Mello (2018MELLO, A. D. de. “Ela é assim...”: o som e o silêncio da adolescente negra em sala de aula. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Lic. Letras |
“Ela é assim...”: o som e o silêncio da adolescente negra em sala de aula |
Marcilio (2018MARCÍLIO, C. M. Uma discussão sobre o campo literatura afro-brasileira ou negro-brasileira: Lima Barreto na FLIP 2017. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Lic. Letras / Jornalismo |
Uma discussão sobre o campo literatura afro-brasileira ou negro-brasileira: Lima Barreto na FLIP 2017 |
Teixeira (2018TEIXEIRA, C. M. Turismo, raça e território. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Turismo |
Turismo, Raça e Território |
Ramos (2018RAMOS, D. de O. Alfabetização e a Lei 10639/03: um olhar para o cantinho da leitura. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Lic. Pedagogia |
Alfabetização e a Lei 10639/03: um olhar para o cantinho da leitura |
Melo (2018aMELO, D. J. de. Na casa de Lygia Santos, a dama da sabedoria: museologia, cultura e etnicidade em um projeto de vida. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação.Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018a.) |
Museologia |
Na casa de Lygia Santos, a dama da sabedoria: museologia, cultura e etnicidade em um projeto de vida |
Melo (2018bMELO, E. P. A escuta como prática para a transformação: análises de discursos raciais de professores. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet, Rio de Janeiro, RJ, 2018b.) |
Lic. Pedagogia |
A escuta como prática para a transformação: análises de discursos raciais de professores |
Silva (2018aSILVA, L. M.; SOUZA, A. M. R.; ALMEIDA, F. S. Linguagem, literatura e construção de identidades em práticas pedagógicas: O ensino de línguas estrangeiras em uma perspectiva de resistência. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS, Arizona, v. 26, p. 1-26, 2018.) |
Lic. História |
Um outro lugar de construção do saber: uma análise das pichações presentes nos muros da comunidade Rocinha |
Cossi (2018COSSI, H. M. O silêncio como política de embranquecimento na Base Nacional Comum Curricular: Carolina Maria de Jesus ainda no quarto de despejo. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Lic.Letras |
O silêncio como política de embranquecimento na Base Nacional Comum Curricular: Carolina Maria de Jesus ainda no quarto de despejo |
Santos (2018aSANTOS, I. V. O. dos. “Do seu companheiro, mas não mais seu escravo”: resistência escrava e reflexões sobre educação afrocentrada a partir da carta de Frederick Douglass. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018a.) |
Lic. Letras |
“Do seu companheiro, mas não mais seu escravo”: resistência escrava e reflexões sobre educação afrocentrada a partir da carta de Frederick Douglass |
Gimenez (2018GIMENEZ, J. S. T. O Cais do Valongo como patrimônio histórico cultural: turismo afrorreferenciado na Pequena África. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Relações internacionais / Tecnologia em Gestão de Turismo |
O Cais do Valongo como patrimônio histórico cultural: turismo afrorreferenciado na Pequena África |
Santos (2018bSANTOS, L. B. dos. Leis nº 10.639/03 e 11.645/08: perspectivas em debate. (um estudo de caso sobre a educação das relações étnico-raciais no Colégio Estadual Professora Vilma Atanázio pelo olhar dos professores de História). Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018b.) |
Lic. História |
Leis nº 10.639/03 e 11.645/08: perspectivas em debate. (um estudo de caso sobre a educação das relações étnico-raciais no Colégio Estadual Professora Vilma Atanázio pelo olhar dos professores de História) |
Oliveira (2018OLIVEIRA, M. S de. “Garotas bonitas, de cor de canela ou de jabuticaba madura...” os concursos de beleza negra no Teatro Experimental do Negro. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Lic. História |
“Garotas bonitas, de cor de canela ou de jabuticaba madura...” os concursos de beleza negra no Teatro Experimental do Negro |
Pimentel (2018PIMENTEL, N. A. Q. Cultura negro-brasileira: um olhar sobre o funk carioca no portal da transparência em Nova Iguaçu. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação.Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Gestão Pública |
Cultura negro-brasileira: um olhar sobre o funk carioca no portal da transparência em Nova Iguaçu |
Silva (2018SILVA, L. M.; SOUZA, A. M. R.; ALMEIDA, F. S. Linguagem, literatura e construção de identidades em práticas pedagógicas: O ensino de línguas estrangeiras em uma perspectiva de resistência. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS, Arizona, v. 26, p. 1-26, 2018.b) |
Lic. Letras |
“Molhando a pele num balde com água sanitária...” Karol Conka e as marcas do discurso da discriminação racial no ambiente escolar. |
Rocha (2018ROCHA, R. N. Teatro do Oprimido e educação antirracista: forjando caminhos possíveis. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Lic. Pedagogia |
Teatro do Oprimido e educação antirracista: forjando caminhos possíveis |
Veríssimo (2018VERÍSSIMO, S. M. L. Câncer de mama em mulheres negras: revisão crítica da literatura. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Serviço Social |
Câncer de mama em mulheres negras: revisão crítica da literatura |
Marques (2018MARQUES, T. M. Questões étnico-raciais e o cinema negro nacional na escola: caminhos didático-pedagógicos no âmbito da Lei 13.006/14. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Lic. Pedagogia |
Questões étnico-raciais e o cinema negro nacional na escola: caminhos didático-pedagógicos no âmbito da Lei 13.006/14 |
Modesto (2018MODESTO, W. O. A representação da identidade negra no material didático de Espanhol: entre silêncios e estereótipos. Monografia de Especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação. Cefet/RJ, Rio de Janeiro, RJ, 2018.) |
Lic. Letras |
A representação da identidade negra no material didático de Espanhol: entre silêncios e estereótipos |