Acessibilidade / Reportar erro

Estatuto paradoxal da pele e cultura contemporânea: da porosidade à pele-teflon

The paradoxical status of skin and contemporary culture: from the porosity of skin to Teflon skin

Resumos

A exploração do estatuto paradoxal da pele - interface dentro/fora - permite ultrapassar a dicotomia metafísica superfície/profundidade, problematizando a tendência atual, também expressa na teoria, a um elogio das superfícies e a um horror por oposições dicotômicas. Possibilita avaliar as implicações do fechamento da porosidade da pele em formas de sociabilidade estimuladas na cultura da imagem, da exibição, do espetáculo, bem expressas pelo material inorgânico teflon. Sendo Poros, na visão grega, pai de Eros, a investigação acerca do estatuto paradoxal da pele convida a uma retomada do tema do erotismo. Partindo de perspectivas oferecidas por Agamben acerca da pornografia, ligada ao valor de exibição nas sociedades de espetáculo e de consumo, e relacionando-as a diversas reflexões de José Gil acerca do corpo e da pele, discute-se e convoca-se a abertura da porosidade da pele.

paradoxos da pele; espetáculo e consumo; pornografia e erotismo


A theoretical approach to the paradoxical status of skin is a useful means to go beyond the metaphysical dichotomy of superficiality/depth, and to discuss the contemporary tendency to praise surfaces while rejecting any kind of dichotomousness. Establishing the conceptual notion of the paradoxical porosity of skin serves as a starting point from which it is possible to evaluate ways and forms of sociability fostered by today's culture of image, exhibition and spectacularity. The closing of the skin's pores emulates the characteristics of an inorganic material known commercially as Teflon. In Greek mythology, Poros is the father of Eros; hence, the investigation of the skin's porosity evokes the theme of eroticism. Exploring Agamben's approach to pornography and José Gil's reflections about the body, dance and skin, this article discusses some implications of the opening of the pores and the production of what we call Teflon skin.

paradoxical status of skin; spectacularity and consumption; pornography and eroticism


  • AGAMBEN, Giorgio. Profanazioni Roma: Nottetempo, 2005.
  • BERGSON, Henri. Matéria e memória São Paulo: Martins Fontes, 2006.
  • DAMISCH, Hubert. Théorie du nuage - pour une histoire de la peinture Paris: Editions du Seuil, 1972.
  • DEBORD, Guy. La société du spectacle Paris: Gallimard, 1992.
  • DELEUZE, Gilles. "Michel Tournier et le monde sans autrui". In: Logique du sens Paris: Editions Minuit, 1969.
  • ______. Mille plateaux Paris: Editions Minuit, 1980.
  • ______. Conversações Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
  • GIL, José. Metamorfoses do corpo Lisboa: Relógio D'Água, 1997.
  • ______. Movimento total: o corpo e a dança Lisboa: Relógio D'água, 2001.
  • ______. Portugal, hoje - o medo de existir Lisboa: Relógio D'Água. 2004.
  • GRIMAL, Pierre. Dictionnaire de la mythologie grecque et romaine Paris: PUF, 1951.
  • KAFKA, Franz. Um médico rural São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
  • NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke. Berlim/Nova York: DTV/de Gruyter, 1988, 15 vol.
  • ______. A gaia ciência Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
  • ROSE, Nikolas. The politics of life itself (biomedicine, power, and subjectivity in the twenty-first century. Princeton: Princeton University Press, 2007.
  • PLATÃO. Le banquet Paris: Gallimard, 1973.
  • TOURNIER, Michel. Sexta-feira ou os limbos do Pacífico Tradução de Fernanda Botelho. São Paulo: Difel, 1985.
  • VALÉRY, Paul. "L'idée fixe". In: Oeuvres complètes Tome II. Paris: La Pléiade, 1960.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    Jul 2013
  • Aceito
    Out 2013
Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com