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Relevância de dois fatores na percepção de qualidade em SACs

Resumos

Este artigo defende a hipótese de que a qualidade percebida pelo consumidor no serviço prestado pelos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) no atendimento telefônico de reclamações é mais influenciada pela percepção da qualidade do atendimento do que pela resolução do problema que gerou a reclamação. O trabalho apresenta uma análise teórica dos processos que levam o consumidor à reclamação e os resultados de uma pesquisa de campo realizada para testar a hipótese proposta em uma empresa de grande porte do setor eletroeletrônico com operações no Brasil.

Reclamações; atendimento telefônico; SACs; qualidade percebida; comportamento do consumidor


This article analyses the quality perceived by the consumer in the customer services offered by SACs. It defends the hypothesis that the perceived quality is more influenced by the perception of the quality of the assistance itself than by the solution of the problem that caused the complaint. This text presents a theoretical analysis of the processes that drive the consumer to complain and the results of an empirical research conducted to test the hypothesis in a large company of the electric-electronic sector in Brazil.

Complaints; call centers; customer services; perceived quality; consumer behavior


ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Relevância de dois fatores na percepção de qualidade em SACs

Adele QueirozI; Fernando Natal de PrettoII; Gustavo Corrêa MirapalhetaIII

IMestranda em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. E-mail: adele@uol.com.br

IIMestrando em Administração de Empresas pela EAESP/FGV

IIIDoutorando em Administração de Empresas pela EAESP/FGV

RESUMO

Este artigo defende a hipótese de que a qualidade percebida pelo consumidor no serviço prestado pelos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) no atendimento telefônico de reclamações é mais influenciada pela percepção da qualidade do atendimento do que pela resolução do problema que gerou a reclamação. O trabalho apresenta uma análise teórica dos processos que levam o consumidor à reclamação e os resultados de uma pesquisa de campo realizada para testar a hipótese proposta em uma empresa de grande porte do setor eletroeletrônico com operações no Brasil.

Palavras-chave: Reclamações, atendimento telefônico, SACs, qualidade percebida, comportamento do consumidor.

ABSTRACT

This article analyses the quality perceived by the consumer in the customer services offered by SACs. It defends the hypothesis that the perceived quality is more influenced by the perception of the quality of the assistance itself than by the solution of the problem that caused the complaint. This text presents a theoretical analysis of the processes that drive the consumer to complain and the results of an empirical research conducted to test the hypothesis in a large company of the electric-electronic sector in Brazil.

Key words: Complaints, call centers, customer services, perceived quality, consumer behavior.

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NOTAS

Os autores gostariam de agradecer especialmente a colaboração do Prof. Rubens da Costa Santos.

1. "Voice, exit and negative word-of-mouth", no original em inglês.

2. Ver BAGOZZI, Richard P. A field investigation of causal relations among cognitions, affect, intentions, and behavior. Journal of Marketing Research, v.19, p.562-84, Nov. 1982 e LUTZ, Richard J. An experimental investigation of causal relations among cognitions, affect, and behavioral intentions. Journal of Consumer Research, v.3, n.4, p.197-208, Mar. 1977.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 1999
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