Acessibilidade / Reportar erro
Linguagem em (Dis)curso, Volume: 19, Número: 3, Publicado: 2019
  • PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS Editorial

    Siebert, Silvânia
  • ANÁLISE DISCURSIVA DE GOVERNO COLOCA IDEOLOGIA DE GÊNERO NO ENEM DO PASTOR SILAS MALAFAIA: DISCURSO POLÍTICO, DA NATUREZA E DE ÓDIO Artigos De Pesquisa

    Storto, Letícia Jovelina; Zanardi, Reinaldo César

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é analisar, segundo a Análise do Discurso, o texto do vídeo Governo coloca ideologia de gênero no Enem, do pastor Silas Malafaia. O vídeo foi publicado na página oficial do religioso no Facebook e em seu canal no YouTube, em novembro de 2015. A polêmica, na prova, foi gerada a partir de uma questão abordando uma frase da escritora francesa Simone de Beauvoir: “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”. No texto do pastor, emergem traços discursivos significativos: o discurso da natureza, o discurso político e o discurso de ódio. O discurso da natureza atesta que o gênero é determinado pelo sexo biológico; o discurso político atribui a destruição de valores da família à esquerda e ao Governo Federal, com propaganda eleitoral para grupos conservadores de direita; o discurso de ódio é manifestado na qualificação dos partidários da esquerda e no ensejo de que eles sejam aniquilados pela política brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es analizar, según el Análisis del Discurso, el texto del video Gobierno coloca ideología de género en el Enem, del pastor Silas Malafaia. El video fue publicado en la página oficial del religioso en Facebook y en su canal de YouTube, en noviembre de 2015. La polémica, en la prueba, fue generada a partir de una cuestión, la cual abordó una frase de la escritora francesa Simone de Beauvoir, "Nadie nace mujer: se convierte en mujer". En el texto del pastor emergen rasgos discursivos significativos: el discurso de la naturaleza, el discurso político y el discurso de odio. El discurso de la naturaleza atestigua que el género es determinado por el sexo biológico; el discurso político atribuye la destrucción de valores de la familia a la izquierda y al Gobierno Federal, con propaganda electoral para grupos conservadores de derecha; el discurso de odio se manifiesta en la calificación de los partidarios de izquierda y en la oportunidad de ser aniquilados por la política brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this work is to analyze, grounded in Discourse Analysis, the text of the video Government puts gender ideology in Enem, by Pastor Silas Malafaia. The video was published on the official page of the religious on Facebook and on his YouTube channel, in November 2015. The controversy over the exam was caused by a question that approached a phrase of the French writer Simone de Beauvoir "One is not born, but rather becomes a woman". In the pastor's text, significant discursive traits emerge: nature’s discourse, political discourse and hate discourse. The discourse of nature assures that gender is determined by biological sex; political discourse attributes the destruction of family values ​​to the leftist parties and to the Federal Government, with electoral propaganda for right-wing conservative parties; the hate speech is manifested in the qualification of leftist supporters and in the wish to annihilate them by Brazilian politics.
  • CORPOS QUE DISCURSIVIZAM (NA) ARTE (TELEVISIVA) Artigos De Pesquisa

    Lara, Renata Marcelle

    Resumo em Português:

    Resumo Esta investigação de base materialista pecheutiana, tecida nos enlaces discurso-arte-psicanálise, movimenta discursivamente noções lacanianas para análise de corpos-sujeitos na Minissérie Justiça (2016) que, metaforizados em/pela dor psíquica, discursivizam (na) arte em meio a relações jurídico-sociais-ideológicas na contradição de sentidos (im)possíveis para justiça. O(s) corpo(s) analítico(s) norteia(m)-se pela indagação de como os corpos-sujeitos-discursivos - constitutivos do corpus analisado -, no (processo) artístico, dizem sobre si e o outro na relação com a instituição Justiça e com a justiça como prática institucional e social de assujeitamento destes corpos. O percurso investigado visibiliza corpos que doem (em nós) e (se) fazem arte, ao funcionarem como metáforas/meta-phora (da dor psíquica) de corpos-sujeitos (real do corpo/real do sujeito).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación, basada en el materialismo de Pecheux, tejida e los enlaces discurso-arte-psicoanálisis, conduce discursivamente nociones de Lacan para análisis de cuerpos-sujetos en la Miniserie Justiça (Justicia, 2016) que, metaforizados en/por el dolor psíquico, hacen discursivo (en el) arte, en medio a relaciones jurídico-sociales-ideológicas en la contradicción de sentidos (im)posibles para justicia. El (los) cuerpo(s) analítico(s) guía(m)se por la indagación de cómo los cuerpos-sujetos-discursivos - constitutivos del corpus analizado -, en el (proceso) artístico, dicen sobre si y el otro en la relación con la institución Justicia y con la justicia como práctica institucional y social de sujeción de eses cuerpos. El camino investigado hace visible cuerpos que duelen (en nosotros) y (se) hacen arte cuando funcionan como metáforas/meta-phora (del dolor psíquico) de cuerpos-sujetos (real del cuerpo/real del sujeto).

    Resumo em Inglês:

    Abstract With basis on Pecheux’s materialism, woven in the links of discourse-art- psychoanalysis, this investigation discursively shifts Lacanian notions for the analysis of bodies-subjects in the miniseries Justiça (Justice - 2016). These bodies/subjects are metaphorized by/in psychic pain and they discursivize (in) art, amidst juridical-social-ideological relations in the contradiction of (im)possible senses for justice. The analytical body/bodies is/are guided by the query of how bodies-discursive-subjects, which are constitutive of the analyzed corpus in the artistic (process), say about themselves and others in the rapport with the institution Justice and with justice as an institutional and social practice of subjection of these bodies. The investigated trajectory makes visible bodies that hurt (us) and create/become art as they function as metaphors/meta-phora (of the psychic pain) of bodies-subjects (real of the body/real of the subject).
  • COMO É QUE A GENTE DIZ? UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS TEXTUAL-INTERATIVAS NA NARRATIVA DE UMA PESSOA COM DOENÇA DE ALZHEIMER Artigos De Pesquisa

    Mira, Caio

    Resumo em Português:

    Resumo A Doença de Alzheimer (DA) é comumente reconhecida pelas perdas cognitivas ocasionadas que resultam em lapsos de memória, prejuízos nas tarefas diárias e dificuldade em interagir por meio da linguagem. Nesse domínio empírico, o presente trabalho analisa as estratégias textual-interativas mobilizadas por uma pessoa com DA para produzir, sustentar e manter a narrativa em uma interação cotidiana. A narrativa analisada é proveniente de um corpus de interações de uma participante acometida pela DA. A análise fundamenta-se em categorias oriundas do campo da análise da narrativa oral e da Linguística Textual. Mobiliza, primordialmente, as dimensões da narrativa de Ochs e Capps (2001) e a noção de referenciação de Mondada e Dubois (2003). A análise demonstra que as estratégias referenciais, a construção, a retomada e a negociação de objetos de discurso são elementos que constituem, do ponto de vista textual e interativo, a performance narrativa de uma pessoa que vive com Alzheimer.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La enfermedad de Alzheimer (EA) es comúnmente reconocida por las pérdidas cognitivas ocasionadas que resultan en fallas de memoria, prejuicios en tareas diarias y dificultad en interactuar por medio del lenguaje. En ese dominio empírico, el presente trabajo analiza las estrategias textual-interactivas movilizadas por una persona con EA para producir, sustentar y mantener la narrativa en una interacción cotidiana. La narrativa analizada pertenece a un corpus de interacciones de una participante acometida por la EA. El análisis se fundamenta en categorías del campo del análisis de la narrativa oral y de Lingüística Textual. Moviliza, primordialmente, las dimensiones de la narrativa de Ochs y Capps (2001), y la noción de referenciación de Mondada y Dubois (2003). El análisis demuestra que las estrategias referenciales, la construcción, la retomada y la negociación de objetos de discurso son elementos que constituyen, del punto de vista textual e interactivo, la performance narrativa de una persona que vive con Alzheimer.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Alzheimer's disease (AD) is a pathology usually recognized by cognitive decline that result in memory lapses, impairments in daily tasks, and difficulty in interacting through language. In this empirical domain, the present study analyzes the textual-interactional strategies used in the oral narrative, demonstrating how a person with AD succeeds, despite language deficits, in producing, sustaining and maintaining the narrative in a daily conversation interaction. The narrative analyzed in this study comes from a corpus of interactions of a participant affected by AD. We base our analysis on categories from the field of oral narrative analysis and textual linguistics. We mobilized, primarily, the dimensions of the narrative by Ochs and Capps (2001) and the notion of referencing by Mondada and Dubois (2003). The analyzes demonstrates that referential strategies, construction, retaking and negotiation of discourse objects are elements that constitute, according to a textual and interactive point of view, the narrative performance of a person living with Alzheimer's.
  • CONHECIMENTOS GRAMATICAIS NA ESCOLA: ENTRE A MANUTENÇÃO DO NORMATIVISMO E A GASEIFICAÇÃO CONCEITUAL Artigos De Pesquisa

    Giacomin, Letícia Mello; Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tematiza a formação de licenciados em Letras - Português no que concerne a ensinar conhecimentos gramaticais na esfera escolar. A questão de pesquisa é: Como profissionais egressos de Curso de Letras compreendem/operam com ensino e aprendizagem de conhecimentos gramaticais na disciplina de Língua Portuguesa na Educação Básica?. A abordagem é qualitativa, filiando-se a um quadro teórico de base histórico-cultural. Os resultados apontam que licenciados egressos do Curso de Letras em foco, a despeito de consistente educação formalista em se tratando de gramática, quando imersos na esfera escolar, parecem conceber gramática como prescindindo de adjetivações; logo, isomórfica a normativismo, de maneira que uma sólida educação formalista, priorizada no Curso de Letras em estudo, não parece incidir efetivamente no modo de os egressos operarem com o conceito de gramática. Emerge, assim, de um lado, a rendição ao normativismo ainda presente na esfera escolar ou, de outro, a gaseificação de abordagem léxico-gramatical.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo discute la formación de licenciados en Letras - Portugués, en el que concierne enseñar conocimientos gramaticales en la esfera escolar. La cuestión de investigación es: ¿Cómo profesionales graduados en el Curso de Letras comprenden/operan con enseñanza y aprendizaje de conocimientos gramaticales en la signatura de Lengua Portuguesa en la Educación Básica? El abordaje es cualitativo, afiliándose a un cuadro teórico de base histórico-cultural. Los resultados apuntan que licenciados graduados de la Facultad de Letras en foco, a pesar de consistente educación formalista en se tratando de gramática, cuando inmersos en la esfera escolar, parecen concebir gramática como prescindiendo de adjetivaciones; luego, isomorfa a normativismo, de manera que una sólida educación formalista, priorizada por la Facultad de Letras en estudio, no parece incidir efectivamente en el modo de los graduados operaren con el concepto de gramática. Emerge, así, de un lado, la rendición al normativismo aún presente en la esfera escolar, o de otro, la gasificación de abordaje léxico-gramatical.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the instruction of graduates in Portuguese Language, regarding to teaching grammatical knowledges at school. The research question that moves the article is: How do graduates of the Course of Portuguese Language understand/operate with the teaching and learning of grammatical knowledge in the subject of Portuguese Language in Basic Education?. The approach is qualitative, following a theoretical framework with a historical-cultural basis. The results show that students of the Portuguese Language Faculty in focus, despite a consistent formalist education in terms of grammar, when immersed in the school sphere, seem to conceive grammar without specifying it, therefore isomorphic to normativism, so that a solid formal education, which is prioritized in the Portuguese Language Faculty in focus, does not seem to effectively influence the way graduates operate with the concept of grammar. Emerges then, on the one hand, the surrendering to normativism still present in the school sphere or, on the other hand, the loosening of lexical-grammatical approach.
  • CASA DE FAMÍLIA E CASA DE PROSTITUIÇÃO: EMBATE DE SENTIDOS QUE DIVIDEM A CIDADE Artigos De Pesquisa

    Ferraça, Mirielly

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo busca compreender como a palavra casa significa nos enunciados de sujeitos que moram e circulam pelo Jardim Itatinga (Campinas-SP), conhecido por ser uma zona de prostituição. O corpus é constituído por entrevistas realizadas entre 2016 e 2017 com moradoras, moradores, trabalhadoras, trabalhadores e comerciantes do bairro. Ainda, recorta enunciados da notícia Prostitutas são atendidas pela Igreja Católica (Folha de S. Paulo, 1981), e também, como um trajeto de memória para a palavra casa, principal ponto analítico deste trabalho, recorre a diferentes dicionários de Língua Portuguesa. A pesquisa inscreve-se na Semântica do Acontecimento, desenvolvida por Eduardo Guimarães (2005, 2007, 2009, 2010).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo busca comprender como la palabra casa significa en los enunciados de sujetos que viven y circulan por el Jardim Itatinga (Campinas-SP), conocido por ser una zona de prostitución. El corpus es constituido por entrevistas realizadas entre 2016 y 2017 con hombres y mujeres residentes, trabajadores y trabajadoras y comerciantes del barrio. Todavía recorta enunciados de la noticia Prostitutas são atendidas pela Igreja Católica (Prostitutas son atendidas por la Iglesia Católica) (Folha de S. Paulo, 1981), y también, como un trayecto de memoria para la palabra casa, principal punto analítico de ese trabajo, recorre a diferentes diccionarios de Lengua Portuguesa. La investigación se inscribe en la Semántica del Acontecimiento, desarrollada por Eduardo Guimarães (2005, 2007, 2009, 2010).

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work intend to comprehend how the word casa (house) signifies in the utterances of subjects that live and transit in the neighborhood Jardim Itatinga (Campinas-SP), a place famous as a prostitution zone. Interviews made between 2016 and 2017 with residents, male and female workers, and traders/shop owners in the neighborhood constitute the corpus. Furthermore, statements are selected from the news item Prostitutas são atendidas pela Igreja Católica (Prostitutes are assisted by the Catholic Church) (Folha de São Paulo, 1981); also, as a memory trajectory for the word casa (house), the main analytical point of this work, the work resorts to a group of Portuguese Dictionaries. This research is inscribed in the Event semantics (Semântica do Acontecimento), developed by Eduardo Guimarães (2005, 2007, 2009, 2010).
  • CONTINUUM DE PIADAS: DAS NARRATIVAS PLANEJADAS À ESPONTANEIDADE DO HUMOR Artigos De Pesquisa

    Carmelino, Ana Cristina; Ramos, Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo A proposta deste artigo é demonstrar que existe uma espécie de continuum de casos de piadas. Essa gradação iria de ocorrências mais narrativas e previamente conhecidas por quem as relata (casos das piadas prontas e das anedotas pessoais) a outras, menos previsíveis e próprias da interação verbal (situação das chamadas piadas conversacionais ou espontâneas). A análise é feita com base em enunciados orais, registrados em vídeos e veiculados na internet, de modo a identificar as marcas centrais das diferentes formas de apresentação da piada. O estudo ancora-se especialmente nos pressupostos teóricos de Raskin (1985), Norrick (1993), Marcuschi (2001) e Preti (2003).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La propuesta de este artículo es demostrar que existe una especie de continuum de casos de chistes. Esta gradación iría de ocurrencias más narrativas y previamente conocidas por quienes las relata (casos de chistes listos y de anécdotas personales) a otras, menos previsibles y propias de la interacción verbal (situación de los llamados chistes conversacionales o espontáneos). El análisis es sobre la base de enunciados orales, registrados en vídeos y publicados en Internet, para identificar las marcas centrales de las diferentes formas de presentación de los chistes. El estudio se basa especialmente en los presupuestos teóricos de Raskin (1985), Norrick (1993), Marcuschi (2001) y Preti (2003).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to demonstrate that there is a kind of jokes continuum. This gradation would range from more narrative occurrences and previously known by those who report them (cases of canned jokes and personal anecdotes) to others, less predictable and proper to the verbal interaction (situation of conversational or spontaneous jokes). The analysis is based on oral statements, recorded in videos and broadcasted on the Internet, in order to identify the central marks of the different forms of joke presentation. The study is anchored especially in the theoretical assumptions by Raskin (1985), Norrick (1993), Marcuschi (2001) and Preti (2003).
  • SISTEMATICIDADE NA ORGANIZAÇÃO INTERNA DE SEGMENTOS TÓPICOS MÍNIMOS EM EDITORIAIS DE JORNAIS PAULISTAS DO SÉCULO XXI Artigos De Pesquisa

    Garcia, Aline Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo Fundamentado na Gramática Textual-Interativa, este trabalho discute o reconhecimento de uma unidade linguística essencialmente sistemática no domínio da organização textual da língua. Para tanto, investiga a Organização Tópica em editoriais paulistas do século XXI, objetivando avaliar se, em editoriais, a organização interna de Segmentos Tópicos mínimos (SegTs), constituinte da Organização Tópica, configura-se como um processo sistemático, podendo ser descrito segundo uma regra geral de organização, ou se é um processo essencialmente variável. Seguindo o método de análise tópica, que possibilita a análise textual com base na categoria do tópico discursivo, analisa 25 editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo e mostra que os SegTs mínimos nos editoriais se organizam segundo um mesmo princípio, que envolve a combinação potencialmente recursiva de duas unidades de organização intratópica - posição e suporte, o que permite defender que o texto é altamente regular, fundado em propriedades constitutivas próprias.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Basado en el marco teórico de la Gramática Textual-Interactiva, este trabajo discute el reconocimiento de una unidad lingüística esencialmente sistemática en el ámbito de la organización textual de la lengua. Para ello, investiga la Organización Tópica en editoriales del Estado de São Paulo del siglo XXI, con el objetivo de evaluar si, en editoriales, la organización interna de Segmentos Tópicos mínimos (SegTs), que es parte da la Organización Tópica, se constituye como un proceso sistemático que puede ser descrito según una regla general de organización, o si es un proceso esencialmente variable. Desde el método de análisis tópica, que posibilita el análisis textual basado en la categoría del tópico discursivo, analiza 25 editoriales de los periódicos Folha de S. Paulo y O Estado de S. Paulo, y enseña que los SegTs mínimos en los editoriales se organizan conforme el mismo principio, que comprende la combinación potencialmente recursiva de dos unidades de organización intratópica - posición y sustentación, lo que permite decir que el texto es altamente regular, estructurado según propiedades propias de constitución.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the theoretical framework of Textual-Interactive Grammar, this work discusses the recognition of a basically systematic linguistic unit in the field of the textual organization of language. Therefore, it investigates the Topic Organization in newspaper editorials of the state of São Paulo in 21 st century, with the aim of evaluating if, in editorials, the internal structuring of minimal Topic Segments (SegTs), part of the Topic Organization, is configured as a systematic process, which can to be described according to a general rule of organization, or if is an essentially variable process. Using the method of topic analysis that enables the textual analysis based on the category of the discourse topic, the paper analyzes 25 editorials from newspapers Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo, and it shows that the minimal SegTs in the editorials are organized according with a single principle, that involves the potentially recursive combination of two units of intratopic organization - position and support, which allows arguing the text is highly regular, founded in own constitutive properties.
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br