, apropriação e uso desse lugar privilegiado têm posto em crise seu aspecto heterotópico, deteriorando, inclusive, seu conspícuo potencial para ser ambiente instigante de comunicabilidades e sociabilidades.

    Abstract in English:

    This ethnographic research conducted in Rio de Janeiro's metro system is based on the hypothesis that the subway is a heterotopy, a place whose order and predictability are in stark contrast with the chaotic background of urban centers. Nonetheless, public policies on franchise, appropriation and use of this outstanding place have cast doubts on its heterotopic nature, and even deteriorated its conspicuous potential to be a stimulating environment for communication and social skills.
  • A batalha da mídia: da formação dos oligopólios à luta pela democratização da comunicação Resenhas

    Thebaldi, Bruno

    Abstract in Portuguese:

    Em Mídia, poder e contrapoder, Moraes, Ramonet e Serrano discutem o elevado índice de concentração oligopólica, atualmente observado na área da comunicação, setor este que, em nível mundial, encontra-se dominado por cerca de sete megagrupos. Ademais, os pensadores questionam as consequências danosas que as políticas neoliberais (juntamente com a "invasão" do "grande capital" no setor midiático) podem acarretar à democracia, como manipulação e censura da informação.

    Abstract in English:

    In Mídia, poder e contrapoder, Moraes, Ramonet and Serrano discuss the high rate of oligopolistic concentration currently observed in the field of communication, a sector that globally is dominated by about seven corporations. In addition, the authors question the harmful consequences that neoliberal politics (together with the "invasion" of the "great capital" in the media sector) may have on democracy, such as manipulation and censorship of information.
  • Comunicação e consumo: discussões para a compreensão de práticas e sentidos em construção no ambiente contemporâneo Resenhas

    Martyniuk, Valdenise Leziér

    Abstract in Portuguese:

    O livro traz uma coletânea de artigos de pesquisadores em comunicação, que abordam as relações entre comunicação e os fenômenos do consumo. As temáticas da imagem, do imaginário, da subjetividade, do entretenimento, da ética e da educação, presentes em diversas manifestações midiáticas, são analisadas, percorrendo um amplo espectro de possibilidades de investigação, ancoradas em proposições de teóricos da comunicação e da semiótica.

    Abstract in English:

    The book Estéticas Midiáticas e Narrativas do Consumo [Mediatic Aesthetics and Consumption Narratives] comprises a collection of papers by communications researchers that discuss the relationships between communications and the phenomena of consumption. Based on propositions by theorists of communications and semiotics, an analysis is made of themes such as image, imaginary, subjectivity, entertainment, ethics and education, which are present in many media manifestations, covering a broad spectrum of research possibilities.
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