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Paidéia (Ribeirão Preto), Volume: 13, Issue: 26, Published: 2003
  • Editorial

    Biasoli-Alves, Zélia Maria Mendes
  • Health promotion and early education: pathway of child developmental

    Barba, Patrícia Carla de Souza Della; Martinez, Cláudia Maria Simões; Carrasco, Bianca Gonçalves

    Abstract in Portuguese:

    Este estudo tem por objetivo uma reflexão acerca dos aspectos envolvidos na melhoria da qualidade de vida de crianças e suas famílias. São abordados questões e temas relativos ao cuidado e educação, do ponto de vista histórico-social, bem como situações de vulnerabilidade e pobreza. O aporte teórico utilizado está apoiado nos indicadores da UNESCO, Ministério da Saúde e publicado originalmente pela Organization for Economic Co-operation and Development. Discute-se o conceito e a efetivação das práticas de educação infantil no Brasil, destacando ações de desenvolvimento e promoção da saúde na infância, o empowerment e intersetorialidade, na perspectiva da construção de caminhos para minimizar ou atenuar os inúmeros estressores aos quais as famílias de parcelas menos favorecidas da população estão expostos; reafirma-se a necessidade do investimento na formação continuada dos educadores, considerando que resultados satisfatórios são obtidos quando a intervenção envolve a família, a comunidade e os serviços públicos.

    Abstract in English:

    The aim of this study is to promote a reflection about the aspects related to the improvement of life quality of children and their families. Items and themes related to care and education are pointed out, using the social-historical point of view, as well as aspects of vulnerability and poverty situations. The theory is based on the indicators presented by UNESCO, the Brazilian Health Agency and it was originally published by OECD (Organization for Economic Co-operation and Development). The concept and effective practices of children education in Brazil are presented, highlighting development and health-promotion actions in childhood, also empowerment and intersectionality, with the perspective of constructing ways to minimize the great amount of stressors that the families from less favored classes are exposed to. The necessity of investments for the continuous training of the educators is reaffirmed, considering that satisfactory results are obtained when the intervention involves family, community and public services.
  • Resilience: conceptions, associated factors and related problems with the construction of this knowledge

    Silva, Mara Regina Santos da; Elsen, Ingrid; Lacharité, Carl

    Abstract in Portuguese:

    A resiliência caracteriza-se pela capacidade do ser humano responder de forma positiva às demandas da vida quotidiana, apesar das adversidades que enfrenta ao longo de seu desenvolvimento. Trata-se de um conceito que comporta um potencial valioso em termos de prevenção e promoção da saúde das populações; mas, ainda permeado de incertezas e controvérsias. O objetivo deste artigo é trazer uma revisão de estudos, focalizando convergências e divergências nas concepções de resiliência de diferentes autores, além de apresentar o que tem sido analisado como fatores de risco e de proteção a ela associados, pontuando os problemas identificados na construção do conhecimento acerca deste fenômeno. O material revisado evidencia que, apesar do conhecimento já produzido, não existe, ainda, uma definição de consenso acerca de resiliência e sua operacionalização constitui-se em um desafio com que se deparam os pesquisadores, em alguma etapa de seus estudos.

    Abstract in English:

    Resilience is defined as the human capacity to positively answer to daily life demands, despite the adversities it faces during its development. It is understood as a concept that holds a great potential concerning preventing and promoting health among populations; even though, it is still embraced by uncertainties and controversies. The aim of this paper is to provide a study review, focusing on conversions and diversions of the resilience conceptions from different authors, besides presenting what has been analyzed as risk and protection factors associated to it, pointing out the problems found in the construction of the knowledge about such phenomenon. The reviewed material illustrates that despite the knowledge already produced there is not a consensus about the definition of resilience yet, and its procedure represents a great challenge for researchers along their studies.
  • Odontological fear scales in children and adolescents: a literature review

    Tambellini, Marcela Maia; Gorayeb, Ricardo

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo traz uma análise feita a partir de uma revisão da literatura sobre escalas que quantificam ou classificam o medo em crianças e adolescentes quando eles são submetidos a tratamento odontológico. A seleção da bibliografia avaliada incluiu artigos e livros, focalizando o período de 1900 a 2001, dirigidos a temas como medo e ansiedade. Os resultados mostraram inicialmente que a maioria das escalas encontradas era direcionada a escolares, sendo poucos os artigos que relatavam trabalhos com escalas para pacientes abaixo de cinco anos. Observou-se também que a maioria das escalas consistia em uma adaptação de outras, geralmente destinadas a adultos. Esses dados levaram à identificação da necessidade de se elaborar uma nova escala, dirigida à avaliação de crianças de um a três anos, passível de ser utilizada pelo odontopediatra, que recebeu o nome de Escala de Observação do Comportamento Infantil.

    Abstract in English:

    This paper presents an analysis conducted through a literature review about scales that quantify or classify fear in children and teenagers, when submitted to dental treatment. The bibliography selection included papers and books from the 20th century, especially those about fears and anxieties. The results initially showed that most of the scales found were made for school children, with few articles about patients below 5 years old. It was also noticed that the majority of scales consisted of adaptations of others, generally made for adults. Therefore, the data showed that there was a need for the construction of a new scale, for children aged 1 to 3 years old, which could be used by pediatric dentists, and that scale was named Scale of Children Behavior Observation.
  • Validity and reliability studies of intelligence tests

    Noronha, Ana Paula Porto

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo abordou a construção dos testes psicológicos, em especial a padronização e os estudos de validade e precisão. O objetivo da pesquisa foi verificar a presença ou a ausência de validade e precisão nos testes de inteligência, bem como identificar se os testes estrangeiros possuem padronização brasileira. Foram analisados 17 testes de inteligência comercializados no Brasil, e os resultados indicaram que grande parte dos testes nacionais e dos internacionais apresenta estudos de validação e de precisão, embora nem todos tenham indicado nos respectivos manuais, os dados referentes à padronização, como amostra de padronização e variáveis relacionadas. Sugere-se a realização de outros estudos com diferentes testes ou novas análises sobre os testes de inteligência. Conclui-se que embora os autores concordem que os testes devam realizar estudos de verificação dos parâmetros psicométricos e que devem possuir normas regionais, tal prática ainda não se encontra totalmente difundida na avaliação psicológica brasileira.

    Abstract in English:

    The aim of the present study was to analyze the construction of psychological tests, focusing on standardization and studies of validity and reliability. The objective of the research was to verify whether the tests of intelligence are valid and reliable or not, as well as to identify if the foreign tests present Brazilian standardization. Seventeen tests of intelligence commercialized in Brazil were analyzed and the results indicated that most tests, local and foreign ones, present studies of validation and reliability, although some of them have not mentioned information concerning standardization in their respective manuals, as a sample of standardization and related variables. New studies are recommended, focusing on different tests or new analysis of the tests of intelligence. It is concluded that although the authors agree that all tests need studies to verify psychometric parameters and studies to obtain regional norms this action isn't spread yet in the Brazilian psychological assessment.
  • Childhood concept for mothers who do and do not use day-care centers

    Moro, Catarina de Souza; Gomide, Paula Inez Cunha

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho foi conhecer as concepções maternas sobre a infância a partir da interpretação das falas verificadas em entrevistas com 30 mães, das quais 15 utilizam o sistema público de educação infantil. A análise do conteúdo das entrevistas foi feita trabalhando-se com categorias provenientes das falas das participantes, reunidas em 4 conjuntos temáticos: (1) A criança hoje: características e necessidades, (2) Dificuldade na criação dos filhos na atualidade, (3) Erros mais comuns na educação dos filhos e (4) Participação masculina na educação e no cuidado dos filhos. Os dados encontrados indicam que houve similaridade nas concepções de mães usuárias e não usuárias do sistema público de creches, em relação aos assuntos que envolviam infância e práticas de cuidado e educação no contexto familiar. Discute-se a influência da utilização do ambiente coletivo público nas idéias parentais sobre educação na família.

    Abstract in English:

    The intent of this paper was to understand the motherly conceptions about childhood through the interpretation of speeches obtained from interviews with 30 mothers, where 15 of them make use of the public education system for children. The analysis of the interviews were made through categories that appeared in the speeches, grouped in four different topics: (1) The children today: characteristics and needs, (2) Difficulties for nurturing nowadays, (3) Common mistakes in children's education and (4) Masculine participation in children's care and education. The data found pointed out similarities in the conceptions of mothers that use the infant day care public system and those that do not use it, mainly related to subjects that involve childhood and practices of care and education in the family context. It was discussed the influence of collective setting use on parents ideas about family education.
  • Urban violence and the role of media in the conception of elementary school teachers

    Ristum, Marilena; Bastos, Ana Cecília de Sousa

    Abstract in Portuguese:

    A comunicação promovida pela mídia, de grande penetração no cotidiano social, tem assumido crescente relevância na construção da consciência dos indivíduos, o que torna importante a sua postura na veiculação da violência. Sua influência sobre a violência nas escolas é exercida pela exposição de cenas de violência, propagandas que promovem o consumismo e programas que valorizam padrões de vida de nível sócio-econômico elevado. Objetivou-se identificar o conceito de professoras de ensino fundamental sobre o papel da mídia em relação à violência e comparar professores de escolas públicas e particulares quanto a este conceito. As professoras foram submetidas a uma entrevista semi-estruturada sobre a violência. As respostas permitiram estabelecer categorias capazes de distinguir, na visão das professoras, os diferentes papéis desempenhados pela imprensa: informativo, informativo-preventivo, iatrogênico, ambivalente e banalizador da violência. Verificou-se o predomínio marcante dos papéis iatrogênico e ambivalente, tanto para professoras de escola pública como de particular.

    Abstract in English:

    Communication promoted by the media, which has deep penetration in society's daily life, is extremely relevant in the construction of a person's conscience. Media's influence on school violence is stated through scenes of violence, ads that promote consumerism and programs that grant high-class social and economical standards. This paper aimed to identify the teachers' concept on the role of media regarding violence and, concerning the concept, compare teachers from private and public schools. They were submitted to a semi-structured interview focusing on violence, and their answers were then analyzed, where they presented categories to each different role that these teachers thought the media might play: informative, informative-preventive, iatrogenic, ambivalent and dealing with violence in a trivial way. There was a predominance of the iatrogenic and ambivalent roles, according to the point of view of both private and public school teachers.
  • Domestic violenceand school: a study in public schools in São Paulo

    Vagostello, Lucilena; Oliveira, Andréia de Souza; Silva, Ana Maria da; Donofrio, Valéria; Moreno, Tânia Cristina de Morais

    Abstract in Portuguese:

    O presente estudo objetiva investigar a capacidade de identificação de situações de maus tratos domésticos em escolas e como se dá o encaminhamento deste problema no âmbito escolar. Utilizou-se uma amostra de 90 profissionais da educação, 10 diretores e 80 professores de 10 escolas públicas do Município de São Paulo, que responderam a um questionário previamente elaborado a partir de um estudo piloto com 30 professores. Os resultados indicaram que estes profissionais conseguem identificar várias situações e características de maus tratos domésticos, mas não são capazes de solucionar adequadamente estes casos, pois procuram orientar os pais em vez de encaminhá-los aos serviços de proteção à criança e ao adolescente. Este procedimento pode colocar ainda mais em risco a integridade das vítimas. A temática da violência doméstica é tratada com receio no ambiente escolar e os profissionais da educação ainda se mostram despreparados para abordar esta questão.

    Abstract in English:

    This study aims to investigate the capacity of public schools' staff for identifying children who have suffered domestic maltreatment and the following conduction of such problem. A sample of 90 education professionals was used, with 10 principals and 80 teachers from 10 different public schools in the city of Sao Paulo, who answered a previously prepared questionnaire elaborated from a pilot study with 30 teachers. The results indicated that those professionals are able to identify several domestic maltreatment situations and characteristics; however, they are not able to properly solve those cases, once they try to guide the parents instead of sending them to the services of children and adolescents protection. Such procedure may expose the victims to a higher risk. The domestic violence theme is fearfully dealt with inside schools and the education professionals are unprepared for approaching it yet.
  • Evaluation of Rorschach's projective technique with HIV carriers

    Fioroni, Luciana Nogueira; Figueiredo, Marco Antonio de Castro

    Abstract in Portuguese:

    Os modos de enfrentar as vicissitudes decorrentes da contaminação pelo HIV estão ligados à história de vida do portador e aos recursos psíquicos disponíveis, revelando características de personalidade. Através da Técnica Projetiva de Rorschach, foram investigados os processos afetivos de portadores do HIV/Aids, objetivando construir um quadro representativo dos recursos emocionais para lidar com a infecção. Participaram do estudo 20 portadores do HIV divididos em dois grupos: subgrupo 01 - 10 pessoas soropositivas sintomáticas; subgrupo 02 - 10 pessoas soropositivas assintomáticas. Os protocolos foram cotados segundo normas estabelecidas para a população de Ribeirão Preto. Os principais resultados indicaram ameaça em relação à integridade da identidade, juntamente com o medo da morte e o isolamento social. Observou-se a presença marcante da angústia de contato e as vivências emocionais dos pacientes com AIDS mostraram características mais rígidas e mais regredidas do que as dos portadores assintomáticos.

    Abstract in English:

    The different manners of facing vicissitudes brought by the HIV infection are linked to the person's life history and the available psychological resources, revealing personality characteristics. Using Rorschach's Projective Technique, the affective processes of HIV carriers and patients with AIDS were investigated, in order to obtain a representative picture of their emotional resources for dealing with the infection. Twenty HIV carriers took part on the study, and they were divided as it follows: group 01 - 10 symptomatic serum-positive persons and group 02 - 10 asymptomatic serum-positive persons. The Rorschach's protocols were rated according to the patterns for the population of Ribeirão Preto. The main results indicated identity integrity menace, associated with fear of death and social isolation, contact anguish and the emotional experiences of patients with AIDS showed more rigid and retrieved characteristics than the asymptomatic serum-positive patients' ones.
  • The being-with a mental handicapped child: uncovered facets

    Souza, Luciana Gomes Almeida de; Boemer, Magali Roseira

    Abstract in Portuguese:

    A compreensão do cuidar do filho com deficiência mental se faz relevante diante da importância das relações estabelecidas entre pais e filhos para a saúde mental da criança. Nesta investigação foi usado o referencial teórico-metodológico da fenomenologia, que se propõe a desocultar facetas de um fenômeno que se encontram obscuras. Onze casais e duas mães com filhos com deficiência mental foram entrevistados, tendo-se a seguinte questão norteadora: "como vem sendo cuidar de seu filho?". Os relatos foram analisados segundo a busca das convergências e foi possível compreender que, para os pais investigados, há uma dificuldade de conceber o ser-com-deficiência, e o conhecimento experiencial é relevante para encontrar meios de favorecer o seu desenvolvimento; o apego ao filho é vivido como possibilidade de reconhecimento da diversidade humana. Os pais se mostraram participantes no cuidado, embora com atitudes ainda permeadas por concepções de que essa responsabilidade caberia à mãe.

    Abstract in English:

    To understand what it is to take care of a mentally handicapped child is very important when facing the relationship established among parents and children, concerning the children's mental health. This investigation was based on the phenomenological theoretical-methodological approach, which is proposed to uncover phenomenon aspects. Eleven couples and two mothers with children who have mental handicaps were interviewed, with the following question as a guideline: "How has it been to care of your child?" The reports were analyzed according to the search for convergence descriptions and it could be understood that, for the interviewed parents, there are difficulties when conceiving the possibility of being-with-deficiency and that the experimental knowledge is much important for the search of the children's development. Also, the attachment to the child is lived as a possibility to recognize the human diversity. Fathers showed they have been active on their care, though with attitudes still consolidated to misconceptions in which this is mother's responsibility.
  • Psicologia & Comportamentos Resenha

    Santos, Nelson Lima
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
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