Psicologia em Estudo, Volume: 9, Issue: 1, Published: 2004
  • Em discussão a periodicidade de uma publicação cientifica Editorial

    Boarini, Maria Lúcia
  • Epidemiology of the insomnia Artigos

    Souza, José Carlos; Reimão, Rubens

    Abstract in Portuguese:

    Os autores fizeram uma ampla revisão da literatura científica mundial sobre a epidemiologia da insônia, o mais prevalente dos distúrbios do sono. Foi feito um levantamento bibliográfico, no período de janeiro de 2002 a novembro de 2003, das publicações dos últimos 30 anos, nos bancos de dados MEDLINE e LILACS, sobre a definição e prevalência da insônia, além de suas conseqüências socioeconômicas. As palavras-chaves pesquisadas foram: distúrbio de iniciar o sono, distúrbio de manutenção do sono, distúrbio do despertar precoce, insônia, distúrbios do sono, prevalência da insônia, conseqüências da insônia. Observou-se uma grande variação dos critérios de definição da insônia, dos desenhos metodológicos e dos resultados dos estudos epidemiológicos, o que prejudicou as comparações dos dados das várias pesquisas. As futuras linhas de pesquisa sobre a epidemiologia da insônia devem se embasar em um consenso sobre sua definição e critérios metodológicos mais bem-definidos.

    Abstract in English:

    A vast literature review on the insomnia epidemiology, the most common sleep disorder, using MEDLINE and LILACS last 30 years of data, was performed from January 2002 to November 2003. The key-words were: sleep initiation disorders, sleep maintenance disorders, early awakening disorder, insomnia, sleep disorders, insomnia prevalence, insomnia consequences. Several insomnia definition criteria and epidemiology researches methods, with data comparison difficulties, were noticed. In the future it will be necessary similar insomnia definition and epidemiology studies criteria.
  • Communication of the diagnostic: implications on threatening adolescents with chronic illness Artigos

    Oliveira, Viviane Ziebell de; Oliveira, Manoela Ziebell de; Gomes, William Barbosa; Gasperin, Carolina

    Abstract in Portuguese:

    O estudo descreve, interpreta e discute aspectos comunicativos presentes na relação médico-paciente no atendimento de adolescentes portadores de doenças orgânicas crônicas. Foram entrevistados 15 médicos (generalistas e especialistas), 18 adolescentes portadores de doenças crônicas (13 com fibrose cística e cinco com outras doenças), 16 mães, e dois pais. As entrevistas semi-estruturadas foram gravadas, transcritas e analisadas segundo os três passos característicos da análise fenomenológica: descrição qualitativa, indução lógica e interpretação. Os resultados discutem as dificuldades da comunicação de más notícias e as implicações de equívocos nestes procedimentos que podem vir a prejudicar a adesão ao tratamento. As conclusões ressaltam o papel do psicólogo na equipe de saúde, oportunizando melhores condições para o desenvolvimento psicológico destes pacientes, auxiliando na comunicação médico-paciente e favorecendo a adesão ao tratamento.

    Abstract in English:

    This study describes, interprets and discusses communicative aspects of physician-patient relations in the treatment of adolescents with chronic organic illnesses. Fifteen physicians (generalists and specialists), 18 adolescents (13 with cystic fibrosis and five with other chronic organic diseases), 16 mothers and two fathers, were interviewed. Semi-structured interviews were recorded, transcribed and analyzed according to three characteristic phenomenological steps: qualitative description, logical induction and interpretation. The results discuss the difficulties in communicating bad news and the implications of mistakes in such procedures, which may endanger the adhesion to treatment. The conclusions highlight the psychologist part in the health team, offering better conditions to the psychological development of these patients, helping in physician-patient communication and co-operating on treatment adhesion.
  • Playing in the hospital: coping strategy in child hospitalization Artigos

    Motta, Alessandra Brunoro; Enumo, Sônia Regina Fiorim

    Abstract in Portuguese:

    Estudos indicam que a hospitalização pode afetar o desenvolvimento da criança, interferindo na qualidade de vida. Para lidar com essa situação, o brincar tem funcionado como estratégia de enfrentamento. Procurando-se avaliar a importância dada ao brincar pela criança e caracterizar atividades lúdicas possíveis no hospital, 28 crianças hospitalizadas com câncer (6-12 anos), em Vitória/ES, foram entrevistadas e responderam a um instrumento especialmente elaborado (AEH - Avaliação das Estratégias de Enfrentamento da Hospitalização - Conjunto B: Brincar no hospital), contendo 20 desenhos de brinquedos e brincadeiras, classificados em jogos de Exercícios, Simbólicos, de Acoplagem, de Regras e Atividades Diversas. 78,6% das crianças relataram que gostariam de brincar no hospital, o que é justificado principalmente pela sua função lúdica, na companhia de outras crianças internadas. Não houve diferenças significativas nas escolhas entre as categorias de brincadeiras. O instrumento mostrou que o brincar pode ser um recurso adequado para a adaptação da criança hospitalizada, permitindo personalizar a intervenção.

    Abstract in English:

    Studies have shown that the hospitalization can affect a child development interfering with his/her quality of life. In order to deal with this situation, the act of playing has worked as a coping strategy. With the purpose to assess of the importance children give to play and to characterize possible playful activities in the hospital, 28 children hospitalized with cancer (6-12 years) in Vitória, ES, were interviewed and took part on an instrument specially developed (AEH Evaluation of the Coping Strategies of the Hospitalization - group B: Playing in the hospital), consisting of 20 drawings of toys and games classified in games of Exercises, Symbolic Game, Game of Connection, Game of Rules and a variety of Activities. 78,6% of the children said that they would like playing in the hospital, which is justified mainly by its ludic function, in the company of other hospitalzed children. There were no significant differences in the choices among the categories of games. The instrument showed that playing can be an appropriated resource to jelp with the adjustment of the hospitalized child, making the treatment a personalized intervention.
  • Children's behavior in dentistry treatment: psychopharmacological intervention Artigos

    Possobon, Rosana de Fátima; Moraes, Antonio Bento Alves de; Ambrozano, Gláucia Maria Bovi; Costa Junior, Áderson Luiz

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho avaliou os efeitos do diazepam sobre os comportamentos de crianças com história de não-colaboração a tratamento odontológico. Foi administrado placebo ou droga (0,3mg/kg peso) a seis crianças e um total de 54 sessões foram gravadas em vídeo. A análise do registro comportamental dos participantes (choro, movimentos de corpo e/ou cabeça, fuga e esquiva) e das estratégias de manejo (distração, explicação e reforçamento positivo) sistematicamente adotadas não apontou diferença estatística significativa entre sessões placebo e diazepam pelo teste de Wilcoxon pareado (p>0,05). Sugere-se a necessidade de refinamento metodológico em estudos que combinem estratégias de manejo psicológicas e farmacológicas.

    Abstract in English:

    The present investigation evaluated the effects of diazepam used to manage uncooperative behavior of child dental patients. Six participants received placebo or diazepam (0,3 mg/kg weight) before formal dental treatment at total 54 sessions that were all recorded in videotapes. The analysis of recorded child (crying, body and/or head movements, escape and avoidance) and dentist's behavior management procedures (distraction, explanation, positive reinforcement) indicates no differences by using a double-blind Wilcoxon design (p>0.05). It is suggested the necessity of methodological refinement in studies that combine psychological and pharmacological handling strategies.
  • Evaluation by adolescents of a social project in a health service Artigos

    Lira, Joseneide Barbosa de; Dimenstein, Magda

    Abstract in Portuguese:

    Esse trabalho se propõe a discutir a percepção de adolescentes sobre um projeto intitulado "Afetividade, Sexualidade e Regulação da Gravidez na Adolescência", do qual são participantes. Tal experiência é parte integrante das atividades do Projeto UNI/Natal, dedicado ao desenvolvimento da integração docente-assistencial e voltado para a criação de novos espaços de ensino, novos conteúdos e práticas acadêmicas e assistenciais. Buscamos apreender a percepção dos adolescentes em relação à qualidade dos serviços oferecidos e às condições geradoras e condicionantes da gravidez na adolescência, bem como identificar suas expectativas em relação ao programa, articulando-o ao seu perfil socioeconômico e cultural.

    Abstract in English:

    The objective of this paper is to discuss the results of an evaluation study conducted by adolescents on the project “Affection, sexuality, and legalization of adolescent pregnancy”. The experience is part of the teaching-practice activities of the UNI-Natal Project that aims to create and implement innovative teaching content and academic practices in health care. We seek to identify the socio-economic and cultural profile of the adolescents and their families, the factors related to adolescent pregnancy, the perceptions of the adolescents regarding the quality of the services, and the expectations that they have of the services.
  • Profile of clients assisted by a psychological emergency service to university students Artigos

    Peres, Rodrigo Sanches; Santos, Manoel Antonio dos; Coelho, Heidi Miriam Bertolucci

    Abstract in Portuguese:

    Pesquisas indicam que a caracterização da clientela de clínicas-escola de Psicologia fornece elementos para o aprimoramento dos serviços oferecidos. O presente estudo propõe-se a traçar o perfil sociodemográfico e clínico dos usuários do Programa de Pronto-Atendimento Psicológico ao Aluno da UNESP/Assis. Os dados indicam que a maioria dos usuários era ingressante na universidade, oriunda do curso de Psicologia, com idade entre 19 e 22 anos, do gênero feminino, não exercia atividade profissional remunerada, apresentava “dificuldades psicológicas moderadas” e foi encaminhada para psicoterapia. Tal caracterização subsidiou a implementação de mudanças nos serviços já existentes e a criação de novas modalidades de atendimento.

    Abstract in English:

    Researches indicate that the characterization of the clientele of university psychology clinics provides information to the service improvement. This study aims to draw the social-demographic and clinic profile of the clients assisted by the Service of Student Psychological Emergency of UNESP/Assis during 2000 and 2001. Data indicate that most of the clients were female students of Psychology, recently enrolled at the university, aging from 19 to 22. They initially complained about moderate psychological distress and initiated psychotherapy. The analysis of this characterization has supported changes in the service and the creation of new service modalities.
  • Involvement in human rights and value systems Artigos

    Pereira, Cícero; Ribeiro, Ana Raquel Correia; Cardoso, Sandro José

    Abstract in Portuguese:

    Com base no modelo da análise quantitativa das representações sociais, o estudo (N = 300) tratou do posicionamento de estudantes universitários em relação aos Direitos Humanos (DHs) e à ancoragem social desse posicionamento nos sistemas de valores dos estudantes. Os resultados mostram que as representações dos estudantes sobre o envolvimento nos DHs envolvem quatro princípios organizadores: pessoal-abstrato; pessoal-concreto; governamental-abstrato; governamental-concreto. Em relação à ancoragem social dos princípios organizadores do envolvimento nos DHs, observou-se que os valores pós-materialistas se relacionaram positivamente com o envolvimento pessoal-abstrato, enquanto a adesão aos valores religiosos implicou maior envolvimento no princípio pessoal-concreto. Além disso, a adesão aos valores materialistas levou a uma avaliação mais positiva do envolvimento do Governo Brasileiro nos DHs, ao passo que os valores pós-materialistas contribuíram com uma avaliação mais crítica desse governo. As discussões abordam a centralidade dos valores na formação das representações sociais dos DHs.

    Abstract in English:

    Based on the quantitative analysis model of social representations, a study (N=300) was carried out concerning the opinion of university students on Human Rights (HR), and the social link of this positioning in the students system of values. The results show that the students representations of the involvement in HR comprise four organizing principles: personal-abstract; personal-concrete; governmental-abstract; governmental-concrete. With regard to the social anchorage of the organizing principles of involvement in HR, it has been observed that post-materialist values were positively related to the involvement personal-abstract, whereas adherence to religious values implied a greater involvement in the personal-concrete principle. In addition, adherence to materialist values led to a more positive appraisal of the Brazilian Government involvement in HR, while the post-materialist contributed to a more critical evaluation of the Government. These results are discussed stressing the core of social values in the formation of HR social representations.
  • Resilience in discussion Artigos

    Pinheiro, Débora Patrícia Nemer

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo revisar e discutir criticamente o conceito de resiliência, definida como a capacidade que tem um ser humano de se recuperar psicologicamente, quando é submetido às adversidades, violências e catástrofes na vida. Na sociedade moderna as mudanças estão cada vez mais rápidas e profundas, exigindo constantes esforços de adaptação e, portanto, tornando a resiliência um desafio ao novo milênio. A análise permitiu concluir que a resiliência não deve pertencer a um grupo conceitual ideológico, ao contrário, advém do sentido que é atribuído à existência humana, ou seja, da capacidade de fazer laços afetivos e profissionais e ainda da presença de um projeto de vida.

    Abstract in English:

    The objective of the present work is to revise and critically discuss the resilience concept defined as the capacity of psychological recovery of the human being before adversity, violence and catastrophes in life. In modern society, that changes faster and deeper, demanding constant adaptation efforts and, therefore turning the resilience into a challenge to the new millennium. The analyzed phenomenon lead to the conclusion that the resilience should not be part of a ideological conceptual group, on the contrary it rises from the sense that is attributed to the human existence, that is to say, for the capacity to make affective and professional liaisons and still for the existence of a life project.
  • The relationship between autonomy and virtuality Artigos

    Eirado, André do; Passos, Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    O artigo discute a relação entre a Biologia do Conhecimento de H. Maturana e F. Varela e a filosofia de H. Bergson. Os conceitos de autonomia e autopoiese propostos por Maturana e Varela no campo dos estudos da cognição são articulados com o conceito bergsoniano de virtual. Tais articulações são possibilitadas por afinidades entre os dois campos conceituais investigados. O conceito de subjetividade é articulado à dinâmica circular e paradoxal da autopoiese. É afirmado que esta dinâmica circular pode ser pensada a partir da lógica da criação em Bergson e que implica a distinção entre o atual e o virtual.

    Abstract in English:

    This paper presents connections established between Maturana and Varela’s biology of knowledge and Bergson’s philosophy. The concepts of autonomy and autopoiesis from Maturana and Varela’s cognitive theory are articulated with Bergson’s concept of virtuality. Such articulation is made possible due to the affinities of both conceptual fields. The concept of subjectivity is articulated with both the circular and paradoxical dynamic of autopoiesis and the concept of virtuality.
  • Clinical psychology: technique and techne Artigos

    Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de

    Abstract in Portuguese:

    A técnica tal como foi abarcada na modernidade tecnológica será descrita e comparada com a téchne no sentido originário, que remonta à antiguidade grega. Para tanto, o pensamento de Heidegger vai ser tomado para nortear e fundamentar as reflexões acerca da técnica e da téchne e assim permitir pensar a clínica psicológica como uma técnica no sentido moderno e como téchne, no sentido originário.

    Abstract in English:

    In the present work, technique, as it has been embraced in modern technology, is described and compared to its original Greek meaning, the techne. For such, Heidegger’s thoughts were used to guide and serve as a starting point for the considerations made about technique and “techne”. A clinical psychology parallel was established.
  • The teacher who facilitates or inhibits creativity according to undergraduates Artigos

    Santeiro, Tales Vilela; Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes; Andrade, Irene Rodrigues de

    Abstract in Portuguese:

    Diante do reduzido número de pesquisas relacionando criatividade ao contexto universitário brasileiro, objetiva-se caracterizar o professor facilitador e o inibidor da criatividade, segundo opinião de calouros de Biomedicina (N=117) de uma universidade particular do Nordeste Paulista. Utiliza-se como instrumento um questionário com duas perguntas abertas, focalizando características do professor que facilita e do que inibe a criatividade dos alunos. As respostas foram avaliadas por categorias e por correlação de julgamentos de dois juízes. Os dados foram tratados quantitativamente (cálculos descritivos e Qui-quadrado). As características facilitadoras da criatividade foram relacionadas ao preparo do professor e as inibidoras foram referentes ao modo como o professor se relaciona com os alunos.

    Abstract in English:

    In view of the reduced amount of researches relating creativity and the Brazilian university context, this work aims to characterize the teachers who facilitate and the ones who inhibit creativity according to the opinion of freshmen in Biomedicine (N=117) from private universities in the northeastern area of São Paulo state. It uses, as instrument, a two-question questionnaire focusing on the teacher’s characteristics that facilitate or inhibit the students’ creativity. The answers were assessed by categories and by the co-relation of two judges’ analyses. The data were quantitatively approached (descriptive calculus and Chi-square test). The creativity facilitating characteristics were associated to the teachers’ professional skills and the inhibiting ones refer to the teachers’ relationship with students.
  • Violence as an effect of crystallization of omnipotence fantasy Artigos

    Guerra, Alba Gomes; Carvalho, Glória

    Abstract in Portuguese:

    Tomando-se como ilustração alguns fragmentos de uma história-crime, colocou-se em discussão o tema da violência, tendo como referência teórica idéias lacanianas. Foi destacado, sobretudo, o confronto entre desejo e lei, a partir da função paterna/simbólica, como elemento interditor da fantasia de onipotência. Os efeitos da onipotência dessa fantasia, em seu caráter de transgressão, foram discutidos como uma cristalização da ilusão de onipotência, tanto no sujeito investigador quanto no sujeito investigado. Seguindo esse percurso procurou-se realçar o lugar da subjetividade no movimento interpretativo.

    Abstract in English:

    Taking up some fragments of a criminal story as illustration, the theme of violence is herein brought into discussion, within a theoretical reference grounded on Lacanian ideas. Desire and Law confrontation is then highly emphasized depicted from the paternal/symbolic function as an interdicting element of omnipotence fantasy. The effects of omnipotence of such fantasy in its law-breaking character are taken as illusion crystallization of omnipotence in both subject/investigator and subject/investigated. Following that path, it was sought to highlight the ranking of subjectivity in the interpretative process.
  • The role of social-cognitive conflict in acquiring conservation of length Artigos

    Cunha, Claudia Araújo da

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho foi o estudo das formas de passagem de um nível não operatório a um nível operatório de pensamento, mediada por situações de conflito sociocognitivo em duplas de crianças entre 5, 6 e 7 anos, em três sessões de interação social frente à prova de conservação de comprimento. Os resultados evidenciaram a criação de cinco padrões de conduta de aprendizagem, indo desde a presença de flutuações constantes até a estabilidade da resposta desde o primeiro argumento operatório. Concluiu-se que o uso da técnica do conflito sociocognitivo foi eficaz na promoção da aprendizagem de sujeitos.

    Abstract in English:

    The objective of this paper was to study the passage of non-operative to operative level of thinking, mediated by social-cognitive situations in pairs of 5, 6 and 7 old children. Three sessions of social interaction were conducted to evaluate knowledge of conservation of length in the children. Results revealed five patterns of learning conducts, ranging from the presence of constant fluctuations to answer stability since the first operative argument. Therefore this work concluded that the use of the social-cognitive conflict technique was efficient in promoting learning in the subjects.
  • A study about abilities and deficiencies of social skills in aged persons Artigos

    Carneiro, Rachel Shimba; Falcone, Eliane Mary de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    Esta pesquisa pretende identificar as situações sociais nas quais os idosos apresentam facilidades e dificuldades de se comportar de forma socialmente habilidosa. Foram entrevistados 30 idosos da Universidade Aberta da Terceira Idade. A partir da análise dos dados pôde-se identificar um percentual maior de respostas habilidosas em seis situações sociais. Por outro lado, a maioria dos idosos da amostra apresentou deficiências de desempenho em oito situações sociais. Os resultados propõem o desenvolvimento de programas de treinamento de habilidades sociais como uma forma de aumentar a capacidade do idoso de conquistar e manter apoio social, para assim, alcançar melhor qualidade de vida.

    Abstract in English:

    The purpose of this study is to identify the social situations in which the elderly people present abilities and difficulties to play in a social way. Thirty students of the Third Age Open University were interviewed. From the data analysis, a high percentage of positive answers in 6 different social situations could be identified. On the other hand the majority presented deficiencies in performance of 8 social situations. The results propose the development of Social Skills Training Programs to improve the capacity of elderly people to obtain and keep the social support, in order to achieve better quality of life.
  • Activity, meaning and constitution of the subject: reflections based on Historical-Cultural Psychology Artigos

    Zanella, Andréa Vieira

    Abstract in Portuguese:

    É objetivo deste trabalho discutir conceitos da Psicologia Histórico-Cultural que se constituem como fundamentais para a explicação e investigação do processo de constituição psicológica do sujeito. Da concepção de ser humano, desenvolvimento e história, resgata-se a noção de ação mediada como fundante do psiquismo humano, o que atribui a este um caráter inexoravelmente social. À noção de ação mediada articula-se o conceito de atividade, o qual compreende ações, porém as transcende, na medida em que amplia, para o sujeito, as possibilidades de leitura e intervenção na realidade. A análise da atividade, por sua vez, pressupõe o olhar sobre as múltiplas relações que caracterizam a tríade sujeito/ações/contextos sociais, relações estas singulares e coletivas, na medida em que se pautam nas significações ali (re) produzidas, transformadas e apropriadas.

    Abstract in English:

    The objective of this work is to discuss concepts of Historical-Cultural Psychology considered essencial to explain the psychological constitution of the human being. From the conception of being human, its development and history, a notion of mediated action as the founder of human psyche is rescued, attributing to it an inexorably social character. To the notion of mediated action, a concept of activity is related, which correspond to action, but goes beyond that, as the different possibilities of readings and interference arise for the individual. The analysis of activity, presupposes a glance over the multiple relations that characterize the triad: social context, subject and action, which are based in the meanings here (re)produced, transformed and appropriated.
  • Cuidando de quem cuida Resenhas

    Gil-Monte, Pedro R.
Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, CEP: 87020-900, Maringá, PR - Brasil., Tel.: 55 (44) 3011-4502; 55 (44) 3224-9202 - Maringá - PR - Brazil
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